Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico de homenagem ao 1.9 TDI, provavelmente o melhor motor de sempre!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Motor, caixa, turbo de origem. Tenho algumas dúvidas mas...

    O que saliento nesses vídeos é mesmo com 800.000km esse A4 cá não ia custar 200€, só com mais um zero e mesmo assim...
    Cá em PT este carro tb não iria valer assim tanto (teoricamente). Na prática ng a meteria à venda com os kms verdadeiros. Os livros de revisões e fichas das IPOs iriam desaparecer magicamente e aparecia com no máximo 300k km no quadrante para ser era vendido tranquilamente por 4mil.

    Sobre o resto respondi em baixo.


    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Lá por ter 800 mil não significa que se tiver muita coisa de origem, tenha a saúde que é suposto.
    Milagres não há.
    Excepto na mente de alguns fanáticos.
    Queres ver eles a surgir tipo cogumelos ?
    Obviamente que tb não acredito em tanta coisa de origem, embora elementos como a embraiagem durem obviamente bem mais em carros que só fazem estrada aberta.

    Portanto embraiagem de origem não sei se acredito (too good to be true), mas ser só a segunda acho possível.

    Turbo não sei, mas mm em carro de estrada tb me custa a acreditar, pese embora haver casos de carros com 400/500k km com turbo de origem, but then again, 400/500k km é diferente de ~870k km (os 865k km que postei lá atrás estavam errados, multipliquei por 1,6 e na verdade a conversão milha-km é ~1,609).

    O teto não estar descolado é estranho, deve ter sido "restofado".

    Qto ao resto, porque conheço bem estes carros (do meu pai, uma B6 Avant PD130 M6 que fez agora 16 anos e deve ter cerca de 310k km, comprada nova!) o bug do ABS é normal nesses carros (qdo tinha apenas 3/4 anos e já fazia isso...), a tampa do porta luvas tb está estragado e os rubber touch tb estão +/- assim. Por acaso acho que os rubber touch estão um pouco melhor, embora no geral a carrinha esteja super assassinada por dentro e fora (). Já mecânicamente smp foi minimamente bem mantida.

    Esta unidade do meu pai tem pelo menos embraiagem, bimassa, turbo e cx de origem (tal como injetores). E de notar que nos 310k km apesar de haver obviamente mta estrada tb tem bastante cidade pelo meio, nunca foi apenas carro de viagem. Os PD130 têm no geral embraiagens e bimassas que duram claramente mais que outros motores concorrentes, mais concretamente quase todos. E isto não é ser fan boy, é a verdade dos factos de quem sabe o mínimo da poda.


    Na realidade em teoria qlq outro carro/motor pode chegar aos 870k km, a questão é que uns chegam lá com muito mais manutenção, e um PD130 é um motor que se aguenta mt bem mts kms sem precisar de levar tanta coisa com tanta frequência pois mts componentes duram e duram.


    Como se costuma dizer, quem os teve sabe bem o que eles valem.

    Comentário


      Praticamente qualquer motor diesel dessa altura durava facilmente mais de 500 mil Km com componentes a durarem muito.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Praticamente qualquer motor diesel dessa altura durava facilmente mais de 500 mil Km com componentes a durarem muito.
        Em mts outros modelos/motores coisas como turbos, embraiagens e bimassas duram na melhor das hipóteses metade do tempo/kms que duram num PD130.

        O facto de se ver mts mais motores destes com mts kms que outros concorrentes está mto relacionado com o facto das pessoas se acabarem por fartar de gastar rios em manutenção enquanto se as coisas durarem menos há maior probabilidd das pessoas manterem esses carros mais tempo.

        Claro que no limite até um motor pouco fiável pode fazer 1M de kms... Haja tempo, paciência e dinheiro.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
          Em mts outros modelos/motores coisas como turbos, embraiagens e bimassas duram na melhor das hipóteses metade do tempo/kms que duram num PD130.

          O facto de se ver mts mais motores destes com mts kms que outros concorrentes está mto relacionado com o facto das pessoas se acabarem por fartar de gastar rios em manutenção enquanto se as coisas durarem menos há maior probabilidd das pessoas manterem esses carros mais tempo.

