Originalmente Colocado por nebuchadnezzar
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostEstás a mostrar muito coisa que influencia a temperatura do motor ou do óleo mas que não é a temperatura exterior. Nas mesmas condições que falas terás essa variação seja inverno ou verão.
Agora o problema é apenas o verão e o inverno. É proporcional à temperatura exterior, quanto mais baixa, maior é a troca de calor. Assim como a convecção com o cárter. Maior velocidade, maior troca de calor.
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Não estou a infletir nada, o meu discurso sempre foi o mesmo.
um motor a quente funciona sempre à mesma temperatura seja verão ou invernoEditado pela última vez por Afcivic; 05 March 2018, 20:09.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNão estou a infletir nada, o meu discurso sempre foi o mesmo.
O que está errado no teu discurso é que tens um controlo de temperatura do motor, que o mantém +/- à mesma temperatura, por isso falei de uns 10C de amplitude e por isso ser irrelevante para a classificação dos óleos, onde a temperatura exterior só é contemplada no patamar inferior, no superior é 100C.
Por exemplo, um óleo erradamente definido, pode ir para valores de temperaturas de utilização substancialmente baixos. Por exemplo, o meu caso, que tu não acreditas, mas que infletes o teu discurso, a 72 graus já estás a trabalhar no 3a ou 4a linha do teu gráfico. O segundo que colocaste. Ou seja, estás fora do campo de normalidade de fincionamento do motor. Um óleo quando é definido, é balizado pelos valores extremos, mas também pelos valores intermédios.
E assim sendo, um óleo a funcionar fora dos seus valores normais, pode ter tendência para aquecer muito rápido, ou arrefecer muito rápido.
E também estás errado quanto a esses 10 graus de amplitude. Facilmente operas entre os 85 e os 120 graus. Ou seja, logo aqui são 35 graus. Em casos pontuais como o meu exemplo, pode ir perto dos 70. Portanto são logo 50. Em casos de óleo mal definidos, o limite superior pode ficar mais elevado, e ou, o inferior mais baixo. Ou seja, mais amplitude, maior a probabilidade de andares fora do campo normal de utilização.
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Mas olha lá, os óleos não são definidos em viscosidade na baliza superior nos 100C?
Ou seja, neste caso o 0w20 sabes que é 20 de viscosidade a 100C, que relevância tem a temperatura exterior para esta baliza a quente? Sabendo tu que este motor com este óleo pode funcionar desde o -30C?
Essas amplitudes que falas, achas mesmo que são causadas apenas pela temperatura exterior?Editado pela última vez por Afcivic; 05 March 2018, 21:17.
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Para os sabichões do youtube:
Oil%u00252Bcooling%2Bchannel%2Bpiston2.gif
Então o motor não trabalha a 90º conforme eu, no alto da minha sabedoria, observo no painel?
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostPara os sabichões do youtube:
[ATTACH=CONFIG]143595[/ATTACH]
Então o motor não trabalha a 90º conforme eu, no alto da minha sabedoria, observo no painel?
Já agora mede a temperatura dos coletores... Só falta.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostMas olha lá, os óleos não são definidos em viscosidade na baliza superior nos 100C?
Ou seja, neste caso o 0w20 sabes que é 20 de viscosidade a 100C, que relevância tem a temperatura exterior para esta baliza a quente? Sabendo tu que este motor com este óleo pode funcionar desde o -30C?
Essas amplitudes que falas, achas mesmo que são causadas apenas pela temperatura exterior?
Acontece que na sua escala mais baixa, está a operar fora do campo "NORMAL" das suas caraterísticas.
Claro que pode funcionar desde os -30 graus, mas funciona mal. Ou menos mal, mas funciona mal.
O óleo só funciona bem, em torno dos 100 graus (+/- 10ºC).
Assim resulta:
- muitos carros demoram imenso tempo a atingir esta temperatura de óleo. Eu, com tempo frio, chego a demorar mais de 20 minutos.
- alguns carros, nem sequer atingem a temperatura de óleo normal, durante toda a sua utilização (fazem 10 Km para a frente e 10 Km para trás).
Agora imagina tudo isto a andares com um óleo não recomendado / errado.
Ainda é pior. E tu queres lá saber disso.
Isto é tão somente a razão porque alguns carros com poucos quilómetros têm os motores todos assassinados!
Mas para ti é irrelevante.
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Pois, está na hora de desistirem. Não vi ninguém aqui falar de regulação de temperatura de motor nos 90ºC, mas sim do circuito de refrigeração que mantem o motor a uma temperatura estável, ir buscar a temperatura de pistons.... só para rir.
Ainda gostava de ver esses fabricantes de óleos que tenham na sua classificação a quente a temperatura exterior. É disso que estou à esperae é essa discussão.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostUm óleo corretamente identificado tem uma janela de temperatura exterior, devidamente definida.
Acontece que na sua escala mais baixa, está a operar fora do campo "NORMAL" das suas caraterísticas.
Claro que pode funcionar desde os -30 graus, mas funciona mal. Ou menos mal, mas funciona mal.
O óleo só funciona bem, em torno dos 100 graus (+/- 10ºC).
Assim resulta:
- muitos carros demoram imenso tempo a atingir esta temperatura de óleo. Eu, com tempo frio, chego a demorar mais de 20 minutos.
- alguns carros, nem sequer atingem a temperatura de óleo normal, durante toda a sua utilização (fazem 10 Km para a frente e 10 Km para trás).
Agora imagina tudo isto a andares com um óleo não recomendado / errado.
Ainda é pior. E tu queres lá saber disso.
Isto é tão somente a razão porque alguns carros com poucos quilómetros têm os motores todos assassinados!
Mas para ti é irrelevante.
