Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
    E com o A/C ligado
    Obviamente.

    Mas a sério, numa paragem técnica num posto de carga rápida, quanto consegue carregar em 10-15 minutos, por exemplo?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Obviamente.

      Mas a sério, numa paragem técnica num posto de carga rápida, quanto consegue carregar em 10-15 minutos, por exemplo?
      E o auto Rádio também, deve roubar uns 5 metros de autonomia. [emoji16]

      As contas são fáceis de fazer. Vou pegar no exemplo de um Hyundai Ioniq que a 120kmh gasta cerca de 14kwh aos 100km. O posto carrega a 50kw por hora, logo 25kwh em 30 minutos e 12,5kwh em 15 minutos. A cada 15 minutos recuperas mais de 40% de carga.

      O que altera as contas, acima dos 80% o Ioniq reduz a velocidade de carga. O Ioniq também permite cargas a 70kw, coisa que ainda não existe em Portugal.
      Quando houver dados fiáveis sobre o novo Leaf eu coloco por aqui.

      Comentário


        Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
        E o auto Rádio também, deve roubar uns 5 metros de autonomia. [emoji16]

        As contas são fáceis de fazer. Vou pegar no exemplo de um Hyundai Ioniq que a 120kmh gasta cerca de 14kwh aos 100km. O posto carrega a 50kw por hora, logo 25kwh em 30 minutos e 12,5kwh em 15 minutos. A cada 15 minutos recuperas mais de 40% de carga.

        O que altera as contas, acima dos 80% o Ioniq reduz a velocidade de carga. O Ioniq também permite cargas a 70kw, coisa que ainda não existe em Portugal.
        Quando houver dados fiáveis sobre o novo Leaf eu coloco por aqui.
        Esse dado vem da marca?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
          Esse dado vem da marca?
          Não, é de particulares. Um amigo tem 1.

          Há este comparativo na net que dá um consumo de 17kwh. A diferença é que foi feito na Noruega com temperatura muito próxima de 0.

          Comentário


            E dados desses a 120 km/h para o Leaf existem? Para 1ª e agora a 2ª geração.

            Comentário


              Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
              E o auto Rádio também, deve roubar uns 5 metros de autonomia. [emoji16]

              As contas são fáceis de fazer. Vou pegar no exemplo de um Hyundai Ioniq que a 120kmh gasta cerca de 14kwh aos 100km. O posto carrega a 50kw por hora, logo 25kwh em 30 minutos e 12,5kwh em 15 minutos. A cada 15 minutos recuperas mais de 40% de carga.

              O que altera as contas, acima dos 80% o Ioniq reduz a velocidade de carga. O Ioniq também permite cargas a 70kw, coisa que ainda não existe em Portugal.
              Quando houver dados fiáveis sobre o novo Leaf eu coloco por aqui.
              Bom, isso é interessante. Com 20 minutos de carga consegue-se mais uns 100kms de autonomia para desenrascar.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Bom, isso é interessante. Com 20 minutos de carga consegue-se mais uns 100kms de autonomia para desenrascar.
                Eu disse-te: um café e uma mija [emoji16]

                Comentário


                  Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                  50kw por hora
                  Vamos lá esclarecer.

                  Joule (J) é a unidade de energia. Façamos a analogia à distância, o joule é como o metro.

                  Então se tivermos joule por segundo (J/s), temos a velocidade com que gastamos energia, é como dizer metro por segundo (m/s).

                  Acontece que um joule por segundo (1 J/s) corresponde a 1 watt (1 W).


                  Se eu andar a 100 km/h durante uma hora, faço 100 km. Isto é, 100 km/h × 1 h = 100 km/h×h = 100 km.

                  Repararam? Temos quilómetros por hora, ao multiplicar por horas, ficamos com quilómetros, a distância percorrida.


                  Então se tivermos 100 J/s, ou seja 100 W, durante uma hora, temos de multiplicar por horas, ou seja, 100 W × 1 h = 100 (W × h) = 100 Wh.

                  Watt-hora! Não existe watt por hora. 1 watt já é 1 joule por segundo, não faz sentido 1 joule por segundo por hora.

                  O que temos é:

                  watt = joule/segundos
                  - velocidade a que consumimos energia
                  watt-hora = joules
                  - energia consumida

                  Isto pode ser confuso, mas pensem na analogia:

                  velocidade (km/h) = potencia (W)
                  distância (km) = energia (Wh)

                  Quando andam a 100 km/h durante uma hora, não andam "100 km/h por hora", andam 100 km, 100 km/h vezes uma hora.

