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Futuro negro dos motores a diesel?
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostEu já bani os combustíveis fosseis cá de casa. Tenho 2 carros e mota eletricos. O que precipitou a mudança radical foram as péssimas experiencias com os diesel modernos. Depois de experimentar um Leaf não mais quis voltar ao passado.
Eu faço cerca de 25 000km ano e a esposa 20 000km. Não tenho férias, por isso não vou ao Algarve 1 vez por ano... mas mesmo que tivesse, a escolha do carro nunca seria feita em função de 1 viagem anual.
Honestamente gostaria muito de ter um eléctrico, mas tem de ser um carro que me sirva e não o contrário. Quando atingirem o sweet spot de cerca de 600 kms de autonomia a velocidade elevada, poderei ser cliente.
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Futuro negro dos motores a diesel?
Originalmente Colocado por carbookk Ver Postaté podes ter razão em que pelo menos um poderia ser eléctrico, contudo esqueceste-te do belo pormenor que pôr o carro a carregar ainda é um enorme problema, pois não dá para ser em qualquer lado, nem a esmagadora maioria tem possibilidade de ligar o carro junto de uma tomada, logo até essa situação ser possível, esquece lá esse cenário que apenas por enquanto serve apenas a uma pequena minoria...
É muito fácil dizer que os elétricos chegam para a maioria das voltas do dia a dia, mas esquecem-se que a maioria dos condutores portugueses não vivem em casas com garagem/estacionamento onde têm acesso a uma tomada elétrica para carregar o carro, tornando-se impossível equacionar a compra de um elétrico. E fazer pressão junto das autarquias para instalar pontos de carregamento pelo município todo é muito bonito no papel, mas na realidade é impossível de concretizar.
Ainda vão ser precisas muitas décadas para este cenário mudar e até lá, os carros movidos a combustíveis fósseis continuarão a reinar nas estradas.
Os híbridos são uma boa solução, mas as marcas têm que os fazer atraentes e iguais aos outros veículos (de que servem os Prius serem excelentes carros, se quando muitos olham para eles têm vontade de vomitar perante tal aberração com 4 rodas?), para que sejam vistos como carros para todos e não apenas para o hipster com a mania que é ambientalista.Editado pela última vez por Darkslb; 11 September 2016, 11:00.
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Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
Ver o pessoal a falar mal do Diesel só por causa da manutenção, é anedótico. Todos os carros, hoje em dia, têm manutenções caras. E é preciso ter sorte.
Diesel é sempre melhor para muitos kms. E os FAP até agradecem.
Em relação ao ambiente: Vocês já ouviram falar em biodiesel? Os resíduos estão de facto a ser mal aproveitados, mas é possível produzir biodiesel, por exemplo, através de óleos alimentares usados (isto para não me falarem da inconveniência de se ter de plantar sementes para produção de óleos) . Hoje em dia já é aplicado uma pequena % de biodiesel (uns 5 % talvez, nem me lembro). Podem sempre aumentar a % de biodiesel para calar as bocas dos ambientalistas.
muito mesmo, nao comprar gasolina pra mim e mesmo porque manutencao e carissima comparada com o meu atual diesel que pouca despesa da(mas tambem esta bem cuidado)
o biodiesel era algo a ter em conta, como disseste, os oleos das frituras podem ser refinados para usar como combustivel
quando a prio o tinha, era a primeira escolha, sagradinho! e o carro agradece...
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Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
Ver o pessoal a falar mal do Diesel só por causa da manutenção, é anedótico. Todos os carros, hoje em dia, têm manutenções caras. E é preciso ter sorte.
Diesel é sempre melhor para muitos kms. E os FAP até agradecem.
Em relação ao ambiente: Vocês já ouviram falar em biodiesel? Os resíduos estão de facto a ser mal aproveitados, mas é possível produzir biodiesel, por exemplo, através de óleos alimentares usados (isto para não me falarem da inconveniência de se ter de plantar sementes para produção de óleos) . Hoje em dia já é aplicado uma pequena % de biodiesel (uns 5 % talvez, nem me lembro). Podem sempre aumentar a % de biodiesel para calar as bocas dos ambientalistas.
Um filtro de gasóleo é mais barato que um de gasolina? Não é... FAP não é uma despesa bem cara que um Otto não tem (pelo menos neste momento)? É. Então onde está o anedótico? A manutenção de um Diesel é factualmente mais cara que um Otto por muito que custe.
Anedótico So se for o teu post a aconselhar biodiesel que não só não é de todo recomendável para os sistemas common rail como... É mais poluente.
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tonyV
Qualquer pessoa que ande a pé, de bicicleta ou "descapotável" percebe a urgência de diminuir veículos diesel na estrada
Qualquer pessoa que faça jogging em ambiente urbano percebe a necessidade de ANIQUILAR veículos a diesel na estrada.
