Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O calor e as avarias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quando terminei o secundário, escrevia facilmente sem erros, mas com a idade e o pouco uso da escrita, vai havendo muitas falhas.
    O que me consola é que actualmente, muitos "doutores" de aviário, saem da universidade a dar mais calinadas do que eu.

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Opá esse teu avatar mata-me

      Mas isso não depende dos acordos que as seguradoras têm com as empresas de reboques ? Pode-se calhar com uma seguradora que não demore muito.
      Podes ter razão, mas o ACP é o ACP, e até ver, é uma referência na assistência aos sócios.

      Comentário


        Sim não coloco isso em causa.

        Aliás os veículos que eles têm são sempre modernos e bem apresentados. Algumas empresas de reboques parece que andaram na guerra lol.

        Comentário


          Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
          já cá faltava os professores de português, isto nunca muda
          Sentes-te incomodado? Ou senteste incumudadu?

          Comentário


            Se não me engano, as seguradoras não podem recusar prestar assistência em viagem a qualquer cliente que peça.
            Se eu tiver um seguro desses tipo logo light e o carro avariar, eles enviam a assistência na mesma (desempenagem, reboque, etc) mas esse serviço é pago na hora. Claro que os preços não são simpáticos, mas só não prestam assistência se o cliente recusar pagar.

            Comentário


              A assistência do ACP pertence a outra "liga" se tiveres um furo, até te levam uma roda de emergência se não a tiveres, se ficares sem bateria, levam-te uma se assim o desejares, isto tudo com tempos de socorro controlados e estipulados.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                Viagem iniciada por voltas das 14:30, Agosto 2017. Variação da velocidade e temperatura do líquido de refrigeração ao longo da viagem. Skoda Octavia 1.6TDi.
                Desculpa aproveitar-me do gráfico que colocaste, mas acho que deverá servir para esclarecer algumas questões, que algumas pessoas insistem em demonstrar.

                No entanto preciso ressalvar alguns pontos e fazer alguns pressupostos em relação ao gráfico que apresentas:

                1 - Em princípio a linha das abcissas estará em segundos, como falaste de uma viagem do Algarve para Lisboa, imagino que sim.
                2 - Imagino também que essa viagem tenha sido num dia de verão (falaste que foi em agosto do ano passado, mas sem temperaturas exageradamente elevadas). Imagino entre os 25 e os 35 graus. Ou seja, que é onde quero chegar, sem qualquer tipo de anormalidade.

                Quero no entanto, fazer-te uma pergunta: o teu carro tem mostrador digital da temperatura do líquido de refrigeração, certo? Durante toda essa viagem, a temperatura no mostrador digital, esteve sempre nos 90ºC? Obviamente que estou a considerar depois do carro ter ficado à temperatura normal de funcionamento.

                Vou pressupor que tu me vais responder que sim.

                Vou ainda ressalvar o que gerou toda esta discussão, e que foi esta minha afirmação:

                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                Não!
                E não é manómetro, é termómetro.
                O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
                Ou seja, para além da questão do manómetro vs termómetro (e agora estou a levar lições de alguém que nem sabia distinguir estes dois instrumentos, imagina lá bem....) eu disse logo que num sistema de arrefecimento, existem diversas temperaturas. Como é óbvio a temperatura do líquido de refrigeração no radiador é diferente da temperatura no seio do motor. Mas a leitura dos valores que são apresentados nos mostradores, sejam digitais, ou analógicos, têm apenas um ponto de leitura, e não há cá médias, extrapolações, logaritmos, etc. Se é para ligar o complicómetro....

                Ora, os mostradores apresentam-te a temperatura mais crítica, a mais importante em caso de alguma falha. Para quê apresentar a temperatura no radiador? Quando essa estiver crítica, já as outras estão muito mais críticas. Certo?

                Então já sabemos que existem diversas temperaturas e daí não há dúvidas nenhumas, nem discussão quanto a isso.
                vamos continuar então.

