Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    De Chaves a Albufeira não chega aos 670km salvo erro, a volta de 6h de viagem. Com 500km, bastava uma paragem...não é suficiente?
    Os especialistas até aconselham uma paragem de duas em duas horas para descanso, portanto, a viagem até poderia ser feita com duas paragens, sem stress.

    Novamente, a rede fraca de abastecimento e tempos, são os entraves ao VE.
    Exatamente. Mas a rede de PCR vai crescer e os tempos de carregamento vão diminuir, pelo que daqui a uns anitos esta discussão vai parecer irrelevante...

    Comentário


      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Eu penso que a tendência vai ser vender modelos com várias capacidades diferentes de bateria e cada cliente escolhe aquela que se adequa ao seu dia a dia. Por exemplo (valores hipotéticos):

      xpto de 40 KWh: autonomia de 300 Km, por 32000 €
      xpto de 65 KWh: autonomia de 500 Km, por 40000 €
      xpto de 100 KWh: autonomia de 750 Km, por 50000 €

      Pergunta: havendo uma boa rede de carregamentos rápidos, justifica-se pagar 50,000 € em vez de 32,000 € só para não ter o trabalho/tempo de carregar o carro em PCR, naquela dúzia de viagens por ano que ultrapassam 300 Km ?

      É esta questão que eu referi várias vezes, mas parece que há aqui pessoas que não querem entender... mas não stressem, ninguém vos obriga a comprar um elétrico com "baixa autonomia". Ou um elétrico sequer...
      O mais irónico é que quando houver várias opções, as pessoas vão realmente pensar no assunto e acabar por comprar versões com menos autonomia porque percebem que não compensa andar a carregar baterias que só são usadas meia dúzia de vezes por ano.

      Eu por exemplo faço viagens superiores a 100 km umas 3 ou 4 vezes por ano. Não me importo de esperar nem que sejam 2 horas adicionais a carregar o carro. Compensa largamente.

      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Mas a rede de PCR vai crescer e os tempos de carregamento vão diminuir, pelo que daqui a uns anitos esta discussão vai parecer irrelevante...
      Quais são os limites à velocidade de carga?

      Tenho ideia que atualmente o que mais limita são os próprio PCR que temos disponíveis, pois na verdade os carros até suportam cargas mais rápidas.

      Comentário


        Tópico dos carros eléctricos

        A questão da autonomia é que com 200/300 kms reais é necessário um segundo carro para deslocações grandes

        E esquecem-se duma coisa, actualmente há meia duzia de elétricos e de postos nas AE.

        Se for disseminado, um carro elétrico não para 5 min para atestar.

        Imaginam a área de serviço de Leiria com dezenas de postos? Pois...

        Os PHEV fazem mais sentido, é pena não existirem alguns com uma bateria maior
        Editado pela última vez por typerfan; 11 December 2017, 17:46.

        Comentário


          É necessário depende das necessidades, novamente, para uma grande maioria, que faz viagens grandes 1-2 vezes ao ano, e em lazer, ate 300km chega para ir de Lisboa ao Algarve. Li recentemente que a média diaria de km em Portugal, são 42km. Não vamos fazer do nosso país uma coisa enorme e que todos papam imensos km.

          Um eléctrico não carrega em 5 minutos mas também não se abastece um carro em 5 minutos. A realidade, é que carregar um eléctrico dos 20-30% até aos 100 num PCR demora pouco mais que ir pedir para desbloquear a bomba, abastecer, pagar.

          Sim, imagino a estação de serviço com dezenas de PCR, basta colocar no estacionamento da área de serviço, tirando a bomba de abastecimento, há local para outras dezenas... O espaço de um PCR é imensamente mais pequeno que uma bomba de abastecimento.
          Editado pela última vez por Carmaniaco90; 11 December 2017, 18:21.

          Comentário


            Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
            Os PHEV fazem mais sentido, é pena não existirem alguns com uma bateria maior
            O que faz mais sentido dependerá das necessidades e do dia a dia de cada um.

            Em muitos casos, os "velhos" carros a gasolina ou gasóleo vão continuar a fazer mais sentido.

            Noutros casos, os PHEV serão mais adequados...

