Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Tá bem, tá... Quantas vezes venho do Porto a >150 para meter os putos a horas nas actividades.
    Então mas o que te impede de fazer isso com um elétrico? Presumo que as atividades sejam perto de casa, ou vais levar os miudos para actividades em Lisboa? Aí sim, não deve haver muitos elétricos que façam Porto-Lisboa a 150km/h sem ter de parar para carregar

    Comentário


      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post

      Então mas o que te impede de fazer isso com um elétrico? Presumo que as atividades sejam perto de casa, ou vais levar os miudos para actividades em Lisboa? Aí sim, não deve haver muitos elétricos que façam Porto-Lisboa a 150km/h sem ter de parar para carregar
      Não é Porto-LX, mas a distância é similar. Até porque quando refiro Porto, refiro na realidade o Vale do Ave e aí a distância até é maior.

      O que me espanta é quererem fazer crer os outros que as adversidades são afinal pontos positivos. Demoram mais uma hora, mas é tranquilo porque dá para estar no Facebook... mais uma hora numa viagem que normalmente demora 5h é ineficiência, é menos meia hora de sono, por exemplo.





      Comentário


        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

        Não é Porto-LX, mas a distância é similar. Até porque quando refiro Porto, refiro na realidade o Vale do Ave e aí a distância até é maior.

        O que me espanta é quererem fazer crer os outros que as adversidades são afinal pontos positivos. Demoram mais uma hora, mas é tranquilo porque dá para estar no Facebook... mais uma hora numa viagem que normalmente demora 5h é ineficiência, é menos meia hora de sono, por exemplo.




        You must be new here.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

          You must be new here.
          Nah... mas de vez em quando é preciso relembrar a malta que nem todos comemos gelados com a testa 😎

          Comentário


            Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
            Este ano a viagem para o Algarve vai voltar a dar notícias. Desta vez muito mais impacto. Eu vou para o Algarve a 100 e carrego só no destino, já decidi... As coisas vão complicar em Julho e Agosto. Os SUCs estão sempre cheios e o Alentejo também vai ter poucas alternativas mobie para a explosão de vendas de VE que houve.
            Muito mais que as limitações dos carros, vai se notar a limitação da rede, o que é normal, criar infraestruturas, e ficará resolvido em mais alguns meses.
            Poucas alternativas? Yeah right... Se ainda me dissesses que no caso dos Tesla é estúpido que só tenham em consideração os SUC aquando o planeamento da viagem no navegador até percebo, agora falta de alternativas não há, provavelmente tem é de se fazer como quando se vai aos SuC e sair da A2/whatever e ir procurar um continente, Lidl, burguer King, McDonald's, etc.

            Felizmente sou daqueles que passa bem sem idas para o Allgarve(detesto confusão) mas até tinha curiosidade em fazer essa viagem nessas alturas para ver "o drama, o horror" como dizia o outro.

            Comentário


              Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
              Penso que há privados com vontade, a energia solar tem muito mais retorno se a gastares do que se a venderes à rede.
              ​​​​​​
              Alguém que consiga meter uns quantos carregadores ultra rápidos perto de saídas da A2 com muito suporte solar e até algum eólico se for viável na zona, saca umas coroas valentes.
              Há projetos que vão/estão a acontecer, e que vão revolucionar a mobilidade elétrica.

              https://www.youtube.com/watch?v=xcgkTm2OzQo

              Vão ser instalados equipamentos a partir das Linhas MAT da REN ao lado das AE, por exemplo.

              É apenas uma questão de quando, mas as coisas estão a acontecer.

              Posso dizer que está prevista para 2024 a instalação em duas instalações da REN, que serão os primeiros a ser instalados depois do projeto piloto inicial.

              E que a REN já estabeleceu uma parceria para a massificação.

              https://www.ren.pt/pt-pt/media/notic...a-rede-speed-e

              " A parceria entre a REN e a Atlante dará origem às primeiras estações de carregamento de veículos elétricos a nível mundial alimentadas diretamente a partir de linhas de Muito Alta Tensão."

