Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A minha questão com o IVA é que com essa tabela tentaram simplificar, mas não dão informação. Leva a dúvida legítima.

    Vocês partem do princípio que toda a gente sabe os pormenores da fiscalidade.



    A tabela também não diz preços, só intervalos, para mais informações contactem um comercial.


    Aliás, desde a subida de preços Covid que muito menos importadores ou representante de marca dão os preços para empresa de uma forma transparente.


    Estavam aí a falar da versão fiscal do Nissan Qashqai.

    https://www.nissan.pt/empresas/versoes-fiscais.html

    Comentário


      Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
      Contas aos primeiros 2 meses
      2 meses 3500 km
      15 kw/100 km
      525 kw gastos x 0.135€ - 70.8€

      O equivalente no meu diesel que foi trocado daria ~ 375€

      Não está nada mal.

      Estás a gastar cerca de 2€ para fazeres cada 100 quilómetros.

      É bom mas conseguirias rentabilizar melhor o investimento no VE, assumindo que o carregas em casa e tens um plano de um comercializador que te cobra em vazio 0,035€ + IVA = 0,043 €/KWh
      Tinhas gasto 525 x 0,043 = 22,57€, ou seja, numa "linguagem" a que todos estamos habituados, cada 100 quilómetros custam em energia 0,65€.

      É mesmo chato ter de andar com um cabo atrás, ligá-lo à noite em casa, recuperar 37 KW numa carga de 10 horas, gastar 1,60€ e com isso fazer mais de 200 quilómetros.

      Comentário


        Muito obrigado a todos! Acho que vou mesmo avançar com a compra do cabo

        Comentário


          Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
          A minha questão com o IVA é que com essa tabela tentaram simplificar, mas não dão informação. Leva a dúvida legítima.

          Vocês partem do princípio que toda a gente sabe os pormenores da fiscalidade.



          A tabela também não diz preços, só intervalos, para mais informações contactem um comercial.


          Aliás, desde a subida de preços Covid que muito menos importadores ou representante de marca dão os preços para empresa de uma forma transparente.


          Estavam aí a falar da versão fiscal do Nissan Qashqai.

          https://www.nissan.pt/empresas/versoes-fiscais.html
          Por acaso, até acho que quase todas as marcas tem no site os precos das versoes fiscais, da audi, bmw, alfa romeo, até cupra, opel, skoda, kia, vw, etc

          a nissan deve ter acabado o stock do qashqai antigo e ainda nao existem precos do restyling

          O que praticamente acabou foi os phev até 27500 + iva. Só sobrou o kia ceed/xceed e o skoda octavia (acho eu), e talvez o seat leon (se ainda existir stock)

          Comentário


            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

            Por acaso, até acho que quase todas as marcas tem no site os precos das versoes fiscais, da audi, bmw, alfa romeo, até cupra, opel, skoda, kia, vw, etc

            a nissan deve ter acabado o stock do qashqai antigo e ainda nao existem precos do restyling

            O que praticamente acabou foi os phev até 27500 + iva. Só sobrou o kia ceed/xceed e o skoda octavia (acho eu), e talvez o seat leon (se ainda existir stock)
            Não tem nada a ver com a transparência que tinham antes da crise dos componentes nas versões fiscais.


            A informação podia estar escondida no site, mas davam valores finais para várias versões preço final.


            Audi - está por patamares, exemplo Audi A4 está no patamar igual a superior a 35000€. Pode ser 35000€ ou 50000€.

            BMW - Só existe informação em concessionários BMW. Alguns que costumam ter informação desatualizada por experiência própria.

            Alfa Romeo - Não encontrei

            Skoda - Sim, tem o site organizado.

            VW - Desorganizado e concessionários com informação desatualizada.

            Opel - Não encontrei

            Kia - Sim, tem o site organizado


            Não vou ver todos.




            Em relação aos preços, sim, muitos híbridos até saltaram do patamar 27500+IVA para 35000+IVA.


            Eu também bem sei que não gostam de ver vender estas versões, porque têm menos margem, mas já que existem patamares é aproveitar.


            E como a maioria das marcas salta o primeiro intervalo de preços para a maioria dos seus produtos, sobra só o patamar dos 35000+IVA.

