Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Percursos curtos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tento mudar todos os anos e tenho anos que mal faço 10 mil.

    O turbo é que nao existe. Nao tem...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
      Portanto tu é que sabes os intervalos das mudanças. Os construtores é que não sabem nada.
      Cada um faz o que entender, mas também não aconselho essas mudas de óleo a 30 000kms, é um período de tempo demasiado longo. Já fiz exames a óleos e os os que tinham 30 000 kms tinham demasiada água, provavelmente proveniente de regenerações do FAP interrompidas e etc. Aliás, até houve alguns construtores que anunciavam que o óleo deveria ser mudado de 30 em 30 000kms e depois mudaram a política para de 15 em 15 000kms (ou de 20 em 20). Este caso aconteceu com a Mitsubishi se não estou em erro.
      Depois lembra-te que convém às marcas anunciarem intervalos de manutenção superiores, é um factor que ajuda a vender e que os morcões dos jornalistas do ramo automóvel valorizavam, dando nota superior nos "custos de utilização" a motores com intervalos de manutenção superiores . Enfim.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
        Cada um faz o que entender, mas também não aconselho essas mudas de óleo a 30 000kms, é um período de tempo demasiado longo. Já fiz exames a óleos e os os que tinham 30 000 kms tinham demasiada água, provavelmente proveniente de regenerações do FAP interrompidas e etc. Aliás, até houve alguns construtores que anunciavam que o óleo deveria ser mudado de 30 em 30 000kms e depois mudaram a política para de 15 em 15 000kms (ou de 20 em 20). Este caso aconteceu com a Mitsubishi se não estou em erro.
        Depois lembra-te que convém às marcas anunciarem intervalos de manutenção superiores, é um factor que ajuda a vender e que os morcões dos jornalistas do ramo automóvel valorizavam, dando nota superior nos "custos de utilização" a motores com intervalos de manutenção superiores . Enfim.
        Nem me lembrei das regenerações! Realmente é obra, preconizar mudas de 30 mil em 30 mil mesmo inserindo na equação a inevitável contaminação do óleo
        Mas epá, as marcas é que sabem.

        Comentário


          #34
          Sempre cumpri o plano de manutenção das marcas e nunca tive problemas com o motor e acessórios. Normalmente os problemas são mais com a parte elétrica, vidros, rádio etc. Mudar o óleo todos os dias não vai ajudar a prolongar a vida dos elevadores dos vidros

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
            Portanto tu é que sabes os intervalos das mudanças. Os construtores é que não sabem nada.
            A Renault, quando lançou o motor 1.9 dCi de 120 cv, cometeu um erro grave na estipulação da qualidade do óleo a usar versus intervalos de mudança do óleo, que levou à quebra de milhares e milhares de turbos.

            É apenas um exemplo de como não podemos confiar cegamente naquilo que dizem os construtores.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
              Depende da gestão do motor, do tipo de motor que é e sobretudo do tamanho do turbo e as pressões que faz.
              Já experimentei no meu carro, depois de um lanço em AE e ele não desligou, por exemplo.



              Tu fazes o que quiseres, chama-se livre arbítrio. Mas é cómico alguém ainda acreditar nessas mudas miraculosas de 30 em 30 mil, mesmo com óleos sintéticos.
              eu todos os carros que tive, sempre cumpri os intervalos preconizados pela marca. 0 problemas. E um deles, que fez mais de 300000Km, até foi um dci 1.5 da renault. Nada de nada no motor. E não foi poupado.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                Depende muito do turbo e as rotações que atinge.

                Em relação ao "arrefecer," é mesmo literalmente deixar o óleo arrefecer um pouco enquanto lubrifica o turbo e baixa as temperaturas da turbina em si. Quando estás ao ralenti, as pás não estão a rodar à mesma velocidade que rodam em "full boost." É mesmo uma questão de deixar o turbo arrefecer um pouco ao mesmo tempo que o óleo vai arrefecendo.
                O que acontece ao desligares o motor com a turbina quente é que a pressão de óleo baixa pouco depois e o óleo a ferver permanece no turbo e não tem hipótese de voltar ao circuito de maneira a arrefecer.