Quem passa do sofá-carro (isolado) continua sem se aperceber de qualquer necessidade...
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostQualquer pessoa que ande a pé, de bicicleta ou "descapotável" percebe a urgência de diminuir veículos diesel na estrada
Qualquer pessoa que faça jogging em ambiente urbano percebe a necessidade de ANIQUILAR veículos a diesel na estrada.
Quem passa do sofá-carro (isolado) continua sem se aperceber de qualquer necessidade...
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostQualquer pessoa que ande a pé, de bicicleta ou "descapotável" percebe a urgência de diminuir veículos diesel na estrada
Qualquer pessoa que faça jogging em ambiente urbano percebe a necessidade de ANIQUILAR veículos a diesel na estrada.
Quem passa do sofá-carro (isolado) continua sem se aperceber de qualquer necessidade...
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostO meu problema é que faço várias viagens de autoestrada em cerca de 2x300kms e não estou para perder tempo com carregamentos e nem viagens a 100kmh.
Honestamente gostaria muito de ter um eléctrico, mas tem de ser um carro que me sirva e não o contrário. Quando atingirem o sweet spot de cerca de 600 kms de autonomia a velocidade elevada, poderei ser cliente.
acho que 350/400 kms de autonomia com condução "responsável" já seria uma opção muito competitiva se n atingir preços exorbitantes.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostAnedótico porque?
Um filtro de gasóleo é mais barato que um de gasolina? Não é... FAP não é uma despesa bem cara que um Otto não tem (pelo menos neste momento)? É. Então onde está o anedótico? A manutenção de um Diesel é factualmente mais cara que um Otto por muito que custe.
Anedótico So se for o teu post a aconselhar biodiesel que não só não é de todo recomendável para os sistemas common rail como... É mais poluente.
E obvio que nao e pra usar nos carros modernos,mas nos antigos e ate nos geradores e outros equipamentos industriais
Tambem o gasoleo simples me pareca que faca muito bem a saude dum commom rail... E no entanto toda a gente o espeta e queixa-se....
E a culpa e da ausencia de regulamentacao decente neste pais....
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Originalmente Colocado por Maumaria Ver PostCom mais de 100 anos de evolução dos motores de combustão, ainda hoje é difícil fazer mais de 600 kms a velocidade elevada...
acho que 350/400 kms de autonomia com condução "responsável" já seria uma opção muito competitiva se n atingir preços exorbitantes.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostCom um motor de combustão facilmente se faz um carro capaz de mais do dobro dessa autonomia. Muitos Diesel fazem isso a circular a velocidades bem ilegais. É só uma questão do tamanho do depósito, os fabricantes não usam depósitos de 100 litros porque não há necessidade, mas se quisessem isso custava peaners.
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Originalmente Colocado por zdejota Ver PostPorque nao biodiesel? Eu apoiaria a iniciativa da opcao a meu ver melhor que gasoleo simples
E obvio que nao e pra usar nos carros modernos,mas nos antigos e ate nos geradores e outros equipamentos industriais
Tambem o gasoleo simples me pareca que faca muito bem a saude dum commom rail... E no entanto toda a gente o espeta e queixa-se....
E a culpa e da ausencia de regulamentacao decente neste pais....
Gasóleo "simples" é aquilo para que os motores Diesel actuais são feitos. Não há gasóleo "simples", porque até esse é uma mistura de substâncias (incluindo aditivos) que tem que cumprir com uma série de normas internacionais. O gasóleo premium é gasóleo ainda mais aditivado, mas que regra geral faz mais diferença no bolso do que no motor.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostO biodiesel polui mais que o gasóleo. Esta história toda é porque o Diesel polui...
Gasóleo "simples" é aquilo para que os motores Diesel actuais são feitos. Não há gasóleo "simples", porque até esse é uma mistura de substâncias (incluindo aditivos) que tem que cumprir com uma série de normas internacionais. O gasóleo premium é gasóleo ainda mais aditivado, mas que regra geral faz mais diferença no bolso do que no motor.
Bio e mais poluente se o espetares num equipamento nao configurado pra tal, serve, mas nao ta como deve ser
No meu carro sinto diferenca, e muita!
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Originalmente Colocado por Maumaria Ver PostCom mais de 100 anos de evolução dos motores de combustão, ainda hoje é difícil fazer mais de 600 kms a velocidade elevada...
acho que 350/400 kms de autonomia com condução "responsável" já seria uma opção muito competitiva se n atingir preços exorbitantes.
A questão é que atualmente não preciso parar sequer para abastecer, logo parar já seria mau, se tivesse de parar por meia hora ou uma hora seria péssimo.
