Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O calor e as avarias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
    Viva

    Correcto quanto ao eixo horizontal. Aquele gráfico diz respeito à temperatura do líquido de refrigeração reportada pelo OBD. Não tenho a certeza de onde está o sensor de temperatura que é usado para dar aquela informação, nos sites de peças só apresentam uma referência, pelo que suponho que será só um, a acreditar neste link será à saída do radiador. (A norma que define o OBD é pouco clara nessa área: "ECT shall display engine coolant temperature derived from an engine coolant temperature sensor or a cylinder head temperature sensor").
    O carro não tem mostrador digital de temperatura do líquido, só um tradicional ponteiro, onde é muito difícil identificar variações de menos de 5 graus. Não o usaria para tirar conclusão nenhuma.
    Aparentemente, tendo em conta o link de um post acima, a válvula de controlo do caudal de liquido de refrigeração deste motor em particular não é actuada electronicamente, mas sim uma vulgar válvula mecânica (Este motor é mesmo ranhoso...), pelo que me parece que neste caso será de esperar alguma variação na temperatura. Se o sistema de controlo fosse mais sofisticado penso que o teu raciocínio se aplicaria.
    OK. Houve diversos fatores que contribuiram para que eu pensasse que esse motor tinha mesmo um termostáto eletrónico.
    Primeiro, eu uso diariamente um VAG, com um motor bem mais ranhoso do que esse, e tem termostáto eletrónico.
    Segundo, por conseguinte, tem indicação digital da temperatura. Já agora depois de aquecer, está sempre nos 90ºC, não varia absolutamente nada.
    Parece-me que só os que têm os termostátos eletrónicos é que têm essa indicação digital.
    Terceiro, outro carro cá da casa, tem termostáto eletrónico.
    Quarto, desde 2005, que utilizo, apenas por coincidência, regularmente viaturas com termostatos eletrónicos.
    Ou seja, com tudo isto, que não é pouco da minha perceção, estava convencido que eram mais vulgares no mercado.

    De resto bate tudo certo, e são mesmo assim que funcionam os termostatos eletrónicos. Só foi pena o teu exemplo não coincidir!
    Essa temperatura tem que ser do lado "frio" porque demorou muito tempo a passar dos 80ºC.
    Portanto até por aí "tudo batia certo" , com o que referi.

    Ou seja, mantenho o meu ponto de vista, que quando a temperatura é mostrada numa escala digital e numérica (não de gráficos), que a temperatura é só uma, a mais crítica e que qualquer alteração de um grau, reflete-se no mostrador.
    Aceito que um mostrador analógico, conforme disseste, seja menos sensível à variação da temperatura.

    Comentário


      Ufa......ainda bem que saltei logo para a conclusão

      Comentário


        lol

        Comentário


          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
          O ponteiro mede a temperatura onde está colocado o termometro.
          Não há cá medir médias nem medianas nem tapar medos aos condutores.
          Agora uma coisa discordo, claro que a temperatura do anticongelante varia e quando há variação, o ponteiro do termómetro demonstra-o.
          É evidente que há, é só um gigantesco desconhecimento do que se passa debaixo do capôt de um carro desde os anos 90 para cá pode justificar dizer o contrário.

          Está perfeitamente documentado nos mais diversos fabricantes quais as temperaturas onde existe o arredondamento no ponteiro (não no valor reportado pela ECU), e num VAG facilmente falamos de uma oscilação entre os 83 e 98 graus reais sem o ponteiro mexer um milímetro dos 90 graus.

          Ainda mais, quem tiver um VAG onde veja facilmente o ponteiro a descer dos 90 graus em andamento depois de chegar lá, pode estar certo de que tem um termostato para trocar (se quiser voltar a ter o carro como o fabricante preconizou).

          E isto aplica-se aos mais diversos fabricantes, pois já a Honda o fazia em 1995 num "simples" Civic.


          Isto não é algo sujeito a opiniões, a menos que também se duvide de outros factos facilmente comprováveis!

          Não saber não é problema, mas teimar no que não se sabe (ainda por cima em erro) é plantar ignorância.

          Comentário


            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            É evidente que há, é só um gigantesco desconhecimento do que se passa debaixo do capôt de um carro desde os anos 90 para cá pode justificar dizer o contrário.

            Está perfeitamente documentado nos mais diversos fabricantes quais as temperaturas onde existe o arredondamento no ponteiro (não no valor reportado pela ECU), e num VAG facilmente falamos de uma oscilação entre os 83 e 98 graus reais sem o ponteiro mexer um milímetro dos 90 graus.

