Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venda de veículos a gasolina ultrapassa venda de veículos a Diesel na Europa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Estou muito esquecido. Foi isto que tu explicaste?
    Gasoline particulate emissions:The next auto scandal?
    Outra vez arroz.

    A diferença é que metes um FAP, que pela entidade desse estudo tem o custo a volta dos 50€ para os fabricantes, nao ha regeneraçoes e nao ha grande manutençao, ou seja, mais parecido que um Cat que outra coisa, e assunto resolvido e passam a emitir quase zero particulas.

    Os Diesel, nem com Adblue o assunto esta resolvido.

    É a pequena, grande diferença, e FAP nos GDI ja é uma realidade, atençao. Todos os TSI a partir de 07/2017 ja tem FAP, por exemplo.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
      Outra vez arroz.

      A diferença é que metes um FAP, que pela entidade desse estudo tem o custo a volta dos 50€ para os fabricantes, nao ha regeneraçoes e nao ha grande manutençao, ou seja, mais parecido que um Cat que outra coisa, e assunto resolvido e passam a emitir quase zero particulas.

      Os Diesel, nem com Adblue o assunto esta resolvido.

      É a pequena, grande diferença, e FAP nos GDI ja é uma realidade, atençao. Todos os TSI a partir de 07/2017 ja tem FAP, por exemplo.
      O escândalo está em se saber, há muito tempo, o problema das emissões os GDI e só agora se começar a usar filtros. E nem todos os fabricantes parecem estar com vontade de os usar.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
        Quem quer carro pra durar, sem surpresas desagradáveis e pouca despesa de manutenção, só tem uma opção: os bons velhos carros a gasolina, sem turbos nem injecções ultra-sofisticadas. Não há nada como mexer neles e fazer em casa a manutenção toda, fora uma ou outra correia de distribuição que se faz em qualquer jeitoso daqueles que trabalham sem factura. É aí que se nota a diferença no bolso.
        Eu tenho um desses simples...e a gás.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
          Eu tenho um desses simples...e a gás.
          Que motor é?
          E com a adaptação, não interfere com as operações de mudar óleos, velas, filtros de óleo e de ar em casa? Fica tudo igual?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
            Estou muito esquecido. Foi isto que tu explicaste?
            Gasoline particulate emissions:The next auto scandal?
            Essa é fácil, volte-se a injeção multiponto e o problema fica resolvido.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
              Que motor é?
              E com a adaptação, não interfere com as operações de mudar óleos, velas, filtros de óleo e de ar em casa? Fica tudo igual?
              Tudo igual. Apenas o kit de gás convém ser visto por um instalador.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por pedrowsky Ver Post
                Em 2015 comprei um golf VII 1.2 Tsi para substituir um problemático nissan 1.5 dci.

                Depois de 26 mil km e numas contas contas simples estimo que gastei cerca de 800 € adicionais em gasolina para o equivalente 1.6 tdi. Poupei 3000 € na aquisição pelo que estou totalmente satisfeito com a opção mas no dia a dia a sensação que existe na bomba é que o diesel é imbatível. Ainda há muita gente que não faz as contas todas.

                Pena que nos segmentos superiores a oferta gasolina seja tão limitada ainda.
                Eh eh eh é que é mesmo isso.

                O que interessa é que na bomba é mais barato.

                Mas para essas pessoas, aconselho a meter sempre €20... assim o diesel e a gasolina custam o mesmo e nem notam os aumentos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                  O escândalo está em se saber, há muito tempo, o problema das emissões os GDI e só agora se começar a usar filtros. E nem todos os fabricantes parecem estar com vontade de os usar.
                  Também já te foi explicado que não precisam de os usar. Desde um simples E10, até alterações de ciclo, diminuição de funcionamento a frio ou optimização de carga.

