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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostPois, mas o consumidor normal não aluga carros para aquelas viagens esporádicas, usa o que já tem em casa.
Mas se tu não quiseres fazer isso, tens sempre a opção de dar mais 4000 € ou 5000 € por uma bateria de alta capacidade.
Ou então compras um carro a diesel, ninguém te obriga a comprar um carro elétrico, pois não?
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Eu acho que por vezes se desvaloriza um pouco a opinião das pessoas que mostram preocupação com a autonomia como se isso fosse uma "não" questão. A mim não me parece assim uma questão tão irrelevante.
Qualquer eléctrico no mercado dava para as minhas deslocações diárias. Mas por vezes há imprevistos e poderia haver alturas em que chegava a casa com pouca autonomia. É assim tão estranho alguém querer ter a opção que tem agora de no fim de um dia de trabalho fazer mais cem quilómetros para ir jantar fora ou ao cinema? Sem ter de planear? Sem ter de esperar meia hora na melhor das hipóteses? E aos fins de semana? Em quase todos dou umas voltas. Podem ser quarenta quilómetros, podem ser duzentos. Às vezes decidimos na hora. Vou ter de fazer contas onde vou, se há ou não carregadores, se poderei arriscar um pouco mais, se calhar é melhor não passar dos cem à hora...
Se isto é irrelevante para algumas pessoas, compreendo que sim. Mas para outros.... Parece que os outros são uns parolos que estão preocupados porque têm de ir uma vez por ano ao Algarve...
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Se a questão da autonomia fosse irrelevante as marcas estariam a vender carros com autonomia de 100kms como paezinhos quentes assim mais baratos. Quem precisasse de fazer viagens maiores era só parar nos pcr.
Mas o que se vê é exactamente a subida de autonomia. Será por acaso? Andam as marcas a trabalhar numa característica que ninguém quer saber e a ter de pagar por isso?
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Originalmente Colocado por eu Ver PostA autonomia é como a potência: toda a gente quer mais, não quer é pagar o seu custo.
Por que é que só entras essas autonomias para preços de 100k?
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tonyV
Dizer que a autonomia não conta, é de ignorante e/ou de quem não vive/convive ou ouve proprietários e respectivos relatos (já andam aí DBs, aproveitem).
A outra hipótese é manter a autonomia, com carregamentos a 100% em 5-10min, com a respectiva rede bem desenvolvida.
Agora, não interessa é top
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Originalmente Colocado por PowerSlide Ver PostEu acho que por vezes se desvaloriza um pouco a opinião das pessoas que mostram preocupação com a autonomia como se isso fosse uma "não" questão. A mim não me parece assim uma questão tão irrelevante.
Qualquer eléctrico no mercado dava para as minhas deslocações diárias. Mas por vezes há imprevistos e poderia haver alturas em que chegava a casa com pouca autonomia. É assim tão estranho alguém querer ter a opção que tem agora de no fim de um dia de trabalho fazer mais cem quilómetros para ir jantar fora ou ao cinema? Sem ter de planear? Sem ter de esperar meia hora na melhor das hipóteses? E aos fins de semana? Em quase todos dou umas voltas. Podem ser quarenta quilómetros, podem ser duzentos. Às vezes decidimos na hora. Vou ter de fazer contas onde vou, se há ou não carregadores, se poderei arriscar um pouco mais, se calhar é melhor não passar dos cem à hora...
Se isto é irrelevante para algumas pessoas, compreendo que sim. Mas para outros.... Parece que os outros são uns parolos que estão preocupados porque têm de ir uma vez por ano ao Algarve...
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A autonomia não é irrelevante.
O que acontece é que, a bateria é o componente mais caro do carro, quem aposta hoje num carro elétrico tem de comprar algo que se adapte ao seu dia a dia e a sua carteira. Por isso é necessário encontrar uma solução equilibrada de preço/autonomia.
No entanto não me parece necessário que os carros elétricos tenham todos os 1000km de autonomia tal como os diesel. Os carros com 150km de autonomia continuam a ser uma opção muito válida para uso citadino desde que o preço seja apelativo.
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tonyV
Originalmente Colocado por marcopns Ver PostA autonomia não é irrelevante.
O que acontece é que, a bateria é o componente mais caro do carro, quem aposta hoje num carro elétrico tem de comprar algo que se adapte ao seu dia a dia e a sua carteira. Por isso é necessário encontrar uma solução equilibrada de preço/autonomia.