            Ainda mais, quem tiver um VAG onde veja facilmente o ponteiro a descer dos 90 graus em andamento depois de chegar lá, pode estar certo de que tem um termostato para trocar (se quiser voltar a ter o carro como o fabricante preconizou).

            E isto aplica-se aos mais diversos fabricantes, pois já a Honda o fazia em 1995 num "simples" Civic.


            Isto não é algo sujeito a opiniões, a menos que também se duvide de outros factos facilmente comprováveis!

            Não saber não é problema, mas teimar no que não se sabe (ainda por cima em erro) é plantar ignorância.

            Diz-me como é que num VAG que eu ando, que tem indicação digital numérica, que marca de um em um, a partir dos 50ºC, como é que pode ter um erro, como tu referes de 15ºC?

            Comentário


              O uso universal do CAN Bus para interligar todos os componentes do carro introduziu algumas alterações "interessantes" na maneira como os automóveis mostram informação ao condutor. Para aqueles menos familiarizados com esta abordagem à comunicação dentro do carro, neste sistema cada sensor (temperatura, rotação, velocidade, etc) e interruptor (incluindo, por exemplo, interruptores dos vidros, piscas ou o comando da caixa de velocidades automática e acelerador) vai "alimentar" uma rede de comunicações dentro do carro, e cada componente a quem essa informação seja útil vai "escutar" a mesma rede à procura do valor que lhe interessa. Um exemplo é o painel de instrumentos, que não tem nenhuma ligação directa eléctrica directa a nenhum sensor do carro... Assim, quando os fabricantes programam o controlador do painel de instrumentos podem introduzir todo o tipo de filtros no sinal que mostram ao condutor. E um bom exemplo é precisamente a temperatura.

              PS: Espero que fique claro que para uso interno da ECU vão usar sempre o sinal mais preciso possível.
              Editado pela última vez por Gsqr; 07 August 2018, 22:06.

              Comentário


                Quanto ao tópico, é natural que os carros falhem muito mais com o calor extremo, seja qual foi a marca.

                Mesmo num carro mantido a 100%, não é (de todo) igual fazer uma viagem com 15 ou 45 graus exteriores, especialmente se lhes for exigido um ritmo mais elevado.

                Alguns motores passaram a ter algumas protecções adicionais contra isso, nomeadamente analisando as temperaturas a que o combustível já está a ser injectado, as temperaturas de EGT, de coolers de EGR (e afins), valores esses que a electrónica utiliza para reduzir débitos e pressões (retirando literalmente cavalos ao motor).

                Os motores 220 e 250CDI (leia-se OM651) têm inclusivamente um modo onde acima dos 40 graus de temperatura exterior reduzem a temperatura-alvo do anticongelante dos 90 "altos" para os 80.
                Isto em cima das tais protecções adicionais, que vão da simples redução de débito de combustível até a desligar por completo o motor num caso de aquecimento excessivo (aqui já fruto de avaria, mas para tentar evitar danos maiores).

                No entanto, se até um 1.9 TDI 130cv reduzia o débito de gasóleo quando as temperaturas do mesmo ficavam muito elevadas (e nem era preciso imenso calor externo se o pé fosse colado ao tapete), outros carros/modelos estavam bem menos protegidos, e mesmo jovens não seria impossível ficarem com algum tipo de dano (nem que seja um veio de turbo empenado) após uma viagem grande com o pé colado ao tapete.

                O C4 1.6 HDI (em particular na versão de 110cv) era conhecido por isso, bem como outros modelos de outras marcas onde esse motor foi montado.


                A conclusão aqui é o que já estava escrito logo no início do tópico por algumas pessoas, que é o mix de manutenção com utilização que é feita, especialmente nos dias mais extremos (o frio também pede outro tipo de atenções).


                As marcas aqui não interessam muito, mas não será de ignorar que um motor 1.5 com 110cv sentirá mais o esforço adicional num dia de calor extremo a rolar a 150 km/h do que um 2.0 com 170cv na mesma carroçaria, pois tudo vai com mais folga.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Diz-me como é que num VAG que eu ando, que tem indicação digital numérica, que marca de um em um, a partir dos 50ºC, como é que pode ter um erro, como tu referes de 15ºC?
                  Porque um valor digital é tão fácil de alterar como um ponteiro analógico. Não há nada que impeça o fabricante de introduzir um algoritmo para arredondar o valor que apresenta. Basta programar para aumentar 1ºC no mostrador de 30 em 30 segundos a partir dos 75ºC até aos 90ºC. Não é nada do outro mundo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Ou seja, mantenho o meu ponto de vista, que quando a temperatura é mostrada numa escala digital e numérica (não de gráficos), que a temperatura é só uma, a mais crítica e que qualquer alteração de um grau, reflete-se no mostrador.
                    Aceito que um mostrador analógico, conforme disseste, seja menos sensível à variação da temperatura.
                    Porque ele (e eu, e penso que todos) temos estado sempre a falar em PONTEIRO, e não em "indicação digital numérica"!
                    Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                    Topolino qual é a marca do teu carro?
                    Tenho ideia que os franceses têm um sistema de refrigeração mais frágil que os demais, por isso mesmo o maior número de incidências.
                    Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.
                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                    provavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.

                    basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
                    o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.

                    não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.
                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                    Repara no seguinte: o que eu disse foi que o ponteiro que está no painel é filtrado.