            E noutras circunstâncias os EV serão os ideais.

            Não há uma receita genérica e ninguém aqui diz que os EV serão a solução para todas as pessoas e todos os cenários.

            Comentário


              https://www.extremetech.com/extreme/...-are-overblown

              Deve chegar para quem ainda não percebeu no que consiste o range anxiety....também podem aproveitar para ler o outro anxiety https://forums.tesla.com/de_AT/forum...charge-anxiety

              Com mentes brilhantes como as que vejo aqui, nem daqui a 10anos isto arranca

              Comentário


                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                https://www.extremetech.com/extreme/...-are-overblown

                Deve chegar para quem ainda não percebeu no que consiste o range anxiety....também podem aproveitar para ler o outro anxiety https://forums.tesla.com/de_AT/forum...charge-anxiety

                Com mentes brilhantes como as que vejo aqui, nem daqui a 10anos isto arranca
                Claro que não há problema, a Renault e a Nissan oferecem uns tantos reboques de borla.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  https://www.extremetech.com/extreme/...-are-overblown

                  Deve chegar para quem ainda não percebeu no que consiste o range anxiety....também podem aproveitar para ler o outro anxiety https://forums.tesla.com/de_AT/forum...charge-anxiety

                  Com mentes brilhantes como as que vejo aqui, nem daqui a 10anos isto arranca
                  Mas alguém tem dúvidas sobre o que é range anxiety ou meteu isso em causa?

                  Mentes brilhantes é não entenderes o que é dito vezes e vezes sem conta...

                  Acho irónico um estudo americano dizer que ou se fazem veículos com autonomia de 1000km ou carregamentos mais rápidos (que é isso que estamos a focar mas hey...) quando o seu mercado doméstico de grosso modo tem veiculos imensamente gastadores que nem metade dessa autonomia têm...

                  Entendam: não é a autonomia que é o maior deal breaker, é a rede de abastecimento e tempo de abastecimento que mete em causa os eléctricos e a sua viabilidade. Com um sistema de abastecimento igual a combustível fóssil ter 500 ou 1000km para a maioria não ia significar muito. É isso que cria o range anxiety, saber que se tem pouca autonomia mas pior que isso... Não se tem sítio para abastecer e quando se tem, demoram muito tempo.

                  Mentes brilhantes é não entender algo tão simples.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                    Claro que não há problema, a Renault e a Nissan oferecem uns tantos reboques de borla.
                    Claro, há que levar os dci para as oficinas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                      Claro, há que levar os dci para as oficinas.
                      Os dci que estão incluídos no pack aluguer de baterias?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                        Os dci que estão incluídos no pack aluguer de baterias?
                        É mais noutro pack...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Mas alguém tem dúvidas sobre o que é range anxiety ou meteu isso em causa?

                          Mentes brilhantes é não entenderes o que é dito vezes e vezes sem conta...

                          Acho irónico um estudo americano dizer que ou se fazem veículos com autonomia de 1000km ou carregamentos mais rápidos (que é isso que estamos a focar mas hey...) quando o seu mercado doméstico de grosso modo tem veiculos imensamente gastadores que nem metade dessa autonomia têm...

                          Entendam: não é a autonomia que é o maior deal breaker, é a rede de abastecimento e tempo de abastecimento que mete em causa os eléctricos e a sua viabilidade. Com um sistema de abastecimento igual a combustível fóssil ter 500 ou 1000km para a maioria não ia significar muito. É isso que cria o range anxiety, saber que se tem pouca autonomia mas pior que isso... Não se tem sítio para abastecer e quando se tem, demoram muito tempo.

                          Mentes brilhantes é não entender algo tão simples.
                          Estavas a dizer?!

                          The problem with dismissing concerns about range as “range anxiety” is that it doesn’t distinguish between irrational fear and rational issues about fueling time and travel distance
                          Vou te fazer um desenho simplista e generalista.

                          Enquanto a autonomia não aumentar mais 200/300km, toda a faixa etária dos 40+ faz um "manguito" aos eléctricos, seja de forma racional como é actualmente em Portugal (inexistência de autonomia ou de rede de carregamento digna desse nome) ou IRRACIONAL.

