Originalmente Colocado por Ruie34
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Tópico dos carros eléctricos
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
Então mas o que te impede de fazer isso com um elétrico? Presumo que as atividades sejam perto de casa, ou vais levar os miudos para actividades em Lisboa? Aí sim, não deve haver muitos elétricos que façam Porto-Lisboa a 150km/h sem ter de parar para carregar
O que me espanta é quererem fazer crer os outros que as adversidades são afinal pontos positivos. Demoram mais uma hora, mas é tranquilo porque dá para estar no Facebook... mais uma hora numa viagem que normalmente demora 5h é ineficiência, é menos meia hora de sono, por exemplo.
- Likes 2
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
Não é Porto-LX, mas a distância é similar. Até porque quando refiro Porto, refiro na realidade o Vale do Ave e aí a distância até é maior.
O que me espanta é quererem fazer crer os outros que as adversidades são afinal pontos positivos. Demoram mais uma hora, mas é tranquilo porque dá para estar no Facebook... mais uma hora numa viagem que normalmente demora 5h é ineficiência, é menos meia hora de sono, por exemplo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por GT_racing Ver PostEste ano a viagem para o Algarve vai voltar a dar notícias. Desta vez muito mais impacto. Eu vou para o Algarve a 100 e carrego só no destino, já decidi... As coisas vão complicar em Julho e Agosto. Os SUCs estão sempre cheios e o Alentejo também vai ter poucas alternativas mobie para a explosão de vendas de VE que houve.
Muito mais que as limitações dos carros, vai se notar a limitação da rede, o que é normal, criar infraestruturas, e ficará resolvido em mais alguns meses.
Felizmente sou daqueles que passa bem sem idas para o Allgarve(detesto confusão) mas até tinha curiosidade em fazer essa viagem nessas alturas para ver "o drama, o horror" como dizia o outro.
Comentário
-
Originalmente Colocado por GT_racing Ver PostPenso que há privados com vontade, a energia solar tem muito mais retorno se a gastares do que se a venderes à rede.
Alguém que consiga meter uns quantos carregadores ultra rápidos perto de saídas da A2 com muito suporte solar e até algum eólico se for viável na zona, saca umas coroas valentes.
https://www.youtube.com/watch?v=xcgkTm2OzQo
Vão ser instalados equipamentos a partir das Linhas MAT da REN ao lado das AE, por exemplo.
É apenas uma questão de quando, mas as coisas estão a acontecer.
Posso dizer que está prevista para 2024 a instalação em duas instalações da REN, que serão os primeiros a ser instalados depois do projeto piloto inicial.
E que a REN já estabeleceu uma parceria para a massificação.
https://www.ren.pt/pt-pt/media/notic...a-rede-speed-e
" A parceria entre a REN e a Atlante dará origem às primeiras estações de carregamento de veículos elétricos a nível mundial alimentadas diretamente a partir de linhas de Muito Alta Tensão."
" A rede da Atlante está espalhada por Itália, França, Espanha e Portugal. Com mais de 3.500 pontos de carregamento operacionais e em construção nos quatro países, a empresa tem como objetivo desenvolver a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido do sul da Europa: quer instalar 5.000 pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos até 2025 e mais de 35.000 até 2030.
"Ao permitir a ligação direta à rede de transporte, esta solução abre caminho à expansão das infraestruturas de carregamento para locais onde esta esteja presente, além de fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos", explica a REN em comunicado, sublinhando que em Portugal isto representa uma extensão de aproximadamente 9.000 km. "
https://www.jornaldenegocios.pt/empr...de-alta-tensaoEditado pela última vez por lelo1520; 04 April 2024, 10:08.
- Likes 1
Comentário
-
Essa questão das viagens mais longas é algo que afasta muitos compradores dos veículos elétricos, e eu percebo bem os motivos, porque tenho as mesmas dúvidas.
Eu normalmente faço viagens pequenas / médias, mas lá aparece um fim de semana em que quero ir a um sítio mais longe e não posso (ou não quero) depender de carregamentos que nem sei se estão disponíveis. Um bom exemplo disso foi há cerca de 1 mês quando fui do Porto ao Norte de Espanha e voltei no mesmo dia. Foram 500 e tal KM, e seria impensável fazer esta viagem com paragens para carregamentos pelo meio, com mais um outro carro a acompanhar.
Uma das soluções temporárias para quem tem apenas veículos elétricos e faz poucas viagens longas, é alugar um carro quando vai de férias / fim de semana. Se a poupança energética do elétrico for assim tão alta, não é certamente o aluguer esporádico de um carro que vai fazer grande diferença no cenário final.
Comentário
-
Originalmente Colocado por mdbc Ver PostOs elétricos têm o seu espaço e posso dizer que gostaria de ter um, mas como único carro ainda não estou preparado.