                O gráfico que apresentas, refere-se à temperatura de entrada no motor.
                A comprovar isso, está o facto de teres estado cerca de 30 minutos até atingires os 80ºC. Nessa altura já o mostrador digital e o "manómetro" , indicavam-te os 90ºC da praxe!
                Certo? Pergunto-te eu.
                Certíssimo, responderias tu!
                Portanto essa não é a temperatura que nos importa controlar / monitorizar.
                A que nos interessa observar é a mais crítica, a de saída do motor.

                Neste momento farias-me uma pergunta ainda mais complicada, que vamos deixar para a parte 2, deste post!

                Comentário


                  A pergunta mais complicada que tu me farias, seria: então mas como é que eu tenho 80, 85, 88 graus à entrado motor e consigo ter sempre os 90ºC, à saída do motor?
                  Muito boa questão, responder-te-ia eu!

                  O teu carro, assim como outros, mas não como todos os outros, está equipado com um termostáto eletrónico!
                  Os termostatos antigos abriam e fechavam a temperaturas preconizadas, estes não. Estes fazem uma gestão e controlo de todas as temperaturas envolvidas.
                  Repara, num sistema de arrefecimento tens de uma lado o "sistema frio" do radiador, e o "sistema quente" proveniente do motor.
                  Quem é que faz a ligação entre estes sistemas? Ora claro, o termostato.
                  Sendo eletrónico ele está ligado à ECU e analisa as temperaturas "frias" e "quentes".
                  O objetivo dele é fácil, ter sempre a mesma temperatura crítica (a tal mais importante, lembraste?). Valor: 90ºC!
                  E com isso em objetivo ele regula o fluxo de água para fazer essa troca de calor e ter esse valor.
                  Daí durante toda a tua viagem, todos os indicadores (digital e analógico) apresentarem o mesmo valor, 90ºC!
                  Porque essa é que é que temperatura que nos adianta monitorizar.
                  E para o sistema, é essa que importa regular e controlar.

                  Tudo entendido?
                  Os mais céticos também?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                    Pronto, agora já podes jogar ténis contra uma parede.
                    Pimba, a parede ganhou!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                      as voltas que dá para não admitires um erro.
                      faz como eu que meti a viola no saco e aceitei o preciosismo do termomentro em vez de manómetro

                      mais uma vez, qual é mesmo a influencia que tem o sensor de temperatura medir sempre no mesmo local para o facto do termómetro dentro do carro não apresentar a leitura real, mas sim uma aproximada fixa a 90º dentro da janela de funcionamento normal.
                      custa muito perceber que na maioria dos carros o sensor de temperatura fixo num determinado local (normalmente no corpo do termostato) até pode estar a ler 98º reais, enviar essa info para a ecu que por sua vez envia info para termómetro mantendo o ponteiro fixo nos 90º pois segundo a mesma está dentro da tal janela de segurança para o funcionamento normal. mas por sua vez se ligares um leitor obd à ecu vais conseguir ver a temperatura real.

                      quem está a dizer que não há médias??
                      lá por dizer que o sensor está fixo num local não quer dizer que a leitura do mesmo seja fixa
                      Vindo de quem nem sabe distinguir um termómetro de uma manómetro....
                      Olha se meteste a viola no saco, aproveita e vai tocá-la para o bilhar grande!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                        O teu carro, assim como outros, mas não como todos os outros, está equipado com um termostáto eletrónico!
                        Os termostatos antigos abriam e fechavam a temperaturas preconizadas, estes não. Estes fazem uma gestão e controlo de todas as temperaturas envolvidas.
                        Os termostatos possíveis para o carro dele:
                        https://www.auto-doc.pt/pecas-sobres.../58766-1-6-tdi

                        É uma eletrónica complicadíssima, não a consigo entender...

                        Comentário


                          Isto é lindo, ele consegue manter uma conversa com ele mesmo

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                            Nunca vos aconteceu num dia de inverno estarem a conduzir, a descer uma rua durante vários metros/quilómetros e o ponteiro do termómetro descer?
                            Especialmente em carros a gasóleo.
                            Num carro minimamente moderno? Não. Atingue os 90°, e lá fica, a haver oscilações, se pequenas, não há indicação no mostrador. Isto de dezenas de carros que conduzi.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                              Os termostatos possíveis para o carro dele:
                              https://www.auto-doc.pt/pecas-sobres.../58766-1-6-tdi

                              É uma eletrónica complicadíssima, não a consigo entender...
                              Até um Punto 1.3 multijet o traz.
                              Mas não sou vendedor de peças!

