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Porsche (996) - comprar usado ? 997 é melhor escolha !!

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    Já agora porque é que o 964 não é muito valorizado por exemplo face ao 993 ?

    Comentário


      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
      Eu agora até ia para um destes..

      993 C4
      Duplicado.

      Comentário


        Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
        Nesse caso é quase como uma conta poupança
        .. Mas melhor.

        Comentário


          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
          Já agora porque é que o 964 não é muito valorizado por exemplo face ao 993 ?
          os 964 têm uma manutenção chata.
          Não que sejam mal construídos, mas estão sempre a pedir qualquer coisa.
          E os primeiros também davam algumas surpresas de motor.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
            Nesse caso é quase como uma conta poupança
            .. Mas melhor.
            sempre é melhor do que dar 23 mil para legalizar o outro!! (se eu vi bem )

            Comentário


              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
              sempre é melhor do que dar 23 mil para legalizar o outro!! (se eu vi bem )
              Até dói ter de pagar esses valores para ter esse carro em PT legalizado.

              Comentário


                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                Já agora porque é que o 964 não é muito valorizado por exemplo face ao 993 ?
                A maioria das pessoas prefere o design do 993 face ao 964. O 964 tem um design muito mais colado ao 911 original de 1964 enquanto que o 993 mudou consideravelmene de proporções, sendo consideravlemnte mais largo e musculado. Além disso, o 993 é o ultimo modelo arrefecido a ar como sabes, o que também pesa na equação.

                Se for carro de f-d-s, eu preferia um 993 face a um 997, acho que é um modelo mais especial.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                  A maioria das pessoas prefere o design do 993 face ao 964. O 964 tem um design muito mais colado ao 911 original de 1964 enquanto que o 993 mudou consideravelmene de proporções, sendo consideravlemnte mais largo e musculado. Além disso, o 993 é o ultimo modelo arrefecido a ar como sabes, o que também pesa na equação.

                  Se for carro de f-d-s, eu preferia um 993 face a um 997, acho que é um modelo mais especial.
                  Nem sempre os mais antigos são os mais valorizados como é o caso do 964.
                  Efetivamente ainda tem muito de beetle naquele aspeto...
                  O 993 é qualquer coisa. O Turbo Bordeaux é o climax ... irresistível, mas isso é um nível muito diferente de um 997
                  O 997 sem deixar de ter uma mítica por trás acaba por ser uma viatura mais utilizável por exemplo em viagem.
                  Não é só o desportivo que sai ao fim de semana quando não está a chover.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                    Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                    Nesse caso é quase como uma conta poupança
                    .. Mas melhor.
                    A perpectiva de investimento nos porsche é sempre muito complexa, sobretudo nos ultimos anos em que varios modelos refrigerados a ar dos anos 80 a 90 duplicaram e triplicaram de valor fruto da histeria que houve à volta dos Porsche refrigerados a ar, em parte causada pela própria porsche e no caminho que seguiu e modelos que pós cá fora.

                    Em Janeiro a Hagerty emitiu um relatório onde, pela primeira vez em 5 anos, alertava para uma eventual descida de alguns modelos.

                    O que já por exemplo aconteceu por exemplo nesse modelo em concreto e que é a natural correcção do mercado à histeria refrigerada a ar:



                    Aqui tem um bom artigo sobre o tema: https://www.thedrive.com/news/27908/...market-cooling

                    De qualquer forma dentro dos 993, e provavelmente nos Porsche, os que neste momento apresentam maior liquidez são os 993 4CS e Turbo. Estando com preço equilibrado, bom estado e historial conhecido, como há poucos e continuam com bastante procura, vendem-se em dias. Mais que um PPR é quase um Deposito a prazo... O ultimo 993 produzido foi um C4S Riviera blue entregue a Jerry Seinfeld em 31/03/1998, com a matricula "LAST".




                    Bom gosto nos carros, quanto à escolha das cores.... digamos que para o meu gosto é melhor como actor....

