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Audi cria nova nomenclatura para os seus modelos

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    Uma explicação diferente que me parece mais lógica:

    In current Mercedes-AMG nomenclature the numbers after the model designation aren't specifically tied to engine displacement as was previously done (Ex: C32, C43, the W210 E55). Now the numbering hierarchy is more so based on model prestige or heritage.

    The 65 AMG's (M275) only being available on the most expensive vehicles such as the S, SL, & formerly CL. Those engines currently use a 6.0L V12, not a 6.5L.

    Next tier down, the first 63 AMG engines while being close the 6.2L displacement of the V8 were named after the 300SEL 6.3 from 1968 - 1972 and that engine was heavily used in racing during that era. Now the new 63 AMG, so far only used in the 2015 C63, is a bi-turbo 4.0L V8.

    Then there is the 55 AMG, currently only in use in the SLK. This is currently the only AMG model where its engine displacement match the model name. However past 55 AMG engine has had different iterations where they 5.4L and sometimes supercharged.

    Lastly, the cheapest AMG's use the M133 "45 AMG" engine. The biggest reason the name is 45 is because if Mercedes were to use "CLA 20 AMG" it would probably be too close to the CLA 200 sold in Europe. But to show its place in the AMG hierarchy, it is 45 to slot below the 55 AMG performance & price.

    Comentário


      Para mim hierarquia faz sentido como já foi apontado em muitos posts. Nao tem sentido comprar um 1.6 TDI 80 cavalos (Polo 2018) e pensar que é superior a um 1.0 TSI de 110 cavalos.

      Alguns posts assumem que os compradores sao tecnicos (gasolina vs diesel vs 4 cilindros). Basta pensar no mundo de electronica de consumo:

      Quantas pessoas sabem o que é 1 Plasma ou LCD (muitos erradamente pensam que um Plasma gasta mais que um LCD).
      Ou Quantas pessoas distinguem entre um 5.1, 5.2, 7.1, 7.2 ou 1 entradas balanceadas vs HDMI 1.0 vs 1.1 vs 2.0 vs etc.

      Com 1 classificação por bandas nao interessa se é 1 um 2.0 TDI de 150. Vai ter exactamente a mesma potencia de 1 1.4 150 TSI

      Comentário


        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
        Uma explicação diferente que me parece mais lógica:

        In current Mercedes-AMG nomenclature the numbers after the model designation aren't specifically tied to engine displacement as was previously done (Ex: C32, C43, the W210 E55). Now the numbering hierarchy is more so based on model prestige or heritage.

        The 65 AMG's (M275) only being available on the most expensive vehicles such as the S, SL, & formerly CL. Those engines currently use a 6.0L V12, not a 6.5L.

        Next tier down, the first 63 AMG engines while being close the 6.2L displacement of the V8 were named after the 300SEL 6.3 from 1968 - 1972 and that engine was heavily used in racing during that era. Now the new 63 AMG, so far only used in the 2015 C63, is a bi-turbo 4.0L V8.

        Then there is the 55 AMG, currently only in use in the SLK. This is currently the only AMG model where its engine displacement match the model name. However past 55 AMG engine has had different iterations where they 5.4L and sometimes supercharged.

        Lastly, the cheapest AMG's use the M133 "45 AMG" engine. The biggest reason the name is 45 is because if Mercedes were to use "CLA 20 AMG" it would probably be too close to the CLA 200 sold in Europe. But to show its place in the AMG hierarchy, it is 45 to slot below the 55 AMG performance & price.
        Também me parece o mais certo e correto.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
          Aqui fica a hierarquia de motores da nova nomenclatura
          25 – 80kW ou menos (106 cv)
          30 – entre 81 kW e 91 kW (entre 107 e 127 cv)
          35 – entre 110 kW e 120 kW, (entre 145 e 159 cv)
          40 – entre 125 kW e 150 kW, (entre 165 e 198 cv)
          45 – entre 169 kW e 185 kW (entre 223 e 244 cv)
          50 – entre 210 kW e 230 kW (entre 278 e 304 cv)
          55 – entre 245 kW e 275 kW (entre 324 e 363 cv)
          60 – entre 320 kW e 340 kW (entre 423 e 449 cv)
          70 – mais 400 kW (mais de 529 cv)

