Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW. Eléctrico i4 com até 700 km de autonomia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
    Com 2 ecrãs tens mais informações disponíveis ao mesmo tempo e consegues ter ecrã central apenas com o mapa, por exemplo. Manter os 2 ecrãs não teve nada a ver com o facto dum carro ser ou não para ser conduzido.
    Engracado que nesta última atualização a Tesla decidiu retirar as hastes dos limpa vidros e do seletor das velocidades, mas o que interessa referir é mesmo ter mantido os 2 ecrãs.
    Eu prefiro ter as hastes e não ter o ecrã à frente do condutor, pois eu efetivamente não olho para lá a maior parte do tempo.
    Pois eu prefiro ter as duas, e o facto de ter alternativas dá para escolher, na minha opinião o model 3 só não veio ainda cá para casa por causa dessas "falhas".
    E como disse antes, nunca tive tanta necessidade de ter um quadrante como quando comprei um EV, ainda por cima venho de um HCH onde a informação da velocidade fica sempre no campo de visão e no LEAF é preciso procurá-la no quandrante, quanto mais ter de olhar para o televisor no meio da sala. Depois de 3 multas de voelocidade num ano acho muito importante essa informação.
    Aliás, a venda de sistemas para colocar atrás do volante para o model 3 vão de vento em popa, não percebo porque a Tesla não o faz como um gadget original.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
      Pois eu prefiro ter as duas, e o facto de ter alternativas dá para escolher, na minha opinião o model 3 só não veio ainda cá para casa por causa dessas "falhas".
      E como disse antes, nunca tive tanta necessidade de ter um quadrante como quando comprei um EV, ainda por cima venho de um HCH onde a informação da velocidade fica sempre no campo de visão e no LEAF é preciso procurá-la no quandrante, quanto mais ter de olhar para o televisor no meio da sala. Depois de 3 multas de voelocidade num ano acho muito importante essa informação.
      Aliás, a venda de sistemas para colocar atrás do volante para o model 3 vão de vento em popa, não percebo porque a Tesla não o faz como um gadget original.
      A questão é precisamente que não tens que desviar mais o olhar para ver a velocidade do que num carro normal, desvias para um sítio diferente.
      Eu a olhar para a frente consigo ver os números da velocidade, embora não consiga perceber o valor. Basta desviar um bocado o olhar para a direita e temos a informação essencial logo ali. Com quadrante acontece exatamente o mesmo, apenas desvias o olhar para baixo.
      Ter tudo centralizado no ecrã também não tira muito a atenção da estrada, pois o ecrã e os comandos são super rápidos. Ainda não tive noutro carro com um ecrã tão rápido e intuitivo do que o do model 3.

      Comentário


        #93
        Para mim um HUD de pára-brisas resolvia esta lacuna que, para mim, é um problema no Model 3. Tenho carros com HUD de pára-brisas há uns 10 anos e a visualização da informação essencial (velocidade, indicações rápidas de navegação, limites de velocidade, etc) é bem mais intuitiva e segura quando vista em cima da estrada do que se tivermos de desviar a atenção para o meio do tablier. Isto nem é discutível! Considero o HUD até como elemento de segurança activa e não apenas um "gadget", ainda que por norma seja um extra e, nalgumas marcas, um extra oneroso.
        Aceito que sejam filosofias que as marcas queiram "impor" mas aí sou mais adepto de uma filosofia mais convencional como a germânica do que esta super-frugal da Tesla.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
          A questão é precisamente que não tens que desviar mais o olhar para ver a velocidade do que num carro normal, desvias para um sítio diferente.
          Eu a olhar para a frente consigo ver os números da velocidade, embora não consiga perceber o valor. Basta desviar um bocado o olhar para a direita e temos a informação essencial logo ali. Com quadrante acontece exatamente o mesmo, apenas desvias o olhar para baixo.
          Ter tudo centralizado no ecrã também não tira muito a atenção da estrada, pois o ecrã e os comandos são super rápidos. Ainda não tive noutro carro com um ecrã tão rápido e intuitivo do que o do model 3.
          Não leste tudo o que eu escrevi, eu desvio o olhar no LEAF, no meu HCH não preciso de desviar, o velocimetro encontra-se no campo de visão, tal como acontecia no 1º LEAF. E isto para mim faz muita diferença, e ainda mais num EV onde não tenho a referência do som do motor, num tesla ainda é pior, sei disso, porque já estive num e achei isso, dificilmente irei para um model 3, principalmente devido a não ter quadrante nem botanitos, para mim este interior low cost faz muita diferença. Aliás, para mim seria o Model S, pena ser tão grande.
          E podem ser superrápidos mas é preciso olhar, num clássico fazes isso de olhos fechados, .... Eu sei, sou antiquado.

