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Substituir um chaço cheio de avarias por um melhorzito- Texto e fotos da FEIA
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fizeste bem!
gtabarth, sei que o teu consome menos 1lt ou coisa do género, já dei uma olhada no tópico que tens no autogás há umas semanas. no entanto, este carro geralmente anda 800mt, só para a minha mulher ir trabalhar, nem aquece. pelo menos para já, enquanto não chegar setembro e não o começar a utilizar mais amiúde. tirando isso, faz viagens de 2, 3, 6kms, não mais. ainda hoje foi a penafiel nas mãos dela, são cerca de 80kms ir e vir, há cerca de 2 semanas foi ao porto, mas é 1 viagem de longe a longe. neste momento e da última vez que lhe peguei estava a fazer 12.4lts. reiniciei a média no "B" do CB.
até ao final do verão irei mudar as velas e ver se necessita de termostato. a temperatura da água tem marcado os 90º. já agora, velas iridium ou algumas mesmo adaptadas a GPL, aconselhas? é que isto é ainda tudo muito novo para mim.
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É pá como é que eu só vi agora este tópico?!?!
Bem resta-me desejar-te muita sorte com o carro e que tudo corra pelo melhor.
Realmente esse dístico é um horror (já li o tópico todo e sei que já o tiraste).
Vá, tens alguma coisa contra quem passa 1 anos até trocar de carro???
Dá trabalho, dores de cabeça, mas tenho-me saído bem
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostPara andar 3 km de cada vez não compravas GPL.
O meu gasta 11,5 GPL + 1 gasolina.
agora mais a sério, até setembro não vou quase sair de casa, daí nem ser sequer eu que ando com o carro. estou de licença e no final de agosto acabo o contrato. tem dias em que só vou guardar o seat (que dantes andava todos os dias nos últimos quase 13 anos e agora às vezes fica 2 dias sem sair da garagem) ou por o lixo na rua. sou uma mãe/dona a tempo inteiro.
a minha mulher é que anda com o carro, mas é só ir trabalhar e ir buscar qualquer coisa ou ir ao supermercado, que geralmente até sou eu quem vai. em relação às velas, o que é que tu tens no teu carro? compensa alguma coisa especial ou umas iridium chegam? não faço a mínima do que lá está.
Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostÉ pá como é que eu só vi agora este tópico?!?!
Bem resta-me desejar-te muita sorte com o carro e que tudo corra pelo melhor.
Realmente esse dístico é um horror (já li o tópico todo e sei que já o tiraste).
Vá, tens alguma coisa contra quem passa 1 anos até trocar de carro???
Dá trabalho, dores de cabeça, mas tenho-me saído bem
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um pequeno update, já que o tópico foi ressuscitado: fui buscar há pouco a minha mais velha a casa da minha sogra e os consumos deste depósito, com a viagem de ontem, baixaram para uns muito mais aceitáveis 10.1lts, com o CB a anunciar no total 9.6lts (o que até é mentira, embora não saiba ao certo qual o erro que tem).
o GTABARTH diz que anda 3kms por dia, mas já fez praticamente 1500kms em 7 semanas desde que o tenho, isto nos tais 3kms por dia.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postem duas semanas foi uma vez ao porto, outra a penafiel e outra a braga, além dos 3 ou 4kms diários. já deve dar uns 100kms por semana.
agora mais a sério, até setembro não vou quase sair de casa, daí nem ser sequer eu que ando com o carro. estou de licença e no final de agosto acabo o contrato. tem dias em que só vou guardar o seat (que dantes andava todos os dias nos últimos quase 13 anos e agora às vezes fica 2 dias sem sair da garagem) ou por o lixo na rua. sou uma mãe/dona a tempo inteiro.
a minha mulher é que anda com o carro, mas é só ir trabalhar e ir buscar qualquer coisa ou ir ao supermercado, que geralmente até sou eu quem vai. em relação às velas, o que é que tu tens no teu carro? compensa alguma coisa especial ou umas iridium chegam? não faço a mínima do que lá está.
tirei o dístico, mas dias depois voltei a pôr um igual. teve que ser. já agora, monovolumes vi uma C8 de 2008 baratinha, penso que 4500€, mas precisava de meter o sistema elétrico de novo. era "só" isso.
Esquece lá isso dessa C8 lol
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Velas.
