Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os EV vão perdendo mais eficiência com o aumento de velocidade dadas as características de rendimento do motor eléctrico, pelo que estes pequenos ganhos são mais relevantes.

    O pessoal continua a não perceber que boa parte da vantagem de eficiência da Tesla advém da aerodinâmica.

    Até o trambolho do Model Y tem uma aero brutalmente superior a qualquer criatura crossover/SUVizada equivalente. Aliás melhor que muito sedan/berlina/SW que anda por aí.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
      Os EV vão perdendo mais eficiência com o aumento de velocidade dadas as características de rendimento do motor eléctrico, pelo que estes pequenos ganhos são mais relevantes.

      O pessoal continua a não perceber que boa parte da vantagem de eficiência da Tesla advém da aerodinâmica.

      Até o trambolho do Model Y tem uma aero brutalmente superior a qualquer criatura crossover/SUVizada equivalente. Aliás melhor que muito sedan/berlina/SW que anda por aí.
      Não é só pela aerodinâmica, até porque há outros VE bastante aerodinâmicos e não é por isso que são mais eficientes.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
        Não é só pela aerodinâmica, até porque há outros VE bastante aerodinâmicos e não é por isso que são mais eficientes.
        Quais? Pelo que conheço só mesmo o ioniq 28kWh é que é mais aerodinâmico e também mais eficiente.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

          Quais? Pelo que conheço só mesmo o ioniq 28kWh é que é mais aerodinâmico e também mais eficiente.
          Do que me lembro havia pelo menos um Mercedes que tinha um Cx muito próximo ou inferior ao Model 3(não me perguntes qual pois já me perco na gama deles actualmente)... Mas lá está mesmo pelo exemplo que dás, não é só pela aerodinâmica que a Tesla é considerada das marcas mais eficientes, os seus motores e packs também o são.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
            Do que me lembro havia pelo menos um Mercedes que tinha um Cx muito próximo ou inferior ao Model 3(não me perguntes qual pois já me perco na gama deles actualmente)... Mas lá está mesmo pelo exemplo que dás, não é só pela aerodinâmica que a Tesla é considerada das marcas mais eficientes, os seus motores e packs também o são.
            O exemplo que dou é mais eficiente que o Tesla e tem uma tecnologia bem antiga, eu sou dos que têm a mesma opinião, a Tesla tem muita eficiencia derivado, principalmente, à aerodinâmica.
            Tens o i4 que penso que anda pela mesma aerodinâmica, ligeiramente pior, e o WLTP não é muito diferente.

            Comentário


              Mais eficiente que o TM3 em termos de coeficiente aerodinamico creio que apenas o EQE, EQS e Ioniq 6,claro que a eficiência não é apenas o Cx da carroçaria.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                O exemplo que dou é mais eficiente que o Tesla e tem uma tecnologia bem antiga, eu sou dos que têm a mesma opinião, a Tesla tem muita eficiencia derivado, principalmente, à aerodinâmica.
                Tens o i4 que penso que anda pela mesma aerodinâmica, ligeiramente pior, e o WLTP não é muito diferente.
                Edit: o TM3 é mesmo o melhor pelos vistos.
                https://www.carwow.co.uk/best/most-a...amic-cars#gref

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                  ...claro que a eficiência não é apenas o Cx da carroçaria.
                  E o e-Niro que o diga...😁

                  Comentário


                    O Cx não diz tudo. Há que multiplicar pela superfície frontal.

                    Comentário


                      https://youtu.be/oFXZLcP0wnM

                      A aerodinâmica neste caso não é tudo.

                      Cumps

                      Comentário


                        Peso, tamanho jante, largura pneu, eficiência/tecnologia motor eletrico, quimica bateria e claro o cx da carroçaria.

                        Comentário


                          Para instalar um carregador numa garagem com lugares comuns, ou seja sem box, o que é necessário? Autorização do condomínio ou basta avisar o mesmo com 1 mês de antecedência? Tem de ir a reunião de condomínio? Onde posso encontrar a legislação sobre isto? Tenho ouvido opiniões contrárias. Muito obrigado.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post
                            Para instalar um carregador numa garagem com lugares comuns, ou seja sem box, o que é necessário? Autorização do condomínio ou basta avisar o mesmo com 1 mês de antecedência? Tem de ir a reunião de condomínio? Onde posso encontrar a legislação sobre isto? Tenho ouvido opiniões contrárias. Muito obrigado.
                            Basta informares o condomínio. Mas tens de fazer tudo legalmente e cumprindo todas as normas.

                            Agora, há casos de condomínios que não deixam ou metem entraves porque há limitações de potências e afins.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                              Basta informares o condomínio. Mas tens de fazer tudo legalmente e cumprindo todas as normas.

