Ainda não vi a AutoFoco, mas já que o Ernesto acordou o tópico, lembrei-me de uma coisa:
Pra todos os k criticam o Vinci por ter motor corvette, pensem um bocadinho. Aquele que dizem ser o supra-sumo das marcas novas e independentes, Pagani Zonda também tem motor próprio? Pois não. É mercedes. E olhem k a itália é um país bem mais rico k Portugal!
Ainda não vi a AutoFoco, mas já que o Ernesto acordou o tópico, lembrei-me de uma coisa:
Pra todos os k criticam o Vinci por ter motor corvette, pensem um bocadinho. Aquele que dizem ser o supra-sumo das marcas novas e independentes, Pagani Zonda também tem motor próprio? Pois não. É mercedes. E olhem k a itália é um país bem mais rico k Portugal!
O que está em causa não é o motor do corvette mas sim o 100% nacional..
O que está em causa não é o motor do corvette mas sim o 100% nacional..
Duvido k alguém do projecto alguma vez tenha dito k o vinci é 100% nacional. Alguma imprensa é k o pode ter feito...
Uma das críticas k se pode fazer é a má política de comunicação e divulgação, e isso influencia muito o sucesso e reconhecimento de um projecto!
Ainda agora estive à procura de informação oficial e nada! O site do auto-museu da maia não tem uma única referência e o do CEIIA só tem info relativa à maquete com quase um ano!
Duvido k alguém do projecto alguma vez tenha dito k o vinci é 100% nacional. Alguma imprensa é k o pode ter feito...
Uma das críticas k se pode fazer é a má política de comunicação e divulgação, e isso influencia muito o sucesso e reconhecimento de um projecto!
Ainda agora estive à procura de informação oficial e nada! O site do auto-museu da maia não tem uma única referência e o do CEIIA só tem info relativa à maquete com quase um ano!
Ainda não vi a AutoFoco, mas já que o Ernesto acordou o tópico, lembrei-me de uma coisa:
Pra todos os k criticam o Vinci por ter motor corvette, pensem um bocadinho. Aquele que dizem ser o supra-sumo das marcas novas e independentes, Pagani Zonda também tem motor próprio? Pois não. É mercedes. E olhem k a itália é um país bem mais rico k Portugal!
Até se pode aceitar a comparação. Faz sentido. Mas mesmo assim, o tipo de motorização é bastante diferente. Não se pode comparar um motor V12 AMG com um Chevrolet V8. E é preciso ver quanto se pretende cobrar por um carro com motor Chevrolet.
Além disso no Pagani, há muita originalidade no resto do carro.
Eu concordo que não se produza um motor. Não se justifica quando há tantas opções no mercado. É preciso é dar condições ao carro de explorar devidamente o que lá se meter dentro. E a utilização duma caixa automática de 4 velocidades não me parece um bom princípio.
Do que eu também não ouvi falar é de soluções dinâmicas como tipos de suspensão, arquitectura do chassis, etc.. Há dados sobre isso ou não?
Já que este Vinci Sport um carro bem mais leve em todos os sentidos que o seu irmão GT , e já que se estão a seguir certo tipo de linhas , porque não seguir este sentido? Quanto a mim bem melhor esteticamente que o apresentado ...
Foi feito à pressa mas penso que dá para ter uma ideia
Já que este Vinci Sport um carro bem mais leve em todos os sentidos que o seu irmão GT , e já que se estão a seguir certo tipo de linhas , porque não seguir este sentido? Quanto a mim bem melhor esteticamente que o apresentado ...
Foi feito à pressa mas penso que dá para ter uma ideia
Cumps
Este sim esta bem fixe...
Parecido com um Ferrari? pq?...
Ok pintem o Vinci de Cinzento ou Laranja Lol...ja deixa de parecer...
Sendo assim sou um defensor do conceito Vinci ... não tanto da forma de como os carros estão a ser desenhados ( penso que havia outro tipo de caminhos a seguir , nomeadamente mais originais ). Sou defensor sim do conceito de termos uma marca portuguesa desportiva ( sendo 100% de fabrico português ou não ). Penso que todos sabemos que um carro feito com chassis 100% português, com botões de design e fabricados em portugal, motor desenhado em pt etc etc seria muito mais interessante, principalmente para podermos comparar as nossas capacidades com outros, mas todos sabemos os custos que isso iria implicar, talvez 100 vezes acima dos que têm um projecto deste tipo.