                              Comentário


                                Mais informações:

                                http://dannysengineportal.com/electr...d-thermostats/

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                  Desculpa aproveitar-me do gráfico que colocaste, mas acho que deverá servir para esclarecer algumas questões, que algumas pessoas insistem em demonstrar.

                                  No entanto preciso ressalvar alguns pontos e fazer alguns pressupostos em relação ao gráfico que apresentas:

                                  1 - Em princípio a linha das abcissas estará em segundos, como falaste de uma viagem do Algarve para Lisboa, imagino que sim.
                                  2 - Imagino também que essa viagem tenha sido num dia de verão (falaste que foi em agosto do ano passado, mas sem temperaturas exageradamente elevadas). Imagino entre os 25 e os 35 graus. Ou seja, que é onde quero chegar, sem qualquer tipo de anormalidade.

                                  Quero no entanto, fazer-te uma pergunta: o teu carro tem mostrador digital da temperatura do líquido de refrigeração, certo? Durante toda essa viagem, a temperatura no mostrador digital, esteve sempre nos 90ºC? Obviamente que estou a considerar depois do carro ter ficado à temperatura normal de funcionamento.

                                  Vou pressupor que tu me vais responder que sim.

                                  Vou ainda ressalvar o que gerou toda esta discussão, e que foi esta minha afirmação:



                                  Ou seja, para além da questão do manómetro vs termómetro (e agora estou a levar lições de alguém que nem sabia distinguir estes dois instrumentos, imagina lá bem....) eu disse logo que num sistema de arrefecimento, existem diversas temperaturas. Como é óbvio a temperatura do líquido de refrigeração no radiador é diferente da temperatura no seio do motor. Mas a leitura dos valores que são apresentados nos mostradores, sejam digitais, ou analógicos, têm apenas um ponto de leitura, e não há cá médias, extrapolações, logaritmos, etc. Se é para ligar o complicómetro....

                                  Ora, os mostradores apresentam-te a temperatura mais crítica, a mais importante em caso de alguma falha. Para quê apresentar a temperatura no radiador? Quando essa estiver crítica, já as outras estão muito mais críticas. Certo?

                                  Então já sabemos que existem diversas temperaturas e daí não há dúvidas nenhumas, nem discussão quanto a isso.
                                  vamos continuar então.

                                  O gráfico que apresentas, refere-se à temperatura de entrada no motor.
                                  A comprovar isso, está o facto de teres estado cerca de 30 minutos até atingires os 80ºC. Nessa altura já o mostrador digital e o "manómetro" , indicavam-te os 90ºC da praxe!
                                  Certo? Pergunto-te eu.
                                  Certíssimo, responderias tu!
                                  Portanto essa não é a temperatura que nos importa controlar / monitorizar.
                                  A que nos interessa observar é a mais crítica, a de saída do motor.

                                  Neste momento farias-me uma pergunta ainda mais complicada, que vamos deixar para a parte 2, deste post!
                                  Viva

                                  Correcto quanto ao eixo horizontal. Aquele gráfico diz respeito à temperatura do líquido de refrigeração reportada pelo OBD. Não tenho a certeza de onde está o sensor de temperatura que é usado para dar aquela informação, nos sites de peças só apresentam uma referência, pelo que suponho que será só um, a acreditar neste link será à saída do radiador. (A norma que define o OBD é pouco clara nessa área: "ECT shall display engine coolant temperature derived from an engine coolant temperature sensor or a cylinder head temperature sensor").
                                  O carro não tem mostrador digital de temperatura do líquido, só um tradicional ponteiro, onde é muito difícil identificar variações de menos de 5 graus. Não o usaria para tirar conclusão nenhuma.
                                  Aparentemente, tendo em conta o link de um post acima, a válvula de controlo do caudal de liquido de refrigeração deste motor em particular não é actuada electronicamente, mas sim uma vulgar válvula mecânica (Este motor é mesmo ranhoso...), pelo que me parece que neste caso será de esperar alguma variação na temperatura. Se o sistema de controlo fosse mais sofisticado penso que o teu raciocínio se aplicaria.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                    Até um Punto 1.3 multijet o traz.
                                    Mas não sou vendedor de peças!
                                    Não és, mas deves ser vendedor de algo... se não és podias/devias ser - paleio para isso não te falta

                                    OK, então temos um termostato eletrónico envolvido... tudo bem, desconhecia.
                                    Mas por acaso as caixas de termostato que encontro para esse motor/ano não me parecem ter alguma ficha elétrica...

