Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
    Como por exemplo chegar a casa com 20% às 22h depois de um dia atarefado, sem ida às compras ou a outro lado onde o pudesse carregar e simplesmente deixar o carro na garagem a carregar enquanto durmo. Nesta situação, levá-lo a um ponto de carregamento e deixa-lo lá de noite, parece-me uma desvantagem difícil de ultrapassar.
    Então, se tivesses um carro a combustível e estivesses no mesmo caso, não deu mesmo para abastecer durante o dia e chegas a casa nas lonas. Também ficas com a mesma ansiedade? Já experimentaste contabilizar o tempo que demoras a navegar para a bomba, abastecer, pagar e ir embora de um bomba?
    No teu dia a dia naqueles locais que tens mesmo que ir não há mesmo qualquer possibilidade de deixares o carro num carregador? Tens algum carregador rápido perto de casa? Já experimentas-te não carregar em casa e viver dos públicos por uns dias?

    Digo isto porque até pode ser mais fácil do que pensas, não desvalorizando o que pensas claro, eu também tive a mesma preocupação e só tinha um carregador rápido de 50kW a 5km de casa. Mas com o passar dos dias até que começou a funcionar bem. Comecei a ficar mais ciente dos carregadores rápidos e lentos em todos os locais onde ia e se tivesse a possibilidade era lá que os deixava e ia fazer a minha vida.

    Mas claro se já os experimentaste e viste que não funciona de todo para ti, é legitimo então as tuas preocupações.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

      Claro que 1 mercado que 'valia zero" carros e não tinha quota de mercado ... vai crescer sempre que se comparar com periodos homologos /ano anterior, e vai ter sempre taxas de crescimento!

      Claro que a oferta vai ser sempre maior de ano para ano, pois todas as marcas estão a lancar Ev para subsituir carros a combustão

      Mas tambem com o fim dos subsídios em alguns paises da europa, eles tiveram quebras


      Bastava aqui em PT acabarem os benefícios para as empresas, que era ver como corriam as vendas !

      podes partilhar as vendas para a europa da marca lider e quais as suas projeções 23/24, para depois falarmos e eu poder dar o braço a torcer ?
      Mais importante que dares o braço a torcer é tratares de ti e meteres as tuas ideias em ordem.

      Os primeiros parágrafos desta tua intervenção são dificeis de descodificar.

      Também não irei fazer qualquer esforço para tentar perceber.

      Cuida-te.

      Comentário


        Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post
        Então, se tivesses um carro a combustível e estivesses no mesmo caso, não deu mesmo para abastecer durante o dia e chegas a casa nas lonas. Também ficas com a mesma ansiedade? Já experimentaste contabilizar o tempo que demoras a navegar para a bomba, abastecer, pagar e ir embora de um bomba?
        No teu dia a dia naqueles locais que tens mesmo que ir não há mesmo qualquer possibilidade de deixares o carro num carregador? Tens algum carregador rápido perto de casa? Já experimentas-te não carregar em casa e viver dos públicos por uns dias?

        Digo isto porque até pode ser mais fácil do que pensas, não desvalorizando o que pensas claro, eu também tive a mesma preocupação e só tinha um carregador rápido de 50kW a 5km de casa. Mas com o passar dos dias até que começou a funcionar bem. Comecei a ficar mais ciente dos carregadores rápidos e lentos em todos os locais onde ia e se tivesse a possibilidade era lá que os deixava e ia fazer a minha vida.

        Mas claro se já os experimentaste e viste que não funciona de todo para ti, é legitimo então as tuas preocupações.
        Eu tenho também um carro a diesel.
        A mesma situação no carro a diesel, a minha mulher chega a casa com o carro na reserva às 22h, o carro vai para a garagem na reserva, fica juntinho ao eléctrico que fica a carregar. No dia seguinte o eléctrico sai carregado o diesel sai na reserva e a caminho do trabalho é abastecido.
        Não tem paralelismo possível.

        Mas quando andamos juntos, é sempre o electrico que sai. Prefiro não frequentar postos de combustível, não pelo tempo que se perde (que é insignificante) mas pelo dinheiro que lá se deixa ficar.

