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    Isto é tudo muito complexo, e irá haver sempre opiniões divergentes no que aos automóveis dos respeito.
    Naturalmente, nós que somos "apaixonados" por este mundo gostávamos de ter menos entraves para possuir coisinhas melhores, e agora eu pergunto, não é legítimo quem está no reverso da medalha ficar satisfeito com esta "perseguição" aos aotomoveis?

    Bem sabemos que os automóveis são parte essencial de receitas que deveriam ser usadas para melhorar o nosso país física e socialmente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
      Isto é tudo muito complexo, e irá haver sempre opiniões divergentes no que aos automóveis dos respeito.
      Naturalmente, nós que somos "apaixonados" por este mundo gostávamos de ter menos entraves para possuir coisinhas melhores, e agora eu pergunto, não é legítimo quem está no reverso da medalha ficar satisfeito com esta "perseguição" aos aotomoveis?

      Bem sabemos que os automóveis são parte essencial de receitas que deveriam ser usadas para melhorar o nosso país física e socialmente.
      Como assim? O carro hoje, especialmente em portugal onde todos querem/precisam ter um, não é um bem apenas acessíveis às classes mais abastadas.

      Aliás esse é o problema do imposto sobre os produtos petrolíferos, paga o rico como paga o pobre.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        Como assim? O carro hoje, especialmente em portugal onde todos querem/precisam ter um, não é um bem apenas acessíveis às classes mais abastadas.

        Aliás esse é o problema do imposto sobre os produtos petrolíferos, paga o rico como paga o pobre.
        Não concordo...
        Nem toda a gente precisa de ter um carro hoje em dia, conheço muita gente que consegue fazer uma vida perfeitamente normal sem carro próprio.
        O que se estava aqui a falar era sobre o diferencial de preço entre o 180 e 200d, no caso a carga de impostos. Uma situação destas pouco vai influenciar ao facto da pessoa ter carro ou não ter, quanto muito influência a possibilidade de comprar carro mais potente novo, mas quantas pessoas têm oportunidade de dar um valor tão alto por um carro destes novo, mesmo o 180 d?

        Preocupa-me muito mais a sobrecarga de impostos nos combustíveis, por exemplo, onde é muito fácil qualquer pessoa dispender 10 ou 20% do ordenado só para ir trabalhar, e aqui não há alternativas usadas nem verdadeiramente low-cost.

        Comentário


          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
          Isto é tudo muito complexo, e irá haver sempre opiniões divergentes no que aos automóveis dos respeito.
          Naturalmente, nós que somos "apaixonados" por este mundo gostávamos de ter menos entraves para possuir coisinhas melhores, e agora eu pergunto, não é legítimo quem está no reverso da medalha ficar satisfeito com esta "perseguição" aos aotomoveis?

          Bem sabemos que os automóveis são parte essencial de receitas que deveriam ser usadas para melhorar o nosso país física e socialmente.
          Podes gostar mais ou menos de automóveis ou não ligares mesmo nenhuma, mas não conheço nenhuma família que não tenha pelo menos 1 automóvel.

          Comentário


            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            Podes gostar mais ou menos de automóveis ou não ligares mesmo nenhuma, mas não conheço nenhuma família que não tenha pelo menos 1 automóvel.
            Conheço várias famílias que não têm nenhum automóvel.

            Comentário


              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
              Podes gostar mais ou menos de automóveis ou não ligares mesmo nenhuma, mas não conheço nenhuma família que não tenha pelo menos 1 automóvel.
              A familia vai às compras ao continente/jumbo/whatever e vêm carregados de sacos até casa.
              A familia quer ir de férias e vão de comboio ou autocarro + táxi + etc, gastar muito mais em transportes e demorar mais tempo.
              A familia quer ir visitar outra familia e só pode às horas de transportes públicos ou paga táxi.
              Os pais levam os filhos à escola/creche de transportes públicos e depois vão para o trabalho noutro transporte público e levam o dobro ou triplo do tempo a chegar ao trabalho. O mais provável é nem ser possível conciliar horários de trabalho, horários de escola dos filhos mais transportes públicos.

              Se ainda fóssemos um país evoluido, em que desse para ir de bicicleta até à estação mais perto, e ter transportes a toda a hora.

              Quem não tem filhos pequenos ainda pode sobreviver sem carro, agora com filhos pequenos é quase impossível.

