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    #61
    Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
    Muito se fala na honestidade dos políticos, mas graças a tópicos como este, chego à conclusão que são mesmo o reflexo do povo.

    Quanto ao resto, meu caro, apenas tenho a indicar que o automóvel não é o único meio de transporte ao dispor do comum dos mortais.

    Interpreta como quiseres e bem entenderes.

    Sim sempre podes perder 2h ou mais em transportes, como neste ultimo meu trabalho. 7h-18.30 e fazia 25kms para cada sentido. Bem teria que apanhar 3 ou 4 transportes e de empresas diferentes.

    As coisas não são tão lineares como parecem, nem a vida é um mar de rosas como alguns pensam. È preciso meter-se no outro lado da moeda.

    Comentário


      #62
      Para muitos é a única opção e não é por isso que deixam de trabalhar.

      De qualquer das formas, os transportes públicos não são a única alternativa ao automóvel.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
        Sim sempre podes perder 2h ou mais em transportes, como neste ultimo meu trabalho. 7h-18.30 e fazia 25kms para cada sentido. Bem teria que apanhar 3 ou 4 transportes e de empresas diferentes.

        As coisas não são tão lineares como parecem, nem a vida é um mar de rosas como alguns pensam. È preciso meter-se no outro lado da moeda.
        Agora fizeste-me rir.
        Carro "novo" à porta, emprego a 15 kms de casa levo 2/3horas por dia em transportes, e PASME-SE não ganho o SMN.
        Os 130 euros de parque são substituidos por 30 euros de passe.
        Sai do lombo? Claro que sai.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
          Para muitos é a única opção e não é por isso que deixam de trabalhar.

          De qualquer das formas, os transportes públicos não são a única alternativa ao automóvel.

          Sim, sim. Tens bicicleta (opção para quem trabalhe relativamente perto), tens táxi (fora de opção para aqueles que ganhem 20€ ao dia, a não ser que se faça 5kms diários e não sei se é viável) autocarro da empresa (algo que a maioria não tem) e tens scooter (mas aí se tiveres que fazer umas compras sempre pode meter o carrinho do supermercado atrelado á traseira)
          Editado pela última vez por jogador89; 23 June 2016, 13:53.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
            Agora fizeste-me rir.
            Carro "novo" à porta, emprego a 15 kms de casa levo 2/3horas por dia em transportes, e PASME-SE não ganho o SMN.
            Os 130 euros de parque são substituidos por 30 euros de passe.
            Sai do lombo? Claro que sai
            .
            Não digo o contrário, porque também já fiz isso, mas porque tinha transportes compatíveis com o horário de trabalho, e porque era no centro do Porto, este ultimo como já era quase a chegar a Espinho, mas tinha estacionamento privado da empresa.

            O problema acima de tudo é que tens os transportes das empresa publicas (STCP, Carris, Metro) e pelo menos a STCP, circulam num raio de 20kms da sua zona acção, até ali a Gaia ou meio de Gaia, alguém que trabalhe numa das zonas mais distantes, já só tem aquelas empresas privadas nada mais
            Editado pela última vez por jogador89; 23 June 2016, 14:12.

            Comentário


              #66
              jogador89, há que ver as coisas como são. Um automóvel que não está em condições de segurança, tem que chumbar. Seja um carro com 4 anos ou 20 anos. More o dono a 1 KM do emprego ou a 100 KM.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                jogador89, há que ver as coisas como são. Um automóvel que não está em condições de segurança, tem que chumbar. Seja um carro com 4 anos ou 20 anos. More o dono a 1 KM do emprego ou a 100 KM.
                +1
                Se a desculpa for a falta de t€mpo para reparar o veículo, então qualquer dia as nossas estradas transformam-se como as da Rússia, em que um tipo no seu Lada com 30 anos sem travões bate num gajo qualquer e abandona o carro no meio da rua porque sai mais caro repará-lo do que comprar um igual.

