Já agora porque é que o 964 não é muito valorizado por exemplo face ao 993 ?
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Porsche (996) - comprar usado ? 997 é melhor escolha !!
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Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
.. Mas melhor.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostJá agora porque é que o 964 não é muito valorizado por exemplo face ao 993 ?
Se for carro de f-d-s, eu preferia um 993 face a um 997, acho que é um modelo mais especial.
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Originalmente Colocado por marelo Ver PostA maioria das pessoas prefere o design do 993 face ao 964. O 964 tem um design muito mais colado ao 911 original de 1964 enquanto que o 993 mudou consideravelmene de proporções, sendo consideravlemnte mais largo e musculado. Além disso, o 993 é o ultimo modelo arrefecido a ar como sabes, o que também pesa na equação.
Se for carro de f-d-s, eu preferia um 993 face a um 997, acho que é um modelo mais especial.
Efetivamente ainda tem muito de beetle naquele aspeto...
O 993 é qualquer coisa. O Turbo Bordeaux é o climax ... irresistível, mas isso é um nível muito diferente de um 997
O 997 sem deixar de ter uma mítica por trás acaba por ser uma viatura mais utilizável por exemplo em viagem.
Não é só o desportivo que sai ao fim de semana quando não está a chover.
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Originalmente Colocado por JRodrigues Ver PostOriginalmente Colocado por Ruben99 Ver PostNesse caso é quase como uma conta poupança
.. Mas melhor.
Em Janeiro a Hagerty emitiu um relatório onde, pela primeira vez em 5 anos, alertava para uma eventual descida de alguns modelos.
O que já por exemplo aconteceu por exemplo nesse modelo em concreto e que é a natural correcção do mercado à histeria refrigerada a ar:
Aqui tem um bom artigo sobre o tema: https://www.thedrive.com/news/27908/...market-cooling
De qualquer forma dentro dos 993, e provavelmente nos Porsche, os que neste momento apresentam maior liquidez são os 993 4CS e Turbo. Estando com preço equilibrado, bom estado e historial conhecido, como há poucos e continuam com bastante procura, vendem-se em dias. Mais que um PPR é quase um Deposito a prazo... O ultimo 993 produzido foi um C4S Riviera blue entregue a Jerry Seinfeld em 31/03/1998, com a matricula "LAST".
Bom gosto nos carros, quanto à escolha das cores.... digamos que para o meu gosto é melhor como actor....
De qualquer forma apesar da parte financeira e económica ser importante a principal motivação para comprar um carro destes nunca deverá ser o investimento mas sim o prazer de os conduzir nem que seja ao fim de semana. A base ideológica destes carros, e de Ferdinand Porsche, eram drivers cars, para serem conduzidos e disfrutados. Queriam-se funcionais para eventualmente até ser usados no dia a dia à semana e no circuito ao fim de semana. Compra-los apenas para investimento para os ter guardados na garagem, como rainhas da garagem, sem os conduzir e sem os disfrutar é enviesar e assassinar todo o conceito Porsche.
O carro assinalado conheço superficialmente. Foi importado da Alemanha, era de um coleccionador cá do norte e fazia a manutenção na F Riboira salvo erro. É a versão pré Varioram, para mim menos valiosa, não pelos 14cv de diferença, mas pela diferença de elasticidade a médias rotações e os problemas de cablagens que as unidades tiveram em 94 e 95 (eventualmente resolvidas com um recall da porsche ). Em termos de originalidade pelo menos falta-lhe a 3ª luz de stop. O motor soa bem mas nunca o conduzi. Esteticamente tem algumas coisas a fazer para ficar em estado bom, considerava-o como razoavelmente bom/médio +, mas eu tb sou uma pessoa muito exigente nas peças que compro e mal habituada pelo que sou suspeito nas avaliações que faço. O desgaste na manete de mudanças e das borrachas das portas (onde roçam os pés ao entrar e sair ) indiciam poder ter mais algum uso do que o indicado. Indicia é diferente de ter.... Mas se porventura tal aconteceu de certeza que não foi feito cá mas sim na importação ou pais de origem. 50.000€ pode ser uma boa base para inicio de conversa sujeito a uma reavaliação mais profunda do carro. Por exemplo na suspensão rapidamente se gastam 3 a 5.000 euros o que naturalmente influencia o valor do carro para cima ou para baixo. Aqui em Portugal ainda se tem a mania que é tudo tabelado da mesma forma, independentemente do estado, mas pessoas têm de começar a aprender a habituar-se a receber e pagar os carros pelo seu real estado.Editado pela última vez por LuisC250; 03 October 2019, 10:37.
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostMuito Bom Post.
Embora não concorde com tudo .....
O enquadramento histórico está bem, mas seria de valor recordar o papel dos 924/44/68 e até talvez os 928 nascidos para substituir os 911 e 914 já com motor central e antecessores dos Boxsters.
Ou seja não houve só 911 a ar até ao aparecimento dos 996/86.
A diferença dos 996 para os 997 está longe de ser só os faróis.
