Originalmente Colocado por Jbranco
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostEm relação a isto só altero o seguinte:
Regime máximo sigo a regra dos 2/3 do regime máximo. Se o regime máximo fôr 4500rpm não passo das 3000rpm.
Depois dos 1000kms exigo gradualmente mais ao motor, mas com a diferença que, seja nesta fase ou depois, ir ao corte só se for por distração.
Mas não é útil ir lá umas vezes no final da rodagem, mesmo que depois não se volte lá tão cedo (propositadamente)? Essa é uma das questões que tenho, porque dizem-me que devo ir lá acima das rpm no final da rodagem, outros dizem que não devo lá ir senão após a primeira muda de óleo e até tenho quem me diga que aos 5000 devo trocar o óleo e filtro (para tirar as impurezas da rodagem) e depois com 500 km feitos com o novo óleo devo meter, pelo menos uma vez, rotação alta em todas as mudanças/velocidades (excepto na primeira).
As três coisas ditas por três mecânicos diferentes, todos eles mecânicos de três marcas diferentes (um deles já reformado desde o ano passado). Por acaso, da Mazda não conheço nenhum mecânico. É de um gajo ficar confuso...
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostA rodagem não é só motor mas todos os componentes do carro inclusive os travões que precisam de acamar.
Principalmente bom senso e muitas regras do dia a dia que só se fazem no início quando novo têm mais impacto do que muitas outras coisas na longevidade do motor.
Vai controlando níveis nestes primeiros tempos just in case, de resto é usufruir da máquina.
Nada de andar em mudanças altas com rotações baixas, mais vale puxar mais um bocadinho que deixar o motor a "morrer"
Na minha mais recente aquisição o vendedor só disse: não conduzas como um velho que isso dá má imagem à marca
Quanto a conduzir em mudanças altas e a baixos regimes tenho seguido o conselho da máquina Tem um sistema que indica a mudança actual e a mudança que devias ir (para poupar consumos). Se não seguir esses conselhos agora também não os vou seguir depois. Isto leva a que hoje, no meio da cidade, andasse em 4.º a 50 km/h e em 5.ª... a cerca de 70 km/h. Isto leva a uma rotação perto das 1300 rpm...
Mas a verdade é que não sinto o carro em esforço. Aliás, basta um pequeno e leve cheiro no acelerador e a aceleração linear começa por aí fora. Apesar de andar em regimes de rpm que duvido que alguma vez volte a andar no pós-rodagem, não sinto o carro com falta de potência ou necessidade de reduzir para não o sentir a morrer (aliás, ainda não o senti, mesmo em inclinações normais) ou sequer tenho de carregar mais fundo no acelerador para sentir que ele responde. A aceleração é sempre linear mesmo com uma levíssima pressão de acelerador nas rotações baixas. Daí que não tenha tido a necessidade (em rodagem ) de passar as 3.000 rpm.
Quanto aos níveis, cometi um erro. Queria ver o nível quando saí do stand e esqueci-me. A ver se amanhã vejo o nível do óleo para ir controlando semanalmente (mas agora já está com 450 km feitos ).
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostIsto.
Ora aqui está algo que não se deve fazer nunca, seja novo ou velho. Em especial fazer subidas em sub-rotação.
Por exemplo, hoje andei na Arrábida (estrada da cimenteira até Meco) quase sempre em 4.º e 5.º... e nunca senti a necessidae de meter uma terceira mesmo quando andava ali nas 1300 rpm e tinha uma ligeira inclinação... entre o balanço e um toque leve de acelerador, ele subia a velocidade com grande vontade.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostJá há alguns estudos academicos nesta área, eu sou de eng mecânica e sigo um pouco. Até agora tudo indica que a rodagem nos carros de hoje em dia nao é necessária e eu até consigo entender a certo ponto, mas jogo com a regra dos 1.000 km de qualquer forma.
Mais tambem nao faco, que nao compro carros pra andar a fazer rodagens...
Pois...