Desculpa lá mas continuas a falar da temperatura a frio, a discussão começou com a temperatura a quente, ou seja, temperatura de trabalho, se demora muito ou pouco és tu a desviar a atenção. Nunca falei de avarias no sistema de refrigeração, nem de percursos pequenos, mas apenas de temperatura de trabalho na classificação de óleos, mais nada.
È irrelevante porque os fabricantes de óleos nem sequer colocam essa questão no patamar superior. Alguém achou graça a isto.
A temperatura ambiente a quente em nada influencia a escolha da viscosidade.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostUm óleo corretamente identificado tem uma janela de temperatura exterior, devidamente definida.
Acontece que na sua escala mais baixa, está a operar fora do campo "NORMAL" das suas caraterísticas.
Claro que pode funcionar desde os -30 graus, mas funciona mal. Ou menos mal, mas funciona mal.
O óleo só funciona bem, em torno dos 100 graus (+/- 10ºC).
Assim resulta:
- muitos carros demoram imenso tempo a atingir esta temperatura de óleo. Eu, com tempo frio, chego a demorar mais de 20 minutos.
- alguns carros, nem sequer atingem a temperatura de óleo normal, durante toda a sua utilização (fazem 10 Km para a frente e 10 Km para trás).
Agora imagina tudo isto a andares com um óleo não recomendado / errado.
Ainda é pior. E tu queres lá saber disso.
Isto é tão somente a razão porque alguns carros com poucos quilómetros têm os motores todos assassinados!
Mas para ti é irrelevante.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostDesculpa lá mas continuas a falar da temperatura a frio, a discussão começou com a temperatura a quente, ou seja, temperatura de trabalho, se demora muito ou pouco és tu a desviar a atenção. Nunca falei de avarias no sistema de refrigeração, nem de percursos pequenos, mas apenas de temperatura de trabalho na classificação de óleos, mais nada.
È irrelevante porque os fabricantes de óleos nem sequer colocam essa questão no patamar superior. Alguém achou graça a isto.
Vai mais uma...
Um óleo incorretamente preconizado, vai estar por mais tempo a trabalhar fora da sua zona "NORMAL" de funcionamento.
Em função da temperatura exterior.
Acho que já disse isto...
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostA temperatura do motor e do oleo e controlada directa e indirectamente pelo circuito de refrigeração, e a válvula termostatica que o faz, portanto sim o óleo a quente nada tem a ver com a temperatura ambiente, esta só influencia a abertura da válvula termostatica do circuito de refrigeração, alias a classificação dos óleos tem a ver com a sua viscosidade a frio (temperatura ambiente) e a 100C.
Os pistões são oleados pelo........isso mesmo, até tu deves saber, pelo óleo. Muito bem.
Já agora sabichão, medes a temperatura do óleo onde mesmo??
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostDeves ter a mania que és engraçadinho mas não há problema que nós já a tirámos. Agora é só espezinhar mais um bocado.....
Os pistões são oleados pelo........isso mesmo, até tu deves saber, pelo óleo. Muito bem.
Já agora sabichão, medes a temperatura do óleo onde mesmo??
Ele acredita que se o CB o informa que o óleo está a 104º C, então todo o óleo está a essa temperatura.
Que não há óleo até dentro das câmaras de combustão.
Vá-se lá saber como é que ele é consumido e tudo!
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostOK. Não percebeste.
Vai mais uma...
Um óleo incorretamente preconizado, vai estar por mais tempo a trabalhar fora da sua zona "NORMAL" de funcionamento.
Em função da temperatura exterior.
Acho que já disse isto...
Falta-te uma coisa que é a discussão "a quente", só isso muda tudo.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostDeves ter a mania que és engraçadinho mas não há problema que nós já a tirámos. Agora é só espezinhar mais um bocado.....
Os pistões são oleados pelo........isso mesmo, até tu deves saber, pelo óleo. Muito bem.
Já agora sabichão, medes a temperatura do óleo onde mesmo??
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostDeixa-o estar.
Ele acredita que se o CB o informa que o óleo está a 104º C, então todo o óleo está a essa temperatura.
Que não há óleo até dentro das câmaras de combustão.
Vá-se lá saber como é que ele é consumido e tudo!
A temperatura ambiente a quente em nada influencia a escolha da viscosidade.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNão sei nem me interessa, pois a discussão não é, nem nunca foi essa.
pombashing151.jpg
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Vou-te lembrar do inicio da discussão, pois para chalaças estás por cá.
Começou assim.
A temperatura ambiente a quente em nada influencia a escolha da viscosidade.
Procura no manual do carro o gráfico com o tipo de viscosidade em função da............................................temp eratura ambiente.
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Que discussão mais sem sentido!
Então a Honda e outros fabricantes preconizam óleo errado para os seus carros?
Isso parece mais uma teoria de conspiração com paranóia misturada em que os fabricantes andam a nos "obrigar" a colocar o óleo preconizado para lixar o motor para depois gastar-mos balurdios em reparações.
Quase 7 páginas desta discussão? wtf
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Lá pelo meio referi que já vi algo parecido com o teu caso, num Jazz com o mesmo tipo de motor com um clac parecido, que mais tarde se viu que vinda da distribuição e também consumia muito óleo, tinha 130 000 kms e parecia um diesel a trabalhar.
Nessa altura chegou-se à conclusão que o uso de 10w40 nesses motores são para o desgraçar, por isso perguntei se conhecias todo o histórico do carro, pois o facto de ter ido sempre à marca não quer dizer que tenha levado sempre o 0w20, já me tentaram colocar o 10w40 no hibrido também, no concessionario da marca.
Há quem ache que os motores não podem levar este tipo de óleo, que os derrete.
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