              Comentário


                Originalmente Colocado por joaoalmeida76 Ver Post
                Curtia muito mais quando estava na moda meter as luzes do kit no carro, aí sim era buédafixe



                hehe bons tempos, tanto carrinho que usava essas luzes do justiceiro

                Mas acho que 99.9% do users daqui não tem idade sequer para perceber a piada

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Conheço várias famílias que não têm nenhum automóvel.
                  Acredito que sim se tiveres numa zona em que as redes de transporte têm uma boa cobertura.
                  Fora de uma grande cidade isso é uma utopia.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                    Acredito que sim se tiveres numa zona em que as redes de transporte têm uma boa cobertura.
                    Fora de uma grande cidade isso é uma utopia.
                    Sim, têm transportes escolares e por isso não frequentes. São fora de centros urbanos e usam duas rodas para se deslocarem.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      Podes gostar mais ou menos de automóveis ou não ligares mesmo nenhuma, mas não conheço nenhuma família que não tenha pelo menos 1 automóvel.
                      Eu conheço centenas! Ora bem..eu comprei o meu primeiro carro em 2004 tinha 23 anos.

                      Ate la a minha familia nao tinha carro. Falas de comodismo. E como pessoas que usam carro para 3 kms.

                      Um casal indiano mora a 6 kms do UBS. Ou fazem a pé ou vao de autocarro e juntos ganham o dobro de mim. E tem um filho de 14 anos.

                      Uma Australiana e um Suico tiveram 2 filhos e nao tem carro.

                      Muita gente ate para ir ao cafe vai de carro.
                      Editado pela última vez por Superfast; 17 August 2017, 13:40.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        A familia vai às compras ao continente/jumbo/whatever e vêm carregados de sacos até casa.
                        A familia quer ir de férias e vão de comboio ou autocarro + táxi + etc, gastar muito mais em transportes e demorar mais tempo.
                        A familia quer ir visitar outra familia e só pode às horas de transportes públicos ou paga táxi.
                        Os pais levam os filhos à escola/creche de transportes públicos e depois vão para o trabalho noutro transporte público e levam o dobro ou triplo do tempo a chegar ao trabalho. O mais provável é nem ser possível conciliar horários de trabalho, horários de escola dos filhos mais transportes públicos.

                        Se ainda fóssemos um país evoluido, em que desse para ir de bicicleta até à estação mais perto, e ter transportes a toda a hora.

                        Quem não tem filhos pequenos ainda pode sobreviver sem carro, agora com filhos pequenos é quase impossível.
                        Existe home delivery

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                          Já agora.

                          Dinamarca (pouca/nenhuma produção automóvel, importa quase tudo):

                          Mercedes Classe A
                          180d 317.600 dk = 42.710€
                          200d 346.600 dk = 46.608€

                          Suécia (uma boa percentagem do PIB ligada ao automóvel)

                          Mercedes Classe A
                          180d 241.900 sek = 25.450€
                          200d 258.900 sek = 27.234€

                          Trocando novamente por miúdos: a fiscalidade automóvel reflecte na maior parte dos casos o interesse económico que um país tem em que os seus cidadãos comprem mais ou menos carros.

                          Em Portugal, tal como a Dinamarca, quando compramos um carro estamos a empobrecer a economia. A verdade é essa. É dinheiro que sai mesmo com todo dinheiro que isso gera cá (emprego, etc.).

                          Em Espanha, acontece exactamente o contrário. É dinheiro que entra.

                          Podemos chorar sobre o assunto.

                          Queremos mudar? Ok, passemos a ser um produto líquido de automóveis. Para isso, era preciso mais 3 ou 4 "Autoeuropas" a funcionar.
                          Então vai ser delicioso comprar o novo golf SUV fabricado na auto Europa por uns 15k ...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            Acredito que sim se tiveres numa zona em que as redes de transporte têm uma boa cobertura.
                            Fora de uma grande cidade isso é uma utopia.
                            Olha que não é bem assim, conheço muita gente que não tem carro tanto nas grandes cidades como na Província.
                            Aliás, na minha família só as gerações mais novas (nascidos a partir da década de 60/70) tiveram carro desde cedo. Os mais antigos nem sequer tiraram a carta.
                            O meu pai comprou o 1º carro com 29 anos, até lá foi-se desenrascando de variadíssimas maneiras (comboio, transportes públicos, motorizada), mas hoje utiliza carro para tudo.

                            É tudo uma questão de comodismo, e hoje em dia é normal que as pessoas que se habituam queiram sempre o conforto do automóvel (como eu), mas ainda assim, conheço muita gente que não precisa de ter neste momento.
                            Digo mais, se eu vivesse mesmo no centro de uma cidade (Porto ou Lisboa) e trabalhasse lá também, provavelmente nem teria carro pessoal. O mais certo era ter um veículo de 2 rodas, se tivesse a sorte de ter garagem.

                            Se eu tivesse a sorte de trabalhar a 2km de casa, muito dificilmente usaria o carro, no entanto há quem use até para ir ao café a 500m. Para mim, levar as crianças à escola nestas distâncias também não é desculpa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                              Então vai ser delicioso comprar o novo golf SUV fabricado na auto Europa por uns 15k ...
                              Vcs deveriam agradecer o tempo que certas pessoas perdem a explicar conceitos neste fórum. Não só neste tópico como noutros...

