Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«É a gasóleo?»

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Bujinkan90 Ver Post
    Sim, exatamente... o público em geral foi-se habituando a essa ideia de que o carro a diesel gasta menos e como o que importa é ir á bomba encher o depósito com 40 paus e dizer que faz 4,5L/100...
    E claro que importa, não é só, mas também importa.

    Começas um tópico destes com uma má premissa.
    Criticas quem assume que o diesel é melhor só porque sim - Concordo é totó
    Depois começas a dar a entender que isso acontece para a maioria das compras de diesel, aí já discordo.

    A unica razão que ainda pode ser aceitavel na compra de um diesel ainda que o nr de km nao compense, poderá ser um motivo de gosto pessoal.
    Há outro factor, associado também à ideia que o diesel compensa, e que posso entender nesse pai por exemplo:
    O facto de não sabermos quantos kms vamos fazer, comprar um carro ao filho agora pode-lhe durar anos até ele ter dinheiro para um dele mesmo.
    Hoje faz 5000 km ano mas amanhã não se sabe, e quando for para vender é mais fácil.

    É como comprar um T3 a pensar nos filhos que vamos ter, não faz sentido do ponto de vista analítico/económico, mas acontece e é uma razão tão válida como outra qualquer.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
      E claro que importa, não é só, mas também importa.

      Começas um tópico destes com uma má premissa.
      Criticas quem assume que o diesel é melhor só porque sim - Concordo é totó
      Depois começas a dar a entender que isso acontece para a maioria das compras de diesel, aí já discordo.


      Há outro factor, associado também à ideia que o diesel compensa, e que posso entender nesse pai por exemplo:
      O facto de não sabermos quantos kms vamos fazer, comprar um carro ao filho agora pode-lhe durar anos até ele ter dinheiro para um dele mesmo.
      Hoje faz 5000 km ano mas amanhã não se sabe, e quando for para vender é mais fácil.

      É como comprar um T3 a pensar nos filhos que vamos ter, não faz sentido do ponto de vista analítico/económico, mas acontece e é uma razão tão válida como outra qualquer.
      Compreendo o teu ponto de vista e concordo em parte. Mas julgo que me estás a interpretar mal pois eu não quis resumir todas as compras de um diesel a esse ponto. Apenas constatei um facto de muita gente comprar só porque sim e depois quando em conversa esse argumento não faz grande sentido, a justificação passa por exibir o consumo instantâneo e médio para se dizer que o diesel é o ideal... Foi só isso... Depois podia referir o pessoal dos fumarentos mas nem vou nem quero entrar por aí...

      Eu não assisti á conversa desde o inicio mas fiquei com a impressão de que seria um carro novo e para poucos km.. Quanto a esse prisma, é lógico, mas não achei que fosse esse o projeto do homem, pois mal ouviu a palavra gasolina ate acendeu logo um cigarro... O que me leva crer que é dos "gasolina nem pensar! Porque nao! Gasta muito!"