Estava aqui a rever fotos e há 1 mês fiz 603km em 5h32, em que parei logo ao início por cerca de 5min só para ir ao WC e já mais no final parei para abastecer porque iniciei a viagem com cerca de 60% de combustível no depósito. Nesta paragem foram 10-15min porque me obriguei a sair do carro para esticar as pernas e a comer qq coisa.
Eu ainda faço viagens deste género 2-3x/ano pelo que um elétrico acarretaria algum transtorno.
E nem precisas dos EVs mais eficientes para isso (o meu está longe de ser dos mais eficientes).
Se tivesses um Hyundai/KIA então despachavas isso mais rápido.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
É preciso contorcionismo para transformar um retrocesso civilizacional, em algo prazeroso. É menos uma hora com a família, por exemplo.
A comodidade que foi fazer Ribatejo Sul - Portimão (AIA) - Ribatejo Sul, sempre que possível nos 160 km/h, sem atestar ou sequer parar, quanto mais estar a ver electrões a entrar. Não pude deixar de reparar nas bombas e postos de carregamento todos ocupados nas áreas de serviço, pela A2 acima. Isto com duas crianças de 5 e 8 anos no carro.
- Likes 2
Comentário
-
Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
Pois, com duas crianças no carro eu de certeza que não ia a 160km/h. Já não me sinto confortável a mais de 150km/h. Mas isso são riscos e opções de cada um. Prefiro sair 10 minutos mais cedo e conduzir com mais calma e cautela.
Pergunta sincera, como procedias neste caso?
PS: Vou analisando estes cenários porque sei que é uma questão de tempo até só ter EV para escolher, como carro de serviço com uso pessoal incluído.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Charger144 Ver PostEssa questão das viagens mais longas é algo que afasta muitos compradores dos veículos elétricos, e eu percebo bem os motivos, porque tenho as mesmas dúvidas.
Eu normalmente faço viagens pequenas / médias, mas lá aparece um fim de semana em que quero ir a um sítio mais longe e não posso (ou não quero) depender de carregamentos que nem sei se estão disponíveis. Um bom exemplo disso foi há cerca de 1 mês quando fui do Porto ao Norte de Espanha e voltei no mesmo dia. Foram 500 e tal KM, e seria impensável fazer esta viagem com paragens para carregamentos pelo meio, com mais um outro carro a acompanhar.
Uma das soluções temporárias para quem tem apenas veículos elétricos e faz poucas viagens longas, é alugar um carro quando vai de férias / fim de semana. Se a poupança energética do elétrico for assim tão alta, não é certamente o aluguer esporádico de um carro que vai fazer grande diferença no cenário final.
É tão cómodo como um veículo a combustão: não, mas também não é o fim do mundo. Um benefício indirecto é que passas a ter zero preocupações com radares...
- Likes 2
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
Quando faço estas deslocações, principalmente em lazer, acabo sempre por tentar comparar como seria com um eléctrico, e este caso foi paradigmático. Moro a 290 km do AIA e a única hipótese seria carregar antes de chegar, já que lá não seria viável, porque tinha que ir para um parque que tivesse carregadores, que teriam que estar disponíveis e teria que vir desligar a meio da prova, senão a conta upa, upa... Para cima a coisa é ainda mais complicada, dado que naquele cenário todas as AS estavam ao "rubro". Há aqui demasiadas ineficiências...
Pergunta sincera, como procedias neste caso?
PS: Vou analisando estes cenários porque sei que é uma questão de tempo até só ter EV para escolher, como carro de serviço com uso pessoal incluído.
Nesse caso específico terias sempre que carregar antes e após chegar ao destino.
image.png
- Likes 1
Comentário
-
O ponto de vista de um new user de eléctrico.
Aceito todos os argumentos, menos o de andar a 150km/h na autoestrada. Fazer 300/400/500km a 150km/h é pedir por favor para ser multado. Isso é coisa da juventude, pela qual também passei, até à 1ª multa de excesso de velocidade, depois disso, nesse tipo de viagens é cumprir os limites e a viagem é muito, mas muito mais tranquila, não há preocupação com radares, com carros que vêm atrás de nós, não há atenção e tensão redrobrada. Já para não falar que depois da introdução dos GPS's percebeu-se perfeitamente que arriscar uma viagem em excesso de velocidade não se traduz em nada de extraordinário no tempo ganho.