        Eu tenho um carregador público a 1km de casa, nunca na vida iria ter como solução levar o carro para carregar à noite e vir a pé para casa, isto a meio da semana de trabalho.
        Ah e em casa carrega lentamente que como sabemos é muito melhor para a saúde da bateria.

        Comentário


          Originalmente Colocado por jotaeme5450 Ver Post

          O meu estilo de vida aos fins de semana/feriados

          Tenho um grupo de amigos mais ou menos todos na mesma situação que eu ( divorciados).
          Como exemplo, nestas pontes agora, decidimos ir passar uns dias a Vigo. Acabamos em Biarritz.
          .
          Se tinham decidido ir a Vigo, se não estavam divorciados antes de certeza que iam ter alguns divorciados depois.

          Comentário


            Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

            A disponibilidade em baixas do frigorífico é muito agradável
            Podes ter a certeza absoluta...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

              Se tinham decidido ir a Vigo, se não estavam divorciados antes de certeza que iam ter alguns divorciados depois.
              Tem bom marisco, Vigo. 😏

              Comentário


                Marisco junto ao aeroporto? Sim sei

                Comentário


                  Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
                  Estás a misturar conceitos, mas pegando no teu exemplo do café, tu quando vais a um restaurante e vês o preço do peixe ao kg também não sabes quanto vais pagar, depende do peso do peixe. E se for preciso nalguns ainda tens que pagar a guarnição por cima.

                  O preço da energia pode ser fixo se escolheres um fornecedor com preço fixo. É como seres sócio ACP e saberes que tem desconto de X na BP, não te é apresentado a ti o valor com desconto porque esse é variável. O resto é como a gasolina, também posso abastecer a 1,71 no Intermarché do Pombal ou a 1,93 na Galp da A1 em Pombal.

                  O melhor exemplo é um parquímetro, na primeira hora custa 0,60€ por cada 15 minutos e após 1 hora é cobrado 0,20€ a cada 15 minutos, não sabes qual o preço a pagar porque não sabes quanto tempo vais lá ficar, tens que fazer um cálculo mental.

                  E quem não tem acesso a um smartphone também não vai ter um carro eléctrico, isso hoje em dia é uma não questão.

                  Se faz mais sentido um preço fixo por kWh apenas? Claro que faz, e é mais justo para todos.

                  Mas longe de ser o bicho de sete cabeças que estão a pintar aqui.
                  Eu nunca sei quanto vou gastar.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                    Eu nunca sei quanto vou gastar.
                    Não sabes se não quiseres. Tens CEMEs que te dão preço final ao minuto ou kWh com tudo incluido.

                    Comentário


                      https://youtu.be/JVwfEOh0KBI

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                        Claro que 1 mercado que 'valia zero" carros e não tinha quota de mercado ... vai crescer sempre que se comparar com periodos homologos /ano anterior, e vai ter sempre taxas de crescimento!

                        Claro que a oferta vai ser sempre maior de ano para ano, pois todas as marcas estão a lancar Ev para subsituir carros a combustão

                        Mas tambem com o fim dos subsídios em alguns paises da europa, eles tiveram quebras


                        Bastava aqui em PT acabarem os benefícios para as empresas, que era ver como corriam as vendas !

                        podes partilhar as vendas para a europa da marca lider e quais as suas projeções 23/24, para depois falarmos e eu poder dar o braço a torcer ?
                        Aqui, as vendas, continua a crescer mesmo com o fim (infelizmente 😅) dos subsídios…

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
                          Estás a misturar conceitos, mas pegando no teu exemplo do café, tu quando vais a um restaurante e vês o preço do peixe ao kg também não sabes quanto vais pagar, depende do peso do peixe. E se for preciso nalguns ainda tens que pagar a guarnição por cima.

                          O preço da energia pode ser fixo se escolheres um fornecedor com preço fixo. É como seres sócio ACP e saberes que tem desconto de X na BP, não te é apresentado a ti o valor com desconto porque esse é variável. O resto é como a gasolina, também posso abastecer a 1,71 no Intermarché do Pombal ou a 1,93 na Galp da A1 em Pombal.

                          O melhor exemplo é um parquímetro, na primeira hora custa 0,60€ por cada 15 minutos e após 1 hora é cobrado 0,20€ a cada 15 minutos, não sabes qual o preço a pagar porque não sabes quanto tempo vais lá ficar, tens que fazer um cálculo mental.