                          Mentes tapadas é ainda não terem percebido o porquê da autonomia ter de aumentar (mesmo com rede de abastecimento adequada), não perceber que a anxiedade não só é baseada em factores reais mas principalmente irracionais, não perceber que é um factor decisivo para adopção de EVs, e não perceber que este "simples" facto, mesmo que irracional leva os contrutores a procurarem mais autonomia, para produzirem aumento de cota de mercado.

                          Comentário


                            Pronto, cada um com a sua, continuas a ignorar por completo o que muitos dizem aqui e só valer o teu raciocínio.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                              Pronto, cada um com a sua, continuas a ignorar por completo o que muitos dizem aqui e só valer o teu raciocínio.
                              O raciocínio não é dele...

                              Comentário


                                a mim tanto me faz 100 ou 200 ou 1000.. desde que haja postos de reabastecimento rápido nas bombas de gasolina

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                  Uma autonomia teórica de 500Kms parece-me o valor mais comum que os utilizadores vão necessitar.

                                  Depois existem alguns casos, como nas ferias, uma pessoa do Porto com a sua família e bagagens, quer ir para o Algarve, e tem de parar no caminho, alugar um hotel para uma noite, enquanto o veiculo reabastece.
                                  Numa viagem dessas se parar para almoçar(por exemplo) onde haja uma estação de carregamento rápido, enquanto almoça tem carga para o resto da viagem...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                    Numa viagem dessas se parar para almoçar(por exemplo) onde haja uma estação de carregamento rápido, enquanto almoça tem carga para o resto da viagem...
                                    Foi o que eu disse mais atrás. 500kms reais de autonomia e uma razoável rede de PCR e a coisa tem por onde arrancar a sério.

                                    Eu basicamente faço a A1, Lisboa-Porto, e já tem alguns PCR, mas mesmo assim ainda fico com stress só de pensar que terei de parar na viagem, que terei de escolher uma área de serviço com PCR, que esses PCR teriam de estar livres e que ainda teria de esperar pela recarga. Por isso é que, para mim, só me sentirei minimamente tranquilo e confiante para avançar num eléctrico com pelo menos 300kms reais de autonomia. Estou curioso com o novo Leaf, mas terei de esperar para ver, pois seguramente os 381kms de autonomia anunciada não serão reais.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      O raciocínio não é dele...
                                      touché....mas não, vamos contrariar o que dizem os estudos e o irracional das massas, para satisfazer uma minoria racional

                                      Comentário


                                        O busílis é simples: os carros eléctricos têm de carregar as baterias num período de tempo considerado aceitável (<10 minutos), enquanto não o fizerem, nunca serão uma opção totalmente aceitável. Só posso falar por mim, e a mim não me choca a autonomia de 300 a 400km, dado que é a autonomia que eu tenho de qualquer forma no carro existente (a meio depósito, tudo bem, mas é uma escolha minha). Mas no estado actual, quando ficar sem gasóleo, vou à bomba e o problema está resolvido em 5-10 minutos. Com um eléctrico actual, tenho os mesmos 300km (com sorte) mas quando eles se acabarem tenho que esperar pelo menos 30 a 60 minutos - isto se for com carregamento rápido.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          Estavas a dizer?!



                                          Vou te fazer um desenho simplista e generalista.

                                          Enquanto a autonomia não aumentar mais 200/300km, toda a faixa etária dos 40+ faz um "manguito" aos eléctricos, seja de forma racional como é actualmente em Portugal (inexistência de autonomia ou de rede de carregamento digna desse nome) ou IRRACIONAL.

