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Mazda vai apresentar em Frankfurt motor a gasolina com consumos de um motor Diesel.

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    #61
    Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
    Porque...?

    Só se a redução de combustível dos 30% verificar-se também em altos regimes... E AINDA se conseguir produzir motores de 2l com aproximadamente 400 nm de binário e muito boa fiabilidade...

    Nesse caso sim, adeus diesel. Caso contrário, só se for o Estado a proibir, o que não duvido que o faça. O Estado é muito bom a matar a indústria automóvel.

    A questão é: e os híbridos/eléctricos como é que ficam na figura? Sim, esta tecnologia (que não é nova, apenas a Mazda foi a primeira a conseguir implementar com bons índices de fiabilidade) tem tudo o que a Mazda afirma em voz alta: calma com os carros a pilhas que o motor de combustão interna ainda tem muito para evoluir.
    Do que se lê na autohoje o sistema funciona com ignição e com ignição por compressão, sendo que a baixas rotações por ignição e precisamente a altas por compressão....

    O motor 1.5 tem 13:1 de compressão.

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      #62
      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
      Atenção que são escalas diferentes. O modo como são aferidas faz com que nem exista uma equivalência exacta.

      No entanto é mais ou menos aceite que 91 americana é a nossa SC95.
      São testes diferentes, RON vs MON. O MON (usado pelos americanos) é mais exigente e mais próximo das condições de funcionamento reais de um motor.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
        Já se safaram... tiveram o mesmo motor montado num Mazda 2, que rolou 1 milhão de km no Japão sem qualquer problema, só com trocas de óleo e troca de um tubo (já não sei de quê).

        Li esse ensaio no início do ano, numa publicação inglesa por isso presumo que tenha sido um teste feito em 2016...

        Pelo que sei, a Mercerdes já desistiu dessa ideia. Nunca conseguiram resolver o problema do knock
        Mas quantos desse milhão de quilómetros foram passados mesmo em funcionamento HCCI? A questão é essa, quando o motor não consegue funcionar assim volta a funcionar como um motor a gasolina normal, e bebe como um motor a gasolina normal. Por isso se funcionar assim 5% do tempo não dá para o trabalho.

        É como os motores de carga estratificada quando surgiram que também tinham uma eficiênca brutal...mas só quando ias ali a 1/4 de acelerador às 2000rpm porque o resto do tempo voltava a funcionar como um motor normal e por isso na prática bebiam praticamente o mesmo que os outros.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
          Do que se lê na autohoje o sistema funciona com ignição e com ignição por compressão, sendo que a baixas rotações por ignição e precisamente a altas por compressão....

          O motor 1.5 tem 13:1 de compressão.
          Do que li não foi isso que percebi... pensei que iria deixar de ter sistema de velas por completo, a não ser para o arranque (um pouco à semelhança dos diesel com incandescência).

          O motor 1.5 a que me estava a referir era o diesel. Este tem 14:1. O motor otto não sei

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            Mas quantos desse milhão de quilómetros foram passados mesmo em funcionamento HCCI? A questão é essa, quando o motor não consegue funcionar assim volta a funcionar como um motor a gasolina normal, e bebe como um motor a gasolina normal. Por isso se funcionar assim 5% do tempo não dá para o trabalho.

            É como os motores de carga estratificada quando surgiram que também tinham uma eficiênca brutal...mas só quando ias ali a 1/4 de acelerador às 2000rpm porque o resto do tempo voltava a funcionar como um motor normal e por isso na prática bebiam praticamente o mesmo que os outros.
            Pelo que entendi o motor funciona sempre em modo HCCI a não ser no arranque e aquecimento... mas posso estar enganado. Um pouco à semlahnça do que fazem com a taxa de compressão reduzida nos diesel. As válvulas de escape só abrem na admissão até o motor estar à temperatura de funcionamento.

            Comentário


              #66
              Deixo aqui dois vídeos sobre o assunto do nosso amigo "engineering explained"

              Motores HCCI

              Comentário


                #67
                Motores HCCI Mazda



                E o que escrevi no outro tópico:

                De forma muito resumida, os motores Skyactiv com esta tecnologia (HCCI) continuam a ter velas de ignição porque é impossível, até ver, controlar a ignição em certas situações como arranques a frio em que não tens temperatura no cilindro para ter ignição do combustível ou então, o cenário inverso em que a temperatura é muito elevada e podes ter pré-ignição.

                Portanto, para andar na cidade, usa na mesma a vela de ignição para a combustão.
                Para andar a ritmos constantes tipo autoestrada, utiliza a compressão do pistão para fazer a ignição e é aqui que vêm os grandes ganhos de eficiência devido à mistura mais pobre.