                              A continuar assim, a malta vai deixando de trazer valor...

                              O André fez um excelente exposição naquilo que escreveu. É óbvio que ninguém gosta/quer de pagar impostos mas está mais que comprovado que não existe alternativa económica.

                              Baixar impostos teria 2 efeitos imediatos: aumento de importações + diminuição de receitas. Tens noção disso?
                              Alguns iluminado vão dizer que se venderiam mais carros aumentando receita de impostos. Mas é isso que queremos? Mais carros? Não é pois não? O objectivo das nações é ( ou deveria ser) reduzir o consumo de recursos naturais e poluição como disse - e bem - o Superfast obtém.

                              Comentário


                                Os carros que todos os dias entopem as avenidas principais das cidades e teimam em desaparecer de lá nos meses de verão, pertencem a quem ?
                                Penso que a discussão relativamente ao tópico vai desvirtuada, pois até aqui estávamos a "condenar " os patos bravos, os trolhas, etc...agora já estamos na fase de criticar quem tem carro....
                                Claramente como disse a algumas páginas atrás é mais um não assunto mas que pelo gozo que dá criticar tudo e todos e desde que não nos afete a nós já é uma conversa bem interessante... até já há pessoal a defender a política orçamental no que se refere os impostos aplicados ao ramo automóvel....com isto acho que está tudo dito sobre o tópico.
                                Já agora nota-se bem que a "crise acabou" (pelo menos na cabeça das pessoas) dado o trânsito que povoa as estradas nos últimos meses e o tópico dos combustíveis deixou de ter audiência de outros tempos... até à próxima crise.
                                Safa-se pelo caminho a batalha carros a pilhas vs chaleiras a carvão.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Vcs deveriam agradecer o tempo que certas pessoas perdem a explicar conceitos neste fórum. Não só neste tópico como noutros...

                                  A continuar assim, a malta vai deixando de trazer valor...

                                  O André fez um excelente exposição naquilo que escreveu. É óbvio que ninguém gosta/quer de pagar impostos mas está mais que comprovado que não existe alternativa económica.

                                  Baixar impostos teria 2 efeitos imediatos: aumento de importações + diminuição de receitas. Tens noção disso?
                                  Alguns iluminado vão dizer que se venderiam mais carros aumentando receita de impostos. Mas é isso que queremos? Mais carros? Não é pois não? O objectivo das nações é ( ou deveria ser) reduzir o consumo de recursos naturais e poluição como disse - e bem - o Superfast obtém.
                                  É o problema de a malta medir o "mundo real" pelo seu mundinho, os gosto pessoais.
                                  Por vezes é preciso sair da "bolha" para perceber como é que as coisas devem funcionar, concorde-se ou não.
                                  Mas isto é transversal a muitas áreas (destaque para o futebolês) que rapidamente leva a cegueira ao nível do fanatisto. A sociedade é assim, e não há muito a fazer...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Os carros que todos os dias entopem as avenidas principais das cidades e teimam em desaparecer de lá nos meses de verão, pertencem a quem ?
                                    Penso que a discussão relativamente ao tópico vai desvirtuada, pois até aqui estávamos a "condenar " os patos bravos, os trolhas, etc...agora já estamos na fase de criticar quem tem carro....
                                    Claramente como disse a algumas páginas atrás é mais um não assunto mas que pelo gozo que dá criticar tudo e todos e desde que não nos afete a nós já é uma conversa bem interessante... até já há pessoal a defender a política orçamental no que se refere os impostos aplicados ao ramo automóvel....com isto acho que está tudo dito sobre o tópico.
                                    Já agora nota-se bem que a "crise acabou" (pelo menos na cabeça das pessoas) dado o trânsito que povoa as estradas nos últimos meses e o tópico dos combustíveis deixou de ter audiência de outros tempos... até à próxima crise.
                                    Safa-se pelo caminho a batalha carros a pilhas vs chaleiras a carvão.
                                    Tudo começou devido ao diferencial de preço entre um 180 e um 200d, e há quem ache absurdo, há quem ache bem, e há quem seja indiferente.
                                    Não se trata de criticar quem tem carro, e acho que a questão dos preços dum carro novo nunca pode ser coorelacionada com o acto de ter carro, porque pode-se comprar um carro com 200 ou 300€, por exemplo, quase o preço do IUC de um dos carros que se fala aqui.