Eu queria fazer 5.000 km... mas acho que não vou suster-me tanto tempo. Vou aproveitar este mês (devo ter cerca de 2.000 km no final do mês) e depois logo vejo como me vou comportar. Tentar ser limitado nos primeiros 5.000 km (até é excessivo provavelmente) mas depois dos 2.000 km não vou ser tão rigoroso (agora ando a conduzir à velho e a olhar para o conta-rotações e a seguir as indicaçãoes de poupança de combustível do CB...)
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Originalmente Colocado por nto Ver PostAtendendo que existe um tópico com a temática e também participada pelo autor do tópico, talvez fosse mais indicar agregar tudo.
http://forum.autohoje.com/boxes/1922...odagem-15.html
Fiz pesquisa, encontrei esse tópico, comentei. Depois quando o ia a reler já não o encontrei. Por isso é que decidi abrir outro. Agora pelo link é que percebi que não está no Geral mas sim no Boxes
E agora administração, remete-se para lá este tópico? Há forma de agregar isto?
Sorry pela azelhice
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Originalmente Colocado por Anualmix Ver PostE concordam com a frase "um carro que anda sempre devagar fica mais preso" ?
Sem dúvida alguma... por exemplo, tenho outro diesel que quando ando muito em cidade e na nacional em regime de passeata (6.ª a 80... 90... 100) fica preso. Basta ir à AE fazer uma viagem com alguma urgência e até parece outro (parece que tem outro filtro de ar mais limpinho).
Não sei se tem alguma coisa a ver com injectores, admissão, EGR... mas a verdade é que noto. Aliás, basta tentar ir à velocidade máxima. Depois de o "limpar" atinge mais rápido e maior velocidade máxima do que quando andei com ele umas centenas de km a vaguear na cidade ou nacional sem o puxar. E não, não é meramente psicológico.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostO ir ao "corte" básicamente quer dizer que devemos exigir tudo o que o motor tem para dar, se ir ao corte significar andar a "moer" não faz sentido, mas num motor normal é importante nesta fase levá-lo com frequência à rpm de potência máxima e um bocado mais, é o "flor it" do video, que nos carros autos também se diz "kick down".
Mesmo que falemos de um condutor pacato, idealmente o carro deveria ter esta fase antes de passar à tal condução mais pacata.
E esse "flor it" também sempre com aceleração linear e não como colocar pedal a fundo e esperar que o motor se embebede em combustível.
Mas esse corte fazes em todas a velocidades ou só nas duas últimas (5.º e 6.º)? E qual é a vantagem (em termos de rodagem, acamamento de peças, etc.) que a elevada rotação trás? Um desgaste mais duro, como se fosse lima mais grossa para depois aperfeiçoar com uma lima mais fina (rotação mais baixa)? Não sei se me fiz entender nesta comparação...
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostCom um agradecimento ao Jose Manuel
Isso é para os Mercedes S... por essas e por outras é que depois embaciam os faróis
Agora a sério: no fundo foi o que disseste no teu post.
Mas esse "aumentar devagar" não é um pedal a fundo, parece-me antes ser uma aceleração progressiva partindo de um rpm médio na mudança e ir lá acima para depois voltar a descer/subir de mudança. Não é uma manutenção durante alguns km lá em cima, correcto? Parece-me que isso nem após rodagem é saudável para o motor e restante componentes.
Mas enquanto uma limagem leve das imperfeições (rotações baixas/médias) faz-me sentido, já ir ao corte não me faz sentido. Não estou a dizer que não se deva fazer, a questão é puramente saber o porquê por detrás disso. O porquê desse "limagem forte". Será para o motor não ficar preso?
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Originalmente Colocado por Zarb Ver PostPois...
Eu queria fazer 5.000 km... mas acho que não vou suster-me tanto tempo. Vou aproveitar este mês (devo ter cerca de 2.000 km no final do mês) e depois logo vejo como me vou comportar. Tentar ser limitado nos primeiros 5.000 km (até é excessivo provavelmente) mas depois dos 2.000 km não vou ser tão rigoroso (agora ando a conduzir à velho e a olhar para o conta-rotações e a seguir as indicaçãoes de poupança de combustível do CB...)
Alias, já 2000 acho muito, otimo para deixar o carro com performance suboptimal para sempre tb.
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Originalmente Colocado por Zarb Ver PostLOL...