              " A rede da Atlante está espalhada por Itália, França, Espanha e Portugal. Com mais de 3.500 pontos de carregamento operacionais e em construção nos quatro países, a empresa tem como objetivo desenvolver a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido do sul da Europa: quer instalar 5.000 pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos até 2025 e mais de 35.000 até 2030.

              "Ao permitir a ligação direta à rede de transporte, esta solução abre caminho à expansão das infraestruturas de carregamento para locais onde esta esteja presente, além de fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos", explica a REN em comunicado, sublinhando que em Portugal isto representa uma extensão de aproximadamente 9.000 km.​ "

              https://www.jornaldenegocios.pt/empr...de-alta-tensao
              Editado pela última vez por lelo1520; 04 April 2024, 10:08.

              Comentário


                Essa questão das viagens mais longas é algo que afasta muitos compradores dos veículos elétricos, e eu percebo bem os motivos, porque tenho as mesmas dúvidas.

                Eu normalmente faço viagens pequenas / médias, mas lá aparece um fim de semana em que quero ir a um sítio mais longe e não posso (ou não quero) depender de carregamentos que nem sei se estão disponíveis. Um bom exemplo disso foi há cerca de 1 mês quando fui do Porto ao Norte de Espanha e voltei no mesmo dia. Foram 500 e tal KM, e seria impensável fazer esta viagem com paragens para carregamentos pelo meio, com mais um outro carro a acompanhar.

                Uma das soluções temporárias para quem tem apenas veículos elétricos e faz poucas viagens longas, é alugar um carro quando vai de férias / fim de semana. Se a poupança energética do elétrico for assim tão alta, não é certamente o aluguer esporádico de um carro que vai fazer grande diferença no cenário final.



                Comentário


                  Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                  Os elétricos têm o seu espaço e posso dizer que gostaria de ter um, mas como único carro ainda não estou preparado.

                  Estava aqui a rever fotos e há 1 mês fiz 603km em 5h32, em que parei logo ao início por cerca de 5min só para ir ao WC e já mais no final parei para abastecer porque iniciei a viagem com cerca de 60% de combustível no depósito. Nesta paragem foram 10-15min porque me obriguei a sair do carro para esticar as pernas e a comer qq coisa.

                  Eu ainda faço viagens deste género 2-3x/ano pelo que um elétrico acarretaria algum transtorno.
                  Com um EV para isso, juntavas o tempo perdido nessas paragens numa só a meio da viagem. Começando a viagem nos 100% fazias a viagem na boa pois a tua média está nos 110km/h.
                  E nem precisas dos EVs mais eficientes para isso (o meu está longe de ser dos mais eficientes).
                  Se tivesses um Hyundai/KIA então despachavas isso mais rápido.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post



                    É preciso contorcionismo para transformar um retrocesso civilizacional, em algo prazeroso. É menos uma hora com a família, por exemplo.

                    A comodidade que foi fazer Ribatejo Sul - Portimão (AIA) - Ribatejo Sul, sempre que possível nos 160 km/h, sem atestar ou sequer parar, quanto mais estar a ver electrões a entrar. Não pude deixar de reparar nas bombas e postos de carregamento todos ocupados nas áreas de serviço, pela A2 acima. Isto com duas crianças de 5 e 8 anos no carro.
                    Pois, com duas crianças no carro eu de certeza que não ia a 160km/h. Já não me sinto confortável a mais de 150km/h. Mas isso são riscos e opções de cada um. Prefiro sair 10 minutos mais cedo e conduzir com mais calma e cautela.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                      Pois, com duas crianças no carro eu de certeza que não ia a 160km/h. Já não me sinto confortável a mais de 150km/h. Mas isso são riscos e opções de cada um. Prefiro sair 10 minutos mais cedo e conduzir com mais calma e cautela.
                      Quando faço estas deslocações, principalmente em lazer, acabo sempre por tentar comparar como seria com um eléctrico, e este caso foi paradigmático. Moro a 290 km do AIA e a única hipótese seria carregar antes de chegar, já que lá não seria viável, porque tinha que ir para um parque que tivesse carregadores, que teriam que estar disponíveis e teria que vir desligar a meio da prova, senão a conta upa, upa... Para cima a coisa é ainda mais complicada, dado que naquele cenário todas as AS estavam ao "rubro". Há aqui demasiadas ineficiências...

