Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
    Primeira viagem a espremer a bateria do meu i4.

    Uma viagem por Aveiro-Óbidos-Santarém-Óbidos-Leiria-Aveiro.

    Trajeto maioritariamente por nacional.

    Saí com 100% de carga, fiz 516km com consumo médio de 13,6kWh/100km e sobrou 10% de bateria (regra 3 simples e fazia 573km com uma carga).

    Foram 8h a conduzir, foi uma sova valente e todas as paragens foram para comer, esticar as pernas, etc, tinha tempo e mais que tempo para carregar o carro se necessário. Esqueçam lá o fazer 500km seguidos, atestar em 5 minutos e seguir viagem, isso não é para mim.
    Andei há dias com um i4 de um amigo, com 38kk, nunca fez reset ao consumo, estava com média de 21.2 Kwh nesses 38kk...o carro é da empresa, não se chateia com médias nem poupanças. Anda normalmente como se fosse carro a combustão.

    É uma bela máquina.

    Comentário


      Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post

      Andei há dias com um i4 de um amigo, com 38kk, nunca fez reset ao consumo, estava com média de 21.2 Kwh nesses 38kk...o carro é da empresa, não se chateia com médias nem poupanças. Anda normalmente como se fosse carro a combustão.

      É uma bela máquina.
      pudera ... se um BMW de >60K não fosse uma bela máquina.. é que estava tudo errado !

      o cliente empresa tem uma "análise" diferente e/ou percepção diferente dos custos !

      Comentário


        Originalmente Colocado por sat Ver Post

        Conheço um eletrifico em que a diferença de 90kmh para 140kmh é o dobro do consumo
        alguns deles nos 140km já estão quase na velocidade maxima e/ou no modo sport

        image.png

        Comentário


          Originalmente Colocado por sat Ver Post
          (...) um consumo 100% superior relativamente a andar a 90kmh, deve ser bem mais que isso
          em teoria o aumento do consumo de 90 km/h para 140 km/h deverá andar perto de 2,5 vezes mais:

          (140/90)^2 = 2,42

          Na prática penso que poderá ser um pouco menos porque o atrito de rolamento também deve ser contado e esse é proporcional à velocidade e não à velocidade ao quadrado.

          Comentário


            Tens noção que alguns carros tem a velocidade máxima limitada por isso não tem nada a ver com isso, exemplo, o novo model 3 manteve as mesmas motorizações e tem a velocidade limitada a 200 km/h e se compararmos o novo modelo com o anterior a mesma velocidade (200) vão gastar o mesmo a diferença está na aerodinâmica e nas melhorias que o novo teve, num VE não tem lógica ter uma velocidade máxima elevada por isso quase de certeza esses modelos acima mencionados tem uma velocidade de ponta superior a essas, espero ter me feito entender.

            Cumps

            Comentário


              Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

              Não são todos...
              Eu tenho um eléctrico, na autoestrada à média de 90kmh gasta +- 15kwh/100, a 140kmh segundo a tua teoria teria de gastar bem mais de 30kwh/100, ou seja 32/34/36/40 kwh!!!
              A 140kh gasta +- 21/22kwh.
              Se fosse como estás a dizer, um leaf de 40kw faria menos de 100km a 140kmh, um tesla m3 faria 120km....
              O teu eléctrico gasta muito a 90kmh e muito pouco a 140.

              Comentário


                Vou a breve iniciar-me nisto dos carros electricos.

                Em termos de comercializadores para carregar em postos públicos, quais recomendam?

                Instalei para já a miio, mas há melhores preços?
                1. Vale a pena instalar as apps/cartões das várias empresas? EDP, GALP, Continente?
                2. Há comercializadores que têm acordos especiais com os Operadores de Posto, que fazem melhores preços para esta "componente do preço"?

                Comentário


                  Convém ter pelo menos um cartão, para situações em que a APP não consegue colocar com o posto (e por vezes até é mais barato).

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Convém ter pelo menos um cartão, para situações em que a APP não consegue colocar com o posto (e por vezes até é mais barato).
                    Solicitei o cartão da Miio já. Mas e por exemplo as "promoções cruzadas" com o Continente, valerão a pena?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post

                      Solicitei o cartão da Miio já. Mas e por exemplo as "promoções cruzadas" com o Continente, valerão a pena?
                      Isso não te sei dizer, não uso.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                        Fazendo nacional no meu, faz a volta dos 14,3 Kwh e tem uma aerodinâmica de parede (suv).