          Assim, e para bom entendedor, um Audi A3 1.6 TDI de 115 cv passa a chamar-se A3 30 TDI, enquanto um A4 2.0 TDI de 190 cv recebe a designação A4 40 TDI…
          O objetivo é acompanhar a tendência da eletrificação das gamas, tornando desta forma mais simples identificar os modelos elétricos. As versões desportivas S e RS bem como o R8 não recebem esta alteração. A mudança vai acontecer até final do verão de 2018.
          Para mim vai ser interessante, a mudança (que vai ocorrer daqui a um ano) para o A3 por exemplo:

          Vamos ter:

          A3 30 TFSI (1.0 TFSI actual)
          A3 30 TDI (1.6 TDI).

          Será que vai mudar algo nas discussões ou percepção no mercado Português. Sao ambos 30.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
            Para mim hierarquia faz sentido como já foi apontado em muitos posts. Nao tem sentido comprar um 1.6 TDI 80 cavalos (Polo 2018) e pensar que é superior a um 1.0 TSI de 110 cavalos.

            Alguns posts assumem que os compradores sao tecnicos (gasolina vs diesel vs 4 cilindros). Basta pensar no mundo de electronica de consumo:

            Quantas pessoas sabem o que é 1 Plasma ou LCD (muitos erradamente pensam que um Plasma gasta mais que um LCD).
            Ou Quantas pessoas distinguem entre um 5.1, 5.2, 7.1, 7.2 ou 1 entradas balanceadas vs HDMI 1.0 vs 1.1 vs 2.0 vs etc.

            Com 1 classificação por bandas nao interessa se é 1 um 2.0 TDI de 150. Vai ter exactamente a mesma potencia de 1 1.4 150 TSI
            Esta mudança não é para encher o ego de quem compra motores Otto; a Audi está a borrifar-se se o comprador do chaço 1.0 se sente diminuído por ver 1.6 no outro chaço com menos cavalos!

            Esta mudança deve-se ao facto dos motores elétricos serem uma realidade!!! Era imperativo arranjar uma forma de atribuir uma nomenclatura correcta ao veiculo para se distinguir as potências INDEPENDENTEMENTE do tipo de motorização por baixo do capô!

            Este tipo de escalonamento, pelos kW, é o mais lógico e o que consegue cobrir todos os tipos de motores que existem.

            A única coisa mal feita foi deixarem "buracos" de potência entre os escalões. De resto está perfeito.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
              Para mim vai ser interessante, a mudança (que vai ocorrer daqui a um ano) para o A3 por exemplo:

              Vamos ter:

              A3 30 TFSI (1.0 TFSI actual)
              A3 30 TDI (1.6 TDI).

              Será que vai mudar algo nas discussões ou percepção no mercado Português. Sao ambos 30.
              Os preços devem ser bem distintos! Pode ser que se comecem a vender mais Ottos, por causa desta nova nomenclatura.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Para mim hierarquia faz sentido como já foi apontado em muitos posts. Nao tem sentido comprar um 1.6 TDI 80 cavalos (Polo 2018) e pensar que é superior a um 1.0 TSI de 110 cavalos.

                Alguns posts assumem que os compradores sao tecnicos (gasolina vs diesel vs 4 cilindros). Basta pensar no mundo de electronica de consumo:

                Quantas pessoas sabem o que é 1 Plasma ou LCD (muitos erradamente pensam que um Plasma gasta mais que um LCD).
                Ou Quantas pessoas distinguem entre um 5.1, 5.2, 7.1, 7.2 ou 1 entradas balanceadas vs HDMI 1.0 vs 1.1 vs 2.0 vs etc.

                Com 1 classificação por bandas nao interessa se é 1 um 2.0 TDI de 150. Vai ter exactamente a mesma potencia de 1 1.4 150 TSI
                Se é superior ou não, pouco ou nada interessa. Mas pelo menos sabemos o que estamos a comprar com um dado factual.
                No passado também houve hierarquia representada por potência ou até pelo número de letras pintadas a vermelho na identificação do modelo.