                                    Sabes dizer há quantos anos eles andam aí? Porque já vejo e ouço dizer sobre VAGs não mexerem dos 90º há mais de 1 década.

                                    E à luz disso tudo, e de a resposta a isto:
                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                    Quero no entanto, fazer-te uma pergunta: o teu carro tem mostrador digital da temperatura do líquido de refrigeração, certo? Durante toda essa viagem, a temperatura no mostrador digital, esteve sempre nos 90ºC? Obviamente que estou a considerar depois do carro ter ficado à temperatura normal de funcionamento.

                                    Vou pressupor que tu me vais responder que sim.
                                    ser negativa (o meu colega tem um carro igual - é um ponteiro), invalida um pouco tudo o que dizes a seguir baseado nesse pressuposto... ou não?

                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                    O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
                                    Então explica-nos uma coisa:
                                    - O sensor de temperatura está num ponto e esse ponto está sempre a 90º;
                                    - O user postou logs de temperatura que variam entre 78º e 88º;

                                    Os logs dele não podem vir desse "ponto", já que variam... vêm do sensor do lado do motor? Do lado do líquido de refrigeração? Doutro lado que desconhecemos?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                      Gostei da parte das entrelinhas, onde eles são sinceros e dizem a verdade , que de facto não é obrigatório , mas fazem-no como se não fosse algo importante quando se trata de uma cobertura importantíssima senão mesmo das mais importantes a ter ao contratar um seguro automóvel.

                                      Quanto ao assunto do tópico eu graças a deus ainda não tive nenhum dissabor por causa do calor e faço por vezes bastantes Km com temperaturas exteriores bastante altas, tenho é sempre bastante cuidado ao longo de todo o ano com o sistema de refrigeração, tendo um BMW e39 com cerca de 18 anos, há que há q haver manutensões mais cuidadas, neste momento tem quase todas as tubagens e os dois termostatos do liquido de refrigeração e o da egr novos e leva sempre anticongelante novo a cada 15mil km original bmw.

                                      De resto tenho puxado bastante, com velocidades bastante acima do limite por vezes e nunca passa dos 90 graus que é a temperatura normal de funcionamento (ponteiro a meio). Acho que um carro quando passa da temperatura normal de funcionamento mesmo com temperaturas exteriores a rondar os 45graus é porque algo não está bem, ou o próprio sistema de arrefecimento é bastante fraco, porque normal não acho que seja.
                                      Anticongelante a cada 15 mil km? Troca de anticongelante tantas vezes como troca de óleo?

                                      Claramente um exagero, a não ser que faça 15 mil km em 5 anos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                        Num carro minimamente moderno? Não. Atingue os 90°, e lá fica, a haver oscilações, se pequenas, não há indicação no mostrador. Isto de dezenas de carros que conduzi.
                                        Até pode baixar, mas é preciso muito. Descer a Serra da Estrela, Fevereiro. Mesmo carro (cada vez mais ranhoso... Não sei até que ponto este comportamento se verifica noutros veículos). Já a temperatura do óleo pode descer mais rapidamente, mas não tenho registos, só observações do computador de bordo.

                                        temp_downhill.jpg

                                        Comentário


                                          Noutro tópico estrangeiro com dúvidas sobre temperaturas de VAGs, um user com um Scirocco 2.0 TDI diz o seguinte:
                                          90 degrees on the gauge is anywhere between 75 degrees and 105 degrees C temp.
                                          The minute it starts to move off the bottom, it is 51 degrees C

                                          Mine would usually sit at 90 on the gauge but actual coolant temp was between 77 and 82.. fitting new Thermostat it goes up to 89-92 actual coolant temp and stays there. Economy is much better as well.
                                          Portanto, para quem não percebe bem inglês:
                                          Ele relata que o ponteiro não sai dos 90º quando a temperatura real oscila entre 75 e 105º;
                                          E que quando o ponteiro descola de baixo, está a 51º.