                      Pergunta sincera, como procedias neste caso?

                      PS: Vou analisando estes cenários porque sei que é uma questão de tempo até só ter EV para escolher, como carro de serviço com uso pessoal incluído.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                        Essa questão das viagens mais longas é algo que afasta muitos compradores dos veículos elétricos, e eu percebo bem os motivos, porque tenho as mesmas dúvidas.

                        Eu normalmente faço viagens pequenas / médias, mas lá aparece um fim de semana em que quero ir a um sítio mais longe e não posso (ou não quero) depender de carregamentos que nem sei se estão disponíveis. Um bom exemplo disso foi há cerca de 1 mês quando fui do Porto ao Norte de Espanha e voltei no mesmo dia. Foram 500 e tal KM, e seria impensável fazer esta viagem com paragens para carregamentos pelo meio, com mais um outro carro a acompanhar.

                        Uma das soluções temporárias para quem tem apenas veículos elétricos e faz poucas viagens longas, é alugar um carro quando vai de férias / fim de semana. Se a poupança energética do elétrico for assim tão alta, não é certamente o aluguer esporádico de um carro que vai fazer grande diferença no cenário final.


                        Tenho feito Viana do Castelo - Lisboa - Viana do Castelo (780 km) no mesmo dia, e gere-se bem a coisa, com apenas uma paragem para cada lado.

                        É tão cómodo como um veículo a combustão: não, mas também não é o fim do mundo. Um benefício indirecto é que passas a ter zero preocupações com radares...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                          Quando faço estas deslocações, principalmente em lazer, acabo sempre por tentar comparar como seria com um eléctrico, e este caso foi paradigmático. Moro a 290 km do AIA e a única hipótese seria carregar antes de chegar, já que lá não seria viável, porque tinha que ir para um parque que tivesse carregadores, que teriam que estar disponíveis e teria que vir desligar a meio da prova, senão a conta upa, upa... Para cima a coisa é ainda mais complicada, dado que naquele cenário todas as AS estavam ao "rubro". Há aqui demasiadas ineficiências...

                          Pergunta sincera, como procedias neste caso?

                          PS: Vou analisando estes cenários porque sei que é uma questão de tempo até só ter EV para escolher, como carro de serviço com uso pessoal incluído.
                          Até teres a infraestrutura adequada (que poderá nunca existir) nunca irá ser tão prático e cómodo como num ICE.

                          Nesse caso específico terias sempre que carregar antes e após chegar ao destino.

                          image.png

                          Comentário


                            O ponto de vista de um new user de eléctrico.

                            Aceito todos os argumentos, menos o de andar a 150km/h na autoestrada. Fazer 300/400/500km a 150km/h é pedir por favor para ser multado. Isso é coisa da juventude, pela qual também passei, até à 1ª multa de excesso de velocidade, depois disso, nesse tipo de viagens é cumprir os limites e a viagem é muito, mas muito mais tranquila, não há preocupação com radares, com carros que vêm atrás de nós, não há atenção e tensão redrobrada. Já para não falar que depois da introdução dos GPS's percebeu-se perfeitamente que arriscar uma viagem em excesso de velocidade não se traduz em nada de extraordinário no tempo ganho.

                            Eu ainda não carreguei fora de casa, mas não me sinto confortável em fazer uma viagem em que tenha de carregar mais do que 1x no mesmo dia. Isto traduz-se no meu caso na possibilidade de fazer viagens de ~500/600km, o que para a realidade de Portugal é aceitável e vou praticamente a todo o lado com 30/60m de carregamento pelo meio da viagem. Mais do que isso uso o carro a combustível, o que prevejo que aconteça provavelmente menos que 1x por ano. Para quem não tem 2º carro e faz viagens destas mais que 1x por ano, aceito perfeitamente que pense 2x na praticabilidade do carro eléctrico.
                            Não é a última bolacha no pacote, mas não é de todo bicho de 7 cabeças que alguns fazem.
                            Agora, pelo pouco tempo de uso, para já só posso dizer que para 9x% do meu uso é espectacular, a condução é muito melhor que o meu a combustível (manual), o carro não pede pressas, pede que se conduza com tranquilidade (esta só os condutores de eléctricos poderão eventualmente perceber) e ao final de 1 mês, quando percebemos que já não nos lembramos a última vez que fomos ao posto de combustível e ouvimos nas noticias que os preços para a próxima semana vao subir é a cereja no topo do bolo.
                            Eu não teria coragem de comprar um eléctrico se não o pudesse carregar em casa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por omerta Ver Post