                  Tudo colocado no outro tópico, mas na altura passou-te....ou quiseste passar ao lado dos links que coloquei

                  Comentário


                    #39
                    Como é sabido, à uns meses atrás iniciei a minha mudança: largar tudo o que é diesel!

                    Troquei uma motorização diesel "da moda" , por uma a Gasolina (relativamente) moderna e cerca de 6 mil Km´s depois, estou super contente com a mudança!

                    É verdade que na Bomba assusta um pouco, mas é o fator psicológico a funcionar! Na realidade a diferença de consumos pouco passa dos 1,5L / 100, mas tendo em conta que o aumento de CV é significativo, não será por aí que fico mas pobre.

                    E ver-me livre de regenerações e afins é um descanso...

                    Comentário


                      #40
                      Hoje quase que era assassinado por um SEAT LEON de 2008 a gasoleo que calhou a minha frente na fila do McDrive.
                      Aré me deu tosse!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        Como é sabido, à uns meses atrás iniciei a minha mudança: largar tudo o que é diesel!

                        Troquei uma motorização diesel "da moda" , por uma a Gasolina (relativamente) moderna e cerca de 6 mil Km´s depois, estou super contente com a mudança!

                        É verdade que na Bomba assusta um pouco, mas é o fator psicológico a funcionar! Na realidade a diferença de consumos pouco passa dos 1,5L / 100, mas tendo em conta que o aumento de CV é significativo, não será por aí que fico mas pobre.

                        E ver-me livre de regenerações e afins é um descanso...
                        Se for para andar muito 1,5 litros a mais a gasolina faz mossa. Considerando um consumo de 5,5 para o diesel e 7 para o carro a gasolina tendo em conta os preços nas bombas da minha zona cada 100km custam-te mais 3,2€ por cada 100km ou seja se fizeres 20.000km por ano são mais 640€ que te saiem do bolso. Obviamente não estou a fazer contas se o carro por ser a gasolina foi mais barato do que a versão a diesel. Eu apenas não me converto totalmente à gasolina por causa desse custo.
                        Já agora ao fazer estas contas reparei num pormenor em Maio quando encomendei o meu C-HR a diferença de preço entre o gasóleo e a gasolina era de 21 cêntimos a favor do diesel e à data de hoje são 17,5 cêntimos, com tantas subidas e descidas dos preços dos combustíveis ainda não tinha dado por esta ligeira aproximação de preços.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Venha de lá a desvalorização do Diesel!
                          espera sentado e com uma almofadinha

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                            Se for para andar muito 1,5 litros a mais a gasolina faz mossa. Considerando um consumo de 5,5 para o diesel e 7 para o carro a gasolina tendo em conta os preços nas bombas da minha zona cada 100km custam-te mais 3,2€ por cada 100km ou seja se fizeres 20.000km por ano são mais 640€ que te saiem do bolso. Obviamente não estou a fazer contas se o carro por ser a gasolina foi mais barato do que a versão a diesel. Eu apenas não me converto totalmente à gasolina por causa desse custo.
                            Já agora ao fazer estas contas reparei num pormenor em Maio quando encomendei o meu C-HR a diferença de preço entre o gasóleo e a gasolina era de 21 cêntimos a favor do diesel e à data de hoje são 17,5 cêntimos, com tantas subidas e descidas dos preços dos combustíveis ainda não tinha dado por esta ligeira aproximação de preços.
                            Sim, são €640 a mais por cada 20000km... e... qual a diferença no preço de aquisição? Se calhar tens que colocar mais um zero nesses €640 o que daria para cerca de 200000km.

                            Comentário


                              #44
                              Depois existe um fator que coloca a balança a pender definitivamente para o lado da aquisição de um veículo movido a gasolina... o GPL.

                              Sim, a conversão ainda é cara... entre €1500 a €2000, mas é o único "extra" que podes meter num carro que se paga a ele próprio.


