Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
    Só um esclarecimento, a BYD só num trimestre (Q4 2023) vendeu mas que a Tesla (em Q1, Q2, Q3 e no total de 2023 foi a Tesla quem mais BEV vendeu), foi uma estratégia de marketing, antecipou vendas (carros matriculados sem dono), para usar esse argumento a nível mundial, mas foi um argumento fabricado, agora voltou á realidade.

    De qualquer forma as pessoas emprenharam pelos ouvidos e a coisa funciona, e vão acabar por ultrapassar a Tesla mais tarde ou mais cedo.

    Ou então não, uma vez que muito possivelmente a BYD não vão ter acesso ao mercado Americano e o Europeu caminha para serem taxados forte e feio.
    A Tesla vendeu mais BEV que a BYD no total de 2023.
    Estava só a partilhar a notícia do FT.

    para a BYD também será importante dizer que venderam bastantes EVs baratos no mercado Chinês em 2023, para poderem chegar a estes números globais:

    280000 Seagulls que custam 9000€
    367419 Dolphins que custam 12877€ (30k na Europa)
    428580 Yuan / atto 3 que custam 15500€ (45k na Europa)
    Etc etc etc

    e os Tesla são mais caros que o Seal (23300€) e o Han (28000€) na China (31500€ tesla 3)

    fonte:
    https://carnewschina.com/2024/01/02/...eopard-5-5712/
    Editado pela última vez por ganancia; 03 April 2024, 10:51.

    Comentário


      Era bom que fosse viável.

      https://www.leak.pt/primeira-autoest...vai-em-frente/

      Cumps

      Comentário


        Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
        Vendas da Tesla caíram mais que o previsto no Q1 2024.
        estimava chegar aos 450000. Vendeu 386,810 carros no Q1 2024, contra 484,507 no Q4 2023.
        No Q1 2023 tinha vendido 422,875.

        Vendas de EV da BYD caíram ainda mais. Permitindo a ultrapassagem da Tesla que voltou à liderança de vendas de EV perdida no Q4 2023.
        vendas de EV da BYD caíram 42% para 300,114 EVs no Q1 2024


        fonte: artigos FT com paywall, resumo
        Paragem das linhas de produção por causa do novo model 3. Paragem na Alemanha por causa dos ativistas. Canal do suez...

        Comentário


          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
          Não será 1 de Abril como essa? 😅

          Comentário


            A notícia da Suécia é falsa? Olha que não...

            Falso é dizer que a estrada nos Estados Unidos é a primeira

            Comentário


              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post

              A questão é que os BEV parecem ter encontrado o "muro". Continuarão a crescer embora muito menos. Os inconvenientes para a esmagadora maioria dos utilizadores começam a ser visíveis: por exemplo quem não tem possibilidade de carregar em casa ou não tem outro carro. Ainda há muitas limitações nas estações e o tempo de carga afasta muitos ultilizadores que carregam fora. Além disso há o preço, de compra e de carregamento público. Daí muitos preferirem ainda carros a gasolina ou no limite híbridos e PHEV.
              Tanta extrapolação por causa dos resultados de uma empresa que está a sofrer por ser liderada por alguém que fritou o cérebro nos últimos dois anos e que passa os dias no Xitter em vez de trabalhar.

              O preço de carregamento público é um terço do preço do que abastecer com gasolina. A infraestrutura já existe e está a expandir mas é necessário aumentar os postos de carregamento lentos nas ruas.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                Paragem das linhas de produção por causa do novo model 3. Paragem na Alemanha por causa dos ativistas. Canal do suez...
                O problema foi nas vendas, não na produção.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                  Tanta extrapolação por causa dos resultados de uma empresa que está a sofrer por ser liderada por alguém que fritou o cérebro nos últimos dois anos e que passa os dias no Xitter em vez de trabalhar.

                  O preço de carregamento público é um terço do preço do que abastecer com gasolina. A infraestrutura já existe e está a expandir mas é necessário aumentar os postos de carregamento lentos nas ruas.
                  Desculpa, mas dizer isso assim a seco é mentira.

                  Os preços na rua variam imenso e dois postos lado a lado podem ter preços completamente díspares.
                  Além disso dependem da hora do dia e do cartão que tenhas.
                  É na realidade uma salganhada. E não fica a 1/3, vai depender muito. (as vezes até fica bem mais barato como foi o caso dos BMW com cartão bmw, noutrso casos fica mais caro...)
                  E isso sim é que assusta muita gente. Essa inconstância no sistema, bem com uma rede ainda com deficiências.

                  Agora também admito que há medos infundados.