                As motivações da Audi por detrás da mudança são perfeitamente legítimas e concordo com elas.
                Mas a forma é que não é a melhor. Pois agora, tal como acontece com os seus rivais, passa a ser apenas um número abstrato na traseira.


                Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                Esta mudança não é para encher o ego de quem compra motores Otto; a Audi está a borrifar-se se o comprador do chaço 1.0 se sente diminuído por ver 1.6 no outro chaço com menos cavalos!

                Esta mudança deve-se ao facto dos motores elétricos serem uma realidade!!! Era imperativo arranjar uma forma de atribuir uma nomenclatura correcta ao veiculo para se distinguir as potências INDEPENDENTEMENTE do tipo de motorização por baixo do capô!

                Este tipo de escalonamento, pelos kW, é o mais lógico e o que consegue cobrir todos os tipos de motores que existem.

                A única coisa mal feita foi deixarem "buracos" de potência entre os escalões. De resto está perfeito.
                O escalonamento pelos kW é lógico, mas os números da escala não dizem nada de nada sobre os kW debitados.

                Se lê-se por aqui que ninguém sabe o hoje em dia que é um 2.0 ou um 1.4, acham que alguém vai saber o que é um 30 ou um 40? O problema mantém-se.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                  Os preços devem ser bem distintos! Pode ser que se comecem a vender mais Ottos, por causa desta nova nomenclatura.
                  Vai-se começar a vender mais Ottos porque o Diesel é atualmente persona non grata.
                  Uma tendência que já é visivel sobretudo este ano no mercado, independentemente da denominação usada por qualquer construtor.
                  Diesel tá a perder cota em todo o lado

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                    Esta mudança não é para encher o ego de quem compra motores Otto; a Audi está a borrifar-se se o comprador do chaço 1.0 se sente diminuído por ver 1.6 no outro chaço com menos cavalos!

                    Esta mudança deve-se ao facto dos motores elétricos serem uma realidade!!! Era imperativo arranjar uma forma de atribuir uma nomenclatura correcta ao veiculo para se distinguir as potências INDEPENDENTEMENTE do tipo de motorização por baixo do capô!

                    Este tipo de escalonamento, pelos kW, é o mais lógico e o que consegue cobrir todos os tipos de motores que existem.

                    A única coisa mal feita foi deixarem "buracos" de potência entre os escalões. De resto está perfeito.
                    Sim mas na Tesla as siglas acima representam mais performance e autonomia.

                    Aliás até é primeiro mais autonomia, mais performance é apenas uma consequência de ter mais energia por hora.

                    Já nestes Audis números acima representam "apenas" performance, a autonomia não tem nada a ver e vai depender de outros fatores tais como tamanho do depósito, diesel ou otto, potência etc.

                    Na Tesla os números fazem sentido porque representam o tamanho da bateria, o P é de Performance e o D é de "dual motors".

                    Na BMW e Mercedes os números representam performance e são um misto de classificação via cilindrada e potência, mas numa evolução com pés e cabeça de numeração apenas por cilindrada nos otto NA e nos diesel "normais" com apenas um turbo e sem as derivações todas dos dias de hoje.


                    Já na Audi há "buracos de potência" entre os intervalos e as designações não têm sentido quase nenhum pois não estão diretamente relacionadas nem com cilindrada, nem com potência (quer em cv quer em kW).

                    Ok, números acima é mais potência, independentemente da cilindrada ou tecnologia (no caso dos full EV que nem cilindrada têm) e é bom para não causar confusão ao consumidor nos 1.0 TFSi vs 1.6 TDi dando a ideia errada que o 1.0 é mais fraco quando pode até ser mais potente, mas a numeração em si na minha opinião está mal feita.

                    Poderia por exemplo ser assim:

                    Até 110cv (para os A1 e A3) algo como "10", para 110 a 135cv algo como "15", depois para 135-160cv "20", 160-200cv "25", 200-260cv "30", 260-330cv "35", 330-400cv "40" etc.

