Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
    Tu é que entendes-te tudo mal, eu sou a favor do fecho da Central térmica de Carvão há pelo menos 6 anos, o próprio António Costa deu a entender que só não fechava, pois existia um contrato milionário que obrigava o Estado a manter aquilo aberto, ou pagava o lucro todos os anos mesmo fechada, o problema em Portugal com a energia foi as negociatas que fizeram, que distorceram o mercado e tornaram por exemplo a energia eólica caríssima!

    Mas quando se fecha uma Central de Energia tem de se ter alternativas, e essas estão no papel há mais de 10 anos, que é as Mini-hídricas que se fala desde o tempo de Sócrates para complementar os Parques Eólicas, só que uns Grupos de esquerda são contra nem sabem bem porquê!

    Quanto à construção de uma Central Nuclear do vista estritamente técnico é uma boa solução, só que já todos percebemos que neste País de Esquerda é impossível a instalação de uma central nuclear, pois o Bicho Papão do nuclear/radioactividade, faz as pessoas preferirem não ter eletricidade a terem uma Central Nuclear!
    Não está em causa (no meu post) o fecho ou não da central (politica), a minha pergunta é muito clara, pois referes que devemos diminuir o defice externo, faço a pergunta outra vez, pagamos mais a França pela eletricidade do que pagavamos pelo carvão e custos operacionais da central?
    Não é vir para aqui (isto não é para ti) falar de custos e dependencias sem fazer ideia de valores, ou se sabem, digam quais são, não acho piada é a comentários, "só porque sim".

    Comentário


      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
      Não está em causa (no meu post) o fecho ou não da central (politica), a minha pergunta é muito clara, pois referes que devemos diminuir o defice externo, faço a pergunta outra vez, pagamos mais a França pela eletricidade do que pagavamos pelo carvão e custos operacionais da central?
      Não é vir para aqui (isto não é para ti) falar de custos e dependencias sem fazer ideia de valores, ou se sabem, digam quais são, não acho piada é a comentários, "só porque sim".

      Mas quais custos e défice externo, estás todo trocado, eu não falei em custos de nada!

      A mim só me interessa os aspetos técnicos, os negócios Xuxalistas que desvirtuam umas opções em detrimento de outras, isso é para os Políticos, eu não quero nada com Políticos.

      A energia tenha ela a forma que tiver é um negócio, por isso atrai tanto os Políticos e a Corrupção, a questão ecológica é quase sempre secundária, é apenas um argumento para angariar apoiantes mais sensíveis.

      Os automóveis elétricos com as baterias atuais não são uma verdadeira alternativa ecológica, isto é um interregno até que se inventem baterias construídas com outros materiais, nem a maioria das pessoas que os compram estão preocupados em não poluir, até porque podem não poluir no seu Tesla mas depois poluem em muitas outras coisas sem preocupação nenhuma. È uma nova moda, como foi os motores VW diesel do aço que tinha uma legião enorme de seguidores neste Fórum!

      Comentário


        Porque não?
        Que tipo de baterias?

        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
        Os automóveis elétricos com as baterias atuais não são uma verdadeira alternativa ecológica, isto é um interregno até que se inventem baterias construídas com outros materiais...

        Comentário


          baterias feitas de palha pra cavalos é que era

          Comentário


            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
            Mas quais custos e défice externo, estás todo trocado, eu não falei em custos de nada!

            A mim só me interessa os aspetos técnicos, os negócios Xuxalistas que desvirtuam umas opções em detrimento de outras, isso é para os Políticos, eu não quero nada com Políticos.

            A energia tenha ela a forma que tiver é um negócio, por isso atrai tanto os Políticos e a Corrupção, a questão ecológica é quase sempre secundária, é apenas um argumento para angariar apoiantes mais sensíveis.