                    Não tenho nada contra o facto de a temperatura sofrer oscilações pelas mais variadíssimas razões.
                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                    Portanto, e olhando para a parte do percurso em que ias entre 100 e 140 km/h, a temperatura foi variando entre, grosso modo, 78º e 88º;
                    Lembras-te que variabilidade o teu ponteiro de temperatura mostrava?
                    (Se bem me recordo de um colega que tem o mesmo carro que tu, é daqueles cujo ponteiro estaciona nos 90º e não mexe).
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Ainda mais, quem tiver um VAG onde veja facilmente o ponteiro a descer dos 90 graus em andamento depois de chegar lá, pode estar certo de que tem um termostato para trocar (se quiser voltar a ter o carro como o fabricante preconizou).
                    E por aí a fora...
                    Um conselho, sem maldade: Se queres que o pessoal tenha a paciência de ler os teus testamentos (maçudos, algo jocosos, ainda que bem fundamentados), devias ler mais atentamente os dos outros...
                    Editado pela última vez por tonirai; 07 August 2018, 22:32.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                      Diz-me como é que num VAG que eu ando, que tem indicação digital numérica, que marca de um em um, a partir dos 50ºC, como é que pode ter um erro, como tu referes de 15ºC?
                      Deixo-te a pergunta se estás a ler ambos os valores (centralina e quadrante)?
                      Essa indicação numérica é o modo de apresentação "padrão" da temperatura no quadrante, ou é algo que te permite aceder através de menus?

                      Alguns VAG mais recentes (e não só) permitem duas leituras, sendo uma delas arredondada e outra não.

                      De notar que já nos primeiros TT e A3 8P tinhas o ponteiro no quadrante, e depois um digital direto da ECU através de códigos escondidos no climatronic.

                      Quando o ponteiro estava a 50 graus (exemplo), a ECU reportava valores similares.
                      A 70 graus, idem.
                      Mas a partir dos 83 (e até aos 98 de ECU) o ponteiro fica quieto no quadrante, só começando a dar sinais de alerta ao condutor (leia-se ver o ponteiro a mexer) a partir dos 99 graus.

                      Olhando para o ponteiro, ficarias com a sensação de que a eventual subida de temperatura (que já não é normal) foi muito rápida, quando habitualmente já vem a subir há algum tempo.

                      Adicionalmente, nos últimos anos começou-se a ver mais termostatos electrónicos, o que era relativamente raro há 15 anos atrás, o que permite à centralina fazer coisas como mencionei atrás (baixar a temperatura-alvo do anticongelante em situações mais agressivas).


                      Mas a estabilidade de temperatura (em variações de 2 ou 3 graus como li algures atrás) só se consegue com ritmos muito moderados e constantes.

                      Se analisares o que acontece quando vais nas calmas a 80 km/h na mudança mais alta e, de repente, passares para mudança mais baixa que puderes e esmagares o acelerador até à top speed, verás que a temperatura real do motor não oscila apenas esses 2 ou 3 graus (especialmente num dia com muito calor).

                      Quanto mais idade tiver o termostato (seja ele electrónico ou 100% mecânico), mais lento vai ficar a responder, sendo extremamente comum ficarem com prisões em aberto (o que leva às famosas descidas de temperatura dos 90 graus de ponteiro quando se circula calmamente).

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                        Porque ele (e eu, e penso que todos) temos estado sempre a falar em PONTEIRO, e não em "indicação digital numérica"!





                        E por aí a fora...
                        Um conselho, sem maldade: Se queres que o pessoal tenha a paciência de ler os teus testamentos (maçudos, algo jocosos, ainda que bem fundamentados), devias ler mais atentamente os dos outros...
                        Reconheço que escrevo posts longos, porque ao contrário do que fazia há uns anos, não passo aqui tempo suficiente para ir escrevendo.

                        No entanto, só lê quem quer, e a leitura de frases com poucas palavras (estilo títulos) é uma das coisas que permite que a ignorância se espalhe, em vez do conhecimento.