      Comentário


        #33
        O diesel é mais eficiente e económico, o Diesel tem características importantes em relação a gasolina, uma delas é a o tempo de evaporação. Pelo fato desse combustível ter maior viscosidade que a gasolina ele apresenta um maior tempo de evaporação, já que é necessária mais energia térmica para romper a ligação das moléculas. Outra característica interessante é a de que o diesel tem cadeias de carbono mais longas do que a gasolina, enquanto o diesel tem moléculas tipo C14H30, a gasolina possui C9H20. Esse é um dos factores que contribui para o preço do óleo diesel ser mais barato de se produzir, já que ele necessita menor refinação do petróleo que a gasolina. Finalmente a densidade energética do diesel é maior. Para cada 3,785 litros de diesel pode-se obter 155 milhões de joules, enquanto para a mesma quantidade de gasolina a taxa energética cai para 132 milhões de joules. Esses dados reflectem no aproveitamento do combustível durante o consumo: os motores a diesel são mais económicos que os motores a gasolina quando empregados no mesmo veículo.
        Compras mais energia a um preço mais barato e ainda perguntas porque as pessoas gostam mais do gasóleo?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
          O diesel é mais eficiente e económico, o Diesel tem características importantes em relação a gasolina, uma delas é a o tempo de evaporação. Pelo fato desse combustível ter maior viscosidade que a gasolina ele apresenta um maior tempo de evaporação, já que é necessária mais energia térmica para romper a ligação das moléculas. Outra característica interessante é a de que o diesel tem cadeias de carbono mais longas do que a gasolina, enquanto o diesel tem moléculas tipo C14H30, a gasolina possui C9H20. Esse é um dos factores que contribui para o preço do óleo diesel ser mais barato de se produzir, já que ele necessita menor refinação do petróleo que a gasolina. Finalmente a densidade energética do diesel é maior. Para cada 3,785 litros de diesel pode-se obter 155 milhões de joules, enquanto para a mesma quantidade de gasolina a taxa energética cai para 132 milhões de joules. Esses dados reflectem no aproveitamento do combustível durante o consumo: os motores a diesel são mais económicos que os motores a gasolina quando empregados no mesmo veículo.
          Compras mais energia a um preço mais barato e ainda perguntas porque as pessoas gostam mais do gasóleo?
          Tens razao mas é unicamente esse o ponto a favor do diesel , mas mesmo assim acho que havia valores em que o diesel é mais caro de se obter que a gasolina , o imposto sobre combustíveis é que é maior na gasolina .

          Tudo o resto o motor a gasolina é rei e senhor !

          Comentário


            #35
            Tenho um carro a gasóleo...odeio o barulho do motor, adoro a sensação que dá quando o turbo enche (parece que tem 1000000cv - mas é momentaneamente, ahah), gosto muito de ter metido 46l por 45,5€ e de gastar 4/4.5L/100km..

            Como não tem FAP's e sou eu que faço a manutenção continua-me a compensar apesar de agora fazer 22km diários..

            Anyway, próximo carro vai ser a gasolina...e gaseificado logo a seguir. Assim fica barata a festa e posso mete-lo a roncar às 6500RPM

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Muita gente tem pavor a gasolina porque de facto e pelo menos em Portugal, é cara, e paralelamente a isto ainda vivem no tempo em que um vulgar 1.4i gastava 10L em cidade e tinha tipo 60cv, mas os tempos mudam, e muitas vezes há pessoas a comprar carros diesel com diferença de preço na compra que ainda vai para 3000, 4000 euros e até mais em alguns casos, e vendem passado 7 ou 8 anos e nunca chegam a cobrar o investimento porque fizeram poucos KM .

              Ou seja, voltamos sempre ao mesmo, que é como quem diz, as pessoas não fazem contas.

              É o mesmo que me acontece quando digo as pessoas : " em vez de gastares 5000 euros num carro diesel já com muitos KM, gastas tipo 3500 ou 4000 no modelo equivalente mas a gasolina, e depois convertes para GPL, assim juntas economia, com um carro mais recente e/ou com menos KM, mesmo sendo do modelo igual "

              E as pessoas dizem logo " GPL ? ah, é chato, a instalação é cara, os parques subterrâneos, há poucos postos fora de lisboa, etc etc "

              Concordo contigo no teu ponto de vista, mas repara uma coisa, hoje em dia há quem compre diesel, porque hoje podes fazer 10kms diários, e amanhã fazes 50/60. Eu já tive um gasolina e agora tenho outro á 3 anos, é um 1.1 60 de 99 (tenho a vantagem de ser muito leve), mas hoje em dia faço entre 50/60 kms diários (AE, nacional, cidade, tudo á mistura), isto em rendimentos, suponhamos que por mês se gasta entre 130/140 em gasolina, isto em rendimentos baixos é um rombo mais ou menos, do que for um a diesel atmosférico, como do tipo 1.5 PSA.

              Mas não há duvidas que se tivesse que fazer poucos kms (que já fiz muitas vezes) um a gasolina seria a melhor opção, mas também há opção de gpl, mas no meu caso perco a bagageira por completo, e pneu suplente fica em baixo no exterior.

