Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro automatico em subidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    A ideia central do tópico é analisar e eficiência, ou performance, das caixas automáticas em subidas, para o qual podemos tomar como padrão de comparação, as caixas manuais.

    Todos os aspetos são bem-vindos, sempre que relacionados com o tópico, creio que falar de consumos não vem ao caso. Para isso há outros tópicos.

    A questão das caixas automáticas serem inseguras ou não, só pretende estar relacionada com as caixas antigas e não está relacionada com as caixas automáticas serem inseguras por si próprias, mas sim com algum aspeto pratico que possa servir como base para uma utilização menos segura por parte do condutor.

    Conduzir em subidas implica todas as situações possíveis, e não só as mais rotineiras, e não só inclinações/traçados banais.

    Se temos que parar o carro numa subida com uma inclinação pronunciada, se a caixa é manual, vamos ter que levantar o carro com cuidado para ele não ir abaixo e começar a deslizar para trás. Aqui podemos ver um aspeto que não é por si próprio, uma insegurança da caixa manual, mas pode servir como base para uma situação menos segura.

    Se aparecem sistemas como o Hill Holder e similares, creio que por alguma coisa será. Por esta linha de raciocínio, podemos contrapor a opção automática e comparar.

    Se as caixas automáticas são inteligentes ou pouco inteligentes, se pensam certos aspetos ou não…não sei, para isso está a discussão do tópico…Devem ser mais sofisticadas que as antigas…

    Podemos ver o caso de um modelo da Rolls Royce que possui uma assistência do GPS para ler as curvas do circuito onde está, e assim influenciar as mudanças da caixa automática. Se neste caso, o objetivo será apurar o desempenho em pista, podemos perfeitamente ter um indício de que em algumas situações, por exemplo, subidas, uma caixa automática pode necessitar de uma intervenção adicional para melhor desempenho.

    Por isso entendo um pouco a posição do jogador89, mesmo assim, creio que se temos o cuidado de fazer o correto com a caixa manual…
    podemos então fazer o correto com a caixa automática? Ficamos até com uma opção com “Hill Holder natural”?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
      Olá a todos,

      Hoje em dia, as caixas automáticas ganharam mais protagonismo.

      Do tempo em que estas caixas eram residuais no meio do nosso parque automóvel, maioritariamente de 3 e 4 velocidades, em algumas conversas ouvi dizer que a caixa manual é mais segura em subidas. Não sei se é verdade ou não, eu já tive experiencia com a antiga caixa automática de 4, mas sempre em plano.

      Será que eram mais inseguras? Hoje em dia, para subidas é preferível uma caixa manual ou automática?
      é curioso, muitos dos primeiros carros que conheci com caixa automática foram comprados exactamente devido ao ponto de embraiagem nas subidas....
      Editado pela última vez por ExCon; 10 July 2017, 11:51.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
        A ideia central do tópico é analisar e eficiência, ou performance, das caixas automáticas em subidas, para o qual podemos tomar como padrão de comparação, as caixas manuais.

        Todos os aspetos são bem-vindos, sempre que relacionados com o tópico, creio que falar de consumos não vem ao caso. Para isso há outros tópicos.

        A questão das caixas automáticas serem inseguras ou não, só pretende estar relacionada com as caixas antigas e não está relacionada com as caixas automáticas serem inseguras por si próprias, mas sim com algum aspeto pratico que possa servir como base para uma utilização menos segura por parte do condutor.

        Conduzir em subidas implica todas as situações possíveis, e não só as mais rotineiras, e não só inclinações/traçados banais.

        Se temos que parar o carro numa subida com uma inclinação pronunciada, se a caixa é manual, vamos ter que levantar o carro com cuidado para ele não ir abaixo e começar a deslizar para trás. Aqui podemos ver um aspeto que não é por si próprio, uma insegurança da caixa manual, mas pode servir como base para uma situação menos segura.

