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    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
    Como podes ter concorrência no mercado do combustível, se metade do preço são impostos e apenas tens uma empresa a controlar as refinarias?

    No elétricos infelizmente querem fazer a mesma coisa com a Mobie-e por isso eu ser a favor de acabarem com ela.



    O facto de o bocal ser mais largo impede que a pistola entre nos depósitos dos carros ligeiros...



    Quando verem que o preço de carregamento devido a carregarem devagar vão desistir, os elétricos abastecem normalmente.
    Não é a questão técnica de pistola grande ou pequena é mais a questão se o podem ou não fazer, nem que para isso usem algum adaptador. Um camião pode demorar imenso tempo a abastecer com uma pistola normal, deve ser proibido por isso? Por causa de ocupar a bomba tanto tempo?

    O preço do carregamento será pelo tempo de carga ou pela energia efectivamente consumida? Estás a assumir que o tempo seja penalizado e faz pouco sentido. Faz sentido sim, que seja penalizado estar a ocupar lugar após o abastecimento.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
      Repara que eu não estou a dizer para os plug-in não carregarem na rede mobi.e ou outras, eu estou a dizer que em PCR(postos de carga rápida, normalmente mas áreas de serviço) de nada lhe adianta estar ali ligado ou a um mais comum PCN(os que estão espalhados pelas cidades), já um eléctrico esses PCR são a diferença entre demorar mais 30min/1h em viagens longas para conseguir mais 80% da carga ou ir de reboque/carro de aluguer, um híbrido plug-in não precisa dos PCR para nada, já dos PCN como dizes e bem serve bem para poupar algum ao fim do mês.
      Não precisa se existir outras alternativas, não é?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
        Portanto eu digo que acho bem que usem os PCN que são os mais abundantes e onde não estorvam ninguém, ao passo que nos PCR impossibilitam o acesso a algo valioso a um VE numa viagem longa e tu dizes que estou a dizer para não ligarem a lado nenhum? Ou não estou a perceber ou não sei. Ah e antes que me acusem de elitista não tenho um VE, nem híbrido, nem conheço ninguém no meu círculo familiar/amigos com nenhum, é uma questão de bom senso apenas julgo eu.
        Havendo escolha, se para o plug-in vai dar ao mesmo, claro que é de bom senso usarem os mais lentos.
        Mas não havendo escolha e estando o carro sem carga, o que sugeres, que siga a viagem a gasolina?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
          Portanto eu digo que acho bem que usem os PCN que são os mais abundantes e onde não estorvam ninguém, ao passo que nos PCR impossibilitam o acesso a algo valioso a um VE numa viagem longa e tu dizes que estou a dizer para não ligarem a lado nenhum? Ou não estou a perceber ou não sei. Ah e antes que me acusem de elitista não tenho um VE, nem híbrido, nem conheço ninguém no meu círculo familiar/amigos com nenhum, é uma questão de bom senso apenas julgo eu.
          Mas estás a defender consumidores de 1ª e de 2ª no acesso a abastecimento de energia eléctrica?

          Obviamente que quem precise de abastecer, deve abastecer por ordem de chegada, e se eventualmente acumular muita gente à espera, o problema não será dos utilizadores mas sim da falta de pontos de abastecimento. Não me parece difícil perceber isto.

          Ridículo é pensar que por se ter um veículo eléctrico para a ter prioridade nos abastecimentos eléctricos. Até porque ter 10 carros eléctricos para abastecer num PCR será mais moroso do que apanhar apenas 1 carro plug in a carregar num PCR. Mas ei, a culpa é do plug in...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
            Parece-me claro que haja um bom senso, mas é difícil em Portugal haver bom senso...

            Se eu tenho um PHEV que não dependendo exclusivamente de Electridade para me mover, acho de bom senso que a carregar tenha atenção a quem realmente precise, ainda mais se não usufruir de carregamento rápido daquele posto.

            Há poucos postos, como tal, há que ter noção que a prioridade é de quem necessita exclusivamente de se mover a Electridade, os outros têm de adpatar-se.

            Não acho que se deva proibir, mas que deva haver prioridades, se um PHEV estiver a carregar e chegar um eléctrico com pouca carga, o PHEV que ceda lugar ao EV já que o PHEV pode-se mover sobre outra energia e o EV não.

            Não acho que isto seja elitista ou venha mal ao mundo...
            Se eu compro um plug in é porque tenho intenção de carregar e usufruir do sistema. Não vejo que deva ser dada prioridade a ninguém. Nem sequer a grávidas e idosos se dá prioridade numa bomba normal e querem agora dar prioridade por tipologia de carro.

            Quem tem de saber adaptar-se são os proprietários de cada veículo, estando conscientes das escolhas que fizerem na compra de carro e nas limitações que possam ter.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Não precisa se existir outras alternativas, não é?
              Tem até 3, continua a usar o PCR se ninguém precisar, segue viagem a gasolina/gasóleo ou procura um PCN.
              Que alternativa tem um VE para além do reboque?

              Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
              Havendo escolha, se para o plug-in vai dar ao mesmo, claro que é de bom senso usarem os mais lentos.
              Mas não havendo escolha e estando o carro sem carga, o que sugeres, que siga a viagem a gasolina?
              Dado que boa parte dos PCR estão em áreas de serviço e que duvido que algum plug-in use a carga eléctrica em AE porque não seguir a gasolina?


