Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alternativa ao diesel e à gasolina? A Bosch tem uma solução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por rppm Ver Post
    "pesquisa em sites de vendas de usados", grandes fontes de informação que tu arranjas.

    Há cerca de 5,5 milhões de veículos em Portugal.

    Relativamente à venda de combustível, foram vendidos 4.328.684 toneladas de gasóleo e 1.003.723 toneladas de gasolina s/chumbo 95.

    Isto dá 3601465088 litros de gasóleo e 742755020 litros de gasolina.

    Para um consumo de 5 litros de gasóleo aos 100 km e 6 litros de gasolina aos 100 km, isto dá 72029301760 km percorridos em gasóleo e 12379250333.3 km percorridos em gasolina, fazendo um total de 84408552093.3 km percorridos.

    Isto a dividir pelos 5,5 milhões de veículos dá 15347 km anuais, ou seja, 42 km diários.


    É curioso como fui dar a um número tão acertado… Eu usei consumos muito baixos e nem sequer contabilizei outro tipo de veículos, fazendo desta uma estimativa que peca por excesso, os quilómetros reais serão ainda mais baixos.
    Não fui ver os links ou fazer qualquer tipo de conta, mas tens aí uma média quadrada...

    Por Isso, terás carros que andam 0km por dia (só em minha casa tenho exemplos desses) é outros que andarão 500 ou mais.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
      Não fui ver os links ou fazer qualquer tipo de conta, mas tens aí uma média quadrada...

      Por Isso, terás carros que andam 0km por dia (só em minha casa tenho exemplos desses) é outros que andarão 500 ou mais.
      Sim, eu calculei uma média, portanto obtive uma média. Pensavas que era o quê?
      Editado pela última vez por rppm; 30 August 2017, 22:37.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por rppm Ver Post
        Sim, eu calculei uma média, portanto obtive uma média. Pensavas que era o quê?
        Está a ficar habito o pessoal parar na frase menos interessante dos posts.

        Os vossos browsers não têm scroll?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
          Está a ficar habito o pessoal parar na frase menos interessante dos posts.

          Os vossos browsers não têm scroll?
          A parte interessante é onde dizes que nem todos os carros fazem exatamente os mesmos quilómetros?

          Desculpa mas é caricato estares a dizer o óbvio.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por rppm Ver Post
            A parte interessante é onde dizes que nem todos os carros fazem exatamente os mesmos quilómetros?

            Desculpa mas é caricato estares a dizer o óbvio.
            Não percebi.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por rppm Ver Post
              Não faz sentido nenhum estares a fazer uma afirmação dessas baseado nas vendas ACTUAIS.

              Pela tua lógica o mundo é um lugar estático e tudo o que tenha vendas residuais vai ter vendas residuais para sempre. Ridículo.



              Podes lidar com centenas de empresas diferentes, não deixam de ser CASOS PARTICULARES.



              És a coisinha mais contraditória que já vi. Tanto atacas "casos particulares", como a seguir estás a tecer argumentos baseado NOS TEUS CASOS PARTICULARES.

              Também já vi filas de espera para abastecer combustível… E agora?


              Mas o burro sou eu, que perco o meu latim com pessoas como tu. Haters gonna hate.
              Não adianta falar com alguém como tu.
              Queres falar de futuro, vai falar com a Maya, não comigo.
              Atualmente, o carro elétrico não é uma alternativa viável ao motor de combustão. Quando falo em alternativa, é na prespetiva de terminar com os motores de combustão interna num curto espaço de tempo (tipo 10 anos).
              Quanto à questão do abastecimento, podes fazer o seguinte exercício:
              Todos os donos de carros elétricos juntam-se para fazer uma viagem numa AE. Por azar, todos têm que carregar no mesmo posto.
              O mesmo nr de carros a gasolina/gasoleo/gas, têm que fazer a mesma coisa.
              Qual demora menos tempo?

              Já pensaste no custo/ tempo necessário para criar todas as infraestruturas necessárias para que a maior parte do parque automóvel seja elétrico?

              Respondendo também ao post abaixo:
              Quando falo de usados, falo a nivel europeu, e não de Portugal.
              Portugal é insignificante para os construtores automóveis.

              Edit: os meus casos particulares são de dezenas, se não dorem centenas de milhar de automóveis/carrinhas/autocarros/camiões.
              É um numero bem grande para ser um caso particular.
              Editado pela última vez por rcontra; 30 August 2017, 23:35.

              Comentário


                #67
                Alternativa ao diesel e à gasolina? A Bosch tem uma solução

                Não é alternativa viável... para ti. Novamente, não generalizes usos particulares.

                Eu dava perfeitamente para viver com eléctrico. Como eu há milhares... não é viável? Porque dizes? Enfim...

                Para mim Diesel com FAP não é viável. Pela tua linha de pensamento se não é para mim não é para ninguém...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                  Não adianta falar com alguém como tu.
                  Queres falar de futuro, vai falar com a Maya, não comigo.
                  Atualmente, o carro elétrico não é uma alternativa viável ao motor de combustão. Quando falo em alternativa, é na prespetiva de terminar com os motores de combustão interna num curto espaço de tempo (tipo 10 anos).
                  Quanto à questão do abastecimento, podes fazer o seguinte exercício:
                  Todos os donos de carros elétricos juntam-se para fazer uma viagem numa AE. Por azar, todos têm que carregar no mesmo posto.
                  O mesmo nr de carros a gasolina/gasoleo/gas, têm que fazer a mesma coisa.
                  Qual demora menos tempo?

                  Já pensaste no custo/ tempo necessário para criar todas as infraestruturas necessárias para que a maior parte do parque automóvel seja elétrico?

                  Respondendo também ao post abaixo:
                  Quando falo de usados, falo a nivel europeu, e não de Portugal.
                  Portugal é insignificante para os construtores automóveis.

                  Edit: os meus casos particulares são de dezenas, se não dorem centenas de milhar de automóveis/carrinhas/autocarros/camiões.
                  É um numero bem grande para ser um caso particular.
                  Não vamos sair deste círculo, esquece.

                  rrpppm, vamos tentar assim. Qual a relevância da média de 42km por dia?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                    "pesquisa em sites de vendas de usados", grandes fontes de informação que tu arranjas.

                    Há cerca de 5,5 milhões de veículos em Portugal.

                    Relativamente à venda de combustível, foram vendidos 4.328.684 toneladas de gasóleo e 1.003.723 toneladas de gasolina s/chumbo 95.

                    Isto dá 3601465088 litros de gasóleo e 742755020 litros de gasolina.

                    Para um consumo de 5 litros de gasóleo aos 100 km e 6 litros de gasolina aos 100 km, isto dá 72029301760 km percorridos em gasóleo e 12379250333.3 km percorridos em gasolina, fazendo um total de 84408552093.3 km percorridos.

                    Isto a dividir pelos 5,5 milhões de veículos dá 15347 km anuais, ou seja, 42 km diários.


                    É curioso como fui dar a um número tão acertado… Eu usei consumos muito baixos e nem sequer contabilizei outro tipo de veículos, fazendo desta uma estimativa que peca por excesso, os quilómetros reais serão ainda mais baixos.
                    Para teres uma noção mais concreta da média de kms diários deverás considerar apenas os que fazem no mínimo 1km diário, caso contrário acabas por ter os valores completamente adulterados. Não será difícil de ter essa estatística, poderemos fazer por exemplo com o numero de carros que vão a inspecção periódica, e que tem mais de 365kms feitos de 1 ano até ao outro.

                    Agora, um eléctrico que tenha pelo menos 150 kms de autonomia julgo que será suficiente para a maioria das pessoas, na maioria dos casos. Não dá para fazer Porto-Lisboa, nem pensar, nem sequer se torna viável para isso. Mas também a maioria das pessoas não faz uma viagem dessas diariamente, nem sequer muitas vezes por ano.

                    Pessoalmente, ando a equacionar trocar um dos carros por um eléctrico ou híbrido, para o dia a dia de um de nós, mantendo o outro para as viagens maiores e para o outro andar. Vimos o zoe, em 2ª mão, e não consigo perceber ainda o porque de um carro electrico desvalorizar de 28 000€ para cerca de 11 500€ em 4 anos.

                    Ambos fazemos cerca de 80kms diários, normalmente.