        Se aparecem sistemas como o Hill Holder e similares, creio que por alguma coisa será. Por esta linha de raciocínio, podemos contrapor a opção automática e comparar.

        Se as caixas automáticas são inteligentes ou pouco inteligentes, se pensam certos aspetos ou não…não sei, para isso está a discussão do tópico…Devem ser mais sofisticadas que as antigas…

        Podemos ver o caso de um modelo da Rolls Royce que possui uma assistência do GPS para ler as curvas do circuito onde está, e assim influenciar as mudanças da caixa automática. Se neste caso, o objetivo será apurar o desempenho em pista, podemos perfeitamente ter um indício de que em algumas situações, por exemplo, subidas, uma caixa automática pode necessitar de uma intervenção adicional para melhor desempenho.

        Por isso entendo um pouco a posição do jogador89, mesmo assim, creio que se temos o cuidado de fazer o correto com a caixa manual…
        podemos então fazer o correto com a caixa automática? Ficamos até com uma opção com “Hill Holder natural”?
        actualmente tenho 2 carros auto em casa: Smax com cx dupla embraiagem 6v e um X1 com cx auto 8v com conversor de binário.

        a Smax nota-se a descair ligeiramente, mas aplicando um pouco mais de pressão no travão, é activado o hill holder, desactivado mal se comece a andar. Passa-se o mesmo com o X1, mas de forma mais suave. Curiosamente a cx do X1 é mais rápida (e menos indecisa) que a Ford, que apesar de ter a mesma tecnologia da DSG é bem pior que esta

        Comentário


          #34
          Eu tenho mercedes GLA caixa auto de 7 e corsa 2016 manual com hill holder e corsa 2002 e passat 2001.

          Posso dizer-te que o melhor a fazer subidas ingremes é o GLA.

          O hill holder com travao de mao nao funciona tao bem como com travao de mao electrico.

          Depois existe gasolina sem turbo a subir ravinas. Boa sorte comparando com algum automatico actual.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
            ...
            Conduzir em subidas implica todas as situações possíveis, e não só as mais rotineiras, e não só inclinações/traçados banais.

            Se temos que parar o carro numa subida com uma inclinação pronunciada, se a caixa é manual, vamos ter que levantar o carro com cuidado para ele não ir abaixo e começar a deslizar para trás. Aqui podemos ver um aspeto que não é por si próprio, uma insegurança da caixa manual, mas pode servir como base para uma situação menos segura.Se aparecem sistemas como o Hill Holder e similares, creio que por alguma coisa será...
            A descer também é tão perigoso como a subir.

            Comentário


              #36
              Qualquer caixa auto, minimamente moderna, e quando digo moderna, falo de caixas com 20-25 anos, detecta perfeitamente uma subida e coloca a mudança adequada, basta perceber atraves de acelerametros a inclinaçao do carro, esforço do motor, e esta feito. Nao percebo a duvida. Se mesmo assim nao for suficiente, pazada no acelerador e kick-down...

              Hoje em dia entao, conduzir um carro tipo Golf DSG é de longe melhor que qualquer manual, em tudo, economia, performance... Basta ver que um Golf DSG 1.6 TDI 115cv, tem um combinado inferior 0.2 a um manual, para quem diz que um auto nao consome menos, estudar melhor a liçao. Caixa menos eficientes entao é de rir..

              Subidas, qualquer carro auto ate em subidas mais ingremes, anda so com o levantar do travao, quanto mais se segurar.

              Desligas, o mesmo que subidas, com o efeito travao motor presente.

              Comentário


                #37
                Boas,

                A minha Toyota Auris HSD tem hill Holder pois descai em subidas a partir de 5/6%....

                Comentário


                  #38
                  Eu também era um "velho do restelo" nestas questões , mas agora com o V 40 com Geartronic, (apesar de se de conversor e binário) estou bastante convencido com eficácia desta estas caixas modernas! Muito bom!