Por outro lado, carregar em casa um eléctrico seria tranquilo. Andar o dia a dia a programar paragens e carregamentos é que não seria tranquilo. Isto porque actualmente eu abasteço sempre o carro em altura que não preciso da autonomia, como ao fim do dia ou ao fim de semana. Andar preocupado com isso no dia a dia não é para mim.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostCom um motor de combustão facilmente se faz um carro capaz de mais do dobro dessa autonomia. Muitos Diesel fazem isso a circular a velocidades bem ilegais. É só uma questão do tamanho do depósito, os fabricantes não usam depósitos de 100 litros porque não há necessidade, mas se quisessem isso custava peaners.
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Para quem faz grandes tiradas de AE, sem ir em passeio até faz mais q 150 em cc, n anda mais em cc pq tendêncialmente os Lesmas enviaram a esquerda sem q terem preocupação com quem está atrás... Numa pura e simples arrogância e altruísmo com os outros condutores, pois tendem a ter a faixa da direita mas n a usam...
Dependendo do carro q conduza, mas num carro de estrada faço bem 3 ou mais horas entre os 160/200km sem qq cansaço... O q me cansa mais é ter constantemente q estar a controlar os Lesmas, q circulam no lado errado, mudam sem qq motivo, nem pisca, sem controlarem is espelhos e mtas vezes sem carro para andarem a velocidade q vão... Enfim... Se fossem para a Alemanha em 1 semana aprendiam ou o salário era para as multas por manobra perigosa e mesmo assim n chegava..Editado pela última vez por Billkid; 11 September 2016, 14:37.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostNão levo nada a mal. Só acho que os eléctricos mesmo com autonomias modestas podem suprir 80 ou 90% das necessidades. Não precisamos de ficar à espera de apenas tomar decisões quando forem capazes de resolver 100%...
Tive aqui a pensar em todas as pessoas que conheço, incluindo familiares, colegas de trabalho etc, e só me lembrei de uma pessoa no meio de várias dezenas que eventualmente poderia andar com um eléctrico apenas carregando o carro à noite sem ter problemas de carregamento.
Mesmo que andes pouco, basta por exemplo precisares de fazer uma viagem maior e estás tramado. Há aqui um user deste forum que tem um Nissan Leaf e teve que vir do Porto a Cascais e colocou aqui no forum a aventura que foi.. Um dia inteiro, com várias paragens de mais de uma hora, para fazer uma viagem que eu faço directa sem paragens para lá e para cá sempre com o mesmo depósito!
Ele contou que, por exemplo no Leaf dele na marca dizem que tem 200km de autonomia mas em condução normal o máximo que ele faz são 150km... Ora estar a parar de 150km em 150km e carregar durante mais de 1 hora é algo inaceitável que me queriam impor! Ou mesmo que melhorem um pouco nos próximos anos e seja parar de 300km em 300km durante uma hora continuo a achar que não é ainda aceitável para impor!
Há tempos precisei de ir a Madrid em trabalho e fui e não precisei de parar até chegar lá e quando voltei só parei uma vez para abastecer. Agora imaginem o que era estar a parar 1 hora de 150 em 150km era de malucos!
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Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver PostPodem dizer qual é o problema mesmo do Diesel?! Ainda não percebi. Os carros são mais económicos e gastam menos. É o que salta à vista.
Se queres um carro económico e que não dê chatices nada como um carrinho com mais de 20 anos a gasóleo.
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Originalmente Colocado por darkvoid Ver PostO problema é que os eléctricos actuais com as suas autonomias modestas e tempos de carregamento enormes não podem suprir nem 20% das necessidades actuais, claro está na minha opinião e daquilo que eu conheço.
Tive aqui a pensar em todas as pessoas que conheço, incluindo familiares, colegas de trabalho etc, e só me lembrei de uma pessoa no meio de várias dezenas que eventualmente poderia andar com um eléctrico apenas carregando o carro à noite sem ter problemas de carregamento.
Mesmo que andes pouco, basta por exemplo precisares de fazer uma viagem maior e estás tramado. Há aqui um user deste forum que tem um Nissan Leaf e teve que vir do Porto a Cascais e colocou aqui no forum a aventura que foi.. Um dia inteiro, com várias paragens de mais de uma hora, para fazer uma viagem que eu faço directa sem paragens para lá e para cá sempre com o mesmo depósito!
Ele contou que, por exemplo no Leaf dele na marca dizem que tem 200km de autonomia mas em condução normal o máximo que ele faz são 150km... Ora estar a parar de 150km em 150km e carregar durante mais de 1 hora é algo inaceitável que me queriam impor! Ou mesmo que melhorem um pouco nos próximos anos e seja parar de 300km em 300km durante uma hora continuo a achar que não é ainda aceitável para impor!
