Caro Sr.Francisco, desculpe o meu português, mas o seu artigo e a sua pontuação ao Tesla Model X foram duas das coisas mais absurdas que li nesta revista.
De certa maneira até compreendo o seu ponto de vista.
Alguém que foi habituado a ver o automóvel como uma máquina poderosa do qual vamos tirar a melhor performance possível e uma condução envolvente e agressiva terá muita dificuldade em encaixar o novo paradigma automóvel - o transporte. Entendo que para si o Tesla é um enigma, não cheira a gasolina, não ronca, tem botões para abrir os vidros e as portas traseiras abrem na vertical e um condutor que tenha estacionado este mastodonte num parque de supermercado, ainda consegue meter passageiros atrás, num espaço apertado.
Conduzi poucos carros mas sei que em todos os que conduzi que quanto mais agressiva e vigorosa a condução maior o consumo, presumo que desconhecia tal facto mas é verdade. Sei também que se meter 15 euros de gasolina num carro potente e abusar dele muito provavelmente nunca fará 100km. O mais potente e único que tive a gasolina foi um 1400 de 1975 que numa ocasião de condução mais enérgica me fez uns modestos 18 litros aos 100 coisa pouca se o compararmos a um moderno bólide que
provavelmente nunca fará menos de 12 litros.
Ora a sua análise "cuidada e detalhada" no meu entender foi na direcção errada, embora tenha a linha de um R a filosofia do veículo poderá ser diferente e como comparação não será a mais correcta.
Todos sabemos que no mundo automóvel há de tudo, veículos todo-o-terreno que afinal não o são e feras que não passam de gatinhos amansados. O Tesla X é único, possivelmente o primeiro de um gênero com todos os defeitos e virtudes que isso acarreta. Eu não sou adepto dos Tesla, sou dos eléctricos, por si, por mim, pelos meus filhos, pelo planeta, pela economia e pela hipocrisia das companhias que fabricam carros e das que vendem petróleo sem se preocupar com o mal que fazem ao planeta.
Sim, a Citroen terá inventado o tecto prolongado, mas não inventou as rodas, nem o automóvel, nem os vidros laterais e a Tesla teve a audácia de copiar isto tudo, incrível.
Nunca entrei num Tesla, mas os botões que descreveu estão todos em sítios que não o tablier, não compreendo a menção aos mesmos? E segundo vi noutros videos é possível abrir as portas do Tesla através do comando, mas abrir e fechar literalmente, não destravá-las, correcto? Esqueceu-se de mencionar ou entregaram-lhe um Tesla X diferente. Se calhar era o que merecia! Ora o habitáculo ser de qualidade geral fraca para um carro de 100000€ americano, segundo leio não é nada fora do normal, até já vi isso comentado no TopGear há uns anos, mas nesse aspecto se calhar até o caro amigo foi objectivo, não conheço, não posso comentar. Espaço não falta, para um SUV americano comentar que espaço não falta, é o mesmo que dizer que é um americano construído nos Estados Unidos, redundante.
Viu as duas malas? Ou os dois espaços para arrumação na frente onde haveria o motor num VCI e atrás na mala, não servem para colocar nada pois não? Nem sequer tem chapeleira, vejam lá? Pois podiam ter copiado isto da Citroen. Aliás o meu Citroen C3 tem chapeleira, mas também só leva chapéus pois verga com o peso de um saco de arroz de 1kg e a minha carrinha Mercedes também tem chapeleira mas essa nem chapéus leva, só serve para tapar. Quanto ao rebatimento dos bancos, penso que quem compra um Tesla de 100000€ não deve estar interessado em trazer os sofás comprados na Conforama ou as latas de tinta compradas na Maxmat no carro.
Duas autonomias, sim confirmo-lhe em primeira mão, se carregar no acelerador como se fosse um piloto o Tesla perde autonomia, nos VCI isso não acontece, aliás se carregar no acelerador num carro normal a autonomia é exactamente a mesma, especialmente se for um carro a gasolina com mais de 2000 centimetros cubicos ela nem sequer chega a duplicar ou alguns casos triplicar como acontece no Tesla. Grande lacuna da Tesla, é verdade. Tem muita informação nos ecrãs, isso é uma grande chatice. Já ouvi dizer que nos BMW são mais pragmáticos, há avarias do motor que aparecem no computador de bordo mas eles dão logo com o problema nem têm que andar a substituir peças para ver de onde vem realmente o problema Jantes 22", suspensão pneumática e peso de 2,4 toneladas e nenhuma imperfeição da estrada passa para os ocupantes (total conforto), foi isto que queria dizer ou entaramelou-se e perdeu-se nas palavras?
A visibilidade para trás é razoável, estou a ver que não viu a câmara de marcha atrás? O enorme ecrã de 17 polegadas não lhe deu uma clara visão para onde ia a fazer marcha atrás? Esqueceu-se de olhar para lá?
