Saiu há uns dias atrás a noticia de que os acidentes aumentaram....mas os mortos diminuíram...não é por acaso, pois não?!
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O Flagelo do Telemóvel ao Volante.
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Originalmente Colocado por Pittboxer Ver PostO telemóvel é verdadeiramente um flagelo nas estradas! Mas digo desde já que os gadget todos presentes atualmente no carro não melhora nada! Ecrãs cada vez maiores, com mais *****olices lá dentro só faz o condutor olhar mais para o monitor que pelo pára brisas
Dois exemplos:
(...)
Por isso muito cuidado também com os carros modernos!!
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tonyV
Não uso telemóvel a conduzir, no trabalho é encostado no vestiário e em casa não passa da cave (sim, ainda uso radio despertador)
O telemóvel é o pior inimigo de qualquer motociclista
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Ontem, só meia hora pela cidade de Coimbra a meio da tarde: 8 pessoas que vi a conduzir e a manusearem o telemóvel.
Ou era mensagens, ou chamada, ou meter a carregar, ou ligar o BT...
Uma rapariga quando que me dava um beijinho na traseira, tive eu de apitar porque já estava a vir muito devagar mas em progressão continua, sem travar pois estava entretida com o telemóvel.
Há uns tempos numa aula de Medicina Legal o professor disse que a maior causa de acidentes em Portugal deve-se ao uso indevido do telemóvel e que antigamente era o fumar enquanto se conduzia, e de facto, pelo que vejo de muitos amigos meus, confere na totalidade.
São pequenas distracções que custam vidas e destroem família, a do condutor, dos passageiros, dos outros passageiros e condutores de outros carros...
Infelizmente já perdi amigos na estrada, e apesar de não ser nenhum santo nem cumprir na integra o código da estrada, por vezes uma mera distracção de 1s pode ser fatal, mesmo que na consciência da pessoa essa mesma sinta que não está a fazer nada de errado.
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Originalmente Colocado por ASOT Ver PostSaiu há uns dias atrás a noticia de que os acidentes aumentaram....mas os mortos diminuíram...não é por acaso, pois não?!
Por exemplo analisando o caso de num ano termos 1000 acidentes que deram origem a 10 mortos e no outro, 1020 acidentes com 8 mortos.
Como interpretar?
A Policia: "Houve um a redução no nº de mortos, as campanhas de segurança rodoviária estão a sortir efeito."
A comunicação social: "houve um aumento pronunciado no nº de acidentes porque os condutores são cada vez mais irresponsáveis e a polícia não faz o que deveria fazer".
Na realidade houve um número idêntico de acidentes em que por puro acaso num dos acidentes morreram 2 pessoas em vez de morrerem 4.
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Devia haver forma de o próprio carro bloquear o telemóvel sempre que não estivesse conectado a um sistema de mãos-livres. E mesmo assim só resolvia uma parte do problema. Melhor ainda seria restringir o telefone a receber e fazer chamadas e apenas por comandos vocais, com o ecrã sempre a negro.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostDevia haver forma de o próprio carro bloquear o telemóvel sempre que não estivesse conectado a um sistema de mãos-livres. E mesmo assim só resolvia uma parte do problema. Melhor ainda seria restringir o telefone a receber e fazer chamadas e apenas por comandos vocais, com o ecrã sempre a negro.
Eu ando a fazer um grande esforço para não me distrair com o telemóvel, uma das formas têm sido explorar os comandos vocais do CarPlay e desactivar muitas notificações quando o CarPlay está acrivado.
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tonyV
Falta acrescentar que o uso de telemóvel por parte dos peões nas passadeiras também é meio caminho andado para o além....a maioria nem vira os olhos, quando mais o pescoço
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostO problema é como é que restringes o do condutor e o dos passageiros ficarem livres?
Eu ando a fazer um grande esforço para não me distrair com o telemóvel, uma das formas têm sido explorar os comandos vocais do CarPlay e desactivar muitas notificações quando o CarPlay está acrivado.
Esforço para pagar a renda ainda percebo agora telemovel?
De qualquer forma bloequeios e afins acho que não resolvem nada. É com fiscalização que isso se resolve.
Em qualquer país do mundo só há mais segurança se houver mais fiscalização.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostO problema é como é que restringes o do condutor e o dos passageiros ficarem livres?