              Comentário


                #37
                Para muitos um carro a gasolina gasta pelo menos 15l e leva os dias a ir a bomba.
                A maria tem um carro a gasolina....no ano passado fui fazer uma volta a 2 no carro dela pelo pais fora, o meu carro estava na oficina e foi-se com o dela...na casa do meu pai assim que disse que iamos levar o gasolinas, ele começou logo..."leva o meu, sempre gasta menos, vais levar a volta a ir as bombas e gastas uma pipa de massa em gasolina".
                Acabei por não levar o dele e levei o da maria...o carro fez a astronómica média da viagem de 4,9l...e não fui 20x a bomba como dizia o meu pai, nem gastei rios de dinheiro em gasolina...obviamente no diesel gastaria menos...mas a diferença não foi nada de mais...o meu diesel não faz menos de 4,6 com o mesmo tipo de condução.
                Fora isso...na utilização dada ao carro não compensa ser diesel...segundo as minhas contas...iria compensar ao fim de quase 2 décadas para cobrir o valor do mesmo carro a diesel...nessa altura duvido que valesse alguma coisa...portanto...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Bujinkan90 Ver Post
                  Boa tarde pessoal...

                  Trago uma questão que concerteza já muitos de voces repararam. Em 70 ou 80% das pessoas que vão comprar carro novo ou mesmo usado, o raio da pergunta é sempre a mesma, «É a gasóleo?» ou então «Ah e tal, tem que ser a diesel»...porque? «Então, porque gasta menos».

                  Isto leva-me a querer que o cérebro das pessoas está formatado para carros a diesel, independentemente de enúmeros fatores que não justificam um diesel na maior parte dos casos, ainda assim, as pessoas são irredútiveis quanto a isso.

                  Não pretendo com este tópico criar um "diesel vs gasolina" mas sim que debatessemos este tipo de questões, razões e más avaliações das pessoas quando vão comprar carro...a diesel


                  P.S- Pessoal do diesel, não levem a mal mas isto é real
                  Sabes porque é que 70 ou 80% das pessoas compra diesel, porque entre o preço de aquisição, o preço dos combustíveis, o consumo e o preço de retoma o diesel é mais racional.
                  Não é só porque sim...

                  Comentário


                    #39
                    Hoje o meu jantar foi....arroz.

                    Posso juntar o facto de muitos não saberem conduzir.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                      Concordo contigo no teu ponto de vista, mas repara uma coisa, hoje em dia há quem compre diesel, porque hoje podes fazer 10kms diários, e amanhã fazes 50/60. Eu já tive um gasolina e agora tenho outro á 3 anos, é um 1.1 60 de 99 (tenho a vantagem de ser muito leve), mas hoje em dia faço entre 50/60 kms diários (AE, nacional, cidade, tudo á mistura), isto em rendimentos, suponhamos que por mês se gasta entre 130/140 em gasolina, isto em rendimentos baixos é um rombo mais ou menos, do que for um a diesel atmosférico, como do tipo 1.5 PSA.

                      Mas não há duvidas que se tivesse que fazer poucos kms (que já fiz muitas vezes) um a gasolina seria a melhor opção, mas também há opção de gpl, mas no meu caso perco a bagageira por completo, e pneu suplente fica em baixo no exterior.
                      Claro, sem dúvida.

                      Nos casos que referes em que se passa a fazer mais KM do que o previsto, a opção GPL é boa mas só com depósitos a ocupar a zona do pneu suplente, que levam 30, 40 L apenas. Depósitos de GPL maiores dão mais jeito mas ocupa muito espaço, pelo que é bom em carros com bagageiras grandes.

                      Comentário


                        #41
                        Carro novo:
                        Tendo em conta apenas e puramente os kms e não tendo em conta que a manutenção diesel é mais cara segundo os meus calculos são necessários perto de 150.000Kms para abater a diferença de preços entre os dois carros.
                        Isto supondo que é para comprar e usar até ir para a sucata, porque se for para vender nos primeiros 5/7 anos compensa sempre o diesel pois a diferença de preço entre os 2 mantém-se sempre estável, a volta dos 3000/4000€ dependendo do carro, e já se poupou no combustível.
                        nota: se for um vag compensa sempre diesel pois a gasolina atmosférico basta 100.000kms pois bebem que se farta, se for com turbo basta 50.000 pois já precisa de um motor novo ahah

