citação:Originalmente colocada por ppais
Não sei se é a explicação certa mas para mim fazalgum sentido. Para manteres a velocidade constante isso significa que vais ter de aplicar o mesmo binário às rodas tanto em 5a como em 4a. Isso é um facto indiscutível porque estás apenas a vencer os atritos de rolamento e aerodinamicos e é esse o esforço que tens de fazer. Até aqui concordarás de certeza.
O problema é que o binário à roda em 5a é inferior ao binário à roda em 4a devido à desmultiplicação da caixa (admitindo que vais à mesma rotação), logo para os binários serem iguais e como não podes mexer na relação de caixa... 65km/h são X rpm e 4a e Yrpm em 5a então isso significa que vais ter de pressionar mais o acelerador em 5a do que em 4a!!
Agora a pergunta é... será que ao pressionares mais o acelerador (que significa injectar mais combustível por rotação) compensas a descida de rotação causada pela diferença de desmultiplicaçao 4a e 5a?
A resposta é obviamente depende... depende do carro, depende da caixa, depende da velocidade (da rotação exacta)... ou a resposta é que nem sempre a mudança mais alta é a que produz menores consumos... senão arrancávamos sempre em 2a e andávamos sempre em 5a a 50km/h (desde q o motor nao va abaixo)
para manteres a velocidade em
citação:Originalmente colocada por Movyk
"Não é verdade... p.ex. a 65km/h em 4a o meu consome menos que em 5a"
se me explicares como isso é possivel, eu acredito.
"Não é verdade... p.ex. a 65km/h em 4a o meu consome menos que em 5a"
se me explicares como isso é possivel, eu acredito.
O problema é que o binário à roda em 5a é inferior ao binário à roda em 4a devido à desmultiplicação da caixa (admitindo que vais à mesma rotação), logo para os binários serem iguais e como não podes mexer na relação de caixa... 65km/h são X rpm e 4a e Yrpm em 5a então isso significa que vais ter de pressionar mais o acelerador em 5a do que em 4a!!
Agora a pergunta é... será que ao pressionares mais o acelerador (que significa injectar mais combustível por rotação) compensas a descida de rotação causada pela diferença de desmultiplicaçao 4a e 5a?
A resposta é obviamente depende... depende do carro, depende da caixa, depende da velocidade (da rotação exacta)... ou a resposta é que nem sempre a mudança mais alta é a que produz menores consumos... senão arrancávamos sempre em 2a e andávamos sempre em 5a a 50km/h (desde q o motor nao va abaixo)
para manteres a velocidade em
o consumo do automovel varia com a quantidade de rotação e com a relação da caixa em que o motor se encontra engrenado. E agora, é tão simples quanto isto: quanto maior a rotação, menor o consumo. Quanto maior a mudança, menor o consumo. Para qualquer carro.
Isto sem ligar a casos particulares como a subida de uma rampa.
Arrancávamos em segunda para gastar menos gasolina!?!
Epa essa saiu-te mesmo mal.
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