                        Cumps
                        Aerodinâmica de parede é algo tipo a ID Buzz... O teu até tem uma boa aerodinâmica

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post

                          Solicitei o cartão da Miio já. Mas e por exemplo as "promoções cruzadas" com o Continente, valerão a pena?
                          Sim, o continente se tiveres um com carregador nas redondezas e fazendo lá algumas compras compensa quase tanto como carregar em casa.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                            Vou a breve iniciar-me nisto dos carros electricos.

                            Em termos de comercializadores para carregar em postos públicos, quais recomendam?

                            Instalei para já a miio, mas há melhores preços?
                            1. Vale a pena instalar as apps/cartões das várias empresas? EDP, GALP, Continente?
                            2. Há comercializadores que têm acordos especiais com os Operadores de Posto, que fazem melhores preços para esta "componente do preço"?
                            Uso EDP com cartão físico associado ao contrato da empresa, uso em emergência quando o posto está com dificuldades de comunicação, por norma uso Via Verde que é mais barato.

                            No entanto 95% das cargas são feitas em casa/empresa.
                            Editado pela última vez por jmf; 14 May 2024, 10:36.

                            Comentário


                              Elon Musk laid off the Tesla Supercharger team; now he’s rehiring them
                              Last week the CEO said Tesla will spend $500 million expanding the charger network.

                              https://arstechnica.com/cars/2024/05...mid-new-plans/

                              Decide por impulso e depois arrepende-se.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                O teu eléctrico gasta muito a 90kmh e muito pouco a 140.
                                Não. As médias oficiais dos eléctricos em misto andam todos pelos 15 +-. Rolar a 90 km/h na autoestrada (acelerador quase sempre acionado) fazer 15kwh é uma boa média.
                                A 140 kwh nas mesmas condições não passa dos 22/23 kwh de média. Para fazer 32/33/34 kwh como foi dito, teria de estar constantemente em aceleração máxima, o que no meu caso mandaria o carro para os 160/170/180 kmh.

                                Comentário


                                  Já reparei que anda por aí muita rapaziada a carregar a 0€. Chegam à garagem, ligam a uma das muitas tomadas que por lá há e tá feito.
                                  Já encontrei disso tanto no prédio onde tenho um apartamento em Lisboa, como no edifício onde trabalho.
                                  Só espero que ninguém se lembre de saltar o muro do jardim para carregar numa das minhas outras casas.
                                  Editado pela última vez por Jbranco; 14 May 2024, 14:24.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Já reparei que anda por aí muita rapaziada a carregar a 0€. Chegam à garagem, ligam a uma das muitas tomadas que por lá há e tá feito.
                                    Já encontrei disso tanto no prédio onde tenho um apartamento em Lisboa, como no edifício onde trabalho.
                                    Só espero que ninguém se lembre de saltar o muro do jardim para carregar numa das minhas outras casas.
                                    Os do prédio é pedir-lhes a fineza de pôr uma coisa destas na tomada: https://www.amazon.es/dp/B0748BHTJL


                                    Se é que não o fazem já. Eu faço, pago o que gasto, e a verba aparece nas receitas do condomínio.
                                    (O contador tem memória, retém o cumulativo de kWh fora da tomada. Cada trimestre anoto e reponho a zero.)

                                    Comentário


                                      https://www.reddit.com/r/electricveh...re_because_ev/

                                      Rotação de pneus

                                      Carro a gasolina - 35
                                      Carro elétrico - 60

                                      ... Porque sim!
                                      Isto é todo um novo mundo de gatunagem

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                        https://www.reddit.com/r/electricveh...re_because_ev/

                                        Rotação de pneus

                                        Carro a gasolina - 35
                                        Carro elétrico - 60

                                        ... Porque sim!
                                        Isto é todo um novo mundo de gatunagem
                                        Estão-se a precaver para o que aí vem, as oficinas tradicionais que não se adaptarem vão passar um mau bocado com os elétricos e a forma mais simples de contornar isso é aumentar na mão de obra, a Nissan já tem um preçário diferente à entrada para ICE e EV, mesmo que seja para fazer a mesma coisa. É ridículo mas os clientes só têm que deixar de lá ir e as coisas vão seguir o seu rumo natural, como já está a acontecer.

                                        Comentário


                                          60€ para rodar pneus...

