http://automonitor.pt/2017/09/29/com...e-motores-psa/
A Opel vai deixar de produzir motores e plataformas próprias e passar a utilizar os propulsores e os chassis do Grupo PSA, que já são usados pela Peugeot, Citroen e DS, as marcas francesas do grupo, avança a Automobilwoche.
A medida insere-se no plano de reestruturação da Opel e da sua associada britânica Vauxhall, que a PSA adquiriu a GM Europa em março, e visa aproveitar as sinergias industriais entre todas as marcas do grupo francês, com impacto direto nos custos de produção.
“Vamos gradualmente começar a usar as plataformas e os motores da PSA nas gamas de modelos da Opel”, disse ao jornal alemão da Automotive News, Gilles de Borgne, diretor de desenvolvimento da PSA, acrescentando que será um processo longo “que não acontecerá de um dia para o outro, podendo mesmo durar anos”.
A solução terá ainda a vantagem de libertar a PSA do pagamento de licenças e direitos pela utilização de tecnologias da GM, que servem de base à atual geração de modelos da Opel.
A decisão vai afetar as atividades do centro de desenvolvimento da Opel, que funciona junta da sede da empresa, na localidade alemã der Ruesselsheim, a fábrica de componentes de Kaiserslautern, também na Alemanha e as unidades da Tychy (Polónia), Szentgotthard (Hungria) e Aspern (Áustria).
O centro de desenvolvimento e de testes de Ruesselshiem emprega 800 engenheiros e entrou em operação em outubro, depois de um investimento de 210 milhões de euros. A Opel conta ainda com mais 3000 engenheiros que trabalham em novos projetos e cujos empregos poderão ficar em risco.
Apesar do desenvolvimento de novos modelos Opel continuar baseado em Ruesselshiem e de a utilização de motores e plataformas PSA exigirem adaptação, Le Borge garantiu que a PSA não vai duplicar trabalhos de desenvolvimento. “Vamos criar centros de competência de Grupo que terão as suas responsabilidades, mas ainda não decidimos que competências continuarão baseadas em Ruesselshiem”, explicou.
A Opel vai deixar de produzir motores e plataformas próprias e passar a utilizar os propulsores e os chassis do Grupo PSA, que já são usados pela Peugeot, Citroen e DS, as marcas francesas do grupo, avança a Automobilwoche.
A medida insere-se no plano de reestruturação da Opel e da sua associada britânica Vauxhall, que a PSA adquiriu a GM Europa em março, e visa aproveitar as sinergias industriais entre todas as marcas do grupo francês, com impacto direto nos custos de produção.
“Vamos gradualmente começar a usar as plataformas e os motores da PSA nas gamas de modelos da Opel”, disse ao jornal alemão da Automotive News, Gilles de Borgne, diretor de desenvolvimento da PSA, acrescentando que será um processo longo “que não acontecerá de um dia para o outro, podendo mesmo durar anos”.
A solução terá ainda a vantagem de libertar a PSA do pagamento de licenças e direitos pela utilização de tecnologias da GM, que servem de base à atual geração de modelos da Opel.
A decisão vai afetar as atividades do centro de desenvolvimento da Opel, que funciona junta da sede da empresa, na localidade alemã der Ruesselsheim, a fábrica de componentes de Kaiserslautern, também na Alemanha e as unidades da Tychy (Polónia), Szentgotthard (Hungria) e Aspern (Áustria).
O centro de desenvolvimento e de testes de Ruesselshiem emprega 800 engenheiros e entrou em operação em outubro, depois de um investimento de 210 milhões de euros. A Opel conta ainda com mais 3000 engenheiros que trabalham em novos projetos e cujos empregos poderão ficar em risco.
Apesar do desenvolvimento de novos modelos Opel continuar baseado em Ruesselshiem e de a utilização de motores e plataformas PSA exigirem adaptação, Le Borge garantiu que a PSA não vai duplicar trabalhos de desenvolvimento. “Vamos criar centros de competência de Grupo que terão as suas responsabilidades, mas ainda não decidimos que competências continuarão baseadas em Ruesselshiem”, explicou.
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