Isso é para os Mercedes S... por essas e por outras é que depois embaciam os faróis
Agora a sério: no fundo foi o que disseste no teu post.
Mas esse "aumentar devagar" não é um pedal a fundo, parece-me antes ser uma aceleração progressiva partindo de um rpm médio na mudança e ir lá acima para depois voltar a descer/subir de mudança. Não é uma manutenção durante alguns km lá em cima, correcto? Parece-me que isso nem após rodagem é saudável para o motor e restante componentes.
Mas enquanto uma limagem leve das imperfeições (rotações baixas/médias) faz-me sentido, já ir ao corte não me faz sentido. Não estou a dizer que não se deva fazer, a questão é puramente saber o porquê por detrás disso. O porquê desse "limagem forte". Será para o motor não ficar preso?
Rodagem nao significa dormir na estrada. Estas muito paranoico, acho que ao fazeres mais de 2.000 km vais te arrepender. Provavelmente nem vais notar na performance que nao deves andar a medir tempos e etc, mas provavelmente é o que te vai acontecer.
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Depois de um período de "acamar" é fundamental um período de "abertura" do motor.
Os regimes altos são importantes de utilizar, pelo menos esporadicamente e nesta fase muito importantes.
Como alguém que faz desporto vs alguém sedentário, levar o coração a batimentos altos de vez em quando dá saúde ao coraçåo e um treino correcto permite uma pulsação em repouso mais baixa e artérias mais limpas.
Tu queres um carro com um motor saudável e a funcionar na sua plenitude, não cheio de depósitos de carvão e todo atrofiado.
Eu em todas as máquinas que vou tendo, exploro tudo o que há para explorar, todas as rpms, já com as mulheres também sou assim
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostDepois de um período de "acamar" é fundamental um período de "abertura" do motor.
Os regimes altos são importantes de utilizar, pelo menos esporadicamente e nesta fase muito importantes.
Como alguém que faz desporto vs alguém sedentário, levar o coração a batimentos altos de vez em quando dá saúde ao coraçåo e um treino correcto permite uma pulsação em repouso mais baixa e artérias mais limpas.
Tu queres um carro com um motor saudável e a funcionar na sua plenitude, não cheio de depósitos de carvão e todo atrofiado.
Eu em todas as máquinas que vou tendo, exploro tudo o que há para explorar, todas as rpms, já com as mulheres também sou assim
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Menos especulacoes sobre o "o meu carro foi assim":
- A Audi faz pre-rodagem em alguns motores de serie (muito poucos em %) entre 2 a 8 horas, em que na parte final é red line a fundo. Assumir 2 horas = 150 km -> Rodagem em media 500/600 km.
- TÜV, maior agencia alema consultadoria seguranca/testes/qualidade e sugere uma rodagem de 1000 km. Podem usar google tradutor, lamento que em portugues nao haja boa info http://www.t-online.de/auto/id_72674...en-werden.html
G.T: "However, it still applies that new cars about the first 1000 kilometers should not be driven with full throttle. Despite improved cylinder surfaces - they have not yet entered correctly in new cars.
"If you drive full throttle, you risk that the cylinder surfaces will not be smoothed out, but will be removed over a large area," says the TÜV expert. This may result in an increase in oil consumption over time as a result of the manufacturer's demand and the life of the engine."
+ Travoes + pneus + outros componentes.
Clube automovel alemao ADAC: http://www.autoscout24.de/themen/kfz...-empfehlungen/
G.T.: "It is better if you drive for the first 1,000 kilometers with two thirds of the available speed. But instead of moving the car at a constant speed, slight speed fluctuations are more advisable. Because the engine has to get used to the various load conditions. Therefore, a hilly and winding country road is an ideal terrain to drive your vehicle gently."
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostÉ verdade, por isso é que acho que tem de ser meio termo
Uma vez fui aqui ao Estoril ver uma corrida e foi a estreia de novos GT3 com 0 km, foi logo pista a fundo ......
Mas os porsches são mesmo qualquer coisa de especial e os da divisão GT então .....