                  Comentário


                    #39
                    O meu E39 com Cx auto de conversor de binário com 17 anos em sesimbra numa subida MUITO INCLINADA se tirar o pé do travão o carro NUNCA descai ,pelo contrario anda para a frente sozinho, ou entao se a subida for mesmo muito inclinada mantem se exatamente no mesmo sitio sem nunca descair.

                    Quanto á cx perceber se existe alguma subida ou nao, é obvio que ela nao sabe , ela ficará a saber que mudança adequada meter conforme a relaçao de esforço de motor e aceleraçao, por exemplo, o meu numa subida bastante inclinada nao passa a 2a tão sedo (1500 RPM) como se fosse em estrada plana , em vez disso mantem a primeira durante mais tempo e quando a acabo de subir , a cx automaticamente passa para a mudança mais adequada á minha velocidade naquele momento de menor esforço

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por carromaniaco Ver Post
                      Sobre a não ser segura nas subidas, também não compreendo o que pretendem dizer.
                      Agora tentarem dizer que é mais eficiente do que uma manual e que o aumento de consumo não significa nada, isso já não concordo.
                      O aumento do consumo deve-se porque não é tão eficiente como uma manual, tão simples como isso.
                      Agora se meteres um "calhau" a conduzir com uma caixa manual, é normal ele também fazer consumos mais elevados, não é qualquer pessoa que sabe usar convenientemente a caixa manual para economizar.
                      Tiveste uma segunda oportunidade, podias ter-te ido informar um bocado, mas preferiste repetir a mesma asneira.

                      Eu ilucido-te para ver se aprendes qualquer coisa: as caixas automáticas convencionais são menos eficientes porque têm conversor de binário em vez de embraiagem. Não tem nada a ver com a selecção das velocidades.

                      Agora vai ao google aprender o que é um conversor de binário para não dizeres mais asneiras.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                        A ideia central do tópico é analisar e eficiência, ou performance, das caixas automáticas em subidas, para o qual podemos tomar como padrão de comparação, as caixas manuais.
                        Confesso que não consigo entender onde queres chegar com essas questões, que para mim não têm pés nem cabeça.

                        Para fazerem essas "questões" decerto que desconhecem de todo o funcionamento de um automóvel com caixa automática. Só pode.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Tiveste uma segunda oportunidade, podias ter-te ido informar um bocado, mas preferiste repetir a mesma asneira.

                          Eu ilucido-te para ver se aprendes qualquer coisa: as caixas automáticas convencionais são menos eficientes porque têm conversor de binário em vez de embraiagem. Não tem nada a ver com a selecção das velocidades.

                          Agora vai ao google aprender o que é um conversor de binário para não dizeres mais asneiras.
                          Só para dizer que há cx's de conversor de binário soberbas e que nada devem as de dupla embraiagem, como por exemplo as steptronic 8v da BMW.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            Só para dizer que há cx's de conversor de binário soberbas e que nada devem as de dupla embraiagem, como por exemplo as steptronic 8v da BMW.
                            Não foi um fabricante alemão que disse que as de dupla embraiagem estão condenadas a longo prazo (sem ser nos desportivos) devido às tradicionais já serem tão boas que não justificava o investimento/preço?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                              Só para dizer que há cx's de conversor de binário soberbas e que nada devem as de dupla embraiagem, como por exemplo as steptronic 8v da BMW.
                              Essa é a zf de 8 velocidades?
                              Se for, fica a milhas de uma dsg, por exemplo.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                Não foi um fabricante alemão que disse que as de dupla embraiagem estão condenadas a longo prazo (sem ser nos desportivos) devido às tradicionais já serem tão boas que não justificava o investimento/preço?
                                Já tive as 3 tipologias de cx auto: DSG (Golf GTI e Smax), variação continua (Audi a6) e conversor binário (e93 e X1)

                                A pior foi a multitronic da Audi , tem muito arrasto e é aborrecida.
                                A DSG da VW foi a mais rápida mas a única que tive um problema (grave)
                                Gosto da do X1 8v com conversor.
                                Tenho ideia que a da Mercedes 9g tronic é como a da bmw
                                Para mim chegam ;)

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                  Essa é a zf de 8 velocidades?
                                  Se for, fica a milhas de uma dsg, por exemplo.
                                  Nos tração à frente é Aisin

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                    Nos tração à frente é Aisin
                                    As Gertronic da Volvo também são Aisin. Mas pudera, se não me engano são o maior fabricante de caixas auto do mundo certo?

