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    Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
    Julgo que o André se refere ao tipo de "pisar" do carro, que transmite menos vibração e ruído do trabalho da suspensão (o i4 tem sistema pneumático atrás devido ao peso em relação ao ICE)

    Mas são "detalhes" em carros em que um i4 custa quase mais 50% que o Tesla.

    Esses 20 000 euros de diferença, valem muito menos do que passa de um classe A200 para um Classe C300 ou de Peugeot 208 para um 508 ( mesmo 20k diferença)
    Não são detalhes.

    a suspensão pneumática traseira do i4 coloca-o noutro nível de refinamento, conforto e isolamento na condução que o TM3 nem sabe o que é.

    qualquer suspensão pneumática moderna tem esse efeito, quando estás a distinguir produtos ali do D inclusive para cima é esse tipo de suspensão que faz a diferença na condução para a maralha.

    nem vamos falar no nível de construção e montagem do interior do i4 vs TM3. basta aliás ir às zonas menos visíveis para ver o mar de diferenças, bem como a montagem exterior e do undercarriage.

    tudo isso tem um custo

    se custa os 10k a mais que é o que realisticamente diferem para autonomias semelhantes, fica a cada um decidir.

    mas concluirem que a diferença é pouca ou nenhuma é dourar a pílula sobre o TM3.

    que é melhor best value for money isso é inquestionável, não há discussão posssivel. sobretudo o SR/base, não há nada seja VE ou ICE que ofereça tanto pelo valor em torno dos 40k. Nada.

    pena a idiotice dos piscas e o problema do tesla vision sem câmara frontal baixa.

    resolvem isso e o produto fica perto de flawless para o preço com a concorrência actual.

    Comentário


      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

      ainda no dia das eleições estive nas mesas e dois colegas na assembleia de voto achavam que os carros elétricos poluiam mais do que os ICE... wtf???
      Há muita desinformação espalhada online e se contradizes as pessoas todas assumem que tu é que andas a ler desinformação e não elas.
      Eu fiz download do relatório de emissões ao longo do tempo de vida do BMW iX3 escrito pela BMW porque já ouvi essas barbaridades e agora saco do telemóvel e espeto-lhes com isso na cara e lá têm que se calar.
      Efectivamente no processo de fabrico de muitos EVs emites mais CO2 do que no fabrico de carros a combustão, mas ao fim de uns 20-50 mil km, as emissões de CO2 dos EV compensam. Depende de onde são produzidos. China menos bom, Europa melhor.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Andre Ver Post

        Não são detalhes.

        a suspensão pneumática traseira do i4 coloca-o noutro nível de refinamento, conforto e isolamento na condução que o TM3 nem sabe o que é.

        qualquer suspensão pneumática moderna tem esse efeito, quando estás a distinguir produtos ali do D inclusive para cima é esse tipo de suspensão que faz a diferença na condução para a maralha.

        nem vamos falar no nível de construção e montagem do interior do i4 vs TM3. basta aliás ir às zonas menos visíveis para ver o mar de diferenças, bem como a montagem exterior e do undercarriage.

        tudo isso tem um custo

        se custa os 10k a mais que é o que realisticamente diferem para autonomias semelhantes, fica a cada um decidir.

        mas concluirem que a diferença é pouca ou nenhuma é dourar a pílula sobre o TM3.

        que é melhor best value for money isso é inquestionável, não há discussão posssivel. sobretudo o SR/base, não há nada seja VE ou ICE que ofereça tanto pelo valor em torno dos 40k. Nada.

        pena a idiotice dos piscas e o problema do tesla vision sem câmara frontal baixa.

        resolvem isso e o produto fica perto de flawless para o preço com a concorrência actual.
        Mesmo sem camara frontal baixa o Tesla vision é muito bom, não tão bom com sensores, mas não deixa de ser um bom sistema.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

          Referem-se certamente a w2w e deixa de ser tao wtf.
          well to wheel (w2w) ainda é *mais* wtf... é precisamente na fase de uso que os EV são menos poluentes