                    De qualquer forma apesar da parte financeira e económica ser importante a principal motivação para comprar um carro destes nunca deverá ser o investimento mas sim o prazer de os conduzir nem que seja ao fim de semana. A base ideológica destes carros, e de Ferdinand Porsche, eram drivers cars, para serem conduzidos e disfrutados. Queriam-se funcionais para eventualmente até ser usados no dia a dia à semana e no circuito ao fim de semana. Compra-los apenas para investimento para os ter guardados na garagem, como rainhas da garagem, sem os conduzir e sem os disfrutar é enviesar e assassinar todo o conceito Porsche.

                    O carro assinalado conheço superficialmente. Foi importado da Alemanha, era de um coleccionador cá do norte e fazia a manutenção na F Riboira salvo erro. É a versão pré Varioram, para mim menos valiosa, não pelos 14cv de diferença, mas pela diferença de elasticidade a médias rotações e os problemas de cablagens que as unidades tiveram em 94 e 95 (eventualmente resolvidas com um recall da porsche ). Em termos de originalidade pelo menos falta-lhe a 3ª luz de stop. O motor soa bem mas nunca o conduzi. Esteticamente tem algumas coisas a fazer para ficar em estado bom, considerava-o como razoavelmente bom/médio +, mas eu tb sou uma pessoa muito exigente nas peças que compro e mal habituada pelo que sou suspeito nas avaliações que faço. O desgaste na manete de mudanças e das borrachas das portas (onde roçam os pés ao entrar e sair ) indiciam poder ter mais algum uso do que o indicado. Indicia é diferente de ter.... Mas se porventura tal aconteceu de certeza que não foi feito cá mas sim na importação ou pais de origem. 50.000€ pode ser uma boa base para inicio de conversa sujeito a uma reavaliação mais profunda do carro. Por exemplo na suspensão rapidamente se gastam 3 a 5.000 euros o que naturalmente influencia o valor do carro para cima ou para baixo. Aqui em Portugal ainda se tem a mania que é tudo tabelado da mesma forma, independentemente do estado, mas pessoas têm de começar a aprender a habituar-se a receber e pagar os carros pelo seu real estado.
                    Editado pela última vez por LuisC250; 03 October 2019, 10:37.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                      Muito Bom Post.

                      Embora não concorde com tudo .....

                      O enquadramento histórico está bem, mas seria de valor recordar o papel dos 924/44/68 e até talvez os 928 nascidos para substituir os 911 e 914 já com motor central e antecessores dos Boxsters.

                      Ou seja não houve só 911 a ar até ao aparecimento dos 996/86.

                      A diferença dos 996 para os 997 está longe de ser só os faróis.
                      Houve 924/44/68 e até talvez os 928 nascidos para substituir os 911 e 914. Aliás a história vai mais além, a produção do 911 chegou a ser decidida ser terminado de vez em 1981. Mas felizmente também houve um Sr chamado Peter Schutz que foi o Presidente e CEO da Porsche entre 80 e 87 e que teve visão para perceber que para além de encontrar uma empresa profundamente desmotivada com a ideia percebeu que principal mercado da porsche (norte americano ) estava pouco excitado com a frente dos novos modelos transaxle.

                      As vendas estavam a baixar”, “o 911 era muito difícil de controlar”, “etc, etc, etc," foram muitos dos argumentos com que Schutz se foi deparando quando a Porsche pensava que o rumo tinha mudado em direção aos novos 928 e 944 com motor à frente. Mas Shultz sempre respondeu “Se o carro podia ser temperamental às vezes, pelo menos tinha caráter. Era o que as pessoas mais gostavam nele (...) Era o único carro que valia a pena guiar porque era o único carro que dava luta.”

                      Faleceu em 2017 e antes disso foi assim que contou à "road em track" como foi em frente com a sua visão:

                      "Temos de perceber que, na Alemanha, quando uma decisão está tomada, está tomada. No que respeitava à empresa, o 911 tinha passado à história. Mas eu reverti a decisão da administração à minha terceira semana no cargo. Lembro-me muito bem: fui ao gabinete do nosso engenheiro chefe, o Professor Helmuth Bott, para discutir os planos para o nosso modelo seguinte. Reparei num gráfico pendurado na parede que descrevia as tendências de desenvolvimento das nossas três gamas de topo: 911, 928 e 944. Com opções recentes, o gráfico mostrava um aumento sólido na produção dos próximos anos. Mas, para o 911, a linha parava em 1981. Tirei um marcador da secretária do professor Bott e prolonguei a linha do 911 ao longo do gráfico, ao longo da parede e porta fora. Quando voltei, Bott tinha ficado ali de pé, sorridente."