                                    A questão dos carros que "entopem" as avenidas até me parece um assunto pertinente para discussão, mas não estou a perceber o que isso tenha a ver com impostos e preços dos carros novos.
                                    Concordo que se está a fugir ao tema do tópico.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      É o problema de a malta medir o "mundo real" pelo seu mundinho, os gosto pessoais.
                                      Por vezes é preciso sair da "bolha" para perceber como é que as coisas devem funcionar, concorde-se ou não.
                                      Mas isto é transversal a muitas áreas (destaque para o futebolês) que rapidamente leva a cegueira ao nível do fanatisto. A sociedade é assim, e não há muito a fazer...
                                      Epá, conversa de futebol é expulsão na certa aqui do forum
                                      Continuo a dizer que não existe qualquer razão para dares mais 6750 € pela mesma viatura só porque tem mais 30 cv e 400cc de cilindrada e isso apenas é justificado pelos impostos ridículos que pagamos pelos automóveis.
                                      A sociedade somos nós todos e o Governo são só alguns...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        Epá, conversa de futebol é expulsão na certa aqui do forum
                                        Continuo a dizer que não existe qualquer razão para dares mais 6750 € pela mesma viatura só porque tem mais 30 cv e 400cc de cilindrada e isso apenas é justificado pelos impostos ridículos que pagamos pelos automóveis.
                                        A sociedade somos nós todos e o Governo são só alguns...
                                        Sim, tens razão. No que toca ao futebol, claro .
                                        Também acho o diferencial de preços absurdo, sobretudo se virmos pela lógica da potência, é a legislação que temos...
                                        Por isso é que eu digo quase sempre que é melhor compra a versão mais potente do que a menos potente do mesmo bloco. E o caso do 200d também é válido para o 116d, face ao 220 e 180. Isto claro, para quem tem ideia de manter o carro stock

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Epá, conversa de futebol é expulsão na certa aqui do forum
                                          Continuo a dizer que não existe qualquer razão para dares mais 6750 € pela mesma viatura só porque tem mais 30 cv e 400cc de cilindrada e isso apenas é justificado pelos impostos ridículos que pagamos pelos automóveis.
                                          A sociedade somos nós todos e o Governo são só alguns...
                                          E também porque aí já pagas o facto de o motor ser Mercedes

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                            E também porque aí já pagas o facto de o motor ser Mercedes
                                            "Mai" nada

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              Olha que não é bem assim, conheço muita gente que não tem carro tanto nas grandes cidades como na Província.
                                              Aliás, na minha família só as gerações mais novas (nascidos a partir da década de 60/70) tiveram carro desde cedo. Os mais antigos nem sequer tiraram a carta.
                                              O meu pai comprou o 1º carro com 29 anos, até lá foi-se desenrascando de variadíssimas maneiras (comboio, transportes públicos, motorizada), mas hoje utiliza carro para tudo.

                                              É tudo uma questão de comodismo, e hoje em dia é normal que as pessoas que se habituam queiram sempre o conforto do automóvel (como eu), mas ainda assim, conheço muita gente que não precisa de ter neste momento.
                                              Digo mais, se eu vivesse mesmo no centro de uma cidade (Porto ou Lisboa) e trabalhasse lá também, provavelmente nem teria carro pessoal. O mais certo era ter um veículo de 2 rodas, se tivesse a sorte de ter garagem.

                                              Se eu tivesse a sorte de trabalhar a 2km de casa, muito dificilmente usaria o carro, no entanto há quem use até para ir ao café a 500m. Para mim, levar as crianças à escola nestas distâncias também não é desculpa.
                                              Sem dúvida que antigamente era mais raro ter-se carro. Mas hoje em dia tornou-se banal ter um.

                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              É o problema de a malta medir o "mundo real" pelo seu mundinho, os gosto pessoais.
                                              Por vezes é preciso sair da "bolha" para perceber como é que as coisas devem funcionar, concorde-se ou não.
                                              Mas isto é transversal a muitas áreas (destaque para o futebolês) que rapidamente leva a cegueira ao nível do fanatisto. A sociedade é assim, e não há muito a fazer...
                                              Aqui já me sinto menos à vontade. Os meus comentários neste tópico resultam de minha tentativa em fazer de advogado do diabo, estou a sai do meu "mundinho" para tentar entrar num mundo que efectivamente não é o meu. É a minha frustração, gostava de ter sido sociólogo mas segui outra vida. mas que ninguém me critique por me tentar pôr na pele dos outros, é uma tentativa bem intencionada.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Vcs deveriam agradecer o tempo que certas pessoas perdem a explicar conceitos neste fórum. Não só neste tópico como noutros...

                                                A continuar assim, a malta vai deixando de trazer valor...

                                                O André fez um excelente exposição naquilo que escreveu. É óbvio que ninguém gosta/quer de pagar impostos mas está mais que comprovado que não existe alternativa económica.