          Comentário


            Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

            Há muita desinformação espalhada online e se contradizes as pessoas todas assumem que tu é que andas a ler desinformação e não elas.
            Eu fiz download do relatório de emissões ao longo do tempo de vida do BMW iX3 escrito pela BMW porque já ouvi essas barbaridades e agora saco do telemóvel e espeto-lhes com isso na cara e lá têm que se calar.
            Efectivamente no processo de fabrico de muitos EVs emites mais CO2 do que no fabrico de carros a combustão, mas ao fim de uns 20-50 mil km, as emissões de CO2 dos EV compensam. Depende de onde são produzidos. China menos bom, Europa melhor.
            Eu mesmo fiz as contas (estão publicadas em revista científica) e confirmo: a fase de fabrico de um EV envolve um pouco mais de emissões que o ICE equivalente, mas depois no uso isso dilui rapidamente

            e sim, depende do país: num país com eletricidade 100% sem emissões (mix de nuclear, renovável, geotérmica), em ciclo de vida o EV polui cerca de 4-5% de um ICE. Num com 100% carvão, até acaba por poluir mais

            Comentário


              Já faltava cá virem dizer que o i4 tinha qualquer coisa dinâmica melhor que o Tesla model 3.

              Twisty road... 3 curvas e nem os farolins do Tesla vê!!!

              Nem cheira!!!
              ​​​​​​



              ​​​

              Comentário


                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                Eu mesmo fiz as contas (estão publicadas em revista científica) e confirmo: a fase de fabrico de um EV envolve um pouco mais de emissões que o ICE equivalente, mas depois no uso isso dilui rapidamente

                e sim, depende do país: num país com eletricidade 100% sem emissões (mix de nuclear, renovável, geotérmica), em ciclo de vida o EV polui cerca de 4-5% de um ICE. Num com 100% carvão, até acaba por poluir mais
                Felizmente nos dias de hoje países com produção 100% a carvão são muito poucos, e mesmo a China já produz quase 50% da sua electricidade a partir de fontes livres de carbono.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                  Mesmo sem camara frontal baixa o Tesla vision é muito bom, não tão bom com sensores, mas não deixa de ser um bom sistema.
                  Epá, não é, e provavelmente nunca será pela falta do hardware certo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                    Eu mesmo fiz as contas (estão publicadas em revista científica) e confirmo: a fase de fabrico de um EV envolve um pouco mais de emissões que o ICE equivalente, mas depois no uso isso dilui rapidamente

                    e sim, depende do país: num país com eletricidade 100% sem emissões (mix de nuclear, renovável, geotérmica), em ciclo de vida o EV polui cerca de 4-5% de um ICE. Num com 100% carvão, até acaba por poluir mais
                    Esse ciclo de vida tem por base quantos anos de utilização? Levou em linha de conta o desmantelamento/reciclagem do veículo?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                      Já faltava cá virem dizer que o i4 tinha qualquer coisa dinâmica melhor que o Tesla model 3.

                      Twisty road... 3 curvas e nem os farolins do Tesla vê!!!

                      Nem cheira!!!
                      ​​​​​​

                      ​​​
                      Só eu nunca encontro esses 'pilotos' dos teslas / elétricos no geral, calham-me sempre os que andam estorvar abaixo dos limites de velocidade

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                        well to wheel (w2w) ainda é *mais* wtf... é precisamente na fase de uso que os EV são menos poluentes
                        Se é na fase de uso que os EV poluem menos, é na fase de producao que poluem mais (que em uso), logo a analise w2w é menos wtf que a analise simplista de avaliar apenas o que gastam na fase de uso.

                        🙂

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                          Só eu nunca encontro esses 'pilotos' dos teslas / elétricos no geral, calham-me sempre os que andam estorvar abaixo dos limites de velocidade
                          Nunca tanta gente num mundo tao hipotetico, depois anda tudo ali nos sub 20 kwh para nao ficar cara a brincadeira 😆

                          PS: Espera aí que já aí vêm perguntar tempos no ring de um i4 😂

                          Comentário


                            A UE determinou que o governo chinês andou a subsidiar diretamente EVs chineses e exigiu que os carros que cheguem a partir de hoje sejam todos registados com o potencial de serem sujeitos a tarifas.
                            Ainda bem que não andam a dormir, porque apesar de EVs baratos serem porreiros, dumping que destrua uma indústria tão importante na economia europeia ia ter péssimas consequências.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

                              Nunca tanta gente num mundo tao hipotetico, depois anda tudo ali nos sub 20 kwh para nao ficar cara a brincadeira 😆

                              PS: Espera aí que já aí vêm perguntar tempos no ring de um i4 😂
                              Qual é o tempo do i4?