                        Carro usado:
                        Muito raramente compensa o diesel caso já tenha alguns kms pois vai-se pagar a diferença toda entre gasolina e diesel e apenas usufruir uma parte dos kms que o carro faz, para além de haver imensos carros martelados a diesel.
                        Editado pela última vez por mok; 04 May 2016, 20:50.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por jakuzy Ver Post
                          Haaa, aqueles furgões que transportam pessoas no local da carga.
                          Hã ? Não percebi.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                            O diesel é mais eficiente e económico, o Diesel tem características importantes em relação a gasolina, uma delas é a o tempo de evaporação. Pelo fato desse combustível ter maior viscosidade que a gasolina ele apresenta um maior tempo de evaporação, já que é necessária mais energia térmica para romper a ligação das moléculas. Outra característica interessante é a de que o diesel tem cadeias de carbono mais longas do que a gasolina, enquanto o diesel tem moléculas tipo C14H30, a gasolina possui C9H20. Esse é um dos factores que contribui para o preço do óleo diesel ser mais barato de se produzir, já que ele necessita menor refinação do petróleo que a gasolina. Finalmente a densidade energética do diesel é maior. Para cada 3,785 litros de diesel pode-se obter 155 milhões de joules, enquanto para a mesma quantidade de gasolina a taxa energética cai para 132 milhões de joules. Esses dados reflectem no aproveitamento do combustível durante o consumo: os motores a diesel são mais económicos que os motores a gasolina quando empregados no mesmo veículo.
                            Compras mais energia a um preço mais barato e ainda perguntas porque as pessoas gostam mais do gasóleo?
                            Certo mas no acto da compra, o carro diesel é mais caro que o gasolina, e é aí que reside o facto de muita gente não chegar a poupar visto ficarem com o carro poucos anos e poucos KM.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Certo mas no acto da compra, o carro diesel é mais caro que o gasolina, e é aí que reside o facto de muita gente não chegar a poupar visto ficarem com o carro poucos anos e poucos KM.
                              Se vendem passado poucos anos o valor da venda é muito superior no diesel comparativamente ao gasolina.

                              Comentário


                                #45
                                Assim sim, vale a pena discutir o assunto

                                Concordo com a grande parte das explicações que estão a ser dadas. E era um dos pontos a que queria chegar e que as pessoas por vezes não equacionam, a tal questão de quando é que o diesel vai compensar.. Depois como já foi referido também, há o tipo de condução que se faz ou que se é obrigado a fazer, que por vezes tem influencia na longevidade do carro.
                                Posso dar o meu exemplo, eu tenho um 1.4 a gasolina, faço cerca de 600/700 km por mes... Grande parte deles ao fim de semana para ir a casa. Para as deslocaçoes diárias, faço 4 km de manha e 4 km a tarde...ou seja, o carro nem aquece, especialmente no inverno. Ora, até agora tem sido oleo, filtros, gasolina (pouca ) e só lhe substitui a tampa e rotor do distribuidor que me custou 12 euros.
                                Pergunto se num diesel a fazer este tipo de deslocaçoes curtas e com sucessivos "quase" aquecimentos, a saúde o carro estaria como a deste...duvido...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                  Se vendem passado poucos anos o valor da venda é muito superior no diesel comparativamente ao gasolina.
                                  se for para vender passado até cerca de 8 anos compensa sempre o diesel pois a diferença de preço entre ambos é igual ou maior do que a diferença comprado novo e ainda se poupou uns trocos em combustivel

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                    Eu é mais bolos...

                                    E o meu forno não é a Gásóil, mas ligado à EDP...
                                    O meu é a gás.

                                    Comentário


                                      #48
                                      O que está na moda agora é carros a gasóleo a *****em fumo...

                                      Eu cá nunca comprarei um diesel na vida. Porquê? Porque sim, ou então porque não?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                        O que está na moda agora é carros a gasóleo a *****em fumo...

                                        Eu cá nunca comprarei um diesel na vida. Porquê? Porque sim, ou então porque não?
                                        Moda? Parece mais um vírus

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                          O que está na moda agora é carros a gasóleo a *****em fumo...