                  Comentário


                    Para quem faz o dia a dia na cidade e faça meia dúzia de viagens longas por ano tudo bem, já se sabe que vai ser roubado nos PCR mas também ninguém morre por meia dúzia de carregamentos. De qualquer forma o sistema devia ser transparente, mesmo que seja para te dizer que estás a pagar eletricidade a peso do ouro.

                    Agora este sistema de abastecer e depois logo se vê não lembra a ninguém.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                      O problema foi nas vendas, não na produção.
                      Tesla reported it built 433,000 vehicles but delivered only 387,000. That’s down from the 484,507 cars it delivered in the final three months of 2023, and it’s also down from the 422,875 vehicle sales in the first quarter of last year.

                      Ainda bem que pararam as linhas de produção senão tinham ficado com mais de 100 mil carros em stock

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                        Tanta extrapolação por causa dos resultados de uma empresa que está a sofrer por ser liderada por alguém que fritou o cérebro nos últimos dois anos e que passa os dias no Xitter em vez de trabalhar.

                        O preço de carregamento público é um terço do preço do que abastecer com gasolina. A infraestrutura já existe e está a expandir mas é necessário aumentar os postos de carregamento lentos nas ruas.
                        Não estou a falar da Tesla em concreto, apenas da evolução do mercado. Se em outros anos as vendas cresciam 50-100% agora o crescimento é muito mais baixo. Aliás a quota de mercado em Portugal em 2023 foi de 18% e no que levamos de 2024 é de 16%. Por isso nota-se claramente uma tendência para abrandar. Não é apenas um fenómeno português. A nível internacional essa é a tendência com várias marcas a alterarem planos de produção por falta de procura.

                        Comentário


                          Essa tendência deve-se á falta de lançamento de modelos mais acessíveis. E isso só acontecerá em escala quando novas fábricas de baterias entrarem em produção em 2025-2026. É um abrandamento devido a constrangimentos de produção.

                          Comentário


                            É uma indústria cíclica, extremamente afectada pelas taxas de juros rampantes, e afecta todos os automóveis, não só os elétricos.

                            Além disso, o hype train já passou, os tresloucados já todos têm o seu elétrico, sendo que o consumidor comum está gradualmente a fazer a transição.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                              não parece mal:

                              'Exemplo Astra Electric Edition 115kW CA com Pintura Metalizada. Em Aluguer Operacional de Viaturas, prazo 60 Meses/50.000km. Inclui os serviços: Aluguer, Manutenção preventiva e corretiva, Viatura de substituição, IPO e Gestão de Multas. Inclui despesas de preparação e legalização mas acrescem custos de transporte, para as Ilhas da Madeira e Açores (1000€ + IVA Madeira e 700€ + IVA Açores). Condições válidas até 31/03/2024 para clientes empresa e ENI's, nos concessionários Opel aderentes, condicionado à aprovação da Leasys. Imagens meramente ilustrativas. Emissões WLTP (0 g/km); Consumo combinado WLTP ( 14,4-16,2 kWh/ 100km);Autonomia Elétrica Combinado (AER) (381-429 Kms).

                              image.png
                              5 anos - 50.000km
                              Não parece curto?

                              Comentário


                                Convém salientar que também quero ver mais EVs de 800V com carregamentos mais rápidos, mas esse tipo de carregamento é para uso pontual...
                                Ainda nesta Páscoa fui visitar família ao Luxemburgo (250km) e deixei a carregar num posto lento: fiz 500km num dia sem preocupações e sem esperar por carregamento.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por imparpt Ver Post
                                  5 anos - 50.000km
                                  Não parece curto?
                                  por 299€ .. não se pode pedir muito mais
                                  os electricos serão pensados para uso citadino.. não de grandes viagens .. pelo que me parece aceitável como "marketing"

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                    Convém salientar que também quero ver mais EVs de 800V com carregamentos mais rápidos, mas esse tipo de carregamento é para uso pontual...
                                    Ainda nesta Páscoa fui visitar família ao Luxemburgo (250km) e deixei a carregar num posto lento: fiz 500km num dia sem preocupações e sem esperar por carregamento.
                                    A partir de uma certa autonomia a velocidade dos carregamentos passam a ser uma não questão na maioria das viagens. 400 km de autonomia em velocidades de auto-estrada permite conduzir 3h20 sem parar. Quem tem miúdos sabe que isto é impossível, só se for de noite e forem todos a dormir. E mesmo graudos, acaba por ser sempre preciso aquela paragem estratégica para ir ao wc, esticar as pernas, etc.