                        Assim sobra sempre a liberdade de ler ou não, porque já se sabe ou porque nem se quer saber.

                        Mas a informação está lá, não é (só) teórica, e eu não "quero" que alguém os leia!

                        Eu leio imensamente mais do que escrevo, e meto imenso as mãos na massa.
                        Escrever aqui é só mesmo para perder tempo de vez em quando. lol
                        Editado pela última vez por rca33; 07 August 2018, 22:44.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Reconheço que escrevo posts longos, porque ao contrário do que fazia há uns anos, não passo aqui tempo suficiente para ir escrevendo.

                          No entanto, só lê quem quer, e a leitura de frases com poucas palavras (estilo títulos) é uma das coisas que permite que a ignorância se espalhe, em vez do conhecimento.


                          Assim sobra sempre a liberdade de ler ou não, porque já se sabe ou porque nem se quer saber.

                          Mas a informação está lá, e não é só teórica!
                          Desculpa mas não leste bem... o post/resposta é para a 1ª citação, por isso escrevo por baixo dela... o resto são citações "to make my point", e o parágrafo final é a conclusão.

                          Provavelmente induziu-te em erro o facto da conclusão estar abaixo do teu post... mas não era para ti

                          Apenas lhe quis dar um conselho... já sei que só lê quem quer, mas escrever em tom de gozo e de "eu é que sei" e "eu é que sou bom", acho que não é saudável numa comunidade online.
                          Editado pela última vez por tonirai; 07 August 2018, 22:49.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                            Desculpa mas não leste bem... o post/resposta é para a 1ª citação, por isso escrevo por baixo dela... o resto são citações "to make my point", e o parágrafo final é a conclusão.

                            Provavelmente induziu-te em erro o facto da conclusão estar abaixo do teu post... mas não era para ti
                            Pois, não creio que tenha ficado bem claro.

                            Mas eu também tenho consciência de que ao tentar explicar e dar exemplos concretos acabo por fazer muros de texto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Pois, não creio que tenha ficado bem claro.

                              Mas eu também tenho consciência de que ao tentar explicar e dar exemplos concretos acabo por fazer muros de texto.
                              Nada contra os muros de texto (também já escrevi muitos), quando recheados de informação e em tom amistoso
                              Adiante

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                Apenas lhe quis dar um conselho... já sei que só lê quem quer, mas escrever em tom de gozo e de "eu é que sei" e "eu é que sou bom", acho que não é saudável numa comunidade online.
                                Quanto a isto, já perdi essa paciencia em fóruns deste estilo, e já cá gastei muito teclado.

                                Quando eu não sei algo (o que me acontece imensas vezes), eu fico calado ou pergunto.

                                Depois existem temas abertos a discussões de opinião ou ponto de vista, e aí podemos sempre trocar impressões.

                                Quando falamos de coisas que são factos (neste caso bem descritos nos manuais de serviço de diversos fabricantes e facilmente verificáveis na prática), é como discutir a tabuada...
                                Dá para a questionar, ou quem a conhece bem pode falar com certezas?

                                Não se trata de alguém ser bom ou mau, e sim de falar de uma certeza a quem colocou esses factos em dúvida (e nem foi a mim).

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Deixo-te a pergunta se estás a ler ambos os valores (centralina e quadrante)?
                                  Essa indicação numérica é o modo de apresentação "padrão" da temperatura no quadrante, ou é algo que te permite aceder através de menus?

                                  Alguns VAG mais recentes (e não só) permitem duas leituras, sendo uma delas arredondada e outra não.

                                  De notar que já nos primeiros TT e A3 8P tinhas o ponteiro no quadrante, e depois um digital direto da ECU através de códigos escondidos no climatronic.

                                  Quando o ponteiro estava a 50 graus (exemplo), a ECU reportava valores similares.
                                  A 70 graus, idem.
                                  Mas a partir dos 83 (e até aos 98 de ECU) o ponteiro fica quieto no quadrante, só começando a dar sinais de alerta ao condutor (leia-se ver o ponteiro a mexer) a partir dos 99 graus.

                                  Olhando para o ponteiro, ficarias com a sensação de que a eventual subida de temperatura (que já não é normal) foi muito rápida, quando habitualmente já vem a subir há algum tempo.

                                  Adicionalmente, nos últimos anos começou-se a ver mais termostatos electrónicos, o que era relativamente raro há 15 anos atrás, o que permite à centralina fazer coisas como mencionei atrás (baixar a temperatura-alvo do anticongelante em situações mais agressivas).


                                  Mas a estabilidade de temperatura (em variações de 2 ou 3 graus como li algures atrás) só se consegue com ritmos muito moderados e constantes.

                                  Se analisares o que acontece quando vais nas calmas a 80 km/h na mudança mais alta e, de repente, passares para mudança mais baixa que puderes e esmagares o acelerador até à top speed, verás que a temperatura real do motor não oscila apenas esses 2 ou 3 graus (especialmente num dia com muito calor).

                                  Quanto mais idade tiver o termostato (seja ele electrónico ou 100% mecânico), mais lento vai ficar a responder, sendo extremamente comum ficarem com prisões em aberto (o que leva às famosas descidas de temperatura dos 90 graus de ponteiro quando se circula calmamente).
                                  Bem, foste tão peremtório e objetivo, ao dizeres que "isto não era sujeito a opiniões", que eu nunca pensei que uma simples pergunta, viesse devolvida sem resposta e com mais duas questões. Mas tudo bem, vou responder claramente.

                                  1 - Deixo-te a pergunta se estás a ler ambos os valores (centralina e quadrante)?
                                  Deixa ver se sei de cor os menus do computador de bordo, média do consumo, consumo instantâneo, velocidade instantânea, quilómetros percorridos, temperatura do óleo e temperatura do líquido de refrigeração (tudo em digital). Acedido através dos botões no volante.

                                  2 - Não, a forma de observação direta é através de um gráfico de barras (3 barras até atingir a temperatura normal). Não sei a que temperatura acende a última, mas posso ver amanhã.

                                  Tudo o resto que descreves, transcende claramente a pergunta que te coloquei.
                                  Espero que com as minhas respostas já saibas responder.
                                  Obrigado desde já.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                    Porque ele (e eu, e penso que todos) temos estado sempre a falar em PONTEIRO, e não em "indicação digital numérica"!





                                    E por aí a fora...
                                    Um conselho, sem maldade: Se queres que o pessoal tenha a paciência de ler os teus testamentos (maçudos, algo jocosos, ainda que bem fundamentados), devias ler mais atentamente os dos outros...
                                    Errado, meu caro, completamente errado, completamente ao lado.
                                    Tu é que devias estar por dentro do contexto do que se fala.
                                    E vou dar-te resposta, porque admito que estejas genuinamente enganado e que não estejas a deturpar.

                                    O que eu disse e originou esta confusão:

                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                    Não!
                                    E não é manómetro, é termómetro.
                                    O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
                                    A questão era o tal sistema fazer uma média, algoritmos, de 30 em 30 segundos como alguém disse, programação, eu sei lá o que mais....
                                    O que é certo é que ninguém demonstrou, provou isso.

                                    Responde-me tu, como é podes conceber teres um erro de 15ºC numa indicação digital numérica?
                                    Que raio de média é essa?
                                    Para quê?
                                    Não é mais importante teres acesso claro à informação?
                                    À informação mais importante que é a da temperatura mais crítica?
                                    Admito o erro do ponteiro. Tudo bem. Mas repara, não era essa a questão.
                                    A questão inicial era que raio de contas é que o sistema faz.
                                    Ainda ninguém as apresentou!!!

                                    É que eu apresentei tim-tim por tim-tim, como funciona com os termostatos eletrónicos.
                                    Ainda ninguém respondeu da mesma forma sobre esses cálculos sobrenaturais...
                                    Limitam-se a dizer que não é como eu digo, é como eles pensam, mas não demonstram...

                                    Espero que tenhas entendido.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                      Desculpa mas não leste bem... o post/resposta é para a 1ª citação, por isso escrevo por baixo dela... o resto são citações "to make my point", e o parágrafo final é a conclusão.

                                      Provavelmente induziu-te em erro o facto da conclusão estar abaixo do teu post... mas não era para ti

                                      Apenas lhe quis dar um conselho... já sei que só lê quem quer, mas escrever em tom de gozo e de "eu é que sei" e "eu é que sou bom", acho que não é saudável numa comunidade online.
                                      Tens que ir buscar essas minhas citações.
                                      Senão estás apenas deitar larachas para o ar!

                                      Olha um post pequeno!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                        Errado, meu caro, completamente errado, completamente ao lado.
                                        Tu é que devias estar por dentro do contexto do que se fala.
                                        E vou dar-te resposta, porque admito que estejas genuinamente enganado e que não estejas a deturpar.

                                        O que eu disse e originou esta confusão:



                                        A questão era o tal sistema fazer uma média, algoritmos, de 30 em 30 segundos como alguém disse, programação, eu sei lá o que mais....
                                        O que é certo é que ninguém demonstrou, provou isso.

                                        Responde-me tu, como é podes conceber teres um erro de 15ºC numa indicação digital numérica?
                                        Que raio de média é essa?
                                        Para quê?
                                        Não é mais importante teres acesso claro à informação?
                                        À informação mais importante que é a da temperatura mais crítica?
                                        Admito o erro do ponteiro. Tudo bem. Mas repara, não era essa a questão.
                                        A questão inicial era que raio de contas é que o sistema faz.
                                        Ainda ninguém as apresentou!!!

                                        É que eu apresentei tim-tim por tim-tim, como funciona com os termostatos eletrónicos.
                                        Ainda ninguém respondeu da mesma forma sobre esses cálculos sobrenaturais...
                                        Limitam-se a dizer que não é como eu digo, é como eles pensam, mas não demonstram...

                                        Espero que tenhas entendido.
                                        Desculpa lá mas não demonstraste nada.

                                        Falaste para aí em sistemas que tens nos teus carros, como funcionam tecnicamente e mais não sei quê...............mas tudo de cor. Não provaste nada e nem eu consigo porque não temos acesso ao firmware da marca.

                                        Assim sendo, fica o teu relato e vice-versa.

                                        Bem haja.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          Bem, foste tão peremtório e objetivo, ao dizeres que "isto não era sujeito a opiniões", que eu nunca pensei que uma simples pergunta, viesse devolvida sem resposta e com mais duas questões. Mas tudo bem, vou responder claramente.

                                          1 - Deixo-te a pergunta se estás a ler ambos os valores (centralina e quadrante)?
                                          Deixa ver se sei de cor os menus do computador de bordo, média do consumo, consumo instantâneo, velocidade instantânea, quilómetros percorridos, temperatura do óleo e temperatura do líquido de refrigeração (tudo em digital). Acedido através dos botões no volante.

                                          2 - Não, a forma de observação direta é através de um gráfico de barras (3 barras até atingir a temperatura normal). Não sei a que temperatura acende a última, mas posso ver amanhã.

                                          Tudo o resto que descreves, transcende claramente a pergunta que te coloquei.
                                          Espero que com as minhas respostas já saibas responder.
                                          Obrigado desde já.

                                          O arredondamento está na barras, sendo menos provável que o digital o faça.

                                          Mas tu podes testar isso, e inclusivamente ver a que temperatura está no digital mal a terceira barra "acende", e até onde sobe (o digital) mantendo as 3 barras constantes.

                                          Eu mencionei o procedimento padrão de alguns fabricantes e com exemplos concretos, enquanto que tu nem me disseste que carro tinhas. 

                                          Sabendo qual é o carro, e se é um VAG, entre o Elsawin ou o ETKA online, não é difícil saber qual o intervalo de temperaturas que o termostato tem de tentar manter.

                                          Como é que queres que alguém dê uma resposta com dados precisos sem dizeres qual é a máquina?
                                          Isso já é para videntes.

                                          Comentário


                                            Estás a ver tonirai, a demonstração mais próxima que eu obtive da "gestão" da temperatura, foi esta justificação para uma "espécie de média"!

                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                            Estás enganado, é mesmo software que controla a operação do indicador de temperatura. Faz uma espécie de média e só altera ao fim de algum tempo acima ou abaixo do valor padrão.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                              Referia-me a autonomia. Com o AC a refrescar ar a 46ºC, não sei qual o efeito.
                                              A menor densidade do ar reduz significativamente o consumo do carro e acaba por compensar o consumo extra do ar condicionado.
                                              Em relação ao aquecimento do motor e baterias, não acontece nada de especial. Carros sem refrigeração de baterias, como o Nissan Leaf, se chegam aos 50°, limitam a velocidade nas cargas rapidas. Carros como o Tesla, que arrefecem a bateria, não acontece nada...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                Admito o erro do ponteiro. Tudo bem. Mas repara, não era essa a questão.
                                                A questão inicial era que raio de contas é que o sistema faz.
                                                Talvez não fosse essa a questão inicial.
                                                Mas um forum é dinâmico, e muitos dos comentários que foram entrando eram apenas no sentido de focar o "fixar do ponteiro" nos 90º, versus oxilações reais de temperatura.
                                                Nomeadamente os meus.
                                                E tu fartaste-te de os negar.
                                                Talvez simplesmente porque estavas focado naquilo que estavas a defender e nem percebias o que outros afirmavam.

                                                Eu não neguei nada do resto que disseste, porque quando não sei ou pergunto, ou fico calado.

                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                O que é certo é que ninguém demonstrou, provou isso.
                                                Demonstraram, afirmando e explicando. Não o provaram.
                                                Vale tanto como tu quando dizes:
                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                Não!
                                                O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
                                                Demonstraste, afirmando e explicando. Não o provaste.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  O arredondamento está na barras, sendo menos provável que o digital o faça.

                                                  Mas tu podes testar isso, e inclusivamente ver a que temperatura está no digital mal a terceira barra "acende", e até onde sobe (o digital) mantendo as 3 barras constantes.

                                                  Eu mencionei o procedimento padrão de alguns fabricantes e com exemplos concretos, enquanto que tu nem me disseste que carro tinhas. 

                                                  Sabendo qual é o carro, e se é um VAG, entre o Elsawin ou o ETKA online, não é difícil saber qual o intervalo de temperaturas que o termostato tem de tentar manter.

                                                  Como é que queres que alguém dê uma resposta com dados precisos sem dizeres qual é a máquina?
                                                  Isso já é para videntes.
                                                  Como já aqui referi, o carro funciona com um termostato eletrónico.
                                                  A temperatura que o termostato tem que manter é definida pela ECU, conforme tu até apresentaste outros modelos.
                                                  Nunca vi essa temperatura superior aos 90ºC, portanto esta é a temperatura alvo.

                                                  Sobre o que disseste:
                                                  Que as barras fazem arredondamento sei eu!
                                                  Eu não te perguntei pelas barras. Eu perguntei-te pelo mostrador digital.

                                                  Volto a repetir a questão, como é que com a apresentação do valor de 90ºC, podes ter uma amplitude de temperaturas erradas (porque é uma margem de erro) que vai desde os 75ºC aos 105ºC.

                                                  Comentário


                                                    Esqueci-me de te responder:
                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Responde-me tu, como é podes conceber teres um erro de 15ºC numa indicação digital numérica?
                                                    Que raio de média é essa?
                                                    Para quê?
                                                    Não é mais importante teres acesso claro à informação?
                                                    À informação mais importante que é a da temperatura mais crítica?
                                                    É mais importante para mim, para ti... mas consigo admitir que pode não ser importante para os outros 90% dos condutores, para os quais um ponteiro andar ali a oscilar e de repente estar a sinalizar bastante frio ou, pior, bastante quente, pode ser assustador, preocupante.
                                                    E daí não me custa aceitar como possível o ponteiro ser imune a movimentos numa faixa de temperaturas que ainda é "normal".
                                                    E se era assim com ponteiros, não me custa admitir que transpusessem para o digital o mesmo comportamento.
                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Admito o erro do ponteiro. Tudo bem. Mas repara, não era essa a questão.
                                                    Tudo bem.
                                                    Mas era a minha única questão desde que entrei nestas conversas. Pelos outros, não posso falar.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                      Estás a ver tonirai, a demonstração mais próxima que eu obtive da "gestão" da temperatura, foi esta justificação para uma "espécie de média"!
                                                      Tu já experimentaste ligar algo via OBD II (num VAG, o VCDS era o ideal) e veres essas temperaturas reportadas pela centralina?
                                                      É que aí têm mesmo de ser mais reais.

                                                      Não sei qual é o caso concreto do teu carro, mas se em alguns casos o termostato até tem o sensor de temperatura no mesmo corpo (caso do OM651 da MB), importaria saber em que zona do motor está no teu carro.

                                                      Mas se eu percebi bem, dizes que o teu carro chega aos 90 graus no digital e "não mexe", o que a verificar-se tanto em ritmos "a deslizar" como a fundo, só demonstra que tem de haver um arredondamento.


                                                      Se é um VAG recente, dificilmente não tens um turbo e injectores de alta pressão, e logo coolers de EGR, o próprio intercooler, etc.

                                                      Não é viável que tudo isso possa ter a amplitude térmica inevitável pelas diferentes solicitações de carga de acelerado e o valor manter-se fixo à unidade de grau em temperatura.
                                                      Existem sempre delays nesses ajustes, e puxares 30 segundos a fundo a partir de 2ª numa subida ou em 6ª a direito numa AE vão sempre ser situações diferentes.

                                                      Mas tu até és a melhor pessoa para analisares isso no teu carro, desde que lhe ligues algo via OBD II que "fale" com a Centralina (se tiveres paciência ou curiosidade suficiente para ires a esse pormenor, que na verdade não te cria diferença nenhuma na condução).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                        Talvez não fosse essa a questão inicial.
                                                        Mas um forum é dinâmico, e muitos dos comentários que foram entrando eram apenas no sentido de focar o "fixar do ponteiro" nos 90º, versus oxilações reais de temperatura.
                                                        Nomeadamente os meus.
                                                        E tu fartaste-te de os negar.
                                                        Talvez simplesmente porque estavas focado naquilo que estavas a defender e nem percebias o que outros afirmavam.

                                                        Eu não neguei nada do resto que disseste, porque quando não sei ou pergunto, ou fico calado.


                                                        Demonstraram, afirmando e explicando. Não o provaram.
                                                        Vale tanto como tu quando dizes:

                                                        Demonstraste, afirmando e explicando. Não o provaste.
                                                        O fórum é dinâmico, mas tens que manter o focus, a atenção e o contexto.
                                                        Senão estás num fórum de automóveis, a falar de agriões...

                                                        Eu sempre disse que num sistema de refrigeração existem diversas temperaturas.
                                                        A situação do user que apresentou o gráfico é que realmente, e admito, fui na minha onda e considerei que aquele motor teria um termostato eletrónico.
                                                        E realmente sem a utilização de um TE ocorrem oscilações de temperatura. Já admiti isto.

                                                        Agora não me venham com tretas (ou então justifiquem-nas) de uma espécie de média.
                                                        Pode haver um erro de leitura, pode haver um grande erro de na escala de resolução (caso do meu gráfico de temperatura), mas isso é um erro, e não uma "espécie de média".
                                                        Ademais, justifica a leitura digital, como pode ter um erro de 15ºC?

                                                        Desculpa lá, mas eu acho que existe uma grande diferença entre o explicar e "uma espécie de média".
                                                        O conhecimento científico, transcende um bocadinho, um pouco só, o espírito do fórum.
                                                        Aqui fazem-se afirmações, dão-se explicações e fazem-se demonstrações.
                                                        Realmente para o processo do conhecimento ser total, devia existir a prova e a sua irrefutabilidade.
                                                        Deixemos isso, para cada um dos interlocutores. Ou seja, cada um vai para casa e acredita no que quiser.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                          Esqueci-me de te responder:

                                                          É mais importante para mim, para ti... mas consigo admitir que pode não ser importante para os outros 90% dos condutores, para os quais um ponteiro andar ali a oscilar e de repente estar a sinalizar bastante frio ou, pior, bastante quente, pode ser assustador, preocupante.
                                                          E daí não me custa aceitar como possível o ponteiro ser imune a movimentos numa faixa de temperaturas que ainda é "normal".
                                                          E se era assim com ponteiros, não me custa admitir que transpusessem para o digital o mesmo comportamento.

                                                          Tudo bem.
                                                          Mas era a minha única questão desde que entrei nestas conversas. Pelos outros, não posso falar.
                                                          Vês, é aqui que já não se pode fazer mais nada. Quer dizer poder, pode-se, mas já não adianta.
                                                          Ou seja, a prova.
                                                          Neste momento tu já percebeste o meu ponto de vista e eu o teu.
                                                          Mas eu não acredito, não consigo conceber e aceitar que uma informação digital, clara e objetiva tenha um erro de 15ºC.
                                                          Tu aceitas.
                                                          OK.
                                                          Ãqui é aquela parte que já foi tudo debatido e cada um segue o seu caminho como quiser.

                                                          Sim, acho que tu entraste mais tarde na discussão e daí teres ficado com outra noção do que se estava a discutir.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                            Volto a repetir a questão, como é que com a apresentação do valor de 90ºC, podes ter uma amplitude de temperaturas erradas (porque é uma margem de erro) que vai desde os 75ºC aos 105ºC.
                                                            Se tiverem transposto o comportamento que os ponteiros tinham (ignorar variações de x a y) para o digital, é perfeitamente possível.
                                                            Se os 90º não vêm diretamente do termostato, mas de uma ECU, a programação pode fazer com que, dentro dessa gama, o valor de saída se mantenha constante.

                                                            Mas se te ligares ao carro por OBD, se for possível ler a temperatura de entrada (termostato), já podes comparar com a de saída que vês no quadrante (ECU).

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post

                                                              Volto a repetir a questão, como é que com a apresentação do valor de 90ºC, podes ter uma amplitude de temperaturas erradas (porque é uma margem de erro) que vai desde os 75ºC aos 105ºC.
                                                              Eu não sei onde foste buscar os 75 e os 105 graus, mas como não foi certamente a nada que eu tenha dito...

                                                              Quanto ao resto, tu já te deste ao trabalho de ir ao ETKA Online, introduzir o modelo do teu carro, procurar o termostato e sensores de temperatura, e olhares para como funciona o que tens debaixo do capôt?

                                                              Ou já introduziste no Google o teu motor/modelo e procuraste informação?

                                                              Já te foi explicado por diversos users qual o princípio de funcionamento da apresentação da temperatura para o normal condutor (que não é nem tem de ser conhecedor de pormenores mecânicos), e já te foi explicado como podes obter a informação rigorosa.

                                                              O resto do caminho terás de ser tu a fazer, se assim o entenderes, claro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X