Uma viagem por Aveiro-Óbidos-Santarém-Óbidos-Leiria-Aveiro.
Trajeto maioritariamente por nacional.
Saí com 100% de carga, fiz 516km com consumo médio de 13,6kWh/100km e sobrou 10% de bateria (regra 3 simples e fazia 573km com uma carga).
Foram 8h a conduzir, foi uma sova valente e todas as paragens foram para comer, esticar as pernas, etc, tinha tempo e mais que tempo para carregar o carro se necessário. Esqueçam lá o fazer 500km seguidos, atestar em 5 minutos e seguir viagem, isso não é para mim.
Andei há dias com um i4 de um amigo, com 38kk, nunca fez reset ao consumo, estava com média de 21.2 Kwh nesses 38kk...o carro é da empresa, não se chateia com médias nem poupanças. Anda normalmente como se fosse carro a combustão.
Andei há dias com um i4 de um amigo, com 38kk, nunca fez reset ao consumo, estava com média de 21.2 Kwh nesses 38kk...o carro é da empresa, não se chateia com médias nem poupanças. Anda normalmente como se fosse carro a combustão.
É uma bela máquina.
pudera ... se um BMW de >60K não fosse uma bela máquina.. é que estava tudo errado !
o cliente empresa tem uma "análise" diferente e/ou percepção diferente dos custos !
(...) um consumo 100% superior relativamente a andar a 90kmh, deve ser bem mais que isso
em teoria o aumento do consumo de 90 km/h para 140 km/h deverá andar perto de 2,5 vezes mais:
(140/90)^2 = 2,42
Na prática penso que poderá ser um pouco menos porque o atrito de rolamento também deve ser contado e esse é proporcional à velocidade e não à velocidade ao quadrado.
Tens noção que alguns carros tem a velocidade máxima limitada por isso não tem nada a ver com isso, exemplo, o novo model 3 manteve as mesmas motorizações e tem a velocidade limitada a 200 km/h e se compararmos o novo modelo com o anterior a mesma velocidade (200) vão gastar o mesmo a diferença está na aerodinâmica e nas melhorias que o novo teve, num VE não tem lógica ter uma velocidade máxima elevada por isso quase de certeza esses modelos acima mencionados tem uma velocidade de ponta superior a essas, espero ter me feito entender.
Não são todos...
Eu tenho um eléctrico, na autoestrada à média de 90kmh gasta +- 15kwh/100, a 140kmh segundo a tua teoria teria de gastar bem mais de 30kwh/100, ou seja 32/34/36/40 kwh!!!
A 140kh gasta +- 21/22kwh.
Se fosse como estás a dizer, um leaf de 40kw faria menos de 100km a 140kmh, um tesla m3 faria 120km....
O teu eléctrico gasta muito a 90kmh e muito pouco a 140.
Vou a breve iniciar-me nisto dos carros electricos.
Em termos de comercializadores para carregar em postos públicos, quais recomendam?
Instalei para já a miio, mas há melhores preços?
1. Vale a pena instalar as apps/cartões das várias empresas? EDP, GALP, Continente?
2. Há comercializadores que têm acordos especiais com os Operadores de Posto, que fazem melhores preços para esta "componente do preço"?
Vou a breve iniciar-me nisto dos carros electricos.
Em termos de comercializadores para carregar em postos públicos, quais recomendam?
Instalei para já a miio, mas há melhores preços?
1. Vale a pena instalar as apps/cartões das várias empresas? EDP, GALP, Continente?
2. Há comercializadores que têm acordos especiais com os Operadores de Posto, que fazem melhores preços para esta "componente do preço"?
Uso EDP com cartão físico associado ao contrato da empresa, uso em emergência quando o posto está com dificuldades de comunicação, por norma uso Via Verde que é mais barato.
No entanto 95% das cargas são feitas em casa/empresa.
Editado pela última vez por jmf; 14 May 2024, 10:36.
Elon Musk laid off the Tesla Supercharger team; now he’s rehiring them
Last week the CEO said Tesla will spend $500 million expanding the charger network.
O teu eléctrico gasta muito a 90kmh e muito pouco a 140.
Não. As médias oficiais dos eléctricos em misto andam todos pelos 15 +-. Rolar a 90 km/h na autoestrada (acelerador quase sempre acionado) fazer 15kwh é uma boa média.
A 140 kwh nas mesmas condições não passa dos 22/23 kwh de média. Para fazer 32/33/34 kwh como foi dito, teria de estar constantemente em aceleração máxima, o que no meu caso mandaria o carro para os 160/170/180 kmh.
Já reparei que anda por aí muita rapaziada a carregar a 0€. Chegam à garagem, ligam a uma das muitas tomadas que por lá há e tá feito.
Já encontrei disso tanto no prédio onde tenho um apartamento em Lisboa, como no edifício onde trabalho.
Só espero que ninguém se lembre de saltar o muro do jardim para carregar numa das minhas outras casas.