                                    Só mesmo em viagens pela Europa fora (atravessar Espanha) é que tem impacto, mas com um bom planeamento consegue-se carregar o carro facilmente nos horários das refeições e visitas a locais pelo caminho. Nem num carro a gasóleo com um depósito grande se faz Lisboa - Barcelona sem várias paragens, mesmo tendo autonomia para não o fazer.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                      A partir de uma certa autonomia a velocidade dos carregamentos passam a ser uma não questão na maioria das viagens. 400 km de autonomia em velocidades de auto-estrada permite conduzir 3h20 sem parar. Quem tem miúdos sabe que isto é impossível, só se for de noite e forem todos a dormir. E mesmo graudos, acaba por ser sempre preciso aquela paragem estratégica para ir ao wc, esticar as pernas, etc.

                                      Só mesmo em viagens pela Europa fora (atravessar Espanha) é que tem impacto, mas com um bom planeamento consegue-se carregar o carro facilmente nos horários das refeições e visitas a locais pelo caminho. Nem num carro a gasóleo com um depósito grande se faz Lisboa - Barcelona sem várias paragens, mesmo tendo autonomia para não o fazer.
                                      Custa muito a entender para várias pessoas que o comportamento de carregamento de EVs é diferente de encher o depósito num carro normal. O tempo que perco a atestar EVs ao longo do ano é muito inferior a um carro a gasolina.
                                      Ligo á corrente e quando chego no dia a seguir tenho o "depósito" cheio. Em viagens de 500-600 faço uma paragem pelo meio para almoçar, regresso ao carro e está pronto para partir.

                                      Agora quem gosta de ir a pisar na autobahn a 150km/h de média por 6 horas de facto teria que se habituar a conduzir mais devagar. Mas quantas pessoas fazem isso regularmente?
                                      Curiosamente nessa viagem, conduzi numa direção tentando manter a média nos 120km/h e gastei 65% de bateria. A minha namorada que não toma cuidado nenhum com autonomias e velocidades (andava nos 130-140km/h) conduziu no regresso e gastou 72% para o mesmo trajeto. A aerodinâmica nessas velocidades conta mesmo muito.
                                      Editado pela última vez por Rosmano; 03 April 2024, 17:22.

                                      Comentário


                                        Os elétricos têm o seu espaço e posso dizer que gostaria de ter um, mas como único carro ainda não estou preparado.

                                        Estava aqui a rever fotos e há 1 mês fiz 603km em 5h32, em que parei logo ao início por cerca de 5min só para ir ao WC e já mais no final parei para abastecer porque iniciei a viagem com cerca de 60% de combustível no depósito. Nesta paragem foram 10-15min porque me obriguei a sair do carro para esticar as pernas e a comer qq coisa.

                                        Eu ainda faço viagens deste género 2-3x/ano pelo que um elétrico acarretaria algum transtorno.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                          Os elétricos têm o seu espaço e posso dizer que gostaria de ter um, mas como único carro ainda não estou preparado.

                                          Estava aqui a rever fotos e há 1 mês fiz 603km em 5h32, em que parei logo ao início por cerca de 5min só para ir ao WC e já mais no final parei para abastecer porque iniciei a viagem com cerca de 60% de combustível no depósito. Nesta paragem foram 10-15min porque me obriguei a sair do carro para esticar as pernas e a comer qq coisa.

                                          Eu ainda faço viagens deste género 2-3x/ano pelo que um elétrico acarretaria algum transtorno.
                                          Eu penso de forma diferente.

                                          Estive 2 anos a estudar a compra de um carro elétrico. Nesse tempo fiz várias viagens de 300km, fiz uma de 600km apenas. Mas as viagens diárias são 60-100km, ora, vou fazer a compra baseado no que uso no dia a dia, ou naquelas 2 ou 3 viagens por ano?

                                          Neste momento tenho o meu carro a diesel, está para venda e até convém ir andando com ele. No entanto na semana passada fui a Lisboa (desde Aveiro) e levei o elétrico precisamente por questões de tempo. Ora basta pensar da seguinte forma e vou usar valores estimativos para argumentação. Para ir de elétrico, demoro 6h de ida e volta, com 1h de paragem para carregar, gasto 25€ de eletricidade. Com o carro a diesel demoro 5h e gasto 50€ de combustivel. Ora como eu não ganho 25€ por hora, prefiro ir de carro elétrico e perder 1h a carregar do que ficar a trabalhar, por exemplo, 5h a 5€ à hora para pagar o excedente do combustível.

                                          Para mim, transtorno não é ficar 1h parado a tomar café e a ver as novidades no facebook.

                                          Comentário


                                            Eu, com filhos pequenos (11 e 4), já há mais de 2 anos que só tenho carros elétricos em casa e ando nisto desde 2017 (primeiro carro elétrico Leaf MK1 de 2013 importado).

