Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
    E os postes e linhas, centrais electricas, barragens, eolicas nasceram lá no sitio... Colocaram a semente e regaram com agua e elas nasceram.
    Sim claramente. Como digo, ambas as imagens carecem de veracidade, em termos de conteúdo.
    Mas pronto, aquele user só veio mesmo brincar ao "toca e foge" [emoji125][emoji12]

    Comentário


      Carro que só deita água pelo escape estreia entre nós

      http://observador.pt/2017/11/04/carr...eia-entre-nos/

      Comentário


        Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
        Eu diria que há razões para haver optimismo... eu ainda não tenho, mas quero ter


        Sent from my iPhone using Tapatalk
        Eu diria que após 4meses (e com bastante sol) de +1500W de instalação que é "fixe", tem se retorno ao fim de 4/5 anos, mas alimentar pipocas só em sonhos de quem não os tem, ou tem uma central fotovoltaica

        Instalações "domésticas" chegam para meia dúzia de electrodomésticos, agora carregar carros, só se for durante o fds

        Comentário


          São sempre os mesmos ignorantes neste fórum a desestabilizar e a vomitar desinformação em relação ao futuro das energias renováveis.

          Comentário


            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
            Eu diria que após 4meses (e com bastante sol) de +1500W de instalação que é "fixe", tem se retorno ao fim de 4/5 anos, mas alimentar pipocas só em sonhos de quem não os tem, ou tem uma central fotovoltaica

            Instalações "domésticas" chegam para meia dúzia de electrodomésticos, agora carregar carros, só se for durante o fds
            Convém não investir nos piores painéis do mercado (por serem baratos), assim como quem quer algo que faça realmente sentido tem de investir em baterias e numa ou duas eólicas.
            Não fazer isto é brincar aos painéis fotovoltaicos e depois vir dizer que não compensa!
            A culpa não é das energias renováveis mas da estupidez humana, que não sabe nem procura saber.

            Comentário


              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
              Eu diria que após 4meses (e com bastante sol) de +1500W de instalação que é "fixe", tem se retorno ao fim de 4/5 anos, mas alimentar pipocas só em sonhos de quem não os tem, ou tem uma central fotovoltaica

              Instalações "domésticas" chegam para meia dúzia de electrodomésticos, agora carregar carros, só se for durante o fds
              Já aqui foi discutido e demonstrado que dependendo da instalação, durante a maior parte do ano pode-se andar no dia-a-dia apenas com a produção de painéis fotovoltaicos. É um investimento que se paga ao fim de 5-6 anos, nos preços de hoje. Esses preços continuam a cair. A durabilidade do hardware é grande, muito além do break-even. A casa também é alimentada, e não apenas o automóvel. Haja forma de investir e espaço para o fazer e não há argumentos contra. E não é preciso um campo de futebol para os painéis: http://gilroys.ie/images/blog-ardfert-2013.jpg
              Ficheiros anexados

              Comentário


                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                Vejo muito optimismo, mas muito mesmo, em relação às reais capacidades de um painel fotovoltaico (actualmente)....caso para perguntar se por acaso os têm
                O meu pai tem, mas a instalação ainda foi no tempo dos bonificados.

                Mas como já referi aqui no forum a Produção dos painies (capacidade de 3300w), nos ultimos 15 dias de Julho e primeiros 15 de Agosto, davam para fazer mais de 5.000km com um Leaf, as contas foram feitas com a ultima factura que tinha disponível na altura, é certo que no inverno a produção baixa (este ano infelizmente nem tanto).

                Comentário


                  Originalmente Colocado por carromaniaco Ver Post
                  Convém não investir nos piores painéis do mercado (por serem baratos), assim como quem quer algo que faça realmente sentido tem de investir em baterias e numa ou duas eólicas.
                  Não fazer isto é brincar aos painéis fotovoltaicos e depois vir dizer que não compensa!
                  A culpa não é das energias renováveis mas da estupidez humana, que não sabe nem procura saber.
                  Quais são os painéis piores do mercado? Que painéis tenho eu? E em quantos painéis já testaste in loco e no pico (incidência perpenticular) a passagem directa em cada fase?