          Comentário


            #95
            Eu tenho uma opinião muito parecida contigo, mas nos pouco mais de 100km que tive oportunidade de conduzir um, não foi estranhei tanto, e penso que com alguma adaptação não deve fazer assim tanta diferença.

            Mas se tivermos duas propostas idênticas (preço, autonomia, etc), para mim o interior do Model 3 é um no deal.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
              Eu tenho uma opinião muito parecida contigo, mas nos pouco mais de 100km que tive oportunidade de conduzir um, não foi estranhei tanto, e penso que com alguma adaptação não deve fazer assim tanta diferença.

              Mas se tivermos duas propostas idênticas (preço, autonomia, etc), para mim o interior do Model 3 é um no deal.

              My point.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                A questão é precisamente que não tens que desviar mais o olhar para ver a velocidade do que num carro normal, desvias para um sítio diferente.
                Eu a olhar para a frente consigo ver os números da velocidade, embora não consiga perceber o valor. Basta desviar um bocado o olhar para a direita e temos a informação essencial logo ali. Com quadrante acontece exatamente o mesmo, apenas desvias o olhar para baixo.
                Ter tudo centralizado no ecrã também não tira muito a atenção da estrada, pois o ecrã e os comandos são super rápidos. Ainda não tive noutro carro com um ecrã tão rápido e intuitivo do que o do model 3.
                Em andamento faz algo tão simples como:
                - alterar a direcção do fluxo de ar de uma ventilação
                ou
                - variar a velocidade da sensibilidade da escova dos limpa-vidros

                E depois vem com conversas de intuitivo.

                O sistema pode ser rápido.

                Pode até visualmente ser interessante e user-friendly/toggle-Apple-like se usado em estacionário (claramente foi decalcado da estrutura visual e princípios de ordem do iOS).

                Mas em condução precisar de n passos/toques com um dedo num ecrã para chegar a submenus para funções simples e imediatas é tudo menos intuitivo. São segundos preciosos em procuras e comandos e em que os olhos estão em tudo que menos na estrada à tua frente.

                Portanto nem intuitivo nem seguro.

                Resulta no mundo onde estás com o AP ligado e podes perder tempo fixado num ecrã. Quando o carro é um lounge.

                Btw, em tudo isto não é preciso reinventar a roda.

                Problemas que surgem com tempo perdido em submenus para funções que se querem rápidas e imediatas é algo que a indústria já tinha visto com a introdução dos iDrive desta vida e os mais variados sistemas multimedia há pelo menos 20 anos.

                Da mesma maneira que já se percebem que funções como a climatização devem manter botões físicos e que concentrar tudo em ecrãs touch, mesmo com haptic feedback, não funciona tão bem. Ver os 180º na matéria que a Audi está a fazer.

                Tudo isto se faz por feedback dos consumidores.

                O mais barato é mesmo concentrar tudo num ecrã. Isso também já se sabe.
                Editado pela última vez por Andre; 06 April 2021, 19:40.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  Em andamento faz algo tão simples como:
                  - alterar a direcção do fluxo de ar de uma ventilação
                  ou
                  - variar a velocidade da sensibilidade da escova dos limpa-vidros

                  E depois vem com conversas de intuitivo.

                  O sistema pode ser rápido.

                  Pode até visualmente ser interessante e user-friendly/toggle-Apple-like se usado em estacionário (claramente foi decalcado da estrutura visual e princípios de ordem do iOS).

                  Mas em condução precisar de n passos/toques com um dedo num ecrã para chegar a submenus para funções simples e imediatas é tudo menos intuitivo. São segundos preciosos em procuras e comandos e em que os olhos estão em tudo que menos na estrada à tua frente.

                  Portanto nem intuitivo nem seguro.

                  Resulta no mundo onde estás com o AP ligado e podes perder tempo fixado num ecrã. Quando o carro é um lounge.

                  Btw, em tudo isto não é preciso reinventar a roda.