                                    Comentário


                                      #48
                                      É japonesa e com a ligações à Toyota.
                                      Tenho uma geartronic 8v e é bastante agradável.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Carro automatico em subidas

                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                        Essa é a zf de 8 velocidades?
                                        Se for, fica a milhas de uma dsg, por exemplo.
                                        A milhas é exagerado... a que eu tenho é pior que a ZF
                                        Considero a ZF excelente e como disse tive um GTI com DSG, claro que é muitíssimo rápida, mas perde em suavidade para a ZF, no dia a dia a rapidez esbate-se

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                          Só para dizer que há cx's de conversor de binário soberbas e que nada devem as de dupla embraiagem, como por exemplo as steptronic 8v da BMW.
                                          As caixas de conversor vão ter sempre perdas energéticas associadas, mas serão sempre as melhores em conforto e suavidade. As DSG eram mais rápidas quando apareceram, mas actualmente as convencionais também já conseguem ser muito rápidas, mais rápidas do que alguma vez alguem vai precisar na estrada (quando começam a falar em x ou y milissegundos para trocar de velocidade já é medir pilas), e devido ao conversor não têm aquele "impacto" característico que torna as DSG desagradáveis em cidade.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            As caixas de conversor vão ter sempre perdas energéticas associadas, mas serão sempre as melhores em conforto e suavidade. As DSG eram mais rápidas quando apareceram, mas actualmente as convencionais também já conseguem ser muito rápidas, mais rápidas do que alguma vez alguem vai precisar na estrada (quando começam a falar em x ou y milissegundos para trocar de velocidade já é medir pilas), e devido ao conversor não têm aquele "impacto" característico que torna as DSG desagradáveis em cidade.
                                            Completamente de acordo!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                              A milhas é exagerado... a que eu tenho é pior que a ZF
                                              Considero a ZF excelente e como disse tive um GTI com DSG, claro que é muitíssimo rápida, mas perde em suavidade para a ZF, no dia a dia a rapidez esbate-se
                                              Eu tenho a zf na minha bmw e gosto, mas hesita muito em arranques rápidos e demora um bocado a reagir em algumas situações. Em modo sport, fica mais rapida, mas não arranca tão rápido como uma dsg!
                                              A zf é suave, mas acho a dsg ainda mais suave, principalmente a acelerar. As reduções na dsg, apesar de ultra rápidas, são um bocado bruscas (e às vezes prematuras).

                                              Comentário


                                                #53
                                                Nas DSG que conduzi irrita-me particularmente a mania de querer arrancar em segunda e ir ali a fazer ponto até já ir para aí a 20 ou 30, a não ser que se carregue mais no acelerador e aí reduz de repente e manda-se para as 4000 a arrancar como em Santarém. Obriga o condutor a saber usá-la e a conhecer estas manias.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Nas DSG que conduzi irrita-me particularmente a mania de querer arrancar em segunda e ir ali a fazer ponto até já ir para aí a 20 ou 30, a não ser que se carregue mais no acelerador e aí reduz de repente e manda-se para as 4000 a arrancar como em Santarém. Obriga o condutor a saber usá-la e a conhecer estas manias.
                                                  A powershift (dsg) da ford farta-se de arrastar no arranque e faz isso que dizes, na DSG do Golf notava-se bem menos