                              Comentário




                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post

                                Não são detalhes.

                                a suspensão pneumática traseira do i4 coloca-o noutro nível de refinamento, conforto e isolamento na condução que o TM3 nem sabe o que é.

                                qualquer suspensão pneumática moderna tem esse efeito, quando estás a distinguir produtos ali do D inclusive para cima é esse tipo de suspensão que faz a diferença na condução para a maralha.

                                nem vamos falar no nível de construção e montagem do interior do i4 vs TM3. basta aliás ir às zonas menos visíveis para ver o mar de diferenças, bem como a montagem exterior e do undercarriage.

                                tudo isso tem um custo
                                Em relação a suspensão pneumática traseira já comentei, mas sim é uma solução dispendiosa.

                                Em relação a construção, recomendo vejas o teardown do bmw i4 (Munro)

                                A nível de construção de chassis é bastante razoável, é um série 3 com alguma complexidade com vantagens a nível de isolamento.

                                Em relação a qualidade dos interiores a Munro também faz análise, e aí o BMW foi considerado apenas razoável.

                                É uma questão de ver os vídeos no canal Munro e comparar com o Model 3.




                                A diferenca de preço de 10 000?
                                Tenho configurado um I4 semelhante a um M3 long range, 78k euros.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                  A UE determinou que o governo chinês andou a subsidiar diretamente EVs chineses e exigiu que os carros que cheguem a partir de hoje sejam todos registados com o potencial de serem sujeitos a tarifas.
                                  Ainda bem que não andam a dormir, porque apesar de EVs baratos serem porreiros, dumping que destrua uma indústria tão importante na economia europeia ia ter péssimas consequências.
                                  Isso já se sabia, é mais que óbvio, o governo chinês tornou público que subsidiava as marcas chinesas, sinceramente não entendi porque criaram uma comissão para investigar isso mas ok...

                                  Alguns fabricantes europeus já tinham falado disso, as marcas europeias simplesmente não conseguem competir, embora haja desinformação a dizer que as marcas europeias querem ganhar muito dinheiro, que agora as marcas chinesas é que iam surgir no mercado e as outras marcas iam ver etc etc.

                                  Soube à pouco tempo, uma empresa que tem como seu principal cliente o setor automóvel europeu, que andou a distribuir uma frota de BYD para alguns funcionários (vendedores, chefes, etc, não sei) vai parar para a semana por falta de trabalho. Ironia.

                                  Cada produto chinês que compramos é mais uma cavadela na cova, e as pessoas não vêm isso.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post

                                    Isso já se sabia, é mais que óbvio, o governo chinês tornou público que subsidiava as marcas chinesas, sinceramente não entendi porque criaram uma comissão para investigar isso mas ok...

                                    Alguns fabricantes europeus já tinham falado disso, as marcas europeias simplesmente não conseguem competir, embora haja desinformação a dizer que as marcas europeias querem ganhar muito dinheiro, que agora as marcas chinesas é que iam surgir no mercado e as outras marcas iam ver etc etc.

                                    Soube à pouco tempo, uma empresa que tem como seu principal cliente o setor automóvel europeu, que andou a distribuir uma frota de BYD para alguns funcionários (vendedores, chefes, etc, não sei) vai parar para a semana por falta de trabalho. Ironia.

                                    Cada produto chinês que compramos é mais uma cavadela na cova, e as pessoas não vêm isso.
                                    Não tenho acções de empresas ramo automóvel europeias.

                                    Isso é como a TAP, espera aí que vou pagar mais que na Ryanair para a TAP dar lucro ... Quero que se dane... As marcas europeias tiveram "n" tempo para investir em soluções e deixaram as americanas/chinesas progredir, é um problema delas, não tenho de comprar carros caros que não valem o que custam porque pena de alguém/alguma empresa.

                                    Finalmente estão a cair no ponto certo. O BMW i4 não vale o que custa... Compram por solidariedade!
                                    Editado pela última vez por GT_racing; 07 March 2024, 09:30.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Prelude Ver Post



                                      Em relação a suspensão pneumática traseira já comentei, mas sim é uma solução dispendiosa.

