If the U.S. and Europe get what they want—a crackdown on Chinese imports—it doesn’t feel like it would result in better cars. It feels like it would keep buyers of those markets locked to cars that aren’t executed as well. It’s nakedly protectionist because deep down, all of the Western auto executives and some hawkish China pundits understand that Chinese EV and PHEV models are more compelling than what European, other Asian, and American brands have come up with.
Uma viagem por Aveiro-Óbidos-Santarém-Óbidos-Leiria-Aveiro.
Trajeto maioritariamente por nacional.
Saí com 100% de carga, fiz 516km com consumo médio de 13,6kWh/100km e sobrou 10% de bateria (regra 3 simples e fazia 573km com uma carga).
Foram 8h a conduzir, foi uma sova valente e todas as paragens foram para comer, esticar as pernas, etc, tinha tempo e mais que tempo para carregar o carro se necessário. Esqueçam lá o fazer 500km seguidos, atestar em 5 minutos e seguir viagem, isso não é para mim.
ou seja = quota de mercado pequena, ou tem sido sempre assim na Alemanha ?
e BYD e MG nao aparecem no top 10
Nao tendo os outros meses todos em mente, baseado em Abril, nao houve qualquer evolucao de 2023 para 2024. Claro que nao podemos esquecer que a ajuda financeira por parte do estado acabou a 01.01.2024 - ainda que a maioria das OEM tenha baixado o preco dos seus carros tanto quanto era o beneficio fiscal. O que infelizmente quer dizer que o beneficio fiscal ia para as OEM e nao para o consumidor.
Uma viagem por Aveiro-Óbidos-Santarém-Óbidos-Leiria-Aveiro.
Trajeto maioritariamente por nacional.
Saí com 100% de carga, fiz 516km com consumo médio de 13,6kWh/100km e sobrou 10% de bateria (regra 3 simples e fazia 573km com uma carga).
Foram 8h a conduzir, foi uma sova valente e todas as paragens foram para comer, esticar as pernas, etc, tinha tempo e mais que tempo para carregar o carro se necessário. Esqueçam lá o fazer 500km seguidos, atestar em 5 minutos e seguir viagem, isso não é para mim.
Eia que esticão, ainda por cima há aí nacionais que são uma seca, não admira que tenhas saído moído. Média bem decente, não é surpreendente para nacionais, mas para o modelo acho bom.
Na autoestrada costumo andar por volta dos 140 a 150 km/h (diesel e gasolina), no elétrico baixo para os 120/125 no máximo dos máximos 130 km/h, hoje fiz uma pequena experiencia, aumentando para os tais 140/150 km/h, gastei 40 por cento da bateria para fazer a volta de 110 km e normalmente gasto a volta disso para fazer a volta dos 150 km, ou seja, fiz menos 40 km
Eia que esticão, ainda por cima há aí nacionais que são uma seca, não admira que tenhas saído moído. Média bem decente, não é surpreendente para nacionais, mas para o modelo acho bom.
Espero que tenhas almoçado bem para compensar
Acho que o segredo da média está naqueles 32.5kWh obtidos pela regeneração, é cerca de 40% da carga total da bateria, não tendo noçao dos valores de outras marcas/modelos (nem todos mostram isso), parece-me um valor alto.
Uma viagem por Aveiro-Óbidos-Santarém-Óbidos-Leiria-Aveiro.
Trajeto maioritariamente por nacional.
Saí com 100% de carga, fiz 516km com consumo médio de 13,6kWh/100km e sobrou 10% de bateria (regra 3 simples e fazia 573km com uma carga).
Foram 8h a conduzir, foi uma sova valente e todas as paragens foram para comer, esticar as pernas, etc, tinha tempo e mais que tempo para carregar o carro se necessário. Esqueçam lá o fazer 500km seguidos, atestar em 5 minutos e seguir viagem, isso não é para mim.
Em Nacional com velocidades de 80/90 e abrandamentos para cidades de 50. Os VE's têm uma eficiência espetacular.
500 km tinha feito em metade do tempo por AE, estavas a cumprir alguma promessa? Sempre por nacional? Não faz sentido.