            Não existe assim tanta necessidade de posicionamento de preços.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Kopien Ver Post

              Não tem nada a ver com a transparência que tinham antes da crise dos componentes nas versões fiscais.


              A informação podia estar escondida no site, mas davam valores finais para várias versões preço final.


              Audi - está por patamares, exemplo Audi A4 está no patamar igual a superior a 35000€. Pode ser 35000€ ou 50000€.

              BMW - Só existe informação em concessionários BMW. Alguns que costumam ter informação desatualizada por experiência própria.

              Alfa Romeo - Não encontrei

              Skoda - Sim, tem o site organizado.

              VW - Desorganizado e concessionários com informação desatualizada.

              Opel - Não encontrei

              Kia - Sim, tem o site organizado


              Não vou ver todos.




              Em relação aos preços, sim, muitos híbridos até saltaram do patamar 27500+IVA para 35000+IVA.


              Eu também bem sei que não gostam de ver vender estas versões, porque têm menos margem, mas já que existem patamares é aproveitar.


              E como a maioria das marcas salta o primeiro intervalo de preços para a maioria dos seus produtos, sobra só o patamar dos 35000+IVA.

              Não existe assim tanta necessidade de posicionamento de preços.
              aqui estao alguns

              https://www.volkswagen.pt/campanhas-...anhas/empresas
              https://www.audi.pt/campanhas-e-fina...ecial-editions
              ...
              ( acho que atualizados)

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                as contas são mais ou menos estas ?

                cerca de 60min a carregar
                = +/- 19kw
                cerca de 8€ (60 x 0,13€ = 7,80€ + 0.25€)

                deve dar para uns 200km em cidade e 120-150 em estrada ?
                (renault zoe)

                20240507_132257.jpg
                Originalmente Colocado por PP Ver Post

                Isso é só o custo do OPC (dono do posto), falta a energia (depende do fornecedor que cada um escolher e respetivo tarifário) e taxas e taxinhas.

                Atenção ao aviso do PP.
                As contas não são essas e é isso que a mim mais me chateia na Mobilidade eléctrica... Já vou no 3º operador. 3º registo, 3º cartão para poder ter as melhores taxas. Tive de andar fazer excel, contas e mais contas.

                Nunca mais chega a transparência ao sector.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post




                  Atenção ao aviso do PP.
                  As contas não são essas e é isso que a mim mais me chateia na Mobilidade eléctrica... Já vou no 3º operador. 3º registo, 3º cartão para poder ter as melhores taxas. Tive de andar fazer excel, contas e mais contas.

                  Nunca mais chega a transparência ao sector.
                  como é que uma pessoa que esteja compradora de carro, consegue saber se compensa ou nao comprar VE e/ou carregar fora ?
                  o preço do gasoleo está 1.50-1.60€ ... e o da gasolina a 1.70-1.80€
                  como é que nao se consegue saber o preço do Kw/h ?
                  quanto é que custa 20kw ? e 30kw ? e 40kw ?
                  hoje ? amanha ? para a semana ? para o proximo mês ?
                  em lisboa centro ? periferia ? no porto ? no interior ? na AE ?

                  depois dizem que as vendas dos electricos estão abaixo do desejado/esperado !!! pudera !!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                    como é que uma pessoa que esteja compradora de carro, consegue saber se compensa ou nao comprar VE e/ou carregar fora ?
                    o preço do gasoleo está 1.50-1.60€ ... e o da gasolina a 1.70-1.80€
                    como é que nao se consegue saber o preço do Kw/h ?
                    quanto é que custa 20kw ? e 30kw ? e 40kw ?
                    hoje ? amanha ? para a semana ? para o proximo mês ?
                    em lisboa centro ? periferia ? no porto ? no interior ? na AE ?

                    depois dizem que as vendas dos electricos estão abaixo do desejado/esperado !!! pudera !!
                    Assim como vais ao Mais Gasolina ver o preço do gasóleo, vais ao Miio, colocas o teu carro e vês o preço nos pontos de carga da tua zona.

                    Não é tão simples como o gasóleo que pagas um valor fixo por litro, assim como em casa pagas um valor fixo pelo kWh. Nos pontos de carga de rua podes ter apenas a componente fixa por kWh ou por tempo, e aí depende do carro.