No entanto não me parece necessário que os carros elétricos tenham todos os 1000km de autonomia tal como os diesel. Os carros com 150km de autonomia continuam a ser uma opção muito válida para uso citadino desde que o preço seja apelativo.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostSejamos sinceros, quem faz 1000km de seguida aqui para precisarem de tal número?
Se tiver 300km e vários PCR, não chega para a realidade em Portugal?
Mas claro, aqui 1000km é essencial, quando se vai a bomba é aos 10€ de cada vez com autonomias de 100km... Makes sense.
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tonyV
Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostSejamos sinceros, quem faz 1000km de seguida aqui para precisarem de tal número?
Se tiver 300km e vários PCR, não chega para a realidade em Portugal?
Mas claro, aqui 1000km é essencial, quando se vai a bomba é aos 10€ de cada vez com autonomias de 100km... Makes sense.
É brutal fazer Viseu-Lisboa de Tesla p85d.....devias experimentar Continuo a preferir qualquer plug-in pelo descanso da inexistência de nenhum dos requisitos supra citados.
Citando
Range anxiety is the fear that a vehicle has insufficient range to reach its destination and would thus strand the vehicle's occupants.[1][2][3][4] The term, which is primarily used in reference to battery electric vehicles (BEVs), is considered to be one of the major barriers to large scale adoption of all-electric cars.[1][5][6] The term range anxiety was first reported in the press on September 1, 1997 in the San Diego Business Journal by Richard Acello referring to worries of GM EV1 electric car drivers.[7] On July 6, 2010, General Motors filed to trademark the term, stating it was for the purpose of "promoting public awareness of electric vehicle capabilities".[8] The Norwegian equivalent rekkeviddeangst was assigned second place in a list of Norwegian "words of the year" for 2013 by the Norwegian Language Council.[9][10]
in wikipedia
Repetindo: aumento de autonomia, aumento da rede de "abastecimento", ou ficam com eles no stand, é isto que a história de quem os tem ou teve (porque há quem os venda por este motivo) conta!
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Se tiveres mais carregadores escusas de gastar balurdios em baterias para não tirares proveito total da autonomia.
Novamente, a maioria das pessoas não precisa de carros com milhares de km de autonomia quando faz metade no máximo, desses km, de seguida.
Sim, 300-500km chegam e sobra. Aliás, basta ver que essa é a opinião de muito boa gente que nem VE têm.
Com 500km de autonomia a velocidades de 120-140, vais daqui ao Algarve de uma só vez.
Mas lá está, quando se fala de VE passam todos a ser taxistas.
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tonyV
Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostSe tiveres mais carregadores escusas de gastar balurdios em baterias para não tirares proveito total da autonomia.
Novamente, a maioria das pessoas não precisa de carros com milhares de km de autonomia quando faz metade no máximo, desses km, de seguida.
Sim, 300-500km chegam e sobra. Aliás, basta ver que essa é a opinião de muito boa gente que nem VE têm.
Com 500km de autonomia a velocidades de 120-140, vais daqui ao Algarve de uma só vez.
Mas lá está, quando se fala de VE passam todos a ser taxistas.
Só chegarão com uma infra-estrutura de postos de carga densa.
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Ou não entendes ou não queres entender.
O problema não é a autonomia mas sim a falta de postos de carregamento rápido. Simples.
Porque não tens ansiedade de autonomia no teu carro? Porque sabes que tens uma gasolina "ao virar" da esquina que resolves o problema, o motivo para muitos não atestarem sempre o depósito, porque a quantidade de gasolineiras é enorme e a autonomia deixa de fazer um papel crucial quando podes em 5-10 minutos meter mais 200-300km, "mesmo ali ao lado".
Quanto a maioria, se não todos, os segmento C a velocidades de AE (ente os 120-140) não tem fazem 1000km, é irónico exigir isso de um VE. Aliás, quem aqui que quer comprar um carro fala de autonomia? Falam de consumos, mesmo que os 5L/100km se traduzam em 700-800km de autonomia.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostA grande maioria das pessoas nao liga á autonomia como se fala por aqui.
Primeiro porque normalmente fazem "meia dúzia" de km por dia, que nem perto nem de longe metem ansiedade de autonomia. Depois em grandes viagens, se houver PCR em maior quantidade, acaba por ser um não problema.
Mas é engraçado ver isto das autonomias serem muito significativas em eléctricos, e depois basta ver 20-30 carros em gasolineiras e a probabilidade de a maioria meter 10-20€ de cada vez de gasolina é enorme, acabando por terem a mesma autonomia, ou até menos que um eléctricos.