Há tempos precisei de ir a Madrid em trabalho e fui e não precisei de parar até chegar lá e quando voltei só parei uma vez para abastecer. Agora imaginem o que era estar a parar 1 hora de 150 em 150km era de malucos!
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostO problema do diesel é unicamente a poluição.
Se queres um carro económico e que não dê chatices nada como um carrinho com mais de 20 anos a gasóleo.
Eu para os gasolina n volto... A passar será para elétricos, mas têm se evoluir na autonomia e rapidez carregamento
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Originalmente Colocado por Billkid Ver PostPara quem faz grandes tiradas de AE, sem ir em passeio até faz mais q 150 em cc, n anda mais em cc pq tendêncialmente os Lesmas enviaram a esquerda sem q terem preocupação com quem está atrás... Numa pura e simples arrogância e altruísmo com os outros condutores, pois tendem a ter a faixa da direita mas n a usam...
Dependendo do carro q conduza, mas num carro de estrada faço bem 3 ou mais horas entre os 160/200km sem qq cansaço... O q me cansa mais é ter constantemente q estar a controlar os Lesmas, q circulam no lado errado, mudam sem qq motivo, nem pisca, sem controlarem is espelhos e mtas vezes sem carro para andarem a velocidade q vão... Enfim... Se fossem para a Alemanha em 1 semana aprendiam ou o salário era para as multas por manobra perigosa e mesmo assim n chegava..
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Originalmente Colocado por Billkid Ver PostLá isso é verdade, n andam mt depressa, mas é com satisfação q damos a chave e chegamos ao destino...
Eu para os gasolina n volto... A passar será para elétricos, mas têm se evoluir na autonomia e rapidez carregamento
Todos fazem isso , até parece que é uma vantagem dos motores diesel
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Originalmente Colocado por Vizza Ver PostAtenção lá por não ter um Mercedes BMW ou audi, já sou desconsiderado e chamam me nomes se for a 160 KM/h os mais fracos também tem direito [emoji12]
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostTodos fazem isso , até parece que é uma vantagem dos motores diesel
Apesar do carro ter partido com 7 anos fiquei agarrando 4 vezes, sendo a última decisiva a ficar no meio da estrada no domingo à tarde... Com a minha filha bebê depois de férias... 162mkm em 7 anos é uma fortuna em gasolinaEditado pela última vez por Billkid; 11 September 2016, 15:26.
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Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Posttenho estado a acompanhar este tópico e dei-me ao trabalho de fazer um pequeno excel a comparar um Ford Focus 1.0 EcoBoost 125cv vs 1.5 TDCi 120 cv.
Em resumo (preço dos combustíveis estável), para 10.000 kms a diferença de preço do TDCi para o EB é de 4.068,72 €. esta diferença só começa a compensar a partir dos 31 anos de idade do carro.
Aqui está o excel https://docs.google.com/spreadsheets...it?usp=sharing
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Originalmente Colocado por darkvoid Ver PostMesmo sendo "só" em 2025 duvido que a evolução dos eléctricos permita autonomias de 1000km e abastecimentos em 10 minutos até lá.
180 kWh em 10 minutos são 1080 kW
Um posto com 4 locais de carregamento teria de ter 4 megawatts disponíveis, ou seja o equivalente a 30 Teslas em carga rápida.
Tão cedo não deverá acontecer.
Originalmente Colocado por darkvoid Ver PostSim esse será outro problema, quando "todos os carros forem eléctricos" onde é que se vai buscar a energia.
É uma questão de com antecedência irem expandindo a produção de energia renovável!
De qualquer das formas o aumento do consumo eléctrico causado pelos carros eléctricos será muito gradual.
E sempre há menos electricidade a ser gasta a refinar gasolina.
França:
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostEsqueçam lá os eléctricos, isso são brinquedos para quem não tem que fazer ao dinheiro.
Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostQuando atingirem o sweet spot de cerca de 600 kms de autonomia a velocidade elevada, poderei ser cliente.
Talvez o teu próximo carro.Editado pela última vez por rrrfff; 11 September 2016, 15:29.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostAinda terás de esperar uns 5~10 anos até isso acontecer.
Talvez o teu próximo carro.
Passat vai a 254mkm 1998 e o MB 245mkm 2003.. façam contas dos km q Cacém casa se faz vs custos... Se fosse a gasolina...estava falido ou passava o tempo todo sentado no sofá a ver TV.... A comer amendoins e beber cerveja.. ou no café a fazer o mesmo... Mas tinha um carro a gasolina... Para quê? Para estar parado..Editado pela última vez por Billkid; 11 September 2016, 15:37.
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