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostHá uma empresa que ptomove um campeonato/troféu brasileira com porsches GT3, os participantes pagam um tanto por corrida e a empresa aluga-lhes os carros e trata de toda a manutenção , logistica, etc. sendo que há provas no Brasil, na Europa e não sei se nos EUA, ou seja forma gira de fazer turismo para pessoal com dinheiro e tempo.
Uma vez fui aqui ao Estoril ver uma corrida e foi a estreia de novos GT3 com 0 km, foi logo pista a fundo ......
Mas os porsches são mesmo qualquer coisa de especial e os da divisão GT então .....
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Puxar pelo motor de vez em quando é importante, nem que seja para o limpar, se bem que com o advento da injecção directa ficou mais complicado limpar resíduos que se acumulem a montante da válvula de admissão.
Ir acima do red line sinceramente acho desnecessário. Isso só me acontece nos diesel mas apenas porque não estou habituado a conduzir carros com esse tipo de motor. Portanto nesses casos (diesel) é só mesmo por nabice minha.
edit:
Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostNao estou certo, mas nao me admira que o motor dos topo de gama leve rodagem no fim da linha de montagem do motor.Editado pela última vez por Jbranco; 15 March 2017, 09:33.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPuxar pelo motor de vez em quando é importante, nem que seja para o limpar, se bem que com o advento da injecção directa ficou mais complicado limpar resíduos que se acumulem a montante da válvula de admissão.
Ir acima do red line sinceramente acho desnecessário. Isso só me acontece nos diesel mas apenas porque não estou habituado a conduzir carros com esse tipo de motor. Portanto nesses casos (diesel) é só mesmo por nabice minha.
edit:
O que me dizem é que os materiais hoje são outros, a qualidade dos óleos idem, as tolerâncias de montagem idem, e tudo por junto torna a rodagem desnecessária.
Indo por esta linha, por favor fazer rodagem como deve ser no Renault...
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostPara dar a forma a componentes que se conformam no motor. O melhor exemplo sao os pistoes. Se puxas mais há mais exigencia neles, se puxas menos ha pouco. A ideia é nao seres um bruto no inicio, mas tb nao seres um velhote que vais contra o proposito de rodagem na mesma.
Rodagem nao significa dormir na estrada. Estas muito paranoico, acho que ao fazeres mais de 2.000 km vais te arrepender. Provavelmente nem vais notar na performance que nao deves andar a medir tempos e etc, mas provavelmente é o que te vai acontecer.
Quando passar os 1000 vou começar a puxar por ele progressivamente mas sem nunca ir ao corte
E claro que sou paranóico: é a minha menina
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostClube automovel alemao ADAC: http://www.autoscout24.de/themen/kfz...-empfehlungen/
G.T.: "It is better if you drive for the first 1,000 kilometers with two thirds of the available speed. But instead of moving the car at a constant speed, slight speed fluctuations are more advisable. Because the engine has to get used to the various load conditions. Therefore, a hilly and winding country road is an ideal terrain to drive your vehicle gently."
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostComparar um 918 com uma furgoneta a diesel é como comparar um bife do lombo de uma vaca de pasto com um ca@alhão.
olha que a seguir à minha Maria, vem a minha Mazda (ou será antes da minha Maria)
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostNao estou certo, mas nao me admira que o motor dos topo de gama leve rodagem no fim da linha de montagem do motor.
Acho que essa história dos motores levarem uma rodagem antes de sair de fábrica é mito urbano (para os nossos tipos de carros). Obviamente que os limites da manufactura estão melhores mas ainda assim a rodagem é essencial para evitar futuros problemas e desgastes prematuros nos anéis dos pistões.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPuxar pelo motor de vez em quando é importante, nem que seja para o limpar, se bem que com o advento da injecção directa ficou mais complicado limpar resíduos que se acumulem a montante da válvula de admissão.
tens a limagem do cilindro e dos anéis dos pistões que se acamam devagar, isto é, a baixas rpm.
E tens o uso de altas rpm, no final da rodagem, para libertar o "carvão" que pode ter acumulado na rodagem e abrir a goela que ainda não se abriu desde que saiu de fábrica... Mais ou menos é isso.
Também acho que ir ao corte é desnecessário, desde que chegue ali junto ao red line...
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