                    Curiosamente, com o nosso sistema complexo de preços na rua, continuamos a bater recordes de vendas nos eléctricos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                      Assim como vais ao Mais Gasolina ver o preço do gasóleo, vais ao Miio, colocas o teu carro e vês o preço nos pontos de carga da tua zona.

                      Não é tão simples como o gasóleo que pagas um valor fixo por litro, assim como em casa pagas um valor fixo pelo kWh. Nos pontos de carga de rua podes ter apenas a componente fixa por kWh ou por tempo, e aí depende do carro.

                      Curiosamente, com o nosso sistema complexo de preços na rua, continuamos a bater recordes de vendas nos eléctricos.
                      Desculpa lá, mas a solução não pode ser uma APP que tens de configurar à tua medida com o consumo que queres carregar em % e isto e aquilo.

                      Os postos têm de dizer o valor final antes e no final do carregamento. Ponto!
                      Eu já aqui partilhei um carregamento da Prio que demorou 3 semanas a aparecer quanto paguei! Irreal.
                      Todo o sistema está mal montado e funciona mal.

                      Comentário


                        Neste momento o sistema que já devia estar estabelecido parece tipo em testes...teste para testar a clientela...como a malta come e cala...isto vai andando assim.

                        O tuga acomoda-se...às APP...

                        Os postos têm de dizer efetivamente o valor do carregamento e o tempo estimado de carga de acordo com a seleção do utilizador, definindo valores para cargas rápidas e para normais.

                        Clareza e simplicidade...na hora de pagar os carregamentos, não só na altura da utilização do veiculo.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                          Desculpa lá, mas a solução não pode ser uma APP que tens de configurar à tua medida com o consumo que queres carregar em % e isto e aquilo.

                          Os postos têm de dizer o valor final antes e no final do carregamento. Ponto!
                          Eu já aqui partilhei um carregamento da Prio que demorou 3 semanas a aparecer quanto paguei! Irreal.
                          Todo o sistema está mal montado e funciona mal.
                          Se o teu carregamento da Prio demorou 3 semanas a aparecer o teu problema é com a Prio. Na Miio e EDP nunca tive esse problema e sei o valor no final do carregamento.

                          O problema para a apresentação de preços é termos pagamento em separado a duas entidades e permitirmos custos por minuto, que torna complexo ter um valor porque cada carro carrega a uma velocidade diferente e cada CEME tem um custo de electricidade diferente (alguns até variável). França também é assim, em Espanha só temos custo por minuto no fim do carregamento em alguns pontos de carga, o resto é pago pelo kWh.

                          Mas ao menos em Portugal eu com um cartão carrego em todo o lado, assim que atravesso a fronteira preciso de várias apps para várias redes de carregamento, e num subterrâneo já tive que ligar o carro e ir para perto da saída para conseguir iniciar a carga. Isso sim, é idiota.

                          Isto resolve-se facilmente, é definir que o preço a pagar é por kWh, seja fixo ou variável consoante o custo actual da electricidade, e é o operador do posto que define o valor final. O pagamento, esse já está resolvido, é ter um terminal MB e debitar directamente da conta. Quem quiser preço mais barato, que peça o cartão como acontece com a Ionity e Fastned.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                            Neste momento o sistema que já devia estar estabelecido parece tipo em testes...teste para testar a clientela...como a malta come e cala...isto vai andando assim.

                            O tuga acomoda-se...às APP...

                            Os postos têm de dizer efetivamente o valor do carregamento e o tempo estimado de carga de acordo com a seleção do utilizador, definindo valores para cargas rápidas e para normais.

                            Clareza e simplicidade...na hora de pagar os carregamentos, não só na altura da utilização do veiculo.
                            Tens que sair de Portugal mais vezes...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jhermen Ver Post


                              Estás a gastar cerca de 2€ para fazeres cada 100 quilómetros.

                              É bom mas conseguirias rentabilizar melhor o investimento no VE, assumindo que o carregas em casa e tens um plano de um comercializador que te cobra em vazio 0,035€ + IVA = 0,043 €/KWh
                              Tinhas gasto 525 x 0,043 = 22,57€, ou seja, numa "linguagem" a que todos estamos habituados, cada 100 quilómetros custam em energia 0,65€.