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Pelo que li, em donos de ambos os sistemas, preferem as DSG´s em condução rápida devido à sua rapidez, mas para o dia a dia gostam mais das tradicionais...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      O meu Mini tem caixa automática da Aisin com 6 velocidades e a Mini anuncia um consumo médio de 0,3 l/100 a mais do que o mesmo motor com caixa manual, eu pelo que tenho visto até acredito que esse valor esteja mais ou menos certo, mas a verdade é que acho que vale bem a pena esse pequeno custo a mais face ao conforto que dá, só tenho pena que não tenha 8 velocidades pois aí julgo que não haveria grandes diferenças de consumos pois em A.E. permitiria rolar a velocidades legais com muito pouca rotação.
                                                      No meu carro mesmo a arrancar em subidas íngremes nunca dei pelo carro a descair.
                                                      Por acaso tenho curiosidade em ver no futuro, quando quiser vender o carro se vai ser vantajoso ou prejudicial ter a caixa auto visto ser um modelo que raramente vem equipado com isso

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                        O meu Mini tem caixa automática da Aisin com 6 velocidades e a Mini anuncia um consumo médio de 0,3 l/100 a mais do que o mesmo motor com caixa manual, eu pelo que tenho visto até acredito que esse valor esteja mais ou menos certo, mas a verdade é que acho que vale bem a pena esse pequeno custo a mais face ao conforto que dá, só tenho pena que não tenha 8 velocidades pois aí julgo que não haveria grandes diferenças de consumos pois em A.E. permitiria rolar a velocidades legais com muito pouca rotação.
                                                        No meu carro mesmo a arrancar em subidas íngremes nunca dei pelo carro a descair.
                                                        Por acaso tenho curiosidade em ver no futuro, quando quiser vender o carro se vai ser vantajoso ou prejudicial ter a caixa auto visto ser um modelo que raramente vem equipado com isso
                                                        O teu é o novo 1.6?
                                                        Estranho não ser a cx 8v como tenho X1, pois a base é igual ao do mini
                                                        No meu caso é o 18d sdrive

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                                          Nos tração à frente é Aisin
                                                          Depende. No X1 a partir deste mes passa a ser uma dual clutch de 7.

                                                          Bmw X1 S20i:

                                                          Also improved is the 2.0-litre X1 sDrive20i, which receives further developments to its B48 four-cylinder engine but continues to produce unchanged outputs of 192hp. Standard transmission here is the 7-speed DCT replacing the outgoing 8-speed torque converter auto.
                                                          Editado pela última vez por Superfast; 11 July 2017, 07:23.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                            O teu é o novo 1.6?
                                                            Estranho não ser a cx 8v como tenho X1, pois a base é igual ao do mini
                                                            No meu caso é o 18d sdrive
                                                            É o novo, mas não é 1.6, é 1.5 3 cilindros diesel. No Série 1 com motor igual a caixa auto também é esta e julgo que o X1 com o 1.5 a caixa também é esta, mas neste caso não tenho a certeza. A BMW usa demasiadas caixas diferentes
                                                            Eu gosto muito da caixa do meu, não costuma ter hesitações, é rápida a meter as mudanças e muito fácil de controláramos com o pé direito qual a relação de caixa que pretendemos. Em modo Sport parece-me que ainda é mais rápida e não permite que as rotações baixem de perto das 2000 rotações, onde deve andar o melhor regi-me de binário o que faz com que o carro tenha muito boa resposta ao acelerador.
                                                            Ainda não vi qual é o plano de manutenção da mesma, mas mesmo que não faça referencia conto mudar de óleo a cada 60.000km porque "cheira-me" que este é um carro que vai estar muito tempo cá em casa, porque gosto muito dele e não vou arriscar na manutenção.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ja encontrei mas estou no telemovel: bmwblog.

                                                              UKL: plataforma para os fwd da BMW.

                                                              Usavam torque converter 6 ou 8. Vao passar para a DCT 7

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X