Mas claro, quando se fala em eléctricos passam todos a fazer mais km que taxistas...
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostOu não entendes ou não queres entender.
O problema não é a autonomia mas sim a falta de postos de carregamento rápido. Simples.
Porque não tens ansiedade de autonomia no teu carro? Porque sabes que tens uma gasolina "ao virar" da esquina que resolves o problema, o motivo para muitos não atestarem sempre o depósito, porque a quantidade de gasolineiras é enorme e a autonomia deixa de fazer um papel crucial quando podes em 5-10 minutos meter mais 200-300km, "mesmo ali ao lado".
Quanto a maioria, se não todos, os segmento C a velocidades de AE (ente os 120-140) não tem fazem 1000km, é irónico exigir isso de um VE. Aliás, quem aqui que quer comprar um carro fala de autonomia? Falam de consumos, mesmo que os 5L/100km se traduzam em 700-800km de autonomia.
Será raro o carro que conseguirá 1000km de autonomia com um depósito de menos de 50L... e que só estão presentes em alguns segmento C e depois acima destes.
Já tive um diesel que tinha um depósito de 30L...
Atualmente tenho um gasolina que tem um depósito de 35L, ao qual adicionei posteriormente um depósito de GPL com 34L... será que ando com os dois depósitos cheios e só abasteço quando estou quase a seco? Claro que não... a cada 300-350km (quando fico sem o combustível mais barato) abasteço. O outro combustível anda lá tipo aos 10L só para as emergências. Portanto, um bifuel é tipo o elétrico com extensor de autonomia dos pobres... lol... Posso usar a extensão de autonomia, mas não interessa.
De facto, o grande problema atual dos elétricos é a falta de rede de carregamentos, coisa que os veículos de combustão não têm... quer dizer... em alguns distritos existem apenas uma bomba com GPL.
Eu até posso ir de Lisboa ao Algarve com um elétrico, fazendo uma paragem para carregar, mas e lá... haverá estações de carregamento disponíveis? Para mim, o problema é mesmo esse, mais autonomia aumenta a margem de manobra, mas a rede insuficiente é o maior entrave.Editado pela última vez por Panda4x4; 11 December 2017, 10:14.
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tonyV
Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostOu não entendes ou não queres entender.
O problema não é a autonomia mas sim a falta de postos de carregamento rápido. Simples.
Porque não tens ansiedade de autonomia no teu carro? Porque sabes que tens uma gasolina "ao virar" da esquina que resolves o problema, o motivo para muitos não atestarem sempre o depósito, porque a quantidade de gasolineiras é enorme e a autonomia deixa de fazer um papel crucial quando podes em 5-10 minutos meter mais 200-300km, "mesmo ali ao lado".
Quanto a maioria, se não todos, os segmento C a velocidades de AE (ente os 120-140) não tem fazem 1000km, é irónico exigir isso de um VE. Aliás, quem aqui que quer comprar um carro fala de autonomia? Falam de consumos, mesmo que os 5L/100km se traduzam em 700-800km de autonomia.
O maior entrave à venda de totalmente eléctricos é a AUTONOMIA (justificada por falta de postos de abastecimento ou justificada pela psique de quem os compra). Está explicado, demonstrado e quem os vende ou quer vender está a aumentar a mesma por essa razão.....deal with it
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostA esmagadora maioria do parque automóvel com motor a combustão tem +700km de autonomia e possibilidade de abastecimento vasto e rápido (2/3min).
O maior entrave à venda de totalmente eléctricos é a AUTONOMIA (justificada por falta de postos de abastecimento ou justificada pela psique de quem os compra). Está explicado, demonstrado e quem os vende ou quer vender está a aumentar a mesma por essa razão.....deal with it
Eu estaria muito confortável num eléctrico que consiga fazer Lisboa-Porto, sem qualquer preocupação de consumos e sem recarregar. Falamos em +300kms reais, o que possivelmente significa uma autonomia teórica de cerca de 500kms.
O novo leaf 40kw já se aproxima algo disto, mas vamos deixar correr a água...
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostA esmagadora maioria do parque automóvel com motor a combustão tem +700km de autonomia e possibilidade de abastecimento vasto e rápido (2/3min).