                                      Em relação a construção, recomendo vejas o teardown do bmw i4 (Munro)

                                      A nível de construção de chassis é bastante razoável, é um série 3 com alguma complexidade com vantagens a nível de isolamento.

                                      Em relação a qualidade dos interiores a Munro também faz análise, e aí o BMW foi considerado apenas razoável.

                                      É uma questão de ver os vídeos no canal Munro e comparar com o Model 3.




                                      A diferenca de preço de 10 000?
                                      Tenho configurado um I4 semelhante a um M3 long range, 78k euros.
                                      munro munro munro... podemos escolher alguém que não seja detentor de ações tesla / tenha ganho carretas de dinheiro à conta da tesla, ou outro qualquer que não seja simp do musk?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post

                                        Não tenho acções de empresas ramo automóvel europeias.

                                        Isso é como a TAP, espera aí que vou pagar mais que na Ryanair para a TAP dar lucro ... Quero que se dane... As marcas europeias tiveram "n" tempo para investir em soluções e deixaram as americanas/chinesas progredir, é um problema delas, não tenho de comprar carros caros que não valem o que custam porque pena de alguém/alguma empresa.
                                        A UE obriga as marcas europeias a serem eficientes, dar condições aos trabalhadores, cumprir normas de segurança, cumprir normas de poluição e ainda coloca taxas em cima. A China não, e ainda subsidia as marcas. Depois qualquer cópia que uma marca europeia faça tem de pagar direitos por isso, por isso inova e isso custa dinheiro, as empresas chinesas copiam tudo e ninguém faz nada. Concorrência mais do que desleal.

                                        Nisto concordo com os EUA, deviamos fazer o mesmo.

                                        A Ryanair é irlandesa, não estamos em guerra comercial com a Irlanda, se a TAP fechar acaba por ser comprada por uma Luftansa ou uma empresa do género e a empresa continua a operar em Portugal com outro nome, se uma empresa que faz peças automóveis fechar o mais provável é começarem a fabricar essas peças noutro país.

                                        Cada um gasta dinheiro onde quer e conforme pode, um ucraniano pode comprar um Lada, é mais barato que um Mercedes de certeza.

                                        Comentário


                                          Tudo empresas Wildchild... Podes ter uma atitude bué protecionista, se a gestão dela for danosa vai à falência na mesma.

                                          Todos compramos telemóveis chineses sem qualquer sentimento de culpa, chegou a hora de comprar carros.

                                          A Europa que produza mirtilos, abacates, vinho... Se quiserem nem produzam nada. É-me completamente indiferente!

                                          ​​​​

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                            A Europa que produza mirtilos, abacates, vinho... Se quiserem nem produzam nada. É-me completamente indiferente!

                                            ​​​​
                                            Fico estupefacto.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                              Tudo empresas Wildchild... Podes ter uma atitude bué protecionista, se a gestão dela for danosa vai à falência na mesma.

                                              Todos compramos telemóveis chineses sem qualquer sentimento de culpa, chegou a hora de comprar carros.

                                              A Europa que produza mirtilos, abacates, vinho... Se quiserem nem produzam nada. É-me completamente indiferente!

                                              ​​​​
                                              Em relação às dezenas de milhares de portugueses (e milhões de europeus) que trabalham directa e indirectamente no ramo auto para os fabricantes tradicionais, entre produção de viaturas, moldes, peças, interiores, concessionários, enfias num barco e mandas procurar emprego para a china

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                                Há muita desinformação espalhada online e se contradizes as pessoas todas assumem que tu é que andas a ler desinformação e não elas.
                                                Eu fiz download do relatório de emissões ao longo do tempo de vida do BMW iX3 escrito pela BMW porque já ouvi essas barbaridades e agora saco do telemóvel e espeto-lhes com isso na cara e lá têm que se calar.
                                                Efectivamente no processo de fabrico de muitos EVs emites mais CO2 do que no fabrico de carros a combustão, mas ao fim de uns 20-50 mil km, as emissões de CO2 dos EV compensam. Depende de onde são produzidos. China menos bom, Europa melhor.
                                                Bom post!

                                                Adicionaria o seguinte:

                                                Já há vários países europeus com um mix energético bem evoluído. E a tendência é melhorar.

                                                Um BEV em países como a França, Suíça, Suécia, Islândia, Noruega tem uma emissão de CO2 aos 100km muito mais baixa que um ICE.