                Uma boa alternativa hoje em dia é a partilha de carro com um colega de trabalho.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  jogador89, há que ver as coisas como são. Um automóvel que não está em condições de segurança, tem que chumbar. Seja um carro com 4 anos ou 20 anos. More o dono a 1 KM do emprego ou a 100 KM.
                  Exacto não digo contrário, mas vejamos, aquela folha vermelha que foi postada na pagina anterior.

                  Emissão de gases: Se calhar o diesel que foi inspeccionado antes do dele fez mais gases do que aquele e passou sem anotação.
                  Silenciador: Se calhar o rádio nas alturas faz mais barulho que o silenciador danificado.

                  Preocupam-se com o embrulho o conteúdo é uma m€rd@

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                    "Ca Novidade!!!"

                    E carritos a passarem a bela da inspecçao sem sairem da garagem?

                    Sei de uns quantos. Documentos passados para a mao de uma pessoa que trabalha no centro de inspecçoes, dinheiro para a inspecçao junto aos documentos ja com ponto de encontro marcado para o final do dia na tasca da aldeia pra se beber umas "mines" e ja foste......
                    E o problema é que isso é feito até com empresas/viaturas de transporte de passageiros.

                    E cada vez mais a nota por debaixo da mesa será desnecessária, porque esta vaga de abertura de novos centros de IPO veio criar uma coisa que é "algo" contraditória com um elemento fiscalizador:

                    - uma concorrência que levará à luta pela sobrevivência económica!

                    Se tiverem 4 centros de IPO num raio de 7 km (como na minha zona), ser mais exigente com a conformidade dos veículos é um argumento de fidelizacão...no centro ao lado!

                    É claro que se todos mantivessem o mesmo grau de exigência isso não aconteceria, mas se o Pai Natal existisse tinha-me trazido um baú enorme cheio de notas de 500€. lol

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      E o problema é que isso é feito até com empresas/viaturas de transporte de passageiros.

                      E cada vez mais a nota por debaixo da mesa será desnecessária, porque esta vaga de abertura de novos centros de IPO veio criar uma coisa que é "algo" contraditória com um elemento fiscalizador:

                      - uma concorrência que levará à luta pela sobrevivência económica!

                      Se tiverem 4 centros de IPO num raio de 7 km (como na minha zona), ser mais exigente com a conformidade dos veículos é um argumento de fidelizacão...no centro ao lado!

                      É claro que se todos mantivessem o mesmo grau de exigência isso não aconteceria, mas se o Pai Natal existisse tinha-me trazido um baú enorme cheio de notas de 500€. lol
                      Vamos deixar na mão de "meia dúzia". Não me parece solução melhor!

                      Eles fazem concorrência e concerteza serão inspeccionados eles próprios pelas autoridades. Parece-me equilibrado.

                      Comentário


                        #71
                        A IPO devia ser toda automatizada. Feita apenas por máquinas. Ainda assim haveriam casos de corrupção, aposto.

                        Comentário


                          #72
                          todos temos direito a um ambiente melhor e mais saudável,todos dias vejo carros camiões autocarros etc, a mandar fumo com fartura sem ninguém actuar, as autoridades deveriam ser rigorosas é esse o seu dever, todos veículos devem cumprir os parâmetros legais ou ser reparados para ficar na conformidade, se o valor da reparação for elevado demais para o carro em causa é dirigir-se ao centro de abate.