                E sim, caso seja um turbo que faça pressões altas, e depois de uns esticões em AE, o ideal é conduzir normalmente uns 10~15 minutos. No mínimo, deixar o carro ao ralenti uns minutos.


                Nem penses nisso. Não te rejas por esses planos parvos que as marcas preconizam.
                Se uma pessoa quer um motor turbo a gasolina saudável, convém mudar de 10.000 em 10.000. No máximo em intervalos de 15.000. Ou lá está, anualmente.
                E isto nem é aquela típica conversa de mecânico que quer "ganhar uns cobres."
                Por experiência própria, é mesmo o melhor a fazer.

                No meu carro, um 1.4 turbo com uma potência idêntica ao do teu, está explicito no manual que as mudas são de 10.000 em 10.000, por exemplo.
                Os planos são parvos porque tu dizes?
                Parvo é mandar óleo em estado ok para o lixo para não falar da poluição.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Os planos são parvos porque tu dizes?
                  Parvo é mandar óleo em estado ok para o lixo para não falar da poluição.
                  Se tu achas que um óleo sintético com 20 ou 30.000 km em cima lubrifica bem o motor e protege os componentes como um com 10.000, quem sou eu para dizer o contrário
                  E estamos a falar apenas do óleo, nem estamos a falar do filtro que, com uns 15.000 quilómetros já está completamente preto.

                  Fica aqui um vídeo do Scotty que, apesar de não gostar muito do tipo, diz muitas verdades:

                  Editado pela última vez por brkncrss; 28 May 2018, 12:57.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                    O S&S não desliga o motor quando as temperaturas estão altas. Aliás, basta fazer uma viagem longa em AE e parar no trânsito para concluir que o carro não se desliga.

                    É lógico que os turbos estão cada vez mais robustos, mas turbos estalados não é propriamente uma coisa do passado.


                    Todos os carros são iguais, não é? Aliás, um diesel até se compara a um bloco pequeno turbocomprimido a gasolina a debitar mais de 200cv, não é?
                    É que tem tudo a ver.

                    E mudas de óleo preconizadas nem sempre devem ser cumpridas, especialmente as absurdas, tipo essas de 30k km.
                    Um bom exemplo disso foi a Opel, que com esses intervalos ridículos o que se conseguiu foram correntes partidas.

                    Nenhum mecânico ou alguém minimamente conhecedor sobre mecânica vai aconselhar alguém a fazer mudas de 30 em 30 mil km.
                    Esquece lá isso! o meu se paro num semaforo desliga. alias, a maioria dos percursos que faço sao extraurbanos (cerca de 50% EN, 50% AE), e por norma tenho o cuidado de desligar o start and stop. mas, volta e meia, paro a meio caminho e esqueço-me de o desligar outra vez. resultado: chego a lisboa ao fim de 300km a velocidades relativamente altas, paro num semaforo e pimba, motor desliga!

                    não sei como será em carros a gasolina turbinados (nunca tive nenhum), mas um motor quente é um motor quente, seja qual for o combustível que gaste

                    em relação as mudanças do oleo, este é o meu primeiro carro a gasoleo e o meu primeiro carro relativamente moderno ao ponto de ter essas mudanças malucas de 30k em 30k. faço-as e vou continuar a fazer. vou tendo atenção ao oleo, vendo se está com um bom nivel. não quer dizer que passado algum tempo não tenha problemas e não comece com essas ideias de trocar de 10k em 10k, mas até la... alias, nem nos meus carros anteriores a este, a gasolina com alguns km em cima, eu mudava de 10k em 10k... raramente fazia menos de 15k com o mesmo oleo. o ultimo antes deste ainda está ca em casa, um punto 1.2 16v que ja vai com cerca de 250mil km.... o dono anterior até as fazia de 20k em 20k (melhorei nesse aspecto )

                    Comentário


                      #40
                      eu estava tramado se fizesse revisões de 10 em 10 mil. fazia 4 revisões por ano. Não ganhava para as revisões.