                              Dou como exemplo o meu caso, que pode ser extrapolado para muitos outros exemplos:

                              Diferença de preço na aquisição:
                              €2500 (0.9 TwinAir Turbo 85cv VS 1.3 Multijet 75cv)

                              Instalação de kit GPL:
                              €1650

                              Diferença de preço na aquisição mais conversão:
                              €850 (0.9 TwinAir Turbo Bi-Fuel 85cv VS 1.3 Multijet 75cv)

                              Consumos?

                              1.3 Multijet 75cv (coloquei mais 0,5L ao consumo combinado oficial que dá 5,2L) = 5,2L x €1,329 (usei Diesel simples da Galp) = €6,91/100km
                              0.9 TwinAir Turbo Bi-Fuel 85cv (o meu consumo combinado a GPL é 7,5L) = 7,5L x 0,667€ (usei GPL da Galp) = €5,00/100km + 0,5L x €1,504 (usei Gasolina Simples na Galp) = €0,75... €5,75/100km

                              Uma diferença de €1,16/100km, €11,60/1000km, €116/10000km, €232/20000km a favor do bifuel.

                              Portanto em cada ano, consegues uma poupança superior a €200, além de poupares em impostos e em seguros... isto a adicionar à poupança no preço de aquisição.



                              No meu caso, o meu Panda tem 75000km, e GPL à 69000km (4 anos e 1 mês)... Desde a conversão poupei em combustível cerca de €3650... o que descontando o que paguei na conversão, poupei efetivamente €2000... cerca de €500 por ano ao optar pelo GPL em detrimento da Gasolina.


                              O GPL é um trunfo que quem compra carros a gasolina tem ou pode vir a ter, caso se opte por instalar GPL mais tarde.

                              Eu vim de um Panda Cross a diesel, e na troca optei pela gasolina sempre a pensar no futuro que caso houvesse um aumento nos combustíveis poderia optar pelo GPL... um mês a seguir à aquisição do carro, a lei mudou e eu optei por converter... bem arrependo-me de ter esperado 6000km antes da conversão.


                              Atualmente se fosse comprar um carro novo, ou seja para os próximos 5/6 anos... nunca optaria por um diesel, pois as polémicas dos NOx e escândalos adjacentes, assim como os governos a serem pressionados pode vir a ficar caro para o diesel.

                              Optaria provavelmente por um híbrido, pois com este sistema os consumos seriam idênticos a ter um motor a GPL, pois como faço muita cidade, um híbrido brilha mais nesses percursos. Existe até quem tenha híbridos a GPL... mas o pouco consumo faz com que a amortização e real poupança se arraste por mais tempo... mas andar com custos de utilização de €2,50 por cada 100km é uma coisa fantástica.

                              Fiquem bem.
                              Editado pela última vez por Panda4x4; 03 October 2017, 10:00.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                espera sentado e com uma almofadinha
                                Como será óbvio nos próximos tempos.

                                Mas eu quero mesmo é que estes arautos da desgraça continuem e em força.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                  Sim, são €640 a mais por cada 20000km... e... qual a diferença no preço de aquisição? Se calhar tens que colocar mais um zero nesses €640 o que daria para cerca de 200000km.
                                  Duvido muito que fosse uma diferença de 6400€ mas foi mesmo por não saber quais são os carros considerados que fiz referência que não estava a considerar os custos dos carros e depois tínhamos que entrar com desvalorizações e valores de retoma e depois tínhamos que saber se a ideia é trocar de carro em 3, 5 10 anos andar até o carro cair de podre, etc...
                                  As contas cada um tem que fazer as suas, eu quando comprei uma mégane diesel fiz as minhas contas e na altura tinha que fazer 60.000km para começar a poupar face ao gasolina, em 2 anos tinha feito esses 60.000km, agora o carro que tenho ao serviço da minha mulher não faz 15.000km por ano.
                                  Tenho um Mini Diesel cá em casa vou ao configurador da Mini ver os preços base e o cooper 1.5 a gasolina custa 23.950€ e o 1.5 cooper D custa 24.550€, são 600€ de diferença em 20.000km fica pago...
                                  Para mim um Híbrido a GPL parece-me a melhor solução para quem quer poupar, infelizmente para mim não serve porque não tenho bombas com GPL num raio de 30-35km de casa.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Ainda vamos assistir a uma corrida aos carros usados a gasolina, pois cada vez mais, se houve alguém a dizer que anda há procura de um determinado carro a gasolina, e não encontra muita oferta...

                                    Será que os usados a gasolina, vão começar a valorizar?! ou os diesel usados vão baixar para preços mais reais...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                      Ainda vamos assistir a uma corrida aos carros usados a gasolina, pois cada vez mais, se houve alguém a dizer que anda há procura de um determinado carro a gasolina, e não encontra muita oferta...

                                      Será que os usados a gasolina, vão começar a valorizar?! ou os diesel usados vão baixar para preços mais reais...
                                      Tudo isso pode acontecer... dependerá do que os governos decidirem... até lá...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                        Tudo isso pode acontecer... dependerá do que os governos decidirem... até lá...
                                        Eu por acaso sou da opinião, que já está a acontecer nos segmentos mais baixos. Não o aumento dos carros a gasolina, mas sim o valor dos diesel usados não ser exorbitante como até agora.

                                        Ainda no inicio deste ano, andei à procura de um Fiat 500 usado e verifiquei que o valor pedido pelos 1.2 a gasolina, era idêntico aos 1.3 diesel.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Tópico interessante.

                                          Eu por acaso já dei por mim a pensar e falar sozinho.

                                          Actualmente tenho uma carrinha diesel.
                                          Anualmente faço em media 15k kms/ano. No máximo, um ano que anda muito, nunca passa dos 18k kms/ano.
                                          Faço 80% cidade. Por vezes, num raio de 5 km, faço 4 paragens/arranque.
                                          O FAP, tenho de andar de olho nele como se andasse com uma criança pela mão.

                                          Hoje dou por mim a pensar que a trocar de carro, se compensa comprar a diesel.

                                          Um mero ex do que andei a ver para futura compra:
                                          1.5 dci Auto/EDC- 32k €.
                                          1.2 TCE Auto/EDC- 29k €.

                                          Isto números redondos.

                                          A comprar uma carro novo, zero kms, seria sempre para um mínimo de 7 anos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                            Tópico interessante.

                                            Eu por acaso já dei por mim a pensar e falar sozinho.

                                            Actualmente tenho uma carrinha diesel.
                                            Anualmente faço em media 15k kms/ano. No máximo, um ano que anda muito, nunca passa dos 18k kms/ano.
                                            Faço 80% cidade. Por vezes, num raio de 5 km, faço 4 paragens/arranque.
                                            O FAP, tenho de andar de olho nele como se andasse com uma criança pela mão.

                                            Hoje dou por mim a pensar que a trocar de carro, se compensa comprar a diesel.

                                            Um mero ex do que andei a ver para futura compra:
                                            1.5 dci Auto/EDC- 32k €.
                                            1.2 TCE Auto/EDC- 29k €.

                                            Isto números redondos.

                                            A comprar uma carro novo, zero kms, seria sempre para um mínimo de 7 anos.
                                            Aí a única desvantagem é que o 1.2 TCE é um bocado bebado e acopolado à caixa auto ainda deve ser pior.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              Aí a única desvantagem é que o 1.2 TCE é um bocado bebado e acopolado à caixa auto ainda deve ser pior.
                                              Dizem que 7...8....

                                              Isso das caixas Auto já nem sei que pensar:
                                              Antes diziam que as caixas Auto aumentava os consumos!
                                              Hoje, vejo amigos meus com caixas Auto e dizem maravilhas daquilo; que as caixas de hoje já são diferentes; que por muito cuidado que o condutor tenha, ninguém consegue bater a eficiência/consumo da caixa Auto.

                                              A minha sorte é que não vou comprar já, caso contrario, as duvidas eram muitas e estava lixado com um F.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Depende da experiencia. A minha caixa Auto e modo economico é mais economico que a minha condução manual. Troca sempre de relação as 2000, desliga o motor em velocidades constantes e nao permite arranques a campeao.

                                                Eu com 1 caixa manual raramente tenho esse tipo de condução. Depois a caixa tem 7 relacoes enquanto 1 manual tem 6.

                                                Para nao falar em alguns modelos com 8 ou 9.

                                                O Problema em Portugal é que a escolha de usados não é famosa. Para manter 7 anos há carros com 1 a 3 anos fantasticos.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                  Sim, são €640 a mais por cada 20000km... e... qual a diferença no preço de aquisição? Se calhar tens que colocar mais um zero nesses €640 o que daria para cerca de 200000km.
                                                  Depende. Há marcas que é mais de 5 mil euros, outras nem chega aos 2000 euros.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Mas atenção que quando se fala em preço de aquisição, temos que ver também quantos anos é para se ficar com o carro.

                                                    De uma forma ou de outra, para mim hoje em dia só há uma solução para poupar : GPL.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                      Ainda vamos assistir a uma corrida aos carros usados a gasolina, pois cada vez mais, se houve alguém a dizer que anda há procura de um determinado carro a gasolina, e não encontra muita oferta...

                                                      Será que os usados a gasolina, vão começar a valorizar?! ou os diesel usados vão baixar para preços mais reais...
                                                      A valorização dos usados depende do preço do combustível na bomba. Se o pessoal a gasolina souber fazer bem o trabalhinho de sapa, os diesel usados podem de um dia pra o outro ficar com a cotação que têm no Japão, EUA, Inglaterra ou Suíça. É uma questão de boicotar em grande escala os postos nacionais pra encostar os governos à parede e obrigar a inverter o bónus fiscal do gasóleo. No dia em que nem um litro de gasolina se vender fora de Lisboa é o que vai acontecer.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                                        Tópico interessante.

                                                        Eu por acaso já dei por mim a pensar e falar sozinho.

                                                        Actualmente tenho uma carrinha diesel.
                                                        Anualmente faço em media 15k kms/ano. No máximo, um ano que anda muito, nunca passa dos 18k kms/ano.
                                                        Faço 80% cidade. Por vezes, num raio de 5 km, faço 4 paragens/arranque.
                                                        O FAP, tenho de andar de olho nele como se andasse com uma criança pela mão.

                                                        Hoje dou por mim a pensar que a trocar de carro, se compensa comprar a diesel.

                                                        Um mero ex do que andei a ver para futura compra:
                                                        1.5 dci Auto/EDC- 32k €.
                                                        1.2 TCE Auto/EDC- 29k €.

                                                        Isto números redondos.

                                                        A comprar uma carro novo, zero kms, seria sempre para um mínimo de 7 anos.
                                                        GPL. Faz o que te digo... e o que faço!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                                          Dizem que 7...8....

                                                          Isso das caixas Auto já nem sei que pensar:
                                                          Antes diziam que as caixas Auto aumentava os consumos!
                                                          Hoje, vejo amigos meus com caixas Auto e dizem maravilhas daquilo; que as caixas de hoje já são diferentes; que por muito cuidado que o condutor tenha, ninguém consegue bater a eficiência/consumo da caixa Auto.

                                                          A minha sorte é que não vou comprar já, caso contrario, as duvidas eram muitas e estava lixado com um F.
                                                          Depende das caixas auto, hoje em dia parece-me que os únicos casos que os próprios construtores anunciam os consumos com caixas auto mais baixos são os que têm caixas com 8-9 velocidades, a VW com as DSG parece-me que anunciam os mesmos consumos do que os de caixa manual. No segmento C segundo consta a Powershift da Ford e a EDC da Renault não são muito eficientes em termos de consumos

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Cada caso é um caso, não se pode analisar como se existisse uma só realidade, o número de km por ano e os anos que vamos ter o carro em nossa posse, conta muito e é determinante para as contas.