                                          Acrescenta que, quando estava com um termostato estragado, não saía dos 90º, mas a temperatura real oscilava entre 77º e 82º...
                                          Depois de o trocar, continua a não mexer dos 90º, mas agora a temperatura real oscila entre 89º e 92º.

                                          Portanto, um termostato novo mantém realmente a temperatura (esteja onde estiver o sensor) numa amplitude apertada de 3º à volta dos 90º...
                                          Mas mesmo com um termostato estragado, apesar da temperatura variar (esteja onde estiver o sensor) mais abaixo e com maior amplitude, continuava com os mesmos 90º no ponteiro.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                            Anticongelante a cada 15 mil km? Troca de anticongelante tantas vezes como troca de óleo?

                                            Claramente um exagero, a não ser que faça 15 mil km em 5 anos.
                                            exatamente, isto cada um sabe de si, eu felizmente tenho possibilidade de o fazer regularmente incluindo todos os filtros (habitáculo, ar , combustível e óleo )

                                            E faço 15mil km em 6 meses normalmente

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                              exatamente, isto cada um sabe de si, eu felizmente tenho possibilidade de o fazer regularmente incluindo todos os filtros (habitáculo, ar , combustível e óleo )

                                              E faço 15mil km em 6 meses normalmente
                                              De 6 em 6 meses troca o anticongelante?

                                              Para além de desperdício, a pegada ambiental é, no mínimo, escusada.

                                              Cada um sabe de si, mas em 20 anos de automóveis, com manutenção cuidadosa, nunca vi alguém a trocar anticongelante de 15 em 15 mil km.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                exatamente, isto cada um sabe de si, eu felizmente tenho possibilidade de o fazer regularmente incluindo todos os filtros (habitáculo, ar , combustível e óleo )

                                                E faço 15mil km em 6 meses normalmente
                                                Mas acredita que é mesmo exagero...
                                                A maioria dos planos de manutenção nem inclui mudá-lo;
                                                Por isso, a maioria muda quando intervém no circuito (bomba de água e/ou correia de distribuição).

                                                Eu nos meus e no do meu pai tenho trocado a cada 4 ou 5 anos, e o líquido está com aspecto impecável.
                                                Acho mais importante assegurar que se mete um bom líquido (G12...) com 40 a 50% de anticongelante, que meter "água" todos os anos.

                                                Mas pronto, se o liquido que metes é bom, nada contra, apenas acho overkill, é trabalho/dinheiro desnecessário.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                  Mas acredita que é mesmo exagero...
                                                  A maioria dos planos de manutenção nem inclui mudá-lo;
                                                  Por isso, a maioria muda quando intervém no circuito (bomba de água e/ou correia de distribuição).

                                                  Eu nos meus e no do meu pai tenho trocado a cada 4 ou 5 anos, e o líquido está com aspecto impecável.
                                                  Acho mais importante assegurar que se mete um bom líquido (G12...) com 40 a 50% de anticongelante, que meter "água" todos os anos.

                                                  Mas pronto, se o liquido que metes é bom, nada contra, apenas acho overkill, é trabalho/dinheiro desnecessário.
                                                  Eu meto sempre anticongelante da BMW original (Azul) e faço mistura 50/50 com água destilada.

                                                  Quanto á correia, não a tenho, o meu usa corrente, a bomba de água visto que pedem 225€ na BMW, obviamente não a mudo regularmente e penso que a troca desta bomba nem vem incluída nos planos de manutenção do meu carro .

                                                  O óleo também o mudo a cada 15mil km no máximo sempre com Castrol Edge (7,5 litros)

                                                  Pode ser overkill como dizes, mas ao menos não há ferrugens nem sobreaquecimentos e assim ando descansado não é por 30€ que fico na miséria.
                                                  Editado pela última vez por KnowledgeUnlock; 07 August 2018, 11:15.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                    Eu meto sempre anticongelante da BMW original (Azul) e faço mistura 50/50 com água destilada.