Eu ando a fazer um grande esforço para não me distrair com o telemóvel, uma das formas têm sido explorar os comandos vocais do CarPlay e desactivar muitas notificações quando o CarPlay está acrivado.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostNão uso telemóvel a conduzir, no trabalho é encostado no vestiário e em casa não passa da cave (sim, ainda uso radio despertador)
O telemóvel é o pior inimigo de qualquer motociclista
É meter câmaras de vigilância nos semáforos e em locais críticos. Além disso, sempre que haja alteração à normalidade da circulação: pumba, meter uma câmara. Havia de ser bonito um zequinha receber uma carta com vale oferta e uma foto das trombas para meter no tinder...
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Originalmente Colocado por LIC Ver PostO tipo das entregas de pizzas e afins que vi no outro dia, ainda se está a rir... De mota e com telemóvel na mão...
É meter câmaras de vigilância nos semáforos e em locais críticos. Além disso, sempre que haja alteração à normalidade da circulação: pumba, meter uma câmara. Havia de ser bonito um zequinha receber uma carta com vale oferta e uma foto das trombas para meter no tinder...
Por mim volto ao mesmo : falta fiscalização.
Não é só com câmeras nem radares que se resolve. É preciso as autoridades andarem na estrada não só para multar como para prestar auxílio à população, reportar anomalias, etc etc etc e todo o trabalho que a policia faz.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostNão é só com câmeras nem radares que se resolve. É preciso as autoridades andarem na estrada não só para multar como para prestar auxílio à população, reportar anomalias, etc etc etc e todo o trabalho que a policia faz.
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Originalmente Colocado por LIC Ver Postóbvio que não. Mas seria uma grande ajuda... Nomeadamente para o erário público. Na rua onde moro, com as obras e a alteração do sentido de trânsito, têm sido às dezenas por dias a fazer a rua em sentido proibido... Dezenas ao dia, ao valor mínimo da coima por condução em sentido inverso ao legalmente estabelecido, deve dar uns milhares valentes ao fim do dia. E era só uma webcam de uns 30€ a tirar fotos às caras e matrículas! Para não haver a desculpa de ser a tia que tirou a carta à 30 anos, mas nunca conduziu... E nos semáforos vermelhos, então à noite, é um ver se te avias... O mesmo se aplica aos telemóveis... A webcam dos semáforos deve detectar se o condutor x que passou num verde com o telemóvel nos dentes, ou estava parado num vermelho a ler o watsapp...
Infelizmente com radares e câmeras pode continuar durante muito tempo a causar perigo.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostÉ verdade, no entanto penso que se o policia mandar parar logo, o infractor pára no imediato de causar perigo a terceiros.
Infelizmente com radares e câmeras pode continuar durante muito tempo a causar perigo.
Há uns anos, num grande espaço dei a ideia de, nos ângulos mortos ter 1 câmara, para pelo menos ver os infractores, já que não há possibilidade de os levar à justiça. Resposta de um badameco: Assim os vigilantes deixam de ser precisos... Boa: Meia dúzia de vigilantes que têm que estar fixos em pontos-chave... Óbvio que, mesmo com câmaras, os vigilantes serão sempre necessários... Mas aquela malta não pensa...
Como nas azuis, e o Delta18 pode confirmar, a malta que vai comer faz a fila e, ou desce as escadas e metem-se na porta da cantina de baixo, ou então fazem fila para a porta... giratória e andam ali à rodinha... Não conseguem perceber que, o mais fácil é: descer escadas e estar junto do corrimão, enquanto para a cantina de baixo faziam a fila junto à parede... Tudo gente burra... E eu também que na semana passada ia-me fritando... após ligar o pc que limpei cheio de água...
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Sim LIC é verdade mas eu as câmeras e radares como complemento das forças de segurança do que o inverso. E infelizmente no nosso país parece que se anda a desinvestir em patrulhamento para passar a ser feito só via vigilância electrónica.
Ora, os 2 são indispensáveis e muita gente apesar de tudo respeita bem mais a autoridade que uma câmera.
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tonyV
Se acham que não há solução para o flagelo é um problema vosso....e em especial de memória curta.
Porque não vai assim há tantos anos a banalidade que era circular em Portugal, sem cinto de segurança. Algo que na altura diriam que seria impossível modificar e hoje olhamos e não me lembro da última vez que vi alguém sem cinto, passageiros incluídos.
Também podemos falar do uso de capacete que a minha memória ainda chega a esse período da história
A verdade, é que o uso telemóvel raramente é fiscalizado, o resto é mesmo falta de memória para não acreditarem que é possível mudar esta anormalidade vigente.
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tonyV
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPois só que no cinto , basta uma travagem mais forte e bate-se com o focinho no tablier ou no volante.
A 40 km/h parte-se a cara toda.