O maior entrave à venda de totalmente eléctricos é a AUTONOMIA (justificada por falta de postos de abastecimento ou justificada pela psique de quem os compra). Está explicado, demonstrado e quem os vende ou quer vender está a aumentar a mesma por essa razão.....deal with it
Mas seguindo a lógica, o maior problema dos VE é a falta de PCR, deal with it...
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostÉ isto mesmo. É óbvio que os fabricantes não andam a dormir e a autonomia tem de ser aumentada.
Eu estaria muito confortável num eléctrico que consiga fazer Lisboa-Porto, sem qualquer preocupação de consumos e sem recarregar. Falamos em +300kms reais, o que possivelmente significa uma autonomia teórica de cerca de 500kms.
O novo leaf 40kw já se aproxima algo disto, mas vamos deixar correr a água...
Depois querem só fazer porto Lisboa sem parar que bem 500km chega.
É isso....
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Uma autonomia teórica de 500Kms parece-me o valor mais comum que os utilizadores vão necessitar.
Depois existem alguns casos, como nas ferias, uma pessoa do Porto com a sua família e bagagens, quer ir para o Algarve, e tem de parar no caminho, alugar um hotel para uma noite, enquanto o veiculo reabastece.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostQuerem 1000km e autonomia é mais que importante, 300km não chega.
Depois querem só fazer porto Lisboa sem parar que bem 500km chega.
É isso....
Depois cada um pode falar por si, e onde estão os seus limites. Conheço quem ande sempre com a luz de reserva acesa no carro. A mim causa-me stress dela ir acesa, mesmo que dê para 200 kms e mesmo sabendo que há bombas por todo o lado.
Por isso já sugeri atrás que seria bom as marcas lançarem a mesma versão com várias capacidade de baterias, tipo 40, 60, 80 ou 100kw, e cada um saberias e pagaria o que lhe daria mais conforto e resposta às sua necessidades.
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostUma autonomia teórica de 500Kms parece-me o valor mais comum que os utilizadores vão necessitar.
Depois existem alguns casos, como nas ferias, uma pessoa do Porto com a sua família e bagagens, quer ir para o Algarve, e tem de parar no caminho, alugar um hotel para uma noite, enquanto o veiculo reabastece.
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Eu penso que a tendência vai ser vender modelos com várias capacidades diferentes de bateria e cada cliente escolhe aquela que se adequa ao seu dia a dia. Por exemplo (valores hipotéticos):
xpto de 40 KWh: autonomia de 300 Km, por 32000 €
xpto de 65 KWh: autonomia de 500 Km, por 40000 €
xpto de 100 KWh: autonomia de 750 Km, por 50000 €
Pergunta: havendo uma boa rede de carregamentos rápidos, justifica-se pagar 50,000 € em vez de 32,000 € só para não ter o trabalho/tempo de carregar o carro em PCR, naquela dúzia de viagens por ano que ultrapassam 300 Km ?
É esta questão que eu referi várias vezes, mas parece que há aqui pessoas que não querem entender... mas não stressem, ninguém vos obriga a comprar um elétrico com "baixa autonomia". Ou um elétrico sequer...
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostO Tony já explicou o problema de "range anxiety", que a par com a falta de uma densa rede de PCR, são o principal problema dos eléctricos. E parece que as marcas sabem isto e estão a trabalhar para o resolver.
Depois cada um pode falar por si, e onde estão os seus limites. Conheço quem ande sempre com a luz de reserva acesa no carro. A mim causa-me stress dela ir acesa, mesmo que dê para 200 kms e mesmo sabendo que há bombas por todo o lado.
Por isso já sugeri atrás que seria bom as marcas lançarem a mesma versão com várias capacidade de baterias, tipo 40, 60, 80 ou 100kw, e cada um saberias e pagaria o que lhe daria mais conforto e resposta às sua necessidades.
Se tivesses PCR em todas as gasolineiras, não precisavas de baterias maiores, que criam problemas como peso, custo da bateria...
Agora vamos ser razoáveis, não estou a dizer que 100km de autonomia chega, no mínimo 300km, ideal de 500km.
Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostEm teoria com 500kms de autonomia, já consegues ir do norte ao sul, saindo de manhã e aproveitando a paragem de almoço para meter o carro a carregar num PCR. Perfeitamente tranquilo.
De Chaves a Albufeira não chega aos 670km salvo erro, a volta de 6h de viagem. Com 500km, bastava uma paragem...não é suficiente?
Novamente, a rede fraca de abastecimento e tempos, são os entraves ao VE.
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