                      Em 1984 a porsche lançava o 911 carrera com o motor 3.2 com o sucesso que sabemos, a versão cabrio e posteriormente o 959.

                      Os transaxle eram e são carros bons. A grande vantagem era e é a configuração transaxle em que que a caixa é passada para o eixo traseiro ficando os carros com uma distribuição de pesos de quase 50/50 o que lhe permite um comportamento mais são e seguro do que um 911. Agora.... vamos explicar isso a pessoas como

                      Magnus Walker:

                      Editado pela última vez por LuisC250; 02 October 2019, 23:35.

                      Comentário


                        Ou Dickie Meaden

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          Quando falam do IMS no 997 é apenas no 3.6 ou o 3.8 também pode padecer do mesmo mal ?
                          O 3.8 não só pode padecer do mesmo mal, e apesar de ser alegadamente menos frequente, a substituição do IMS só pode ser feita abrindo o motor.

                          Ou seja, teoricamente menos arriscado, mas muito mais caro e oneroso de tentar actuar preventivamente.

                          https://rennlist.com/how-tos/a/porsc...erences-383726

                          https://autoscope.co/cars/porsche-re...ing-need-know/


                          Podes até comprar um e nunca teres o problema, mas convém conhecer minimamente o risco e valores envolvidos.

                          Comentário


                            Ou Walter Rohhrl

                            Comentário


                              O meu 993 preferido é o RS e creio que é dos mais valorizados.

                              Aliás mesmo dos 911 mais valorizados, depois do Saint Graal 911 RS 2,7

                              O carro tem um trabalhar fenomenal.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                Já agora porque é que o 964 não é muito valorizado por exemplo face ao 993 ?
                                Pergunta mais complicada de responder do que parece.... O 993 é a versão mais evoluída dos refrigerados a ar e tem algumas vantagens tecnicas, de custo de manutenção e de fiabilidade face ao 964. Porém um 964 melhor mantido pode ser bem melhor que um 993 mal mantido.

                                O eixo traseiro do 993 é multilink, o do 964 é o tradicional sendo a traseira do 993 mais progressiva e segura. Para se perder a traseira de 993 4S com piso seco só conduzindo como um hooligan ou estando completamente distraido do que se esta a fazer...

                                A caixa de velocidade do 993 tem 6 e do 964 tem 5.

                                A 2a serie dos 993 tem varioram que melhora bastante a força nas média.

                                Os 964 tem de se ajustar a folga das valvulas manualmente pelo menos cada 20.000kms. No 993 o ajuste é automático.

                                De uma forma global o 964 é mais apto a ter fugas do que o 993.

                                Depois dentro dos 964 apesar de o mercado não os distinguir há 2 series: 89 a 91 e fim de 91 a 93 e têm diferenças e valores diferentes. Voltamos à questão do mercado português basicamente avaliar tudo pela mesma medida... A primeira serie tinha uma deficiência na selagem dos cilindros que provocava fugas de oleo com muita facilidade. A partir do 62 M 06836, M64.01 com caixa manual e 62 M 52757, M64.02 com caixa Tiptronic, resolveu mudando o aro da junta e ligeiramente a forma dos cilindros. De qualquer forma apenas mudando para a nova junta em principio também resolve nos 1a serie. Paralelamente até Maio de 1992, a partir do n.º 62 N 07138 passaram a usar o volante de massa dupla Freudenberg em vez do volante de massa dupla LUK que antes trouxe alguns problemas.

                                Nos 964 carrera 4 o sistema AWD é mecânico, controlado electronicamente, mais intrusivo na condução, e delicado sobretudo à chuva tendo tendência a fugir de frente e depois a ser complicado de ir buscar.
                                O sistema do 993 é viscoso, 50kg mais leve, menos intrusivo, baseado no 959, mais simples e "user friendly" de usar e ir buscar quando foge.