Editado pela última vez por Jbranco; 14 May 2024, 14:24.
Já reparei que anda por aí muita rapaziada a carregar a 0€. Chegam à garagem, ligam a uma das muitas tomadas que por lá há e tá feito.
Já encontrei disso tanto no prédio onde tenho um apartamento em Lisboa, como no edifício onde trabalho.
Só espero que ninguém se lembre de saltar o muro do jardim para carregar numa das minhas outras casas.
Se é que não o fazem já. Eu faço, pago o que gasto, e a verba aparece nas receitas do condomínio.
(O contador tem memória, retém o cumulativo de kWh fora da tomada. Cada trimestre anoto e reponho a zero.)
... Porque sim!
Isto é todo um novo mundo de gatunagem
Estão-se a precaver para o que aí vem, as oficinas tradicionais que não se adaptarem vão passar um mau bocado com os elétricos e a forma mais simples de contornar isso é aumentar na mão de obra, a Nissan já tem um preçário diferente à entrada para ICE e EV, mesmo que seja para fazer a mesma coisa. É ridículo mas os clientes só têm que deixar de lá ir e as coisas vão seguir o seu rumo natural, como já está a acontecer.
Estão-se a precaver para o que aí vem, as oficinas tradicionais que não se adaptarem vão passar um mau bocado com os elétricos e a forma mais simples de contornar isso é aumentar na mão de obra, a Nissan já tem um preçário diferente à entrada para ICE e EV, mesmo que seja para fazer a mesma coisa. É ridículo mas os clientes só têm que deixar de lá ir e as coisas vão seguir o seu rumo natural, como já está a acontecer.
Aconteceu me isso na primeira revisão e única até hoje. liguei para um concessionário "imposto" a mais por ser EV , liguei para outro deram me orçamento como se fosse uma viatura normal.
Já reparei que anda por aí muita rapaziada a carregar a 0€. Chegam à garagem, ligam a uma das muitas tomadas que por lá há e tá feito.
Já encontrei disso tanto no prédio onde tenho um apartamento em Lisboa, como no edifício onde trabalho.
Só espero que ninguém se lembre de saltar o muro do jardim para carregar numa das minhas outras casas.
Num subterrâneo de um hotel no Algarve onde costumo ficar fizeram isso. Mas é mesmo para os hospedes carregarem de borla.
Com o mercado americano fechado, mais pressão vão fazer para entrar na Europa “à vontade”.
De qualquer forma o mercado chinês está a virar as costas a marcas estrangeiras, é uma questão de tempo para cada um ficar com a sua produção, isto dos carros andarem a dar voltas ao mundo de barco é para acabar.
Estão-se a precaver para o que aí vem, as oficinas tradicionais que não se adaptarem vão passar um mau bocado com os elétricos e a forma mais simples de contornar isso é aumentar na mão de obra, a Nissan já tem um preçário diferente à entrada para ICE e EV, mesmo que seja para fazer a mesma coisa. É ridículo mas os clientes só têm que deixar de lá ir e as coisas vão seguir o seu rumo natural, como já está a acontecer.
Já no começo de 2021 a Soauto tinha um preço diferente da mão obra para combustão e hibridos na altura.
E ainda na segunda tive na Caetano Hyundai e está lá afixado a mão obra hora e para os eletricos é mais cara que para combustão.
É normal pois um eletricista auto ganha mais que um mecânico auto, atualmente muitas oficinas mais pequenas nem têm eletricista auto pois não lhes conseguem pagar. Até aí tudo bem cobrarem mais pela mão de obra.
Agora que eu saiba não é o eletricista que muda e roda os pneus...
... Porque sim!
Isto é todo um novo mundo de gatunagem
Nos grupos tesla, de vez um quando lá aparece um zezinho a perguntar onde deve levar o seu TESLA para trocar pneus dado que só conhece oficinas para carros 'normais'
Nos grupos tesla, de vez um quando lá aparece um zezinho a perguntar onde deve levar o seu TESLA para trocar pneus dado que só conhece oficinas para carros 'normais'
Compreensível, a primeira vez que meti pneus no leaf, em 2021 fui a uma oficina normal (Roady de Vila real) e quando disse que era para um elétrico o Sr que me atendeu, já com alguma idade, começou logo a torcer o nariz e a dizer que era complicado e que tinham que ser um pneus especiais, meio que a mandar-me embora. Acabei por ir meter os mesmos que lá tinham noutro sítio (Goodyear Efficientgrip 2)
Se é que não o fazem já. Eu faço, pago o que gasto, e a verba aparece nas receitas do condomínio.
(O contador tem memória, retém o cumulativo de kWh fora da tomada. Cada trimestre anoto e reponho a zero.)
No condomínio é possível que estejam com esse aparelho e eu não tenha reparado, mas no edifício de escritórios estava mesmo direto à tomada.
No de escritórios era suposto o proprietário instalar pontos de carga, mas a coisa está a demorar, já esta com um ano de atraso
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