              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Mas estás a defender consumidores de 1ª e de 2ª no acesso a abastecimento de energia eléctrica?

              Obviamente que quem precise de abastecer, deve abastecer por ordem de chegada, e se eventualmente acumular muita gente à espera, o problema não será dos utilizadores mas sim da falta de pontos de abastecimento. Não me parece difícil perceber isto.

              Ridículo é pensar que por se ter um veículo eléctrico para a ter prioridade nos abastecimentos eléctricos. Até porque ter 10 carros eléctricos para abastecer num PCR será mais moroso do que apanhar apenas 1 carro plug in a carregar num PCR. Mas ei, a culpa é do plug in...
              Portanto ao invés de usar uma vulgar ficha cee para carregar em qualquer lado ou num dos milhares de PCN espalhados pelas cidades um plug-in vai para um PCR numa AE(que é onde estão a maioria deles) ocupar o mesmo por 4/5h para ter 50km de autonomia que nem vai usar na AE? Enquanto um eléctrico que vá a um PCR é porque precisa da autonomia para seguir viagem e é impedido por um plug in só porque sim? Qual a lógica?

              Comentário


                Extremam-se posições, perde-se a razão.

                Isto é muito simples se não fizermos questão de nos andar a lixar uns aos outros. Tomem a atitude mais civilizada, e usufruam de uma atitude proporcional.

                Isto pode parecer utópico mas não é, comecem nas filas dos super/hiper ou nos transportes públicos a relegar o vosso conforto para segundo lugar quando vêm alguém mais necessitado dele. Não custa nada!

                Eu só não o faço se estiver distraído. Mas nessas situações, se me alertarem, agradeço.

                Eu tenho um VE com extensor de autonomia. Eu jamais irei ocupar um posto sabendo que estou a prejudicar alguém. Se toda ou a maioria proceder da mesma forma, não há stress. Ajuda ter essa noção quando se compra o automóvel: eu comprei assumindo que não iria depender da infra-estrutura pública para circular. Entretanto já fiz mais de 30000kms e um ano a electrões e contam-se pelos dedos as vezes que liguei o carro a um posto público.

                Bom senso, é tudo o que se pede.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                  Tem até 3, continua a usar o PCR se ninguém precisar, segue viagem a gasolina/gasóleo ou procura um PCN.
                  Que alternativa tem um VE para além do reboque?


                  Dado que boa parte dos PCR estão em áreas de serviço e que duvido que algum plug-in use a carga eléctrica em AE porque não seguir a gasolina?




                  Portanto ao invés de usar uma vulgar ficha cee para carregar em qualquer lado ou num dos milhares de PCN espalhados pelas cidades um plug-in vai para um PCR numa AE(que é onde estão a maioria deles) ocupar o mesmo por 4/5h para ter 50km de autonomia que nem vai usar na AE? Enquanto um eléctrico que vá a um PCR é porque precisa da autonomia para seguir viagem e é impedido por um plug in só porque sim? Qual a lógica?
                  Tem a mesma alternativa que tem um plug in sem combustível e sem baterias. A não ser que passe a ser obrigatório os possuidores de hibridos andarem com o depósito cheio e terem sempre dinheiro para combustível. O que na prática seria irónico pois a ideia de um plugo in é reduzir o uso de combustíveis. Então que com um plug in vou andar a gasolina para os outros poderem carregar à vontade? Quem me paga a gasolina?

                  Em AE um plug in pode perfeitamente usar o modo hibrido, para em vez de gastar 10l gastar apenas 3 litros aos 100kms. Numa viagem Porto-Lisboa-Porto são 600kms, são logo 42 litros poupados ou mais de 60€. É ridículo pensar sequer que um plug in tem de andar a gastar mais só para dar prioridade a um eléctrico, é que nem sequer faria sentido existirem.

                  A lógica é que ambos precisam de energia eléctrica seja para 50 ou 500kms, tal como quando metes combustível também podes abastecer 5 ou 50 litros, e as prioridades não funcionam em função disso. A lógica que eu vejo é: se existem tão poucos carregadores sejam PCN ou PCR, que podem estar ocupados/avariados/whatever, e se realmente preciso de autonomia, porque raio é que vou comprar um VE?

                  Sugerir aos plug in sairem da AE para procurarem um PCN então é de génio. E pergunto novamente quem paga o tempo e combustível?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                    Extremam-se posições, perde-se a razão.

                    Isto é muito simples se não fizermos questão de nos andar a lixar uns aos outros. Tomem a atitude mais civilizada, e usufruam de uma atitude proporcional.

                    Isto pode parecer utópico mas não é, comecem nas filas dos super/hiper ou nos transportes públicos a relegar o vosso conforto para segundo lugar quando vêm alguém mais necessitado dele. Não custa nada!

                    Eu só não o faço se estiver distraído. Mas nessas situações, se me alertarem, agradeço.

                    Eu tenho um VE com extensor de autonomia. Eu jamais irei ocupar um posto sabendo que estou a prejudicar alguém. Se toda ou a maioria proceder da mesma forma, não há stress. Ajuda ter essa noção quando se compra o automóvel: eu comprei assumindo que não iria depender da infra-estrutura pública para circular. Entretanto já fiz mais de 30000kms e um ano a electrões e contam-se pelos dedos as vezes que liguei o carro a um posto público.

