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Volkswagen ID.3 (2020)
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Originalmente Colocado por dyon Ver Post
1-botoes fisicos nas portas e botoes reais para os vidros traseiros
2-Botoes fisicos no volante
3-botoes fisicos e iluminados na climatizacao / som
4-melhor software de infoentretenimento
Por pontos:
1- tem botões físicos... Podem não ser tantos como alguns gostariam e compreendo, mas até com um botão apenas se consegue abrir oi fechar os 4 vidros(ficando a segurar no "rear" até piscar).
2- Os botões do volante são o ponto mais embirrado do carro e não são Touch como dizem, são capacitativos, prova disse é que se lá se tocar só com os dedos eles não fazem nada, só deslizando ou carregando(tal como nos botões normais) ele assume e dá feedback haptico.
3- Concordo se bem que já sei onde estão e até tem luz ambiente no tecto que dá para ver os ditos se quisermos, mas também dá para usar por voz para quem quiser.
4- Ainda que não tenha razão de queixa após o primeiro boot do dia(onde ele demora um bocadinho mais a iniciar) sei que há casos onde é insuportável, parece que a partir de 2025 deverão começar a trazer Android Automotive
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Tenho um Formentor que tem um sistema parecido e o pior para mim é mesmo os sliders sem iluminação. Nem com as luzes ambiente os consigo ver... Mas pronto, +- já sei onde estão por isso mesmo que não acerte à primeira não é muito grave... Por voz, como tenho o sistema em PT não controla a climatização, não sei se nos VW é igual. Metendo em inglês possivelmente já daria.
A nivel de velocidade, não sendo rápido também não o acho lento por ai além. É mais chato quando reinicia do nada e nesse caso é quase 1min sem sistemas, mas também não é algo que aconteça com frequência.
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Não sei se já foi postado este estudo/teste à bateria do ID3 feito por uma universidade de Munique.
Quantifying the state of the art of electric powertrains in battery electric vehicles: Range, efficiency, and lifetime from component to system level of the Volkswagen ID.3
https://www.sciencedirect.com/scienc...90116822000133
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Na vossa opinião, acham que o motor AP550 vai acabar por equipar o ID.3?
Talvez encaixe bem com uma versão "GTI", que de certeza que o pessoal do marketing vai querer explorar.
Quem é dono dum ID.3 pode dizer-me que software está a correr nos vossos carros? 3.0?
O update foi OTA ou é necessário ir à oficina?
Acham que a versão 4.0 será adoptada nos carros anteriores ao facelift?
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Originalmente Colocado por DMA Ver PostNa vossa opinião, acham que o motor AP550 vai acabar por equipar o ID.3?
Talvez encaixe bem com uma versão "GTI", que de certeza que o pessoal do marketing vai querer explorar.
Quem é dono dum ID.3 pode dizer-me que software está a correr nos vossos carros? 3.0?
O update foi OTA ou é necessário ir à oficina?
Acham que a versão 4.0 será adoptada nos carros anteriores ao facelift?
O meu carro está neste momento com o 3.0 mas irá em breve ter o 3.2 instalado na oficina, isto porque eles(VW) decidiram que todos tinham de estar na mesma versão de agora em diante para depois continuar a receber via OTA(eu em dois anos recebi 2 updates OTA e agora com este que vai fazer outros 2 updates na oficina). O software 4.0 não sei se chegará sequer ao facelift até ser renovado o hardware a meio do ano que vem para ficar com o ecrã igual ao ID7 quanto mais aos anteriores... Honestamente olhando para ele não vejo porque não possa ser adaptado aos modelos iniciais(excepto as barras iluminadas por baixo do ecrã e o controlar a ventilação pelo software, já que o ID3 tem as típicas saídas de ar), mas já não digo nada.
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Neruson, obrigado pela tua resposta bem detalhada.
Então daqui para a frente - em princípio - será tudo OTA ... nice!
O que achaste da v3.0, muita diferença para o anterior? Ficou mais fluído?
Por acaso tenho curiosidade em saber se o sistema do ID7 e do Born tem alguma diferença em termos de "CPU" ou se é apenas um software e UX diferente.
Sendo o hardware (que "corre" o software) o mesmo, realmente não há razão para a v4.0 não chegar também ao ID3 pré-facelift.
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Originalmente Colocado por DMA Ver PostNeruson, obrigado pela tua resposta bem detalhada.
Então daqui para a frente - em princípio - será tudo OTA ... nice!
O que achaste da v3.0, muita diferença para o anterior? Ficou mais fluído?
Por acaso tenho curiosidade em saber se o sistema do ID7 e do Born tem alguma diferença em termos de "CPU" ou se é apenas um software e UX diferente.
Sendo o hardware (que "corre" o software) o mesmo, realmente não há razão para a v4.0 não chegar também ao ID3 pré-facelift.
O ID7 supostamente terá um hardware mais robusto por trás, o Born usa exactamente o mesmo hardware do ID3 apenas com uma "skin" própria da Cupra por cima(idem para o Enyaq), mas como já li que a ID Buzz mesmo na versão actual irá ter o novo software, acredito que poderá ser eventualmente adaptado para os mais antigos.
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Originalmente Colocado por DMA Ver PostAquela faixa touch por baixo do ecrã, onde temos da esq para a direita: Menu; Clima; 4 piscas; Assist; Mode ... serve como atalho para não teres que andar a procurar em sub-menus?