Metes normais e trocas em intervalos de 20.000 kms ou 2 anos ou metes específicas para GPL e duram imenso.
Mete as habituais NGK, Champion, Bosch.
A questão é o preço.
Jogo de 4 velas destas 3 marcas custa cerca de:
- 15 € (normais)
- 60 € (GPL)
Eu ainda não meti as chamadas específicas para GPL, pois quando foi instalado o GPL tinha sido feita revisão antes, as velas eram novas e deu-se bem.
Costumo é trocar em intervalos de 20.000 em vez de 40.000.
Eu coloquei NGK BKR6EZ, para o teu são as BKR5EZ.Editado pela última vez por gtabarth; 09 July 2017, 22:31.
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Ora boas novamente! Vejam lá quem apareceu por aqui!
Após 8 meses de carro cá venho eu deixar algumas novidades para se entreterem. O stilo ainda cá anda, tornou-se logo no primeiro carro da casa, relegando o Leon para segundo plano. Tinha previsto fazer uns 15 mil ou mais por ano por força do trabalho, mas em Setembro fiquei a trabalhar a 13kms de casa, pelo que a média de 800 a 1000kms por mês tem-se mantido. O carro contava com 145500kms quando andei com ele as primeiras vezes e neste momento tem 153500. Até agora estou contente com o veículo, embora continue a dizer que aquilo é muito pastelão e ao mesmo tempo gasta que nem um burro. Cheguei a fazer umas miniférias no final de Agosto porque a minha esposa decidiu tirar uns dias para descansar e passámos pela régua e ficámos em viseu uns dias com as miúdas. na subida do marão aquela porcaria ia cada vez mais lenta, tendo eu chegado a meter uma 3ª a ver se desenvolvia. o estado do carro não era normal, parecia que abafava e de vez em quando lá ia mais rápido em reta sem ser a subir.
depois das férias combinei com o mecânico, mas comecei quase logo a trabalhar. entretanto deixei lá o carro uns dias depois e no final do primeiro dia o homem telefona-me e dizme que está pronto. fui buscá-lo e afinal não tinha mudado peça nenhuma e eram 20€. perdeu no entanto 2 horas de volta do stilo e limpou-lhe os circuitos e deve ter apagado alguns erros da centralina. mandou-me dar 1 giro que ia sentir bastantes diferenças. continua lento, mas 200% melhor do que estava!
entretanto umas semanas depois o carro foi abaixo algumas vezes, quer em pára arranca, quer a andar normalmente. ia abaixo ao relanti ou ao acelerar. desligava-se em ponto morto ou numa fila. num trajeto de cerca de 5 oou 6kms desligou-se uma série de vezes, uma das quais tive que encostar e deixar passar um autocarro, pois eu ia só com o lanço de uma pequena descida e dava à chave e aquilo só dava "problemas no motor" e "desligar o carro" e nada de pegar. resultado: começou a aparecer o aviso de falta de óleo e bateria e eu fulo, pois já pensava que tinha comprado um fiat uno. entretanto meto 1lt de óleo do continente e mais quase meio litro que o meu cunhado ainda tinha e no dia seguinte antes que partisse o motor e por indicação do mecânico, lá fui ter com ele à oficina. o carro estava sem líquido no radiador e sem ponta de óleo (exceto desde o dia anterior). o mecãnico a quem o comprei disse que tinha feito a revisão, mas afinal deve é ter acrescentado óleo ou assim. mudei os 3 filtros também (não tem um dos filtros como a maior parte dos carros) e desde então nunca mais deu sintomas de nada. já fui em deembro até ílhavo passear 2 dias e fez uma boa condução com uma media porreira em AE, abaixo dos 7,5lts.
as médias gerais continuam nos cerca de 10lts a gpl, mas nem tenho feito contas. é abastecer 10, 15, 20€ e siga ou então encher o depósito como esta 3ª feira, que o gás andava a ameaçar acabar desde o fim de semana. meti-lhe 45.71lts, paguei 31.91€ e ainda meti no cartão do continente 6.86€, pois tinha um talão de 0,15cênt. de desconto. ficou a 0,548€ o litro.
já vai dar para uns dias, pois ainda gasto cerca de 10€ por semana em gás, mesmo andando a controlar. gasolina é que gasto um pouco mais que a média dos carros a gpl, uma vez que faço muitas paragens ao final do dia para ir buscar as minhas filhas, parar no local de trabalho da minha mulher quando ela não está a dar formação em braga, ir ao supermercado, etc. daí que gaste mais que 1lt/100km, isto de média que muitos outros fazem.
