Resumidamente: vais perder dinheiro e ganhar prazer de condução. Agora é só decidires se queres isso. Mesmo o 2.0, enquanto usado, vai sempre valer menos devido à diferença de idades. Agora, se vais fazer o test-drive nem vale a pena escutares mais opiniões porque de certeza que ficas logo com a decisão tomada!
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Desde que estejas preparado para médias de 10,xx e eventualmente alguma despesa extra (só posso confirmar um turbo novo, cerca de <1500€ de reparação). O consumo de óleo é normal e andando a esgalhar consome mais, mas é tranquilo, o ideal é andar com 1L na bagageira para uma emergência. Tanto pode aguentar 10k sem levar óleo entre revisões, como ter de adicionar um litro.
De resto, é um motor muito interessante e com performances que te vão arrancar sorrisos.
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Tanta racionalidade por aqui, pensava que estava num fórum de carros
Se não tens problema em acartar com a diferença que vais ter de pagar em gasolina e o que procuras é mais potência e prazer de condução, não vejo porque não.
Não acredito é que esse carro faça 9 l/100km com 80% de cidade, deve andar mais pelos 10/11.
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostMais opiniões de pessoal que não é anti-VAG?
E nem que tivesse 300cv, não entendo a lógica de trocar para um carro mais velho, e mais feio. Agora se o teu e o base, e o 2004 tá cheio de extras. Nem assim. Não entendo... só se tiver aí outra razão que não tenha falado. Mas claro é minha opinião-.
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostA repro no existente está fora de questão. Foi apenas um negócio de ocasião (um amigo que conhece o vendedor do carro informou-me) e eu sempre quis um carro destes. Vou contrapor com uma proposta melhor para mim.
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Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver PostSou fã AUDI.
E nem que tivesse 300cv, não entendo a lógica de trocar para um carro mais velho, e mais feio. Agora se o teu e o base, e o 2004 tá cheio de extras. Nem assim. Não entendo... só se tiver aí outra razão que não tenha falado. Mas claro é minha opinião-.
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Ora bem…
Foste mesmo tu quem propôs a troca?
Ou foi sugestão (ainda que velada) do teu amigo?
É que, mesmo que tenhas sido tu a propor a troca, coloca-te do lado do gajo que tem um 2.0 e lhe sugerem trocar por um 1.4…
O que te levaria a aceitar uma troca dessas?
Para carro do DIA-A-DIA (atenção!!!), eu dificilmente trocaria um carro do qual eu conheço as manhas e as maleitas, por um carro mais antigo, com mais quilómetros, sobre o qual não sei nada. Mais facilmente trocaria um carro a gasolina com 200cv de 2004/2008 por um carro a diesel com 100cv com menos 10 anos. E eu detesto diesel.
É certo que…
O carro é praticamente igual.
O motor tem mais potência, mas é mais antigo e com mais quilómetros.
Sendo para carro do dia-a-dia, e se achas que podes enquadrar na tua vida eventuais problemas que possas vir a ter… troca.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostEntao basicamente o teu criterio num carro é o ano de fabrico? Mais importante que tudo o resto?
Um carro com menos anos, estatisticamente, também terá menos quilómetros, mais conforto, mais segurança, maior fiabilidade, menos custos de manutenção, etc.
Portanto, basear a decisão na idade do carro não é basear apenas um argumento, é basear em vários argumentos (custos de manutenção, fiabilidade, segurança, conforto, etc.).
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNum carro para o dia-a-dia, é um critério dos mais importantes, senão o mais importante.
Um carro com menos anos, estatisticamente, também terá menos quilómetros, mais conforto, mais segurança, maior fiabilidade, menos custos de manutenção, etc.
Portanto, basear a decisão na idade do carro não é basear apenas um argumento, é basear em vários argumentos (custos de manutenção, fiabilidade, segurança, conforto, etc.).
Concordo com o que dizes na tua segunda frase, mas no factor idade nao acho correcto contabilizar km, pois sao sempre conhecidos e nao há causalidade nenhuma com a idade; nem a fiabilidade, nem os custos de manutencao. Entendo que o facas, mas, a meu ver, estes dois ultimos factores dependem mais dos km que da idade. Com a idade e sem dependência dos km o que vai ser claramente piorar serao pecas como borachas e afins.
