Originalmente Colocado por Cagi
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Os italianos tem casas de design mesmo que n estejam muito saudaveis financeiramente, e os alemaes? onde estao as casas de design? nem sequer na historia sao conhecidos pelo comum dos mortais, quem nao conhece uma Pininfarina?
Uma das razoes para esses casas estarem assim é que cada vez menos os construtores as usam, fizeram os seus proprios centros de design, tambem ha mais controlos de custos.
Não só as marcas deram passos de gigante na reorganização e ampliaçaõ dos seus departamentos de design, como também surgiram novos "players", com preços de ataque, e com estruturas mais pequenas (não tem o busilis de sustentar linhas de produção), além de que o foco agora está na Ásia. As tradicionais casas italianas perderam um pouco esse comboio, aproveitado convenientemente pelos novos players.
Acho piada muita gente nem sequer se questionar sobre o que é bom design...para muitos tudo se passa entre o bonito e o feio...enfim, funcionalidade, ergonomia, inovação, originalidade sao palavras que nunca ninguem se lembra e que sao bem mais importantes que bonito ou feio, por alguma razao em muitos premios de design os modelos que mais gente acha mais agradaveis nao sao os que ganham.
E mente humana gosta de poucas inovaçoes e gosta de estar smp no mesmo pois nao se adaptar a situaçoes novas é smp mais confortavel.
grande verdade!
Desde que iniciei o curso de design nao me recordo os professores alguma vez terem dado importancia ao bonito ou feio, mas se falhar nos items como funcionalidade, ergonomia, inovação, originalidade, metodo projectual...tou chumbado.
poxa... veio um sem número de memórias dos meus tempos de estudante.
Como exemplo, quando propuseram que redesenhasse uma escova de dentes eléctrica (teria de aproveitar chassis/motor de uma já existente), todo o trabalho desenvolvido nos "devaneios" criativos teve de ir para o lixo. Foi uma optima maneira de acabar de vez com as noções românticas associadas ao design.
No entanto apenas torna o desafio mais apetecivel e... desesperante!!!
Acho que as pessoas tem uma ideia errada do que sao estas casas de design, para muitas tudo o que sai de la tem que ser desenhador por Deus! Ninguem percebe que o design nao é so isso e no mundo do projecto existem condicionantes e sao essas condicionantes, economicas, sociais, culturais que vao ditar o resultado final, ainda ha a questao das exigencias de quem pede os projectos e dependendo da sua origem podemos gostar mais ou nao gostar, os Asiaticos, Sul americanos, Norte americanos, africanos tem gostos diferentes logo quem somos nos para questionar a suas noçoes de beleza? Sera que a nossa maneira materialista é a mais correcta? sera que n estamos cegos no nosso proprio sistema social e cultural?
Tás lá! E um pormenor importantissimo que referiste. As exigências dos clientes. Isso, no geral, mata 1 projecto. O problema é que os clientes acabam por cair na tentação de pôr o nariz onde não são chamados. Uma coisa são criticas ou sugestões construtivas e que devem ser discutidas.
Outra coisa é aquilo que costumo apanhar pela frente (neste momento faço webdesign, mas o exemplo é extensivel a praticamente todas as áreas do design), clientes que, por alguma razão, pensam que sabem de design e intervém na aparência final dos sites que crio, com resultados no minimo, deficientes (tou a ser simpático). Eles põe os sites ao gosto pessoal deles (erro), quando não percebem que o trabalho que faço não é directamente para eles, mas para os seus clientes.
Conclusão, até tenho dificuldade em assumir a autoria de certos projectos, de tão maus que ficam. Felizmente não costumam meter o bedelho na funcionalidade do site, senão a desgraça seria total.
No mundo automóvel são mais que conhecidos exemplos desses. Basta lembrar o dedo do Ghosn na Renault (Twingo2, Laguna3)
Giugiaro é o Rei do design pelos projectos que fez e pelo impacto que fez nos varios pontos do planeta, soube criar linguagens esteticas conforte o publico alvo.
Giorgetto Giugiaro ganhou o prémio de designer automóvel do sécXX, para quem duvide das capacidades dele.
Pininfarina pode ter uma maior colecção de exemplares mais atractivos ou desejáveis, mas a conjugação de soluções estilisticas e técnicas, que possibilitaram esses mesmos avanços estilisticos, a escolha não poderia ser outra. Foi um homem que avançou com as regras do jogo como poucos o fizeram. Se actualmente já não tem o destaque que tinha, também é verdade que actualmente existe mais patos no lago e também muito sangue novo com ideias alternativas muito interessantes.