Eu ainda não carreguei fora de casa, mas não me sinto confortável em fazer uma viagem em que tenha de carregar mais do que 1x no mesmo dia. Isto traduz-se no meu caso na possibilidade de fazer viagens de ~500/600km, o que para a realidade de Portugal é aceitável e vou praticamente a todo o lado com 30/60m de carregamento pelo meio da viagem. Mais do que isso uso o carro a combustível, o que prevejo que aconteça provavelmente menos que 1x por ano. Para quem não tem 2º carro e faz viagens destas mais que 1x por ano, aceito perfeitamente que pense 2x na praticabilidade do carro eléctrico.
Não é a última bolacha no pacote, mas não é de todo bicho de 7 cabeças que alguns fazem.
Agora, pelo pouco tempo de uso, para já só posso dizer que para 9x% do meu uso é espectacular, a condução é muito melhor que o meu a combustível (manual), o carro não pede pressas, pede que se conduza com tranquilidade (esta só os condutores de eléctricos poderão eventualmente perceber) e ao final de 1 mês, quando percebemos que já não nos lembramos a última vez que fomos ao posto de combustível e ouvimos nas noticias que os preços para a próxima semana vao subir é a cereja no topo do bolo.
Eu não teria coragem de comprar um eléctrico se não o pudesse carregar em casa.
- Likes 4
Comentário
-
Originalmente Colocado por omerta Ver Post
Tenho feito Viana do Castelo - Lisboa - Viana do Castelo (780 km) no mesmo dia, e gere-se bem a coisa, com apenas uma paragem para cada lado.
É tão cómodo como um veículo a combustão: não, mas também não é o fim do mundo. Um benefício indirecto é que passas a ter zero preocupações com radares...
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por Neruson Ver PostEu fiz 800 e pouco no mesmo dia e nunca esperei pelo carro pois as paragens coincidam sempre ou com a necessidade de algum dos passageiros de ir ao WC, ou com paragens previamente previstas para comer, passear, etc.E isso só a usar os SuC o que para mim é um erro nesse tipo de viagem(muita afluência), além de que nem todos têm Tesla
image.png
Carregamento nas Ionity pagam-se bem, mas tudo o resto implica desvios e/ou carregamentos morosos.Editado pela última vez por omerta; 04 April 2024, 12:33.
- Likes 1
Comentário
-
Vai de encontro ao que vou constatando. Juntando isso a situações de pico, como o caso destes eventos (Moto GP), e pode traduzir-se nalgumas horas a mais em deslocação.
Originalmente Colocado por jfangio Ver PostO ponto de vista de um new user de eléctrico.
Aceito todos os argumentos, menos o de andar a 150km/h na autoestrada. Fazer 300/400/500km a 150km/h é pedir por favor para ser multado. Isso é coisa da juventude,
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por GT_racing Ver PostEste ano a viagem para o Algarve vai voltar a dar notícias. Desta vez muito mais impacto. Eu vou para o Algarve a 100 e carrego só no destino, já decidi... As coisas vão complicar em Julho e Agosto. Os SUCs estão sempre cheios e o Alentejo também vai ter poucas alternativas mobie para a explosão de vendas de VE que houve.
Muito mais que as limitações dos carros, vai se notar a limitação da rede, o que é normal, criar infraestruturas, e ficará resolvido em mais alguns meses.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
se for um carro moderno (segmento B/C) a gasolina /diesel, sem AC ligado a 100km/h em AE para o Algarve... deve gastar uns 4L/100 = 6-7€/100km
Porque ª velocidade é constante, tudo plano e em descidas/ligeira inclinação favorável o motor desligaEditado pela última vez por JN1984; 04 April 2024, 13:28.
Comentário
-
Originalmente Colocado por jfangio Ver PostO ponto de vista de um new user de eléctrico.
Aceito todos os argumentos, menos o de andar a 150km/h na autoestrada. Fazer 300/400/500km a 150km/h é pedir por favor para ser multado. Isso é coisa da juventude, pela qual também passei, até à 1ª multa de excesso de velocidade, depois disso, nesse tipo de viagens é cumprir os limites e a viagem é muito, mas muito mais tranquila, não há preocupação com radares, com carros que vêm atrás de nós, não há atenção e tensão redrobrada. Já para não falar que depois da introdução dos GPS's percebeu-se perfeitamente que arriscar uma viagem em excesso de velocidade não se traduz em nada de extraordinário no tempo ganho.
Fiz algumas viagens a 120 km/h para a minha filha bebe dormir durante mais tempo e é muito mais stressante que ir a 150 km/h. A 150 km/h vais quase sempre a ultrapassar, a 120 km/h tens de estar constantemente a gerir quem te vem a ultrapassar e quem estás/queres ultrapassar.
Quanto às multas, é um risco, mas hoje em dia há ferramentas relativamente fiáveis. Cada um saberá de si.
- Likes 2
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
Vai de encontro ao que vou constatando. Juntando isso a situações de pico, como o caso destes eventos (Moto GP), e pode traduzir-se nalgumas horas a mais em deslocação.
