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Honda Insight - Grande Desilusão - Motor pifou
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostAh bom, então o standard que a indústria usa está errado, mas a Honda está certa.
Está bem.
A única coisa defenida na sae J300 é a viscosidade máxima, para a temperatura mínima consoante o valor entre 0 e 25W para cranking and pumping.
Volto a repetir, a quente a temperatura ambiente não interessa para nada, nem viscosidade dá maior proteção.
Mais uma vez leiam os documentos presentes no tópico dos óleos. Informem se e aprendam.
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Para quem quiser aprender alguma coisa.
Os óleos dogrupo com "W" (também designados por óleos de inverno), são classificados pela viscosidademáxima a baixa temperatura de arranque a frio, pela temperatura máxima de limite inferior debombagem, bem como pela viscosidade mínima a 100ºC. Os óleos do grupo sem "W" sãoclassificados pela viscosidade cinemática mínima e máxima a 100ºC e pela viscosidademínima, HT/HS (elevada taxa de corte (106 s-1), a elevada temperatura (150ºC).
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostPara mim este mostra precisamente o que eu já vi com o "Torque" na porta OBD2 em alguns carros, ou seja, é ilucidativo e comprova a minha opinião, se tiveres algum que mostre o contrário, mostra.
Mas posso mostrar outro, que mostra que a pressão do óleo tem muito mais oscilações/dificuldades a temperaturas baixas e que se encontram em temperaturas de trabalho.
Dizes que a temperatura exterior não influência a temperatura do óleo do motor.
Então tu tens um motor a atingir centenas de graus. Tens as EGTs a centenas de graus. Tens o líquido de refrigeração, e não a temperatura do motor, conforme disseste, a 90 graus. Ou seja, todas as temperaturas envolvidas, são no mínimo 90 graus, certo? Certo ou errado?
Como justificas que se possa andar com o óleo, já depois de ter atingido 100 graus, a 85, a 80, a 75 e até mesmo ligeiramente inferior? Acho que minimo que consegui arrefecer o óleo foi aos 72 graus. Como, diz lá como é que isto é possível? Mostra lá toda a tua sabedoria, gráficos, esquemas, videos para justificares isso.
Mas mais, sabes o que é o cárter? Sabes como funciona? Sabes para o quê que funciona? Qual a sua funcionalidade?
Vai lá estudar um pouco a coisa e depois vem cá com as tuas demonstrações.
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Quanto mais estudo a coisa mais tenho certeza do que disse, ora um óleo que respeita a viscosidade a frio, tipo 0C e falas em 72? Coloco de novo a citação da apetro, para ver se entendes que o único limite de temperatura que tem a ver com a temperatura ambiente que é o baixo, a quente nada tem a ver com isso.
s óleos do grupo com "W" (também designados por óleos de inverno), são classificados pela viscosidade máxima a baixa temperatura de arranque a frio, pela temperatura máxima de limite inferior de bombagem, bem como pela viscosidade mínima a 100ºC. O.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Sabes é muito fácil ter documentos, pdfs, gráficos, esquenas... O problema é interpreta-los, questionar as coisas, saber o porquê, as causas e as consequências.
Ora o teu documento refere que o óleo serve para arrefecer a temperatura do motor. Não do líquido, não te confundas. Cerca de 5 a 10% de calor é trocado entre o motor e o óleo.
Pergunta-te: como é que o óleo vai dissipar este calor? Qual o outro meio envolvido? Em que zona do motor é que tal acontece? Porque é que as paredes do material desta zona, são finas?
Vá, já estou a dar muitas abébias!
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostQuanto mais estudo a coisa mais tenho certeza do que disse, ora um óleo que respeita a viscosidade a frio, tipo 0C e falas em 72? Coloco de novo a citação da apetro, para ver se entendes que o único limite de temperatura que tem a ver com a temperatura ambiente que é o baixo, a quente nada tem a ver com isso.
A minha discussão contigo é que tu dizes que a temperatura exterior não influencia a temperatura do óleo do motor.
Claro que depois de te provar isto, ficas, estás em cheque perante tudo o que disseste para o outro tema, mas disso não tenho nada a ver. Não tenho conhecimentos! Não falo!
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A temperatura do motor e do oleo e controlada directa e indirectamente pelo circuito de refrigeração, e a válvula termostatica que o faz, portanto sim o óleo a quente nada tem a ver com a temperatura ambiente, esta só influencia a abertura da válvula termostatica do circuito de refrigeração, alias a classificação dos óleos tem a ver com a sua viscosidade a frio (temperatura ambiente) e a 100C.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostIsso é uma discussão vossa na qual eu nem entro. Quero lá saber se a Honda recomenda óleos errados ou não...