Não nos podemos esquecer que um bom designer não é apenas um estilista. Design é uma disciplina técnica. Um bom designer tem de conseguir conjugar todas as exigências e condicionantes de um projecto com factores de agrabilidade estética, o que por vezes pode-se revelar algo de dificil gestão
Uma das razoes para esses casas estarem assim é que cada vez menos os construtores as usam, fizeram os seus proprios centros de design, tambem ha mais controlos de custos.
Não só as marcas deram passos de gigante na reorganização e ampliaçaõ dos seus departamentos de design, como também surgiram novos "players", com preços de ataque, e com estruturas mais pequenas (não tem o busilis de sustentar linhas de produção), além de que o foco agora está na Ásia. As tradicionais casas italianas perderam um pouco esse comboio, aproveitado convenientemente pelos novos players.
Acho piada muita gente nem sequer se questionar sobre o que é bom design...para muitos tudo se passa entre o bonito e o feio...enfim, funcionalidade, ergonomia, inovação, originalidade sao palavras que nunca ninguem se lembra e que sao bem mais importantes que bonito ou feio, por alguma razao em muitos premios de design os modelos que mais gente acha mais agradaveis nao sao os que ganham.
E mente humana gosta de poucas inovaçoes e gosta de estar smp no mesmo pois nao se adaptar a situaçoes novas é smp mais confortavel.
grande verdade!
Desde que iniciei o curso de design nao me recordo os professores alguma vez terem dado importancia ao bonito ou feio, mas se falhar nos items como funcionalidade, ergonomia, inovação, originalidade, metodo projectual...tou chumbado.
poxa... veio um sem número de memórias dos meus tempos de estudante.
Como exemplo, quando propuseram que redesenhasse uma escova de dentes eléctrica (teria de aproveitar chassis/motor de uma já existente), todo o trabalho desenvolvido nos "devaneios" criativos teve de ir para o lixo. Foi uma optima maneira de acabar de vez com as noções românticas associadas ao design.
No entanto apenas torna o desafio mais apetecivel e... desesperante!!!
Acho que as pessoas tem uma ideia errada do que sao estas casas de design, para muitas tudo o que sai de la tem que ser desenhador por Deus! Ninguem percebe que o design nao é so isso e no mundo do projecto existem condicionantes e sao essas condicionantes, economicas, sociais, culturais que vao ditar o resultado final, ainda ha a questao das exigencias de quem pede os projectos e dependendo da sua origem podemos gostar mais ou nao gostar, os Asiaticos, Sul americanos, Norte americanos, africanos tem gostos diferentes logo quem somos nos para questionar a suas noçoes de beleza? Sera que a nossa maneira materialista é a mais correcta? sera que n estamos cegos no nosso proprio sistema social e cultural?
Tás lá! E um pormenor importantissimo que referiste. As exigências dos clientes. Isso, no geral, mata 1 projecto. O problema é que os clientes acabam por cair na tentação de pôr o nariz onde não são chamados. Uma coisa são criticas ou sugestões construtivas e que devem ser discutidas.
Outra coisa é aquilo que costumo apanhar pela frente (neste momento faço webdesign, mas o exemplo é extensivel a praticamente todas as áreas do design), clientes que, por alguma razão, pensam que sabem de design e intervém na aparência final dos sites que crio, com resultados no minimo, deficientes (tou a ser simpático). Eles põe os sites ao gosto pessoal deles (erro), quando não percebem que o trabalho que faço não é directamente para eles, mas para os seus clientes.
Conclusão, até tenho dificuldade em assumir a autoria de certos projectos, de tão maus que ficam. Felizmente não costumam meter o bedelho na funcionalidade do site, senão a desgraça seria total.
No mundo automóvel são mais que conhecidos exemplos desses. Basta lembrar o dedo do Ghosn na Renault (Twingo2, Laguna3)
Giugiaro é o Rei do design pelos projectos que fez e pelo impacto que fez nos varios pontos do planeta, soube criar linguagens esteticas conforte o publico alvo.
Giorgetto Giugiaro ganhou o prémio de designer automóvel do sécXX, para quem duvide das capacidades dele.
Pininfarina pode ter uma maior colecção de exemplares mais atractivos ou desejáveis, mas a conjugação de soluções estilisticas e técnicas, que possibilitaram esses mesmos avanços estilisticos, a escolha não poderia ser outra. Foi um homem que avançou com as regras do jogo como poucos o fizeram. Se actualmente já não tem o destaque que tinha, também é verdade que actualmente existe mais patos no lago e também muito sangue novo com ideias alternativas muito interessantes.
Não nos podemos esquecer que um bom designer não é apenas um estilista. Design é uma disciplina técnica. Um bom designer tem de conseguir conjugar todas as exigências e condicionantes de um projecto com factores de agrabilidade estética, o que por vezes pode-se revelar algo de dificil gestão
É sempre bom ver alguém defender a "causa"
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