                  Problemas que surgem com tempo perdido em submenus para funções que se querem rápidas e imediatas é algo que a indústria já tinha visto com a introdução dos iDrive desta vida e os mais variados sistemas multimedia há pelo menos 20 anos.

                  Da mesma maneira que já se percebem que funções como a climatização devem manter botões físicos e que concentrar tudo em ecrãs touch, mesmo com haptic feedback, não funciona tão bem. Ver os 180º na matéria que a Audi está a fazer.

                  Tudo isto se faz por feedback dos consumidores.

                  O mais barato é mesmo concentrar tudo num ecrã. Isso também já se sabe.
                  Ler na internet e usar não é bem a mesma coisa.
                  para mudar a velocidade das escovas tocas uma vez no ecrã, isto se não utilizares o comando de voz.
                  A questão da velocidade então é mesmo uma não questão. Desvias o olhar como em qualquer carro que tenha o velocímetro por trás do volante.
                  Se ter tudo no ecrã é o ideal, claro que não. Se é o fim do mundo como se faz crer por aqui? Nem de perto.
                  A questão do AC então é mesmo rápido de utilizar e normalmente está em full auto, por isso nem altero o sentido do fluxo de ar.
                  A introdução de destinos no gps dá 1000-0 a qualquer outro carro que tenha conduzido, tal como as informações e visualização.
                  Se é o melhor em tudo? Claro que não, mas no geral é muito bom e intuitivo.

                  Comentário


                    #99
                    Irra, em quantos tópicos vão embirrar mais com a consola do model 3? Já cheira a obsessão!

                    Com o primeiro Toyota Yaris, também tinha de ver a velocidade na consola central, ninguém tinha problemas.

                    Tudo na vida são compromissos. Ganha-se alguma coisa, perde-se alguma coisa. Os touchscreen são o mesmo, perde-se o tacto mas ganha-se mais features com o passar do tempo, e isso é um grande plus para mim.

                    Tenho muito mais confiança num condutor de um model 3 em modo autopilot a mexer na consola, do que alguém com uma caixa manual, os botões tácteis e painel à frente do focinho, a tentar mexer no rádio.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                      Irra, em quantos tópicos vão embirrar mais com a consola do model 3? Já cheira a obsessão!

                      Com o primeiro Toyota Yaris, também tinha de ver a velocidade na consola central, ninguém tinha problemas.

                      Tudo na vida são compromissos. Ganha-se alguma coisa, perde-se alguma coisa. Os touchscreen são o mesmo, perde-se o tacto mas ganha-se mais features com o passar do tempo, e isso é um grande plus para mim.

                      Tenho muito mais confiança num condutor de um model 3 em modo autopilot a mexer na consola, do que alguém com uma caixa manual, os botões tácteis e painel à frente do focinho, a tentar mexer no rádio.
                      Claro que tinha, eu tive um Yaris na familia e era um dos "problemas" que achei que tinha, fiz muitos kms com ele e de facto era incomodo e não estou a dizer que é um grande problema, mas entre comprar um carro com um quadrante à frente dos olhos e outro carro com ele na consola central vou escolher quase de certeza o que o tem à frente dos olhos, como disse antes, não fui ainda para o Model 3 por causa disso entre outras, a ausência dos botões, por exemplo, prefiro esperar por outras alternativas rasteiras.
                      Isto não é um problema do carro, pois esse é o que é, é um problema meu, enquanto puder escolher...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        Claro que tinha, eu tive um Yaris na familia e era um dos "problemas" que achei que tinha, fiz muitos kms com ele e de facto era incomodo e não estou a dizer que é um grande problema, mas entre comprar um carro com um quadrante à frente dos olhos e outro carro com ele na consola central vou escolher quase de certeza o que o tem à frente dos olhos, como disse antes, não fui ainda para o Model 3 por causa disso entre outras, a ausência dos botões, por exemplo, prefiro esperar por outras alternativas rasteiras.
                        Isto não é um problema do carro, pois esse é o que é, é um problema meu, enquanto puder escolher...
                        Quando disse que não era um "problema" referia-me à ausência de indignação às marcas que meteram o painel de instrumentos no centro, várias vezes, há muitos anos atrás.

                        E uma questão de preferência e aceito que não são do gosto de muita gente, claro, mas que eu saiba, quase 100% dos carros vem com rádio, ventilador e navegador na consola central... E há mesmo que tirar olhos da estrada para ir lá mexer.

