Os 996 são bastante fiáveis, conheço várias pessoas que têm ou tiveram é globalmente dão muito poucos problemas, o referido IMS é a única coisa mais comum é mesmo assim não afecta todas as únidades e ê passível de manutenção preventiva.
O motor dos Turbos e GTs então é considerado bullet-proof.
A verdade é que apesar dos cerca de 20 anos os 996, mesmo os primeiros, 3,4 de 300 cv faziam 5,2 seg dos 0-100, 280 km/h de velocidade máxima e tinham um comportamento desportivo muito bom, simultaneamente podem usar-se perfeitamente no dia a dia.
É um cocktail fantástico, ainda para mais com consumos moderados.
Gosto muito do 997, especialmente do interior que tem muuuuuiito melhor aspecto que o 996! Só é pena é terem movido os interruptores dos vidros para a porta. Só por isso é que não compro nenhum.
Isso até é bom.
Na consola central faz sentido num carro mais familiar onde o pendura pode atuar outros vidros
É justo dizer que a antecessora tiptronic também foi evoluindo. Na primeira geração do 997 turbo de 480 cv fazia 3,7 seg nos 0-100 contra os 3,9 da cx manual.
Eu também penso assim e por isso é que acho que o 996 é uma escolha mais acertada do que outros modelos mais cotados.
Sempre comprei carros usados e novos. Nos usados tenho tido grande sorte ou pelo menos procura-a e não me importo de dar algo mais por uma viatura que apresenta uma melhor conjectura, desde aspecto, manutenção kms, etc.
Por norma gasto dinheiro não em avarias mas em manutenções preventivas, exactamente baseado nas informações que vou recolhendo sobre esses veículos.
Agora principalmente tenho de perceber se o modelo é ou não uma boa base para investir e quando digo investir não falo se vou ganhar dinheiro depois na venda, mas se poderei ter uma viatura que não me dará chatices de manutenção ou me deixe apeado "só por dá cá aquela palha".
Eu também não acho que o 996 seja uma opção menos acertada do que outros modelos, porque mesmo um 997 continua a ter os seus problemas (e alguns em comum).
O único senão (e é enorme) está na dimensão de alguns problemas conhecidos.
Se uma bomba de água ceder, desde que não chegue a existir nenhum sobreaquecimento importante acaba por não ser nenhum drama.
Elas não custam nenhuma fortuna, e com um bocado de paciência até a trocas na tua garagem.
Num Boxster da mesma geração até a trocas no meio da rua!
Existem algumas peças deste estilo (como o separador ar/óleo) que são relativamente simples de trocar e que não representam nenhum buraco grande para onde se atirem euros.
Já os motores que cedem por completo (e como sabes, existe mais do que um motivo e nem sempre previsível) têm logo contas agarradas com outra dimensão, e essas é que são chatas (pelo valor absoluto e mesmo proporcional do carro).
Quanto à desvalorização, eu acho que vivemos numa altura "maluca" em termos de usados em Portugal, mas os Porsche estão a ter a sua dose de "loucura" (ou apreciação da marca) quase por todo o mundo.
No nosso mercado (que é o que nos interessa), verificamos que mesmo que se comprasse um 911 relativamente barato "aqui ao lado" (CE), ao serem legalizados em PT deixariam logo uma fortuna em impostos, pelo que as unidades mais antigas serão menos convidativas.
Uma das coisas que seria necessário para os fazer baixar em valor seria existir imensa oferta desses e dos mais recentes, o que no nosso país nunca a chega ser verdade (ao contrário de um UK).
Em resumo, acredito que desde que não se pague uma loucura por uma unidade hoje, o valor destas máquinas estará sempre mais ou menos "lá".
O que me assusta a mim é mesmo ter uma bomba-relógio dentro do bloco, cuja data para explodir não dá para adivinhar.
Há alguma empresa em Portugal que corrija o problema do rolamento do IMS nos modelos afetados, ou a própria marca resolve?
Convém alinhar o significado do termo "corrigir" neste contexto.
Isto é tão corrigido como as correntes do N47, ou seja, ao ser feita essa troca por algo novo (e supostamente melhor), ganha-se algum descanso mental.
No entanto, existem relatos de motores partidos algum tempo após a substituição do IMS, com operações feitas dentro da marca (com material original) e fora (com material alegadamente melhorado).
Só que este é o caso típico em que se fosse fácil de solucionar, a marca seria o primeiro a fazê-lo...
...e não o conseguiu fazer durante mais de 10 anos de produção.
Só como exemplo, no Boxster a incidência do problema até piorou quando lançaram o motor 2.7 (face ao anterior 2.5), e o 3.2 (que também é posterior ao 2.5) veio com o mesmo mal.
A substituição em si não é um procedimento difícil para um mecânico razoável.
O "chato" (e caro) é tudo o que é necessário desmontar para chegar até lá, e como até fica atrás do volante de motor, faz todo o sentido aproveitar o estar a caixa desmontada para trocar a embraiagem (o trabalho de colocar a velha é o mesmo de colocar uma nova).
Como sempre (nestes casos), ninguém tem qualquer tipo de certeza sobre as percentagens de falhas e a que quilometragens/idade, mas uma coisa é ter um problema que dê para pensar "se acontecer, gasto 2 ou 3k € e o 'azar' fica resolvido", e outra é quando os números vão por aí acima.
No global, são carros que eu gostaria de comprar com uma garantia de jeito por detrás, ao contrário de outros que assumo mais facilmente o risco.