            Os automóveis elétricos com as baterias atuais não são uma verdadeira alternativa ecológica, isto é um interregno até que se inventem baterias construídas com outros materiais, nem a maioria das pessoas que os compram estão preocupados em não poluir, até porque podem não poluir no seu Tesla mas depois poluem em muitas outras coisas sem preocupação nenhuma. È uma nova moda, como foi os motores VW diesel do aço que tinha uma legião enorme de seguidores neste Fórum!
            Não fui eu que vim com a historia dos custos. Até porque tinha ideia que quem pagava a eletricidade eram os consumidores, se calhar não....

            Comentário


              ......
              Editado pela última vez por eduardomaio; 14 December 2021, 15:02.

              Comentário


                https://www.dinheirovivo.pt/economia...-14202900.html


                219 MW

                Grosso modo, dá para carregar 70000 carros elétricos por dia, para fazerem 100 Km. Havendo sol, claro...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  https://www.dinheirovivo.pt/economia...-14202900.html


                  219 MW

                  Grosso modo, dá para carregar 70000 carros elétricos por dia, para fazerem 100 Km. Havendo sol, claro...

                  ou seja... não dá para nada.

                  Comentário


                    220 MW para uma central solar é um bom valor.

                    Para comparar, notem que:
                    - é o equivalente a uns 200 aerogeradores.
                    - A barragem da Aguieira, uma das maiores no centro de Portugal, tem 336 MW instalados.

                    Comentário


                      Boas!
                      O sonho elétrico da Noruega teve consequências. Agora, não tem carros a gasolina para tributar

                      ...
                      Curiosamente, os ambientalistas noruegueses não são contra a ideia de tributar os elétricos, desde que os impostos para carros movidos a combustíveis fósseis também se mantenham elevados.

                      https://zap.aeiou.pt/sonho-eletrico-...uencias-445696
                      .

                      Comentário


                        Boas......nada de novo...todas as mudanças têm consequências...É só começar a tributar mais os evs...

                        Comentário


                          Inédito: Vendas de elétricos superaram os Diesel em Portugal


                          De acordo com os dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), o passado mês de novembro representou um novo marco na mudança do paradigma da mobilidade em Portugal.



                          Em novembro de 2021, pela primeira vez em Portugal, venderam-se mais automóveis ligeiros de passageiros 100% Elétricos (18.1%) do que com motores a gasóleo (17.7%).
                          De acordo com os dados da UVE, durante o mês passado foram entregues 3.618 automóveis elétricos e plug-in, sendo que a esmagadora maioria destas novas matrículas (2.165) pertencem a modelos movidos exclusivamente a baterias.
                          No acumulado do ano, as vendas de elétricos atingiram as 26.340 unidades.
                          Em termos homólogos, em novembro registou-se um aumento das vendas de 160.5%, para 18.1% de quota, mais do que os veículos com motores a gasóleo (17.7%).
                          No ranking dos elétricos mais vendidos em Portugal, a Tesla em primeiro lugar, com 300 unidades vendidas em novembro, seguida da Hyundai (204) e da Peugeot (190).

                          Fonte: Autofoco

                          Comentário


                            Vá, fica o desafio para citarem uns tesourinhos neste tópico...

                            Comentário


                              Quem diria que ainda em 2021 os elétricos vendessem mais que os diesel. Com esta quota de 18% em novembro a quota BEV anual está nos 9%. Se se mantiver o ritmo podemos andar perto dos 20% no próximo ano. Se juntarmos os restantes híbridos no próximo ano ou em 2023 as energias alternativas poderão superar os 50%. É um marco.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                Quem diria que ainda em 2021 os elétricos vendessem mais que os diesel. Com esta quota de 18% em novembro a quota BEV anual está nos 9%. Se se mantiver o ritmo podemos andar perto dos 20% no próximo ano. Se juntarmos os restantes híbridos no próximo ano ou em 2023 as energias alternativas poderão superar os 50%. É um marco.
                                Quando superarem os 50%, deixam de ser alternativas... As alternativas passam a ser o diesel e a gasolina, pois estão em minoria [emoji6]

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                  Quem diria que ainda em 2021 os elétricos vendessem mais que os diesel. Com esta quota de 18% em novembro a quota BEV anual está nos 9%. Se se mantiver o ritmo podemos andar perto dos 20% no próximo ano. Se juntarmos os restantes híbridos no próximo ano ou em 2023 as energias alternativas poderão superar os 50%. É um marco.
                                  Este ano é um ano atípico para conclusões, porque faltam os semicondutores.