                      Comentário


                        #41
                        Ainda não se entendeu que os km preconizados das marcas, são para condições, ideias digamos. Metam um carro só a fazer cidade, percursos curtos etc, depois digam se o óleo aguenta 30.000km...

                        Aliás, tanto é, que os sensores de qualidade de óleo, que funcionam através do percurso, temperaturas que o motor atingue, tempo de funcionamento etc, em casos de muita cidade e percursos curtos, pedem para mudar o óleo mais tarde... Aqui, presumo que o carro sabe mais que a marca ou assim....

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          eu estava tramado se fizesse revisões de 10 em 10 mil. fazia 4 revisões por ano. Não ganhava para as revisões.
                          Eu tava tramado se fizesse revisões a cada 30.000km num dos meus carros, mudava o óleo a cada 6 anos, saia pasta...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                            Ainda não se entendeu que os km preconizados das marcas, são para condições, ideias digamos. Metam um carro só a fazer cidade, percursos curtos etc, depois digam se o óleo aguenta 30.000km...

                            Aliás, tanto é, que os sensores de qualidade de óleo, que funcionam através do percurso, temperaturas que o motor atingue, tempo de funcionamento etc, em casos de muita cidade e percursos curtos, pedem para mudar o óleo mais tarde... Aqui, presumo que o carro sabe mais que a marca ou assim....
                            Claro. São 30.000 feitos exclusivamente em AE, com baixos níveis de poluição, temperaturas ideais, pouquíssimos arranques em temperaturas frias, etc, etc.


                            Já agora, fica aqui como exemplo um print do manual do meu carro para quem acha que mudar um óleo sintético com 10.000 km é desperdiçar óleo.


                            De motor para motor é óbvio que o intervalo pode mudar mas, mais uma vez, 30.000 km numa utilização dita "normal" é demasiado.


                            Como já disseram e bem, é bom para a estatística e avaliação dos automóveis terem intervalos de manutenção mais espaçados. E ainda mais quando falamos em empresas de renting.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              eu estava tramado se fizesse revisões de 10 em 10 mil. fazia 4 revisões por ano. Não ganhava para as revisões.
                              Eu nos 3 carros de trabalho faço 4 revisões por ano cada um deles...15k em 15k, tal como preconiza a marca, exceptuando o mais velho, que faz uma ou duas revisões anuais por fazer menos kms agora, mas de 10k em 10k...dá logo umas 9 a 10 revisões anuais sem contar com mais 2 motos que fazem uma por ano cada.
                              O que tenho para o meu serviço, num ano e meio tem já 90.000kms, mais uns dias e faz a segunda deste ano.
                              Editado pela última vez por paulo27; 28 May 2018, 13:31.

                              Comentário


                                #45
                                Os carros já à bastante tempo têm sensor de qualidade do óleo...pelo que caso os kms/idade do óleo ainda não tenha atingido o limite mas o sensor avalie que é necessária a muda antecipada irão surgir avisos.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver Post
                                  Os carros já à bastante tempo têm sensor de qualidade do óleo...pelo que caso os kms/idade do óleo ainda não tenha atingido o limite mas o sensor avalie que é necessária a muda antecipada irão surgir avisos.
                                  Não é propriamente um sensor. São apenas alguns cálculos que a centralina faz, tendo em conta algumas variáveis de utilização do carro.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                    Ainda não se entendeu que os km preconizados das marcas, são para condições, ideias digamos. Metam um carro só a fazer cidade, percursos curtos etc, depois digam se o óleo aguenta 30.000km...