Para dia-a-dia, o criterio mais importante será o que o comprador decidir. Realmente nao entendo a necessidade de um "daily" ser algo necessariamente economico em combustivel e barato em manutencao. Para mim é potência e prazer de conducao - sou feliz diariamente, assumindo alguns custos daí provenientes. Basicamente pago para me divertir, quem diria... Para outros será algo que consuma o menos possível e, neste caso, tendo em conta o comprador, ele tiraria sem duvida proveito dos extra cavalos (à troca de outras coisas). Felizmente cada um pode escolher o que bem entender
Se calhar tem de se trocar um turbo e, para isso, pagam-se algumas centenas. OK, mas no percurso de 100.000 km (por exemplo) nao valerá a pena essa conta a mais, por todo o divertimento que irá proporcionar? Fica a deixa...
Resume-se tudo à definicao de prioridades.
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Obrigado pelas opiniões. Consegui falar com o dono e propus-lhe a troca mais 1500€ da parte dele. Justifiquei com o facto do meu ser bem mais novo, com menos kms e menores consumos. Vamos ver como vai.
E sim, bem sei que é uma troca com pouco de racional, no entanto, eu faço pouco mais de 10 mil km/ano, daí que os consumos não sejam a minha preocupação principal. Extras também pouco me preocupam, num carro mais recente talvez desse jeito coisas como sensores e BT, neste caso nem se aplica.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostOra bem…
Foste mesmo tu quem propôs a troca?
Ou foi sugestão (ainda que velada) do teu amigo?
É que, mesmo que tenhas sido tu a propor a troca, coloca-te do lado do gajo que tem um 2.0 e lhe sugerem trocar por um 1.4…
O que te levaria a aceitar uma troca dessas?
Para carro do DIA-A-DIA (atenção!!!), eu dificilmente trocaria um carro do qual eu conheço as manhas e as maleitas, por um carro mais antigo, com mais quilómetros, sobre o qual não sei nada. Mais facilmente trocaria um carro a gasolina com 200cv de 2004/2008 por um carro a diesel com 100cv com menos 10 anos. E eu detesto diesel.
É certo que…
O carro é praticamente igual.
O motor tem mais potência, mas é mais antigo e com mais quilómetros.
Sendo para carro do dia-a-dia, e se achas que podes enquadrar na tua vida eventuais problemas que possas vir a ter… troca.
Por isso mesmo lhe propus uma troca mais vantajosa para mim, também para ver até onde posso esticar a corda. Quanto à parte do receio do desconhecido, bem sei que tenho de contar com isso, e por isso é que pretendo experimentar eu o carro e se possível levar comigo um mecânico que perceba desse motor, pois conheço-lhe as prestações (já experimentei num Golf V GTI) mas não lhe conheço as manhas e se é fiável. E claro, quero mais potência, acho que isso é óbvio. Não faço muitos kms, sendo que é praticamente só casa-trabalho-casa, e uma voltinha de vez em quando.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostDiscordo em parte. E concordo que a idade possa ser factor determinante para alguns - fiquei, no entanto, algo espantado que assim fosse.
Concordo com o que dizes na tua segunda frase, mas no factor idade nao acho correcto contabilizar km, pois sao sempre conhecidos e nao há causalidade nenhuma com a idade; nem a fiabilidade, nem os custos de manutencao. Entendo que o facas, mas, a meu ver, estes dois ultimos factores dependem mais dos km que da idade. Com a idade e sem dependência dos km o que vai ser claramente piorar serao pecas como borachas e afins.