                    Bom senso, é tudo o que se pede.
                    Isso significa que para ti é tranquilo gastar 60€ em gasolina (exemplo atrás do meu post) em cada viagem só para não "incomodar" nem "prejudicar" utilizadores de VE que queiram carregar em PCR nas AE?

                    Ridículo, eu não o faria. Uma coisa é dar um lugar sentado a uma grávida num autocarro, o custo é zero, e chego ao destino ao mesmo tempo, tomando na mesma uma atitude mais civilizada. Outra coisa é eu dar o lugar a essa grávida mas para isso ter de pagar "60€ em fraldas". Epá não me lixem. Porque não colocam PCN nas AE para tornar a vida civilizada a todos? Não seria o mais lógico?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                      Tem até 3, continua a usar o PCR se ninguém precisar, segue viagem a gasolina/gasóleo ou procura um PCN.
                      Que alternativa tem um VE para além do reboque?


                      Dado que boa parte dos PCR estão em áreas de serviço e que duvido que algum plug-in use a carga eléctrica em AE porque não seguir a gasolina?




                      Portanto ao invés de usar uma vulgar ficha cee para carregar em qualquer lado ou num dos milhares de PCN espalhados pelas cidades um plug-in vai para um PCR numa AE(que é onde estão a maioria deles) ocupar o mesmo por 4/5h para ter 50km de autonomia que nem vai usar na AE? Enquanto um eléctrico que vá a um PCR é porque precisa da autonomia para seguir viagem e é impedido por um plug in só porque sim? Qual a lógica?
                      Porque não seguir a gasolina!!! E que tal porque eu paguei a mais umas centenas largas de € que o mesmo carro a gasolina para poder ter os tais 50km de autonomia eléctrica que farão com que o meu carro, que eu paguei a mais para poder usufruir do sistema híbrido, faço o consumo de x em vez de x+y??? Será que é justificação suficiente??

                      Eu nem vou dizer que numa viagem de 600km dão 60€ que acho optimista, mas mesmo que seja 30€, não foi para isso que o carro foi adquirido com um preço superior, precisamente para usufruir do modo elétrico??? Se é para seguir a gasolina poupava o dinheiro é comprava um carro, imagina lá tu, a gasolina........

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Isso significa que para ti é tranquilo gastar 60€ em gasolina (exemplo atrás do meu post) em cada viagem só para não "incomodar" nem "prejudicar" utilizadores de VE que queiram carregar em PCR nas AE?

                        Ridículo, eu não o faria. Uma coisa é dar um lugar sentado a uma grávida num autocarro, o custo é zero, e chego ao destino ao mesmo tempo, tomando na mesma uma atitude mais civilizada. Outra coisa é eu dar o lugar a essa grávida mas para isso ter de pagar "60€ em fraldas". Epá não me lixem. Porque não colocam PCN nas AE para tornar a vida civilizada a todos? Não seria o mais lógico?
                        Seria, mas até lá temos de chegar a um compromisso. Eu não faço viagens com o meu i3 REx, existe outro carro cá em casa para isso. O racional da coisa foi: VE para tudo o que for possível com os carregamentos domésticos (e faço quase 90kms/dia assim), híbrido para a companheira e para o resto. E levei em conta os inúmeros stresses que vêm com o uso da infra-estrutura pública. Posso perder algum dinheiro, mas não me ando a chatear nem a chatear ninguém.

                        Se só pudesse ter um carro, provavelmente optaria por um híbrido não plug-in, porque não acho que no meu tipo de utilização fosse compensar o diferencial para um plug-in, e porque iria depender da infra-estrutura pública que, actualmente, é básica... para não dizer pior.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                          Seria, mas até lá temos de chegar a um compromisso. Eu não faço viagens com o meu i3 REx, existe outro carro cá em casa para isso. O racional da coisa foi: VE para tudo o que for possível com os carregamentos domésticos (e faço quase 90kms/dia assim), híbrido para a companheira e para o resto. E levei em conta os inúmeros stresses que vêm com o uso da infra-estrutura pública. Posso perder algum dinheiro, mas não me ando a chatear nem a chatear ninguém.

                          Se só pudesse ter um carro, provavelmente optaria por um híbrido não plug-in, porque não acho que no meu tipo de utilização fosse compensar o diferencial para um plug-in, e porque iria depender da infra-estrutura pública que, actualmente, é básica... para não dizer pior.
                          Mas o que estás a dizer é precisamente o que estamos a dizer. O problema é da infraestrutura e não utilizadores e não devem ser os utilizadores de determinados veículos a suprir as necessidades dos outros utilizadores.
                          Quem compra um elétrico, tem que fazer como tu, levar em. Linha de conta estas situações.
                          Se fosse uma maravilha carregar um elétrico provavelmente até haveriam mais elétricos na estrada....