A minha discussão contigo é que tu dizes que a temperatura exterior não influencia a temperatura do óleo do motor.
Claro que depois de te provar isto, ficas, estás em cheque perante tudo o que disseste para o outro tema, mas disso não tenho nada a ver. Não tenho conhecimentos! Não falo!
Eu pelo menos jä coloquei gráficos que mostram que a partir da temperatura de funcionamento a temperatura do óleo se mantém estável independentemente da temperatura ambiente, mas tu achas que mandar umas chalacas que é que são provas.Editado pela última vez por Afcivic; 04 March 2018, 10:05.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostA temperatura do motor e do oleo e controlada directa e indirectamente pelo circuito de refrigeração, e a válvula termostatica que o faz, portanto sim o óleo a quente nada tem a ver com a temperatura ambiente, esta só influencia a abertura da válvula termostatica do circuito de refrigeração, alias a classificação dos óleos tem a ver com a sua viscosidade a frio (temperatura ambiente) e a 100C.
Responde lá. Demonstra lá isso. Justifica. Dá o teu melhor. Gráficos, esquemas, pdfs,dá tudo o que tens!
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostEntão como consegues ter temperaturas no óleo inferiores às do líquido de refrigeração, já depois de atingidas temperaturas mais altas no óleo? Não em fases de arranque.
Responde lá. Demonstra lá isso. Justifica. Dá o teu melhor. Gráficos, esquemas, pdfs,dá tudo o que tens!
Eu tenho graficos na pagina anterior que comprovam o que digo, mostra la os teus.Editado pela última vez por Afcivic; 04 March 2018, 10:12.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostProvaste? Com o que? Onde estao as provas disso?
Eu pelo menos jä coloquei gráficos que mostram que a partir da temperatura de funcionamento a temperatura do óleo se mantém estável independentemente da temperatura ambiente, mas tu achas que mandar umas chalacas que é que são provas.
A primeira é que não percebes nada disto! Apesar de vires munido de altos gráficos, teres uma base de dados completa sobre o tema. Serve para os incautos, mas pouco mais.
E não percebes do básico de mecânica. O cárter. A simples bacia que é o cárter. Conceitos de troca de calor. Quais os meios envolvidos. Tudo isto é muito básico para teres o atrevimento de vires aqui colocar outros argumentos em causa.
Segundo, provei e demonstrei que a temperatura exterior influencia a temperatura do óleo do motor, ao contrário do que afirmaste.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNunca vi isso em lado nenhum, tu é que estas a colocar isso em causa, prova-o.
Eu tenho graficos na pagina anterior que comprovam o que digo, mostra la os teus.
Já estava à espera desse derradeiro argumento.
Primeiro discutes, vês que não tens capacidade de argumentar, e finalmente o que é que fazes? Colocas em causa?
Só uma pergunta sem jejto, se não acreditas, porque é que discutes? Isso era logo no inicio.
Queres que te faça um video?
Eu tenho que acreditar nos teus gráficos, mas tu não acreditas no que eu vejo?
Ok siga.
Pensa no cárter. Pode ser que chegues lá por ti.
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Ainda não vi essa demonstração em lado nenhum, depois do óleo atingir a temperatura de trabalho nao é pelo facto de teres uns litros de óleo numa bacia que o vai arrefecer, ainda por cima estando sempre a circular, essa bacia ajudar a estabilizar a temperatura, gostava de ver algo que prove isso que dizes, pois pelo que tenho lido é precisamente o contrario, o óleo acompanha a temperatura do motor e do circuito de refrigeração, prefiro acreditar em factos que vejo do que nas tuas palavras.
Alem disso, ate os próprios fabricantes apenas colocam na bitola a temperatura do cold start, o limite superior será sempre pelo motor e modo de funcionamento, nunca pela temperatura ambiente.
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Eu ajudo-te:
O cárter é o nome que se dá à peça que ocupa a parte inferior do motor, normalmente tapando o bloco e formando uma espécie de reservatório onde fica retido o óleo lubrificante. Esta peça tem a dupla missão de armazenar e arrefecer aquele líquido essencial ao bom funcionamento do motor do carro.
In: https://kbb.sapo.pt/detalhes-noticia...serve/?ID=1051
Ora arrefece com que meio? O circuito líquido de refrigeração passa por lá? Não, pois não? Então só pode ser com o meio exterior? Certo? Então o meio exterior tem influencia na temperatura do óleo certo? Então podemos ter temperaturas de óleo mais baixas do que as do líquido de regrigeração, certo?
Então está tudo provado, correto?