Obrigado pelo elogio, tenho realmente um espírito jovem. Quanto às multas, a aparecer não seria a 1a nem a 2a. Mas não me parece que seja esse o âmbito do tópico.
- Likes 2
Comentário
-
Sair do autódromo, no dia de GP, com menos de 300km de autonomia num veículo de 4 rodas é simplesmente suicídio. A primeira hora e meia é passado em filas nos acessos, os primeiros 150-200km de autoestrada têm fila na faixa mais à direita na aproximação das estações de serviço para abastecer, centenas de carros a abastecer por hora. Quantos carregadores há para elétricos e de quanto tempo necessita cada um para abastecer?
Se forem como eu, um gajo com pressa e a ter que acordar na segunda de manhã para ir trabalhar, nem sequer vos vai passar pela cabeça enfiarem-se num carro elétrico num dia desses para fazer os 500 e tal kms de viagem de volta, que costumo completar em cerca de 5 horas, desde que entro na AE.Editado pela última vez por LuisPedro; 04 April 2024, 14:27.
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
Chegas com 10% ao autódromo e depois carregas onde para voltar para cima?
Sair do autódromo, no dia de GP, com menos de 300km de autonomia num veículo de 4 rodas é simplesmente suicídio. A primeira hora e meia é passado em filas nos acessos, os primeiros 150-200km de autoestrada têm fila na faixa mais à direita na aproximação das estações de serviço para abastecer, centenas de carros a abastecer por hora. Quantos carregadores há para elétricos e de quanto tempo necessita cada um para abastecer?
Se forem como eu, um gajo com pressa e a ter que acordar na segunda de manhã para ir trabalhar, nem sequer vos vai passar pela cabeça enfiarem-se num carro elétrico num dia desses para fazer os 500 e tal kms de viagem de volta.
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
Chegas com 10% ao autódromo e depois carregas onde para voltar para cima?
Sair do autódromo, no dia de GP, com menos de 300km de autonomia num veículo de 4 rodas é simplesmente suicídio. A primeira hora e meia é passado em filas nos acessos, os primeiros 150-200km de autoestrada têm fila na faixa mais à direita na aproximação das estações de serviço para abastecer, centenas de carros a abastecer por hora. Quantos carregadores há para elétricos e de quanto tempo necessita cada um para abastecer?
Se forem como eu, um gajo com pressa e a ter que acordar na segunda de manhã para ir trabalhar, nem sequer vos vai passar pela cabeça enfiarem-se num carro elétrico num dia desses para fazer os 500 e tal kms de viagem de volta.
Mas era viagem que eu faria no a combustível.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostVi mal, isto ainda é novo para mim
Esses 37% do autódromo a almodôvar gastas nas filas, com AC, até à entrada da AE. E quando chegares a Almodôvar, onde está o carregador livre?
- Likes 2
Comentário
-
Originalmente Colocado por omerta Ver Post
O pára-arranca é o ideal para eléctricos, não é como num ICE. Tens 6 carregadores ultra-rápidos da Ionity em Almodôvar, não sendo perfeito, torna a coisa gerível.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
...
Sair do autódromo, no dia de GP, com menos de 300km de autonomia num veículo de 4 rodas é simplesmente suicídio. A primeira hora e meia é passado em filas nos acessos, os primeiros 150-200km de autoestrada têm fila na faixa mais à direita na aproximação das estações de serviço para abastecer, centenas de carros a abastecer por hora. Quantos carregadores há para elétricos e de quanto tempo necessita cada um para abastecer?
Se forem como eu, um gajo com pressa e a ter que acordar na segunda de manhã para ir trabalhar, nem sequer vos vai passar pela cabeça enfiarem-se num carro elétrico num dia desses para fazer os 500 e tal kms de viagem de volta, que costumo completar em cerca de 5 horas, desde que entro na AE.
A área de serviço do Montijo (A13) ainda tinha filas para abastecer e carros a carregar. Neste caso, se até compreendo quem não tem alternativa (EV), não consigo perceber a malta dos ICE.
Este foi um exemplo, mas como este há outros em que o compromisso está lá, e facilmente se perde uma hora. O meu ponto é só provar que inconvenientes são e serão sempre inconvenientes. Se possuem hábitos de deslocação em que não se deparam com as limitações, óptimo... mas elas estão lá, tal como estava uma boa parte do mundo para lá do Cabo das Tormentas.
Isto escrito por quem já esteve a sair de casa para ir ao stand comprar um EV (só para um percurso específico), e que ainda há 2 semanas levou uma amiga a comprar um TMY (apesar de ter aconselhado o TM3LR).
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário