Na minha juventude tive o 309 GTi 1.9 16v de 150cv que apesar de ser menos conhecido que o seu contemporâneo 405 mi-16 era mais rápido devido ao seu menor peso
Na altura era raro haverem carros com mais de 60/70 cv, por isso o meu com 150 era um ferrari das estradas nacionais, AE só de Lisboa ao Porto.
E o meu tinha a linha alterada com uma bufadeira remus, mandava cada rater que até saiam fagulhas hehe e o pessoal na altura curtia. Hoje com os politicamente correctos seria impossível, bons tempos, ja n volta a trás...
Fui busca-lo a França usado na e sempre o tive como se fossem 150cv, mas depois com as alterações que lhe fiz se calhar até devia ter bem mais do que isso. Não haviam cá dynos para medir a potencia, uma oficina do zé mecanico com as ferramentas todas espalhadas e chão de terra e já era bom
mas eu olhei ali para a foto do 405mi e não consegui imaginar aquilo em formato carrinha... obrigado!
Não, na break não existiu a versão Mi16 (ou pelo menos nunca vi nenhuma)...mas a gama 405 tinha outras opções interessantes na altura, pesquisa um pouco, foi um carro pouco valorizado cá, mas que em frança vendeu muitas unidades
Não, na break não existiu a versão Mi16 (ou pelo menos nunca vi nenhuma)...mas a gama 405 tinha outras opções interessantes na altura, pesquisa um pouco, foi um carro pouco valorizado cá, mas que em frança vendeu muitas unidades
Não vendeu mal por cá.
Lembro-me de se verem muitos.
No seu segmento devia ser o que mais se vendia.
O seu primo, o BX, também tinha carrinha.
Horrível!
Não vendeu mal por cá.
Lembro-me de se verem muitos.
No seu segmento devia ser o que mais se vendia.
O seu primo, o BX, também tinha carrinha.
Horrível!
Sim, não era tão bem conseguida como o carro!
O 405, cá, vendeu sobretudo as versões base, eram mais raras as versões mais evoluídas. Um amigo do meu pai comprou um em 1988...deu cabo dele uma semana depois....que desgosto
Quando era miúdo andei num 405 Mi-16 ( à pendura, óbvio ) . Foi desde esse dia que fiquei fascinado com os motores a gasolina, as suas RPM e tudo mais.
O som do motor a chegar às 7000 RPM....parecia que nunca mais acabava
Hoje continuo a adorar motores a gasolina mesmo que lentos e pouco rotativos.
Quanto ao 405 Mi-16 e tal como o primo BX GTI 16v , são excelentes automóveis, dão certamente um gozo brutal de conduzir, mas, os factos são estes : São desportivos, clássicos, e como tal têm um custo de manter, seja por manutenção ou avaria, já para não falar nos consumos.
Também me traz recordações muito boas.
Era um carro exótico na altura.
Não houve 405 MI16 versão carrinha e, em minha opinião, o facelift retirou o carisma do design da versão original, seja no interior ou exterior.
É um carro como outro qualquer para 1º carro.
Só para lançar um pouco de confusão, pois realmente não sei mesmo se existiu de origem...
as saudades que eu tenho de ver versões especiais dos carros com autocolantes alusivos às mesmas, hoje me dia é tudo muito polido, muito soft....antigamente era mais do género..."in your face"
Ou seja então aquelas que o fazem parecer são preparações/adaptações feitas à posteriori, faz sentido pois mesmo na net aparece muito pouco.
Carrinha MI16 não existiu.
No caso da GUTMANN, os mesmos faziam preparações dos carros, usando o motor do MI16, mas acabam por os denominar de "i 16V"... até há 205 i 16V... ou seja, preparados pela GUTMANN, tendo levado o dito motor (1.9 16V de 160cv)
E porque não? Se conseguires arranjar algum que não esteja em muito mau estado e tenhas verba de parte pra tratar dele (e de preferência garagem pra estar bem acomodado ) não vejo porque não hás de escolher uma máquina dessas.
Sim, de facto existiu também um T16 que se não me engano tinha uns 200 cvs dum 2.0 turbo com tração às 4... devia ser grande máquina, na altura (e ainda hoje não se deixa envergonhar por qualquer um). No entanto, penso que foi uma edição limitadíssima, pelo que não encontrei nenhum à venda cá em PT; e se houver algum à venda, com certeza estará com um preço bem maior que o Mi16, e provavelmente acima das minhas possibilidades.
Daí procurar por um Mi16 ( e é só uma “especulação”, mas tendo o T16 um turbo não “abafaria” um pouco o ronco do motor, enquanto que o Mi16 sendo atmosférico terá um ronco mais aberto, logo um pouco mais excitante?)
Sim, de facto existiu também um T16 que se não me engano tinha uns 200 cvs dum 2.0 turbo com tração às 4... devia ser grande máquina, na altura (e ainda hoje não se deixa envergonhar por qualquer um). No entanto, penso que foi uma edição limitadíssima, pelo que não encontrei nenhum à venda cá em PT; e se houver algum à venda, com certeza estará com um preço bem maior que o Mi16, e provavelmente acima das minhas possibilidades.
Daí procurar por um Mi16 ( e é só uma “especulação”, mas tendo o T16 um turbo não “abafaria” um pouco o ronco do motor, enquanto que o Mi16 sendo atmosférico terá um ronco mais aberto, logo um pouco mais excitante?)
Cá em casa temos um 405sr (parado a muitos anos mas o motor ainda trabalha), não é o falado no tópico mas também andava bem e gastava a condizer, carburador duplo.
Acho que o 405 ganhou o prémio de carro do ano, salvo erro no ano 1988.
Um mi16 no futuro deverá valer mais, já não há assim tantos.
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