                    Comentário


                      #70
                      Hoje em dia é uma alternativa viável para uma fatia considerável da população.
                      Há muita gente que tem garagem, que pode carregar o carro na garagem, e que ao mesmo tempo anda poucos kms por dia.
                      Só não é opção porque ainda é mais caro que um carro equivalente a combustão, e porque a maior parte do pessoal só adere quando já se tornou uma moda. Primeiro é preciso que adira 5-10% da população, aquela parte da população que esteja disponível a pagar mais, e depois é que o resto vai atrás. Mas esses 5-10% já podiam ter aderido, se os governos lutassem mais contra os combustiveis fósseis.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                        Pessoalmente, ando a equacionar trocar um dos carros por um eléctrico ou híbrido, para o dia a dia de um de nós, mantendo o outro para as viagens maiores e para o outro andar. Vimos o zoe, em 2ª mão, e não consigo perceber ainda o porque de um carro electrico desvalorizar de 28 000€ para cerca de 11 500€ em 4 anos.
                        Esse valor não será com contrato de aluguer? É que nesse caso, não custou 28.000€ novo.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Não é alternativa viável... para ti. Novamente, não generalizes usos particulares.

                          Eu dava perfeitamente para viver com eléctrico. Como eu há milhares... não é viável? Porque dizes? Enfim...

                          Para mim Diesel com FAP não é viável. Pela tua linha de pensamento se não é para mim não é para ninguém...
                          Podemos acabar com os motores a combustão e começar a usar apenas elétricos?
                          A resposta é simples e é não!!
                          Por isso, soluções como a retratada no 1o post são sempre bem vindas.

                          Comentário


                            #73
                            Dos que vi, era com aluguer de baterias, 60€ mês, acho. Mas os que estive a ver novos, acho que tb era com o aluguer. Ou vi mal...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                              Mas fizeste algum estudo em relação às reservas de lítio existente e das necessidades para os possíveis cenários, ou isso é tudo baseado num palpite?


                              Eu não percebo a obsessão pelo lítio quando se fala nos carros elétricos. Só porque as baterias se chamam baterias de iões de lítio, porque na realidade a maior parte da sua composição nem sequer é lítio, e há materiais ainda mais "escassos". Aliás, se forem a ver os telemóveis, computadores, carros convencionais, etc, etc, etc, tudo possui materiais que não vão durar para sempre, e não vejo ninguém preocupado com isso. Não percebo porquê a obsessão com o lítio. Quando "acabar", arranja-se outra coisa. Qual é a dúvida?

                              E o petróleo? Dura para sempre?
                              Foi a Maya que me contou!

                              Falando a sério, sim foi numa formação sobre recursos minerais que foi abordado por alto.

                              Mas lá está, a importância disto é relativa, devido ao resto que escreveste. O Litio é uma má aposta num cenário semi-estático de necessidades futuras com a tecnologia de hoje.... Amanhã aparece outra coisa, ainda antes do Litio acabar.

                              E também concordo com a cena do petróleo, desde sempre que me lembro que está a acabar...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                Podemos acabar com os motores a combustão e começar a usar apenas elétricos?
                                A resposta é simples e é não!!
                                Por isso, soluções como a retratada no 1o post são sempre bem vindas.
                                Mas alguem falou em exterminar motores a combustao hoje e começar todo electrico amanha? Enfim... as tuas tentativas falhadas de descredibilizar algo que a viabilidade depende do perfil pessoal, sao algo comuns e tornam as conversas redundantes.

                                Novamente, nao ha aqui muita duvida: electricos nao sao viaveis para todos, como para muitas pessoas nao é gasolina ou gasoleo, ou GPL. Nao vejo a duvida nem a grande discusao aqui, somente quem quer generalizar um tema particular.

                                Curioso é falares em empresas que electricos nunca dao... mas muitas ja começam a aderir aos electricos. CTT por exemplo tem alguns carros electricos, so para dar um exemplo. O problema de generalizar baseado na realidade pessoal, raramente da certo.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                  Mas alguem falou em exterminar motores a combustao hoje e começar todo electrico amanha? Enfim... as tuas tentativas falhadas de descredibilizar algo que a viabilidade depende do perfil pessoal, sao algo comuns e tornam as conversas redundantes.