                                                            No meu caso compensa mais o diesel e estou muito satisfeito. Ficou mais caro que a versão a gasolina em 2000€, mas recupero esse valor em menos de 3 anos só na poupança de combustível.
                                                            Como pretendo ficar com o carro no mínimo por 8 anos, os restantes 5 anos serão sempre com ganhos na poupança.

                                                            Como recupero os 2000€ em menos de 3 anos?
                                                            Faço mais de 20 mil km por ano, com consumo de 4L
                                                            Se considerar 20 mil km ano, consumi 800 litros, a 1,20€ são 960€
                                                            Num carro a gasolina posso contar com um consumo de 6L, que dá 1200 litros, a 1,40€ são 1680€
                                                            Representou uma poupança de 720€ em 20 mil km (1 ano), 720x3=2160€

                                                            Quanto à instalação de GPL no carro a gasolina, no meu caso, era apenas e só um mau negócio...
                                                            2 anos iniciais sem instalação GPL devido à garantia, representava logo 1440€ de prejuízo em combustível. Mais instalação GPL 1500€ (?) só aqui já estava com prejuízo de 2940€.
                                                            Além disso com manutenções incluídas até 100 mil km ou 5 anos, duvido que com instalação GPL à revelia da marca, esse contrato se mantivesse em vigor.

                                                            Ou seja, com isto quero dizer que cada caso é um caso, tem de se considerar vários aspectos, fazer contas, analisar tudo e chegar a uma conclusão.
                                                            Nem sempre a gasolina mesmo com GPL, é a melhor escolha.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                                              Cada caso é um caso, não se pode analisar como se existisse uma só realidade, o número de km por ano e os anos que vamos ter o carro em nossa posse, conta muito e é determinante para as contas.

                                                              No meu caso compensa mais o diesel e estou muito satisfeito. Ficou mais caro que a versão a gasolina em 2000€, mas recupero esse valor em menos de 3 anos só na poupança de combustível.
                                                              Como pretendo ficar com o carro no mínimo por 8 anos, os restantes 5 anos serão sempre com ganhos na poupança.

                                                              Como recupero os 2000€ em menos de 3 anos?
                                                              Faço mais de 20 mil km por ano, com consumo de 4L
                                                              Se considerar 20 mil km ano, consumi 800 litros, a 1,20€ são 960€
                                                              Num carro a gasolina posso contar com um consumo de 6L, que dá 1200 litros, a 1,40€ são 1680€
                                                              Representou uma poupança de 720€ em 20 mil km (1 ano), 720x3=2160€

                                                              Quanto à instalação de GPL no carro a gasolina, no meu caso, era apenas e só um mau negócio...
                                                              2 anos iniciais sem instalação GPL devido à garantia, representava logo 1440€ de prejuízo em combustível. Mais instalação GPL 1500€ (?) só aqui já estava com prejuízo de 2940€.
                                                              Além disso com manutenções incluídas até 100 mil km ou 5 anos, duvido que com instalação GPL à revelia da marca, esse contrato se mantivesse em vigor.

                                                              Ou seja, com isto quero dizer que cada caso é um caso, tem de se considerar vários aspectos, fazer contas, analisar tudo e chegar a uma conclusão.
                                                              Nem sempre a gasolina mesmo com GPL, é a melhor escolha.
                                                              Desculpa, e não estou a ser irónico, muito menos agressivo, mas acreditas em consumos de 4L/100? Com que carro/motorização?

                                                              É que existe um bocado de endeusamento do Diesel e demonização da Gasolina, convém passar um pouco por cima desse celeuma de consumos/gastos.

                                                              Fazer as contas por si só pode não ser tudo!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X