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Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

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    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    E podes explicar que contas fizeste para chegar a essa conclusão? É que me parece que dá para muito mais que os frigorificos...
    50 m2 de paineis no teto do prédio
    0,7 de aproveitamento médio (mais só com painéis rotativos)
    1300 W/m2 de potência radiante (dia soalheiro)
    20% de eficiência (há melhor, mas preço upa, upa)
    300 W de potência média de um frigorífico

    50 * 0,7 * 1300 * 0,20 / 300 = 30 frigoríficos

    os tais 20 frigoríficos e pouco mais.

    Comentário


      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
      50 m2 de paineis no teto do prédio
      0,7 de aproveitamento médio (mais só com painéis rotativos)
      1300 W/m2 de potência radiante (dia soalheiro)
      20% de eficiência (há melhor, mas preço upa, upa)
      300 W de potência média de um frigorífico

      50 * 0,7 * 1300 * 0,20 / 300 = 30 frigoríficos

      os tais 20 frigoríficos e pouco mais.
      Mas porquê 50 m2? Um prédio normal tem bem mais do que isso, pelo menos 200 m2

      Comentário


        Boas!

        Cientistas tropeçam acidentalmente no chamado ‘Santo Graal’ das baterias dos carros elétricos

        ...
        As baterias de lítio-enxofre têm três vezes a capacidade potencial de carga das baterias de íons de lítio, que estão em todo o lado – desde smartphones até carros elétricos. No entanto, a sua instabilidade inerente tornou-as inadequadas para aplicações comerciais, com as baterias de lítio-enxofre a passar por uma mudança de tamanho de 78% a cada ciclo de carregamento.

        A superação desse problema não apenas melhoraria radicalmente o desempenho dos dispositivos alimentados por bateria mas também conseguiria abordar algumas das preocupações ambientais que acompanham as baterias de íons de lítio, como a aquisição e raridade das matérias-primas.
        ...
        https://multinews.sapo.pt/noticias/c...ros-eletricos/


        .

        Comentário


          Aquele vaporware fresquinho logo pela tarde.....

          Comentário


            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            Mas porquê 50 m2? Um prédio normal tem bem mais do que isso, pelo menos 200 m2
            Quando um prédio normal tem um terraço com essa área tem pra aí 20 ou 30 fracções de habitação, fora algumas lojas.

            Comentário


              https://www.razaoautomovel.com/2022/...ro-7-mais-leve

              Comentário


                Se a ideia é mesmo acabar com as vendas de carros a combustão nem faz grande sentido mais normas.

                Deveriam é estar a olhar outros grandes poluidores.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Se a ideia é mesmo acabar com as vendas de carros a combustão nem faz grande sentido mais normas.

                  Deveriam é estar a olhar outros grandes poluidores.
                  A euro 7 não é só combustão....

                  "Além da redução dos gases poluentes — óxidos de azoto (NOx) e monóxido de carbono (CO) principalmente —, a Euro 7 também tem como objetivo expandir a sua ação sobre a emissão de partículas por parte dos travões e pneus, e até abordar o tópico da durabilidade das baterias nos veículos elétricos."

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SMOL25 Ver Post
                    A euro 7 não é só combustão....

                    "Além da redução dos gases poluentes — óxidos de azoto (NOx) e monóxido de carbono (CO) principalmente —, a Euro 7 também tem como objetivo expandir a sua ação sobre a emissão de partículas por parte dos travões e pneus, e até abordar o tópico da durabilidade das baterias nos veículos elétricos."
                    Isso já é sair do campo das emissões e começar a resvalar para a sustentabilidade.

                    Travões que os eléctricos mal usam?

                    Emissão de partículas de pneus? Isso é de um sector específico e não do automóvel. Pneus são usados por inúmeros veículos.

                    Baterias? Aquelas que os fabricantes já dão uma garantia alargada e que seguramente as regras ambientais impõem restrições na sua reciclagem?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Baterias? Aquelas que os fabricantes já dão uma garantia alargada e que seguramente as regras ambientais impõem restrições na sua reciclagem?
                      Garantia alargada sim, agora reciclagem?
                      Como as que a tesla está a montar as novas baterias 4680.
                      https://m.youtube.com/watch?v=TI_377odrFY
                      Como se faz a reciclagem nessas?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                        Garantia alargada sim, agora reciclagem?
                        Como as que a tesla está a montar as novas baterias 4680.
                        https://m.youtube.com/watch?v=TI_377odrFY
                        Como se faz a reciclagem nessas?
                        Faz-se como em todas as outras, dividem-se os materiais que as constituem e cada um é aproveitado para outros fins, o que vês nesse video de especial?
                        Já agora, como é feita a reciclagem dos oleos dos CIs, por exemplo.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                          Garantia alargada sim, agora reciclagem?
                          Como as que a tesla está a montar as novas baterias 4680.
                          https://m.youtube.com/watch?v=TI_377odrFY
                          Como se faz a reciclagem nessas?
                          A Tesla já explicou como faz a reciclagem desses pack.

