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Tópico dos carros eléctricos
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Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
Vendas EU: 27914
Vendas Portugal: 1107
1107 agora é 1/4 de 27914?
Ou serão os emigrantes que estão a comprar noutros países?
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Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver PostEstá-me a escapar algo.
Vendas EU: 27914
Vendas Portugal: 1107
1107 agora é 1/4 de 27914?
Ou serão os emigrantes que estão a comprar noutros países?
https://www.jornaldenegocios.pt/empr...idos-na-europa
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Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostO artigo original diz um em cada 25... O jornalixo tuga mete 1 em 4
(Aonde está aquela da internet que 1/4 é mais que 1/3?)
P.S. olha, até os chabotos já não caem nessa: https://chatllama.baseten.co
Which is more, 1/4 of a loaf of bread, or 1/3 of the same loaf of bread?
1/4 of a loaf of bread is less than 1/3 of the same loaf of bread.
Is 1/4 the same as 4%?
1/4 is not the same as 4%. 1/4 is equal to 0.25, while 4% is equal to 0.04.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
O que é não ter grande saúde?
Tenho um equipamento com 12 anos de utilização e que ainda mantém acima de 50% de capacidade original da bateria. Já deve ter uns 20.000 ciclos de carga e sempre levado até 100%. Não tem qualquer sistema avançado de gestão de bateria.
Estás a querer dizer que a bateria de um carro, com muito mais protecções e menos stress no uso, irá ter previsivelmente menos saúde? E por coincidência iriam todos os módulos durar menos?
Podes ter 20 módulos de 3kwh cada, mesmo que morram literalmente metade e a outra metade tenha 50% de capacidade (metade da saúde), significa que o carro teria cerca de 25% da capacidade original. Se trocares apenas os módulos mortos, ou seja metade, a capacidade original subiria de 25 para 75%. Se tens um carro a fazer 400 kms, passaria a fazer 300kms. E nestas contas cada um saberá se os kms extra valem ou não o custo de mudar toda a bateria.
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Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
As baterias nos automóveis sofrem mais que um equipamento. A descarga não é constante e acelerações, carga, velocidade tornam as baterias mais vulneráveis aos danos (por mais eficiente que seja o seu controlo). Trocar apenas alguns módulos pode não ser solução ideal. Ter módulos muito desequilibrados não é aconselhável. Daí quando se vê o bom estado da bateria se verifica a linearidade entre módulos.
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Da noticia
As Qilin conseguem, assim, atingir uma densidade de energia de 255 Wh/kg, permitindo que catapultem a sua autonomia para mais de 1000 quilómetros.
Quando comparado às células de bateria 4680, usadas pela Tesla e fabricadas pela Panasonic com o mesmo sistema químico e mesmo tamanho, estas novas baterias conseguem armazenar 13% mais de energia.
The analysis from UC San Diego shows the 4680 cell - produced at Giga Austin - has a nominal energy density of 244 watt-hours per kilogram. The usable figure is even lower, at 230 Wh/kg.
That's significantly less than the Panasonic 2170 battery, which has a nominal energy density of 269 Wh/kg and a usable density of 255 Wh/kg. The 4680 cells can't match the LG 2170 (used in Chinese-made Long Range models), which has a nominal energy density of 252 Wh/kg and a usable figure of 238 Wh/kg.
Olhando apenas para a densidade energética não são nenhum avanço em relação ao que existe no mercado, conseguem mais autonomia pois metem um pack maior, no primeiro modelo a utilizar as celulas metem um pack de 140 kwh, para uma autonomia de 822 km, se não me engano o carro no mercado com o pack maior é o Lucid com 116kwh.
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostE só de pensar que mesmo assim são 550kg de bateria.......
https://www.snopes.com/fact-check/ma...dge-americans/
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É impressionante a quantidade de automóveis eletricos para o mercado chinês.
https://m.youtube.com/watch?v=jnXeQRM51qg&t=2163sEditado pela última vez por MRFxpto; 25 March 2023, 06:49.