                  O que não faz sentido é alguém falar em investimento domésticos e associar baterias A não ser um infraestrutura industrial estás a perder dinheiro e dos 4/5 anos para começares a ter r€torno multipla isso

                  Até instalações de maior capacidade dispensam baterias ou substituem-nas por outras soluçlões. Eólicas é outra fruta e outros valores e quem não anda a brincar pode dispensar ambos até em instalações de maior capacidade e sem ligação à rede (por aqui quase todos os familiares com produção agrícola, nomeadamente kiwi, têm +5000W sistema fechado e dispensam baterias, o excesso serve puxar água para depósitos de armazenamento)

                  Pagar um investimento fotovoltaico em 4/5 anos é significado de não compensar? Bom para si

                  Resumindo a culpa é de quem nem os cheira mas debita tanta alarvidade. O ponto a passar continua o mesmo, produção doméstica pequena/média chega para os (ou alguns) eletrodomésticos e afins....carro não incluído

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                    Já aqui foi discutido e demonstrado que dependendo da instalação, durante a maior parte do ano pode-se andar no dia-a-dia apenas com a produção de painéis fotovoltaicos. É um investimento que se paga ao fim de 5-6 anos, nos preços de hoje. Esses preços continuam a cair. A durabilidade do hardware é grande, muito além do break-even. A casa também é alimentada, e não apenas o automóvel. Haja forma de investir e espaço para o fazer e não há argumentos contra. E não é preciso um campo de futebol para os painéis: http://gilroys.ie/images/blog-ardfert-2013.jpg
                    Estão aí cerca de 5000W domésticos, que já considerado produção. Sem nada associado, terás de acrescentar a tal bateria para armazenar (se conseguires, depende do que se gasta em casa) para carregar o carro. Esquece os 6 anos

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      Quais são os painéis piores do mercado? Que painéis tenho eu? E em quantos painéis já testaste in loco e no pico (incidência perpenticular) a passagem directa em cada fase?

                      O que não faz sentido é alguém falar em investimento domésticos e associar baterias A não ser um infraestrutura industrial estás a perder dinheiro e dos 4/5 anos para começares a ter r€torno multipla isso

                      Até instalações de maior capacidade dispensam baterias ou substituem-nas por outras soluçlões. Eólicas é outra fruta e outros valores e quem não anda a brincar pode dispensar ambos até em instalações de maior capacidade e sem ligação à rede (por aqui quase todos os familiares com produção agrícola, nomeadamente kiwi, têm +5000W sistema fechado e dispensam baterias, o excesso serve puxar água para depósitos de armazenamento)

                      Pagar um investimento fotovoltaico em 4/5 anos é significado de não compensar? Bom para si

                      Resumindo a culpa é de quem nem os cheira mas debita tanta alarvidade. O ponto a passar continua o mesmo, produção doméstica pequena/média chega para os (ou alguns) eletrodomésticos e afins....carro não incluído
                      Pareces ter algum conhecimento de causa, gostava de ouvir a tua opinião em relação ao setup do tipo do Fully Charged (video umas páginas atrás). Algo de errado com aquilo?




                      Sent from my iPhone using Tapatalk

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                        O meu pai tem, mas a instalação ainda foi no tempo dos bonificados.

                        Mas como já referi aqui no forum a Produção dos painies (capacidade de 3300w), nos ultimos 15 dias de Julho e primeiros 15 de Agosto, davam para fazer mais de 5.000km com um Leaf, as contas foram feitas com a ultima factura que tinha disponível na altura, é certo que no inverno a produção baixa (este ano infelizmente nem tanto).
                        Eu não produzo para terceiros, consumo totalmente (autoconsumo), tal como a maioria das novas instalações que são viradas para autoconsumo ou um misto (até porque os contractos antigos já eram).

                        Portanto a não ser que tivesse uma instalação média/grande e pouco ou nenhum autoconsumo, só aí teria energia fotovoltaica para carregar uma mota ou carro eléctrico. Tendo de acrescentar uma bateria para o efeito pelo excesso em vazio.