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                            Mas o que estás a dizer é precisamente o que estamos a dizer. O problema é da infraestrutura e não utilizadores e não devem ser os utilizadores de determinados veículos a suprir as necessidades dos outros utilizadores.
                            Quem compra um elétrico, tem que fazer como tu, levar em. Linha de conta estas situações.
                            Se fosse uma maravilha carregar um elétrico provavelmente até haveriam mais elétricos na estrada....
                            Sem dúvida que se a infra-estrutura estivesse a acompanhar o crescimento de VEs/PHEVs provavelmente este tópico nem existiria. Portanto, sim precisamos todos é de uma infra-estrutra maior e melhor!

                            Mas até lá temos de jogar com o baralho que temos, e não acho saudável o extremar de posições que se vê por aqui e também em algum grupos do Facebook. Nem um VE tem prioridade sobre um PHEV, nem um PHEV tem o pleno direito de ignorar que estar num posto rápido a carregar a menos de metade da velocidade do mesmo é um comportamento aceitável, porque acho que não é. Assim como o dono de um VE tem de ter noção das limitações do seu veículo, também o dono de um PHEV deve ter, e contar com isso.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Tem a mesma alternativa que tem um plug in sem combustível e sem baterias. A não ser que passe a ser obrigatório os possuidores de hibridos andarem com o depósito cheio e terem sempre dinheiro para combustível. O que na prática seria irónico pois a ideia de um plugo in é reduzir o uso de combustíveis. Então que com um plug in vou andar a gasolina para os outros poderem carregar à vontade? Quem me paga a gasolina?

                              Em AE um plug in pode perfeitamente usar o modo hibrido, para em vez de gastar 10l gastar apenas 3 litros aos 100kms. Numa viagem Porto-Lisboa-Porto são 600kms, são logo 42 litros poupados ou mais de 60€. É ridículo pensar sequer que um plug in tem de andar a gastar mais só para dar prioridade a um eléctrico, é que nem sequer faria sentido existirem.

                              A lógica é que ambos precisam de energia eléctrica seja para 50 ou 500kms, tal como quando metes combustível também podes abastecer 5 ou 50 litros, e as prioridades não funcionam em função disso. A lógica que eu vejo é: se existem tão poucos carregadores sejam PCN ou PCR, que podem estar ocupados/avariados/whatever, e se realmente preciso de autonomia, porque raio é que vou comprar um VE?

                              Sugerir aos plug in sairem da AE para procurarem um PCN então é de génio. E pergunto novamente quem paga o tempo e combustível?
                              Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                              Porque não seguir a gasolina!!! E que tal porque eu paguei a mais umas centenas largas de € que o mesmo carro a gasolina para poder ter os tais 50km de autonomia eléctrica que farão com que o meu carro, que eu paguei a mais para poder usufruir do sistema híbrido, faço o consumo de x em vez de x+y??? Será que é justificação suficiente??

                              Eu nem vou dizer que numa viagem de 600km dão 60€ que acho optimista, mas mesmo que seja 30€, não foi para isso que o carro foi adquirido com um preço superior, precisamente para usufruir do modo elétrico??? Se é para seguir a gasolina poupava o dinheiro é comprava um carro, imagina lá tu, a gasolina........
                              Digam-me lá então que plug-in são esses que andam a velocidades de AE em modo eléctrico... É que eu pelo menos não conheço nenhum, costumam ter essa opção para velocidades baixas(nacional/cidade).
                              Mas já vi que não vale a pena, vão arranjar sempre algo para dar a volta como dizer que eu disse "para sair da AE para procurar um PCN" ou que disse que "os PHEV não deviam ser ligados à rede"...

                              Além de que dizer que um PHEV pode andar sem combustível no depósito para se fiar só no modo eléctrico é preciso querer mesmo virar o "bico" à conversa.

                              Fica por aqui a minha participação com vocês.
                              Editado pela última vez por Neruson; 02 April 2018, 16:22.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                                Se um dia fazem isso, que farão, preço da eletricidade ao preço da gasolina, então é que os elétricos serão ainda mais de nicho. Ou então não, porque nos vão enfiar os elétricos pela guelra abaixo e não teremos alternativa.
                                Excepto que eu vivo numa vivenda e posso encomendar células solares da China.

                                Realmente é uma chatice para quem um elétrico ainda não serve e tem de ficar agarrado a carros a gasolina/gasóleo mais uns quantos anos.

                                Mas não vale a pena estarem tão chateados. Tenham paciência que a não ser que o vosso caso seja muito específico, há grandes chances de nos próximos anos virem a ter a possibilidade de ter um elétrico.
                                Editado pela última vez por rrrfff; 02 April 2018, 16:42.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                                  Sem dúvida que se a infra-estrutura estivesse a acompanhar o crescimento de VEs/PHEVs provavelmente este tópico nem existiria. Portanto, sim precisamos todos é de uma infra-estrutra maior e melhor!

                                  Mas até lá temos de jogar com o baralho que temos, e não acho saudável o extremar de posições que se vê por aqui e também em algum grupos do Facebook. Nem um VE tem prioridade sobre um PHEV, nem um PHEV tem o pleno direito de ignorar que estar num posto rápido a carregar a menos de metade da velocidade do mesmo é um comportamento aceitável, porque acho que não é. Assim como o dono de um VE tem de ter noção das limitações do seu veículo, também o dono de um PHEV deve ter, e contar com isso.
                                  E quem decide isso?