                  Portanto se consome 100 W durante uma hora, não consome 100 W por hora, consome 100 Wh, 100 W vezes uma hora.
                  Editado pela última vez por rppm; 28 November 2017, 21:36.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                    Vamos lá esclarecer.

                    Joule (J) é a unidade de energia. Façamos a analogia à distância, o joule é como o metro.

                    Então se tivermos joule por segundo (J/s), temos a velocidade com que gastamos energia, é como dizer metro por segundo (m/s).

                    Acontece que um joule por segundo (1 J/s) corresponde a 1 watt (1 W).


                    Se eu andar a 100 km/h durante uma hora, faço 100 km. Isto é, 100 km/h × 1 h = 100 km/h×h = 100 km.

                    Repararam? Temos quilómetros por hora, ao multiplicar por horas, ficamos com quilómetros, a distância percorrida.


                    Então se tivermos 100 J/s, ou seja 100 W, durante uma hora, temos de multiplicar por horas, ou seja, 100 W × 1 h = 100 (W × h) = 100 Wh.

                    Watt-hora! Não existe watt por hora. 1 watt já é 1 joule por segundo, não faz sentido 1 joule por segundo por hora.

                    O que temos é:

                    watt = joule/segundos
                    - velocidade a que consumimos energia
                    watt-hora = joules
                    - energia consumida

                    Isto pode ser confuso, mas pensem na analogia:

                    velocidade (km/h) = potencia (W)
                    distância (km) = energia (Wh)

                    Quando andam a 100 km/h durante uma hora, não andam "100 km/h por hora", andam 100 km, 100 km/h vezes uma hora.

                    Portanto se consome 100 W durante uma hora, não consome 100 W por hora, consome 100 Wh, 100 W vezes uma hora.
                    Obrigado rppm
                    Eu percebo. Foi erro meu que estava a falar de potência. O "por hora" deve ser ignorado nessa mensagem.

                    Comentário


                      http://tek.sapo.pt/noticias/negocios...0-novos-postos

                      Para aqueles que sofrem de "range anxiety" [emoji3]

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                        http://tek.sapo.pt/noticias/negocios...0-novos-postos

                        Para aqueles que sofrem de "range anxiety" [emoji3]
                        E nenhum para Portugal, somos uns rotos mesmo...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                          E nenhum para Portugal, somos uns rotos mesmo...
                          [emoji117] http://www.aquelamaquina.pt/tome-not..._medium=Social

                          Comentário


                            Enquanto não se começar a pagar não esperem grandes novidades neste campo.

                            Já falam no início do próximo ano.

                            Comentário


                              Já alguém dizia que temos eletricidade suficiente para os carros elétricos, basta deixar de refinar combustíveis...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                Boas a todos. Ando a ver os BMW i3 com extensor de autonomia, sabem se com extensor paga IUC e se tem direito a estacionamento com o tal autocolante verde da EMEL de 10€ na cidade?

                                Queria um A6, tenho actualmente um A4, mas já não consigo justificar as despesas com a manutenção de outro TDI em casa, mas um eléctrico puro sem extensor para mim não dá, o preço de aquisição é igual mas a manutenção muito inferior.
                                Alguém?

                                Comentário


                                  Pagas IUC, sim...

                                  Quanto ao estacionamento, creio que sim, tens acesso..

                                  Com o novo Leaf à porta, com a rede de PCR actual, não creio que se justifique o preço de um BMW com extensor de autonomia acrescido do IUC e uma manutenção mais cara...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                    Pagas IUC, sim...

                                    Quanto ao estacionamento, creio que sim, tens acesso..

                                    Com o novo Leaf à porta, com a rede de PCR actual, não creio que se justifique o preço de um BMW com extensor de autonomia acrescido do IUC e uma manutenção mais cara...
                                    Sim, basicamente é por aí. 380kms de autonomia e uma boa rede de PCR e a coisa já fica mais "tranquila".

                                    Comentário


                                      Eu tenho um REX, não te metas nisso, pelo preço que pagas por um REX em segunda mão compras um LEAF 2018, nem vale a pena perder muito tempo com isso.
                                      IUC é 100€
                                      REX se for como eu, em 10mil km usei 16 litros de gasolina... ou seja, completamente desnecessário.

                                      Eu só foi para REX, porque sou da zona centro, e por aqui não há nada de PCR nem PCN, tive mesmo de ir para REX para não correr riscos.
                                      Zonas de LX e Porto nem vale a pena pensar muito no assunto, é encomendar já o Leaf 2018 que está com bom preço de lançamento.