                                          Eu cá nunca comprarei um diesel na vida. Porquê? Porque sim, ou então porque não?
                                          Nunca digas nunca.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                            Sabes porque é que 70 ou 80% das pessoas compra diesel, porque entre o preço de aquisição, o preço dos combustíveis, o consumo e o preço de retoma o diesel é mais racional.
                                            Não é só porque sim...
                                            Mas também há muito pessoal que compra um carro a diesel porque sim. Há uns anos havia um mito de que os carros a diesel duravam muito mais do que carros a gasolina. Este mito nasceu simplesmente porque quem faz muitos quilómetros normalmente escolhe um carro a diesel. Mas essa escolha tem a ver com os menores consumos, não tem a ver com a fiabilidade, aliás hoje em dia os carros a gasolina são de forma geral até mais fiáveis do que os carros a diesel.

                                            Comentário


                                              #52
                                              e porque motivo existe menos oferta na opçao a gasolina? por ex no diesel temos o mesmo carro com varias motorizaçoes, no a gasolina, ou nao existe ou nao ha e é so por encomenda

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                                e porque motivo existe menos oferta na opçao a gasolina? por ex no diesel temos o mesmo carro com varias motorizaçoes, no a gasolina, ou nao existe ou nao ha e é so por encomenda
                                                Isso só é verdade se estiveres a falar de carros em stock/disponíveis para entrega.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                                  e porque motivo existe menos oferta na opçao a gasolina? por ex no diesel temos o mesmo carro com varias motorizaçoes, no a gasolina, ou nao existe ou nao ha e é so por encomenda
                                                  Pelo mesmo motivo que se criou este tópico, estamos em Portugal e aqui o que vende é diesel.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                    Mas também há muito pessoal que compra um carro a diesel porque sim. Há uns anos havia um mito de que os carros a diesel duravam muito mais do que carros a gasolina. Este mito nasceu simplesmente porque quem faz muitos quilómetros normalmente escolhe um carro a diesel. Mas essa escolha tem a ver com os menores consumos, não tem a ver com a fiabilidade, aliás hoje em dia os carros a gasolina são de forma geral até mais fiáveis do que os carros a diesel.
                                                    Arrisco-me até a dizer que na maior parte dos casos, um carro a gasolina é sempre mais fiável...também avariam, mas num modo de utilização identico um gasolina sobrevive mais tempo sem ir ao mecanico

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                      Pelo mesmo motivo que se criou este tópico, estamos em Portugal e aqui o que vende é diesel.
                                                      Por exemplo, sei que na Suiça a percentagem de carros a gasolina na estrada é maior do que carros a diesel, talvez porque lá o preço do combustível seja diferente, mas ainda assim, se o diesel consome sempre menos, por alguma razão os suiços continuam a preferir os gasolina

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Bujinkan90 Ver Post
                                                        Por exemplo, sei que na Suiça a percentagem de carros a gasolina na estrada é maior do que carros a diesel, talvez porque lá o preço do combustível seja diferente, mas ainda assim, se o diesel consome sempre menos, por alguma razão os suiços continuam a preferir os gasolina
                                                        Consome sempre menos mas é mais caro na compra.

                                                        "Compensa" mais a compra de um carro a gasolina na Suíça do que em Portugal.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                          Mas também há muito pessoal que compra um carro a diesel porque sim. Há uns anos havia um mito de que os carros a diesel duravam muito mais do que carros a gasolina. Este mito nasceu simplesmente porque quem faz muitos quilómetros normalmente escolhe um carro a diesel. Mas essa escolha tem a ver com os menores consumos, não tem a ver com a fiabilidade, aliás hoje em dia os carros a gasolina são de forma geral até mais fiáveis do que os carros a diesel.
                                                          O meu pai por exemplo compra carro a diesel porque sim com uma média de 10mil km´s por ano se tanto para compensar, bom provavelmente nunca irá compensar mas prontos n me chateio nada dpx quando ele quiser trocar eu cá fico com os carros dele

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            eu aconselho gpl

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Outra vez este tema...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X