                                                Mesmo o "combo" Portugal/Espanha já estão num patamar bastante razoável.

                                                Outro país com um mix muito bom é o Brasil, mas aí há o problema da falta de poder de compra, falta de infraestruturas, etc.

                                                Já um BEV num país como a Índia, África do Sul, Indonésia, Polónia ... mesmo na Austrália (491 gCO2eq/kWh) a coisa já fica mais complicada.



                                                Editado pela última vez por DMA; 07 March 2024, 10:18.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por omerta Ver Post

                                                  Epá, não é, e provavelmente nunca será pela falta do hardware certo.
                                                  Ando com um carro com 5,036 mm por 2,271 mm com Tesla vision, e por minha experiência é bom, igual a ter sensores? não, mas não deixa de ser um sistema bom, então nos estacionamentos o facto marcar as linha ajuda a colocar o carro mais centrado no lugar é um must.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                                    munro munro munro... podemos escolher alguém que não seja detentor de ações tesla / tenha ganho carretas de dinheiro à conta da tesla, ou outro qualquer que não seja simp do musk?
                                                    Escolhe tu outro então.

                                                    Curioso e que ele foi grande crítico quando Tesla não estava a um bom nível.
                                                    Tu não tens acções da Tesla?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                      Fico estupefacto.
                                                      Não percebo porque, ele vive em Portugal que pouco ou nada produz.
                                                      Não vê mal em toda a Europa ser pobre como Portugal, a questão é depois quem é que nos vai dar subsídios?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DMA Ver Post

                                                        Bom post!

                                                        Adicionaria o seguinte:

                                                        Já há vários países europeus com um mix energético bem evoluído. E a tendência é melhorar.

                                                        Um BEV em países como a França, Suíça, Suécia, Islândia, Noruega tem uma emissão de CO2 aos 100km muito mais baixa que um ICE.

                                                        Mesmo o "combo" Portugal/Espanha já estão num patamar bastante razoável.

                                                        Outro país com um mix muito bom é o Brasil, mas aí há o problema da falta de poder de compra, falta de infraestruturas, etc.

                                                        Já um BEV num país como a Índia, África do Sul, Indonésia, Polónia ... mesmo na Austrália (491 gCO2eq/kWh) a coisa já fica mais complicada.


                                                        Quando se compara em emisões comete-se sempre o mesmo erro, nos VE vamos olhar para as emissões da produção de eletricidade, e nos ICE apenas olhamos para as emissões á saída do escape, a parte de todas as emissões desde a exploração do petróleo até chegar ao deposito do automóvel é esquecida, para um pais como Portugal em que todos o petróleo vem de barco (se não estou em erro), não olhamos para a poluição dos barcos, que em aguas internacionais consumem a porcaria mais barata que encontrarem independentemente das emisões*.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                                          Há muita desinformação espalhada online e se contradizes as pessoas todas assumem que tu é que andas a ler desinformação e não elas.
                                                          Eu fiz download do relatório de emissões ao longo do tempo de vida do BMW iX3 escrito pela BMW porque já ouvi essas barbaridades e agora saco do telemóvel e espeto-lhes com isso na cara e lá têm que se calar.
                                                          Efectivamente no processo de fabrico de muitos EVs emites mais CO2 do que no fabrico de carros a combustão, mas ao fim de uns 20-50 mil km, as emissões de CO2 dos EV compensam. Depende de onde são produzidos. China menos bom, Europa melhor.
                                                          Acrescente-se a isso que muitas marcas ainda compensam as emissões com plantação de árvores, etc.
                                                          https://www.volkswagen.co.uk/en/elec...0ID.,3%2C%20ID.

                                                          Comentário


                                                            No UK, a Renault já começa a fazer parcerias com produtores/distribuidores para tirar partido do V2G:

                                                            ​​​​​​https://bnnbreaking.com/tech/renault...tional-service

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                                                              Escolhe tu outro então.

                                                              Curioso e que ele foi grande crítico quando Tesla não estava a um bom nível.
                                                              Tu não tens acções da Tesla?
                                                              Comprar a ação sobrevalorizada que existe? Quanto muito dava short.

                                                              Em relação ao 'perito', não escolho porque não conheço, mas os grupos tesla chegam perfeitamente para perceber o nível de durabilidade REAL de alguns componentes destes carros.

                                                              Comentário

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