                                  Eu como dono de um plug in carregaria num PCR sem qualquer problema se não existisse opção de PCN. Já pensaste que talvez por causa das noções de "limitação" é que alguns compradores compram plug in em vez de VE? Porque assim não estão dependentes de ninguém e muito menos têm de andar a pedinchar carga. Se o posto está disponível carregam , se não está, siga viagem. Os donos dos veículos eléctricos é que devem ter em conta que não são donos do PCR e muito menos terão exclusividade no uso deles.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Se eu compro um plug in é porque tenho intenção de carregar e usufruir do sistema. Não vejo que deva ser dada prioridade a ninguém. Nem sequer a grávidas e idosos se dá prioridade numa bomba normal e querem agora dar prioridade por tipologia de carro.

                                    Quem tem de saber adaptar-se são os proprietários de cada veículo, estando conscientes das escolhas que fizerem na compra de carro e nas limitações que possam ter.
                                    Se queres pegar em exemplos lógicos, pega no caso dos camiões, onde é frequente eles abastecerem, seja o local seja o bocal, não é igual aos dos carros, porque? Pela demora de abastecimento, e por necessitarem de maior fluxo de combustível. Porque é que nós PHEV vs EV ia ser diferente? As diferenças são mais pequenas que as semelhanças, um PHEV em modo PCN demora mais tempo que um EV, logo, teria de carregar noutros pontos de carregamento mais adequados.

                                    Parece-te lógico chegares a um posto de PCR, com um EV que suporta tal tecnologia, com 10% de bateria, e teres de ficar N horas a espera de um PHEV que está a carregar lentamente e até tem maneira de se mover com outra energia, e tu não? Porque não ceder passagem a ti que tens um EV que vai usufruir da tecnologia do posto? Nesta posição, não terias a mesma opinião.

                                    E pela escassez dos postos, parece-me claro que hajam prioridades para quem mais necessita, e um PHEV não depende de energia eléctrica como um EV.

                                    Acho que é uma conclusão e uma medida tão natural que já é obrigatória em alguns lados. Não é elitismo, é mesmo racionalidade.

                                    Não podemos é pegar em exemplos de bombas normais com carros normais, a escassez de postos e o tempo de abastecimento, principalmente, não são os mesmos, logo qualquer comparação cai por terra. Entre um carro a gasolina na reserva e um Diesel na reserva, o tempo de abastecimento é idêntico, leve 40 leve 50 litros, as diferenças são mais que aceitáveis, já um PHEV em PCR a carregar normalmente e um EV com suporte para PCR a carregar num PCR, as diferenças são de várias horas, daí que se crie alguma racionalidade de uso face a escassez de postos e diferenças de tempo de carga.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      E quem decide isso?

                                      Eu como dono de um plug in carregaria num PCR sem qualquer problema se não existisse opção de PCN. Já pensaste que talvez por causa das noções de "limitação" é que alguns compradores compram plug in em vez de VE? Porque assim não estão dependentes de ninguém e muito menos têm de andar a pedinchar carga. Se o posto está disponível carregam , se não está, siga viagem. Os donos dos veículos eléctricos é que devem ter em conta que não são donos do PCR e muito menos terão exclusividade no uso deles.
                                      Quem decide isso somos nós todos. Se decides assim, eu lamento. O teu PHEV também é limitado, porque não usufrui de um equipamento desenhado para uma determinada finalidade: carregamentos rápidos. Se tiveres conhecimento disso e mesmo assim insistires em usar como se tivesse, estás a prejudicar quem investiu em automóveis com essa capacidade.

                                      Se tens outra alternativa e não está mais ninguém para usar o posto, não vejo problema. Se estiver, na minha opinião, estás a usufruir de um direito baseado apenas na premissa de que quem optou por um VE deveria ter optado por um PHEV. E isso tu não podes decidir.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                        Digam-me lá então que plug-in são esses que andam a velocidades de AE em modo eléctrico... É que eu pelo menos não conheço nenhum, costumam ter essa opção para velocidades baixas(nacional/cidade).
                                        Mas já vi que não vale a pena, vão arranjar sempre algo para dar a volta como dizer que eu disse "para sair da AE para procurar um PCN" ou que disse que "os PHEV não deviam ser ligados à rede"...

                                        Além de que dizer que um PHEV pode andar sem combustível no depósito para se fiar só no modo eléctrico é preciso querer mesmo virar o "bico" à conversa.

                                        Fica por aqui a minha participação com vocês.

                                        Tens aqui o exemplo do sistema plug in da Volvo. Estás a baralhar o uso puramente eléctrico, esse sim, limitado nos plug in (no caso da Volvo a 75kmh) com outros tipos de uso híbridos, onde usam ambos os sistemas para "full power". Podes manter elevados ritmos de andamento em modo híbrido e por isso também consumir electrões.