Já com o telemóvel muitos ficam alheados do que está à volta deles.
O diferença foi a acção de vários anos, das autoridades, para mudar o panorama
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segundo os comunicados diários de uma das entidades fiscalizadoras(GNR), só ontem foram apanhados 61 sem cinto de segurança dos, dos quais 2 eram sistema de retenção de criança. Ao TLM foram 55, sem seguro 36, sem IPO 75, crimes rodoviarios 33, excesso de velocidade 334 e o mais impressionante e que costuma ser habitual,em 59 fiscalizações de tacografos 49 estavam em infração que é quase um "cada tiro cada melro"
quando dizem que só se fiscaliza velocidade é uma falácia, simplesmente é a infração que mais se comete, que o povo mais relativiza e chega ao ponto de se gabar do feito quando é apanhado. É a fiscalização mais facilmente identificável e partilhada, dai toda a gente saber e achar que é a unica a ser feita. já para não falar da eficácia a detectar e provar os factos recorrendo a poucos operacionais........... se houvesse uma maquina a detectar e provar a falta se cinto, uso de tlm, capacete, etc, sem necessidade de uso de um agente por infração aposto que a coisa tambem seria mais eficaz.
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Postsegundo os comunicados diários de uma das entidades fiscalizadoras(GNR), só ontem foram apanhados 61 sem cinto de segurança dos, dos quais 2 eram sistema de retenção de criança. Ao TLM foram 55, sem seguro 36, sem IPO 75, crimes rodoviarios 33, excesso de velocidade 334 e o mais impressionante e que costuma ser habitual,em 59 fiscalizações de tacografos 49 estavam em infração que é quase um "cada tiro cada melro"
quando dizem que só se fiscaliza velocidade é uma falácia, simplesmente é a infração que mais se comete, que o povo mais relativiza e chega ao ponto de se gabar do feito quando é apanhado. É a fiscalização mais facilmente identificável e partilhada, dai toda a gente saber e achar que é a unica a ser feita. já para não falar da eficácia a detectar e provar os factos recorrendo a poucos operacionais........... se houvesse uma maquina a detectar e provar a falta se cinto, uso de tlm, capacete, etc, sem necessidade de uso de um agente por infração aposto que a coisa tambem seria mais eficaz.
É facílimo fazer centenas de KM em Portugal e não ver qualquer patrulha da GNR.
Nos arredores das cidades anda tudo em infracção e a PSP é escassa para conseguir fiscalizar.
É raríssimo ver brigadas de trânsito.
Nas cidades e suburbios é dificil apanhares alguem a mais de 70 numa rua normal, mas facilmente encontras alguem ao telemovel ou em 2ª fila ou etc e isso é muito pouco fiscalizado.
Tanto é que muitos se dão ao luxo de deixar carro em 2ª fila na rua das esquadras da PSP
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
https://www.jn.pt/justica/gnr-paga-m...-11502416.html
Originalmente Colocado por tonyV Ver PostSe acham que não há solução para o flagelo é um problema vosso....e em especial de memória curta.
Porque não vai assim há tantos anos a banalidade que era circular em Portugal, sem cinto de segurança. Algo que na altura diriam que seria impossível modificar e hoje olhamos e não me lembro da última vez que vi alguém sem cinto, passageiros incluídos...
Hoje em dia, com outro carro, acho que já vai pondo o cinto. Como nunca mais andei à boleia com ele, não sei.
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Hoje, logo pela fresca, vinha a chegar ao meu carro e antes de atravessar a estrada, passou um carro e o gajo vinha cravado no telemovel. Poucos segundos depois, oiço uma batida.
Foi bater num taxi que estava parado em 2ª fila (paralelo, numa via de sentido unico com as luzes ligadas). A via é larga e mesmo com carros parados, se passa bem. Parecia uma cena para os apanhados... Devagarinho e lá foi bater.
Quando passei estava o granel armado
E alguns mesmo assim não aprendem... A mim ninguém me convence que mais de metade dos acidentes que en****m o transito todo diariamente, são toques deste genero por causa do telemovel.
Na quinta feira, assisti a uma brutal discussão de um gajo e uma gaja no transito, por ela estar ao telemovel. Deixava muito espaço entre os carros, demorava muito a arrancar, fechavam semaforos, foi apitada por diversas vezes por diversos carros, quase atropelou um peão, e ainda meteu a mao de fora a fazer piretes. Isto na avenida da republica, vespera de feriado e hora de ponta. O gajo saiu e enfiou mao a dentro. Não me pareceu que lhe fosse bater, mas acho que lhe foi tentar tirar o telefone.