                        Olha para os novos VEs que aí vêem... Com ecrã que vai do condutor até ao passageiro. Por mim o passageiro pode ir a ver YouTube na consola central, não me chateia, mas há pessoas que devem ficar incomodadas com tudo...

                        Outra vez, é um não-problema que só existe porque uma certa marca existe.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                          Quando disse que não era um "problema" referia-me à ausência de indignação às marcas que meteram o painel de instrumentos no centro, várias vezes, há muitos anos atrás.

                          E uma questão de preferência e aceito que não são do gosto de muita gente, claro, mas que eu saiba, quase 100% dos carros vem com rádio, ventilador e navegador na consola central... E há mesmo que tirar olhos da estrada para ir lá mexer.

                          Olha para os novos VEs que aí vêem... Com ecrã que vai do condutor até ao passageiro. Por mim o passageiro pode ir a ver YouTube na consola central, não me chateia, mas há pessoas que devem ficar incomodadas com tudo...

                          Outra vez, é um não-problema que só existe porque uma certa marca existe.
                          Não conheço nenhuma marca tão radical como a Tesla no que diz respeito à falta de botões ou quadrante, e não, não é por ser Tesla, é simplesmente porque seguiu esse caminho, e as pessoas ou gostam ou não, eu não gosto disso, e não é por ser Tesla, mas até te digo que hoje se precisasse de comprar carro era um Model3, pois não lhe vejo qualquer alternativa para o tipo de carro que quero, mas não seria por isso que passaria a gostar do interior despido dele.
                          Tal como nunca gostei da forma de SUV do LEAF e continuo a não gostar, mas continuo a não ter alternativas para ele em termos de preço/carro., é o problema dos EVs, pouco por onde escolher, mas a coisa começa a mudar.
                          Editado pela última vez por Afcivic; 07 April 2021, 13:29.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                            Não conheço nenhuma marca tão radical como a Tesla no que diz respeito à falta de botões ou quadrante, e não, não é por ser Tesla, é simplesmente porque seguiu esse caminho, e as pessoas ou gostam ou não, eu não gosto disso, e não é por ser Tesla, mas até te digo que hoje se precisasse de comprar carro era um Model3, pois não lhe vejo qualquer alternativa para o tipo de carro que quero, mas não seria por isso que passaria a gostar do interior despido dele.
                            Tal como nunca gostei da forma de SUV do LEAF e continuo a não gostar, mas continuo a não ter alternativas para ele em termos de preço/carro., é o problema dos EVs, pouco por onde escolher, mas a coisa começa a mudar.
                            Estamos no tópico de uma alternativa ao model 3.

                            Mas vamos ser honestos, nenhuma marca de carros nova (ultimos 20 anos) iria vingar se não oferecesse alguma inovação ou arrojo nos seus novos modelos.

                            Se era para fazer mais do mesmo, morria num ano. E a falta de botões segue apenas a filosofia da Apple explicada em 2007com o iphone, não é nada de novo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                              Estamos no tópico de uma alternativa ao model 3.

                              Mas vamos ser honestos, nenhuma marca de carros nova (ultimos 20 anos) iria vingar se não oferecesse alguma inovação ou arrojo nos seus novos modelos.

                              Se era para fazer mais do mesmo, morria num ano. E a falta de botões segue apenas a filosofia da Apple explicada em 2007com o iphone, não é nada de novo.
                              Não estás nada, ainda quero ver este BMW pelos 50 000€, acreditas nisso? Acredito num Ioniq 6, num BMW ou Mercedes nem por isso.
                              A Tesla só fez o que fez pelo custo de construção do carro, não é pelo facto de ter um interior despido que inovou alguma coisa, e sim fez diferente, e por isso eu e muita gente não gosta. Tudo o que o Model 3 tem também o S tem e continua com o quadrante lá à frente do condutor e é tão evoluido ou mais...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                Não estás nada, ainda quero ver este BMW pelos 50 000€, acreditas nisso? Acredito num Ioniq 6, num BMW ou Mercedes nem por isso.
                                A Tesla só fez o que fez pelo custo de construção do carro, não é pelo facto de ter um interior despido que inovou alguma coisa, e sim fez diferente, e por isso eu e muita gente não gosta. Tudo o que o Model 3 tem também o S tem e continua com o quadrante lá à frente do condutor e é tão evoluido ou mais...
                                Nops, mas não é surpresa para ninguém que não é fácil fazer bons carros VE a bom preço, a BMW está atrasada mas pelo menos é o mais parecido com segmento D do 3/4.

