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Originalmente Colocado por RespectRequired Ver PostMas o interessante aqui é que a Tesla tinha a logística toda pronta e a funcionar. Os clientes é que não aderiram à ideia.
E isso é válido até para baterias. Que são as "minhas baterias" e não baterias partilhadas.
Os millenials vão-se desprendo mais deste culto, não só visão diferente como necessidade, mas as gerações mais velhas "respiram posse" de tudo.
Basta ver o fenómeno das pessoas irem "todas" sozinhas no carro para o trabalho quando não raras vezes têm vizinhos que fazem uma deslocação semelhante e podiam dividir carro e despesas incluindo até a avença do estacionamento se fosse caso disso.
Originalmente Colocado por RespectRequired Ver PostO problema de carregar rápido, é que degrada as baterias.
Eu uso carregadores "de iPad" para carregar os meus iPhones mas já sei que vou "derreter" a bateria muito mais rapidamente.
Fast charging dos OnePlus por exemplo, isso sim é muito rápido, 60% em 30m
Ou algo do género. É muito bom.
Agora se dá saúde à bateria? Isso já se sabe que não.
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A Tesla fez um estudo pelos clientes e chegou à conclusão que estes não queriam a opção de troca de bateria.
O carregamento rápido só prejudica quando a bateria não é arrefecida, pois o principal inimigo das baterias é o calor.
Quanto à questão do velocímetro, gostava de saber quantas pessoas aqui é que já se sentaram mesmo no model 3, para dizerem o que o dizem
Há um user noutro fórum que colocou o tablet dele no carro dele mais ou menos na mesma posição que está o ecrã do model 3 e fez até um vídeo onde mostrou perfeitamente que isso é um non-issue...
Quanto ao resto do interior, claro que já se sabe que bonito, bonito, é ter milhares de botões em que a tinta se descasca toda e se demora horas a procurar pelo botão certo
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostSó mais uma nota este interior do Model 3 a juntar a ideia da Nissan de ter só um pedal, até dá ideia que querem voltar a fazer com que as pessoas não se interessem pelos carros eléctricos
E só quem nunca experimentou isso, especialmente em condução urbana, é que não faz a mínima ideia do conforto que é. Anos de luz à frente de qualquer outra condução
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostQuanto ao resto do interior, claro que já se sabe que bonito, bonito, é ter milhares de botões em que a tinta se descasca toda e se demora horas a procurar pelo botão certo
Se for com uma condução 100% autonoma isso não é um problema, como isso ainda não é uma realidade, conduzir e tratar dessas coisas coisas exclusivamente num tablet na consola central
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostOne pedal driving não significa só um pedal... que autêntica tolice que aí vai
E só quem nunca experimentou isso, especialmente em condução urbana, é que não faz a mínima ideia do conforto que é. Anos de luz à frente de qualquer outra condução
O tablet podia ser mais pequeno, mas prefiro esta posição (horizontal) do que a do model s.
Podia era ter um quadrante, para dar alguma vida ao interior.
O volante devia não ter botão nenhum, pois esses botões têm um ar tão fatela!!!
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Eu também acho que deve haver um qualquer indicador de velocidade em frente ao condutor de modo a que o mesmo não tenha de olhar para o lado, seja um tradicional velocímetro, seja um headup display ou seja uma solução de ter apenas uma faixa com a velocidade como por exemplo tem o McLaren 720S, quando o velocímetro recolhe e semelhante também ao que a Ferrari oferece para o passageiro.
Quanto ao resto do carro, não gosto da frente e daqueles faróis mas a traseira e o perfil para trás do pilar a estão bons e o preço 35000 dólares tendo em conta as prestações e o facto de ainda ter incentivos fiscais importantes mesmo nos EUA não me parece caro quando se compara com um vulgar série3 ou classe C a gasolina. Aqui em Portugal se começar nos 50mil também não é caro, apenas uns 5mil euros mais caro do que os rivais premium mainstream com bastante menos potência e se comparado com o i3 ou com o Zoe fica barato.
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Originalmente Colocado por rcontra Ver PostNão é igual a um carro auto?
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostContinuas a ter os 2 pedais (acelerador e travão). A diferença é que no modo "one pedal driving" (ou ecopro+ no caso do i3), assim que largas o acelerador, o carro trava totalmente, sem necessitares de carregar no travão. Inclusive, até as luzes de travão acendem, para avisar os condutores atrás
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Originalmente Colocado por gfrmartins Ver PostA minha questão é mudar a climatização, verificar a velocidade, mudar o radio, seguir as instruções de navegação, etc apenas naquele tablet sem tirares os olhos da estrada por longos periodos de tempo.
Se for com uma condução 100% autonoma isso não é um problema, como isso ainda não é uma realidade, conduzir e tratar dessas coisas coisas exclusivamente num tablet na consola central
Os de desembaciamento sao um exemplo...