                                De qualquer forma o valor dos 964 já não anda assim tão longe dos 993 e ainda não desceu... Possivelmente porque não esteve sujeito à histeria colectiva..


                                E tem o ultimos dos targa verdadeiros que possivelmente será um modelo a valorizar. Para além do sonoridade fantástica do motor: Parecem um bombardeiro da 2ª guerra a passar....

                                Resumindo...... Acabamos quase sempre no mesmo: Experimentar, testar e apreciar. Namorar, ou viver junto, antes de casar....

                                Um bom 964 é melhor que um mau 993, mas no mercado tuga o 993 possivelmente, com uma polidela, até custa mais....

                                Por mim ficavam bem os 2 na minha garagem um 993 4S e um 964 Targa......
                                Editado pela última vez por LuisC250; 05 October 2019, 12:54.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  Quando falam do IMS no 997 é apenas no 3.6 ou o 3.8 também pode padecer do mesmo mal ?

                                  Originalmente Colocado por LuisC250 Ver Post

                                  Depois de ter perdido uma ação nos estados unidos onde teve de suportar todos as reparações mais pagar 200$ a cada proprietário para que pudesse alugar um carro ( https://topclassactions.com/lawsuit-settlements/closed-settlements/4513-porsche-ims-engine-defect-class-action-lawsuit-settlement/ ) passou a montar um rolamento reforçado que apesar de muito mais resistente, também parte. Raramente mas parte com a agravante de não poder ser substituido como os outros. A partir de 2008 o problema terá ficado defenitivamente resolvido.


                                  -911 Carrerra S Motor M97 / 2005

                                  Até 09790. Rolamento e eixo normal.
                                  Desde 09791. Rolamento e eixo reforçado.


                                  Soluções: Não acontece a todos e há carros com mais de 200.000kms com IMS e motor original. Em foruns da especialidade fala-se em 20 a 25% de falhas, a Porsche em 1 a 2% ou nunca existiu. A realidade deve andar na casa dos 8%.( sem ser reforçados e com manutenção bem feita e respeitada. Se não for, sobretudo em carros destes, sff não culpem o material. ) Por precaução deve-se encarar o rolamento como material de desgaste. O duplo pelo menos substitui-lo com a embraiagem e também a RMS ( rear main seal ) por uma versão comprovada e que dê garantias porque houve alguns a vender rolamentos que afinal partiam como os outros ou mais cedo. ( Por exemplo uma boa marca é a LN Engeniiring, cujo agente é a Tratto Motion do Nuno Almeida que conhece muito bem esses motores e o problema) O simples.... se ainda não foi trocado, eu trocava-o logo que possivel e também a RMS. O reforçado, acompanhava apenas que não fizesse barulhos mais esquesito, manutenção rigorosa, não puxar a frio, mas de não perdia o sono com isso..... Como diz keynes, "A médio e longo prazo estaremos todos mortos".....

                                  Sim, conforme resposta acima e o RCA33 também respondeu.

                                  O simples é fácil de substituir como nos 996, o reforçado vem preso ao bloco....

                                  Comentário


                                    No outro dia tive a oportunidade e de fazer um test drive engraçado.

                                    Tive à minha disposição um 964 e um 997. O 964 o dono queria 50k por ele, o que ficou logo de fora de uma possível compra por quem avaliava os carros, mas estava "mint".

                                    Primeiro foi o 964 e logo de seguida ao 997, e de por mim a pensar que adoro o 964 mas pela diferença de preço em usados não justifica de forma alguma abdicar de tudo o que um 997 tem, em favor do 964. O 997 C4 faz mesmo tudo bem, é um carro incrível. Seria outra historia com a possibilidade de ter os dois...
                                    Editado pela última vez por SenhorVX; 03 October 2019, 13:57.

                                    Comentário


                                      Concordo contigo um 997 é um carro fantástico, por mais charme que tenham os "arrefecidos a ar" e têm muito, é difícil não optar por um 997.

                                      É que os 996 ainda se pode questionar estética (um porschista não liga muito a estas paneleirices) ou qualidade a bordo (não é má), mas um 997 é bom em tudo. Então o C4 que é mais largo é mesmo fantástico. Era 997.1 ou 997.2 ?