                                            E não deixo de ir a todo o lado.

                                            Acho até piada dizerem que perde-se muito tempo a carregar o carro elétrico e depois passar nas bombas de combustível ao fim de semana ou segunda-feira conforme a onda da cotação do petróleo e ver as filas!

                                            Comentário


                                              Este ano a viagem para o Algarve vai voltar a dar notícias. Desta vez muito mais impacto. Eu vou para o Algarve a 100 e carrego só no destino, já decidi... As coisas vão complicar em Julho e Agosto. Os SUCs estão sempre cheios e o Alentejo também vai ter poucas alternativas mobie para a explosão de vendas de VE que houve.
                                              Muito mais que as limitações dos carros, vai se notar a limitação da rede, o que é normal, criar infraestruturas, e ficará resolvido em mais alguns meses.

                                              Comentário




                                                Originalmente Colocado por WildChild Ver Post

                                                Para mim, transtorno não é ficar 1h parado a tomar café e a ver as novidades no facebook.
                                                É preciso contorcionismo para transformar um retrocesso civilizacional, em algo prazeroso. É menos uma hora com a família, por exemplo.

                                                A comodidade que foi fazer Ribatejo Sul - Portimão (AIA) - Ribatejo Sul, sempre que possível nos 160 km/h, sem atestar ou sequer parar, quanto mais estar a ver electrões a entrar. Não pude deixar de reparar nas bombas e postos de carregamento todos ocupados nas áreas de serviço, pela A2 acima. Isto com duas crianças de 5 e 8 anos no carro.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post



                                                  É preciso contorcionismo para transformar um retrocesso civilizacional, em algo prazeroso. É menos uma hora com a família, por exemplo.

                                                  A comodidade que foi fazer Ribatejo Sul - Portimão (AIA) - Ribatejo Sul, sempre que possível nos 160 km/h, sem atestar ou sequer parar, quanto mais estar a ver electrões a entrar. Não pude deixar de reparar nas bombas e postos de carregamento todos ocupados nas áreas de serviço, pela A2 acima. Isto com duas crianças de 5 e 8 anos no carro.
                                                  Exato, por isso é que prefiro ir de elétrico. Não preciso de trabalhar tanto depois e tenho mais tempo para a família

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                    Exato, por isso é que prefiro ir de elétrico. Não preciso de trabalhar tanto depois e tenho mais tempo para a família
                                                    Tá bem, tá... Quantas vezes venho do Porto a >150 para meter os putos a horas nas actividades.

                                                    Comentário


                                                      Booring...

                                                      Se anda sempre a mais de 150 na AE, e se 5min faz diferença, não sei que sentido faz perder 10min aqui a seguir este tópico. É só ir conduzindo o diesel power com sorriso de orelha a orelha.
                                                      VE implica cedências.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                                        Booring...

                                                        Se anda sempre a mais de 150 na AE, e se 5min faz diferença, não sei que sentido faz perder 10min aqui a seguir este tópico. É só ir conduzindo o diesel power com sorriso de orelha a orelha.
                                                        VE implica cedências.
                                                        A esta hora já não faz diferença.

                                                        Mas deixo-te uma dica para a odisseia das férias no Algarve. O restaurante junto ao SUC de Alcácer merece uma visita. Ao menos tiveram bom gosto na localização dos carregadores.

                                                        Comentário


                                                          Nunca carreguei em SUCs... Ainda tenho lá os Kms que a Tesla me deu na entrega do carro. Não deve ser nessa viagem...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                                            Este ano a viagem para o Algarve vai voltar a dar notícias. Desta vez muito mais impacto. Eu vou para o Algarve a 100 e carrego só no destino, já decidi... As coisas vão complicar em Julho e Agosto. Os SUCs estão sempre cheios e o Alentejo também vai ter poucas alternativas mobie para a explosão de vendas de VE que houve.
                                                            Muito mais que as limitações dos carros, vai se notar a limitação da rede, o que é normal, criar infraestruturas, e ficará resolvido em mais alguns meses.
                                                            Com a atual legislação, nada amigável do investimento e impeditiva das melhores redes entrarem ou expandirem a sua operação em Portugal, nada vai acontecer.

                                                            Comentário


                                                              Penso que há privados com vontade, a energia solar tem muito mais retorno se a gastares do que se a venderes à rede.
                                                              ​​​​​​
                                                              Alguém que consiga meter uns quantos carregadores ultra rápidos perto de saídas da A2 com muito suporte solar e até algum eólico se for viável na zona, saca umas coroas valentes.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X