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Originalmente Colocado por MRFxpto Ver PostÉ impressionante a quantidade de automóveis eletricos para o mercado chinês.
https://m.youtube.com/watch?v=jnXeQRM51qg&t=2163s
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Originalmente Colocado por Maumaria Ver Post
Acho que a europa e os states andam a dormir. A menos que venham a existir sanções ou dificuldades à importação, é uma questão de (pouco) tempo até terem ofertas excelentes com o nível de qualidade e segurança a que estamos habituados. O sucesso do dacia EV é um sinal disso, onde mesmo sacrificando qualidade e segurança as pessoas é um dos EVs mais vendidos
Adaptar/converter linhas de montagem inteiras demora tempo e é preciso fazer bem as contas. Mas, o que não vai faltar será um "fiesta eléctrico", um polo ID2-4all, um Renault 4L XXI, etc, etc a custar 20-25K e sem falar no TM2 a custar 25-30k
mas claro que os carros chineses vão continuar a existir, alias basta ver a quantidade de marcas "pequenas" que havia em espanha (mahindra, dfsk, Ssangyong, mg, etc) e nunca chegaram sequer a portugal, mesmo com motores gasolina/diesel e preços ultra-competitivos !Editado pela última vez por Ccorreia; 27 March 2023, 08:37.
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Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
voltamos a falar daqui a 2-3 anos, e depois veremos quanto é que "valem" os carros chineses, e quanto "valem" os carros euopeus !
Adaptar/converter linhas de montagem inteiras demora tempo e é preciso fazer bem as contas. Mas, o que não vai faltar será um "fiesta eléctrico", um polo ID2-4all, um Renault 4L XXI, etc, etc a custar 20-25K e sem falar no TM2 a custar 25-30k
mas claro que os carros chineses vão continuar a existir, alias basta ver a quantidade de marcas "pequenas" que havia em espanha (mahindra, dfsk, Ssangyong, mg, etc) e nunca chegaram sequer a portugal, mesmo com motores gasolina/diesel e preços ultra-competitivos !
E agora ainda têm que esperar por capacidade de produção de baterias na Europa enquanto estão dependentes dos fornecedores chineses/coreanos/japoneses (Panasonic) que não lhes dão prioridade. E o IRA nos EUA está a levar vários fabricantes de baterias a equacionar deslocar a construção de novas fábricas da Europa para os EUA o que só vai agravar o problema.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
O voltar a falar daqui a 2 ou 3 anos é exatamente o problema. Os chineses têm esses carros pequenos agora. Os fabricantes europeus como a Stellantis andam agora a fazer o choradinho e a dizer que os EVs são muito caros, e isto e aquilo porque como andaram a arrastar os pés em investimentos a sério foram apanhados com as calças na mão.
E agora ainda têm que esperar por capacidade de produção de baterias na Europa enquanto estão dependentes dos fornecedores chineses/coreanos/japoneses (Panasonic) que não lhes dão prioridade. E o IRA nos EUA está a levar vários fabricantes de baterias a equacionar deslocar a construção de novas fábricas da Europa para os EUA o que só vai agravar o problema.
(quais são chineses pequenos agora disponiveis ?)
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Falámos da Europa ou de Portugal? Os construtores chineses têm janela de oportunidade bastante confortável nestes próximos dois a três anos para se estabelecerem.
A MG está em franca expansão em múltiplos países europeus. A BYD também já se encontra em vários países. A Xpeng e a NIO estão a começar a entrar no mercado europeu.
Em Portugal, tens a MG e não sei como anda a BYD.
Mas o factor relevante é que vão competir com marcas europeias não só na Europa mas noutros mercados interessantes como América Latina, Austrália, África, México... Já para não mencionar que castram as vendas das marcas europeias no seu próprio mercado. Por exemplo, a Mercedes teve que cortar os preços dos modelos EQ pois foram produtos percepcionados como não sendo superiores aos eléctricos de marcas chineses e por exigir um preço muito superior.
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Originalmente Colocado por Snake1 Ver PostO diretor-geral do Allianz Center for Technology observou que [...]
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Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
Se o problema é os altos custos de reparação… então é um problema dos automóveis novos e não somente dos EV.
Nenhum EV é metido na sucata por danos na bateria por um mero toque de trânsito.
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