                          Comentário


                            #73
                            Tive a comentar este tópico ainda há pouco com um amigo que é mecânico e ele diz que quando trabalhava por conta de outrem numa oficina de grandes dimensões os próprios donos dos centros iam à oficina "convidar" o patrão dele para levar lá os carros em troca de algum facilitismo. Tem lógica porque os centros são empresas privadas que têm que apresentar lucros, para serem totalmente isentos tinham que pertencer ao estado ou serem empresas não lucrativas.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                              Tive a comentar este tópico ainda há pouco com um amigo que é mecânico e ele diz que quando trabalhava por conta de outrem numa oficina de grandes dimensões os próprios donos dos centros iam à oficina "convidar" o patrão dele para levar lá os carros em troca de algum facilitismo. Tem lógica porque os centros são empresas privadas que têm que apresentar lucros, para serem totalmente isentos tinham que pertencer ao estado ou serem empresas não lucrativas.
                              Era igual, facilitavam na mesma a troco de dinheiro.

                              Isto é cultural, não é do tipo de negócio.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                Eu então até costumo pedir para terem atenção para ver se há folgas na direção ou suspensão. Devo ser maluco.
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Falando por mim, não o faço, obviamente. Ou ficas de consciência tranquila a saber que tens um carro sem condições de segurança ?

                                Afinal alguma coisa esta errada, prendem 20 e ficam espantados de não serem 200, e aqui no forum é só santos

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                  A IPO devia ser toda automatizada. Feita apenas por máquinas. Ainda assim haveriam casos de corrupção, aposto.
                                  computadores ou maquinas só mostram os valores que la forem introduzidos

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                    todos temos direito a um ambiente melhor e mais saudável,todos dias vejo carros camiões autocarros etc, a mandar fumo com fartura sem ninguém actuar, as autoridades deveriam ser rigorosas é esse o seu dever, todos veículos devem cumprir os parâmetros legais ou ser reparados para ficar na conformidade, se o valor da reparação for elevado demais para o carro em causa é dirigir-se ao centro de abate.

                                    E se ele reprovar na IPO sempre podes ser bondoso e oferecer ao inspector, pode ser que no final do turno ele faça o toque de magia e aprove o carro. Também nunca pensaram nisso? Então têm todas as ferramentas á mão, será que os carros dos ditos inspectores passam na linha de inspecção?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                      Tive a comentar este tópico ainda há pouco com um amigo que é mecânico e ele diz que quando trabalhava por conta de outrem numa oficina de grandes dimensões os próprios donos dos centros iam à oficina "convidar" o patrão dele para levar lá os carros em troca de algum facilitismo. Tem lógica porque os centros são empresas privadas que têm que apresentar lucros, para serem totalmente isentos tinham que pertencer ao estado ou serem empresas não lucrativas.
                                      O meu mecânico leva, já tive o gosto de lá ir ao centro e pelos vistos aquilo passa tudo, o meu ao lado do deles era um santo. Um bocado de facilitismo a mais não tem mal algum, 1gr de CO2 a mais não é isso que te vai matar, e outras coisas pequenas que pouco ou nada são importantes mas que há alguns "borregos" nos centros implicam

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                        computadores ou maquinas só mostram os valores que la forem introduzidos
                                        Se fossem os computadores a analisar não. Mas isso seria impossível pois acabar-se-iam com uma data de postos de trabalho.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                          Então mas qual é a legislação que proibe uso de leds na matricula? ( ou luzes de marcha atrás, por exemplo )

                                          http://www.campingcarportugal.com/fi..._de_22_Set.pdf

                                          'Luz de Marcha-Atrás
                                          12.º - Os veículos automóveis e reboques podem dispor, à retaguarda, de luzes
                                          de marcha-atrás, com as seguintes características:
                                          a) Número:
                                          Em todos os casos - uma ou duas luzes;
                                          b) Cor da luz emitida - branca;


                                          13º - O número de matrícula inscrito à retaguarda dos veículos automóveis ou
                                          reboques deve ser iluminado por uma luz com as seguintes características:
                                          a) Deve permitir a fácil leitura do número de matrícula a uma
                                          distância de, pelo menos, 20 m;
                                          b) Relativamente ao seu número, posicionamento e orientação,
                                          devem ser tais que o dispositivo possa assegurar a correcta
                                          iluminação do espaço da chapa de matrícula;
                                          c) Cor da luz emitida - branca;
                                          d) Deve possuir uma ligação eléctrica funcional com as luzes de
                                          presença, devendo ser accionada conjuntamente com estas'
                                          As lâmpadas para serem legais têm que ter o código de homologação escrito na própria lâmpada (por exemplo: E13)

                                          Quem estiver envolvido num acidente nocturno e que esteja a usar lâmpadas que não são homologadas tá completamente lixado mesmo que não tenha culpa (por exemplo choque frontal onde o outro veículo é que invadiu a faixa contrária).