                              É mesmo chato ter de andar com um cabo atrás, ligá-lo à noite em casa, recuperar 37 KW numa carga de 10 horas, gastar 1,60€ e com isso fazer mais de 200 quilómetros.
                              Qual é esse comercializador? Preciso ver quanto cobra fora de vazio, é que gasto muita energia nesse período.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                Se o teu carregamento da Prio demorou 3 semanas a aparecer o teu problema é com a Prio. Na Miio e EDP nunca tive esse problema e sei o valor no final do carregamento.

                                O problema para a apresentação de preços é termos pagamento em separado a duas entidades e permitirmos custos por minuto, que torna complexo ter um valor porque cada carro carrega a uma velocidade diferente e cada CEME tem um custo de electricidade diferente (alguns até variável). França também é assim, em Espanha só temos custo por minuto no fim do carregamento em alguns pontos de carga, o resto é pago pelo kWh.

                                Mas ao menos em Portugal eu com um cartão carrego em todo o lado, assim que atravesso a fronteira preciso de várias apps para várias redes de carregamento, e num subterrâneo já tive que ligar o carro e ir para perto da saída para conseguir iniciar a carga. Isso sim, é idiota.

                                Isto resolve-se facilmente, é definir que o preço a pagar é por kWh, seja fixo ou variável consoante o custo actual da electricidade, e é o operador do posto que define o valor final. O pagamento, esse já está resolvido, é ter um terminal MB e debitar directamente da conta. Quem quiser preço mais barato, que peça o cartão como acontece com a Ionity e Fastned.
                                Sim eu sei que o meu problema é com a Prio. Mas a Prio é ou não um dos milhares de CEME?

                                É isso mesmo que estou a dizer é uma confusão, cada um com o seu preços, cada posto com o seu preço, uns ao min outros ao kwh, outros sabe-se no segundo outros não.
                                As vezes estão em baixo, as vezes em cima, várias potências, etc etc.

                                Não me interessa se me Espanha é pior ou não, o que me interessa é o meu dia a dia. E como se viu pelo post do Ccorreia a maior parte das pessoas não sabe e é "enganada"!

                                Eu pessoalmente já resolvi... só carrego num posto privado em que o OPC é gratuito, e carrego com o Evio ACP e sei "mais ou menos" o que pago, mas depois de testes e mais testes porque como disse, transparência 0.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                  Sim eu sei que o meu problema é com a Prio. Mas a Prio é ou não um dos milhares de CEME?

                                  É isso mesmo que estou a dizer é uma confusão, cada um com o seu preços, cada posto com o seu preço, uns ao min outros ao kwh, outros sabe-se no segundo outros não.
                                  As vezes estão em baixo, as vezes em cima, várias potências, etc etc.

                                  Não me interessa se me Espanha é pior ou não, o que me interessa é o meu dia a dia. E como se viu pelo post do Ccorreia a maior parte das pessoas não sabe e é "enganada"!

                                  Eu pessoalmente já resolvi... só carrego num posto privado em que o OPC é gratuito, e carrego com o Evio ACP e sei "mais ou menos" o que pago, mas depois de testes e mais testes porque como disse, transparência 0.
                                  A Ibelectra também é uma das várias empresas que fornecem electricidade e não é por funcionarem mal a nível administrativo que vou extrapolar isso e dizer que o nosso modelo de fornecimento de electricidade "está mal montado e funciona mal".

                                  Em relação ao post acima, o que lá está explicito é o preço cobrado pelo posto. O custo do CEME é adicional, e para carregar é preciso ter um cartão / app de um fornecedor.

                                  Não são custos escondidos, é bem transparente como funciona e como é gerado o preço final. Em último caso no site da ERSE tem lá uma tabela comparativa dos vários CEME.

                                  É claro que o ideal é ter um valor apenas por kWh sem taxas de activação e apenas com o custo por minuto de taxa de ocupação quando termina o carregamento, como faz a Endesa em Espanha.

                                  Comentário


                                    Por estas e outras coisas carrego sempre em casa, evito carregar fora em quase 40 mil km só carreguei uma vez fora de casa para experimentar.

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                      Por estas e outras coisas carrego sempre em casa, evito carregar fora em quase 40 mil km só carreguei uma vez fora de casa para experimentar.

                                      Cumps
                                      Eu carrego todas as vezes na rua e só carreguei uma vez em casa. Ainda estou vivo.