                                Mas discordo bastante dessa forma redutora de que um ecrã é só poupar custos, podia falar do % de custos em R&D para FSD, software, etc mas isso éparaoutro tópico.

                                Touchscreen para meter um Apple/Android carplay? Sim, corte de custos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  Não conheço nenhuma marca tão radical como a Tesla no que diz respeito à falta de botões ou quadrante, e não, não é por ser Tesla, é simplesmente porque seguiu esse caminho, e as pessoas ou gostam ou não, eu não gosto disso, e não é por ser Tesla, mas até te digo que hoje se precisasse de comprar carro era um Model3, pois não lhe vejo qualquer alternativa para o tipo de carro que quero, mas não seria por isso que passaria a gostar do interior despido dele.
                                  Tal como nunca gostei da forma de SUV do LEAF e continuo a não gostar, mas continuo a não ter alternativas para ele em termos de preço/carro., é o problema dos EVs, pouco por onde escolher, mas a coisa começa a mudar.
                                  A falta de botões pode complicar, mas felizmente é bastante user frendly, tentei á algum tempo meter um destino no gps de um GLC, e acabei por desistir e ligar o tlm, é verdade que a Tesla foi a um extremo (e sou dos que não gosta), mas compensa largamente com um sistema infotainmente bastante facil de utilizar.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                    A falta de botões pode complicar, mas felizmente é bastante user frendly, tentei á algum tempo meter um destino no gps de um GLC, e acabei por desistir e ligar o tlm, é verdade que a Tesla foi a um extremo (e sou dos que não gosta), mas compensa largamente com um sistema infotainmente bastante facil de utilizar.
                                    também não gostei muito quando o carro foi apresentado em 2016?, mas como disse, as vantagens são maiores e mais numerosas que as desvantagens.

                                    quem é que na altura adivinharia que podias ver os vídeos da dashcam lá? se calhar nem era coisa que passou na cabeça deles...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                      A falta de botões pode complicar, mas felizmente é bastante user frendly, tentei á algum tempo meter um destino no gps de um GLC, e acabei por desistir e ligar o tlm, é verdade que a Tesla foi a um extremo (e sou dos que não gosta), mas compensa largamente com um sistema infotainmente bastante facil de utilizar.
                                      2021... Apple car play. Melhor não há.
                                      (Ou Android Auto).

                                      Comentário


                                        A falta de botões segue a filosofia do não há guito, há que poupar.
                                        Comparações ridículas com iPhones.

                                        Um iPhone é algo com o intuito de ser usado quando se está a focar 100% nele.
                                        Um infotainment num carro tem de ser usado enquanto o foco se mantém na estrada. Uma pessoa acaba por se habituar por muscle memory, tal como eu também escrevo uma mensagem no iPhone sem olhar para as teclas, mas sai um erro com alguma frequência. E estar a voltar pra trás e pra frente enquanto se conduz é tudo menos prático.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                          2021... Apple car play. Melhor não há.
                                          (Ou Android Auto).
                                          O carro é de 2018, se não me engano, não faço ideia se tem apple car play ou android auto

                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                          A falta de botões segue a filosofia do não há guito, há que poupar.
                                          Comparações ridículas com iPhones.

                                          Um iPhone é algo com o intuito de ser usado quando se está a focar 100% nele.
                                          Um infotainment num carro tem de ser usado enquanto o foco se mantém na estrada. Uma pessoa acaba por se habituar por muscle memory, tal como eu também escrevo uma mensagem no iPhone sem olhar para as teclas, mas sai um erro com alguma frequência. E estar a voltar pra trás e pra frente enquanto se conduz é tudo menos prático.
                                          Também é ridículo tem um gps no carro, mas ser tão complicado de utilizar que temos de utilizar o tlm, que tu como bem referes exige que estejamos focados nele.

                                          Cada marca tem optado por um caminho, se algum é perfeito? Não, cada condutor vai-se dar melhor com um ou outro sistema. O pessoal gosta de botões, mas eu já tive um acidente, nada de grave, por vir a mudar a estação de radio com os botões, distracções podem acontecer qualquer que seja o sistema infotainement do carro.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                            A falta de botões segue a filosofia do não há guito, há que poupar.
                                            Comparações ridículas com iPhones.