As vendas estavam a baixar”, “o 911 era muito difícil de controlar”, “etc, etc, etc," foram muitos dos argumentos com que Schutz se foi deparando quando a Porsche pensava que o rumo tinha mudado em direção aos novos 928 e 944 com motor à frente. Mas Shultz sempre respondeu “Se o carro podia ser temperamental às vezes, pelo menos tinha caráter. Era o que as pessoas mais gostavam nele (...) Era o único carro que valia a pena guiar porque era o único carro que dava luta.”
Faleceu em 2017 e antes disso foi assim que contou à "road em track" como foi em frente com a sua visão:
"“Temos de perceber que, na Alemanha, quando uma decisão está tomada, está tomada. No que respeitava à empresa, o 911 tinha passado à história. Mas eu reverti a decisão da administração à minha terceira semana no cargo. Lembro-me muito bem: fui ao gabinete do nosso engenheiro chefe, o Professor Helmuth Bott, para discutir os planos para o nosso modelo seguinte. Reparei num gráfico pendurado na parede que descrevia as tendências de desenvolvimento das nossas três gamas de topo: 911, 928 e 944. Com opções recentes, o gráfico mostrava um aumento sólido na produção dos próximos anos. Mas, para o 911, a linha parava em 1981. Tirei um marcador da secretária do professor Bott e prolonguei a linha do 911 ao longo do gráfico, ao longo da parede e porta fora. Quando voltei, Bott tinha ficado ali de pé, sorridente."
Em 1984 a porsche lançava o 911 carrera com o motor 3.2 com o sucesso que sabemos, a versão cabrio e posteriormente o 959.
Os transaxle eram e são carros bons. A grande vantagem era e é a configuração transaxle em que que a caixa é passada para o eixo traseiro ficando os carros com uma distribuição de pesos de quase 50/50 o que lhe permite um comportamento mais são e seguro do que um 911. Agora.... vamos explicar isso a pessoas como
Magnus Walker:
Editado pela última vez por LuisC250; 02 October 2019, 23:35.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostQuando falam do IMS no 997 é apenas no 3.6 ou o 3.8 também pode padecer do mesmo mal ?
Ou seja, teoricamente menos arriscado, mas muito mais caro e oneroso de tentar actuar preventivamente.
https://rennlist.com/how-tos/a/porsc...erences-383726
https://autoscope.co/cars/porsche-re...ing-need-know/
Podes até comprar um e nunca teres o problema, mas convém conhecer minimamente o risco e valores envolvidos.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostJá agora porque é que o 964 não é muito valorizado por exemplo face ao 993 ?
O eixo traseiro do 993 é multilink, o do 964 é o tradicional sendo a traseira do 993 mais progressiva e segura. Para se perder a traseira de 993 4S com piso seco só conduzindo como um hooligan ou estando completamente distraido do que se esta a fazer...
A caixa de velocidade do 993 tem 6 e do 964 tem 5.
A 2a serie dos 993 tem varioram que melhora bastante a força nas média.
Os 964 tem de se ajustar a folga das valvulas manualmente pelo menos cada 20.000kms. No 993 o ajuste é automático.
De uma forma global o 964 é mais apto a ter fugas do que o 993.
Depois dentro dos 964 apesar de o mercado não os distinguir há 2 series: 89 a 91 e fim de 91 a 93 e têm diferenças e valores diferentes. Voltamos à questão do mercado português basicamente avaliar tudo pela mesma medida... A primeira serie tinha uma deficiência na selagem dos cilindros que provocava fugas de oleo com muita facilidade. A partir do 62 M 06836, M64.01 com caixa manual e 62 M 52757, M64.02 com caixa Tiptronic, resolveu mudando o aro da junta e ligeiramente a forma dos cilindros. De qualquer forma apenas mudando para a nova junta em principio também resolve nos 1a serie. Paralelamente até Maio de 1992, a partir do n.º 62 N 07138 passaram a usar o volante de massa dupla Freudenberg em vez do volante de massa dupla LUK que antes trouxe alguns problemas.
Nos 964 carrera 4 o sistema AWD é mecânico, controlado electronicamente, mais intrusivo na condução, e delicado sobretudo à chuva tendo tendência a fugir de frente e depois a ser complicado de ir buscar.
O sistema do 993 é viscoso, 50kg mais leve, menos intrusivo, baseado no 959, mais simples e "user friendly" de usar e ir buscar quando foge.
De qualquer forma o valor dos 964 já não anda assim tão longe dos 993 e ainda não desceu... Possivelmente porque não esteve sujeito à histeria colectiva..
E tem o ultimos dos targa verdadeiros que possivelmente será um modelo a valorizar. Para além do sonoridade fantástica do motor: Parecem um bombardeiro da 2ª guerra a passar....
Resumindo...... Acabamos quase sempre no mesmo: Experimentar, testar e apreciar. Namorar, ou viver junto, antes de casar....
Um bom 964 é melhor que um mau 993, mas no mercado tuga o 993 possivelmente, com uma polidela, até custa mais....