queria ainda ver se o pintava para o início do verão, ando a matutar nessa ideia, mas por outro lado querem dissuadir-me de tal gasto e aplicá-lo em férias e noutras coisas. a ver vamos. não está mau, mas ao perto notam-se os toques das portas, um disfarce mal feito de algum toque que deram e mais alguns riscos que foram aparecendo desde que o comprei.
qualquer coisa mais têm fotos na página 8 e das páginas 7 à 9 têm as peripécias da compra e dos primeiros tempos de utilização. abraço a todos e qualquer coisa já sabem...
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Tenho andado com um Stilo com mais de 300.000kms e confesso que a qualidade do carro me surpreendeu.
Não aprecio muito a condução em si confesso, apesar de para as voltas do dia a dia ser muito confortável de suspensão e a direção leve para a altura.
Falo na qualidade porque de uma forma geral os materiais são bons, desde portas a tablier com material mole até ao vidro e porque mesmo com os kms que tem os ruídos parasita são muito poucos.
Outros pormenores que gostei foi o 2º porta luvas forrado a veludo, o amortecedor do capôt e o pilar A forrado.
De resto tem sido um carro fiável, apenas pequenas coisas mas tendo em conta a idade...
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boas tardes! sem ter grande tempo para dar notícias, o carro fez comigo 2 anos dia 16 de Maio. neste momento conta com mais praticamente 35 mil kms desde que o comprei, feitos 90% em trabalho. é o primeiro carro da casa, já que acabei por deixar o seat descansar muito mais. face ao valor que dei, 2850€ na altura, é mais lógico gastá-lo bem e o outro sempre se poupa mais. as médias a gpl andam neste momento abaixo dos 9, pese o trajeto nada favorável, com duas estradas de serra, curvas em gancho e subidas/descidas de 10 e 12%. sempre qu faço médias abaixo de 9 é vitória para mim (embora por vezes, especialmente ao final do dia, venha com o carro engatado a descer kms e kms e assim as médias ajudam imenso).
entretanto tenho tido algumas situações com o carro, quase todoas sem serem ligadas ao gpl. um tubo que estava roto e que me ficou por 250€, tendo eu ficado sem carro quase 1 semana, fui à revisão do gpl, saio de lá e o carro quase que não pega, indo abaixo vaiadas vezes, tendo eu ficado atravessado na estrada e uns kms depois tendo que camar mesmo o reboque em plenos semáforos, 1 centralina usada por 100€ mais codificação e montagem que me custou 70 ou 80€, já que o carro ia abaixo e cheguei a ter que chamar o reboque uma vez à noite, a 50kms de casa, por não conseguir por mais o carro a trabalhar e depois material de desgaste, travões à frente da ferodo, atrás normais, dois braços de suspensão (um já detetado na inspeção antes de o comprar) e que só foram mudados recentemente a 70€ cada e preciso de amortecedores atrás, embora na inspeção esta semana tenha passado sem marcas. um dia depois de ir à inspeção apareceu-me o aviso de avaria no airbag. lá terei que ir ao eletricista um destes dias, já que me parece que tenho que dividir a ficha do banco do pendura em duas. daqui a uns tempos se calhar também vai precisar de discos e tem ainda uma fuga de óleo, que na inspeção nada disseram e da qual soube dias antes quando fui por o braço da direção.
muito recentemente tenho andado com ideias de trocar o carro, pois a fazer 100kms por dia e a sair de manhãzinha e chegar ao final da tarde não tenho tempo nem disponibilidade para arranjar carros e muito menos ficar sem ele. é que ele tem tido um problema que parece não encontrar solução: o carro a gasolina soluça e anda praticamente sempre em 3 cilindros, perdendo imensa força e principalmente a baixas rotações. quase quem nem consigo subir pequenas inclinações. depois passo-o a gpl e parece um foguete (sem turbo). anda perfeitamente normal. nas tais subidas, no entanto, é raro conseguir dar-lhe mais de 60, só com muito lanço. a meio da subida e a 3/4 da mesma vou a 40 e a 30...