                              Agora, há casos de condomínios que não deixam ou metem entraves porque há limitações de potências e afins.
                              Os administradores do meu condomínio dizem que tem de ser discutido em reunião. O que é que faço?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post

                                Os administradores do meu condomínio dizem que tem de ser discutido em reunião. O que é que faço?
                                Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, artigo nº29

                                https://files.dre.pt/1s/2010/04/08000/0137101386.pdf


                                Artigo 29.º
                                Pontos de carregamento em edifícios existentes

                                1 — Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, é admitida a instalação, por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, a expensas do próprio, de pontos de carregamento de baterias de veículos eléctricos ou de tomadas eléctricas que cumpram os requisitos técnicos definidos pela DGEG para o efeito de carregamento de baterias de veículos eléctricos, destinados a uso exclusivo ou partilhado, nos locais de estacionamento de veículos dos edifícios já existentes, de acordo com os termos definidos por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das autarquias locais, da energia, das obras públicas, dos transportes e da habitação.

                                2 — No caso de a instalação de ponto de carregamento ou de tomada eléctrica prevista no número anterior ser efectuada ou passar em local que integre uma parte comum do edifício, esteja ou não afecta ao uso exclusivo do respectivo condómino, a instalação carece sempre de comunicação escrita prévia dirigida à administração do condomínio e, quando aplicável, ao proprietário, com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias sobre a data pretendida para a instalação.

                                3 — No caso referido no número anterior, a administração do condomínio e, quando aplicável, o proprietário só podem opor -se à instalação do ponto de carregamento ou tomada eléctrica nos seguintes casos:
                                a) Quando, após comunicação da intenção de instalação por parte de um condómino, arrendatário ou ocupante legal, procederem, no prazo de 90 dias, à instalação de um ponto de carregamento de baterias de veículos eléctricos para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços, a mesma tecnologia e as necessidades de todos os seus potenciais utilizadores;
                                b) Quando o edifício já disponha de um ponto de carregamento de baterias de veículos eléctricos ou tomada eléctrica para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços e a mesma tecnologia;
                                c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou tomada eléctrica coloque em risco efectivo a segurança de pessoas ou b​

                                Ou seja não é 100% explícito. Porque não indica se a tomada instalada será tua ou da rede do condomínio.

                                Comentário


                                  Aqui tens alguma explicações:

                                  https://www.acp.pt/veiculos/condutor...-do-condominio

                                  Comentário



                                    eu acho que é bastante explícito: pode-se fazer a instalação, desde que seja comunicado ao condomínio/vizinho

                                    se eles não quiserem, ou metem uma instalação para todos em 90 dias ou tribunal com eles por desobediência à lei

                                    Comentário


                                      Ou seja, leis à portuguesa

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                        eu acho que é bastante explícito: pode-se fazer a instalação, desde que seja comunicado ao condomínio/vizinho

                                        se eles não quiserem, ou metem uma instalação para todos em 90 dias ou tribunal com eles por desobediência à lei
                                        Mas pode-se ligar o carregador ao quadro de prédio sem ir a reunião?

                                        Um dos administradores com quem falei falou-me sobre instalar carregador da EDP supostamente para todos mas eu preciso de um carregador no meu lugar porque faço 400 kms por dia e por vezes esses carregadores podem estar ocupados.
                                        Editado pela última vez por Silverstone; 12 December 2022, 17:54.

                                        Comentário


                                          Comunica ao condomínio, que vais instalar uma tomada, com condador de energia ao pé do teu lugar, se eles não se oposerem no prazo de um mês, tudo bem.

                                          Caso se oponham, tem que ter uma explicação para isso, normalmente é por segurança do prédio, ou por um fator estético, creio que nem uma nem outra se aplicam ao teu caso.

                                          Mais uma nota; a empresa de condomínio, trabalha para ti, não és tu que trabalhas para eles, e rxiste para resolver os problemas do condomínio, não para criá-los...

                                          Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk



                                          Editado pela última vez por pedrolima678; 12 December 2022, 19:20.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                            Basta informares o condomínio. Mas tens de fazer tudo legalmente e cumprindo todas as normas.

                                            Agora, há casos de condomínios que não deixam ou metem entraves porque há limitações de potências e afins.
                                            O meu entendimento da legislação é que basta informar se não for para ligar à instalação comum. Se for terá de ser aprovado em assembleia.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                              Comunica ao condomínio, que vais instalar uma tomada, com condador de energia ao pé do teu lugar, se eles não se oposerem no prazo de um mês, tudo bem.

                                              Caso se oponham, tem que ter uma explicação para isso, normalmente é por segurança do prédio, ou por um fator estético, creio que nem uma nem outra se aplicam ao teu caso.

                                              Mais uma nota; a empresa de condomínio, trabalha para ti, não és tu que trabalhas para eles, e rxiste para resolver os problemas do condomínio, não para criá-los...