                        3300W de instalação numa moradia média com consumo médio e uso da produção (autoconsumo), não me cheira.

                        Por aqui baixou 30/40€ (1500W) na conta ainda bem longe da autosuficiência.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                          Pareces ter algum conhecimento de causa, gostava de ouvir a tua opinião em relação ao setup do tipo do Fully Charged (video umas páginas atrás). Algo de errado com aquilo?




                          Sent from my iPhone using Tapatalk
                          Sortudo com pouco consumo doméstico. Mostra bem o tempo e disponibilidade temporal (de dia, caso contrário fica sem a powerwall durante a noite para o consumo da casa) ao contrário do que se tem escrito nas úlimas páginas (16h para uma full charge de um carro), com 40% de electricidade de externa à mistura.

                          Custo total do sistema e tempo que demora a ter retorno!? No final é isso que interessa. Para a discussão auto, o carregamento é lento, requere permanência no local durante o dia (caso contrário estão a vendar a tuta e meia para a rede, com as baterais a serem usadas apenas uma vez » de noite).

                          Em PT a recomendação actual de qualquer casa ligada ao ramo é: "dimensionar para autoconsumo e esquecer vender". Se há pessoas que podem carregar os carros durante o dia, força nessa dimensão média/grande (não é o caso da esmagadora maioria) e pensar bem se o custo de baterias compensa.

                          Min 17: "O sistema tem capacidade de aguentar uma chaleira de chá" » dá uma ideia da dimensão de uma instalação de 5500W....aguenta o pico de uma chaleira

                          Min 19: custo/benefício das baterias e isto quando o próprio comercial esclarece..."is not quite there".

                          Portanto no presente o retorno para investimentos virados para o armazenamento e/ou venda para a rede demora bem mais tempo do que autoconsumo (bem dimensionado).

                          Fotovoltaico para carregar veículos requere tempo e tempo diurno, como mostra o vídeo e portanto nem é rápido, nem produz os resultados que as pessoas pensam que produz e têm dito aqui que produz.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                            Sortudo com pouco consumo doméstico. Mostra bem o tempo e disponibilidade temporal (de dia, caso contrário fica sem a powerwall durante a noite para o consumo da casa) ao contrário do que se tem escrito nas úlimas páginas (16h para uma full charge de um carro), com 40% de electricidade de externa à mistura.

                            Custo total do sistema e tempo que demora a ter retorno!? No final é isso que interessa. Para a discussão auto, o carregamento é lento, requere permanência no local durante o dia (caso contrário estão a vendar a tuta e meia para a rede, com as baterais a serem usadas apenas uma vez » de noite).

                            Em PT a recomendação actual de qualquer casa ligada ao ramo é: "dimensionar para autoconsumo e esquecer vender". Se há pessoas que podem carregar os carros durante o dia, força nessa dimensão média/grande (não é o caso da esmagadora maioria) e pensar bem se o custo de baterias compensa.

                            Min 17: "O sistema tem capacidade de aguentar uma chaleira de chá" » dá uma ideia da dimensão de uma instalação de 5500W....aguenta o pico de uma chaleira

                            Min 19: custo/benefício das baterias e isto quando o próprio comercial esclarece..."is not quite there".

                            Portanto no presente o retorno para investimentos virados para o armazenamento e/ou venda para a rede demora bem mais tempo do que autoconsumo (bem dimensionado).

                            Fotovoltaico para carregar veículos requere tempo e tempo diurno, como mostra o vídeo e portanto nem é rápido, nem produz os resultados que as pessoas pensam que produz e têm dito aqui que produz.
                            Antes de mais, obrigado pela tua opinião! Seria algo dentro deste género que estaria a considerar, sabendo ainda assim que financ€iramente "it's not quite there" mas conto com uma redução nos preços ao longo dos próximos dois anos, altura em que estarei pronto para investir.