                                                Baixar impostos teria 2 efeitos imediatos: aumento de importações + diminuição de receitas. Tens noção disso?
                                                Alguns iluminado vão dizer que se venderiam mais carros aumentando receita de impostos. Mas é isso que queremos? Mais carros? Não é pois não? O objectivo das nações é ( ou deveria ser) reduzir o consumo de recursos naturais e poluição como disse - e bem - o Superfast obtém.

                                                Agradeceriam se valorizassem, mas o que o pessoal valoriza hoje em dia é uma boa alcoviteirice. Antigamente até eram só as mulheres, agora os homens juntaram-se a seita do cusca que é de graça e não para impostos...

                                                O que é bem hoje é tosquiar o pelo de quem tem ideias, gostos e modos de vida diferentes de mim.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  Não se podem esquecer que em Portugal é tudo muito livre. Um carro faz tuning e nada acontece (aumentando o CO2 etc).

                                                  O nosso tuning tanto é exagerado como para meninos, mesmo dentro da Europa.

                                                  Tens países mais restritivos em termos das modificações permitidas, mas tens outros onde podes fazer quase tudo, desde que esteja documentado.
                                                  E não falamos da Rússia!

                                                  As plataformas mundiais/europeias de chiptuning trabalham com muita coisa, e os automóveis são apenas uma parte da história.

                                                  É que se um particular se pode sentir tentado a remover o FAP e/ou sistema AdBlue do seu carro (mecânica e electronicamente), é fácil de perceber que os camiões a fazerem uma quantidade de km totalmente distinta têm outro "incentivo" para levarem uma repro e eliminarem essas fontes de despesas, onde a última preocupação será o ambiente.

                                                  É triste mas é assim, e não é garantidamente o mercado português que alimenta (maioritariamente) essas plataformas.

                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  Num mundo em que as pessoas tentam minimizar os kms feitos com 1 automovel (substituindo por e-bikes, andar a pe etc) o conceito de veiculo foi mudando.

                                                  Hoje as pessoas pensam imenso antes de adquirir um carro. Já vi pessoas a começar a pensar em C43 AMG ou Jaguar F-type 380 cavalos e acabaram por comprar um abarth 595. E o problema nao e dinheiro.

                                                  Provavelmente em Portugal tem mais sentido comprar um m5 da idade da pedra do que um novo 1.6 turbo que polui muito menos. É triste mas e assim
                                                  Isso que dizes faz pouco sentido (se for no contexto que transpareceu)!

                                                  Para começar, o facto de uma pessoa ter imenso dinheiro não implica forçosamente que queira ir sempre pela opção mais cara.

                                                  O próprio C43 AMG estará longe de ser uma extravagância para quem está numa fase de "dinheiro não é problema", pois no universo automóvel não passa sequer próximo do "valor de admissão" de um super-desportivo.
                                                  A questão do à-vontade financeiro tem sempre muita relatividade...


                                                  Se tentaste dizer que alguém compra um 595 Abarth em vez de um C43 AMG por causa de questões ambientais, isso é um buraco maior na teoria do que o existente na camada de ozono.

                                                  Se essa pessoa estivesse mesmo preocupada com o ambiente, não pensaria em carros de combustão interna, e muito menos num que será dos que mais polui dentro do seu segmento e tamanho!

                                                  Se essa pessoa disser que nos trajectos e utilização dele o Fiat é mais do que suficiente para sentir a adrenalina que pretende, que empata menos dinheiro na garagem, lida com custos de manutenção mais baixos, depreciação total inferior e em cima disso ainda poupa mais alguma coisa o ambiente, tudo bem.

                                                  Mas isso também tens cá, pois os Abarth, JCW, A45 AMG (entre outros) raramente são comprados por quem só tem dinheiro para chegar ali (ainda para mais em novos), ainda que admita que a vertente ambiental aqui tenha pouco ou nenhum peso (até ver).


                                                  Existe um fenómeno curioso em algum pessoal que foi para fora, que é achar que tudo quanto é cultura diferente da nossa é forçosamente melhor.

                                                  E isso sim, é triste mas habitual em alguns!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                    Deves fazer parte da trupe que enquanto vir bem não liga as luzes. É vê-los às 21h de luzes desligadas, porque vêem bem os outros carros. Deve ser por causa desses idiotas terem as luzes ligadas.
                                                    Isso é tentativa de adivinhação ou um desejo?
                                                    Realmente é com cada entrada a pés juntos, e depois não gostam quando lhes respondem à letra...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                      Isto é tudo muito complexo, e irá haver sempre opiniões divergentes no que aos automóveis dos respeito.
                                                      Naturalmente, nós que somos "apaixonados" por este mundo gostávamos de ter menos entraves para possuir coisinhas melhores, e agora eu pergunto, não é legítimo quem está no reverso da medalha ficar satisfeito com esta "perseguição" aos aotomoveis?