                                          Entre outras coisas é acusado de ter encadeado o outro carro e tem que pagar tudo do próprio bolso porque o seguro não é válido visto o carro estar ilegal. Se as pessoas do outro veículo morrem ainda é acusado de homicídio.

                                          Por isso muito cuidado e usem luzes legais/homologadas sem ultrapassar os watts máximos em cada tipo de lâmpada.

                                          Comentário


                                            #81
                                            É..num choque frontal vão mesmo conseguir encontrar a lâmpada para ver se é E13, ao estilo CSI

                                            Com cada uma...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Entao nao sei o que ele procurava xD Devia estar a fazer de conta
                                              Em carros relativamente novos, não fazem grande coisa na inspecção.
                                              Não é preciso pagar para um carro com varias deficiências passe sem nenhuma anotação numa IPO.
                                              Infelizmente é assim

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                É..num choque frontal vão mesmo conseguir encontrar a lâmpada para ver se é E13, ao estilo CSI

                                                Com cada uma...
                                                Por exemplo choque frontal onde apanhe metade de cada um dos carros (zona do condutor). A outra metade do carro fica inteira.

                                                E mesmo que seja choque frontal onde apanhe o carro na totalidade e fique tudo partido e recuado (faróis, parachoques, etc) a parte metálica das lâmpadas dos médios/máximos é facilmente encontrada para verificar a legalidade.

                                                Em acidentes desses onde os estragos são muito elevados (danos materiais, danos corporais, tratamentos médicos, indemnizações por morte, etc) o condutor do carro com lâmpadas não homologadas pode ter que suportar todas as despesas relacionadas com o acidente como se não tivesse seguro.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                  Afinal alguma coisa esta errada, prendem 20 e ficam espantados de não serem 200, e aqui no forum é só santos
                                                  Hã ???

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Moralidade deste tópico, todos criticam a corrupção na IPO no que toca aos outros, mas uma larga maioria de users aceita perfeitamente a acto de passar o carro deles com uma nota no cinzeiro.

                                                    E mais caricato ainda, só há inspectores a aceitar notas, porque existem alguém que as coloca lá.

                                                    Mas como se pode constatar neste tópico os users concordam que chumbem um carro no IPO, desde que esse carro não seja o deles

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Felizmente nunca tive de colocar notas no cinzeiro, mas se calhar ficava mais barato, que ir desalinhar ao gosto de "expert" e voltar a alinhar como deve ser após a IPO concluída......

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Fui hoje à inspeção e estava tudo ainda a ressacar do S. João.
                                                        Não viram: alinhamento dos faróis, cintos traseiros, limpa vidros e triângulo/ colete.

                                                        Agora é assim ou estavam relaxados porque eu sou um gajo bem parecido?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Também fui hoje. Megane com seis anos. Tudo ok. Também não viram colete nem triângulo. Há alguma coisa a inspecionar no compartimento do motor?
                                                          Enquanto lá estive vi três papéis vermelhos. Não me parece que estivessem a facilitar.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            O número de motor, eles verificam isso.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                              Felizmente nunca tive de colocar notas no cinzeiro, mas se calhar ficava mais barato, que ir desalinhar ao gosto de "expert" e voltar a alinhar como deve ser após a IPO concluída......
                                                              Só vens dar razão ao meu post.

                                                              Triste sociedade...

                                                              Comentário

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