                            No fundo, essencialmente o que queria era produzir durante o dia para ter uns 10-15 kWh para carregar durante a noite, que é o que gasto diariamente para me deslocar. Logo, uns bons painéis e uma bateria seriam essenciais. Se sobrar alguma energia para a casa, porreiro! Se apenas for à rede buscar uma pequena parte das minhas necessidades, melhor ainda. :D

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                              Antes de mais, obrigado pela tua opinião! Seria algo dentro deste género que estaria a considerar, sabendo ainda assim que financ€iramente "it's not quite there" mas conto com uma redução nos preços ao longo dos próximos dois anos, altura em que estarei pronto para investir.

                              No fundo, essencialmente o que queria era produzir durante o dia para ter uns 10-15 kWh para carregar durante a noite, que é o que gasto diariamente para me deslocar. Logo, uns bons painéis e uma bateria seriam essenciais. Se sobrar alguma energia para a casa, porreiro! Se apenas for à rede buscar uma pequena parte das minhas necessidades, melhor ainda. :D
                              Nesta altura e pensar no futuro, faria preparação para instalação de 5000W ou mais (isto é algo que poucos contabilizam numa instalação....o seu custo, requere trifásica com capacidade, outro "terra" à parte, quadro intermédio, etc)

                              Contas e instalação de capacidade adequada ao autoconsumo apenas, mais tarde quando os preços tornarem o investimento atractivo, aí sim aumentar o número de paineis e ligar bateria(s)

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                Eu não produzo para terceiros, consumo totalmente (autoconsumo), tal como a maioria das novas instalações que são viradas para autoconsumo ou um misto (até porque os contractos antigos já eram).

                                Portanto a não ser que tivesse uma instalação média/grande e pouco ou nenhum autoconsumo, só aí teria energia fotovoltaica para carregar uma mota ou carro eléctrico. Tendo de acrescentar uma bateria para o efeito pelo excesso em vazio.

                                3300W de instalação numa moradia média com consumo médio e uso da produção (autoconsumo), não me cheira.

                                Por aqui baixou 30/40€ (1500W) na conta ainda bem longe da autosuficiência.
                                O investimento é numa segunda habitação foi investimentos para ter retorno financeiro e não para autoconsumo, os paineis montados tem um pico superior aos 3.300 (ou 3.600 agora não me lembro bem), mas não foi aceite um inversor mais potente para aproveitar a 100% os paneis.

                                Já agora uma duvida no auto-consumo, no caso de estarmos a produzir mais que gastamos, a energia extra é injectada gratuitamente na rede ou existe alguma compensação?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                  O investimento é numa segunda habitação foi investimentos para ter retorno financeiro e não para autoconsumo, os paineis montados tem um pico superior aos 3.300 (ou 3.600 agora não me lembro bem), mas não foi aceite um inversor mais potente para aproveitar a 100% os paneis.

                                  Já agora uma duvida no auto-consumo, no caso de estarmos a produzir mais que gastamos, a energia extra é injectada gratuitamente na rede ou existe alguma compensação?
                                  O autoconsumo também é para ter retorno financeiro. A diferença é que o retorno com um autoconsumo devidamente dimensionado é mais rápido

                                  Paineis com eficiência superior ao anunciado é a primeira vez que leio/vejo....normalmente atiram-se todos para baixo ("maus" e "bons").

                                  Depende se tens contracto ou não e depende do contador (até pode contar como estejas a gastar). Eu não fiz contrato, algum excesso (possivelmente aos domingos) entra para a rede à borla.

                                  Comentário


                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      Eu acho uma piada... Pronto, tinhas razão. Tens razão! Tens toda a razão.
                                      Quer dizer partes da permissa de metade do parque automóvel. Não declaras quanto é. Nem quando to perguntam. Fazes as, supostas, contas a 40 km/dia. Ou seja partes de um número de unidades inferior e de uma média de km inferiores.
                                      Eu acho piada é a ti. É muito fácil estar no teu lugar. Só sabes questionar as contas dos outros, mas nunca tentas tu próprio fazer cálculos, assim é fácil ser-se esperto!