                                                    Quanto á correia, não a tenho, o meu usa corrente, a bomba de água visto que pedem 225€ na BMW, obviamente não a mudo regularmente e penso que a troca desta bomba nem vem incluída nos planos de manutenção do meu carro .

                                                    O óleo também o mudo a cada 15mil km no máximo sempre com Castrol Edge (7,5 litros)

                                                    Pode ser overkill como dizes, mas ao menos não há ferrugens nem sobreaquecimentos e assim ando descansado não é por 30€ que fico na miséria.
                                                    A bomba de água trocas em que intervalo? 30 em 30 mil?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                                      A bomba de água trocas em que intervalo? 30 em 30 mil?
                                                      NÃO, eu faço facilmente 30mil km em um ano e não me parece que uma bomba que custa 225euros seja para mudar de 30 em 30mil, no manual não tenho plano de manutenção para a troca da bomba, daí não saber ao certo quando a mudar.
                                                      Editado pela última vez por KnowledgeUnlock; 07 August 2018, 11:26.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                        Quanto á correia, não a tenho, o meu usa corrente, a bomba de água visto que pedem 225€ na BMW, obviamente não a mudo regularmente e penso que a troca desta bomba nem vem incluída nos planos de manutenção do meu carro .
                                                        O que quis dizer foi que na maioria dos carros, sendo de correia, quando a trocam e/ou trocam a bomba, como esvaziam o circuito, trocam o líquido (só) nessa ocasião.
                                                        A troca especificamente das bombas não vêm no plano de nenhum carro, daí a minha afirmação (o que pode vir é trocar o kit de x em x, que inclui a bomba)... quando ao fim de 10 anos finalmente vão trocar uma distribuição, ou a bomba começa a ter fugas e a vão trocar, trocam o líquido.

                                                        Dizes que trocas isso de 15K em 15K? Óleo também?
                                                        Eu a ter cuidados extremos, preferia encurtar trocas do óleo para cada 7,5K e o líquido apenas a cada 60K, por exemplo.

                                                        Comentário


                                                          A bomba de água é mudada ao mesmo tempo que a correia de distribuição. Como o teu motor é de corrente, acho que se pode assumir o mesmo intervalo que num motor de correia, andará à volta dos 100 ou 120 mil km.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                            NÃO, eu faço facilmente 30mil km em um ano e não me parece que uma bomba que custa 225euros seja para mudar de 30 em 30mil, no manual não tenho plano de manutenção para a troca da bomba, daí não saber ao certo quando a mudar.
                                                            Aqui estás a ser incoerente... se não te parece isso, parece-te que o líquido seja para mudar de 15 em 15K?
                                                            Quando provavelmente é para mudar a cada X anos ou muitos km?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                              Gostei da parte das entrelinhas, onde eles são sinceros e dizem a verdade , que de facto não é obrigatório , mas fazem-no como se não fosse algo importante quando se trata de uma cobertura importantíssima senão mesmo das mais importantes a ter ao contratar um seguro automóvel.

                                                              Quanto ao assunto do tópico eu graças a deus ainda não tive nenhum dissabor por causa do calor e faço por vezes bastantes Km com temperaturas exteriores bastante altas, tenho é sempre bastante cuidado ao longo de todo o ano com o sistema de refrigeração, tendo um BMW e39 com cerca de 18 anos, há que há q haver manutensões mais cuidadas, neste momento tem quase todas as tubagens e os dois termostatos do liquido de refrigeração e o da egr novos e leva sempre anticongelante novo a cada 15mil km original bmw.

                                                              De resto tenho puxado bastante, com velocidades bastante acima do limite por vezes e nunca passa dos 90 graus que é a temperatura normal de funcionamento (ponteiro a meio). Acho que um carro quando passa da temperatura normal de funcionamento mesmo com temperaturas exteriores a rondar os 45graus é porque algo não está bem, ou o próprio sistema de arrefecimento é bastante fraco, porque normal não acho que seja.
                                                              Encontramos o @Celio dos líquidos de refrigeração.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X