já fui no total a 6 pessoas diferentes, eu e o meu cunhado já demos voltas àquilo, já falei com várias pessoas, inclusive com carros a gás e mesmo essas dizem mal do gpl, relatando problemas de injetores, motor e afins. passei por mecânicos, eletricistas, fui a um instalador de gás e ninguém me descobre o problema. trocou-se inicialmente uma bobine, por detetar falha no 1º cilindro. depois deu falha no 4º. mudou-se a bobine de s+itio e nada. injetores foram o passo seguinte. experimentou-se com uns usados, continuou a dar o mesmo problema. a centralina foi trocada pela velha e não era daí, voltou a colocar-se a comprada recentemente. fui a um instalador do gás e disse-me que não deveria ser da centralina do gás. mediu os valores dos injetores e parece que um deles dá 11.* e os outros 17.* e poderá ser esse o problema. entretanto ando com o carro assim. a inspeção foi feita a gasolina e não detetaram nada, só quando falei disso é que acharam estranho, pois devia era falhar a gás, mas aí os valores estão certinhos.
ou seja, aliado a este problema há alguns problemas menores que me fazem querer desistir do carro, eu que o tenho defendido, pese a falta de potência que demonstra e o problema dos 3 cilindros. todos me dizem para despachar o carro, que não vale a pena investir mais nele. nem sei o que faça, mas com pouco dinheiro não se pode comprar grandes coisas (leia-se recentes). se calhar saio de um problema e meto-me noutro...
não desgosto do carrito, vinha bem cuidado era pertença de um irmão de um membro daqui do fórum e tinha sido apenas dele e da mãe, mas já nem sei o que faça...
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ainda agora saí num instante e quase a primeira luz a apitar foi o aviso do airbag...
quanto aos 3 cilindros, já me indicaram velas, injetores, junta da colaça, centralina e centralina do gás, etc e tal...
como dizes, não tenho tempo para ir ver stresses de carros, gostaria de nem perder tempo com isso, mas infelizmente não há euros para isso. depois mcom 3 mil euros não há hipótese de coisas boas...
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Substituir um chaço mesmo chaço por outro menos chaço - FOTOS Pág.8 + UPDATE Jan 2018
O carro aquece mais que o normal?
Tem havido consumo de anti-congelante?
São conhecidos problemas das centralinas do Stilo, normalmente são nas soldas que são fracas. Basta um reforço para ficar tudo ok.
Em relação comprar outro carro, qual é a tua ideia? Novo, Velho? Diesel ou GPL?
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Com esses problemas todos eu já o tinha posto a andar e arranjado um mais pequeno e recente por um valor baixo, mas passava a utilizar o Leon para fazer esses 100kms por dia, afinal de contas já não vai para novo, os carros são para usar e a diferença de custos não deve ser assim tão diferente do Bravo
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é um stilo, não é um bravo. antes fosse um T-JET!
Quanto à centralina, trocou-se e mesmo com o carro parado o mesmo falhava e estava a trabalhar em 3 cilindros. além do mais, quando se instalou o kit GPL ela foi mudada de sítio, passou de trás para a frente e está na lateral do cofre da bateria.
também não aquece mais que o normal, não há consumo de anti-congelante e anda bem na AE a 120/140 quando é preciso sem muito esforço, exceto em subidas. sei que não tem turbo, mas em subidas é desesperante se for devagar com ele, isto fora de AE. em AE e mesmo lançado vai perdendo velocidade, mas é menos notório.
um comercial para mim poderia ser uma opção, mas com 2 filhas teria que andar sempre a trocar de carro para poder ir buscar as duas e por semana mesmo não sendo todos os dias, ia precisar dos 5 lugares 2 ou 3 vezes pelo menos.
depois há outra questão, que +e a de não querer carros banais ou então, quando muito, cilindradas de eletrodoméstico. preferiria algo do segmento C aí pelo menos 1.6 a diesel até era capaz de me meter em GPL novamente, mas aqui em casa e arredores iriam logo linchar-me... mas continuo a dizer, não me queixo do GPL. os problemas são outros.
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Qual foi a centralina trocada? Da Fiat ou do kit de GPL?
Como estão os injectores de gasolina? E a bom de gasolina faz pressão suficiente?
Bobines, Cabos, Velas foi tudo verificado?
É normal que sintas falta de força em algumas subidas, afinal estamos a falar de um 1.6 de 100 cv aspirado. O problema é que estás habituado a motores turbo-diesel.
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