                                          Vale mais deixá-los morrer onde nasceram! ;)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post

                                            Estão-se a precaver para o que aí vem, as oficinas tradicionais que não se adaptarem vão passar um mau bocado com os elétricos e a forma mais simples de contornar isso é aumentar na mão de obra, a Nissan já tem um preçário diferente à entrada para ICE e EV, mesmo que seja para fazer a mesma coisa. É ridículo mas os clientes só têm que deixar de lá ir e as coisas vão seguir o seu rumo natural, como já está a acontecer.
                                            Aconteceu me isso na primeira revisão e única até hoje. liguei para um concessionário "imposto" a mais por ser EV , liguei para outro deram me orçamento como se fosse uma viatura normal.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Já reparei que anda por aí muita rapaziada a carregar a 0€. Chegam à garagem, ligam a uma das muitas tomadas que por lá há e tá feito.
                                              Já encontrei disso tanto no prédio onde tenho um apartamento em Lisboa, como no edifício onde trabalho.
                                              Só espero que ninguém se lembre de saltar o muro do jardim para carregar numa das minhas outras casas.
                                              Num subterrâneo de um hotel no Algarve onde costumo ficar fizeram isso. Mas é mesmo para os hospedes carregarem de borla.

                                              Comentário


                                                Td´s vários EV na Hyundai 24 e 25 de Maio.

                                                https://www.hyundai.pt/blue-experience/
                                                Editado pela última vez por Celsius; 14 May 2024, 19:54.

                                                Comentário


                                                  Americanos com taxas de 100% para EV Chineses.

                                                  Com o mercado americano fechado, mais pressão vão fazer para entrar na Europa “à vontade”.

                                                  De qualquer forma o mercado chinês está a virar as costas a marcas estrangeiras, é uma questão de tempo para cada um ficar com a sua produção, isto dos carros andarem a dar voltas ao mundo de barco é para acabar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post

                                                    Estão-se a precaver para o que aí vem, as oficinas tradicionais que não se adaptarem vão passar um mau bocado com os elétricos e a forma mais simples de contornar isso é aumentar na mão de obra, a Nissan já tem um preçário diferente à entrada para ICE e EV, mesmo que seja para fazer a mesma coisa. É ridículo mas os clientes só têm que deixar de lá ir e as coisas vão seguir o seu rumo natural, como já está a acontecer.
                                                    Já no começo de 2021 a Soauto tinha um preço diferente da mão obra para combustão e hibridos na altura.

                                                    E ainda na segunda tive na Caetano Hyundai e está lá afixado a mão obra hora e para os eletricos é mais cara que para combustão.

                                                    Comentário


                                                      É normal pois um eletricista auto ganha mais que um mecânico auto, atualmente muitas oficinas mais pequenas nem têm eletricista auto pois não lhes conseguem pagar. Até aí tudo bem cobrarem mais pela mão de obra.

                                                      Agora que eu saiba não é o eletricista que muda e roda os pneus...

                                                      Comentário


                                                        Isto já é uma boa garantia https://visao.pt/volt/2024-05-15-peu...100-eletricos/

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                          https://www.reddit.com/r/electricveh...re_because_ev/

                                                          Rotação de pneus

                                                          Carro a gasolina - 35
                                                          Carro elétrico - 60

                                                          ... Porque sim!
                                                          Isto é todo um novo mundo de gatunagem
                                                          Nos grupos tesla, de vez um quando lá aparece um zezinho a perguntar onde deve levar o seu TESLA para trocar pneus dado que só conhece oficinas para carros 'normais'

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                                            Nos grupos tesla, de vez um quando lá aparece um zezinho a perguntar onde deve levar o seu TESLA para trocar pneus dado que só conhece oficinas para carros 'normais'
                                                            Compreensível, a primeira vez que meti pneus no leaf, em 2021 fui a uma oficina normal (Roady de Vila real) e quando disse que era para um elétrico o Sr que me atendeu, já com alguma idade, começou logo a torcer o nariz e a dizer que era complicado e que tinham que ser um pneus especiais, meio que a mandar-me embora. Acabei por ir meter os mesmos que lá tinham noutro sítio (Goodyear Efficientgrip 2)

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

                                                              Os do prédio é pedir-lhes a fineza de pôr uma coisa destas na tomada: https://www.amazon.es/dp/B0748BHTJL


                                                              Se é que não o fazem já. Eu faço, pago o que gasto, e a verba aparece nas receitas do condomínio.
                                                              (O contador tem memória, retém o cumulativo de kWh fora da tomada. Cada trimestre anoto e reponho a zero.)
                                                              No condomínio é possível que estejam com esse aparelho e eu não tenha reparado, mas no edifício de escritórios estava mesmo direto à tomada.

                                                              No de escritórios era suposto o proprietário instalar pontos de carga, mas a coisa está a demorar, já esta com um ano de atraso

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X