                                      Comentário


                                        Em Albergaria-a-Velha já acrescentaram mais 4 postos Ionity, 6 no total.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                          como é que uma pessoa que esteja compradora de carro, consegue saber se compensa ou nao comprar VE e/ou carregar fora ?
                                          É um erro extrapolar-se o cenário de abastecimento de veículo a combustão, com a recarga de um veículo elétrico. No ICE, já se sabe antecipadamente qual o montante a pagar na caixa depois de pousar a mangueira. Inclusivamente, até se pode fixar um montante em euros e abastecer os litros correspondentes.


                                          Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                          o preço do gasoleo está 1.50-1.60€ ... e o da gasolina a 1.70-1.80€
                                          como é que nao se consegue saber o preço do Kw/h ?
                                          quanto é que custa 20kw ? e 30kw ? e 40kw ?
                                          hoje ? amanha ? para a semana ? para o proximo mês ?
                                          em lisboa centro ? periferia ? no porto ? no interior ? na AE ?

                                          Antecipadamente, nunca conseguirás saber o preço do KWh carregado. Este varia em função:

                                          1) do cartão CEME que se está a utilizar
                                          2) do tipo de posto (PCN, PCR, PCUR)
                                          3) do operador do posto
                                          4) do horário em que efetua a carga (vazio ou fora vazio)
                                          5) das características do carregador interno da viatura
                                          6) do tempo que a viatura esteve a carregar
                                          7) da quantidade de KHh que a bateria absorveu
                                          8) do IEC (Imposto Especial sobre o Consumo de Energia Electrica)
                                          9) da taxa EGME
                                          10) do IVA a aplicar sobre o somatório das parcelas 6 a 9

                                          Quem não se quer sujeitar a isto, ou carrega em casa, ou nos postos do Continente ou nos carregadores Tesla.


                                          Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                          depois dizem que as vendas dos electricos estão abaixo do desejado/esperado !!! pudera !!

                                          Essa insinuação não passa de uma falácia, como tal nem merece contestação.

                                          O que os CEME deveriam ser obrigados, é à emissão da fatura imediatamente após ter terminado o carregamento.
                                          Os espanhóis fazem-no, como por exemplo quem utiliza o cartão do serviço de mobilidade elétrica da EDP emitido em Espanha.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

                                            Qual é esse comercializador? Preciso ver quanto cobra fora de vazio, é que gasto muita energia nesse período.

                                            O exemplo que dei, pertence ao comercializador Luzboa, tarifa indexada e ciclo bi-horário. No mês de Abril foram cobrados vazio=0,035€/KWh e não vazio=0,076€/KWh
                                            Este comercializador nem é dos mais baratos.

                                            Em Abril tinhas a Repsol indexado, Luzigás e Ibelectra com preços do KWh mais baixos que a Luzboa.

                                            Agora atenção que no mercado indexado os valores do KWh variam em função do preço do OMIE considerado no período de faturação.
                                            Em Janeiro, estes preços foram de 0,1048€/KWh no vazio e 0,1458€/KWh fora do vazio.

                                            Comentário


                                              O sistema é uma m****, e defender isto é defender o atraso do pais (o que é normal por cá).

                                              Defender uma coisa que é para sobredotados só trás problemas, não é por eu ser capaz de fazer 50 cotas com os meus cartões em números infinitos que devo achar que está tudo bem.

                                              As pessoas tem que ser tratadas como se fossem todas burras e isto não é brincadeira, é mesmo assim e é assim que deve ser.

                                              O kwh tem que ser um numero, meto 1 pago 1, meto x pago x, não precisa de complicação nenhuma.

                                              Defender o contrario é um acto de prepotência de quem se sente capaz de navegar num mar de cálculos e mais cálculos.

                                              É a subjugação de quem se tente mais inteligente e acha que tem que ser beneficiado por isso, tenham vergonha.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                Por estas e outras coisas carrego sempre em casa, evito carregar fora em quase 40 mil km só carreguei uma vez fora de casa para experimentar.

                                                Cumps
                                                Ultimamente nas viágens mais longas só meto 4 a 6€ num PCR de 50kw (10 a 15minutos). Ou 5 minutos na A8 em torres vedras no velhinho de 50kw (tem preço qb).

                                                Desde que chegue com folga a casa, só coloco o que preciso.