                                      Comentário


                                        Tópico dos carros eléctricos

                                        Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                        Eu tenho um REX, não te metas nisso, pelo preço que pagas por um REX em segunda mão compras um LEAF 2018, nem vale a pena perder muito tempo com isso.
                                        IUC é 100€
                                        REX se for como eu, em 10mil km usei 16 litros de gasolina... ou seja, completamente desnecessário.

                                        Eu só foi para REX, porque sou da zona centro, e por aqui não há nada de PCR nem PCN, tive mesmo de ir para REX para não correr riscos.
                                        Zonas de LX e Porto nem vale a pena pensar muito no assunto, é encomendar já o Leaf 2018 que está com bom preço de lançamento.
                                        Eu também tenho um REx e preciso bem dele, faço deslocações diárias de 90km e o extensor dá-me a margem necessitaria para fazer percursos adicionais a qualquer momento, mesmo viagens grandes - não esqueçamos que um i3 REx não está limitado pela infra-estrutura de carregamento, para ir daqui ao Tibete é só ir metendo gasolina...

                                        Claro que não é um carro pensado para road trips mas se tiver que as fazer, é só parar na bomba de 100 em 100kms.


                                        Sent from my iPhone using Tapatalk

                                        Comentário


                                          Obrigado pelas respostas. IUC não é caro. Sem REX para mim não dá, numa viagem a Viana obrigava a uma paragem de 30 minutos para carregar o carro e lá não tenho sitio para carga rápida nem ficava com autonomia para voltar. E vou lá pelo menos uma vez por mês.

                                          E se depois quero dar um passeio com a esposa e os miúdos até Vigo ou ao Gerês não tenho autonomia, por isso quero um.

                                          Com o Audi é só atestar que nem 5 minutos leva e dá para ir e vir e desse tempo não quero abdicar muito porque por vezes faço essa viagem de noite (caso de hoje).

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                                            Eu também tenho um REx e preciso bem dele, faço deslocações diárias de 90km e o extensor dá-me a margem necessitaria para fazer percursos adicionais a qualquer momento, mesmo viagens grandes - não esqueçamos que um i3 REx não está limitado pela infra-estrutura de carregamento, para ir daqui ao Tibete é só ir metendo gasolina...

                                            Claro que não é um carro pensado para road trips mas se tiver que as fazer, é só parar na bomba de 100 em 100kms.



                                            Sent from my iPhone using Tapatalk
                                            Cuidado com essas afirmações, o i3 a velocidades de AE (120km/h) não consegue repor a bateria, ou seja, consome sempre bateria mesmo com o REX ao máximo. De qualquer maneira testes feitos por um youtuber aponta para que consigas fazer cerca 500km com REX e bateria cheia (com abastecimentos pelo meio ), mas a media não fica mais baixa que um carro a gasolina de gama baixa.

                                            REX é mesmo para excepções.

                                            Se faz 90km diários, um i3 de 94Ah (33kW bateria) chega e sobra para esses receios.

                                            Se não quer perder tempo a carregar, meu conselho é não compre um eléctrico por enquanto, se não estamos mentalizados não vale a pena avançar pois vai-se arrepender depois.

                                            Um i3 a 130km/h com REX despacha um depósito num instante e ainda consome um bom bocado de bateria, e diga-se que 130km/h não é nada para algumas pessoas.

                                            Mais um contra, os REX tipicamente dão mais problemas, tem manutenções mais caras e a BMW não disponibiliza ugrades de bateria (pior coisa é esta mesmo)

                                            Comentário


                                              Para quem quer um i3 REX, mais vale ir para um hibrido plug-in.
                                              Um eléctrico com extensor de autonomia, é como andar com um gerador sempre dentro do carro, não faz sentido. Ou pelo menos não faz sentido na maior parte das situações.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                                Cuidado com essas afirmações, o i3 a velocidades de AE (120km/h) não consegue repor a bateria, ou seja, consome sempre bateria mesmo com o REX ao máximo. De qualquer maneira testes feitos por um youtuber aponta para que consigas fazer cerca 500km com REX e bateria cheia (com abastecimentos pelo meio ), mas a media não fica mais baixa que um carro a gasolina de gama baixa.

                                                REX é mesmo para excepções.

                                                Se faz 90km diários, um i3 de 94Ah (33kW bateria) chega e sobra para esses receios.