                                      Achei um post anterior:

                                      Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                      Há cerca de 5,5 milhões de veículos em Portugal.


                                      Relativamente à venda de combustível, foram vendidos 4.328.684 toneladas de gasóleo e 1.003.723 toneladas de gasolina s/chumbo 95.


                                      Isto dá 3601465088 litros de gasóleo e 742755020 litros de gasolina.


                                      Para um consumo de 5 litros de gasóleo aos 100 km e 6 litros de gasolina aos 100 km, isto dá 72029301760 km percorridos em gasóleo e 12379250333.3 km percorridos em gasolina, fazendo um total de 84408552093.3 km percorridos.


                                      Isto a dividir pelos 5,5 milhões de veículos dá 15347 km anuais, ou seja, 42 km diários.


                                      É curioso como fui dar a um número tão acertado… Eu usei consumos muito baixos e nem sequer contabilizei outro tipo de veículos, fazendo desta uma estimativa que peca por excesso, os quilómetros reais serão ainda mais baixos.
                                      Agora façamos as contas:

                                      Se tivermos 2,25 milhões de veículos elétricos a fazer 42 km diários, com um consumo de 20 kWh/100 km, temos um consumo anual de 6 898 500 000 kWh, o que para um período de 12 anos dá 574 875 000 kWh, ou seja, um aumento anual de 1,2% de consumo elétrico tendo por base o consumo anual de 2015.

                                      Antes que comeces a reclamar com os valores, percebe que eu estou a tentar demonstrar que o aumento elétrico não é significativo, estou a usar propositadamente valores exagerados precisamente porque se mesmo assim o consumo é só 1,2%, com valores reais ainda será menor.

                                      Repara: usei um consumo médio de 5 e 6 l/100 km para gasóleo e gasolina, o que é claramente baixo, pelo que chegamos a um valor de quilómetros mais elevado, o que vai fazer aumentar o resultado do consumo elétrico; também usei um consumo elétrico aos 100 km bastante elevado, 20 kWh, há carros a fazer médias bem inferiores, novamente levando a um consumo mais elevado, usei uma taxa de renovação de 12 anos, quando em 2006 a idade média era de 12,4 anos; e acima de tudo, usei uma taxa de venda de elétricos absurda de 100%, ou seja, 187 500 veículos elétricos vendidos por ano (quando em 2016 foram vendidas 756 unidades), e mesmo assim o resultado foi de apenas 1,2%! Se dúvidas houvesse...

                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      Mas mais consideras a média do consumo de eletricidade, metade do que o outro user considerou, mas... pasme-se estás certo! Falhas com estrondo, mas tens razão. Isso é que interessa. E ainda te batem palmas! É isso e meter os carros ao sol para carregar as baterias. Aqui... Arranjas muitos amigos e adeptos!
                                      Se o meu objetivo é demonstrar que o consumo de eletricidade não aumenta drasticamente e disse que seria um aumento inferior a 3%, se um outro utilizador chega a um valor inferior, está de acordo com aquilo que estou a tentar demonstrar.

                                      És chato que doi, porque não contribuis nada para a conversa e estás aqui só a tentar parecer-te inteligente à procura de erros no que os outros dizem. Claro que nunca estás errado porque nunca dizes nada, logo nunca estás errado. Deves achar-te muito esperto assim.

                                      Comentário


                                        Cá está o cartoon corrigido

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          Vejo muito optimismo, mas muito mesmo, em relação às reais capacidades de um painel fotovoltaico (actualmente)....caso para perguntar se por acaso os têm
                                          Não há grande ciência, a média de horas de sol é relativamente constante, um painel de 1 kWh vai produzir uma média de cerca de 5 kWh por dia (depende da localização).

                                          Com a tua localização fácilmente calculas de forma bastante exata a eletricidade que vais produzir anualmente e assim o retorno aos preços atuais da electricidade (partindo do princípio que aproveitas toda a eletricidade que produzires).