                              Tenho feito Viana do Castelo - Lisboa - Viana do Castelo (780 km) no mesmo dia, e gere-se bem a coisa, com apenas uma paragem para cada lado.

                              É tão cómodo como um veículo a combustão: não, mas também não é o fim do mundo. Um benefício indirecto é que passas a ter zero preocupações com radares...
                              Eu fiz 800 e pouco no mesmo dia e nunca esperei pelo carro pois as paragens coincidam sempre ou com a necessidade de algum dos passageiros de ir ao WC, ou com paragens previamente previstas para comer, passear, etc.
                              Originalmente Colocado por omerta Ver Post

                              Até teres a infraestrutura adequada (que poderá nunca existir) nunca irá ser tão prático e cómodo como num ICE.

                              Nesse caso específico terias sempre que carregar antes e após chegar ao destino.

                              image.png
                              E isso só a usar os SuC o que para mim é um erro nesse tipo de viagem(muita afluência), além de que nem todos têm Tesla

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                Eu fiz 800 e pouco no mesmo dia e nunca esperei pelo carro pois as paragens coincidam sempre ou com a necessidade de algum dos passageiros de ir ao WC, ou com paragens previamente previstas para comer, passear, etc.E isso só a usar os SuC o que para mim é um erro nesse tipo de viagem(muita afluência), além de que nem todos têm Tesla
                                Versão não-Tesla:

                                image.png

                                Carregamento nas Ionity pagam-se bem, mas tudo o resto implica desvios e/ou carregamentos morosos.
                                Editado pela última vez por omerta; 04 April 2024, 12:33.

                                Comentário




                                  Originalmente Colocado por omerta Ver Post

                                  Até teres a infraestrutura adequada (que poderá nunca existir) nunca irá ser tão prático e cómodo como num ICE.

                                  Nesse caso específico terias sempre que carregar antes e após chegar ao destino.

                                  image.png

                                  Vai de encontro ao que vou constatando. Juntando isso a situações de pico, como o caso destes eventos (Moto GP), e pode traduzir-se nalgumas horas a mais em deslocação.


                                  Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                                  O ponto de vista de um new user de eléctrico.

                                  Aceito todos os argumentos, menos o de andar a 150km/h na autoestrada. Fazer 300/400/500km a 150km/h é pedir por favor para ser multado. Isso é coisa da juventude,
                                  Obrigado pelo elogio, tenho realmente um espírito jovem. Quanto às multas, a aparecer não seria a 1a nem a 2a. Mas não me parece que seja esse o âmbito do tópico.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                    Este ano a viagem para o Algarve vai voltar a dar notícias. Desta vez muito mais impacto. Eu vou para o Algarve a 100 e carrego só no destino, já decidi... As coisas vão complicar em Julho e Agosto. Os SUCs estão sempre cheios e o Alentejo também vai ter poucas alternativas mobie para a explosão de vendas de VE que houve.
                                    Muito mais que as limitações dos carros, vai se notar a limitação da rede, o que é normal, criar infraestruturas, e ficará resolvido em mais alguns meses.
                                    se for um carro moderno (segmento B/C) a gasolina /diesel, sem AC ligado a 100km/h em AE para o Algarve... deve gastar uns 4L/100 = 6-7€/100km


                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                                      se for um carro moderno (segmento B/C) a gasolina /diesel, sem AC ligado a 100km/h em AE para o Algarve... deve gastar uns 4L/100 = 6-7€/100km

                                      O meu golf carrinha a gasolina se for a essa velocidade deve gastar uns 3,5l-4/100 km

                                      Porque ª velocidade é constante, tudo plano e em descidas/ligeira inclinação favorável o motor desliga
                                      Editado pela última vez por JN1984; 04 April 2024, 13:28.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                                        O ponto de vista de um new user de eléctrico.