                                            Um iPhone é algo com o intuito de ser usado quando se está a focar 100% nele.
                                            Um infotainment num carro tem de ser usado enquanto o foco se mantém na estrada. Uma pessoa acaba por se habituar por muscle memory, tal como eu também escrevo uma mensagem no iPhone sem olhar para as teclas, mas sai um erro com alguma frequência. E estar a voltar pra trás e pra frente enquanto se conduz é tudo menos prático.
                                            A comparação com o iPhone faz todo o sentido na medida em que botões físicos limitam as melhorias de software.
                                            A filosofia é exactamente a mesma, tu é que não estás a ver, ou então queres continuar a bater no ceguinho.

                                            Se fosse para poupar guito, então para quê gastar tanto guito em updates com dashcam browsers, sentry modes, novas UIs, funcionalidades no mapa, FSD ?

                                            Citando Alan Kay (1982), "People who are really serious about software should make their own hardware".
                                            Ignorar o foco que a Tesla tem em criar o seu próprio software, e a importância que esse software tem nos carros que vende, é mesmo de quem está ainda preso no século XX.

                                            Tanta preocupação com botões físicos, e aposto que nenhum de vocês consegue mudar de estação do rádio (além do volume ou ligar/desligar) sem ver onde fica o botão com o preset.

                                            E volto a repetir, tenho mais confiança em alguém no autopilot a mexer na consola, que o gajo com instrumentos à frente a querer mudar a estação de rádio. É que são ordens de grandeza superior na segurança em estrada.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                              A falta de botões segue a filosofia do não há guito, há que poupar.
                                              Comparações ridículas com iPhones.

                                              Um iPhone é algo com o intuito de ser usado quando se está a focar 100% nele.
                                              Um infotainment num carro tem de ser usado enquanto o foco se mantém na estrada. Uma pessoa acaba por se habituar por muscle memory, tal como eu também escrevo uma mensagem no iPhone sem olhar para as teclas, mas sai um erro com alguma frequência. E estar a voltar pra trás e pra frente enquanto se conduz é tudo menos prático.
                                              A Apple até deve ter dos telemóveis de topo com mais botões.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                A comparação com o iPhone faz todo o sentido na medida em que botões físicos limitam as melhorias de software.
                                                A filosofia é exactamente a mesma, tu é que não estás a ver, ou então queres continuar a bater no ceguinho.

                                                Se fosse para poupar guito, então para quê gastar tanto guito em updates com dashcam browsers, sentry modes, novas UIs, funcionalidades no mapa, FSD ?

                                                Citando Alan Kay (1982), "People who are really serious about software should make their own hardware".
                                                Ignorar o foco que a Tesla tem em criar o seu próprio software, e a importância que esse software tem nos carros que vende, é mesmo de quem está ainda preso no século XX.

                                                Tanta preocupação com botões físicos, e aposto que nenhum de vocês consegue mudar de estação do rádio (além do volume ou ligar/desligar) sem ver onde fica o botão com o preset.

                                                E volto a repetir, tenho mais confiança em alguém no autopilot a mexer na consola, que o gajo com instrumentos à frente a querer mudar a estação de rádio. É que são ordens de grandeza superior na segurança em estrada.
                                                Aí é que te enganas. No meu Auris de 2010, e penso que será +- norma na indústria, consigo pelo tato facilmente encontar a linha com os botões de seleção das estações e, como essa linha tem uns pequenos plásticos salientes que fazem a divisão dos grupos de 3 em 3, consigo sem olhar escolher uma das 6 estações principais. Esses plásticos não estão lá por acaso. O teclado em que estou a escrever também tem umas pequenas saliências nas teclas F e J, e não são defeito de fabrico.

                                                Não sou contra a utilização de ecrãs táteis, mas num carro há sempre funções básicas que não mudam: Manete caixa de velocidades ou botão para seleção em caixa automática; travão de mão; escovas limpa vidros; luzes; volume rádio; ar condicionado...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  Aí é que te enganas. No meu Auris de 2010, e penso que será +- norma na indústria, consigo pelo tato facilmente encontar a linha com os botões de seleção das estações e, como essa linha tem uns pequenos plásticos salientes que fazem a divisão dos grupos de 3 em 3, consigo sem olhar escolher uma das 6 estações principais. Esses plásticos não estão lá por acaso. O teclado em que estou a escrever também tem umas pequenas saliências nas teclas F e J, e não são defeito de fabrico.
                                                  Maravilhoso. E no dia-a-dia vais lá mudar sem olhar, tal como um ceguinho, assumo... claro que sim.