De resto penso que independentemente do design, do motor escolhido, do resto dos componentes escolhidos ... penso que existem uns pontos de louvar e muito ... como o tempo em que se montou um prototipo a andar realmente na estrada, do tempo que têm demorado a contruir maquetes à escala real, do fabrico do chassis em carbono etc. etc.
No que toca ao design escolhido ... Penso que as semelhanças com outros nomeadamente FERRARIS , estam à vista de todos ... e se alguem que está a frente do projecto Vinci o desmentir é porque está cego ...
Por exemplo ... este Vinci Sport ...
Vai beber muita inspiração ( pelo menos esta maquete ) ... a Ferraris como o 599 GTB , e mesmo ao F430 ... Senao vejamos ...
- Farolins do 599 GTB
- Spoiler Traseiro tipo F430 com aquela entrada modificada
- Aquelas partes laterais no vidro traseiro também sao semelhantes ao F430 ...
- Os espelhos escolhidos são claramente ferrari ... apesar de so terem um suporte em vez de 2 ...
- Na frente os farois bebem claramente inspiração do 599 GTB ...
- Etc Etc
Já o novo projecto Vinci TT bebe inspiração claramente do RANGE ROVER
Bem , eu acho que se é para copiar, mais vale copiar os melhores lol
Mas penso que o melhor caminho a seguir seria mesmo a total inovação ... o que não é nada fácil especialmente neste segmento
Compreendo que existam limites na concepção devido ao chassis, motores utilizados etc ... e que tentem fazer o melhor com os limites que têm ...
Agora estou curioso porque desde a evolução da Maquete do Vinci GT para o que anda na estrada , penso que houve claramente uma evolução para melhor no seu design ... Espero que o haja ainda para a versão final ... e espero que o mesmo aconteça com o Vinci Sport.
Outra mera opinião ( para os responsáveis do Centro , da Retroconcept que possam ler isto )
Cuidado com o caminho a seguir na escolha de potências vs design vs preço final ...
Apesar de todo o patriotismo que nos pode mover ... podem não ter compradores suficientes em Portugal para tornar o projecto válido economicamente uma vez que os preços que têm vindo a lume parecem-me exagerados uma vez que existem outras opções ... já instaladas e com melhor comportamento / design etc ... E em Portugal move-nos o patriotismo também , no estrangeiro isso já não se passa. Para os Vinci vencerem lá foram têm de ser melhores carros do que já são. Teram que ser melhores que os de outras marcas que existem. E ser-se melhor que um F430 , melhor que um gallardo , é muito complicado
Acho que se devia pensar mais em fazer uma solução que demorasse 2 anos a ser encontrada ... em papel e maquete em escalas pequenas em tunel de vento ... do que construir um carro em pouco tempo ... usando soluções correntes ... mas tambem compreendo as pressões de quem entrou com o dinheiro.
Cuidado tambem com a opção de colocar os turbos no GT ... Para utilizarem esta opção teria que ser um carro muito equilibrado , mas mesmo muito equilibrado ... porque a potência alcançada seria enorme ... Muito cuidado acima dos 500 cv ...
Veja-se o caso dos koenigsegg que apenas 1 aileron fazia uma diferença descomunal no seu andamento ... Coisa que inicialmente não tinha sido considerada pelos seus engenheiros e mais tarde foi mudada. E considero o carro uma maravilha da tecnologia ...
Não basta pegarem no motor do corvette, meterem 2 turbos, ajustarem electronica, injectores etc pegarem numa suspensão + dura e já está ( penso que já sabem isto ... como é obvio ) ... Aqui a componente aerodinamica tem que ser bem estudada ... em relação ao modelo original ...
De que nos serve 800 cv se depois um carro equilibrado de 500 passa por nós ...
Aqui entra o complicado ...
Ter um carro de 500 cv para competir como os modelos que já foram referidos ( mais apelativos ) ... ou torná lo mais potente ... e depois atingir outro tipo de carros ... como os pagani , koenigsegg , etc ...
Em jeito de conclusão ... E sem contar com tudo o que já se disse sobre o design ... penso que se olhar-mos para estas fotos ...
Penso que o Saldo é muito positivo ...
Quanto ao Vinci Sport ... provavelmente e já que seguiram este design ... eu se fosse responsável preferia o que eu modifiquei mais acima, mas lá está são gostos ...
E estou muito curioso para ver as versões finais dos carros ...
Volto a referir que acho muito positivo o que se tem feito apesar de tudo o que está relacionado ...
E de fora é facil falar ... pois nunca conhecemos todas as informações e detalhes que acompanham certas decisões ...
E quem me dera poder dar o meu contributo a projectos como este. Era 1 sonho tornado realidade.
Comentário