Há-de me explicar como um veículo de 100000€ capaz de transportar 7 pessoas, carga à frente e atrás com o tamanho de um SUV americano pode ser ágil a fazer manobras? É um SUV não é um Smart!
O ruído dos motores eléctricos é discreto? Mas o que é que ouve mais? Os pneus na estrada ou os motores? Consegue falar como num carro normal ou mais baixo?
Zero aos 100 em menos de 5 segundos? Quantas centenas de milhar tenho de gastar para ter isso num carro ou SUV de 6 ou 7 lugares?
Pelo que li, conduz-se bem, mesmo sendo quase do tamanho de um elefante com rodas? Queria mais?
Mas já lhe disse é um veículo eléctrico conduz-se com consciência e não com paixão.
Ouça. Os travões são para regenerar a energia. Essa treta antiquada que os travões só servem para travar, gastar pneu, produzir pó, chiar e cheirar mal, já não se usa. Agora aproveita-se eficazmente ostravões, não se trava, regenera-se.
A recarga.
Sim, é verdade, apenas 3 supercarregadores Tesla. Somos pobrezinhos e terceiro mundistas. Só nos dão 3. Mas temos os outros que são quase supercarregadores e fazem o trabalho bem. Há poucos, mas outros virão. Esqueceu-se de mencionar os carregadores normais e mais potentes que já há espalhados por aí. Esqueceu-se de mencionar que quem compra um Tesla de 100000€ muito provavelmente tem paíneis solares instalados em casa, tem potência suficiente para carregar mais rápido em casa, tem tomada para carregar o Tesla na própria garagem e muito possivelmente se carregado todos os dias, terá autonomia diária suficiente para ir de Lisboa ao Porto, gastando menos em combustível do que em portagens. A bateria não é o elo mais fraco esse papel cabe à mentalidade instituída. A Tesla destruiu um paradigma e isso o amigo não disse.
Quanto ao veredicto, 5 em 10? Ponha a mão na consciência e diga-me sinceramente, 26 horas para carregar a bateria? Tem a certeza do que diz? Falou na garantia das baterias? Falou na garantia do motor? Há alternativas? A gastar zero de IUC? Revisões a preços ridículos? Faça uma revisão de 30000km num topo de gama alemão ou inglês e depois diga-me qualquer coisa. Fanático é aquele que não quer ver o futuro, não aquele que já lá está!
De certa maneira até compreendo o seu ponto de vista.
Alguém que foi habituado a ver o automóvel como uma máquina poderosa do qual vamos tirar a melhor performance possível e uma condução envolvente e agressiva terá muita dificuldade em encaixar o novo paradigma automóvel - o transporte. Entendo que para si o Tesla é um enigma, não cheira a gasolina, não ronca, tem botões para abrir os vidros e as portas traseiras abrem na vertical e um condutor que tenha estacionado este mastodonte num parque de supermercado, ainda consegue meter passageiros atrás, num espaço apertado.
Conduzi poucos carros mas sei que em todos os que conduzi que quanto mais agressiva e vigorosa a condução maior o consumo, presumo que desconhecia tal facto mas é verdade. Sei também que se meter 15 euros de gasolina num carro potente e abusar dele muito provavelmente nunca fará 100km. O mais potente e único que tive a gasolina foi um 1400 de 1975 que numa ocasião de condução mais enérgica me fez uns modestos 18 litros aos 100 coisa pouca se o compararmos a um moderno bólide que
provavelmente nunca fará menos de 12 litros.
Ora a sua análise "cuidada e detalhada" no meu entender foi na direcção errada, embora tenha a linha de um R a filosofia do veículo poderá ser diferente e como comparação não será a mais correcta.
Todos sabemos que no mundo automóvel há de tudo, veículos todo-o-terreno que afinal não o são e feras que não passam de gatinhos amansados. O Tesla X é único, possivelmente o primeiro de um gênero com todos os defeitos e virtudes que isso acarreta. Eu não sou adepto dos Tesla, sou dos eléctricos, por si, por mim, pelos meus filhos, pelo planeta, pela economia e pela hipocrisia das companhias que fabricam carros e das que vendem petróleo sem se preocupar com o mal que fazem ao planeta.
Sim, a Citroen terá inventado o tecto prolongado, mas não inventou as rodas, nem o automóvel, nem os vidros laterais e a Tesla teve a audácia de copiar isto tudo, incrível.