                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  Não sou contra a utilização de ecrãs táteis, mas num carro há sempre funções básicas que não mudam:
                                                  Isto vai ser giro:

                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  Manete caixa de velocidades ou botão para seleção em caixa automática
                                                  Manete

                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  travão de mão
                                                  automático / manete

                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  escovas limpa vidros
                                                  automático / manete

                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  luzes
                                                  automático

                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  volume rádio
                                                  botão volante

                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  ar condicionado
                                                  Tal como os sistemas com botões, e 99,9% das pessoas, só olhando para a consola.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                    A Apple até deve ter dos telemóveis de topo com mais botões.
                                                    Ok - mas not the point.
                                                    O que quis dizer é que no iPhone o conceito assume que o user está focado no que está a fazer no telemovel. Claro que o objetivo é ser user friendly, etc - mas NAO é desenvolvido para ser utilizado enquanto se conduz, por exemplo.
                                                    O infotainment de um carro é pensado partindo da premissa que o user está a conduzir e que em qualquer situação possa fazer o que quer que seja que queira ou tenha de fazer.

                                                    Podem-me dizer que uma pessoa se habitua e tal e coisa, acredito perfeitamente, eu próprio tenho um ecrã touch no meu carro e sei que isso é verdade. Mas não é tão prático enquanto se conduz como botões.

                                                    Não adianta arrastar muito a discussão, felizmente já várias marcas perceberam isso e deixam lá uns botões para as funções mais básicas e usadas mais frequentemente. Sim, depois sai algo ainda mais caro, cest la vie. Querem EV têm EV...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                      Maravilhoso. E no dia-a-dia vais lá mudar sem olhar, tal como um ceguinho, assumo... claro que sim.

                                                      Isto vai ser giro:
                                                      (...)
                                                      Precisamente, tal como um ceguinho, porque todos temos o sentido do tato, não só os cegos.

                                                      Tudo o que enunciei são coisas que são mais práticas com botões físicos do que com botões em ecrã tátil. Mesmo as coisas automáticas que referes (limpa vidros, luzes), por vezes é necessária a correção humana que tem de estar a fácil acesso do condutor.

                                                      No volume, concordaste comigo. Botão.

                                                      No ar condicionado, penso ser +- indiferente, desde que esteja disponível logo à vista e não num menu escondido. Em todo o caso, consigo muito mais facilmente subir 2 graus na temperatura do carro com um botão físico pois consigo de relance identificar o local do botão, colocar o dedo em "descanso" em cima do botão e depois carregar 4 vezes sem nunca perder a referência de onde está o botão. Com um ecrã tátil, não consegues isso, se tiras o dedo, com o movimento do carro perdes a referência e tens de voltar a olhar multiplas vezes para confirmar se estás a carregar no local certo.

                                                      Comentário


                                                        Mas que opções são essas essenciais à condução que estão em menus escondidos e/ou submenus num Tesla? Não me ocorre nenhuma

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                          Precisamente, tal como um ceguinho, porque todos temos o sentido do tato, não só os cegos.

                                                          Tudo o que enunciei são coisas que são mais práticas com botões físicos do que com botões em ecrã tátil. Mesmo as coisas automáticas que referes (limpa vidros, luzes), por vezes é necessária a correção humana que tem de estar a fácil acesso do condutor.
                                                          Vou repetir-me: é um trade-off fácil de perceber. Assumindo que é uma inconveniência pequena, as vantagens de um touchscreen são claras, considerando claro que o fabricante vai melhorar o software e adicionar mais funcionalidades no futuro.

                                                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                          No volume, concordaste comigo. Botão.
                                                          Mas porque deixaria de concordar, e porque achas que alguém iria meter os botões de volume apenas num touchscreen?

                                                          Tu é que queres meter tudo o que é touchscreen num saco de horrores ergonomicos, o que não é a realidade.