Para dia-a-dia, o criterio mais importante será o que o comprador decidir. Realmente nao entendo a necessidade de um "daily" ser algo necessariamente economico em combustivel e barato em manutencao. Para mim é potência e prazer de conducao - sou feliz diariamente, assumindo alguns custos daí provenientes. Basicamente pago para me divertir, quem diria... Para outros será algo que consuma o menos possível e, neste caso, tendo em conta o comprador, ele tiraria sem duvida proveito dos extra cavalos (à troca de outras coisas). Felizmente cada um pode escolher o que bem entender
Se calhar tem de se trocar um turbo e, para isso, pagam-se algumas centenas. OK, mas no percurso de 100.000 km (por exemplo) nao valerá a pena essa conta a mais, por todo o divertimento que irá proporcionar? Fica a deixa...
Resume-se tudo à definicao de prioridades.
Eu disse "estatisticamente". Ou seja, existe uma relação directa, ainda que possa variar bastante de caso para caso.
SUBLINHADO:
Eu não disse que era critério principal para toda a gente.
Muito menos critério principal para mim.
Mas compreendo que seja critério para muitas pessoas (porque actualmente é também uma necessidade minha).
Estás a falar com um gajo que usou como carro do dia-a-dia durante mais de 10 anos um 156 2.5 V6 do ano 2000.
E que se dependesse apenas desse gajo maluco, continuaria a ser o carro do dia-a-dia.
Infelizmente, por razões que não vou discutir aqui, actualmente preciso de um carro com segurança, conforto, etc. que apenas um carro novo me pode dar (ou um usado com poucos anos).
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostFui mesmo eu a propôr. Embora o meu amigo só mo tenha sugerido pois sabe que tenho um gosto especial por esse carro (eu sei, pouco tem de especial).
Por isso mesmo lhe propus uma troca mais vantajosa para mim, também para ver até onde posso esticar a corda. Quanto à parte do receio do desconhecido, bem sei que tenho de contar com isso, e por isso é que pretendo experimentar eu o carro e se possível levar comigo um mecânico que perceba desse motor, pois conheço-lhe as prestações (já experimentei num Golf V GTI) mas não lhe conheço as manhas e se é fiável. E claro, quero mais potência, acho que isso é óbvio. Não faço muitos kms, sendo que é praticamente só casa-trabalho-casa, e uma voltinha de vez em quando.
Acho que me diverti mais a conduzir os 120cv do 1.6 do que os 190cv do 2.5 V6.
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostObrigado pelas opiniões. Consegui falar com o dono e propus-lhe a troca mais 1500€ da parte dele. Justifiquei com o facto do meu ser bem mais novo, com menos kms e menores consumos. Vamos ver como vai.
E sim, bem sei que é uma troca com pouco de racional, no entanto, eu faço pouco mais de 10 mil km/ano, daí que os consumos não sejam a minha preocupação principal. Extras também pouco me preocupam, num carro mais recente talvez desse jeito coisas como sensores e BT, neste caso nem se aplica.
Quanto ao motor 2.0, penso que não haverá nada com que te preocupares em termos de fiabilidade.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostEu tive um 156 1.6TS (120cv) comprado novo em 1999.
Acho que me diverti mais a conduzir os 120cv do 1.6 do que os 190cv do 2.5 V6.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostEntao basicamente o teu criterio num carro é o ano de fabrico? Mais importante que tudo o resto?
Cumprimentos
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostEu também, mas não quero perder dinheiro e meter-me num carro que dará problemas (será usado como daily driver) só porque será mais rápido.
É as sensações que isso trás!
Sei bem o que é estar nessa situação, aqui há uns meses também pensei fazer «quase» o mesmo. Mas levei um puxão de orelhas aqui da malta e desisti... mas até me dá arrepios na espinha quando passo pelo carro que tanto gosto!
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A questão é que, dos carros mais "desportivos" a que posso neste momento chegar, nenhum me dá aquela "vontade" e paixão de olhar para ele e não querer outra coisa. Mas sempre achei piada ao A3 2.0 TFSi, mais piada ainda acho ao que tem o VR6 3.2, mas esse seria só mesmo como 2º carro.
Qual é a tua "paixão", já agora?
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostA questão é que, dos carros mais "desportivos" a que posso neste momento chegar, nenhum me dá aquela "vontade" e paixão de olhar para ele e não querer outra coisa. Mas sempre achei piada ao A3 2.0 TFSi, mais piada ainda acho ao que tem o VR6 3.2, mas esse seria só mesmo como 2º carro.
