Kei Car ou K-Car, em japonês kei jidōsha é uma categoria de carros no mercado Japonês.
Este tipo de carros goza de vantagens a nível de impostos. E está limitado a valores máximos de cilindrada e dimensões.
Surgiram como uma medida do Governo Japonês para ressuscitar a industria automóvel depois da 2ª guerra mundial, permitindo às pessoas e empresas adquirir um carro muito mais barato que os convencionais.
Apesar do sucesso interno, nunca tiveram sucesso fora.
Existem Kei Car de todos os tipos. Familiares, desportivos, pickups, carrinhas, 4x4, etc.
Começaram por estar limitados a 360cc, hoje em dia podem ter motores de 660cc. É comum virem munidos de turbos ou compressores, podendo ter uma potência máxima superior a 60cv.
Isto aliado ao seu peso baixíssimo significa que não empatam ninguém, sendo mesmo capazes em alguns casos de prestações bem interessantes.
De seguida, alguns exemplares:
Um dos mais comuns, com 4 lugares:
Suzuki Wagon R
Dois desportivos:
Honda Beat
Autozam (Mazda) AZ-1
Creio que estes dois são, junto com o Suzuki Cappucino, o mesmo carro basicamente.
Carrinhas de trabalho:
Suzuki Sambar 4x4
Daihatsu Midget
Para terem uma ideia do tamanho real destes carros:
Creio que o mais parecido com isto, cá, é o Smart Fortwo. Pessoalmente acho muito mais piada aos japoneses
O que acham vocês deste tipo de carros? Gostariam de os ter por cá?
Eu pessoalmente adoro alguns destes Kei Car e acho que eram muito melhores alternativas à porcaria dos mata-velhos que por aí andam.
Esses sim deviam ser proibidos pois nem precisam de carta para serem conduzidos, tornando-se um autêntico perigo.
Este tipo de carros goza de vantagens a nível de impostos. E está limitado a valores máximos de cilindrada e dimensões.
Surgiram como uma medida do Governo Japonês para ressuscitar a industria automóvel depois da 2ª guerra mundial, permitindo às pessoas e empresas adquirir um carro muito mais barato que os convencionais.
Apesar do sucesso interno, nunca tiveram sucesso fora.
Existem Kei Car de todos os tipos. Familiares, desportivos, pickups, carrinhas, 4x4, etc.
Começaram por estar limitados a 360cc, hoje em dia podem ter motores de 660cc. É comum virem munidos de turbos ou compressores, podendo ter uma potência máxima superior a 60cv.
Isto aliado ao seu peso baixíssimo significa que não empatam ninguém, sendo mesmo capazes em alguns casos de prestações bem interessantes.
De seguida, alguns exemplares:
Um dos mais comuns, com 4 lugares:
Suzuki Wagon R
Dois desportivos:
Honda Beat
Autozam (Mazda) AZ-1
Creio que estes dois são, junto com o Suzuki Cappucino, o mesmo carro basicamente.
Carrinhas de trabalho:
Suzuki Sambar 4x4
Daihatsu Midget
Para terem uma ideia do tamanho real destes carros:
Creio que o mais parecido com isto, cá, é o Smart Fortwo. Pessoalmente acho muito mais piada aos japoneses
O que acham vocês deste tipo de carros? Gostariam de os ter por cá?
Eu pessoalmente adoro alguns destes Kei Car e acho que eram muito melhores alternativas à porcaria dos mata-velhos que por aí andam.
Esses sim deviam ser proibidos pois nem precisam de carta para serem conduzidos, tornando-se um autêntico perigo.
Comentário