                                        5 modos de condução

                                        O condutor tem à sua disposição cinco diferentes modos de condução, que podem ser selecionados através de um botão rotativo no centro da consola, ou através do ecrã táctil do sistema de infoentretenimento:

                                        Modo híbrido (hybrid Mode) É o modo que o sistema utiliza por defeito e o mais apropriado para uma utilização no dia-a-dia. O sistema vai alternando automaticamente entre o motor de combustão e o elétrico, de forma a otimizar os consumos.
                                        Modo 100% elétrico (Pure Electric Mode) Quando a bateria está totalmente carregada pode servir como única fonte de alimentação de energia, alimentando o motor elétrico do eixo traseiro. Neste modo 100% elétrico, o XC90 T8 tem uma autonomia de 40 quilómetros, numa velocidade máxima de 75 km/h, mais do que suficiente para garantir os trajetos normais de casa-emprego-casa da maioria das pessoas. E graças ao sistema de recuperação de energia nas travagens e desacelerações, este modo é o mais eficiente no tráfego de pára-arranca normal das grandes cidades. Se em qualquer altura for necessária energia extra, o sistema aciona automaticamente o motor de combustão.

                                        Modo Potência (Power Mode) Combina as potências dos mores elétrico e de combustão. No arranque, este modo tira partido da melhor resposta do motor elétrico, que disponibiliza quase instantaneamente o seu binário, recorrendo depois ao motor de combustão para um boost extra, garantindo-lhe melhor potência e maiores velocidades de ponta.

                                        Tração integral 4x4 (AWD Mode) Neste modo a tracção 4x4 é permanente.
                                        Modo Poupança (Save Mode) Se a bateria estiver totalmente carregada, este modo permite ao condutor congelar a carga para a poder utilizar, mais tarde, no modo 100% elétrico. Por outro lado, se a carga da bateria estiver em baixo, este modo permite usar o motor de combustão parta carregar a bateria até um certo nível, para poder ser usada mais tarde em modo 100% elétrico,

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                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                          Se queres pegar em exemplos lógicos, pega no caso dos camiões, onde é frequente eles abastecerem, seja o local seja o bocal, não é igual aos dos carros, porque? Pela demora de abastecimento, e por necessitarem de maior fluxo de combustível. Porque é que nós PHEV vs EV ia ser diferente? As diferenças são mais pequenas que as semelhanças, um PHEV em modo PCN demora mais tempo que um EV, logo, teria de carregar noutros pontos de carregamento mais adequados.

                                          Parece-te lógico chegares a um posto de PCR, com um EV que suporta tal tecnologia, com 10% de bateria, e teres de ficar N horas a espera de um PHEV que está a carregar lentamente e até tem maneira de se mover com outra energia, e tu não? Porque não ceder passagem a ti que tens um EV que vai usufruir da tecnologia do posto? Nesta posição, não terias a mesma opinião.

                                          E pela escassez dos postos, parece-me claro que hajam prioridades para quem mais necessita, e um PHEV não depende de energia eléctrica como um EV.

                                          Acho que é uma conclusão e uma medida tão natural que já é obrigatória em alguns lados. Não é elitismo, é mesmo racionalidade.

                                          Não podemos é pegar em exemplos de bombas normais com carros normais, a escassez de postos e o tempo de abastecimento, principalmente, não são os mesmos, logo qualquer comparação cai por terra. Entre um carro a gasolina na reserva e um Diesel na reserva, o tempo de abastecimento é idêntico, leve 40 leve 50 litros, as diferenças são mais que aceitáveis, já um PHEV em PCR a carregar normalmente e um EV com suporte para PCR a carregar num PCR, as diferenças são de várias horas, daí que se crie alguma racionalidade de uso face a escassez de postos e diferenças de tempo de carga.
                                          Certo, se existirem. Tal como um camião vai dar preferência a carregar numas bombas mais adequadas de alto débito...se existirem. Se não existirem tens de abastecer com o que existe, seja alto ou baixo débito.

                                          Teria exactamente a mesma opinião. Um VE não é um passe para ter prioridade seja em que abastecimento for. Se tiveres 10 VE para abastecer à tua frente, vais reclamar com quem? Como não podes reclamar vais aguentar umas horas à espera, enquanto um híbrido tem opção de esperar ou não, e é por isso que comprou e pagou um híbrido, para não estar dependente de carregamentos incertos.Afinal, é mais problemático esperar 10h para VE à frente carregarem ou 3h para esperar que um híbrido carregue?

                                          Quando muito, limitem cada carregamento a X tempo e assim fica igual para todos. Quem aproveita o máximo óptimo, quem não aproveita temos pena, mas evita-se tratar proprietários de 1ª e de 2ª no acesso a PCR ou PCN em função do tipo de veículo que conduzem.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Tem a mesma alternativa que tem um plug in sem combustível e sem baterias. A não ser que passe a ser obrigatório os possuidores de hibridos andarem com o depósito cheio e terem sempre dinheiro para combustível. O que na prática seria irónico pois a ideia de um plugo in é reduzir o uso de combustíveis. Então que com um plug in vou andar a gasolina para os outros poderem carregar à vontade? Quem me paga a gasolina?

                                            Em AE um plug in pode perfeitamente usar o modo hibrido, para em vez de gastar 10l gastar apenas 3 litros aos 100kms. Numa viagem Porto-Lisboa-Porto são 600kms, são logo 42 litros poupados ou mais de 60€. É ridículo pensar sequer que um plug in tem de andar a gastar mais só para dar prioridade a um eléctrico, é que nem sequer faria sentido existirem.