                          E quem não tem acesso a um smartphone também não vai ter um carro eléctrico, isso hoje em dia é uma não questão.

                          Se faz mais sentido um preço fixo por kWh apenas? Claro que faz, e é mais justo para todos.

                          Mas longe de ser o bicho de sete cabeças que estão a pintar aqui.
                          Mas o que o pessoal quer é o que está a bold, saber exactamente quanto custo o kwh, em cada posto, sem ter de andar com calculador, apps, cartões, etc. simplestemente tens o preço afixado e é isso que pagas, em Portugal a única rede que tem preço fixo por kwh é a Tesla* pagas x/kwh dependendo da hora (actualemente o preço está entre os 0,23/0,21€/kwh), preço com todas as taxas incluídas, mas segundo a lei estão mal, e vontade para mudar as coisas parece não existir.

                          *Tenho ideia de existirem marcas com um cartão próprio que tem o preço fixo, mas isso não tem a ver com os postos, mas sim com as marcas que assumem a diferença caso fique mais caro.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                            Mas o que o pessoal quer é o que está a bold, saber exactamente quanto custo o kwh, em cada posto, sem ter de andar com calculador, apps, cartões, etc. simplestemente tens o preço afixado e é isso que pagas, em Portugal a única rede que tem preço fixo por kwh é a Tesla* pagas x/kwh dependendo da hora (actualemente o preço está entre os 0,23/0,21€/kwh), preço com todas as taxas incluídas, mas segundo a lei estão mal, e vontade para mudar as coisas parece não existir.

                            *Tenho ideia de existirem marcas com um cartão próprio que tem o preço fixo, mas isso não tem a ver com os postos, mas sim com as marcas que assumem a diferença caso fique mais caro.
                            E o Continente também, e já tem uma rede bem jeitosa.
                            (é outra rede "ilegal"...)

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                              Mas o que o pessoal quer é o que está a bold, saber exactamente quanto custo o kwh, em cada posto, sem ter de andar com calculador, apps, cartões, etc. simplestemente tens o preço afixado e é isso que pagas, em Portugal a única rede que tem preço fixo por kwh é a Tesla* pagas x/kwh dependendo da hora (actualemente o preço está entre os 0,23/0,21€/kwh), preço com todas as taxas incluídas, mas segundo a lei estão mal, e vontade para mudar as coisas parece não existir.

                              *Tenho ideia de existirem marcas com um cartão próprio que tem o preço fixo, mas isso não tem a ver com os postos, mas sim com as marcas que assumem a diferença caso fique mais caro.
                              Mas tens isso, tens o preço afixado em cada ponto de carga, é obrigatório. O único adicional é o que pagas por kWh ao teu CEME, que também já sabes à partida porque pediste o cartão ao teu fornecedor com condições bem explicitas.

                              Comentário


                                este modelo é mesmo um case-study

                                image.png

                                Comentário


                                  não sei bem se os dados apresentdaos são uma média
                                  image.png

                                  Comentário


                                    será em 2025 ?

                                    image.png

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                      não sei bem se os dados apresentdaos são uma média
                                      image.png
                                      Tens na anotaçao da imagem de onde é que tiraram os dados para fazer os calculos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                                        Tens na anotaçao da imagem de onde é que tiraram os dados para fazer os calculos.
                                        não consigo "perceber" na legenda o que eles dizem, se é fiável ou nao ? qual o operador usado ? qual o cartão ?
                                        mas pelo menos serve para exemplificar a diferença entre os vários

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                                          Mas o que o pessoal quer é o que está a bold, saber exactamente quanto custo o kwh, em cada posto, sem ter de andar com calculador, apps, cartões, etc. simplestemente tens o preço afixado e é isso que pagas, em Portugal a única rede que tem preço fixo por kwh é a Tesla* pagas x/kwh dependendo da hora (actualemente o preço está entre os 0,23/0,21€/kwh), preço com todas as taxas incluídas, mas segundo a lei estão mal, e vontade para mudar as coisas parece não existir.