                Comentário


                  #68
                  Mais uma notícia da Mazda, desta vez na BBC


                  https://www.google.lu/amp/www.bbc.co...iness-40873093

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    Mas quantos desse milhão de quilómetros foram passados mesmo em funcionamento HCCI? A questão é essa, quando o motor não consegue funcionar assim volta a funcionar como um motor a gasolina normal, e bebe como um motor a gasolina normal. Por isso se funcionar assim 5% do tempo não dá para o trabalho.

                    É como os motores de carga estratificada quando surgiram que também tinham uma eficiênca brutal...mas só quando ias ali a 1/4 de acelerador às 2000rpm porque o resto do tempo voltava a funcionar como um motor normal e por isso na prática bebiam praticamente o mesmo que os outros.
                    Percebeste mal o funcionamento (até agora revelado) do HCCI. Só em baixas temperaturas é que a vela de ignição deverá funcionar como um motor q gasolina normal, ou seja, 3 ou 4 minutos quando arrancas de manhã

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                      Motores HCCI Mazda



                      E o que escrevi no outro tópico:

                      De forma muito resumida, os motores Skyactiv com esta tecnologia (HCCI) continuam a ter velas de ignição porque é impossível, até ver, controlar a ignição em certas situações como arranques a frio em que não tens temperatura no cilindro para ter ignição do combustível ou então, o cenário inverso em que a temperatura é muito elevada e podes ter pré-ignição.

                      Portanto, para andar na cidade, usa na mesma a vela de ignição para a combustão.
                      Para andar a ritmos constantes tipo autoestrada, utiliza a compressão do pistão para fazer a ignição e é aqui que vêm os grandes ganhos de eficiência devido à mistura mais pobre.
                      E na cidade também dependerá digo eu. O sistema start/Stop da Mazda também é diferente.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                        Mais uma notícia da Mazda, desta vez na BBC


                        https://www.google.lu/amp/www.bbc.co...iness-40873093
                        É isto o mais importante:

                        "Japanese carmaker Mazda has developed a more efficient petrol engine at a time when the industry steers toward electric vehicles"

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Credo ! então como é que os carros europeus lá se safam ? tipo BMW 330i, etc. Levam algum aditivo?
                          Os americanos têm medidas diferentes para tudo, e o facto de a gasolina premium ter numeração 91 não significa que seja equivalente à 91 europeia. Na realidade é mais ou menos equivalente à nossa 98. Senão, como iam a Porsche ou a Ferrari vender carros no mercado americano?

                          Comentário


                            #73
                            Mas um link, da própria Mazda, a taxa de compressão é... 30:1!

                            https://insidemazda.mazdausa.com/the...cetag=SOC10449

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                              qualquer motor a gasolina com turbo apresenta consumos identicos a um diesel, aliás tendo em conta que 1L de diesel pesa 900g e tem mais energia e 1L de gasolina pesa 700g e tem menos energia os motores a gasolina já são mais eficientes.
                              O que significa que quem paga 26 cêntimos de imposto a mais em litro de gasolina, que é 20 e tal por cento menos densa em carbono que o diesel, está a ser ROU-BA-DO. Parece impossível como os tugas ainda consentem assim numa boa.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                Mas um link, da própria Mazda, a taxa de compressão é... 30:1!

                                https://insidemazda.mazdausa.com/the...cetag=SOC10449
                                Enquanto uns andam a brincar aos 3 cilindros, a Mazda...bem...30:1...é caso para dizer que em breve anda a "ar"
                                Editado pela última vez por MartinsTM; 08 September 2017, 17:29.

                                Comentário


                                  #76
                                  Um sucessor ao RX8 com melhores consumos (e emissões, para efeitos legais) seria o sonho de qualquer amante dos carros RX da mazda.
                                  No entanto, os motores HCCI variam a compressão por abertura/fecho das válvulas. Como vão fazer isso num motor Wankel que nem usa válvulas?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                    Mas um link, da própria Mazda, a taxa de compressão é... 30:1!

                                    https://insidemazda.mazdausa.com/the...cetag=SOC10449
                                    "This enables the engine to operate on air/fuel ratios exceeding 30:1, rather than the conventional 14.7:1"
                                    A relação ar/combustível é 30:1 (14.7:1 num motor convencional) e não a taxa de compressão.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
                                      "This enables the engine to operate on air/fuel ratios exceeding 30:1, rather than the conventional 14.7:1"
                                      A relação ar/combustível é 30:1 (14.7:1 num motor convencional) e não a taxa de compressão.
                                      Estava a ver... daqui a pouco nem tinha espaço para as válvulas

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Sauce Ver Post
                                        Um sucessor ao RX8 com melhores consumos (e emissões, para efeitos legais) seria o sonho de qualquer amante dos carros RX da mazda.
                                        No entanto, os motores HCCI variam a compressão por abertura/fecho das válvulas. Como vão fazer isso num motor Wankel que nem usa válvulas?
                                        Vamos ter de esperar pelo centenário da marca para ver para que servem os lasers

                                        Comentário


                                          #80
                                          em Portugal não tem motor flex?

                                          Comentário

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