                                  Novamente, nao ha aqui muita duvida: electricos nao sao viaveis para todos, como para muitas pessoas nao é gasolina ou gasoleo, ou GPL. Nao vejo a duvida nem a grande discusao aqui, somente quem quer generalizar um tema particular.

                                  Curioso é falares em empresas que electricos nunca dao... mas muitas ja começam a aderir aos electricos. CTT por exemplo tem alguns carros electricos, so para dar um exemplo. O problema de generalizar baseado na realidade pessoal, raramente da certo.
                                  Vê bem o tópico onde estás e reflete um bocado.
                                  Falou se que esta tecnologia era cara e complexa. Essa mesma pessoa defende uma tecnologia que é, espante se, cara e complexa!!!
                                  Por isso, não vejo qual a tua dúvida.
                                  Isto não é o tópico dos carros elétricos, Mas sim dum combustivel sintético que poderá ser uma solução para combater as emissões poluentes.
                                  Quem sabe não terminam com egr e fap, etc e tornam as tecnologias existentes e implantadas capazes de ultrapassar as exigências governamentais que se avizinham.
                                  Deitar abaixo uma tecnologia que se desconhece, para valorizar uma que tem os mesmos defeitos (ou parecidos) é no mínimo cómico.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                    Só ser for na tua cabeça...

                                    Como já disse, nem sei como é que em 6 meses já fiz 18000km num Leaf..

                                    As limitações estão na cabeça de quem as quer ver assim e não sai da cepa torta...

                                    Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
                                    O Leaf é muito interessante, mas as limitações continuam lá. Já fiz o Porto-Paris numa jornada em combustão interna. No Leaf precisaria aí de uma semana, fora o problema de atirar a extensão da janela ou varanda para a rua, que não sei como ia resolver. Para outro tipo de utilização, muito diferente do meu habitual, era capaz de recomendar o Leaf, apesar de nunca ter experimentado.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                      Vê bem o tópico onde estás e reflete um bocado.
                                      Falou se que esta tecnologia era cara e complexa. Essa mesma pessoa defende uma tecnologia que é, espante se, cara e complexa!!!
                                      Por isso, não vejo qual a tua dúvida.
                                      Isto não é o tópico dos carros elétricos, Mas sim dum combustivel sintético que poderá ser uma solução para combater as emissões poluentes.
                                      Quem sabe não terminam com egr e fap, etc e tornam as tecnologias existentes e implantadas capazes de ultrapassar as exigências governamentais que se avizinham.
                                      Deitar abaixo uma tecnologia que se desconhece, para valorizar uma que tem os mesmos defeitos (ou parecidos) é no mínimo cómico.
                                      Estas a navegar na maionese, desculpa a sinceridade.

                                      Da minha parte só peguei naquela tua tirada de generalizar o que tu vês e o teu uso. Disseste que Eléctrico não é alternativa, contudo ignoraste que um tipo de carro não está depende dele mesmo para ser alternativa ou viável mas do tipo de uso que o comprador lhe vai dar. Para ti não é viável electrico, para mim pode ser. Para mim não é viável Diesel com FAP devido aos meus percursos para ti pode ser.

                                      Não vou dizer que não há viabilidade nos Diesel com FAP porque tal não faz sentido nenhum. Depois meteste os pés pelas mãos na parte de acabar com isto e tal.

                                      Quanto a parte do combustível sintético acabar com as emissões... falta muito dado para provar isso.

                                      Primeiro que tudo, o que sai do escape de um carro não é só CO2, como ficamos com o resto? Interessante acabar com o CO2 mas se NOX continua lá, então é tapar a cabeça deixando os pés de fora...

                                      Quanto se fala de eléctricos, os mesmos do costume diga-se vem logo com a produção de energia para descrebilizar tudo e mais alguma coisa que envolva eléctricos e nunca se pode dizer que são emissões zero porque supostamente (para eles) só se carrega um eléctrico através de energia produzida por carvão. E agora não se fala da poluição no fabrico deste combustível? Ou não há poluição?

                                      Não estou a descrebilizar nem a menosprezar nada, parece é que por não se gostar de eléctricos isto é o santo gral. Não me parece que seja, seja em termos de poluição, seja em termos de custos. Se gasolina fossil já tem um preço elevado, sendo o sintético mais caro...

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X