Tive de fazer muitas paragens e estar constantemente a entrar e sair de auto-estrada com os desvios e custos associados obrigou-me a ir por estradas secundárias. Se fosse uma viagem de um destino tipo Aveiro-Lisboa tudo bem, mas por exemplo a partir da Mealhada para Coimbra às 7 da manha sem transito nenhum, ia desviar para apanhar a A1 porquê?
Eu agora tenho pena é que não existam muitas IPs, andar a 90/100 e não pagar portagens era o ideal para o elétrico. Também faço cada vez mais nacionais quando o tempo não é limitado, compensa bem nos consumos e nas portagens, ainda há uns tempos fiz Amarante - Braga pela nacional e gastei menos de metade do que indo pela A4/A11, são mais 10/15min mas compensa bem.
Conheço um eletrifico em que a diferença de 90kmh para 140kmh é o dobro do consumo
Acho que os fabricantes deviam focar-se em melhorar os consumos em velocidades mais elevadas. A maior parte dos anseios e queixas são relacionados com autonomia em auto-estrada e velocidade de carregamento.
Infelizmente os fabricantes ocidentais preferem gastar biliões em stock buybacks do que em desenvolver EVs decentes. E depois choram-se todos que os "chineses vêm aí".
Qualquer EV seja ele chinês ou outro qualquer tem o problema da autonomia na autoestrada, a velocidade é o inimigo número 1 do eléctrico e se a aerodinâmica não ajudar, como o caso do meu, pior
Eu agora tenho pena é que não existam muitas IPs, andar a 90/100 e não pagar portagens era o ideal para o elétrico. Também faço cada vez mais nacionais quando o tempo não é limitado, compensa bem nos consumos e nas portagens, ainda há uns tempos fiz Amarante - Braga pela nacional e gastei menos de metade do que indo pela A4/A11, são mais 10/15min mas compensa bem.
Essa é a essência da transiçao para a mobilidade elétrica e o mindset de quem encara este desafio, em particular nas viagens com impacto na autonomia do EV.
Nas viagens de 250-300Kms, utilizando as viaturas mais recentes no pressuposto do cumprimento dos limites de velocidade, o EV faz o mesmo que o CI, com um custo de utilização mujitíssimo menor.
Acho que os fabricantes deviam focar-se em melhorar os consumos em velocidades mais elevadas. A maior parte dos anseios e queixas são relacionados com autonomia em auto-estrada e velocidade de carregamento.
Infelizmente os fabricantes ocidentais preferem gastar biliões em stock buybacks do que em desenvolver EVs decentes. E depois choram-se todos que os "chineses vêm aí".
Conheço um eletrifico em que a diferença de 90kmh para 140kmh é o dobro do consumo
Não é só um.. são todos. O arrasto é proporcional à velocidade ao quadrado. Nos ICE nota-se menos porque o motor tem ganhos de rendimento para compensar.
Não é só um.. são todos. O arrasto é proporcional à velocidade ao quadrado. Nos ICE nota-se menos porque o motor tem ganhos de rendimento para compensar.
Eu queria dizer todos, mas já estava a ver a confusão que ía dar e a pedirem estudos e testes a comprovar, assim fiquei pelo que conheço bem, e fui simpático com um consumo 100% superior relativamente a andar a 90kmh, deve ser bem mais que isso
Eu queria dizer todos, mas já estava a ver a confusão que ía dar e a pedirem estudos e testes a comprovar, assim fiquei pelo que conheço bem, e fui simpático com um consumo 100% superior relativamente a andar a 90kmh, deve ser bem mais que isso
Não são todos...
Eu tenho um eléctrico, na autoestrada à média de 90kmh gasta +- 15kwh/100, a 140kmh segundo a tua teoria teria de gastar bem mais de 30kwh/100, ou seja 32/34/36/40 kwh!!!
A 140kh gasta +- 21/22kwh.
Se fosse como estás a dizer, um leaf de 40kw faria menos de 100km a 140kmh, um tesla m3 faria 120km....
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