Tudo o que utiliza os motores M96 e M97 são abrangidos pelo problema (até ao 997.1), e na última revisão feita pela Porsche no design da IMS entre os MY2005 e 2008, a substituição do rolamento não pode ser feita sem abrir o motor, e continua a falhar (em resumo, são os piores anos em termos de se tentar prevenir a ocorrência do problema).
O 997.2 já utiliza blocos novos, e salvo erro sem IMS (pelo menos por aí torna-se "difícil" falhar).
Note-se que a configuração de motores boxer tem vantagens conhecidas em termos da distribuição de peso (baixa o centro de gravidade face a um inline ou V), mas não são genericamente muito fiáveis a longo prazo (seja neste caso, num Subaru ou num Alfa Romeo).
Não vamos dizer que todos os design boxer sejam "complicados", mas não é apenas por custo (até de manutenção) que eles tiveram sempre pouca expressão no mercado automóvel global.
Mas têm o seu carácter de desempenho e sonoridade, e mesmo com este risco associado (concretamente do IMS em algumas motorizações), acaba por ser algo em que ou se assume o risco com algum optimismo, ou se desconhece e se vai à confiança, ou não se compra.
Mesmo com uma garantia boa (para usados com esta idade), ou se tem o carro relativamente pouco tempo, ou se assume o risco na mesma a partir de uma determinada altura.
Acredito que a maioria não goste, mas com o dinheiro de um 996.1 carrera 2 eu talvez comprasse um 928 S. Esteve um cá em casa por uns dias e fiquei rendido aos seus pormenores únicos, pude finalmente comprovar que era um carro à frente do seu tempo. Se a ideia for comprar um carro para o dia-a-dia, escolho o 996, se for para carro de f-d-s, 928 S all the way.
Editado pela última vez por marelo; 04 September 2018, 19:07.
Acredito que a maioria não goste, mas com o dinheiro de um 996.1 carrera 2 eu talvez comprasse um 928 S. Esteve um cá em casa por uns dias e fiquei rendido aos seus pormenores únicos, pude finalmente comprovar que era um carro à frente do seu tempo. Se a ideia for comprar um carro para o dia-a-dia, escolho o 996, se for para carro de f-d-s, 928 S all the way.
Sao carros diferentes.
O 928 para mim foi o carro de estrada mais inovador da Porsche comparando com os congéneres contemporâneos. (Juntamente com o 959). E tem um design delicioso. Aquela traseira é fantástica.
Acredito que a maioria não goste, mas com o dinheiro de um 996.1 carrera 2 eu talvez comprasse um 928 S. Esteve um cá em casa por uns dias e fiquei rendido aos seus pormenores únicos, pude finalmente comprovar que era um carro à frente do seu tempo. Se a ideia for comprar um carro para o dia-a-dia, escolho o 996, se for para carro de f-d-s, 928 S all the way.
O 928 S deve ser um carro difícil de ter como deve ser . Isso tem um V8 certo ?
Gosto do 968 mas não do 928.
Seja como for ambos os modelos ficam na minha opinião bem longe do 911 que é aquele que mais aprecio.
A nível de preços o 928 S deve andar uns 5.000 € (conforme o estado) abaixo de um 996 Carrera 2 MK1
O que eu sei é que quando pesquiso Porsches usados muitos deles com mais de 100k km já levaram motores novos... tenho de começar a fazer prints porque já vi mesmo muitos e as contas são sempre horríveis.
O 928 S deve ser um carro difícil de ter como deve ser . Isso tem um V8 certo ?
Gosto do 968 mas não do 928.
Seja como for ambos os modelos ficam na minha opinião bem longe do 911 que é aquele que mais aprecio.
A nível de preços o 928 S deve andar uns 5.000 € (conforme o estado) abaixo de um 996 Carrera 2 MK1
Sim, sempre V8. Não te sei dizer relativamente à manutenção. Em teoria, por ser de um segmento superior, terá a manutenção mais cara. No entanto é também possível que até seja um carro fiável e não tão difícil de manter quanto isso. Confesso que não sou o maior entendido nestes carros. Lembro é que, como na maioria dos carros, o maior inimigo da fiabilidade é o pouco uso que geralmente as pessoas lhes dão (borrachas e juntas ficam ressequidas mais depressa assim como a degradação da bateria, sistema eléctrico começar a falhar e etc). Cá em Portugal os Porsche são "vacas sagradas", são para usar ao f-d-s com bom tempo e para estarem guardados na garagem debaixo de 2 capas, basicamente dão-lhes a utilidade que um estrangeiro dá a um Ferrari, o que é uma pena.
Relativamente ao 968, "apenas" a estética é semelhante ao 928. O 968 é uma evolução do 944, está uns 2 segmentos abaixo do 928.
Quanto ao 911 vs outros Porsche, percebo claramente quem tenha um chamamento maior pelo 911 do que pelos outros modelos, o 911 terá sempre uma aura, estética e história peculiar e especial que encantou gerações. Eu é que pessoalmente acho tanta ou mais piada aos "underdogs" 914, 924 (desde que não seja a versão de base), 944, 968, Boxster e (o Super GT) 928 quanto acho aos 911 em geral.
Também gosto dos “outros” Porsches, como o 968 e 928.
Conheci uma pessoa que teve um 928S4 com mais de 300 mil km e ainda foi com ele de Lisboa creio que à Holanda a um encontro internacional de Porsches, tendo recebido um prémio por ser o participante que tinha ido de mais longe.
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