                                                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post

                                                          No ar condicionado, penso ser +- indiferente, desde que esteja disponível logo à vista e não num menu escondido. Em todo o caso, consigo muito mais facilmente subir 2 graus na temperatura do carro com um botão físico pois consigo de relance identificar o local do botão, colocar o dedo em "descanso" em cima do botão e depois carregar 4 vezes sem nunca perder a referência de onde está o botão. Com um ecrã tátil, não consegues isso, se tiras o dedo, com o movimento do carro perdes a referência e tens de voltar a olhar multiplas vezes para confirmar se estás a carregar no local certo.
                                                          Sabes, nem referi o facto de, nos carros da certa marca que está a causar esta celeuma toda, podes carregar num botão do volante, dizer “estou frio” ou “aumenta temperatura” e o carro faz isso.

                                                          Sem tirar olhos da estrada, mas a sério.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                            Ok - mas not the point.
                                                            O que quis dizer é que no iPhone o conceito assume que o user está focado no que está a fazer no telemovel. Claro que o objetivo é ser user friendly, etc - mas NAO é desenvolvido para ser utilizado enquanto se conduz, por exemplo.
                                                            O infotainment de um carro é pensado partindo da premissa que o user está a conduzir e que em qualquer situação possa fazer o que quer que seja que queira ou tenha de fazer.

                                                            Podem-me dizer que uma pessoa se habitua e tal e coisa, acredito perfeitamente, eu próprio tenho um ecrã touch no meu carro e sei que isso é verdade. Mas não é tão prático enquanto se conduz como botões.

                                                            Não adianta arrastar muito a discussão, felizmente já várias marcas perceberam isso e deixam lá uns botões para as funções mais básicas e usadas mais frequentemente. Sim, depois sai algo ainda mais caro, cest la vie. Querem EV têm EV...
                                                            Já que estamos no tópico da BMW vou dar um exemplo do Serie 5 em que os botões do infotainement serviam da atalho, mas tinha uma coisa engraçada, se deixasse-mos o botão por cima aparecia uma nota no ecrã com qual o atalho, se nos tivéssemos esquecido, curiosamente nunca li nada a falar que este sistema distraia da condução.

                                                            Pela minha experiência com o Model S, não notei nenhuma perca de atenção na estrada em relação a qualquer outro carro que tenha conduzido, mas tinha a vantagem que em algumas estradas poderia ligar o AP, e funções de possam exigir mais tempo sem olhar para a estrada basta ligar o AP e fazemos em mais segurança, no model 3 não tenho experiência para poder opinar se as opções tem assim tanto impacto na atenção do condutor.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                              Já que estamos no tópico da BMW vou dar um exemplo do Serie 5 em que os botões do infotainement serviam da atalho, mas tinha uma coisa engraçada, se deixasse-mos o botão por cima aparecia uma nota no ecrã com qual o atalho, se nos tivéssemos esquecido, curiosamente nunca li nada a falar que este sistema distraia da condução.

                                                              Pela minha experiência com o Model S, não notei nenhuma perca de atenção na estrada em relação a qualquer outro carro que tenha conduzido, mas tinha a vantagem que em algumas estradas poderia ligar o AP, e funções de possam exigir mais tempo sem olhar para a estrada basta ligar o AP e fazemos em mais segurança, no model 3 não tenho experiência para poder opinar se as opções tem assim tanto impacto na atenção do condutor.
                                                              Epa, nao quero ofender ninguem, mas às vezes pergunto-me se escrevo em chinês.

                                                              E tenho mais que fazer que explicar algo tao basico mil vezes.

                                                              O que te referes da BMW é excelente e super pratico. Quando metes o dedo por cima e aparece um texto, nao precisas de ler de forma activa, podes ler, olhar pro transito, ler outra vez. Não é algo onde tens de ir clicar. É completamente diferente. E, se nao quiseres usar, guess what, NAO USAS :D
                                                              Agora, eu vou curtir umas serras, tou nos zigzags e quero aumentar o AC num segundo sem perder foco na coisa, nada é tão prático como girar uma rodinha.
                                                              Estou no para arranca no meio de Sao Paulo, quero fazer nao sei o quê no meio do transito caotico, nada é tão prático como botões.

                                                              Lamento imenso a quem não perceber isto, não há forma mais básica de explicar.


                                                              Quanto ao resto, confesso não ter mais paciência para estas discussões infindáveis com quem tem a mente mais fechada do século, comprem o que quiserem e sejam felizes.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X