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    sim, mas ele proprio reconhece que fez uma utilização muito intensiva e contra o recomendado

    15.000 kms em 3 meses, sempre em carregamentos rapidos, deixar cair a percentagem aos minimos...

    Comentário


      Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
      sim, mas ele proprio reconhece que fez uma utilização muito intensiva e contra o recomendado

      15.000 kms em 3 meses, sempre em carregamentos rapidos, deixar cair a percentagem aos minimos...
      Mesmo que assim o seja, esse é o uso que muitos carros, principalmente os elétricos comprados pro empresas ( que são a maioria) vai ter...

      Comentário


        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
        sim, mas ele proprio reconhece que fez uma utilização muito intensiva e contra o recomendado

        15.000 kms em 3 meses, sempre em carregamentos rapidos, deixar cair a percentagem aos minimos...
        Mesmo assim não me parece aceitável...

        Comentário


          É o velho problema dos elétricos. Se tiverem uma utilização como um carro normal com motor a combustão, lá se vai a bateria...

          O Teslas parecem-me estar um passo à frente dos outros nestas questões.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
            Mesmo assim não me parece aceitável...
            Neste caso, não tem problema nenhum, pois dentro da garantia irá levar bateria nova.

            Comentário


              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
              Neste caso, não tem problema nenhum, pois dentro da garantia irá levar bateria nova.
              Cumpre os requisitos para o efeito?

              Comentário


                Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                sim, mas ele proprio reconhece que fez uma utilização muito intensiva e contra o recomendado

                15.000 kms em 3 meses, sempre em carregamentos rapidos, deixar cair a percentagem aos minimos...
                é normal cair dos 100% a 90% nos primeiros meses. Depois passam-se anos nos 90%.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                  é normal cair dos 100% a 90% nos primeiros meses. Depois passam-se anos nos 90%.
                  Isto. Até nos telemóveis acontece o mesmo
                  Além do mais o autor do vídeo é assim um pouco "amador" em muita coisa(costumo ver os vídeos dele), ainda não vi esse mas hei-de ver
                  Editado pela última vez por Neruson; 14 September 2021, 19:07.

                  Comentário


                    Todas as baterias de lítio tem degradação mesmo que não as utilizem, neste caso é uma degradação acima do normal devido a uma utilização "extrema", é o que a tecnologia atual permite, embora existem exemplos de gestão altamente sofisticadas de baterias, elas continuam a degradar-se, para quem morre só de pensar nisso convém ler o manual do carro e... tentar seguir a melhor utilização recomendada.

                    Para os outros, é até partir!!!!

                    Mesmo assim as baterias já aguentam bastante, as garantias normalmente serão até aos 70% (30% degradação), como os sistemas actuais muito possivelmente será preciso usar o carro como um perfeito idiota para atingir tal feito, estes suportam muita coisa, e a degradação depois começa a ser muito mais lenta.

                    Mas sim com a actual tecnologia o tipo de utilização faz diferença.

                    Comentário


                      De qualquer forma há aqui donos de I.D.3 que se conseguirem medir a sua degradação arriscava em como não será nada dos valor deste youtuber, que faralhou a bateria toda a fazer vídeos...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                        Cumpre os requisitos para o efeito?
                        Se quando tiver 160.000kms, tiver menos de 70% de capacidade, será abrangido pela garantia.

                        Mas este é um caso muito particular, que estão a querer fazer regra...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                          é normal cair dos 100% a 90% nos primeiros meses. Depois passam-se anos nos 90%.
                          Em que é que se baseia, para dizer que é normal?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                            Se quando tiver 160.000kms, tiver menos de 70% de capacidade, será abrangido pela garantia.

                            Mas este é um caso muito particular, que estão a querer fazer regra...

                            pois, 160.000 é outra história, há muito mais uso e esses valores de perda é mais significativo. Daí a minha questão, certo que o tempo de utilização era curto, mas 10% também me parece uma percentagem demasiado baixa para uma marca substituir em garantia.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                              pois, 160.000 é outra história, há muito mais uso e esses valores de perda é mais significativo. Daí a minha questão, certo que o tempo de utilização era curto, mas 10% também me parece uma percentagem demasiado baixa para uma marca substituir em garantia.
                              Sim, para já, o mais certo é a marca não assumir nada, até porque não existe nada para assumir.

                              Comentário


                                https://www.stuff.co.nz/motoring/evs...3OT9r18T7Wu1ik
                                Não sabem escolher......100.000 kms em 2 anos e bateria igual a nova......certamente não foi a carregar a 6A...

                                Comentário


                                  Após ver o vídeo a degradação é (acha ele) de 7,5 tendo em conta a distância coberta ou algo na casa dos 9 pela energia metida(acha ele novamente).

                                  Quanto à degradação pela distância corrida:
                                  Na Run actual fez sempre a 90, na do ano passado assume que andou 10km a 60 mais ou menos por haver obras, não sabemos temperatura de ambas as runs, vento, etc.

                                  Quanto à degradação pela energia posta:
                                  -Varia consoante a temperatura do pack(se estiver a arrefecer ou aquecer o mesmo consome mais, logo parece meter mais carga)
                                  - Há perdas de energia logo o mais certo para fazer esta medição é pela tomada e não em PCR.