                                          *Tenho ideia de existirem marcas com um cartão próprio que tem o preço fixo, mas isso não tem a ver com os postos, mas sim com as marcas que assumem a diferença caso fique mais caro.
                                          Não é só a Tesla. Por exemplo os Ionity mesmo pelo preço de tabela(caríssimo) são 80 cêntimos o kWh sempre.
                                          Depois tens a Wenea que põe esse valor a uns mais simpáticos 59 cêntimos o kWh sempre, nos carregadores rápidos(incluindo Ionity) cá em PT com a APP deles.

                                          Comentário




                                            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                            será em 2025 ?

                                            image.png
                                            Tanta asneira... Tanto o ID2, como o ID1 usam a plataforma MEB Evo(tracção frontal, etc), nunca iriam usar uma plataforma de terceiros quando já têm esta pronta.
                                            Podem é vender a mesma a terceiros como fizeram com a MEB para o Ford Explorer europeu. E sim tenho quase a certeza que para o ano estará cá pelo menos o ID2(se for esse o nome final) e deverá ser o primeiro dos quadrigemeos(além do ID2, Raval e Epiq deverá haver um SUV do ID2, tal como actualmente há um(até mais que um mas siga) SUV do Polo(T-cross/Taigo/Nivus).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                                              não consigo "perceber" na legenda o que eles dizem, se é fiável ou nao ? qual o operador usado ? qual o cartão ?
                                              mas pelo menos serve para exemplificar a diferença entre os vários
                                              Então é mais fácil ires ao site deles validar as fontes: https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/
                                              Também não te consigo dizer porque não as conheço nem as li ainda.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                Não é só a Tesla. Por exemplo os Ionity mesmo pelo preço de tabela(caríssimo) são 80 cêntimos o kWh sempre.
                                                Depois tens a Wenea que põe esse valor a uns mais simpáticos 59 cêntimos o kWh sempre, nos carregadores rápidos(incluindo Ionity) cá em PT com a APP deles.
                                                Como disse anteriormente, eu pago 0,24€ em média na Ionity. Tenho Ionity PLUS mas acredito que o motivo principal seja o meu CEME ser estrangeiro e não ter aquelas taxas e taxinhas como os CEME nacionais. Mas claro, toda a gente sabe que o nosso sistema é o melhor do mundo.

                                                image.png

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por WildChild Ver Post

                                                  Como disse anteriormente, eu pago 0,24€ em média na Ionity. Tenho Ionity PLUS mas acredito que o motivo principal seja o meu CEME ser estrangeiro e não ter aquelas taxas e taxinhas como os CEME nacionais. Mas claro, toda a gente sabe que o nosso sistema é o melhor do mundo.

                                                  image.png
                                                  O que usas para carregar?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                                                    O que usas para carregar?
                                                    O operador?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                      O operador?
                                                      O CEME, eMSP o que lhe quiseres chamar. Onde tens essa assinatura da Ionity PLUS.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                                                        O CEME, eMSP o que lhe quiseres chamar. Onde tens essa assinatura da Ionity PLUS.
                                                        BMW Charging

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PP Ver Post

                                                          E o Continente também, e já tem uma rede bem jeitosa.
                                                          (é outra rede "ilegal"...)
                                                          O continente é paga ao minuto, no final ainda tens de fazer contas para saber qual foi o preço.

                                                          Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                                          Mas tens isso, tens o preço afixado em cada ponto de carga, é obrigatório. O único adicional é o que pagas por kWh ao teu CEME, que também já sabes à partida porque pediste o cartão ao teu fornecedor com condições bem explicitas.
                                                          Tens afixado o custo do OPC, mas o preço tanto pode ser em Kwh/como em minutos, nos CEME, tens de andar a fazer contas qual dos 10 cartões que tens é o mais barato naquele momento alem de que por exemplo a PRIO cobrava ao minuto (não sei se ainda o faz), depois ainda tens de somar impostos, mais taxas de activação, etc. Não consegues olha para um sitio e ter o preço final que efetivamente vais pagar, já tens em alguns países painéis, estilo os das gasolineiras com o preço final que efectivamente se vai pagar.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por WildChild Ver Post

                                                            BMW Charging
                                                            Mas para isso tens de ter um BMW, não é aplicável a todos, infelizmente.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por WildChild Ver Post

                                                              BMW Charging
                                                              Não estás a pagar uns 13€ em mensalidades só para ter esse preço?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X