                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                                                  Eu carrego todas as vezes na rua e só carreguei uma vez em casa. Ainda estou vivo.
                                                  Só se esse carregamento na rua for de borla porque não tem lógica nenhuma pagar o dobro quando em casa fica muito mais barato.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por jhermen Ver Post


                                                    Essa insinuação não passa de uma falácia, como tal nem merece contestação.


                                                    Ainda bem que não merece...


                                                    The decline involved key markets, including Germany (-6.2%), Spain (-4.7%), Italy (-3.7%), and France (-1.5%). The fall has been attributed to a downturn in the market and the timing of the Easter holidays which had a negative impact on sales.

                                                    https://www.euronews.com/business/20...icles-at-stake

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por jhermen Ver Post
                                                      O que os CEME deveriam ser obrigados, é à emissão da fatura imediatamente após ter terminado o carregamento.
                                                      Os espanhóis fazem-no, como por exemplo quem utiliza o cartão do serviço de mobilidade elétrica da EDP emitido em Espanha.
                                                      Se escolheres CEMEs como a EVIO, Miio tens factura mal acabe o carregamento no teu email se essa for a tua escolha.

                                                      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                      O sistema é uma m****, e defender isto é defender o atraso do pais (o que é normal por cá).

                                                      Defender uma coisa que é para sobredotados só trás problemas, não é por eu ser capaz de fazer 50 cotas com os meus cartões em números infinitos que devo achar que está tudo bem.

                                                      As pessoas tem que ser tratadas como se fossem todas burras e isto não é brincadeira, é mesmo assim e é assim que deve ser.

                                                      O kwh tem que ser um numero, meto 1 pago 1, meto x pago x, não precisa de complicação nenhuma.

                                                      Defender o contrario é um acto de prepotência de quem se sente capaz de navegar num mar de cálculos e mais cálculos.

                                                      É a subjugação de quem se tente mais inteligente e acha que tem que ser beneficiado por isso, tenham vergonha.
                                                      Tens CEMEs que já te fazem isso, ou dão um valor final ao kWh ou ao minuto. Cabe a ti fazer a escolha que te faz mais sentido. Concordo que devia de ser muito mais fácil o calculo ou pelo menos as apps e/ou os carregadores terem essa opção neles.

                                                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                      Só se esse carregamento na rua for de borla porque não tem lógica nenhuma pagar o dobro quando em casa fica muito mais barato.
                                                      Cumps
                                                      Não é gratuito, mas fica-me a metade do que gastava com o meu a gasolina. Mas se quiseres disponibilizar a tua garagem para carregar de graça ficava-te agradecido

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                                                        Ainda bem que não merece...


                                                        The decline involved key markets, including Germany (-6.2%), Spain (-4.7%), Italy (-3.7%), and France (-1.5%). The fall has been attributed to a downturn in the market and the timing of the Easter holidays which had a negative impact on sales.

                                                        https://www.euronews.com/business/20...icles-at-stake

                                                        Quando não se sabe ler e também interpretar o que está escrito sai bacorada...

                                                        Só para contextualizar quem não quiser ler o artigo todo.

                                                        A tua citação não tem nada a ver com veículos elétricos mas sim, a queda de venda de viaturas automóveis na Europa, enumerando as quedas nos principais mercados e as causas para tal, Deixo a citação original na íntegra e não descontextualizada.

                                                        "Not only have electric cars been affected, but car sales in the EU witnessed a 5.2% drop compared to last year in March, marking the largest decline since July 2022 and the first for this year, as reported by the European Automobile Manufacturers’ Association (ACEA).

                                                        The decline involved key markets, including Germany (-6.2%), Spain (-4.7%), Italy (-3.7%), and France (-1.5%). The fall has been attributed to a downturn in the market and the timing of the Easter holidays which had a negative impact on sales."

                                                        Como deves ter parado de ler, ou não, dois parágrafos após a tua brilhante citação, não leste a parte em que os veículos elétricos, mesmo com as quebras registadas no mês de Março, no primeiro trimestre de 2024 registaram um incremento de 3,8% relativamente ao período homologo anterior.

                                                        "The first quarter of 2024 ended with a total of 332,999 new battery-electric cars registered, indicating a slight 3.8% increase from the same quarter in the previous year."

                                                        Não vale a pena espalhares desinformação, ainda para mais utilizando uma fonte cujos dados tentas manipular, mas cuja informação nela vertida é contrária à ideia que tentas fazer passar.