                    Faria mais sentido na minha opinião pois estaria mais equiparado (embora com menos um "0") com o que as concorrentes alemãs fazem e daria uma maior facilidade na evolução das coisas e não iria baralhar e confundir o comprador atual menos conhecedor.

                    Depois com a chegada mais em força dos EVs penso que não seria difícil encaixá-los nestes números por performance e autonomia. Seja como for o número não precisa de ser exatamente o tamanho da bateria como nos Teslas, da mesma forma que estas siglas não têm relação direta com potência ou cilindrada, portanto ter algo como 30 e-tron, 40 e-tron (mesmo que as baterias fossem o dobro em kWh, 60 e 80 kWh) não seria assim tão estranho na minha opinião.

                    Seja como for ter na mesma marca designações destas e dar para comparações diretas entre motores full EV e ICE nunca será fácil, mesmo que seja essa a ideia da Audi um pouco a copiar a Tesla.

                    Mas a Tesla só vende EVs pelo que é mais fácil estruturar a gama.

                    Quem vende em simultâneo EVs, hibrídos e full ICE dificilmente poderá ter uma segmentação por números transversal a todas as tecnologias que faça total sentido.

                    Embora seja isso que a Audi esteja a tentar pois é óbvio que se estão a tentar colar à Tesla.
                    Editado pela última vez por ClioIIIRS; 27 August 2017, 16:22.

                    Comentário


                      epá, mas que coisa.. porque é que não espetam a potência na designação e pronto??

                      audi model X 110
                      audi model X 150
                      audi model X 180

                      tão simples!!! (pode ser em CV ou kW ou até milivolt-amperes se preferirem lol)

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                        epá, mas que coisa.. porque é que não espetam a potência na designação e pronto??

                        audi model X 110
                        audi model X 150
                        audi model X 180

                        tão simples!!! (pode ser em CV ou kW ou até milivolt-amperes se preferirem lol)
                        Por mim potência em kW estava ótimo como designação. Tem um problema que é potências não serem frequentemente "números certos" estilo 150 ou 200.

                        Agora que penso bem em cvs é que é mais comum não serem números "certos", em kW até costumam ser.

                        Pelo menos na BMW que é das marcas que conheço melhor a potência é sempre múltiplos de 5 ou 10 (quase sempre 10) de kW. Mais recentemente a Audi também tem ido para estes saltos de 10 em 10 em kW.

                        Um exemplo que é o que conheço melhor, o 20d e suas evoluções:

                        136cv -> 100 kW

                        150cv -> 110 kW

                        163cv -> 120 kW

                        177cv -> 130 kW

                        184cv -> 135 kW

                        190cv -> 140 kW

                        Apenas o 184cv é múltiplo de 5, o resto acabada tudo em "0".


                        Por exemplo os atuais 18d e 20d têm 150cv e 190cv, ou seja, 110 e 140 kW.

                        BMW 110 diesel e 140 diesel até eram possíveis designações, mas as pessoas iam estranhar por achar que agora eram 1100 e 1400cc, portanto não era bom exemplo porque o cliente ia-se sentir melindrado, nem que fosse pelo que os outros iriam achar mesmo que o próprio soubesse que tinha um 2l diesel.

                        Comentário


                          isso de 110 ser potência e não cilindrada a malta habitua-se depressa... a questão do arredondamento também é simples. Arredonda-se para o múltiplo de 5 ou 10 acima e pronto.. lol

                          Comentário


                            O novo Audi A8, vai estrear a nova classificação de motores da marca, deixando cair a menção à cilindrada. O A8 3.0 TDI (de 285 cv) passará a A8 50 TDI.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                              E os CX ?

                              Do lado esquerdo: CX 25 GTI Turbo 2 e ainda ABS
                              Do lado direito: Citroen
                              Designações longas significavam que o carro era especial! Lembro-me bem desses exemplos do Nevada e o CX! Julgo que a Mercedes também tinha para aí alguns modelos com designações bem longas!

                              Comentário


                                Mercedes 300 TD Turbo.

                                Comentário

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