Qual é a tua "paixão", já agora?
Tenho uma panca por essas carrinhas com o Pack M e cor cinza clara. Motor de 150cv.
Não fossem tão mau negócio, saltava já de cabeça, mas trocar um Focus de 2010 (quase 2011) por uma carrinha dessas e vê lá o puxão de orelhas que não levei
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Originalmente Colocado por JFML Ver PostUnidade meramente ilustrativa: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#de5ea078ac
Tenho uma panca por essas carrinhas com o Pack M e cor cinza clara. Motor de 150cv.
Não fossem tão mau negócio, saltava já de cabeça, mas trocar um Focus de 2010 (quase 2011) por uma carrinha dessas e vê lá o puxão de orelhas que não levei
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Update: o dono não aceitou a minha proposta. Com mais um pouco de conversa fiz com que ele se descosesse mais um bocado e me tenha dado a saber que o carro consome bastante óleo. Em princípio não irei avançar com o negócio (por questões racionais, perderia dinheiro na troca), mas fico com o modelo debaixo de olho... Ainda por cima é raríssimo encontrar um.
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostUm desses (ou melhor ainda, E90 com o de 163cv) podem ser boas compras, o único problema é que 95% das vezes vêm com km aldrabados, azeitados por proprietários de gosto duvidoso (jantes pretas, vidros escurecidos, rebaixamentos, and so on) e são caríssimos para o que oferecem. Se conseguires arranjar um E90 20d com o M47, com uns 150-200 mil km reais e comprovados, sem azeitices, de origem, a um preço justo (diria 8-9 mil € no máximo) é um carro muito melhor que o Focus, mas de longe.
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Originalmente Colocado por JFML Ver PostPois é, mas esse carro que descreves é uma utopia
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostUpdate: o dono não aceitou a minha proposta. Com mais um pouco de conversa fiz com que ele se descosesse mais um bocado e me tenha dado a saber que o carro consome bastante óleo. Em princípio não irei avançar com o negócio (por questões racionais, perderia dinheiro na troca), mas fico com o modelo debaixo de olho... Ainda por cima é raríssimo encontrar um.
Ou ele queria despachar o carro por estar a beber óleo, e depois sentiu a consciência pesada e acabou por admitir.. Ou então ele não queria verdadeiramente fazer o negócio e apenas mencionou essa situação como forma de te desencorajar.
Acho que ficas melhor assim. Agora eu também defendo que quando uma coisa nos dá "pica" não temos sempre de estar a avaliar as motivações racionais. A vida é pra ser curtida. Por isso o que podes e deves fazer é, se queres tanto essa versão do carro, continuares a procurar e pode ser que encontres algo em condições.
Edit: entretanto é como disseste, um TFSI de 200cv é quase como encontrar uma agulha num palheiro, daí que eventualmente talvez tenhas de desencanar. Mas vai-te mantendo atento aos sites auto, esses carros já vão tendo alguma idade e os (poucos) que os têm poderão começar a querer vender.Editado pela última vez por 0bservador; 08 March 2018, 10:45.
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Originalmente Colocado por 0bservador Ver PostTu podes olhar para isso de duas maneiras:
Ou ele queria despachar o carro por estar a beber óleo, e depois sentiu a consciência pesada e acabou por admitir.. Ou então ele não queria verdadeiramente fazer o negócio e apenas mencionou essa situação como forma de te desencorajar.
Acho que ficas melhor assim. Agora eu também defendo que quando uma coisa nos dá "pica" não temos sempre de estar a avaliar as motivações racionais. A vida é pra ser curtida. Por isso o que podes e deves fazer é, se queres tanto essa versão do carro, continuares a procurar e pode ser que encontres algo em condições.
Não tenho propriamente necessidade de trocar de carro, mas o que tenho actualmente é precisamente isso que referiste - muita racionalidade e pouca "pica", e quero alterar um pouco esse binómio. Já pensei também em importar um MCS R56, a importação fica bastante em conta (<2000€), mas não conheço o carro de todo...
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