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostOne pedal driving não significa só um pedal... que autêntica tolice que aí vai
E só quem nunca experimentou isso, especialmente em condução urbana, é que não faz a mínima ideia do conforto que é. Anos de luz à frente de qualquer outra condução
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostTambem acho tolice, mas parece ser mesmo real: https://www.youtube.com/watch?v=V35o...c&spfreload=10
O botão apenas permite activar o modo de condução com apenas um pedal, se o condutor o quiser.
Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostO Elon nunca vai ser como o Steve Jobbs, porque o Elon é um engenheiro, o Steve era um vendedor
Claro que para chegar a onde está o Elon também tem que ter alguma abilidade nesse campo mas a diferença entre o tipo de personalidade entre uma e outra profissão é abismal.
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É de um profundo exagero esta conversa do velocímetro.
Vi agora o vídeo que o MKBHD recentemente postou no YouTube, foi um dos convidados a experimentar o carro e relatou a experiência.
Parece um pequeno clip de um filmagem que apanha o dashboard todo, e da perfeitamente para ver algumas coisas:
1- o ecrã está quase ao lado do volante como seria lógico para estar mais acessível ao condutor já que é de lá que controla tudo.
2- o velocímetro está no canto superior esquerdo do ecrã.
3- o desvio do olhar é ligeiro, e perfeitamente seguro.
4- se tiver atrás do volante, não se tem de desviar o olhar da mesma forma? Eu pelo menos a olhar para a estrada em frente não consigo ver ou ter percepção do quadrante... Portanto, lógica da falta de segurança?
Parece mais um ponto a criticar porque sim, que realmente uma falha de design.
Já controlar tudo do ecrã parece menos ergonomico. Chegando ao extremo de não haver nenhuma ventilação sem ser uma gigante que vai de um lado ao outro só tablier, a saída do ar é controlada pelo ecrã... Portanto, aqui sim podemos falar de segurança, que em fez de rodar umas flaps, estar a andar em menus num tablet para controlar a saída do ar enquanto se conduz...
Também não esquecer a intenção clara de condução autonomia, daí também está tipo de design.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostÉ de um profundo exagero esta conversa do velocímetro.
Vi agora o vídeo que o MKBHD recentemente postou no YouTube, foi um dos convidados a experimentar o carro e relatou a experiência.
Parece um pequeno clip de um filmagem que apanha o dashboard todo, e da perfeitamente para ver algumas coisas:
1- o ecrã está quase ao lado do volante como seria lógico para estar mais acessível ao condutor já que é de lá que controla tudo.
2- o velocímetro está no canto superior esquerdo do ecrã.
3- o desvio do olhar é ligeiro, e perfeitamente seguro.
4- se tiver atrás do volante, não se tem de desviar o olhar da mesma forma? Eu pelo menos a olhar para a estrada em frente não consigo ver ou ter percepção do quadrante... Portanto, lógica da falta de segurança?
Parece mais um ponto a criticar porque sim, que realmente uma falha de design.
Já controlar tudo do ecrã parece menos ergonomico. Chegando ao extremo de não haver nenhuma ventilação sem ser uma gigante que vai de um lado ao outro só tablier, a saída do ar é controlada pelo ecrã... Portanto, aqui sim podemos falar de segurança, que em fez de rodar umas flaps, estar a andar em menus num tablet para controlar a saída do ar enquanto se conduz...Também não esquecer a intenção clara de condução autonomia, daí também está tipo de design.
A modo semi-piloto será standard no modelo base um dia, percebe-se que por enquanto tem de ser pago.
Quanto à discussão do velocímetro do canto, não me surpreendeu nada.
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Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver PostAí é que está, não há problemas nenhuns de segurança se, quando estás a mexer no écrã, estás em modo semi-autopiloto.
A modo semi-piloto será standard no modelo base um dia, percebe-se que por enquanto tem de ser pago.
Quanto à discussão do velocímetro do canto, não me surpreendeu nada.
Mas o Model 3 não é o único com falhas de design a este nível. É apenas o culminar de uma tendência.
Basta olhar para os carros de hoje em dia, que concentram cada vez mais funções só acessíveis através de um ecrã tátil... o que será sempre uma má solução de design, do ponto de vista do condutor.
Quando acontecer nível 4 de autonomia (ainda nem existem regulamentos para nível 3), e os carros passarem a ser salas de estar auto-móveis, estas discussões não interessam para nada.
Mas até lá, ainda haverá um tipo atrás do volante. Pelo que há que ter em conta que ele precisa de aceder a diversas funções em andamento.
Convém minimizar o tempo em que ele desvia os olhos da estrada, seja para carregar ou manipular algum tipo de comando, seja para visualizar, ou não (audição também entra na equação), o resultado das suas acções.