                                                      Bem sabemos que os automóveis são parte essencial de receitas que deveriam ser usadas para melhorar o nosso país física e socialmente.
                                                      Eu, falo por mim, não fico nada satisfeito com a perseguição aos automóveis. Isso é não saber discutir um assunto. Não há aqui bons e maus e pessoas que querem que os outros paguem impostos. Volto a dizer, ninguém gosta de pagar impostos. Agora, os impostos em todas as sociedades têm um intuito e devem favorecer determinados comportamentos e rumos adequados para os países. Há uma função social e económica nos impostos.

                                                      Por isso sou racional o suficiente para achar que Portugal tem necessariamente de ter impostos sobre o automóvel altos e a fiscalidade deve desfavorecer a compra dos veículos mais caros. Não é popular? Não é. Mas eu nunca emiti opiniões na base de serem ou não populares.

                                                      Claro que há aberrações como o bólide frisou há bocado dos falsos comerciais tipo Wrangler. Tal como em tempos houve a idiotice de favorecer os jipes com um IA reduzido. Nem sequer falo da idiotice dos critérios a definir classes das portagens que cria aquelas aberrações tipo Mokka, Kadjar ou Scenic 5L.

                                                      Eu, por exemplo, seria completamente a favor de um sistema simples de progressão exponencial da fiscalidade automóvel baseada exclusivamente no preço base. Sem confusões de emissões, cilindradas e afins ou excepções por isto e aquilo. No fundo assegurar que o português médio consegue comprar um segmento B ou C aos preços de hoje (i.e., assegurar o acesso ao automóvel) mas tudo o resto começar a pagar muito mais de modo a ajudar a diminuir uma das maiores fontes de desequilíbrio da nossa balança comercial.

                                                      Queremos carros a preços/impostos baixos? É fácil. Vamos apostar em trazer fábricas para cá. Depois disso, aí sim, descemos impostos.
                                                      Editado pela última vez por Andre; 17 August 2017, 15:57.

                                                      Comentário


                                                        Analisando ao pormenor, é unânime que de um modo geral as "tabelas" de impostos têm sempre problemas de justiça, digamos assim, seja o IUC, o ISV, os combustíveis, as portagens, as autoestradas e os preços pelo qual são portajadas, etc

                                                        A questão das fábricas também é importante, e eu gostava de saber porquê que não existem mais. Não somos um país atractivo? não temos boas condições de logística? não garantimos qualidade?
                                                        Há pormenores que me ultrapassam, sendo um deles o facto de Portugal ter algumas marcas cá nascidas, no entanto nenhuma delas vingou. E quando até tinham qualquer coisa para vingar, parece que lhe cortaram as pernas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
                                                          Agradeceriam se valorizassem, mas o que o pessoal valoriza hoje em dia é uma boa alcoviteirice. Antigamente até eram só as mulheres, agora os homens juntaram-se a seita do cusca que é de graça e não para impostos...

                                                          O que é bem hoje é tosquiar o pelo de quem tem ideias, gostos e modos de vida diferentes de mim.
                                                          Sim porque tudo que eles falam é de valor... ainda ontem lá estavam os velhos deste fórum a debitar verborreia no tópico da web3.0/cryptocurrencies, eles que nem um simples conceito de blockchain são capazes de entender

                                                          Comentário


                                                            Todas os investimentos industriais no ramo automóvel fora dos países de origem (e, actualmente, até mesmo dentro destes) exigem contrapartidas. Particularmente em países com mercado interno pequeno, como é o nosso, é inevitável. Contrariamente a um Brasil onde qualquer marca tem interesse produzir até só para produção local, isso não acontece connosco.

                                                            O pessoal não sabe ou já não se lembra mas o 2º governo do Cavaco Silva deu condições ímpares para trazer o então projecto VW/Ford (AutoEuropa) para Palmela. Na altura falou-se só em ajudas directas em algo como 400 milhões de contos. Isso são 2 mil milhões de euros. É o preço de uma Expo 98. Se forem actualizar pela inflação, ainda será mais aos preços de hoje.

                                                            Quando se deu a questão da possibilidade de saída da Renault de Setúbal (95-96), a atitude do então governo -e apoiada genericamente pela opinião pública- era que os governos não deveriam apoiar directamente as indústrias/capitais e a aposta devia ser "nas pessoas", no capital humano. Era o discurso da altura. Isto foi dito por várias vezes em público pelo então PM António Guterres.

                                                            Por sua vez, essa mesma fábrica havia sido implementada no Portugal do estado novo nos anos 60 à base de enormes benefícios para a Renault que iam desde uma quota garantida no mercado (importação condicionada, só se podiam importar veículos de outras marcas por cada x Renault vendidos em Portugal), até a fiscalidade desenhada para favorecer as cilindradas dos motores da regie.