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostEu ajudo-te:
O cárter é o nome que se dá à peça que ocupa a parte inferior do motor, normalmente tapando o bloco e formando uma espécie de reservatório onde fica retido o óleo lubrificante. Esta peça tem a dupla missão de armazenar e arrefecer aquele líquido essencial ao bom funcionamento do motor do carro.
In: https://kbb.sapo.pt/detalhes-noticia...serve/?ID=1051
Ora arrefece com que meio? O circuito líquido de refrigeração passa por lá? Não, pois não? Então só pode ser com o meio exterior? Certo? Então o meio exterior tem influencia na temperatura do óleo certo? Então podemos ter temperaturas de óleo mais baixas do que as do líquido de regrigeração, certo?
Então está tudo provado, correto?
Antes pelo contrario, provaste o que eu tenho vindo a dizer, o carter funciona como estabilizador de temperatura, ora se nao tivesses essa quantidade de liquido extra simplesmente terias a temperatura do óleo a oscilar conforme as rpms, nao vejo nada ai do que mostra que a temperatura ambiente sirva para alterar a temperatura do oleo. Apenas o facto de afastar a maior quantidade de óleo longe do ponto mais quente, passando por uma parte arrefecida com o circuito de refrigeração, leva a que tenhas uma temperatura estabilizada do óleo graças ao circuito de refrigeração, que e preceptivel quando avaria a válvula termostatica da agua e que a temperatura do motor oscila, também oscila a temperatura do óleo, portanto digo que a temperatura ambiente a quente não interfere na temperatura do óleo.
Alias, no caso do meu carro o carter esta completamente tapado, como poderia a temperatura ambiente afetar a sua temperatura?Editado pela última vez por Afcivic; 04 March 2018, 10:45.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostA tua argumentação é esclarecedora.
Um tipo que diz que o motor trabalha a 90° e o termostato regula o óleo e confunde segmentos com orings, fica lá com a tua certeza.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostAntes pelo contrario, provaste o que eu tenho vindo a dizer, o carter funciona como estabilizador de temperatura, ora se nao tivesses essa quantidade de liquido extra simplesmente terias a temperatura do óleo a oscilar conforme as rpms, nao vejo nada ai do que mostra que a temperatura ambiente sirva para alterar a temperatura do oleo. Apenas o facto de afastar a maior quantidade de óleo longe do ponto mais quente, passando por uma parte arrefecida com o circuito de refrigeração, leva a que tenhas uma temperatura estabilizada do óleo graças ao circuito de refrigeração, que e preceptivel quando avaria a válvula termostatica da agua e que a temperatura do motor oscila, também oscila a temperatura do óleo, portanto digo que a temperatura ambiente a quente não interfere na temperatura do óleo.
Alias, no caso do meu carro o carter esta completamente tapado, como poderia a temperatura ambiente afetar a sua temperatura?
Então a temperatura ambiente não influencia a troca de calor no Carter? Faz a experiência: mete o teu prato de comida quentinha lá fora e vê quanto tempo demora a arrefecer de inverno e depois de verão.
Cada um..
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Sera muito difícil o pessoal responder sem mandar bocas e tratar mal os outros utilizadores do forum?
Eu continuo a achar o mesmo, pois essa experiência pode servir para ti, mas para mim nao me diz nada, ora ve la, o prato quente na rua arrefece, mas o motor nem por isso, estando a trabalhar mantém a temperatura, e no caso dos meus, seja inverno ou verao mantém a mesma temperatura, ou seja, se esse prato estiver sempre a ser aquecido, como acontece com um motor, ele nao vai arrefecer.
Alem disso tenho outra opinião acerca do carter e dos novos motores, que as marcas procuram isolar ao máximo o engine bay para nao haver trocas de temperatura com o exterior e assim aumentar a eficiência do conjunto, isto porque no inverno perde-se mais combustível a aquecer o motor do que no verao, isto para que ele tenha sempre a mesma temperatura, principalmente pela bomba de agua que bomba mais no verao, isto para manter a mesma temperatura.
Depois temos os motores arrefecidos a ar que foram abandonados porque, esses sim, aquecem muito no veräo e o inverso no inverno.
Mas é verdade nao percebo nada disto, mas ainda ninguém me deu uma explicação lógica do contrario do que afirmo.
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Acho que tu é que não percebeste, se calhar é por apanhares o comboio já em andamento. E aqui quem fica ridicularizado não sou eu.
Eu apenas referi que um motor a quente funciona sempre à mesma temperatura seja verão ou inverno e alguém discorda disso, isso de gastar mais ou menos energia és tu a trazer para a conversa, lê os posts anteriores e iras perceber.
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