                                                Se não quer perder tempo a carregar, meu conselho é não compre um eléctrico por enquanto, se não estamos mentalizados não vale a pena avançar pois vai-se arrepender depois.

                                                Um i3 a 130km/h com REX despacha um depósito num instante e ainda consome um bom bocado de bateria, e diga-se que 130km/h não é nada para algumas pessoas.

                                                Mais um contra, os REX tipicamente dão mais problemas, tem manutenções mais caras e a BMW não disponibiliza ugrades de bateria (pior coisa é esta mesmo)
                                                Estou ciente das limitações e sim, o uso do REx é para excepções. No entanto, acho que ainda é o melhor dos dois mundos - autonomia suficiente para o dia-a-dia e paz de espírito se a coisa correr mal, e dependendo do estado actual da infra-estrutura de carregamentos em Portugal, a coisa vai mesmo correr mal.

                                                No futuro (creio próximo) será melhor.

                                                Quanto aos upgrades também acho que é o pior contra dos REx, mas também tenho a esperança que o after market tome conta disso daqui a uns dois ou três anos.


                                                Sent from my iPhone using Tapatalk

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                  Para quem quer um i3 REX, mais vale ir para um hibrido plug-in.
                                                  Um eléctrico com extensor de autonomia, é como andar com um gerador sempre dentro do carro, não faz sentido. Ou pelo menos não faz sentido na maior parte das situações.
                                                  Um PHEV não me permitiria andar no meu dia-a-dia apenas a electrões... pode não fazer sentido na maior parte das utilizações mas torna o i3 um carro mais flexível e poupado que qualquer PHEV.


                                                  Sent from my iPhone using Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    Tens PCR em Viana do Castelo sim.

                                                    Neste momento existem 45 PCR instalados e a funcionar.

                                                    Enviado do meu TA-1004 através de Tapatalk

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                                      .
                                                      Também não vamos exagerar... um segmento C a gasolina faz cerca de 40 miles per gallon...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                                        Cuidado com essas afirmações, o i3 a velocidades de AE (120km/h) não consegue repor a bateria, ou seja, consome sempre bateria mesmo com o REX ao máximo. De qualquer maneira testes feitos por um youtuber aponta para que consigas fazer cerca 500km com REX e bateria cheia (com abastecimentos pelo meio ), mas a media não fica mais baixa que um carro a gasolina de gama baixa.

                                                        REX é mesmo para excepções.

                                                        Se faz 90km diários, um i3 de 94Ah (33kW bateria) chega e sobra para esses receios.

                                                        Se não quer perder tempo a carregar, meu conselho é não compre um eléctrico por enquanto, se não estamos mentalizados não vale a pena avançar pois vai-se arrepender depois.

                                                        Um i3 a 130km/h com REX despacha um depósito num instante e ainda consome um bom bocado de bateria, e diga-se que 130km/h não é nada para algumas pessoas.

                                                        Mais um contra, os REX tipicamente dão mais problemas, tem manutenções mais caras e a BMW não disponibiliza ugrades de bateria (pior coisa é esta mesmo)
                                                        https://www.youtube.com/watch?v=DJ2aJWafcKM
                                                        Neste video, o I3 com rex power nao passa dos 100 kms/h...se for limitação, nao faz sentido falar de 130 nessa situaçao...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                          https://www.youtube.com/watch?v=DJ2aJWafcKM
                                                          Neste video, o I3 com rex power nao passa dos 100 kms/h...se for limitação, nao faz sentido falar de 130 nessa situaçao...
                                                          O i3 gere automaticamente a potência disponível consoante a carga existente na bateria... aí no vídeo ele deixou a bateria ir até ao limite mínimo onde o REx entra automaticamente, se o tivesse activado antes não sentiria perda de performance. Com apenas 6% (o tal limite mínimo) e ao ritmo a que vinha o REx não conseguia alimentar a bateria na mesma medida que estava a ser descarregada, logo toca a reduzir a performance para garantir que se chega ao destino... ainda que mais devagar.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Também não vamos exagerar... um segmento C a gasolina faz cerca de 40 miles per gallon...
                                                            Penso que está exagerado para os 2 lados. Um Ioniq também faz 30 milles com 6kwh.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                                                              Um PHEV não me permitiria andar no meu dia-a-dia apenas a electrões... pode não fazer sentido na maior parte das utilizações mas torna o i3 um carro mais flexível e poupado que qualquer PHEV.


                                                              Sent from my iPhone using Tapatalk
                                                              Um Ampera usado não seria melhor solução? Cerca de 80 kms elétricos e depois o motor a gasolina.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X