                                          Mentes tapadas é ainda não terem percebido o porquê da autonomia ter de aumentar (mesmo com rede de abastecimento adequada), não perceber que a anxiedade não só é baseada em factores reais mas principalmente irracionais, não perceber que é um factor decisivo para adopção de EVs, e não perceber que este "simples" facto, mesmo que irracional leva os contrutores a procurarem mais autonomia, para produzirem aumento de cota de mercado.
                                          Olha que não é essa a realidade que eu vejo, o meu patrão tem mais de 60 anos e por ele as viaturas da empresa passam todas a electricas...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                            O busílis é simples: os carros eléctricos têm de carregar as baterias num período de tempo considerado aceitável (<10 minutos), enquanto não o fizerem, nunca serão uma opção totalmente aceitável. Só posso falar por mim, e a mim não me choca a autonomia de 300 a 400km, dado que é a autonomia que eu tenho de qualquer forma no carro existente (a meio depósito, tudo bem, mas é uma escolha minha). Mas no estado actual, quando ficar sem gasóleo, vou à bomba e o problema está resolvido em 5-10 minutos. Com um eléctrico actual, tenho os mesmos 300km (com sorte) mas quando eles se acabarem tenho que esperar pelo menos 30 a 60 minutos - isto se for com carregamento rápido.
                                            Deve ser difícil entender isto...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              touché....mas não, vamos contrariar o que dizem os estudos e o irracional das massas, para satisfazer uma minoria racional
                                              Pronto, agora tenho de ser irracional... Novamente, lê, relé, e deixa de ser teimoso.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                Numa viagem dessas se parar para almoçar(por exemplo) onde haja uma estação de carregamento rápido, enquanto almoça tem carga para o resto da viagem...

                                                Sim, é isso mesmo. Tem de haver forma de as pessoas andarem à vontade, sem terem de fazer contas, as pessoas por norma gostam de ter uma margem grande de segurança. Dai a necessidade de haver mais locais de reabastecimento rápido, e como disse antes uma autonomia de 500kms chega perfeitamente para o comum utilizador e dará alguma margem, para estar sempre à vontade.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                  Olha que não é essa a realidade que eu vejo, o meu patrão tem mais de 60 anos e por ele as viaturas da empresa passam todas a electricas...
                                                  Fiscalidade para empresas a ajudar...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    touché....mas não, vamos contrariar o que dizem os estudos e o irracional das massas, para satisfazer uma minoria racional
                                                    E as marcas andam a aumentar autonomias só por causa das minorias...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Pronto, agora tenho de ser irracional... Novamente, lê, relé, e deixa de ser teimoso.
                                                      Não, tens de ir para a escolinha para interpretar Português para conseguires perceber que o "range anxiety" pode ser e é "overblown"/irracional impedindo o aumento da cota de mercado dos eléctricos.

                                                      Lê, relé e deixa de ser analfabeto

                                                      Comentário


                                                        É preciso meterem no mercado carros com mais autonomia, havendo a opção de escolher autonomias mais baixas a um preço mais reduzido.

                                                        Eu vou ser dos que vai preferir esperar uma hora a meio da viagem mas poupar milhares de euros na compra do carro.

                                                        Comentário


                                                          Um VE comum com ~ 180/200 kms de autonomia chega para a graaaaaande maioria dos condutores. Com o tempo, aumento da autonomia dos VE é uma consequência natural da evolução das coisas. Como acontece noutras coisas.
                                                          A rede de PCR está a crescer mas já permite fazer norte-sul do nosso grande pequeno país.
                                                          Quem sofre com a chamada "range anxiety" ou compra um Tesla ou espera mais uns anitos [emoji14]

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                            Não, tens de ir para a escolinha para interpretar Português para conseguires perceber que o "range anxiety" pode ser e é "overblown"/irracional impedindo o aumento da cota de mercado dos eléctricos.
                                                            Isto já parece uma conversa de surdos.

                                                            Então mas não estamos todos de acordo sobre a necessidade de existirem mais pontos de carregamento rápido e uma duração mais baixa do tempo de carregamento?

                                                            Penso que esta massificação dos PCR e diminuição do tempo de carga contribuirá decisivamente para a adopção massiva de carros elétricos, pois responde não só aos receios racionais de ficar sem autonomia, como também aos irracionais.

                                                            Lê, relé e deixa de ser analfabeto
                                                            Mas há necessidade destes insultos infantis? Não podemos trocar impressões de forma civilizada, respeitando as opiniões dos outros?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                                              Quem sofre com a chamada "range anxiety" ou compra um Tesla ou espera mais uns anitos [emoji14]
                                                              Ou continua a andar a gasóleo ou gasolina.

                                                              Os veículos elétricos não são as melhores escolhas para todos os perfis de utilizadores.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X