                                                        Em suma foste um "anjinho"...
                                                        Editado pela última vez por jhermen; 08 May 2024, 23:32.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                                          A Ibelectra também é uma das várias empresas que fornecem electricidade e não é por funcionarem mal a nível administrativo que vou extrapolar isso e dizer que o nosso modelo de fornecimento de electricidade "está mal montado e funciona mal".

                                                          Em relação ao post acima, o que lá está explicito é o preço cobrado pelo posto. O custo do CEME é adicional, e para carregar é preciso ter um cartão / app de um fornecedor.

                                                          Não são custos escondidos, é bem transparente como funciona e como é gerado o preço final. Em último caso no site da ERSE tem lá uma tabela comparativa dos vários CEME.

                                                          É claro que o ideal é ter um valor apenas por kWh sem taxas de activação e apenas com o custo por minuto de taxa de ocupação quando termina o carregamento, como faz a Endesa em Espanha.
                                                          Cada um tem a sua opinião. Mas acho que continuas a querer justificar um sistema que está mal montado e não é transparente.

                                                          Ainda ontem por causa disto peguei na minha app da MIIO e aqui perto do trabalho tinha dois postos espaçados 100m. Para carregar exatamente o mesmo um iria custar 45€ e o outro 32€. Isto porque um iria demorar 1h22 e o outro 1h39.
                                                          São 13€ de diferença entre dois postos "iguais" espaçados 100m e usando o mesmo CEME.

                                                          Ok, malta nova, vi na APP, tenho registo, tenho 3 cartões, posso simular, e ver. E carregar.

                                                          Mas quando tens grande parte da população que não sabe calcular uma percentagem, como queres que tenham acesso a um smartphone, acesso on-line, registo de uma app, cartões e mais cartões. E depois ir ver qual o posto que é mais barato de 2 que estão lado a lado....

                                                          Dizes depois que o posto acima "está explicito é o preço cobrado pelo posto". Sim tens razão, diz lá "Tarifário de Utilização do Posto".
                                                          Mas por exemplo quando vais ao café, e pedes um café, o preço marcado na vitrine é o preço do café, do grão, da água, ou da chávena?
                                                          Está explícito que é o preço do posto, mas não está explícito que não inclui a energia.

                                                          Aliás penso que até havia algo na lei que não podes cobrar algo sem ter a indicação do preço final no momento do pagamento. Seja um café, seja um carro.

                                                          Comentário


                                                            Estás a misturar conceitos, mas pegando no teu exemplo do café, tu quando vais a um restaurante e vês o preço do peixe ao kg também não sabes quanto vais pagar, depende do peso do peixe. E se for preciso nalguns ainda tens que pagar a guarnição por cima.

                                                            O preço da energia pode ser fixo se escolheres um fornecedor com preço fixo. É como seres sócio ACP e saberes que tem desconto de X na BP, não te é apresentado a ti o valor com desconto porque esse é variável. O resto é como a gasolina, também posso abastecer a 1,71 no Intermarché do Pombal ou a 1,93 na Galp da A1 em Pombal.

                                                            O melhor exemplo é um parquímetro, na primeira hora custa 0,60€ por cada 15 minutos e após 1 hora é cobrado 0,20€ a cada 15 minutos, não sabes qual o preço a pagar porque não sabes quanto tempo vais lá ficar, tens que fazer um cálculo mental.

                                                            E quem não tem acesso a um smartphone também não vai ter um carro eléctrico, isso hoje em dia é uma não questão.

                                                            Se faz mais sentido um preço fixo por kWh apenas? Claro que faz, e é mais justo para todos.

                                                            Mas longe de ser o bicho de sete cabeças que estão a pintar aqui.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                              Ainda ontem por causa disto peguei na minha app da MIIO e aqui perto do trabalho tinha dois postos espaçados 100m. Para carregar exatamente o mesmo um iria custar 45€ e o outro 32€. Isto porque um iria demorar 1h22 e o outro 1h39.
                                                              São 13€ de diferença entre dois postos "iguais" espaçados 100m e usando o mesmo CEME.
                                                              Agora não percebi, iguais não devem ser, pelos vistos um é mais potente que o outro e pelos vistos carrega em menos tempo não?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X