Originalmente Colocado por typerfan
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Mazda vai apresentar em Frankfurt motor a gasolina com consumos de um motor Diesel.
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Portugal não é o mundo, e não foi a pensar em Portugal que a Mazda lançou este motor.
Aliás, os locais de maior venda da Mazda, diria que o Diesel não é o combustível mais usado em ligeiros de passageiros. Logo em Portugal pode não compensar, mas é um local de pouco relevo para a marca que mal vende cá.
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O futuro dos carros vai ser na ultima fase o hidrogeneo, por ora será gasolina hibrido e electrico, o diesel está cada x mais riscado, se fizerem um motor a gasolina que só consuma que seja mais 0,5 L que o diesel é KO, digam o que disserem a unica vantagem do diesel é ser barato o resto são tudo desvantagens, é experimentar um carro turbo a gasolina com boa potencia e binario
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A Mercedes já anda a desenvolver isto há anos, falta ver é motores destes que consigam funcionar com fiabilidade em condições normais de estrada.
No laboratório isto sempre foi uma ideia fantástica, mas o ponto de auto-ignição varia com muitas coisas difíceis de controlar como temperatura do ar, superfícies e combustível, pressão atmosférica, humidade, qualidade do combustível etc. Vamos ver como se safam.
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Inovar é sempre bom... só não percebo como é que os motores ainda não gastam 0.01 aos 100 .
De 2/2 ou 3/3 anos, desde o início do século, todas as marcas têm apresentado tecnologia revolucionarem que diminui os consumos em 10, 20 ou 30%....
Resumindo... é melhor tirar sempre uma casa decimal a estes anúncios bombásticos.
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tonyV
O knock control da Mazda nos skyactiv (com a respectiva taxa de compressão) diz o contrário. Lleva desde 95 a E30 sem mexer....e muitos só mexem (e não é no knock control....nem os "toninhos" se atrevem) a partir de E85. Complicadíssimo....
A verdade é que falando de reduções de consumo o sprintmotor revela bem quem fez e faz marketing e quem deixa os números reais falar por si
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A ideia é interessante, resta ver a aplicação prática, e o que o aumento da taxa de compressão implica, normalmente custos de produção mais elevados, ou então baixa fiabilidade.
A Mazda andou décadas para provar que os motores rotativos eram uma maravilha, depois de ter provado que podiam ganhar corridas e eram competitivos, desistiram de anos de pesquisa e desenvolvimento, pois era muito dispendioso versus fiabilidade.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostCredo ! então como é que os carros europeus lá se safam ? tipo BMW 330i, etc. Levam algum aditivo?
No entanto, não é só a gasolina que muda, a legislação de emissões da América do Norte também é diferente e não é comum existirem por isto motores idênticos mas com rendimentos diferentes, o que normalmente implica uma perda de potência.
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Originalmente Colocado por eu Ver PostSe isto for mesmo verdade, não existirem efeitos secundários e o motor for fiável, podemos estar perante (mais um) atestado de óbito ao diesel...
Só se a redução de combustível dos 30% verificar-se também em altos regimes... E AINDA se conseguir produzir motores de 2l com aproximadamente 400 nm de binário e muito boa fiabilidade...
Nesse caso sim, adeus diesel. Caso contrário, só se for o Estado a proibir, o que não duvido que o faça. O Estado é muito bom a matar a indústria automóvel.
A questão é: e os híbridos/eléctricos como é que ficam na figura? Sim, esta tecnologia (que não é nova, apenas a Mazda foi a primeira a conseguir implementar com bons índices de fiabilidade) tem tudo o que a Mazda afirma em voz alta: calma com os carros a pilhas que o motor de combustão interna ainda tem muito para evoluir.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostÉ bem...
Andaram anos a fio a reduzir a compressão dos Diesel e agora querem fazer o aumento aos motores a gasolina?
Já agora, isso funciona com que gasolina? SC95 duvido que sirva...
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostA Mercedes já anda a desenvolver isto há anos, falta ver é motores destes que consigam funcionar com fiabilidade em condições normais de estrada.
No laboratório isto sempre foi uma ideia fantástica, mas o ponto de auto-ignição varia com muitas coisas difíceis de controlar como temperatura do ar, superfícies e combustível, pressão atmosférica, humidade, qualidade do combustível etc. Vamos ver como se safam.
Li esse ensaio no início do ano, numa publicação inglesa por isso presumo que tenha sido um teste feito em 2016...
Pelo que sei, a Mercerdes já desistiu dessa ideia. Nunca conseguiram resolver o problema do knock
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostA ideia é interessante, resta ver a aplicação prática, e o que o aumento da taxa de compressão implica, normalmente custos de produção mais elevados, ou então baixa fiabilidade.
A Mazda andou décadas para provar que os motores rotativos eram uma maravilha, depois de ter provado que podiam ganhar corridas e eram competitivos, desistiram de anos de pesquisa e desenvolvimento, pois era muito dispendioso versus fiabilidade.
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostA Mazda andou décadas para provar que os motores rotativos eram uma maravilha, depois de ter provado que podiam ganhar corridas e eram competitivos, desistiram de anos de pesquisa e desenvolvimento, pois era muito dispendioso versus fiabilidade.
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Fica aqui uma ideia dos actuais SKYACTIV-D e como já em 2011 conseguiam cumprir as normas EURO-6 sem recurso a ADblue ou coisas do género.
https://www.youtube.com/watch?v=4UGHBpC-Rmo
Em desenho (Mazda Austrália): https://www.youtube.com/watch?v=FzTnP-DQX48&t=6s
Confirmo que o aquecimento do motor é bastante rápido (essencial para este tipo de baixa compressão). Em 2/3 km tenho o motor à temperatura de 90.º C. Sempre o atribuí a este sistema de retorno nas válvulas de escape.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostNa América do Norte, a maioria dos postos vende 87, 89 e 91 octanas.Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostCredo ! então como é que os carros europeus lá se safam ? tipo BMW 330i, etc. Levam algum aditivo?
Como referido, o método de "octanagem" deles, é diferente do europeu.
Daí que uma SC91 deles é +- equivalente à SC95 europeia.
E já agora, mesmo na Europa em alguns países até é possível de encontrar SC 91.
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Originalmente Colocado por Zarb Ver PostO único problema dos rotativos são as normas ambientais. Caso não o fossem, já o RX-9 estaria cá fora a fazer a delícia de muita gente
http://jalopnik.com/obscure-japanese...-rx-1797017101
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