                                  Ainda estou à espera do meu híbrido. 6 meses e a contar.


                                  A vertente energias alternativas é que é criatividade.



                                  Pela análise dos dados, as empresas aderiram em massa aos híbridos, que se nota pelas marcas mais vendidas pelos PHEV, Mercedes, BMW e Volvo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    https://www.dinheirovivo.pt/economia...-14202900.html


                                    219 MW

                                    Grosso modo, dá para carregar 70000 carros elétricos por dia, para fazerem 100 Km. Havendo sol, claro...
                                    Nada mau. O problema é que a solar só está disponível de dia, e de dia os carros estão normalmente a circular, não a carregar. Claro que também podem carregar solar fora de casa, mas aí os custos já não têm nada a ver.
                                    Agora, meter painéis solares pra carregar em casa, esqueçam. É como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço. E os painéis, mais a instalação, não são de borla.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                      Agora, meter painéis solares pra carregar em casa, esqueçam. É como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço. E os painéis, mais a instalação, não são de borla.
                                      10 m2 de fotovoltaico com inversor para injetar na rede já deve dar para andar de carro de borla.. é só consultar um mapa de irradiância e fazer umas contas de merceeiro

                                      sem inversor podes guardar o excesso numa powerwall

                                      claro que tudo isto fica relativamente caro, mas tecnicamente não tem problema

                                      Comentário


                                        O pessoal não gosta de fazer contas nem confia em quem sabe fazer contas, gostam é de ser do contra.

                                        Comentário


                                          Só eu acho que esses paineis solares são uma aberração?


                                          Se querem colocar paineis que os coloquem em locais urbanos onde não há "mato". Como? Não sei.. Obriguem os prédios novos a cobrir as suas coberturas com paineis solares, não faço ideia.

                                          Mas não deveria ser permitido colocar áreas enormes de paineis em terrenos "cheios de mato"

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                            Só eu acho que esses paineis solares são uma aberração?


                                            Se querem colocar paineis que os coloquem em locais urbanos onde não há "mato". Como? Não sei.. Obriguem os prédios novos a cobrir as suas coberturas com paineis solares, não faço ideia.

                                            Mas não deveria ser permitido colocar áreas enormes de paineis em terrenos "cheios de mato"
                                            O problema das coberturas é que nem todos os telhados proporcionam o melhor rendimento por causa da sua exposição solar e até por questões construtivas e legais, pelo que o recurso a áreas destas é necessário sob risco de os preços subirem. O sítio não é propriamente o mais favorável à agricultura:

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                              Só eu acho que esses paineis solares são uma aberração?


                                              Se querem colocar paineis que os coloquem em locais urbanos onde não há "mato". Como? Não sei.. Obriguem os prédios novos a cobrir as suas coberturas com paineis solares, não faço ideia.

                                              Mas não deveria ser permitido colocar áreas enormes de paineis em terrenos "cheios de mato"
                                              Também sou de acordo que seria muito melhor colocar os paineis nos edificios, e há muitos edificios ainda para colocar paineis, zonas industriais, moradias, edificios públicos, etc.