                                    Aliás, tanto é, que os sensores de qualidade de óleo, que funcionam através do percurso, temperaturas que o motor atingue, tempo de funcionamento etc, em casos de muita cidade e percursos curtos, pedem para mudar o óleo mais tarde... Aqui, presumo que o carro sabe mais que a marca ou assim....
                                    Concordo totalmente, acho que os 30000kms preconizados pelas marcas, são para condições consideradas ideais para o perfeito trabalhar do motor... Os guias de utilização na maioria dos carros também referem que em utilização severa se deve reduzir a metade.
                                    Considero que um motor que trabalha sempre ou quase sempre sem atingir a temperatura ideal, trabalha em condições severas, até porque devido depois à condensação o óleo perde as capacidades....
                                    No meu caso tenciono reduzir o intervalo entre mudanças de óleo e filtro, até porque apesar de ser um motor genial, para um pequeno motor, os motores THP são ainda bastante sensíveis....

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                      Claro. São 30.000 feitos exclusivamente em AE, com baixos níveis de poluição, temperaturas ideais, pouquíssimos arranques em temperaturas frias, etc, etc.


                                      Já agora, fica aqui como exemplo um print do manual do meu carro para quem acha que mudar um óleo sintético com 10.000 km é desperdiçar óleo.


                                      De motor para motor é óbvio que o intervalo pode mudar mas, mais uma vez, 30.000 km numa utilização dita "normal" é demasiado.


                                      Como já disseram e bem, é bom para a estatística e avaliação dos automóveis terem intervalos de manutenção mais espaçados. E ainda mais quando falamos em empresas de renting.
                                      Claro. Pões aí o exemplo de um carro normalissimo. Haja paciência.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Os planos são parvos porque tu dizes?
                                        Parvo é mandar óleo em estado ok para o lixo para não falar da poluição.
                                        O que é um óleo em estado OK? Eu já os testei para ver os níveis de água que continham e garanto-te que não estavam nada OK (óleos com 30 000kms).

                                        Comentário


                                          #50
                                          Eu acho que andam a mudar os óleos muito tarde então, deviam de começar a ter stock em casa de óleo para quando vão de fim de semana fazer a troca já que perdeu as propriedades lubrificantes comparativamente ao novo.

                                          há uma coisa chamada de tolerância do produto, se o fabricante aconselha mudar óleo aos 30k, acreditem que tem capacidade para rodar mais tempo/kms

                                          Comentário


                                            #51
                                            Eu, mesmo quando tinha o Astra, que no manual mencionava as revisões a cada 30.000kms, como comecei a andar menos com ele, chegou um ano e fiz cerca de 3000kms com ele, a esse ritmo, o óleo ficava lá 10 anos, no entanto, mesmo na altura em que fazia mais kms, a minha politica sempre foi anualmente ou a cada 15.000kms, o que viesse primeiro, mesmo que o carro tivesse feito 500m nesse ano, não se esqueçam, mesmo com poucos kms, o óleo, mesmo parado no motor ganha contaminação de humidade e perde as qualidades na mesma.
                                            Sempre achei 30k muito para o óleo ficar no motor...e depois de ter assistido a algumas mudas com essas kilometragens no meu mecânico, ainda mais convencido fiquei, nalgumas, notava-se bastante a diferença, eu não arrisco, porque as marcas tb falham, não é por nada que muitas estão a voltar a reduzir esse espaçamento entre revisões...todos os carros mais recentes na minha familia preconizam 15k em 15k.
                                            Com a mota é o que faço, como ela nunca atinge os kms, vai anualmente.

                                            Comentário


                                              #52
                                              o recomendado são 30k kms ou 2 anos para o 5w30 (pelo menos o que eu uso) , ninguém aqui disse para não mudar o óleo pela idade do mesmo, pelo menos que tenha visto

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver Post
                                                o recomendado são 30k kms ou 2 anos para o 5w30 (pelo menos o que eu uso) , ninguém aqui disse para não mudar o óleo pela idade do mesmo, pelo menos que tenha visto
                                                2 anos? Que carro é que tens?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  Claro. Pões aí o exemplo de um carro normalissimo. Haja paciência.
                                                  Também não é um carro raro ou um Ferrari, mas a marca recomenda sintético para 10.000km, ou seja, sendo o carro que vai ser usado de forma entusiasta, presume a marca, logo há uma maior degradação de óleo.