                                            A lógica é que ambos precisam de energia eléctrica seja para 50 ou 500kms, tal como quando metes combustível também podes abastecer 5 ou 50 litros, e as prioridades não funcionam em função disso. A lógica que eu vejo é: se existem tão poucos carregadores sejam PCN ou PCR, que podem estar ocupados/avariados/whatever, e se realmente preciso de autonomia, porque raio é que vou comprar um VE?

                                            Sugerir aos plug in sairem da AE para procurarem um PCN então é de génio. E pergunto novamente quem paga o tempo e combustível?
                                            Fazia sentido tal post se houvesse postos de carregamento rápido em todo o lado, ou se os PHEV demorassem 10 minutos ou bem menos, face que precisam de menos energia, para carregar.

                                            Mas como essa não é a realidade, há que criar excepções e tentar racionalizar o que há. Como tal, faz todo o sentido haver um sistema de prioridades, não sou o único a pensar assim...

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                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Isso significa que para ti é tranquilo gastar 60€ em gasolina (exemplo atrás do meu post) em cada viagem só para não "incomodar" nem "prejudicar" utilizadores de VE que queiram carregar em PCR nas AE?

                                              Ridículo, eu não o faria. Uma coisa é dar um lugar sentado a uma grávida num autocarro, o custo é zero, e chego ao destino ao mesmo tempo, tomando na mesma uma atitude mais civilizada. Outra coisa é eu dar o lugar a essa grávida mas para isso ter de pagar "60€ em fraldas". Epá não me lixem. Porque não colocam PCN nas AE para tornar a vida civilizada a todos? Não seria o mais lógico?
                                              Claro que não, então numa AE queres demorar 2-3h a carregar um carro? Numa área de serviço? Qual o sentido disso?

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                                                Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                                                Quem decide isso somos nós todos. Se decides assim, eu lamento. O teu PHEV também é limitado, porque não usufrui de um equipamento desenhado para uma determinada finalidade: carregamentos rápidos. Se tiveres conhecimento disso e mesmo assim insistires em usar como se tivesse, estás a prejudicar quem investiu em automóveis com essa capacidade.

                                                Se tens outra alternativa e não está mais ninguém para usar o posto, não vejo problema. Se estiver, na minha opinião, estás a usufruir de um direito baseado apenas na premissa de que quem optou por um VE deveria ter optado por um PHEV. E isso tu não podes decidir.
                                                Se eu tiver um plug in de carregamento normal, porque achas que iria usar um PCR? Obviamente pela falta de alternativas. Se eu faço Porto-Lisboa-Porto em AE e só existirem PCR, é óbvio que vou abastecer num PCR, seja qual for a capacidade de carga do meu carro.

                                                E ninguém pode decidir que eu devo ignorar os PCR só por ter um carro de carregamento normal e com isso ter de andar a gastar gasolina. Ou então que decidam de uma vez que os carregadores públicos são exclusivos a VE e "matem" os híbridos de uma vez, porque não lhes dão permissão de carregamento e só lhes permitem carregar se por acaso as excelência dos VE permitirem ou não estiverem a usar.

                                                O mais lógico é o limite de tempo, que me parece o mais crítico no abastecimento de electricidade. Se num combustível líquido o limite de tempo é irrisório e o limite que funciona é o tamanho do tanque, então na electricidade o que será mais crítico é mesmo tempo. Até porque um VE como o novo leaf pode demorar facilmente até 1h para carregar 80% da bateria. Agora imagina que apanhas 3 leaf à tua frente para carregar no mesmo posto PCR, e continuas com o mesmo problema que estão a atribuir exclusivamente a um plug in = tempo. Agora imagina esses 3 leaf precisarem de carregar a 100% porque precisam para o troço de viagem seguinte e provavelmente vais ter 3 x 2h de espera...

                                                Limitem as cargas a 30 minutos cada e assim todos ficam satisfeitos, segam VE sejam hibridos, terão oportunidade de carregar um pouco. Se o carro aproveitar o PCR e carregar 50% em 30min, óptimo, se carregar apenas 10%, temos pena, é limite físico do carro que tem.

                                                Agora excluir de todo o carregamento ou alterar prioridades de abastecimento não vejo fazer qualquer sentido. Muito menos com a desculpa do tempo, que poderia ser facilmente resolvida com limitação.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                  Claro que não, então numa AE queres demorar 2-3h a carregar um carro? Numa área de serviço? Qual o sentido disso?
                                                  Porquê 2-3h? Para encher a bateria? Nem todos os abastecimentos têm de ser para atestar. E qual o sentido de um VE parar 1h ou 2h para carregar? Não poderia carregar apenas 20 minutos?

                                                  Posso simplesmente parar meia hora para comer algo e aproveitar para carregar o plug in, por exemplo.

                                                  Comentário


                                                    O exemplo do camião é excelente, apesar de alguns acharem que justifica o elitismo dos elétricos...
                                                    Um camião que necessite abastecer e nesse local existir um posto sem a bomba de alto débito, vai obviamente abastecer numa bomba de baixo débito, se pretender encher os depósitos vai demorar bem mais que um veículo de passageiros a abastecer, o que deve fazer. Segundo alguns deve esperar que não esteja nenhum veículo ligeiro na bomba e caso já esteja a abastecer e chegue um veículo ligeiro deve parar o abastecimento para dar prioridade ao ligeiro e só depois retomar o seu abastecimento.
                                                    Isto é de loucos.