                                        Aceito todos os argumentos, menos o de andar a 150km/h na autoestrada. Fazer 300/400/500km a 150km/h é pedir por favor para ser multado. Isso é coisa da juventude, pela qual também passei, até à 1ª multa de excesso de velocidade, depois disso, nesse tipo de viagens é cumprir os limites e a viagem é muito, mas muito mais tranquila, não há preocupação com radares, com carros que vêm atrás de nós, não há atenção e tensão redrobrada. Já para não falar que depois da introdução dos GPS's percebeu-se perfeitamente que arriscar uma viagem em excesso de velocidade não se traduz em nada de extraordinário no tempo ganho.
                                        Nao concordo.

                                        Fiz algumas viagens a 120 km/h para a minha filha bebe dormir durante mais tempo e é muito mais stressante que ir a 150 km/h. A 150 km/h vais quase sempre a ultrapassar, a 120 km/h tens de estar constantemente a gerir quem te vem a ultrapassar e quem estás/queres ultrapassar.

                                        Quanto às multas, é um risco, mas hoje em dia há ferramentas relativamente fiáveis. Cada um saberá de si.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post




                                          Vai de encontro ao que vou constatando. Juntando isso a situações de pico, como o caso destes eventos (Moto GP), e pode traduzir-se nalgumas horas a mais em deslocação.




                                          Obrigado pelo elogio, tenho realmente um espírito jovem. Quanto às multas, a aparecer não seria a 1a nem a 2a. Mas não me parece que seja esse o âmbito do tópico.
                                          Não diria que seja um espírito jovem...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por omerta Ver Post

                                            Versão não-Tesla:

                                            image.png

                                            Carregamento nas Ionity pagam-se bem, mas tudo o resto implica desvios e/ou carregamentos morosos.
                                            Chegas com 10% ao autódromo e depois carregas onde para voltar para cima?

                                            Sair do autódromo, no dia de GP, com menos de 300km de autonomia num veículo de 4 rodas é simplesmente suicídio. A primeira hora e meia é passado em filas nos acessos, os primeiros 150-200km de autoestrada têm fila na faixa mais à direita na aproximação das estações de serviço para abastecer, centenas de carros a abastecer por hora. Quantos carregadores há para elétricos e de quanto tempo necessita cada um para abastecer?

                                            Se forem como eu, um gajo com pressa e a ter que acordar na segunda de manhã para ir trabalhar, nem sequer vos vai passar pela cabeça enfiarem-se num carro elétrico num dia desses para fazer os 500 e tal kms de viagem de volta, que costumo completar em cerca de 5 horas, desde que entro na AE.
                                            Editado pela última vez por LuisPedro; 04 April 2024, 14:27.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                              Chegas com 10% ao autódromo e depois carregas onde para voltar para cima?

                                              Sair do autódromo, no dia de GP, com menos de 300km de autonomia num veículo de 4 rodas é simplesmente suicídio. A primeira hora e meia é passado em filas nos acessos, os primeiros 150-200km de autoestrada têm fila na faixa mais à direita na aproximação das estações de serviço para abastecer, centenas de carros a abastecer por hora. Quantos carregadores há para elétricos e de quanto tempo necessita cada um para abastecer?

                                              Se forem como eu, um gajo com pressa e a ter que acordar na segunda de manhã para ir trabalhar, nem sequer vos vai passar pela cabeça enfiarem-se num carro elétrico num dia desses para fazer os 500 e tal kms de viagem de volta.
                                              Chegas ao Autódromo com 50%, os 10% é ao chegar a casa.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                                Chegas com 10% ao autódromo e depois carregas onde para voltar para cima?

                                                Sair do autódromo, no dia de GP, com menos de 300km de autonomia num veículo de 4 rodas é simplesmente suicídio. A primeira hora e meia é passado em filas nos acessos, os primeiros 150-200km de autoestrada têm fila na faixa mais à direita na aproximação das estações de serviço para abastecer, centenas de carros a abastecer por hora. Quantos carregadores há para elétricos e de quanto tempo necessita cada um para abastecer?