                                                  Ou seja, o que a marca preconiza, é em condições "ideias", como já se falou. Aliás, nem é preciso tanta palha, as marcas avisam as revisões para km e tempo, tempo, para quem usa pouco o carro e faz menos que os km preconizados.

                                                  Ou seja, se o teu carro tiver 30.000km/2 anos, fizeres os 10.000km por ano, não vais mudar o óleo com 30.000km, vais mudar antes, porque os pocuos km e o tempo, vão degradar o óleo como se tivesse feito os 30.000km.

                                                  Mudar antes, só te vai garantir um motor com mais saúde, e é perfeitamente viável alguém preferir assim.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                    2 anos? Que carro é que tens?
                                                    F21 116ed

                                                    Mudo sempre antes dos 2 anos porque atinjo os 30k

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver Post
                                                      F21 116ed

                                                      Mudo sempre antes dos 2 anos porque atinjo os 30k
                                                      2 anos é mesmo muita fruta. Honestamente nem tinha conhecimento que isso se praticava.
                                                      Arrisco-me a dizer que a esmagadora maioria dos fabricantes preconiza um intervalo de tempo máximo de 1 ano.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        VW também é mais de um ano.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                          Se tu achas que um óleo sintético com 20 ou 30.000 km em cima lubrifica bem o motor e protege os componentes como um com 10.000, quem sou eu para dizer o contrário
                                                          E estamos a falar apenas do óleo, nem estamos a falar do filtro que, com uns 15.000 quilómetros já está completamente preto.

                                                          Fica aqui um vídeo do Scotty que, apesar de não gostar muito do tipo, diz muitas verdades:

                                                          Eu falo baseado na minha formação e em centenas de análises a lubrificantes que já vi.
                                                          Não vou ver filmes no youtube para sustentar os meus posts.

                                                          Já escrevi muito sobre isto aqui no forum.
                                                          Não conheço nenhum carro que efectivamente mude a cada dois anos ou 30000 kms, basta falar com um gestor de frota de uma operadora de renting para perceber que são muito raros estes casos, nos meus carros de serviço o máximo que já fiz foi 27000.
                                                          Se o lubrificante diz que aguenta 30000 é porque ainda tem tolerância para mais uns quantos, os planos são para cumprir porque já têm tolerâncias e os lubrificantes não têm nada a ver com os usados nos anos 90.
                                                          No dia em que analisar o óleo de um ligeiro for mais barato que a mudança, a indústria das revisões acaba, qualquer mecânico de grandes motores industriais ou de navios está habituado a testar o lubrificante antes da troca porque estamos a falar de milhares de euros para a operação.
                                                          Vocês leem condições especiais, mas condições especiais são na melhor das hipoteses para táxis, quando não estamos a falar de veículos usados em países de terceiro mundo que realmente tem os filtros obstruídos pela poeira e combustivel de terceira.
                                                          Não façam dos carros primadonas, eles aguentam muito mais do que pensam, basta ir a um país de terceiro mundo para ver o que sofrem e ainda lá andam.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            a minha freemont no plano de manutenção não diz quilometragem, diz apenas para trocar óleo e filtro a cada 24 meses.
                                                            agora os asteriscos
                                                            - o intervalo depende das condições de utilização e é apresentado através de indicador ou mensagem no veiculo
                                                            - se o carro fizer menos de 10kkm anuais, trocar óleo e filtro anualmente (é o meu caso)

                                                            outra "peça" importante.
                                                            distribuição a cada 120kkm ou 8 anos
                                                            asteriscos
                                                            - 4 anos em condições severas (frio, cidade, muito ralenti)
                                                            - ou pelo menos a cada 5 anos

                                                            nem sei porque falam dos 8 anos

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              nao tem logica nenhuma, os 5 kms adicionais não vão reverter o desgaste feito nos 10 primeiros kms

                                                              agora se me perguntares se desgasta mais 10 x 2 kms ou 20kms de uma vez aí desgasta mais a primeira
                                                              Editado pela última vez por DM08; 28 May 2018, 17:05.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X