          Claro que no limite até um motor pouco fiável pode fazer 1M de kms... Haja tempo, paciência e dinheiro.
          Pois, não concordo nada com isso.
          Até porque depende.
          Quanto achas que dura um bi-massa de um 2.0 HDI ?
          E um Garret ?

          Ao contrário de um KKK ?

          O facto de haver muitos carros desses TDI com muitos KM , sim revela que os motores são fiáveis e pouco maricas, mas, também não te podes esquecer que os interiores e mesmo o exterior duram mais que a concorrência.
          Quantos e quantos carros de outras marcas morrem com 300 ou 400 mil mas ainda os motores estavam " na rodagem ".

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Pois, não concordo nada com isso.
            Até porque depende.
            Quanto achas que dura um bi-massa de um 2.0 HDI ?
            E um Garret ?

            Ao contrário de um KKK ?

            O facto de haver muitos carros desses TDI com muitos KM , sim revela que os motores são fiáveis e pouco maricas, mas, também não te podes esquecer que os interiores e mesmo o exterior duram mais que a concorrência.
            Quantos e quantos carros de outras marcas morrem com 300 ou 400 mil mas ainda os motores estavam " na rodagem ".
            Havia pd 130 com garret e kkk

            Para relembrar, tive um tdi vp 110 que, em 320.000km e 18 anos levou 1 maf e 1 termostato. Andou metade desse tempo reprogramado, com 140cv e 350nm. Durante todo este tempo, andou com vários tipos de óleo, até mineral. Durante a sua vida nunca levou acrescento de 1 gota de água ou óleo. O o rendimento e trabalhar dele com 320.000km, tanto ralenti como em aceleração era igual ao 1º dia. Fazia médias de 4.5/5 sem procupação.

            Se é o melhor motor de sempre? Não sei.

            Numa perspectiva robustez / fiabilidade / consumos / andamento, tenho a certeza que sim.

            Este carro sofreu abusos que até me custam descrever, eu não consigo perceber como é que sempre se aguentou sem qualquer queixa nem consigo imaginar qualquer outro motor que aguentasse algo semelhante.

            Este carro, num dia de emergência / cabeça perdida, fez uma viagem de 250km em AE com o pedal no fundo 99% do percurso, em 5ª velocidade em rpm máxima (4500)... Nem se queixou.

            Distâncias mais curtas, 30 / 40 kms, nas mesmas circunstâncias (a berro), fez dezenas de vezes.

            Com 320.000km demorava menos tempo a pegar que os dois carros novos que se adquiriram lá para casa em 2019.
            Editado pela última vez por LuisPedro; 06 February 2020, 14:54.

            Comentário


              Sim mas cada um acredita no que quiser. Eu não acredito nem que seja o melhor, nem ele nem qualquer outro.
              Há que ver que cada um acredita no que quiser e cada um faz a sua estatística.
              Que valem o que valem.

              E mesmo as estatísticas oficiais são isso mesmo, porque ninguém vai a todas as oficinas nem clientes saber o que mais avaria.

              Já vi motores de diversas marcas a durarem largas centenas de milhares de KM, e isso obviamente não significa nada.

              Portanto vocês acreditam no que quiserem. Porque não têm provas de rigorosamente nada.

              Eu já fico satisfeito de saber que determinado motor não tem problemas crónicos conhecidos.

              Comentário


                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Sim mas cada um acredita no que quiser. Eu não acredito nem que seja o melhor, nem ele nem qualquer outro.
                Há que ver que cada um acredita no que quiser e cada um faz a sua estatística.
                Que valem o que valem.

                E mesmo as estatísticas oficiais são isso mesmo, porque ninguém vai a todas as oficinas nem clientes saber o que mais avaria.

                Já vi motores de diversas marcas a durarem largas centenas de milhares de KM, e isso obviamente não significa nada.

                Portanto vocês acreditam no que quiserem. Porque não têm provas de rigorosamente nada.

                Eu já fico satisfeito de saber que determinado motor não tem problemas crónicos conhecidos.

                Podes começar por arranjar um com distancia percorrida semelhante e compara-mos...

                Também conheço muitos carros com mais de 300.000, todos escangalhados, cheios de fugas por todo o lado, bebem óleo com fartura, não se arrastam, etc.

                Comentário


                  Novamente digo: cada um acredita no que quiser.
                  Provas, não as têm.