E neste caso, um botão ou um manípulo de qualquer espécie continua a ser uma solução superior.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostNão deixa de ser um problema de segurança, porque o modo semi-autónomo não será a norma... e além disso, obriga a estar sempre atento à estrada. Daí o semi...
Mas o Model 3 não é o único com falhas de design a este nível. É apenas o culminar de uma tendência.
Basta olhar para os carros de hoje em dia, que concentram cada vez mais funções só acessíveis através de um ecrã tátil... o que será sempre uma má solução de design, do ponto de vista do condutor.
Quando acontecer nível 4 de autonomia (ainda nem existem regulamentos para nível 3), e os carros passarem a ser salas de estar auto-móveis, estas discussões não interessam para nada.
Mas até lá, ainda haverá um tipo atrás do volante. Pelo que há que ter em conta que ele precisa de aceder a diversas funções em andamento.
Convém minimizar o tempo em que ele desvia os olhos da estrada, seja para carregar ou manipular algum tipo de comando, seja para visualizar, ou não (audição também entra na equação), o resultado das suas acções.
E neste caso, um botão ou um manípulo de qualquer espécie continua a ser uma solução superior.
São scroll vertical, click horizontal. Para mudar as funções, vais ao menu fixo embaixo do écrã.
Também vai haver voice control, não sei até que ponto vai ser um bom voice control, se der para controlar essas funções com comandos, então não é preciso botões.
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Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver PostAinda não consegui confirmar se tem ou não, mas com Head Up Display fica logo resolvido.. Tenho um carro com instrumento a meio e é mesmo uma questão de habituação (Citroen C4)
É o mesmo que o design de caixas automáticas em vários carros nos EUA, como o Grand Cherokee que depois levam a problemas porque certas pessoas ficam sem perceber ao certo como funcionam.
E olha, tu podes-te ter habituado ao C4, mas eu quando andei de Cactus uma coisa que detestei foi a ausência de conta-rotações.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
Quanto ao resto do interior, claro que já se sabe que bonito, bonito, é ter milhares de botões em que a tinta se descasca toda e se demora horas a procurar pelo botão certo
E olha, quanto a procurar o botão certo basta passar a mão sobre a consola central e usando o sentido do tacto e o posicionamento, identifico fácilmente o botão em que quero carregar.
Se tens dificuldades em encontrar o botão certo na consola central, espero que também não sofras esse problema com o "botão" das mulheres. Realmente, existem muitos homens com problemas nisso. Devem ser os mesmo que gostam de ecrã tácteis...
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver PostNão sei em que chaços é que andas porque até no meu velhinho Astra de 98 os botões estão em estado impecável...
E olha, quanto a procurar o botão certo basta passar a mão sobre a consola central e usando o sentido do tacto e o posicionamento, identifico fácilmente o botão em que quero carregar.
Se tens dificuldades em encontrar o botão certo na consola central, espero que também não sofras esse problema com o "botão" das mulheres. Realmente, existem muitos homens com problemas nisso. Devem ser os mesmo que gostam de ecrã tácteis...
Quanto ao resto, tu lá sabes os problemas que tens com mulheres.. de certeza que experiência em falhanços não te deve faltar, da forma como falas...[emoji12]
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostQualquer chaço alemão de determinada marca muito adorada por estes fóruns, mesmo quando os clientes são enganados anos a fim...
Quanto ao resto, tu lá sabes os problemas que tens com mulheres.. de certeza que experiência em falhanços não te deve faltar, da forma como falas...[emoji12]
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Mas falando mais a sério, muitas vezes os fabricantes exageram naquilo que cortam e no que inventam nos modos de interacção do utilizador com o carro.
Muitas vezes os designs que aguentaram melhor a passagem do tempo são os melhores porque também a esmagadora maioria das pessoas já interagiu com eles.
E um carro não é um smartphone. É uma máquina que pesa mais de uma tonelada e em que erros na interacção ou perdas de atenção momentâneas podem originar situações dramáticas.
Excluir um painel de instrumentos dos olhos do condutor e mover todos os comandos para um ecrã táctil são escolhas muito discutíveis, e não têm que ser defendidas com unhas e dentes.
Nem tudo o que a Tesla faz é bem feito e não caem os parentes na lama a ninguém por os criticarem mesmo que sejam fãs. Ninguém vos ataca pessoalmente ao criticar decisões discutíveis em termos ergonómicos de uma empresa que apreciam (e que eu aprecio mesmo muito também).
Eu acho que é bastante claro que a prioridade da Tesla não está nada virada para o condutor com o Model 3. E como alguém que gosta de conduzir, esta retirada de instrumentos importantes para um condutor chateiam-me. Mesmo que venham a ter condução autónoma ainda não têm, e mesmo que tivessem, tendo a opção de conduzir "manualmente" seria bom ter os instrumentos para o condutor.
Se tiver "head-up display" isto também é uma discussão irrelevante.Editado pela última vez por Rosmano; 01 August 2017, 10:31.
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