Nunca entrei num Tesla, mas os botões que descreveu estão todos em sítios que não o tablier, não compreendo a menção aos mesmos? E segundo vi noutros videos é possível abrir as portas do Tesla através do comando, mas abrir e fechar literalmente, não destravá-las, correcto? Esqueceu-se de mencionar ou entregaram-lhe um Tesla X diferente. Se calhar era o que merecia! Ora o habitáculo ser de qualidade geral fraca para um carro de 100000€ americano, segundo leio não é nada fora do normal, até já vi isso comentado no TopGear há uns anos, mas nesse aspecto se calhar até o caro amigo foi objectivo, não conheço, não posso comentar. Espaço não falta, para um SUV americano comentar que espaço não falta, é o mesmo que dizer que é um americano construído nos Estados Unidos, redundante.
Viu as duas malas? Ou os dois espaços para arrumação na frente onde haveria o motor num VCI e atrás na mala, não servem para colocar nada pois não? Nem sequer tem chapeleira, vejam lá? Pois podiam ter copiado isto da Citroen. Aliás o meu Citroen C3 tem chapeleira, mas também só leva chapéus pois verga com o peso de um saco de arroz de 1kg e a minha carrinha Mercedes também tem chapeleira mas essa nem chapéus leva, só serve para tapar. Quanto ao rebatimento dos bancos, penso que quem compra um Tesla de 100000€ não deve estar interessado em trazer os sofás comprados na Conforama ou as latas de tinta compradas na Maxmat no carro.
Duas autonomias, sim confirmo-lhe em primeira mão, se carregar no acelerador como se fosse um piloto o Tesla perde autonomia, nos VCI isso não acontece, aliás se carregar no acelerador num carro normal a autonomia é exactamente a mesma, especialmente se for um carro a gasolina com mais de 2000 centimetros cubicos ela nem sequer chega a duplicar ou alguns casos triplicar como acontece no Tesla. Grande lacuna da Tesla, é verdade. Tem muita informação nos ecrãs, isso é uma grande chatice. Já ouvi dizer que nos BMW são mais pragmáticos, há avarias do motor que aparecem no computador de bordo mas eles dão logo com o problema nem têm que andar a substituir peças para ver de onde vem realmente o problema Jantes 22", suspensão pneumática e peso de 2,4 toneladas e nenhuma imperfeição da estrada passa para os ocupantes (total conforto), foi isto que queria dizer ou entaramelou-se e perdeu-se nas palavras?
A visibilidade para trás é razoável, estou a ver que não viu a câmara de marcha atrás? O enorme ecrã de 17 polegadas não lhe deu uma clara visão para onde ia a fazer marcha atrás? Esqueceu-se de olhar para lá?
Há-de me explicar como um veículo de 100000€ capaz de transportar 7 pessoas, carga à frente e atrás com o tamanho de um SUV americano pode ser ágil a fazer manobras? É um SUV não é um Smart!
O ruído dos motores eléctricos é discreto? Mas o que é que ouve mais? Os pneus na estrada ou os motores? Consegue falar como num carro normal ou mais baixo?
Zero aos 100 em menos de 5 segundos? Quantas centenas de milhar tenho de gastar para ter isso num carro ou SUV de 6 ou 7 lugares?
Pelo que li, conduz-se bem, mesmo sendo quase do tamanho de um elefante com rodas? Queria mais?
Mas já lhe disse é um veículo eléctrico conduz-se com consciência e não com paixão.
Ouça. Os travões são para regenerar a energia. Essa treta antiquada que os travões só servem para travar, gastar pneu, produzir pó, chiar e cheirar mal, já não se usa. Agora aproveita-se eficazmente ostravões, não se trava, regenera-se.
A recarga.
Sim, é verdade, apenas 3 supercarregadores Tesla. Somos pobrezinhos e terceiro mundistas. Só nos dão 3. Mas temos os outros que são quase supercarregadores e fazem o trabalho bem. Há poucos, mas outros virão. Esqueceu-se de mencionar os carregadores normais e mais potentes que já há espalhados por aí. Esqueceu-se de mencionar que quem compra um Tesla de 100000€ muito provavelmente tem paíneis solares instalados em casa, tem potência suficiente para carregar mais rápido em casa, tem tomada para carregar o Tesla na própria garagem e muito possivelmente se carregado todos os dias, terá autonomia diária suficiente para ir de Lisboa ao Porto, gastando menos em combustível do que em portagens. A bateria não é o elo mais fraco esse papel cabe à mentalidade instituída. A Tesla destruiu um paradigma e isso o amigo não disse.
Quanto ao veredicto, 5 em 10? Ponha a mão na consciência e diga-me sinceramente, 26 horas para carregar a bateria? Tem a certeza do que diz? Falou na garantia das baterias? Falou na garantia do motor? Há alternativas? A gastar zero de IUC? Revisões a preços ridículos? Faça uma revisão de 30000km num topo de gama alemão ou inglês e depois diga-me qualquer coisa. Fanático é aquele que não quer ver o futuro, não aquele que já lá está!
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