                                              Mas a verdade é que essas centrais fotovoltaicas em terrenos têm menos impacto que refinarias, centrais térmicas, ou mesmo barragens, e sobre essas nunca ninguém se queixou, ou queixaram-se menos. Essas centrais até podem ter vantagens a ajudar a parar incêndios, e serão facilmente desmontáveis e o terreno recuperado no final da vida útil. Já uma refinaria, uma central térmica, uma central nuclear, uma barragen, basicamente qualquer outra fonte de energia será milhares de vezes mais caro e mais dificil de desmantelar e recuperar o espaço. Portanto, é muito menos aberração do que costumávamos ter.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                O problema das coberturas é que nem todos os telhados proporcionam o melhor rendimento por causa da sua exposição solar e até por questões construtivas e legais, pelo que o recurso a áreas destas é necessário sob risco de os preços subirem. O sítio não é propriamente o mais favorável à agricultura:
                                                Há áreas enormes de terreno completamente abandonado e em que apenas existe mato ou vegetação rasteira. Pelo menos no Norte do país que é a realidade rural que conheço melhor.

                                                Se é viável economicamente?
                                                Se os terrenos são privados ou estatais?
                                                Se nem se sabe quem são os donos?
                                                Se em termos técnicos será uma boa solução?

                                                São tudo perguntas para as quais não tenho resposta. Mas acho que é preciso desmitificar a ideia que as áreas não urbanas são áreas intocáveis. Há locais que estão completamente ao abandono e que mesmo em termos de biodiversidade (principalmente da flora) não me parece que sejam nada de especial.

                                                Comentário


                                                  Centrais fotovoltaicas não só têm impacto zero, como ainda podem proporcionar sombra, por exemplo em zonas áridas, pra estacionar carros por baixo. Em matéria de sinergias tudo é possível, tal como o gajo que tinha um ginásio que do outro lado da parede era uma moagem, accionada pela energia dos aparelhos de musculação.
                                                  Agora, há duas coisas que não têm solução: os painéis vão custar sempre guito, bastante guito, e só vão funcionar de dia.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                    Centrais fotovoltaicas não só têm impacto zero, como ainda podem proporcionar sombra, por exemplo em zonas áridas, pra estacionar carros por baixo. Em matéria de sinergias tudo é possível, tal como o gajo que tinha um ginásio que do outro lado da parede era uma moagem, accionada pela energia dos aparelhos de musculação.
                                                    Agora, há duas coisas que não têm solução: os painéis vão custar sempre guito, bastante guito, e só vão funcionar de dia.

                                                    Olha que já custaram bem mais, tenho 4 que comprei há uns 5 anos e hoje custam cerca de metade e a tendência é continuar a baixar.

                                                    Comentário


                                                      A preços de Espanha, estamos a falar de 600 a 800 euros por m2. Aqui não sei, mas ainda é preciso somar o custo da "lusitana chulice", que não costuma ser pequeno...
                                                      Tendência pra baixar, é melhor não confiar nisso: aquilo leva prata, alumínio e mais uma série de matérias primas que não param de subir. Portanto, quem estiver comprador que se despache.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        Também sou de acordo que seria muito melhor colocar os paineis nos edificios, e há muitos edificios ainda para colocar paineis, zonas industriais, moradias, edificios públicos, etc.
                                                        isso não chega.. o telhado de um prédio com 10-20 frações dá para os frigoríficos das casas e pouco mais

                                                        é preciso área, coisa que numa cidade é escassa

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          Olha que já custaram bem mais, tenho 4 que comprei há uns 5 anos e hoje custam cerca de metade e a tendência é continuar a baixar.
                                                          se há coisa que está a baixar de preço, é os painéis fotovoltaicos

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                            A preços de Espanha, estamos a falar de 600 a 800 euros por m2. Aqui não sei, mas ainda é preciso somar o custo da "lusitana chulice", que não costuma ser pequeno...
                                                            Tendência pra baixar, é melhor não confiar nisso: aquilo leva prata, alumínio e mais uma série de matérias primas que não param de subir. Portanto, quem estiver comprador que se despache.

                                                            Tu dizes uma coisa e o mercado diz outra.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                              isso não chega.. o telhado de um prédio com 10-20 frações dá para os frigoríficos das casas e pouco mais

                                                              é preciso área, coisa que numa cidade é escassa
                                                              E podes explicar que contas fizeste para chegar a essa conclusão? É que me parece que dá para muito mais que os frigorificos...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X