Por mim ficavam bem os 2 na minha garagem um 993 4S e um 964 Targa......Editado pela última vez por LuisC250; 05 October 2019, 12:54.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostQuando falam do IMS no 997 é apenas no 3.6 ou o 3.8 também pode padecer do mesmo mal ?
Originalmente Colocado por LuisC250 Ver Post
Depois de ter perdido uma ação nos estados unidos onde teve de suportar todos as reparações mais pagar 200$ a cada proprietário para que pudesse alugar um carro ( https://topclassactions.com/lawsuit-settlements/closed-settlements/4513-porsche-ims-engine-defect-class-action-lawsuit-settlement/ ) passou a montar um rolamento reforçado que apesar de muito mais resistente, também parte. Raramente mas parte com a agravante de não poder ser substituido como os outros. A partir de 2008 o problema terá ficado defenitivamente resolvido.
-911 Carrerra S Motor M97 / 2005
Até 09790. Rolamento e eixo normal.
Desde 09791. Rolamento e eixo reforçado.
Soluções: Não acontece a todos e há carros com mais de 200.000kms com IMS e motor original. Em foruns da especialidade fala-se em 20 a 25% de falhas, a Porsche em 1 a 2% ou nunca existiu. A realidade deve andar na casa dos 8%.( sem ser reforçados e com manutenção bem feita e respeitada. Se não for, sobretudo em carros destes, sff não culpem o material. ) Por precaução deve-se encarar o rolamento como material de desgaste. O duplo pelo menos substitui-lo com a embraiagem e também a RMS ( rear main seal ) por uma versão comprovada e que dê garantias porque houve alguns a vender rolamentos que afinal partiam como os outros ou mais cedo. ( Por exemplo uma boa marca é a LN Engeniiring, cujo agente é a Tratto Motion do Nuno Almeida que conhece muito bem esses motores e o problema) O simples.... se ainda não foi trocado, eu trocava-o logo que possivel e também a RMS. O reforçado, acompanhava apenas que não fizesse barulhos mais esquesito, manutenção rigorosa, não puxar a frio, mas de não perdia o sono com isso..... Como diz keynes, "A médio e longo prazo estaremos todos mortos".....
Sim, conforme resposta acima e o RCA33 também respondeu.
O simples é fácil de substituir como nos 996, o reforçado vem preso ao bloco....
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No outro dia tive a oportunidade e de fazer um test drive engraçado.
Tive à minha disposição um 964 e um 997. O 964 o dono queria 50k por ele, o que ficou logo de fora de uma possível compra por quem avaliava os carros, mas estava "mint".
Primeiro foi o 964 e logo de seguida ao 997, e de por mim a pensar que adoro o 964 mas pela diferença de preço em usados não justifica de forma alguma abdicar de tudo o que um 997 tem, em favor do 964. O 997 C4 faz mesmo tudo bem, é um carro incrível. Seria outra historia com a possibilidade de ter os dois...Editado pela última vez por SenhorVX; 03 October 2019, 13:57.
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Concordo contigo um 997 é um carro fantástico, por mais charme que tenham os "arrefecidos a ar" e têm muito, é difícil não optar por um 997.
É que os 996 ainda se pode questionar estética (um porschista não liga muito a estas paneleirices) ou qualidade a bordo (não é má), mas um 997 é bom em tudo. Então o C4 que é mais largo é mesmo fantástico. Era 997.1 ou 997.2 ?
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostConcordo contigo um 997 é um carro fantástico, por mais charme que tenham os "arrefecidos a ar" e têm muito, é difícil não optar por um 997.
É que os 996 ainda se pode questionar estética (um porschista não liga muito a estas paneleirices) ou qualidade a bordo (não é má), mas um 997 é bom em tudo. Então o C4 que é mais largo é mesmo fantástico. Era 997.1 ou 997.2 ?
A consola entre os bancos é feita de um plástico muito fraco, e nalguns sítios existem folgas muito grandes.
Isto para não falar da sinfonia de ruídos parasitas que pelo menos afectam o meu. Mas pronto, também não se podem pedir milagres a um carro com suspensão dura que anda há 20 anos mas estradas de Portugal...
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostConcordo contigo um 997 é um carro fantástico, por mais charme que tenham os "arrefecidos a ar" e têm muito, é difícil não optar por um 997.
Há quem os conduza e o entenda, dificilmente à primeira, e depois, com o estabelecer da relação, não consiga passar sem eles, mas também há quem nunca o entenderá. Porém se fossemos todos iguais e gostássemos todos do mesmo, a vida não teria piada e seria uma porcaria monocromática onde todos diríamos amém a tudo. O importante é que cada qual experimente e compre o Porsche que realmente gosta e acima de tudo faça aquilo para que foram feitos: Conduzidos e desfrutados como driver´s car e não faça deles "bibelots" ou "Garage Queens".Editado pela última vez por LuisC250; 05 October 2019, 13:00.
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Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver PostNão sei se viram os vídeos sobre o 996 que ele comprou, teve várias avarias
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