                          Arrefecida com nitrogênio liquido e moída, depois separam os minerais.

                          O stress com esse pack é que não vai dar para desenrascar, a malta que vive das "sobras" e matérias recondicionados não vai poder usar packs da Tesla porque esse só vão dar para moer.

                          Alias a Tesla já faz reciclagem de 4680 uma vez que da actual linha de fabricação ainda saem muitas células defeituosas que vão directamente para a reciclagem.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                            A Tesla já explicou como faz a reciclagem desses pack.

                            Arrefecida com nitrogênio liquido e moída, depois separam os minerais.

                            O stress com esse pack é que não vai dar para desenrascar, a malta que vive das "sobras" e matérias recondicionados não vai poder usar packs da Tesla porque esse só vão dar para moer.

                            Alias a Tesla já faz reciclagem de 4680 uma vez que da actual linha de fabricação ainda saem muitas células defeituosas que vão directamente para a reciclagem.
                            Desconheço o processo, mas se o dizes, acredito.
                            Mas que o pack todo colado não serve para arranjar células isoladas.
                            É usar e se tiver algum problema, substitui-se por novo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                              Desconheço o processo, mas se o dizes, acredito.
                              Mas que o pack todo colado não serve para arranjar células isoladas.
                              É usar e se tiver algum problema, substitui-se por novo.
                              Sim parece ser unanime que é virtualmente impossível reparar o pack.

                              Comentário


                                Toyota Was Dubbed a Doddering Octogenarian When It Refused To Budge Toward EVs and Now Its Dealers Just Captured 29 Percent of the Industry’s Total New Car Gross Margin

                                ...
                                In other words, if the entire dealership market in the US earned a total of $1 on all new cars sold in February, the dealers associated with Toyota and Lexus earned a whopping 29 cents of that pie despite accounting for only a minuscule fraction of the total American dealerships!

                                ...
                                https://wccftech.com/toyota-was-dubb...-gross-margin/
                                O caminho diferente da Toyota.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por imparpt Ver Post
                                  O caminho diferente da Toyota.
                                  A Toyota colhe os frutos da tecnologia híbrida que desenvolveu há duas décadas. Tudo bem. O problema é estar a ignorar os EV, que são um mercado crescente, e o crescimento nos carros a combustão tem limites numa fase descendente como a que está a acontecer. Foi assim que Kodaks e Nokias desapareceram. É que fabricar bons EVs a preço competitivo não é só apetecer, é preciso deitar tudo o que se fez durante décadas para o lixo e recomeçar. Não é fácil, e quanto mais tarde começar, maior os riscos que corre.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por imparpt Ver Post
                                    O caminho diferente da Toyota.
                                    Ganham eles e ganha quem trabalha com eles.

                                    Diz que nos EUA a quota dos híbridos está em franco crescimento.

                                    Curiosamente já esta semana chegou a casa de uma familiar próximo um Toyota HEV, numa compra que ajudei a concretizar.

                                    Comentário


                                      Ford cuts EV plans even as it becomes nation’s second-largest EV brand

                                      Ford is selling more EVs than ever, but it wants to build more hybrids instead.

                                      Ford has caught a case of electric vehicle pessimism and is scaling back or delaying some of its plans for new EV models. A new electric pickup, scheduled to go into production next year, has been pushed back to 2026. And a three-row electric SUV has been given a two-year delay and will now not be available until 2027 at the earliest. The kicker? The automaker has published its sales for the first quarter of the year, and its EV sales are up a whopping 86 percent year over year.
                                      ...
                                      https://arstechnica.com/cars/2024/04...us-to-hybrids/
                                      Ford também a desviar para os híbridos.

                                      Comentário


                                        Nem a propósito:

                                        IMG_7571.jpg

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por imparpt Ver Post
                                          Ford também a desviar para os híbridos.
                                          A Ford fez uma coisa mto interessante que foi autonomizar a divisão EV. Assim conseguimos perceber o estado das coisas e ajuda a perceber estas opções:

                                          IMG_7573.jpg

                                          Comentário

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