                                                    Façam como o outro, comprem uma casa e mandem vir painéis da china amigos. Não queiram é que os outros vos abram as pernas à vossa passagem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Fazia sentido tal post se houvesse postos de carregamento rápido em todo o lado, ou se os PHEV demorassem 10 minutos ou bem menos, face que precisam de menos energia, para carregar.

                                                      Mas como essa não é a realidade, há que criar excepções e tentar racionalizar o que há. Como tal, faz todo o sentido haver um sistema de prioridades, não sou o único a pensar assim...
                                                      Tendo em conta os aumentos de autonomia e que um novo leaf leva até 1 hora para carregar 80%, não me parece que o sistema de prioridade seja grande solução. Se eu tiver um VE com bateria de 100kwh a 50% faz sentido estar a carregar 2h quando atrás de mim tem um VE com bateria de 20kwh a 10%? Pensa nisso.

                                                      As necessidades, mesmo entre puramente eléctricos vão ser sempre diferentes, e por isso mesmo mesmo um sistema de prioridade nunca vai ser justo. A racionalidade, como falas, não faz sentido por prioridade, porque podes estar a prejudicar o VE de 20kwh face ao de 100kwh, e a melhor forma de racionalizar é mesmo limitação de tempo entre carga/cliente.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Se eu tiver um plug in de carregamento normal, porque achas que iria usar um PCR? Obviamente pela falta de alternativas. Se eu faço Porto-Lisboa-Porto em AE e só existirem PCR, é óbvio que vou abastecer num PCR, seja qual for a capacidade de carga do meu carro.

                                                        E ninguém pode decidir que eu devo ignorar os PCR só por ter um carro de carregamento normal e com isso ter de andar a gastar gasolina. Ou então que decidam de uma vez que os carregadores públicos são exclusivos a VE e "matem" os híbridos de uma vez, porque não lhes dão permissão de carregamento e só lhes permitem carregar se por acaso as excelência dos VE permitirem ou não estiverem a usar.

                                                        O mais lógico é o limite de tempo, que me parece o mais crítico no abastecimento de electricidade. Se num combustível líquido o limite de tempo é irrisório e o limite que funciona é o tamanho do tanque, então na electricidade o que será mais crítico é mesmo tempo. Até porque um VE como o novo leaf pode demorar facilmente até 1h para carregar 80% da bateria. Agora imagina que apanhas 3 leaf à tua frente para carregar no mesmo posto PCR, e continuas com o mesmo problema que estão a atribuir exclusivamente a um plug in = tempo. Agora imagina esses 3 leaf precisarem de carregar a 100% porque precisam para o troço de viagem seguinte e provavelmente vais ter 3 x 2h de espera...

                                                        Limitem as cargas a 30 minutos cada e assim todos ficam satisfeitos, segam VE sejam hibridos, terão oportunidade de carregar um pouco. Se o carro aproveitar o PCR e carregar 50% em 30min, óptimo, se carregar apenas 10%, temos pena, é limite físico do carro que tem.

                                                        Agora excluir de todo o carregamento ou alterar prioridades de abastecimento não vejo fazer qualquer sentido. Muito menos com a desculpa do tempo, que poderia ser facilmente resolvida com limitação.
                                                        Completamente de acordo, igualdade de circunstâncias para todos, limite de tempo igual para todos.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                                                          O exemplo do camião é excelente, apesar de alguns acharem que justifica o elitismo dos elétricos...
                                                          Um camião que necessite abastecer e nesse local existir um posto sem a bomba de alto débito, vai obviamente abastecer numa bomba de baixo débito, se pretender encher os depósitos vai demorar bem mais que um veículo de passageiros a abastecer, o que deve fazer. Segundo alguns deve esperar que não esteja nenhum veículo ligeiro na bomba e caso já esteja a abastecer e chegue um veículo ligeiro deve parar o abastecimento para dar prioridade ao ligeiro e só depois retomar o seu abastecimento.
                                                          Isto é de loucos.


                                                          Façam como o outro, comprem uma casa e mandem vir painéis da china amigos. Não queiram é que os outros vos abram as pernas à vossa passagem.
                                                          É isso mesmo. Ridículo, no mínimo...

                                                          A seguir virão os donos de VE com baterias de 20kwh exigir prioridade de carga sobre VE de 100Kwh porque demoram menos tempo a carregar...

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                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Porquê 2-3h? Para encher a bateria? Nem todos os abastecimentos têm de ser para atestar. E qual o sentido de um VE parar 1h ou 2h para carregar? Não poderia carregar apenas 20 minutos?

                                                            Posso simplesmente parar meia hora para comer algo e aproveitar para carregar o plug in, por exemplo.
                                                            Porque nessa meia hora metes uns 3/4km extra na bateria... Enquanto que um VE que tire partido disso carrega 80%

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                              Porque nessa meia hora metes uns 3/4km extra na bateria... Enquanto que um VE que tire partido disso carrega 80%
                                                              Ê pá, ainda não entendeste que é possível circular em modo híbrido poupando gasolina e esses 3 ou 4 km são transformados em muitos muitos mais.....

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