                                      Comentário


                                        E de pensar que o 997 tem praticamente 15 anos! É de loucos como ainda dá para as curvas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                          Concordo contigo um 997 é um carro fantástico, por mais charme que tenham os "arrefecidos a ar" e têm muito, é difícil não optar por um 997.

                                          É que os 996 ainda se pode questionar estética (um porschista não liga muito a estas paneleirices) ou qualidade a bordo (não é má), mas um 997 é bom em tudo. Então o C4 que é mais largo é mesmo fantástico. Era 997.1 ou 997.2 ?
                                          Por acaso acho que o interior de um 996 tem alguns aspectos que deixam muito a desejar.
                                          A consola entre os bancos é feita de um plástico muito fraco, e nalguns sítios existem folgas muito grandes.
                                          Isto para não falar da sinfonia de ruídos parasitas que pelo menos afectam o meu. Mas pronto, também não se podem pedir milagres a um carro com suspensão dura que anda há 20 anos mas estradas de Portugal...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                            Concordo contigo um 997 é um carro fantástico, por mais charme que tenham os "arrefecidos a ar" e têm muito, é difícil não optar por um 997.
                                            Ainda hoje, depois de trabalhar até quase às 6 da manhã, depois de uma semana de trabalho de cão, ( ainda por cima o Porto perdeu ), dormi umas horas, peguei no 993, aproveitei o sol da tarde e, como é o dia mais calmo, fui à exponor para rever amigos, e aproveitei tirar o pó à ida e à vinda. Cheguei quer lá, quer a casa, satisfeitinho da vida, sorriso de orelha a orelha, e a pensar nas coisas boas que a vida tem. Sem barulhos, tacto de carro e não de tuperware, sem tablets à minha frente, com o som e cheiro do motor e algumas curvas ainda na cabeça e .... claro... a pensar exactamente o contrário. Apesar de perguntarem sempre se é desta que vendo o carro, nem 996, nem 997, nem 998, nem 999.... Priceless! Não tem preço... Não há igual! Só me faltou fumar o cigarrito no fim...

                                            Há quem os conduza e o entenda, dificilmente à primeira, e depois, com o estabelecer da relação, não consiga passar sem eles, mas também há quem nunca o entenderá. Porém se fossemos todos iguais e gostássemos todos do mesmo, a vida não teria piada e seria uma porcaria monocromática onde todos diríamos amém a tudo. O importante é que cada qual experimente e compre o Porsche que realmente gosta e acima de tudo faça aquilo para que foram feitos: Conduzidos e desfrutados como driver´s car e não faça deles "bibelots" ou "Garage Queens".
                                            Editado pela última vez por LuisC250; 05 October 2019, 13:00.

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                                                Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                                Vinha cá postar esse vídeo.
                                                Esta alinhado, em muitos aspectos, com a minha experiência com o 996.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                                  Vinha cá postar esse vídeo.
                                                  Esta alinhado, em muitos aspectos, com a minha experiência com o 996.
                                                  Ele é relativamente isento e sempre bem informado.

                                                  Comentário


                                                    Melhor do que palavras e reviews é por alto e ver em HD:

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                                      Vinha cá postar esse vídeo.
                                                      Esta alinhado, em muitos aspectos, com a minha experiência com o 996.
                                                      Não sei se viram os vídeos sobre o 996 que ele comprou, teve várias avarias

                                                      Comentário


                                                        Já tive um 996 MK2 C2 3.6 e foi o melhor carro que tive! Fabuloso

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                                          Não sei se viram os vídeos sobre o 996 que ele comprou, teve várias avarias
                                                          Sim, eu tenho estado a acompanhar os episódios sobre o 996. Gostei especialmente do que era sobre a Gundo hack. Ainda gostava de fazer o mesmo ao meu um dia destes.

                                                          Comentário


                                                            Também vi... Mas estavam a espera que um carro com 20 anos não desse problemas?

                                                            Comentário


                                                              A manutenção não sendo estupidamente cara (ex Ferrari), tem o seu custo
                                                              Oscila entre os 600/1200€ ano

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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