Basta um calhau destes com os olhos no telefone para complicar muito a circulação. Multiplica-se isto por várias pessoas e todos os dias é o pandemonio à hora de ponta.
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Originalmente Colocado por carlosfst Ver PostHoje, logo pela fresca, vinha a chegar ao meu carro e antes de atravessar a estrada, passou um carro e o gajo vinha cravado no telemovel. Poucos segundos depois, oiço uma batida.
Foi bater num taxi que estava parado em 2ª fila (paralelo, numa via de sentido unico com as luzes ligadas). A via é larga e mesmo com carros parados, se passa bem. Parecia uma cena para os apanhados... Devagarinho e lá foi bater.
Quando passei estava o granel armado
E alguns mesmo assim não aprendem... A mim ninguém me convence que mais de metade dos acidentes que en****m o transito todo diariamente, são toques deste genero por causa do telemovel.
Na quinta feira, assisti a uma brutal discussão de um gajo e uma gaja no transito, por ela estar ao telemovel. Deixava muito espaço entre os carros, demorava muito a arrancar, fechavam semaforos, foi apitada por diversas vezes por diversos carros, quase atropelou um peão, e ainda meteu a mao de fora a fazer piretes. Isto na avenida da republica, vespera de feriado e hora de ponta. O gajo saiu e enfiou mao a dentro. Não me pareceu que lhe fosse bater, mas acho que lhe foi tentar tirar o telefone.
Basta um calhau destes com os olhos no telefone para complicar muito a circulação. Multiplica-se isto por várias pessoas e todos os dias é o pandemonio à hora de ponta.
Mais a sério esse comportamento que estás a relatar tira-me do sério.
E não me admira tal distracção no casso desse que bateu no taxe. Um dia fizeram um teste em pista e houve pelo menos uma pessoa que ia ao telemovel e no teste da água, continuou a seguir viagem mesmo estando o pára-brisas encharcado e nem se lembrou de ligar as escovas em virtude da distracção.
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mais de 70% dos portugueses usa telemóvel ao volante (os mais jovens são os piores)
Mais de 70% dos portugueses usa telemóvel ao volante
fonte: https://www.aquelamaquina.pt/
"A Prevenção e Segurança Rodoviária é uma área de importância crítica e estratégica para a Liberty Seguros e este estudo permitiu retirar alguns dados preocupantes, nomeadamente sobre a utilização do telemóvel durante a condução, que é um comportamento mais frequente entre a geração mais nova. A geração Millennial já cresceu com estes aparelhos e a principal razão para usarem o telemóvel enquanto conduzem é porque têm medo de perder alguma informação importante, ou de só terem acesso à mesma tarde demais. É o chamado FOMO – Fear Of Missing Out, que aqui se revela ter efeito em áreas sensíveis como a segurança"
Mike Sample, MS, CPS, especialista em segurança de condução e consultor técnico da Liberty Mutual.
69% dos portugueses inquiridos admitem olhar para mensagens e chamadas que estão a receber, 52% olham para as notificações, 26% lêem e-mails e mensagens, 25% fazem e enviam mensagens de áudio, 20% utilizam apps, 19% enviam e-mails e mensagens e 18% utilizam apps de redes sociais. Ao mesmo tempo, apenas 13% dos portugueses inquiridos garantem que colocam o telemóvel fora do alcance durante a viagem de carro. Já no que diz respeito ao volume do toque, 73% diz ter o telemóvel a tocar, 9% em silêncio e 18% em modo vibração.
"Estes dados sugerem que a dependência do telemóvel e a necessidade de se manterem comunicáveis, quer por questões pessoais ou profissionais, se sobrepõe à consciência de que ao utilizar o telemóvel durante a condução estão a aumentar o risco de se envolverem num acidente rodoviário"
acrescenta José Miguel Trigoso.
Mais de metade destes (55%) reconhece que enviam SMS durante a condução, embora justifiquem que é para informarem os pais sobre o que estão a fazer.
No geral, 34% dos jovens inquiridos no estudo, divulgado pelo Huffington Post, confessam que é habitual acederem às várias aplicações que têm instaladas nos seus telefones enquanto conduzem.
O Snapchat é a rede social mais consultada ao volante. Instagram, Twitter, Youtube e Facebook completam, por esta ordem, o restante “top 5”.
A par da utilização do telemóvel durante a condução, há um outro dado que pode agravar a prestação ao volante, que é o facto de 52% dos jovens inquiridos afirmarem dormir menos de seis horas por dia durante a semana, quando o aconselhado pela National Sleep Foundation é entre oito a 10 horas.
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