                                              Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk


                                              Eles dizem que isso tem de se discutido em reunião, os administradores do condomínio, não é a empresa que gere o condomínio.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                                O meu entendimento da legislação é que basta informar se não for para ligar à instalação comum. Se for terá de ser aprovado em assembleia.
                                                Segundo a lei, a administração do condomínio só se pode opor nestas situações:

                                                a) Quando, após comunicação da intenção de instalação por parte de um condómino, arrendatário ou ocupante legal, procederem, no prazo de 90 dias, à instalação de um ponto de carregamento de baterias de veículos eléctricos para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços, a mesma tecnologia e as necessidades de todos os seus potenciais utilizadores;
                                                b) Quando o edifício já disponha de um ponto de carregamento de baterias de veículos eléctricos ou tomada eléctrica para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços e a mesma tecnologia;
                                                c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou tomada eléctrica coloque em risco efectivo a segurança de pessoas ou b​

                                                Em nenhuma delas está explícito se o quadro é do prédio ou não, portanto à partida essa questão não se coloca. Aliás, o facto de ter de se comunicar com um mês de antecedência deverá ser precisamente para a administração do condomínio preparar o quadro para um carregador. É o meu entendimento.

                                                Comentário


                                                  Sei que é nebuloso mas entendo que o objetivo é o que indiquei. Se o condómino quiser fazer toda uma instalação de raiz e solicitar um ramal à E-REDES aplica-se o que colocaste.

                                                  Uma instalação elétrica de um condomínio tem um projeto associado, temos de responsabilidade, certificação. Quem vai demonstrar a viabilidade das novas necessidades elétricas?

                                                  O ter de comunicar com um mês de antecedência é precisamente para que o condomínio se possa pronunciar sobre os aspetos que permitem a rejeição e que se aplicam a uma instalação de raiz.
                                                  Editado pela última vez por Rebel; 13 December 2022, 06:48.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                                    Sei que é nebuloso mas entendo que o objetivo é o que indiquei. Se o condómino quiser fazer toda uma instalação de raiz e solicitar um ramal à E-REDES aplica-se o que colocaste.

                                                    Uma instalação elétrica de um condomínio tem um projeto associado, temos de responsabilidade, certificação. Quem vai demonstrar a viabilidade das novas necessidades elétricas?

                                                    O ter de comunicar com um mês de antecedência é precisamente para que o condomínio se possa pronunciar sobre os aspetos que permitem a rejeição e que se aplicam a uma instalação de raiz.
                                                    Quem vai fazer a instalação sabe o que está a fazer porque são técnicos e empresas certificadas para esse efeito. O dever da administração do condomínio é cumprir a lei e a lei diz que os moradores com lugar na garagem têm direito a carregar o seu veículo na garagem, excepto por motivos de segurança, o que no meu caso sendo um prédio recente, colocar tomada normal para uso pessoal não vai colocar em causa a segurança.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post

                                                      Quem vai fazer a instalação sabe o que está a fazer porque são técnicos e empresas certificadas para esse efeito. O dever da administração do condomínio é cumprir a lei e a lei diz que os moradores com lugar na garagem têm direito a carregar o seu veículo na garagem, excepto por motivos de segurança, o que no meu caso sendo um prédio recente, colocar tomada normal para uso pessoal não vai colocar em causa a segurança.
                                                      Como é que quem vai instalar revê/ valida o dimensionamento da instalação?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                                        Como é que quem vai instalar revê/ valida o dimensionamento da instalação?
                                                        Quem vai instalar é certificado para isso, se não qualquer um poderia fazer essa instalação, penso eu.

                                                        Como é que são feitas todas as instalações de carregadores em condomínios por esse país fora?
                                                        Editado pela última vez por Silverstone; 13 December 2022, 12:23.

                                                        Comentário


                                                          Não me parece que o instalador vá fazer trabalho de projetista...

                                                          Como está a ser feito? Boa pergunta...

                                                          Comentário


                                                            epá não compliquem: se é uma instalação particular, não é preciso reunião nenhuma.. é comunicar à administração e marcar a instalação para 31 dias depois.

                                                            se entretanto a administração se oposer sem fundamento legal, é ignorá-los.
                                                            se se oposer com fundamento legal, mas que é algo discutivel, é ignorá-los à mesma e deixar ir para tribunal

                                                            Comentário


                                                              Para o gás natural valeu tudo...prédios velhos com tubos a subir as fachadas pelo exterior e paredes furadas por piso para as cozinhas...Já roubaram contadores e cobre e explosões houve...até recentemente...

                                                              Para esticar 2 fios de 4mm protegidos com disjuntores e mais alguma coisa, é o deus me livre...engenheiros, projetistas, técnicos certificados...trolha para os rasgos...

                                                              Os interesses movem montanhas...quando não há interesses, nada é possível...E tudo o que se fizer é xico-espertismo...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X