                                                            Olhando para todos os grandes novos investimentos das últimas décadas em solo europeu (maioritariamente da Coreia do Sul e da Alemanha), foram os países de Leste que ofereceram melhores condições de apoio directo que ganharam essas novas fábricas. Durante esse período, Portugal não esteve para aí virado e, tanto assim foi, que desde a AutoEuropa nunca mais conseguiu um projecto industrial automóvel novo digno de volume.

                                                            E quem pensa que só o Leste recebeu investimento, basta referir que a França conseguiu uma fábrica da Toyota ainda em finais dos anos 90, bem como a produção do Smart. Portanto, custos laborais elevados não impedem necessariamente novos investimentos. É tudo uma questão do que os governos estão dispostos a...

                                                            ...investir para agarrar um determinado projecto.

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                                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                              Portugal vs Espanha

                                                              Portugal: produção automóvel de cerca de 200.000 veículos/ano.

                                                              Espanha: 2º maior país produtor automóvel da Europa (quase 3 milhões de veículos/ano), 8º maior do Mundo. 9% do PIB espanhol é gerado pela indústria automóvel. Aproximadamente 1.15 milhões de carros foram vendidos em 2016.

                                                              Trocando por miúdos: a Espanha tem interesse numa fiscalidade automóvel baixa porque produz mais carros do que compra ao estrangeiro.
                                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                              Já agora.

                                                              Dinamarca (pouca/nenhuma produção automóvel, importa quase tudo):

                                                              Mercedes Classe A
                                                              180d 317.600 dk = 42.710€
                                                              200d 346.600 dk = 46.608€

                                                              Suécia (uma boa percentagem do PIB ligada ao automóvel)

                                                              Mercedes Classe A
                                                              180d 241.900 sek = 25.450€
                                                              200d 258.900 sek = 27.234€

                                                              Trocando novamente por miúdos: a fiscalidade automóvel reflecte na maior parte dos casos o interesse económico que um país tem em que os seus cidadãos comprem mais ou menos carros.

                                                              Em Portugal, tal como a Dinamarca, quando compramos um carro estamos a empobrecer a economia. A verdade é essa. É dinheiro que sai mesmo com todo dinheiro que isso gera cá (emprego, etc.).

                                                              Em Espanha, acontece exactamente o contrário. É dinheiro que entra.

                                                              Podemos chorar sobre o assunto.

                                                              Queremos mudar? Ok, passemos a ser um produto líquido de automóveis. Para isso, era preciso mais 3 ou 4 "Autoeuropas" a funcionar.
                                                              Tudo certo, mas não vês "ninguém" (ou poucas pessoas) a reclamar do preço de um segmento B novo de baixa cilindrada a gasolina ou gasóleo e o mesmo para um C. Aliás os C 1.0/1.2 otto atuais estão até a preços muito bons e com um IUC também muito atrativo. Mesmo o típico segmento C 1.6 diesel ainda está dentro do razoável que muitas famílias conseguem comprar.

                                                              O que eu sempre critiquei é a fórmula de cálculo do ISV (sendo que com a dupla tributação há um efeito de aumento de preço exponecial) e IUC.

                                                              Porque repara, queres um Golf novo, estás indeciso entre o 1.6 e o 2.0 diesel. Porque é que o 2.0 é €6/7k mais caro ? O mesmo carro, apenas mais 35cv e 400cc e pagas mais 25% ? De que serve isso se depois o 2.0 TDi representa uns 2 ou 3% das vendas dos Golf diesel ou algo do género? Quem tudo quer tudo perde...

                                                              Vamos lá a olhar para as coisas com olhos de ver:

                                                              Em termos ambientais é ela por ela, em termos de custos para a marca também é semelhante, aliás um 1.6 diesel de elevado rendimento (130cv ou até mais) é até mais caro de produzir que um 2l de 140 ou 150cv.

                                                              Por fim em termos do défice da balança comercial é a mesma coisa, estás a importar um carro, seja um Golf 1.0 TSi ou um 2.0 TDi é uma importação. No entanto o segundo custa (quase) o dobro e a maior fatia dessa diferença são impostos.

                                                              É que a questão essencial aqui é a seguinte, há uma coisa chamada curva de laffer que certamente conheces. No fundo é uma questão de equilíbrio.

                                                              Se tu baixasses o ISV para motores maiores (tal como o IUC) não ias ter necessariamente receitas inferiores. Podias até subir ligeiramente a receita.

                                                              Por exemplo hoje em dia os segmentos E diesel é quase tudo 2l 4cyl sendo que há uns 10/15 anos o peso dos 6 cilindros era bem superior. Por exemplo um Mustang 2,3 custa em PT o mesmo que custa o V8 em ES e lá a diferença é de apenas €5k entre as duas versões.