                                          A única forma de as contas saírem furadas era a eletricidade da EDP ficar estupidamente barata, mas alguém acredita nisso?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            O autoconsumo também é para ter retorno financeiro. A diferença é que o retorno com um autoconsumo devidamente dimensionado é mais rápido

                                            Paineis com eficiência superior ao anunciado é a primeira vez que leio/vejo....normalmente atiram-se todos para baixo ("maus" e "bons").

                                            Depende se tens contracto ou não e depende do contador (até pode contar como estejas a gastar). Eu não fiz contrato, algum excesso (possivelmente aos domingos) entra para a rede à borla.
                                            Penso que me expliquei mal, tem mais paineis que os que o inversor consegue injectar na rede, isto no pico, acaba por cobrir um pouco a menor eficiencia real entre o papel e a realidade.

                                            Como não tenho ninguém em casa durante o dia, não tenho seguido muito o auto consumo.

                                            Comentário


                                              pena o preço (e o peso)

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                pena o preço (e o peso)
                                                Muito interessante, mas apenas consigo ver o fuel cell nos automóveis como alternativa - seria complicar o que é simples, um VE move-se mais eficientemente com energia obtida directamente de renováveis e mesmo do ponto de vista económico, acho que ficaríamos a perder dependendo de uma rede de distribuição de hidrogénio que será em tudo semelhante ao que temos actualmente com as petrolíferas.

                                                A única vantagem que os fuel cell têm neste momento é o tempo de reabastecimento, quando tivermos baterias com carga realmente rápida, nem isso...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                                                  Muito interessante, mas apenas consigo ver o fuel cell nos automóveis como alternativa - seria complicar o que é simples, um VE move-se mais eficientemente com energia obtida directamente de renováveis e mesmo do ponto de vista económico, acho que ficaríamos a perder dependendo de uma rede de distribuição de hidrogénio que será em tudo semelhante ao que temos actualmente com as petrolíferas.

                                                  A única vantagem que os fuel cell têm neste momento é o tempo de reabastecimento, quando tivermos baterias com carga realmente rápida, nem isso...
                                                  Exatamente,

                                                  Hidrogénio:
                                                  Pros: abastecimiento rápido
                                                  Contras: imensos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                    Exatamente,

                                                    Hidrogénio:
                                                    Pros: abastecimiento rápido
                                                    Contras: imensos
                                                    O hidrogénio tem outra vantagem: muito menor peso a transportar pra a mesma quantidade de energia. O que faz, por exemplo, que seja uma solução a encarar pra os aviões, que não conseguiriam descolar pra voos com uma distância minimamente útil se tivessem que levantar todo o peso das baterias.
                                                    Pra carros, e sabendo que o hidrogénio devolve sempre menos energia que a implicada na produção dele, estão por demonstrar as vantagens dele relativamente às baterias.

                                                    Comentário


                                                      O Hidrogénio pode fazer sentido para aviões ou barcos. Mas já há barcos a baterias e projectos de aviões a baterias, portanto se calhar nem isso.

                                                      Comentário


                                                        A referência nos compactos continua a ser o fantástico BMW i3.

                                                        Comentário


                                                          Tirando o look do i3...

                                                          Comentário


                                                            O i3 é muito caro para oferece, pequeno, pouca autonomia, feio (gosto pessoal), mala pequena, dinamicamente fraco, medida de pneus ridicula, varios materiais em carbono o que pode significar custos avultados de reparação. É bmw e por isso é que vende, em pt entao nem se fala.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                              O i3 é muito caro para oferece, pequeno, pouca autonomia, feio (gosto pessoal), mala pequena, dinamicamente fraco, medida de pneus ridicula, varios materiais em carbono o que pode significar custos avultados de reparação. É bmw e por isso é que vende, em pt entao nem se fala.
                                                              Se o resto é discutível, a parte do dinamicamente fraco nem por isso. E não sou eu que o digo, é um dos aspectos do carro que facilmente se vê elogiado por essa internet fora. Baixo centro de gravidade, baixo peso, tracção traseira, direcção responsiva, acelerações boas...


                                                              Sent from my iPhone using Tapatalk

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X