                  Comentário



                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                      Podes começar por arranjar um com distancia percorrida semelhante e compara-mos...

                      Também conheço muitos carros com mais de 300.000, todos escangalhados, cheios de fugas por todo o lado, bebem óleo com fartura, não se arrastam, etc.
                      E a culpa disso tudo em carros de 300.000km é da falta de fiabilidade dos motores ou falta de cuidados?

                      Já vi vários PD com fugas de água e óleo e alguns nem 300.000km tinham... escafiados vários seja de motor ou de interior.

                      Comentário


                        O motor 1.9 começou por ter 70 ou 75 cv, já nem me lembro bem e chegou ao dobro da cavalagem stock ou mais (acho que o máximo foi 160 cv stock).

                        Não havia preocupações com emissões, FAP ou coisa que valha!

                        Era robusto, fiável e económico, mas daí até escrever que o foi o melhor de sempre vai uma distância enorme!

                        PS: tive um um de 75 e uma de 110, mas conheço-os praticamente todos. até com bem mais de 250 cv (verdadeiros fumarentos). Vale o que vale...

                        Comentário


                          Esse 1.9 TDI 160cv no Ibiza, ah crl aquilo deve ser preciso cuidado com o pé direito.....

                          Em comparação com o Ibiza 1.4 TDI só deve ter a carcaça imagino eu heheheh

                          Comentário


                            Grande motor, fiável, grande andamento, consumos ao nível dos atuais, com pouco dinheiro ficava uma pistola autêntica! Aquele matraquear a frio era inconfundível! Em determinados anos muita boa gente com este motor andava a óleo de fritar... Sempre a rolar.

                            Comentário


                              O pouco dinheiro é relativo

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                Grande motor, fiável, grande andamento, consumos ao nível dos atuais, com pouco dinheiro ficava uma pistola autêntica! Aquele matraquear a frio era inconfundível! Em determinados anos muita boa gente com este motor andava a óleo de fritar... Sempre a rolar.
                                É. 500 mil com óleo de fritar
                                Os mitos são uma coisa fantástica.

                                Comentário


                                  https://youtu.be/NvaoIoULjrM

                                  PD130 for life!

                                  Comentário


                                    Os TDis 1.9 foram grandes motores, sem duvida. Mas onde marcaram a diferenca foi na tecnologia injector bomba.. Os PD. Nao é o motor mais fiavel do mundo, nem nada que se pareça.. Marcaram varias geracoes até.. Numa primeira altura pela economia e boas prestacoes, numa segunda altura pela facilidade em alterar os mapas da centralina.. Mas nao concordo de todo que seja o melhor motor do mundo. O mais popular, aceito. Mas de resto nem pensar. É que nem é um motor que traga uma conducao muito agradavel a meu ver. Mas sem duvida que tem um bom grau de fiabilidade, desenvolve bem e é economico. Mas nao exagerem.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      É. 500 mil com óleo de fritar
                                      Os mitos são uma coisa fantástica.
                                      Ainda pelo menos um ano com óleo de fritar numa Ibiza GT TDI 110cv que ia comprar ao recheio, a mistura era mais ou menos 50/50 mas ás vezes levava mais óleo lol vendi com perto de 300k, sem qualquer problema mas já com EGR anulada.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Esse 1.9 TDI 160cv no Ibiza, ah crl aquilo deve ser preciso cuidado com o pé direito.....

                                        Em comparação com o Ibiza 1.4 TDI só deve ter a carcaça imagino eu heheheh
                                        já no leon com os 150cv eu ultrapasso onde outros nem sequer se atrevem e quando eu estou a ultrapassar, alguns ainda estao a pensar se devem ou não meter-se na faixa contrária, lá se metem sem pisca e cortam-me a ultrapassagem (ou então assustam-se, pois quando olham para ver se podem ultrapassar e metem o nariz de fora, já eu estou ao lado deles... e já os passei!).

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                          Ainda pelo menos um ano com óleo de fritar numa Ibiza GT TDI 110cv que ia comprar ao recheio, a mistura era mais ou menos 50/50 mas ás vezes levava mais óleo lol vendi com perto de 300k, sem qualquer problema mas já com EGR anulada.
                                          O óleo chegou a estar ao mesmo preço que o diesel, agora está compensando de novo. Quanto ficava o litro no recheio?

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X