                                                              Ok, eles podem ter impostos mais baixos pelas tais razões (não discuto), mas será melhor vender 3 Mustangs V8 a pagarem €60k em impostos ou 10, 15 ou 20 unidades a €30k cada ?

                                                              A segunda opção gera mais receita e mesmo que o grosso das vendas fosse o 2,3 (que seria sempre, não o discuto) é melhor €30k que €15k em receitas. E depois arrecadavas também mais em IUC em perpetuidade e também mais ISP+IVA pois o V8 gasta mais. Portanto o estado português iria sair sempre a ganhar.*

                                                              O 4 cyl paga aí uns €15k de ISV+IVA, se o V8 custasse até 65k face aos 50k do 4cyl até se vendiam alguns, como custa quase o dobro ninguém compra o V8.



                                                              A Dinamarca não é bom exemplo por várias razões.

                                                              Como é óbvio não vou aqui falar na relação entre preços de carros e salários (como lá atrás) porque o estado não é a santa casa de facto, mas não é um bom exemplo porque a Dinamarca tem impostos altos em tudo.

                                                              Agora tens, e sabes perfeitamente isso, um serviço público de saúde do melhor (espera ao nível de um bom hospital privado cá, ou até melhor, consta que lá no público nem esperas e és bem atendido), escola e faculdade grátis etc. etc.

                                                              Ora só nestas coisas poupas muito dinheiro o que a somar aos melhores salários (mesmo depois de impostos) dá-te muito maior margem para poder adquirir um carro.


                                                              *Sim como é óbvio se isto fosse assim os desportivos, super desportivos etc. pagariam menos impostos, mas lá está, como é óbvio os impostos deviam incidir sempre sobre o preço base e haver uma progressão justa e linear de forma a isso não acontecer. Aliás imagino os títulos dos jornais se os impostos sobre carros de 200/300k baixassem. Aí então era mesmo um escândalo daqueles, e também nunca apoiaria algo do género atenção. Os preços dos superdesportivos em PT não são assim tão disparatados face a outros países lá fora, já as diferenças de 50/60/70 ou até 80% em carros mais "normais" apenas por terem um motor um pouco mais potente (ok um Mustas V8 não é bem normal ) são algo que nunca me vai fazer qualquer sentido, mesmo na perspetiva deles.

                                                              Aliás a importação de carros novos é muito mau etc. e tal para a balança comercial, mas todos os governos se pelam pela mesmo porque é bem necessária. Se a compra de novos importados baixasse devia ser bonito...


                                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                              Eu, falo por mim, não fico nada satisfeito com a perseguição aos automóveis. Isso é não saber discutir um assunto. Não há aqui bons e maus e pessoas que querem que os outros paguem impostos. Volto a dizer, ninguém gosta de pagar impostos. Agora, os impostos em todas as sociedades têm um intuito e devem favorecer determinados comportamentos e rumos adequados para os países. Há uma função social e económica nos impostos.

                                                              Por isso sou racional o suficiente para achar que Portugal tem necessariamente de ter impostos sobre o automóvel altos e a fiscalidade deve desfavorecer a compra dos veículos mais caros. Não é popular? Não é. Mas eu nunca emiti opiniões na base de serem ou não populares.

                                                              Claro que há aberrações como o bólide frisou há bocado dos falsos comerciais tipo Wrangler. Tal como em tempos houve a idiotice de favorecer os jipes com um IA reduzido. Nem sequer falo da idiotice dos critérios a definir classes das portagens que cria aquelas aberrações tipo Mokka, Kadjar ou Scenic 5L.

                                                              Eu, por exemplo, seria completamente a favor de um sistema simples de progressão exponencial da fiscalidade automóvel baseada exclusivamente no preço base. Sem confusões de emissões, cilindradas e afins ou excepções por isto e aquilo. No fundo assegurar que o português médio consegue comprar um segmento B ou C aos preços de hoje (i.e., assegurar o acesso ao automóvel) mas tudo o resto começar a pagar muito mais de modo a ajudar a diminuir uma das maiores fontes de desequilíbrio da nossa balança comercial.

                                                              Queremos carros a preços/impostos baixos? É fácil. Vamos apostar em trazer fábricas para cá. Depois disso, aí sim, descemos impostos.
                                                              A BOLD:

                                                              Isso sim já concordo, algo progressivo, justo e que possivelmente podia até gerar mais receita, quer do lado do ISV (e consequentemente IVA), quer do lado do ISP+IVA pois motorizações superiores gastam mais...

                                                              Embora este último ponto seja polémico porque o petróleo é também uma importação e há também a questão ambiental que, apesar de poder não parecer, para mim é relevante e não deve ser ignorada.

                                                              Comentário

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