Originalmente Colocado por ZylmhuinVII
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tonyV
Originalmente Colocado por joann Ver PostSó vens dar razão ao meu post.
Triste sociedade...
Os casos nas mais diversas marcas (falando dos alinhamentos) são conhecidos faz anos e continua tudo igual.
Se algum dia optar por colocar a notinha no cinzeiro para contornar um emplastro, que não tem capacidade de desempenho ou humildade para perguntar/informar-se a quem de direito (fabricante), terei toda a moral do meu lado.
Se o sistema funciona mal para o propósito a que se propõe (segurança rodoviária), triste da sociedade/individuo que não o contorna para promover a sua função.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostFelizmente nunca tive de colocar notas no cinzeiro, mas se calhar ficava mais barato, que ir desalinhar ao gosto de "expert" e voltar a alinhar como deve ser após a IPO concluída......
Um carro não pode ter um alinhamento para IPO e outro recomendado pelo fabricante!
Os fabricantes não fazem automóveis que andam "desalinhados" na estrada por concepção!
Os carros são estudados para terem o melhor comportamento possível, para serem o mais seguros possível (superando os testes do alce a afins), e algo está muito mal se os centros de IPO e fabricantes não se entendem - quando curiosamente surgem depois ordens superiores do IMTT a dizer para não reprovar certos carros alemães a gasolina por nunca conseguirem chegar aos valores lambda que deviam!
Decididamente há algo de errado no processo, e se o carro for alinhado na marca com os valores preconizados, não me parece que sejam os centros de inspecções a estarem correctos.
E se essa história dura há anos (apesar de eu nunca a ter sentido em carro em que supostamente devia), deve haver muita aldrabice pelo meio.
Isso não faz sentido nenhum!
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tonyV
Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEis uma profunda incoerência!
Um carro não pode ter um alinhamento para IPO e outro recomendado pelo fabricante!
Os fabricantes não fazem automóveis que andam "desalinhados" na estrada por concepção!
Os carros são estudados para terem o melhor comportamento possível, para serem o mais seguros possível (superando os testes do alce a afins), e algo está muito mal se os centros de IPO e fabricantes não se entendem - quando curiosamente surgem depois ordens superiores do IMTT a dizer para não reprovar certos carros alemães a gasolina por nunca conseguirem chegar aos valores lambda que deviam!
Decididamente há algo de errado no processo, e se o carro for alinhado na marca com os valores preconizados, não me parece que sejam os centros de inspecções a estarem correctos.
E se essa história dura há anos (apesar de eu nunca a ter sentido em carro em que supostamente devia), deve haver muita aldrabice pelo meio.
Isso não faz sentido nenhum!
O Mazda ND, vai ser igual.
Que valores são esses?
É que a marca pode ter "n" alinhamentos dependendo do uso (urbano, extra-urbano, etc) que fazes. Até há marcas/modelos como por exemplo o mx-5 onde não tens valores fixos, mas intervalos recomendados!
Vai ser o zé tó do IPO que me vai dizer qual o valor certo, ou o importador » concessionário » parceiro (de pneus/alinhamentos) da referida marca/modelo, que já rodaram muito "frango"?!?
É preciso ser muito dissociado de automóveis para andar ao sabor da real gana de quem não sabe para além de uma nota de computador...nem se quer informar sobre o que se recomenda para carro x ou y.
Nem com ficha técnica da marca esfregada na cara com os valores admitidos.....ah e tal o computador diz
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEis uma profunda incoerência!
Um carro não pode ter um alinhamento para IPO e outro recomendado pelo fabricante!
Os fabricantes não fazem automóveis que andam "desalinhados" na estrada por concepção!
Os carros são estudados para terem o melhor comportamento possível, para serem o mais seguros possível (superando os testes do alce a afins), e algo está muito mal se os centros de IPO e fabricantes não se entendem - quando curiosamente surgem depois ordens superiores do IMTT a dizer para não reprovar certos carros alemães a gasolina por nunca conseguirem chegar aos valores lambda que deviam!
Decididamente há algo de errado no processo, e se o carro for alinhado na marca com os valores preconizados, não me parece que sejam os centros de inspecções a estarem correctos.
E se essa história dura há anos (apesar de eu nunca a ter sentido em carro em que supostamente devia), deve haver muita aldrabice pelo meio.
Isso não faz sentido nenhum!
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPela lógica terias razão, mas olha que infelizmente isso não é bem assim. Já em alumas casas de alinhamento de direcção dizem que o alinhamento que a IPO exige é um , e o que o fabricante recomenda é outro, e já soube de grandes filmes de Mercedes com comprovativos da marca a dizer que o alinhamento mais correcto é tal, e a IPO a não aceitar...
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tonyV
Originalmente Colocado por M101 Ver PostO meu mecânico, que trabalhou muitos anos numa oficina "de marca", disse-me que se fartou de estragar alinhamentos de carros para passarem na inspeção. Tinham que fazer todo o género de disparates para conseguirem os valores requeridos na IPO. Diz ele que felizmente agora já não ligam tanto a isso e os carro lá conseguem passar com a "afinação de fábrica".
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostDepende do marmanjo/IPO que se apanha...ainda não tive essa sorte, mas se calhar falta a nota
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEis uma profunda incoerência!
Um carro não pode ter um alinhamento para IPO e outro recomendado pelo fabricante!
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A IPO continua a ser a maior farsa existente no mundo automóvel português.
https://portocanal.sapo.pt/noticia/328201
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eu li essa notícia de manhã e pensei se não teria sido o mesmo a que eu fui há uns anos com o stilo. no dia em que o comprei ficou combinado ir a um centro de inspeções. o tipo queria ir ao de casa dele, eu queria ir a outro. lá dei um toque para o centro daqui, eles falaram com o centro da zuir do porto e pediram para verificar bem o carro a ver se teria algum rabo de gato escondido, mas só detetaram problemas numa rótula. até fui convidado a ir ao poço verificar pelos meus olhos. isto pertinho do norteshopping. não sei se será esse ou outro que haja no porto.
se foi esse, então posso dizer que na altura estavam lá os inspetores e era a um dia da semana à tarde. tive sorte! estavam a tabalhar e eram vários, incluindo uma rapariga na receção!
edit: no google está avaliado em 4.5!
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