                                  Por estas e por outras é que prefiro ver os testes do Bjorn, ao menos o homem faz tabelas com tudo

                                  Comentário


                                    https://youtu.be/THt6i5Yax9Q
                                    https://youtu.be/1WhdqYOLHMg

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                      Em que é que se baseia, para dizer que é normal?
                                      dados experimentais.

                                      basta googlar images de "battery degradation curve" e aparecem dezenas de gráficos com curvas de degradação.

                                      em todas elas se nota que a degradação nos primeiros tempos é rápida, mas praticamente estabiliza nos 90-95% após isso

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                        dados experimentais.

                                        basta googlar images de "battery degradation curve" e aparecem dezenas de gráficos com curvas de degradação.

                                        em todas elas se nota que a degradação nos primeiros tempos é rápida, mas praticamente estabiliza nos 90-95% após isso
                                        Sem o querer ofender, mas o Google, vale o que vale, existem conclusões para todos os gostos.

                                        Neste caso que estamos a falar, até já se verificou, que a conclusão da degradação, não tem rigor nenhum, é o que a pessoa "acha".

                                        Temos que começar a ser mais seletivos nas fontes que usamos, para sustentar as nossas ideias.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                          Após ver o vídeo a degradação é (acha ele) de 7,5 tendo em conta a distância coberta ou algo na casa dos 9 pela energia metida(acha ele novamente).

                                          Quanto à degradação pela distância corrida:
                                          Na Run actual fez sempre a 90, na do ano passado assume que andou 10km a 60 mais ou menos por haver obras, não sabemos temperatura de ambas as runs, vento, etc.

                                          Quanto à degradação pela energia posta:
                                          -Varia consoante a temperatura do pack(se estiver a arrefecer ou aquecer o mesmo consome mais, logo parece meter mais carga)
                                          - Há perdas de energia logo o mais certo para fazer esta medição é pela tomada e não em PCR.

                                          Por estas e por outras é que prefiro ver os testes do Bjorn, ao menos o homem faz tabelas com tudo
                                          É graças a vídeos como este, que as notícias falsas aparecem, induzindo as pessoas em ideias totalmente erradas.

                                          E o pior é que depois, muitas pessoas alimentam estás falsas informações.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                            Sem o querer ofender, mas o Google, vale o que vale, existem conclusões para todos os gostos.

                                            Neste caso que estamos a falar, até já se verificou, que a conclusão da degradação, não tem rigor nenhum, é o que a pessoa "acha".

                                            Temos que começar a ser mais seletivos nas fontes que usamos, para sustentar as nossas ideias.
                                            o google é um motor de busca

                                            as fontes são os gráficos

                                            mas se queres uma fonte científica, tens p.ex. este: https://doi.org/10.1016/j.energy.2021.120851 (não sei é se vais perceber grande coisa)

                                            Comentário


                                              É verdade que a degradação é mais acentuada no inico, Mas também é verdade que depois de um "período estável" a degradação volta a acelerar. Muitos dos gráficos que andam aí param a curva no momento que acelera a desaceleração.

                                              Aqui uma demonstração exagerada

                                              Comentário


                                                E esse timing da perda acelerada será em quanto tempo? 8 anos da garantia?

                                                Comentário


                                                  a queda acentuada depende dos maus-tratos à bateria

                                                  há teslas com 600 mil km que ainda estão no planalto

                                                  Comentário


                                                    Boas, que dizem do ID.3 pra quem mora na Madeira a nível de subidas íngremes e autonomia?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Tugalopes Ver Post
                                                      Boas, que dizem do ID.3 pra quem mora na Madeira a nível de subidas íngremes e autonomia?

                                                      Sei que aqui nos Açores os Nissan Leaf têm a autonomia muito reduzida devido à geografia (mas também só têm motores de 40 e 62 kW). Aí na Madeira deve ser pior, portanto tenta sempre adquirir a versão com maior autonomia.
                                                      Editado pela última vez por PSerra; 15 September 2021, 21:10.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                        Sei que aqui nos Açores os Nissan Leaf têm a autonomia muito reduzida devido à geografia. Aí na Madeira deve ser pior, portanto tenta sempre adquirir a versão com maior autonomia.
                                                        Tudo depende dos kms que se vai fazer diariamente, se for para fazer 100 kms por dia, não precisa da versão de maior autonomia.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                          Tudo depende dos kms que se vai fazer diariamente, se for para fazer 100 kms por dia, não precisa da versão de maior autonomia.

                                                          E se eu te disser que o de 40 kW dificilmente faz isso cá (no máximo dará para 130 km e com muita "economia" no pé direito).

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                            E se eu te disser que o de 40 kW dificilmente faz isso cá (no máximo dará para 130 km e com muita "economia" no pé direito).
                                                            Eu dizia-te que estranho muito, tem que ter um consumo de cerca de 30kWh... Que é o dobro do consumo normal.

                                                            Estranho muito, mas se tu o dizes...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                              https://www.stuff.co.nz/motoring/evs...3OT9r18T7Wu1ik
                                                              Não sabem escolher......100.000 kms em 2 anos e bateria igual a nova......certamente não foi a carregar a 6A...
                                                              Já está aí para trás ou no tópico dos eléctricos. Muito bom mesmo.

                                                              Comentário

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