Funciona bem?
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Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
O que notei mais na 3.0 foi uma ligeira melhoria dos consumos e a parte de programar a carga(por horários de energia mais barata ou para poder sair a determinada hora com X de bateria) ficar finalmente arranjada, o resto não costumo ter muito que me queixar, o sistema é mais lento após o carro hibernar(estacionado muito tempo), mas de resto não vejo nele o lag que se vê em alguns vídeos, etc.
O ID7 supostamente terá um hardware mais robusto por trás, o Born usa exactamente o mesmo hardware do ID3 apenas com uma "skin" própria da Cupra por cima(idem para o Enyaq), mas como já li que a ID Buzz mesmo na versão actual irá ter o novo software, acredito que poderá ser eventualmente adaptado para os mais antigos.
Pelo que li em alguns posts (outro fórum) até em alguns ID.4 já está a vir um novo hardware (H30). Mas é tudo informação que leio "com um grão de sal".
Deixo o link se tiveres interesse ... discutem software, hardware, etc:
https://www.vwidtalk.com/threads/wil...terface.11543/
Há uns que dizem que depois de haver uma massa crítica que foi à oficina (+/- 80%) que será tudo OTA. Outros dizem que não devido a complexidade da plataforma MEB, com vários módulos de controlo (alguns deles "blindados"). Outros dizem que a maioria dos updates será OTA e apenas intervenções mais pontuais é que não serão OTA.
Enfim, como eu sou um nabo fiquei a saber o mesmo 😅
Há é bastantes referências a uma troca da bateria de 12v, pois pelos vistos as originais podiam dar o berro à meio dum update.
Outro detalhe interessante é essa questão de terem UI/UX diferentes para a Seat e Skoda. Do pouco que sei isso fica caro e consome muitos "cérebros" ... pensava que seria uma área em que iriam poupar e ter mais ou menos o mesmo para todas as marcas.
Editado pela última vez por DMA; 20 June 2023, 14:59.
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostÉ isso mesmo. E sim funciona impecável para qualquer um deles, só acho o de "clima" algo redundante pois ao clicar no ecrã na parte da temperatura/aquecimento dos bancos faz exatamente o mesmo. Já agora o primeiro botão é "Park menu" abre o menu referente às ajudas de estacionamento
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Originalmente Colocado por DMA Ver Post
Eu reparei nesse menu de programação da carga em algumas fotos. Parece bem esgalhado.
Pelo que li em alguns posts (outro fórum) até em alguns ID.4 já está a vir um novo hardware (H30). Mas é tudo informação que leio "com um grão de sal".
Deixo o link se tiveres interesse ... discutem software, hardware, etc:
https://www.vwidtalk.com/threads/wil...terface.11543/
Há uns que dizem que depois de haver uma massa crítica que foi à oficina (+/- 80%) que será tudo OTA. Outros dizem que não devido a complexidade da plataforma MEB, com vários módulos de controlo (alguns deles "blindados"). Outros dizem que a maioria dos updates será OTA e apenas intervenções mais pontuais é que não serão OTA.
Enfim, como eu sou um nabo fiquei a saber o mesmo 😅
Há é bastantes referências a uma troca da bateria de 12v, pois pelos vistos as originais podiam dar o berro à meio dum update.
Outro detalhe interessante é essa questão de terem UI/UX diferentes para a Seat e Skoda. Do pouco que sei isso fica caro e consome muitos "cérebros" ... pensava que seria uma área em que iriam poupar e ter mais ou menos o mesmo para todas as marcas.
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Originalmente Colocado por GT_racing Ver PostO mg4 dá lhes um arreio brutal mas perde porque o empratamento foi fraco... Eheheeheheh.... Top!
Ainda que o Megane seja um produto bastante sólido e se tivesse chegado uns meses mais cedo teria sido uma das minhas opções finais
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostRevista francesa... Achas que iam dar a vitória ao chinês ou alemão? Nunca.
Ainda que o Megane seja um produto bastante sólido e se tivesse chegado uns meses mais cedo teria sido uma das minhas opções finais
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Tal como eu previa há mais ou menos um ano, o MG4 foi um dos veículos elétricos mais vendidos na europa - 4º classificado. E só não é mais porque de facto não consegue vender bem na Alemanha. De resto é um excelente produto que só precisava de um sistema de infoentertenimento um pouco mais avançado.
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Originalmente Colocado por Icedevice Ver PostTal como eu previa há mais ou menos um ano, o MG4 foi um dos veículos elétricos mais vendidos na europa - 4º classificado. E só não é mais porque de facto não consegue vender bem na Alemanha. De resto é um excelente produto que só precisava de um sistema de infoentertenimento um pouco mais avançado.
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A app parece que teve uns problemas iniciais mas agora está bem. A assistência em PT ainda não será grande coisa claro, mas noutros países em que está mais implantada ainda não vi nada de especial. Resta o sistema que acho que está a ser atualizado e as ajudas à condução que de acordo com toda a gente são intrusivas e pouco eficientes. Têm que se desligar sempre. Por acaso foi uma coisa que notei de muito positivo no Cupra Born que guiei há umas semanas: O lane assist é muito suave e atua de forma excelente. Deve ser igual no ID3.
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Está interessante... O preço é que deve ser de fugir
https://youtu.be/URFoitaJOKw?si=Kns4sNoaKfh5_wNB
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