                                                Se forem como eu, um gajo com pressa e a ter que acordar na segunda de manhã para ir trabalhar, nem sequer vos vai passar pela cabeça enfiarem-se num carro elétrico num dia desses para fazer os 500 e tal kms de viagem de volta.
                                                Não. Chega com 50%.

                                                Mas era viagem que eu faria no a combustível.

                                                Comentário


                                                  Mas claro, isto implica perder, na melhor das hipóteses, 1h10 minutos em carregamentos.

                                                  Comentário


                                                    Vi mal, isto ainda é novo para mim

                                                    Esses 37% do autódromo a almodôvar gastas nas filas, com AC, até à entrada da AE. E quando chegares a Almodôvar, onde está o carregador livre?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                      Vi mal, isto ainda é novo para mim

                                                      Esses 37% do autódromo a almodôvar gastas nas filas, com AC, até à entrada da AE. E quando chegares a Almodôvar, onde está o carregador livre?
                                                      Eia, isso agora já só é vontade de ser do contra.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                        Vi mal, isto ainda é novo para mim

                                                        Esses 37% do autódromo a almodôvar gastas nas filas, com AC, até à entrada da AE. E quando chegares a Almodôvar, onde está o carregador livre?
                                                        O pára-arranca é o ideal para eléctricos, não é como num ICE. Tens 6 carregadores ultra-rápidos da Ionity em Almodôvar, não sendo perfeito, torna a coisa gerível.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

                                                          Eia, isso agora já só é vontade de ser do contra.
                                                          Já alguma vez foste ao autódromo em dia de GP? A quantidade de trânsito e os milhares de veículos com necessidade de abastecer?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por omerta Ver Post

                                                            O pára-arranca é o ideal para eléctricos, não é como num ICE. Tens 6 carregadores ultra-rápidos da Ionity em Almodôvar, não sendo perfeito, torna a coisa gerível.
                                                            6 carregadores? Se dos mais de 10.000 carros que lá estiveram, 50 deles forem elétricos que necessitem de carregar em almodôvar, quanto tempo o quinquagésimo tem de esperar para chegar à sua vez?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                                              ...

                                                              Sair do autódromo, no dia de GP, com menos de 300km de autonomia num veículo de 4 rodas é simplesmente suicídio. A primeira hora e meia é passado em filas nos acessos, os primeiros 150-200km de autoestrada têm fila na faixa mais à direita na aproximação das estações de serviço para abastecer, centenas de carros a abastecer por hora. Quantos carregadores há para elétricos e de quanto tempo necessita cada um para abastecer?

                                                              Se forem como eu, um gajo com pressa e a ter que acordar na segunda de manhã para ir trabalhar, nem sequer vos vai passar pela cabeça enfiarem-se num carro elétrico num dia desses para fazer os 500 e tal kms de viagem de volta, que costumo completar em cerca de 5 horas, desde que entro na AE.
                                                              O pessoal não está a ver bem o caos que é aquilo. 1h30 estive eu parado no Parque B (frente à bancada da recta da meta. De qualquer forma, a autonomia pouco sofre nesta situação.

                                                              A área de serviço do Montijo (A13) ainda tinha filas para abastecer e carros a carregar. Neste caso, se até compreendo quem não tem alternativa (EV), não consigo perceber a malta dos ICE.

                                                              Este foi um exemplo, mas como este há outros em que o compromisso está lá, e facilmente se perde uma hora. O meu ponto é só provar que inconvenientes são e serão sempre inconvenientes. Se possuem hábitos de deslocação em que não se deparam com as limitações, óptimo... mas elas estão lá, tal como estava uma boa parte do mundo para lá do Cabo das Tormentas.

                                                              Isto escrito por quem já esteve a sair de casa para ir ao stand comprar um EV (só para um percurso específico), e que ainda há 2 semanas levou uma amiga a comprar um TMY (apesar de ter aconselhado o TM3LR).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X